sexta-feira, julho 30, 2010

22 Eu tinha 13 anos

Se você tem menos de 30 anos, você nem tava vivo.
Se você tem menos de 37...38 anos nem deve se lembrar bem.

Mas 30 anos pra mim ... quase ... parece ontem. Ok talvez ante-ontem.

Em Julho de 1980, eu estava morando em Porto Alegre e no Brasil a apenas 10 meses. Eu tinha só 13 anos de idade. Como já escrevi antes aqui, em apenas 2 semanas de Brasil eu virei Colorado e fanatico em 3 semanas. Então lá pelos meados de 1980 eu já não só era fanatico, como viciado no Inter. Já sabia a escalação de traz pra frente e tinha tido a sorte de ter visto o Inter campeão Brasileiro pouco tempo depois de chegar no Brasil.

Primeiro morei com minha Vó Coloradaça na Avenida Pernambuco com a Cairu. Num predio que deve estar lá até hoje. Ambas as Avenidas naquela epoca ainda não era pavimentadas, tinham paralelepipedos mesmo. A Farrapos era praticamente a mesma de hoje, só que Corredores de Onibus ainda não tinha sido colocado em Porto Alegre. Por morar por lá enquanto nossa casa ficava pronta no Bairro Cristo Redentor comecei a estudar na Setima Serie ali no Bairro Navegantes na Escola 1 de Maio. Nunca tinha tido uma Aula de Portugues na vida. Me adaptei rapido mas algumas coisas especialmente na escola era mais dificeis de se adaptar. Logo fiquei conhecido na escola como o "Americano", rotulo da qual não gostava muito, porque a cada 2 minutos era "Fala isso em Ingles"....com 13 anos é algo chato ser rotulado de qualquer coisa. Mas no fim foi uma boa experiencia no 1 de Maio e ainda conheci um dos meus melhores amigos ainda hoje...o Colorado Sergio Zukov (hoje Chefão do Shopping Praia de Belas). Mas em 81 quando fui estudar na Oitava no São Judas Tadeu, não contei a ninguem que tinha morado nos EUA, preferia não ser rotulado novamente! (Vale notar na Epoca não existia ainda ...ao menos que eu notasse o sentimento anti-Americano no Brasil...muito pelo contrario até).

Por sorte cheguei no Brasil em Setembro de 79 e as aulas só começavam em Março, assim tive uns bons 6 meses de vida no Brasil pra aprender um pouco mais a Lingua Portuguesa e poder me "defender" na escola. O futebol e o Inter ajudou muito nessa minha adaptação. Com o Inter me interesei em ler os jornais e tambem foi uma otima distração para um pouco esquecer os amigos, os esportes e a vida que tinha deixado (sem querer) atras nos EUA.

Porto Alegre na epoca já era grande mas comparado com hoje era relativamente mais sossegado. Se bem que a Farrapos desde aquela epoca era um inferno de poluição e centenas de onibus. Naquele mesmo ano vi o Papa passar no Papamovel ali mesmo na Farrapos, lembro de ter acompanhado as Olimpiadas e virar torcedor da Seleção Brasileira de Basquete e do Oscar.

Mas o mais triste é daquilo que nos não podemos lembrar de 1980. A conquista da Libertadores da America. Não lembramos porque não aconteceu. Perdemos a Final para o Nacional do Uruguay.

Acredito que tudo seria differente se tivessimos ganho aquela Final de Libertadores. O Ano de 1980 que é inexistente na memoria da grande maioria de Colorados poderia ter o Status de um 75, 76 ou 79. Mas não era pra ser.

Estranho pensar que muitas vozes aqui do Blog, muita gente talentosa que escreve muito bem aqui ou não existia ainda ou era criancinha. Estranho pensar que o Sala de Redação da epoca é praticamente o mesmo de hoje (se aposenta Ostermann e Santana!!!). Estranho pensar que eu já era colorado e vivi aquilo a cores enquanto muitos devem imaginar aquela epoca em preto em Branco (como eu faço dos anos 50 e 60!).

De qualquer maneira hoje faz 30 anos do primeiro jogo da final, no Beira Rio contra o Nacional. O jogo acabou com o pior resultado do futebol, o zero a zero. O Inter já começava a levar a Libertadores bem mais a serio...mas 1980 foi praticamente a linha divisoria de quando a partir de 81 a Libertadores começou a ser prioridade aos Clubes do Brasil. Depois do empate fomos ao Uruguay e com transmissão da TV Guaiba assisti ao Vivo....em Preto e Branco (pois o Uruguai ainda nao transmitia a cores) a derrota de 1 a zero num cruzamento apos uma falta cobrada rapidamente na lateral do campo.

