terça-feira, junho 29, 2010

21 FIFA

Enquanto não se confirma o retorno do Sóbis nem a inscrição do Tinga e do Renan na Libertadores, e antes mesmo dos jogos treinos do Inter que antecederão o reinício do Brasileirão, transcrevo na íntegra, reportagem de O Estado de São Paulo. Me parece um interessantíssimo tema para reflexão e debate. Ainda mais, em época de Copa do Mundo.


A Fifa controla o dinheiro, marca os adversários e dribla a Justiça
26 de junho de 2010

Flavia Tavares, de O Estado de S. Paulo

Enquanto o English Team sofria para passar às oitavas contra a Eslovênia, o escocês Andrew Jennings desfiava o sarcasmo adquirido ao longo da vida de repórter investigativo na Inglaterra, na BBC e em grandes jornais. Com a pontaria muito mais calibrada que a dos artilheiros desta Copa do Mundo, o jornalista vai relatando casos de corrupção que apurou para produzir seus três livros sobre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e outro sobre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) – mesmo sendo o único jornalista do mundo banido das coletivas da entidade desde 2003.

O jornalista inglês Andrew Jennings relata em livro casos de corrupção dentro da FIFA um dos escândalos relatados por ele em 2006, no livro Foul! The Secret World of Fifa (não traduzido no Brasil), teve um desfecho na sexta-feira. Altos dirigentes da organização máxima do futebol receberam propina, admitiu a Justiça suíça. Mas eles não serão punidos porque a lei do país, que é sede da Fifa, permitia o “bicho” na época.

Os figurões pagarão apenas os custos legais e suas identidades não serão reveladas. “É por isso que meu segundo livro sobre o tema será uma comparação da Fifa com o crime organizado”, conta. Ele optou por publicar a obra depois das eleições na entidade, em maio de 2011, embora duvide que alguém vá enfrentar o dono da bola, Joseph Blatter. “Ninguém ousa desafiar a Fifa porque eles controlam o dinheiro. E a imprensa cala”, dispara Jennings.

Em suas investigações sobre a Fifa, o que o senhor descobriu?

A Fifa é comandada por um pequeno grupo de homens – não há mulheres em altos postos da entidade e isso fala por si – que está lá há muitos anos. São homens em quem não devemos confiar e contra quem temos provas contundentes. Eles podem continuar no poder porque controlam o dinheiro. E tornam a vida dos dirigentes das confederações nacionais muito boa e fácil. Fico envergonhado porque ninguém se manifesta contra esse poder.

Como os dirigentes se manifestariam?

Zurique, sede da Fifa, é uma Pyongyang do futebol. O líder fala e os outros agradecem. Numa democracia é esperado que haja discordância, oposição. Na Fifa, não há. Eles têm um congresso a que, ironicamente, chamam de parlamento. São cerca de 600 delegados – acho que são 2 ou 3 por país representado, e são 208 países. Se você chegasse de Marte acharia que o mundo é perfeito, porque todos concordam. É vergonhoso. Nisso, a CBF é tão culpada quanto todas as outras confederações.

Que instrumentos a Fifa usa para manter esse poder?

A Fifa dá cerca de US$ 250 mil por ano para cada país investir em futebol. Na Europa, não precisamos desse dinheiro. A indústria do futebol fatura o suficiente para se alimentar. Mas é uma forma de a Fifa se manter. Esse dinheiro nunca é auditado. Na Suíça, a propina comercial não era ilegal até pouco tempo, apenas o suborno de oficiais do governo. O caso que eu conto no meu livro é justamente sobre um esquema de propinas pagas pela International Sport and Leisure (ISL), empresa que negociava os direitos televisivos e de marketing da Fifa. A história é cheia de detalhes, mas no final a ISL só foi responsabilizada pelo fato de gerenciar mal seus negócios enquanto devia para outras empresas.

Não houve punição?

Como eu disse, o pagamento de propina não era ilegal na Suíça. Portanto, não havia crime a ser punido. As acusações contra a Fifa foram retiradas e a entidade foi multada em 5,5 milhões de francos suíços (cerca de US$ 5 milhões) para custos legais.

Por que os governos não se envolvem ou a Justiça não faz algo?