Ali naquele momento começava aos poucos a longa e escura decadas de 80 e 90. Pra ser justo a minha favorita decada, a de 80, vale lembrar que o Inter teve varios bons momentos nos anos 80...só não conseguimos capitalizar em varias oportunidades...como nessa libertadores...e am varios Brasileirões onde fomos bem mas não ganhmos o titulo. Feio mesmo foi os anos 90...da qual tenho prazer em dizer não acompanhei o Inter por estar morando nos EUA numa era pre-Internet e pre-TV Globo Internacional. Fui poupado do sofrimento!

Então hoje é o aniveresario de 30 anos de uma data não tão boa. Mas que seja lembrada para que não cometemos os mesmos erros no futuro.

O Objetivo tem que ser de estar no topo ou perto dela SEMPRE!

22 Comentários:

geoband disse...

Rock 'n' Roll!

Carlos - Porto Alegre disse...

Li sobre esse fato no clicrbs, destacando que aquele foi o último jogo do Falcão no Beira-rio, da mesma forma que o jogo de quarta pode ter sido (mas não será!!!!) o último jogo do Sandro no Beira-rio....

Muito legal a tua história Louis, eu não me lembro desta época, provavelmente por ter nascido 4 anos depois do ocorrido.

Fernando Moraes disse...

O problema deste post é que tu entrega a tua idade em Louis, hehehe. Pra quem não fez as contas säo 43. HAHAHA
Abraço

Schroder-EUA disse...

kkkk Fernando mas ai é que ta...eu to com 43 mas tenho mais cabelo do que nunca e nenhum branco kkkkkkk e to magrinho ainda...kkkkk ou seja to mais pra 30 :) Tem cara com 25 mais veio que eu kkkkkkkk

nando lb disse...

PUTZ , PERNAMBUCO COM CAIRU, EU MORAVA NA CAIRU 740 NA ESQUINA COM A PERNAMBUCO, esquina marvada, muitos acidentes na sinaleira rsrs

Adriano disse...

em 81 eu tinha 13 anos tb...era colorado mas não acompanhava futebol naquela época, em 85 comessei a trabalhar numa firma que tinha uns gremistas mto chatos...andavam enlouquecidos por causa da toyota e cosa e tal...

ainda por cima eles ganharam os estaduais de 85 a 90 consecutivos e o colorado foi bem nos brasileiros de 87 88 perdendo as finais e mais nada.

tempos dificeis e humilhantes!

mas eu pensava:um dia a gente tem que dar a volta por cima.

ai viéram os anos 90! uma copa do brasil em 92 e eles rebaixados!!!

pensei:agóra vai!!!!

puts!!!! como sofri dali em diante com a éra felipão!!! parecia que tudo dava certo pra eles!!!

qto mais a gente secava um jogo, parecia que mais sorte dava pra eles!!!

faziam gols onde a bola BATIA em alguem e entrava!!!

levavam sufoco o tpo todo e ainda conseguiam ganhar mtas vezes!!

inexplicavel!!!

mas agóra estamos dando o troco e tenho certeza que teremos mais mtos anos pra tirar a desforra.

força INTER!!!

Leonardo Oliveira disse...

Nem sabia que hoje completam 30 anos daquele jogo. O tempo passa mesmo...

Naquela época nós estávamos em outro patamar em relação ao rival. Tri-Campeão Brasileiro e finalista da Libertadores da América, enquanto os gaymistas nunca tinham ganho nada além de Gauchão. Em relação a isso, lembro de um fato engraçado. Em 1977 quando o gaymio interrompeu a nossa sequencia de 8 Gauchões eu quase não acreditei porque eu NUNCA tinha visto eles ganharem nada! Achava que ainda teria outro jogo ou coisa parecida (até porque a torcida deles invadiu o campo do chiqueiro antes do final do jogo). Não parecia vida real prá mim... era estranho. Mas isso é outra história.

Estive no Gigante naquela noite de 1980 com o meu saudoso pai e meu irmão. Eu tinha 14 anos. Ficamos na superior embaixo da "Maior Torcida do Rio Grande", bem lá em cima, no primeiro degrau. Chegamos cedo prá caramba porque o meu véio nunca queria enfrentar filas...