Porque a sede da Fifa é na Suíça e a lei lá é muito permissiva. Para outros países, é inaceitável que esses homens se safem tão facilmente e que os altos dirigentes riam da nossa cara desse jeito. O que me deixa enojado é que os líderes dos países – o primeiro-ministro britânico, o presidente Lula e todos os outros – façam negócio com essas pessoas. Eles deveriam lhes negar vistos, deveriam dizer que não querem se relacionar com dirigentes tão corruptos. E tenho certeza de que, se os governantes se voltassem contra a corrupção da Fifa, teriam apoio maciço dos torcedores/eleitores.

Por que todos são tão complacentes?

Suponhamos que você seja uma torcedora fanática pelo seu time. Você vai à Copa do Mundo, mas como sempre há escassez de ingressos. Você então compra suas entradas de cambistas, mesmo sabendo que parte desse ágio vai voltar para o bolso da Fifa, já que ela é suspeita de liberar esses ingressos para os ambulantes. Você não pode provar, claro, mas você sabe. As pessoas não são estúpidas. Os governos menos ainda, eles podem investigar o que quiserem. Mas não investigam a Fifa porque os políticos simplesmente ignoram os torcedores. É o que já está acontecendo com a Copa de 2014. Qualquer brasileiro com mais de 10 anos sabe que a corrupção já está instalada. Por que ninguém faz nada?

Por quê?

É difícil saber. Se um país relevante enfrentasse a Fifa ela recuaria. Ou você acha ela excluiria o Brasil de uma Copa? Eles conseguem enganar países pequenos, esquecidos pelo mundo. Mas, se o Brasil dissesse não à corrupção, provavelmente a América Latina se uniria a vocês. E você acha que esses líderes latino-americanos nunca discutiram a possibilidade de um levante, de fazer o que os europeus já deveriam ter feito há tempos? Acho que lhes falta coragem.

O Brasil tentou fazer uma investigação, por meio de uma CPI.

Tentou e foi ao mesmo tempo uma vitória para o país e uma grande decepção, porque pararam de investigar no meio. O povo vai ter de pressionar os políticos a fazer algo. É realmente uma pena que o Brasil tenha chegado tão longe na investigação e tenha desistido no caminho. Havia provas para seguir em frente, para tirar a CBF das mãos do Ricardo Teixeira e, quem sabe, colocar auditores independentes lá dentro. A Justiça também poderia ser mais ativa. Por mais que eles tenham comprado alguns juízes, não compraram todos, certamente.

Sabendo de tudo isso o senhor ainda consegue curtir o futebol, se divertir com ele?

Sim, porque a corrupção não está tão infiltrada nos jogos, embora chegue a essa ponta também. Ela fica mais nos bastidores. Há exceções, como na Copa de 2002, em que a Espanha e a Itália foram roubadas grotescamente. Era importante para a Fifa que a Coreia do Sul passasse adiante. Não foi culpa dos jogadores, mas as razões políticas e econômicas se impuseram. Na Coreia, o beisebol é mais popular do que o futebol. Se eles fossem desclassificados, os estádios se esvaziariam. Neste ano, todos ficaram de olho nos jogos de times africanos. Blatter também precisa de um time do continente nas oitavas. A questão é que, quando assistimos às partidas, assistimos aos atletas, ao esporte, então, é possível confiar. É fácil punir um árbitro corrupto e a maioria não é corrompida.

Então, a corrupção não interfere tanto no esporte?

Cada centavo que os dirigentes tiram ilicitamente da Fifa ou das organizações nacionais é dinheiro que eles tiram do esporte e de investimentos. Portanto, estão desviando de nós, torcedores, e dos atletas que jogam no chão batido em países subdesenvolvidos. Eles tiram dos pobres.

É possível para os jogadores, técnicos e dirigentes se manterem distantes da corrupção no futebol?

Bom, o dinheiro normalmente é tirado do orçamento do marketing, não afeta jogadores e técnicos dos times nacionais. Uma coisa interessante é o comitê de auditoria interna da Fifa. Um dos membros é José Carlos Salim, que foi investigado muitas vezes no Brasil. Por que você acha que ele está lá? Para fingir que não vê.

A corrupção no futebol começa nos clubes e se espalha ou vem de cima para baixo?

Sempre haverá um nível de roubalheira em todas os escalões. Para isso temos leis e, às vezes, conseguimos aplicá-las. Mas a pior corrupção está na liderança mundial. Quase todos os países assinam tratados internacionais anticorrupção, mas não fazem nada quanto aos desmandos da Fifa e do COI. E, quando algum governante tenta ir atrás de dirigentes de futebol corruptos, a Fifa ameaça suspender o país. Só que ela faz isso com os pequenos. Fizeram isso com Antígua! Suspenderam o país minúsculo que ousou processar o dirigente nacional. Ninguém falou nada. Eu escrevi sobre isso porque tenho fãs lá que me avisaram do caso.

O senhor se sente uma voz solitária na imprensa?

Não confio na cobertura esportiva das agências internacionais. Em outras áreas elas são ótimas. Não no esporte. É uma piada. Apresento documentários com denúncias graves sobre a Fifa na BBC, num programa de jornalismo investigativo chamado Panorama, e dias depois a BBC Sport faz um programa inteiro em que Joseph Blatter apresenta alegremente a nova sede da Fifa em Zurique.

O senhor acompanhou a briga do técnico Dunga com a imprensa brasileira?

Não vou comentar o episódio porque não acompanhei de perto. Posso dizer que a imprensa inglesa e a da maioria dos países é puxa-saco. E sem razão para isso. A desculpa é que os editores têm medo de perder o acesso às seleções e à Fifa. Bobagem. Ora, eu fui banido das coletivas da Fifa sete anos atrás e ainda consegui escrever um livro e fazer várias reportagens. A imprensa deve atribuir as responsabilidades às autoridades. Se não fizer isso, é relações públicas. Tenho milhares de documentos internos da Fifa que fontes me mandam e não param de chegar. Por que só eu faço isso?

A cobertura se concentra mais no evento esportivo em si e nas negociações de jogadores?

Exato, também porque a chefia das redações tende a se concentrar nos assuntos de política nacional, internacional e na economia e deixar o esporte em segundo plano.

O que o senhor espera da Copa no Brasil, em 2014?

Há algumas semanas, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, deu um piti público cobrando o governo brasileiro para que acelerasse as construções para a Copa. Estranhei muito, porque não imagino que o governo brasileiro se recusaria a financiar uma Copa. Vocês são loucos por futebol, estão desenvolvendo sua economia, têm recursos e podem achar dinheiro para isso. Uma fonte havia me dito que Valcke e Ricardo Teixeira tinham tirado férias juntos, estavam de bem. Então, o que está por trás dessa gritaria? É pressão para o governo brasileiro colocar mais dinheiro público nas mãos da CBF. Mundialmente, as empreiteiras têm envolvimento com corrupção. Dá para sentir o cheiro daqui.

Três de seus livros são sobre as Olimpíadas. As falcatruas acontecem em qualquer esporte ou são predominantes no futebol?

Sou cuidadoso ao falar disso. Sei que a liderança da Fifa é muito corrupta – e venho publicando isso há mais de dez anos sem que eles tenham me processado nem uma vez sequer, o que diz muito. O COI era muito pior sob o comando de Juan Antonio Samaranch (morto em abril deste ano), que presidiu a entidade de 1980 a 2001. Ele era um fascista e o fascismo é, além de tudo, uma pirâmide de corrupção. Samaranch trabalhou ao lado do generalíssimo Franco. Essa cultura franquista e fascista se transformou em uma cultura gângster.

A corrupção no COI diminuiu com a saída de Samaranch?

Vou ilustrar com uma história. No meu site publiquei uma foto de Blatter cumprimentando um mafioso russo, em 2006, em um encontro com dirigentes do país. O russo foi quem fez o esquema em Salt Lake, na Olimpíada de Inverno de 2002, para que os conterrâneos ganhassem o ouro em patinação artística. Pois bem, Blatter, Havelange e muitos outros da Fifa são parte do comitê do COI. Essa é a dica de como a Rússia está agindo para sediar a Copa de 2018.

Foi assim que o Brasil conseguiu a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016?

Na votação em Copenhague, que deu a sede olímpica para o Rio de Janeiro, o nível de investigação jornalística foi ridículo, só víamos a praia de Copacabana com o povo feliz. Há um grupo no COI que já foi denunciado por receber propina no escândalo da ISL – e quem acompanha a entidade sabe quem eles são. Os dirigentes dos países só precisam pagar umas seis ou sete pessoas para conseguir o voto. Existe, com certeza, uma sobreposição entre os métodos da Fifa e do COI. Mas a cultura das duas entidades não é tão estrita quanto à de uma máfia, é mais como se fossem máfias associadas, apoiadas umas nas outras. Coca-Cola, redes de fast-food, Adidas, você acha que essas companhias não sabem o que está acontecendo? Eles não são estúpidos. A cara de pau é tamanha que Jacques Rogue, presidente do COI, disse em Turim, em 2006, que o COI e o McDonald’s compartilham os mesmos ideais. Será que ele não sabe quanto a obesidade infantil é um problema gravíssimo em vários países? Ou faz parte do jogo ceder a esses interesses?