O jogo foi tão ruim, catimbado e truncado que não consigo lembrar de nenhum lance mais perigoso. E não era por causa da minha pouca idade porque eu lembro de lances de 1975 contra o Cruzeiro e 1976 contra Atlético-MG e Corinthians, quando eu tinha apenas 9 e 10 anos...
Mas daquele fatídico jogo de 1980 só lembro dos "chuveirinhos" na área do Nacional e a zaga deles tirando tudo de cabeça. Os uruguaios num retrancão com uma marcação implacável, principalmente em cima do Falcão. O goleiro era Rodolfo Rodrigues e um dos zagueiros era o De León que depois os gaymistas foram buscar. Foi uma merda...

Assim como o Louis, também lembro da transmissão em preto & branco da Guaíba na semana seguinte. Ainda tínhamos esperança, claro. Acho até que tivemos mais chances de gol em Montevidéo. Lembro como xingamos o Jair depois que ele perdeu um gol feito, sozinho com o goleiro uruguaio. Pelo menos na minha memória foi assim...

Foi uma pena...e o pior foi que meses mais tarde aquele time do Nacional sagrou-se campeão da Copa Toyota Intercontinental ao vencer o Nottingham Forest por 1X0. Foi a 1ª edição dessa Copa no Japão, em jogo único. Já imaginaram? O Inter campeão no Japão naquela época? E estivemos tão perto...

Não foi à toa que quando o Inter ganhou a Libertadores em 2006, a primeira coisa que eu gritei dentro do Beira-Rio foi "Ganhamo essa porra! Esperei 26 anos para resgatar esse vale, c......!" E, lembrando do meu falecido pai, fui às lágrimas convulsivamente...

Lembrando agora de 1980, me bateu um sentimento de que, por tudo que passamos depois daquilo, vencer uma Libertadores não foi suficiente... Merecemos ganhar mais uma e já! Agora!

EU QUERO OUTRA LIBERTADORES!!

VAMÚ VAMÚ INTER!!

JoyDivision disse...

torço pro inter desde 91. Senti na pele esses "90" hehehe
O cara saía pra rua e era um festival de pijamas, chegava a dar nojo.

De uns 4 anos pra cá, torcer pro inter ficou bem melhor, e se os dirigentes não fizerem muita m****, temos tudo pra ficar no topo por muito tempo, com a estrutura que temos.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Duas Considerações !

- Tinha só 26 anos e estava naquele jogo contra o Nacional e o centro-avante (parec que era o Adilson) não pôde jogar e fomos de Falcão para o jogo. A LA não representava muita coisa naquela época pois a nossa ´praia` ainda era o Rs e recém tinhamos sido tri-nacionais e eles nada...fomos prá casa conformados com o empate, em Monitevidéo doeu um pouco mais porque jogamos muito melhor do que o Nacional, mas mesmo assim a repercussão negativa na época foi pequena (mal sabíamos que demoraríamos 26 anos...)

- Quem tem barriga ´tanquinho` depois dos trinta é veado !

Nada pessoal........kkkkkk

Luís Francisco disse...

Adriano e Leonaro, como eu me reconheço com vocês. Tenho 33 anos e comecei a acompanhar o Inter com 8 anos em 1985 e demorei até 1991 para comemorar um gauchão.
Tenho muito respeito pelo campeonato gaúcho por isso, e fico triste quando perdemos um, mas nem comparar com a Libertadores.
Sempre moramos na mesma cidade, por sinal pequena, todo mundo se conhece e o meu velhão (pai) sempre foi muito cornetado pela "gaymistada" aqui, porque temos um comércio.
Em 2005 um deles veio aqui no nosso comércio e me "profetizou": tu ainda podes ver o Inter campeão da América, mas o teu pai não vai ver!
Deus que me perdoe, mas quase tive um ataque de raiva, mas não reagi, fiquei quieto. Quem viveu, viu! Hehehe...

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Amanhã tem grenal gurizada!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tenho 36 anos e lembro dos jogos. Deve ter sido a minha primeira decepção, pois os três primeiros jogos que eu lembro são:

Palmeiras 2x3 Inter (2 gols do Falcão; em um ele podia ter quebrado a perna);
Vasco 0x2 Inter (2 gols do Chico Spina);
Inter 2x1 Vasco.

Em 1980, eu lembro de ter ido a Inter 6x0 Palmeiras (lembro de um gol de falta do Batista, do Mário Sérgio,...) e lembro dos jogos da final da Libertadores.

Eu gostava do estilo de narração do Celestino Valenzuela. "Quii lancee".

Louis, acho que o Papa passou em POA em 1981. As pessoas colocaram cadeiras nas ruas em que o Papa móvel iria fazer o trajeto.

E a seleção de basquete era muito boa. Oscar e Marcel eram os comandantes daquele time.

Schroder-EUA disse...

Fernando....

Tenho certeza que Inter 6 a 0 no Palmeiras foi em 81 nao 80. Foi 1 semana antes do Batista quebrar a perna em Recife. E o Papa com certeza foi 1980 não 81...sou bom em lembrar anos! kkkkk

Juli Abdhanur Turcato disse...

Belo texto, Schroder!

Tb não sabia que hoje exatamente, faz 30 anos dessa partida, eu não era nascida nessa época.

Tive uma identificação "especial" com o texto pq com o meu avô aconteceu a mesma coisa, ele contava q 1 mês depois de ter chegado no Brasil ele já era torcedor do Inter, antes mesmo de conseguir falar o português (q no caso dele foi muito difícil), ele já era torcedor colorado, nem preciso dizer q isso se estendeu pra toda família, rs!

Eu fui criança e adolescente na década de 90, nessa época, no colégio, era eu e mais uma coleguinha colorada pra umas 5 torcedoras da modinha, isso era terrível pra uma crianaça ou adolescente, lembro q eu ficava possessa da vida...rsrsrs!

Tenho orgulho dessa história, orgulho de ser colorada!!!

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Eu tambem tinha 13 anos...

Aproveito a deixa para um pouco de história. Minha e colorada...Sou de 67... tenho 43 anos.

Meu pai era Paulista, Santista e Gremista. Adorava futebol, e ISSO eu muito herdei dele. Com uns 4-5 anos, contam, gostava tambem de times e jogadores com nomes diferentes tipo Botafogo, Flecha, Pelé, Cafuringa, Caju, Bigorna, Furacão e claro... FALCÃO !!! Felizmente o gosto do meu Pai não me aliciou, mesmo filho, pois ele era já era conselheiro e até foi diretor do grêmio... tambem graças a meu tio e padrinho era esse sim Coloradaço. Valeu 'Dindon' Fett... o famoso Alemão cachaça!!!
Mas conto isso para contextualizar o quanto acompanhava o Inter desde os 7 anos! No Brasileirão de 75 já fui a todos os jogos com meu tio FETT e os basqueteiros amigos dele, tipo mascote da turma.

Lembro de 1976 no grenal do Octa de saindo do Beira-Rio ter visto pela primeira vez um homem morto na saída do Beira-Rio, ao lado do Gigantinho, que não aguentou a emoção...
Assim, eu me criei na superior do Beira-Rio... e TAMBEM nas cadeiras do Olimpico... até cerca de 15-16 nos ia ao Olimpico e Beira-Rio TODA 4a-f E DOMINGO!!! E até determinado tempo, talvez até hoje, ainda tenho mais rodagem de Chiqueiro em relação a alguns gremistas, fui muito mais e vi mais jogos lá que vários deles próprios (O gre-NAL 0x1 de 77; uma Bicicleta do André Catimba; a vitória de virada com 2 gols do Valdô de 78, outra com gol do Silvinho em 81 eu acho... Os 2 gols do Geraldão em 82; a estreia de Pinga e Aluísio nos Juniores... 100 mil pessoas no Chiquerão contra a Ponte Preta em 1981... O gol do Nunes/Fla em 82... e a final contra o Peñarol 83).
Depois dos 15-16 anos deixei acompanhá-lo lá. E eles foram Hexa Gaúchos (85 ATÉ 1990) já sem minha presença COLORADA, então já bem mais RAIVOSA. E, incrivel, a gremistagem sabia que eu era MUITO COLORADO E RESPEITAVAM !, claro que em consideração ao Pai. Depois meu Pai voltou a morar em SP e ai, Olimpico, só co a turma, em gre-NAL e de geral: Ruben Paz-Kita; Jussiê!; Heider-Amarildo-Balalo; Maurício-Nilson-Edu; Alex doido no anti-Hepta; Norberto; Caíco, etc.

Depois entre 92-94 fomos Tri Gaúchos e Campeões da Copa do Brasil 1992 e nesse tempo eu era Médico no Inter (daí dr-Inter na turma...) e frequentei os bastidores dos 2 estádios.

E a última vez que estive na azenha foi em 2003 no velório do meu Pai no Salão do conselho do Olimpico...

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Na década de 90 fatídica (96 eu acho...) em uma ocasião participei, e usei a palavra de uma forma forte e tendo feito um desagravo, numa reunião política com a presença dos então 3 Grupos políticos de Oposição Colorados da Época (Inter 2000, Grupo do F. Carvalho e o meu na época, o InterAção, do qual fui fundador) contra a postura de vários ex-presidentes (H. Hermann, M Feijó, Arthur Dallegrave, G.Medeiros e outros 'próceres' presentes) a quem demonstrei que ELES haviam abandonado o clube a própria sorte onde o beira-Rio virara um 'descampado' de força e idéias, e ELES eram responsáveis pelo que estávamos sofrendo, mas essa nova geração não mais permitiria isto!
E lembro do Paulo Rogério Amoritti, eleito presidente logo em seguida, ter me elogiado e dado razão. Apesar de sua gestão perdedora em campo e ainda irresponsavel administrativamente, ter sido um início de virada daquela realidade de quase 2 décadas. E foi seguida de outra administração sem vitórias mas com já outra visão.
Então, certamente o marco deste abandono foi justamente 1979-1980 com a ascenção de Azmus que ficou marcada com a derrota na semi-final do Brão80, a perda da final da LA80 e de venda do Falcão.

Dito tudo isso lembro de 1980.Pois em 1980, com 12 pra 13 anos lembro claramente de 2 fatos midiáticos que resumem como perdemos 25 an9s de história. A Zero Hora com uma foto de página inteira do Falcão comemorando o 'gol do século' (tabelinha aérea com Escurinho) com uma legenda que dizia assim:
'1,2,3 agora outra vez' referindo-se ao Tetra iminente. E na coluna do Paulo Santana ele se lamuriava: "eu aguento o Inter octa campeão Gaúcho... eu aguento o Inter Campeão, Bi, Tri invicto e até TETRA Campeão Brasileiro... Mas eu não aguentarei o Internacional Campeão da América e do Mundo... o que será de mim... o que será de nós..."
Essa saída no momento errado combinado com a derrota na L.A.80 e a consequente virada de costas de muitos pró-homens colorados frente ao então grupo dirigente se dúvida, (denominado genericamente de Era ou Império Otomano) foram determinantes INSTITUCIONALMENTE pela agruras de 26 anos.

Henze Saci disse...

Alguém pode contar aí p-q o Falcão só jogou a 1ª contra o Nacional?

Anônimo disse...

Em 1980 eu tinha 3 anos de idade e ainda morava em Porto Alegre... isso foi antes da família se mudar (ou se enterrar?) em Sapucaia do Sul. Diz a minha mãe que eu vivia andando num triciclo pelas calçadas da rua São Francisco (onde morávamos) devidamente ornamentado com uma baita bandeira do Inter. Meus pais são colorados, mas meu pai sempre foi um chato do caramba pra se ver futebol junto. Minha mãe vai completar 70 anos em outubro, e diz se lembrar de escutar jogos do Inter na antiga rádio Farroupilha (final dos anos 1940), e ela me diz lembrar de ouvir os gols do tesourinha nesta citada rádio – se vocês tivessem idéia do quanto ela exigente, tendo ouvido jogos do Inter final dos anos 1940/início dos anos 1950!! Ela é com certeza mais passional que o mais passional dos freqüentadores deste blog.
Da minha infância lembro de ouvir os grenais de fases de classificação do Gauchão na Rádio Gaúcha e de querer uma camisa 8 da seleção brasileira, pois tinha visto o Batista na TV usando esta em um jogo e aí sempre pedia mas nunca ganhava!

Comecei a torcer mesmo em 1995, com 17 para 18 anos de idade, depois de perdermos o estadual no Olímpico para o Grêmio. , fui então atrás da história do clube e “devorei” toda a literatura que encontrava sobre o Internacional; aliás ainda faço isso (vício de acadêmico de História é brabo), desde que não seja perceptivelmente chapa-branca demais! Aí a história é a mesma de sempre, anos ruins aquela década de 90, pouquíssimos títulos – mas fomos campeões mundiais FIFA de Futsal em 1997 no Gigantinho contra o Barcelona; profético, não? 9 anos depois derrotaríamos eles em campo. Mas sabem qual meu maior sonho de torcedor? Ver o Inter ganhar o Brasileiro, algo que não ocorre desde 23.12.79 e como muitos da minha faxia etária e mais novos (nasci em 1977) nunca vimos acontecer.

Unknown disse...

Devo ter trocado as datas, Louis..hehe.

O relato do Paulinho Dixon foi muito interessante. Eu tenho certeza de que virei colorado devido ao meu pai, que foi sócio desde a década de 50.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]