21 Comentários:

Anônimo disse...

Seria um sonho se o Governo Brasileiro se propusesse a processar os dirigentes da CBF e das Federações estaduais, como fez Antígua com seu dirigente nacional! Se com isso os times brasileiros serão excluídos de competições internacionais, azar! Isso seria bom para a Seleção Brasileira também, em um futuro de médio prazo!

Anônimo disse...

Hahahahahaahahha. A CBF manda mais que o Lula no Brasil.
Tem coisa que não adianta, nao mudarao de uma hora pra outra. O pais sera roubado escandalosamente em 2014 e 2016.]


Obs. Parece que rolou pancadaria na reuniao do conselho do inter ontem. Alguem pode falar algo?

Alexandre R. disse...

Sim , houve na reuniao de ontem um briga entre o diretor de futebol R. Siegmann e o Cludio Bier. Confesso que fiquei abismado pelo nivel de belicosidade e as palavras usadas pelos dois. Foram coisas pesadas dos dois lados.
No minimo tem que mandar pro conselho de ética os dois. Menos que isso o conselho do clube fica totalmente desmoralizado.

Marco disse...

Quanto ao balanço de 2009, que papo é este que o Sonda tinha parte na venda do Nilmar?

O Inter teve que comprar 100% do Nilmar, quando teve aquela proposta da Europa e o clube não vendeu.

Agora, aparece esta? Algum conselheiro sabe explicar esta?

Marco disse...

Quanto à corrupção e dinheiro sujo no futebol, desde que os números das transações começaram a se inflacionar inexplicavelmente, ficou claro para mim que era lavagem de dinheiro.

Um homem com prisão decretada em dois países (Rússia e Suíça) não pode comprar um clube de futebol na Inglaterra, montar um esquadrão e sair disputando por aí.

Só que ninguém berrou, porque também estavam usando dinheiro sujo, ou não?

Para mim, o Sanchez continua sendo testa-de-ferro do Boris Berezovski e do Kia, só que não pode assumir isto. E, agora, anda de mãos dadas com o Teixeira...


E a coisa vem de longe, porque o Paolo Rossi jamais poderia ter disputado a Copa de 1982, embora sua suspensão tivesse sido cumprida (2 anos).

Tinha que ser banido do futebol, simplesmente.

Futebol deixou de ser paixão e virou um grande negócio do entretenimento.

Aliás, a indústria do entretenimento sempre flertou com o crime organizado, sempre houveram boatos de que Marlon Brando e Frank Sinatra eram soldados da Máfia. Teve até um filme sobre isto.

Se não me engano, falaram também do Tony Benett, não?

---

Sobre a virada de mesa, acho constrangedor o Inter se aliar a esta corja para se beneficiar.

O dia que isto acontecer contra nós, como poderemos reclamar?

Se falhamos no planejamento, devíamos arcar com as consequências.

Se o título vier, ficará manchado para sempre.

É claro que, se ganharmos, vou comemorar, não serei hipócrita, só estou fazendo uma ressalva.

Jonatammm disse...

Alterar a data da inscrição de jogadores não é virada de mesa. Não está no regulamento da Libertadores. Trata-se da adequação de um procedimento da CBF, adequando a data para inscrições de jogadores ao ano da Copa. O Porto Alegrense já se beneficiou de recurso parecido com o Xeco, e ninguém chiou.

nando lb disse...

"O dia que isto acontecer contra nós, como poderemos reclamar?"

bahhhhhhhhhhhh

nunca fomos prejudicados, até parece

nando lb disse...

que eu saiba tem um prazo de inscrição na CONMEBOL e isto não está sendo alterado, mas as inscrições tem de vir via CBF
O PROBLEMA É QUE A CBF não permite inscrição devido uma janela estipulada, mas o campeonato não é o brasileiro e sim libertadores e na libertadores não existe nenhum regra de janelas. A CBF DEVERIA ENTÃO PROIBIR O JOGADOR DE ATUAR NO CAMPEONATO BRASILEIRO apenas

cjr-sp disse...

Muito bom o post...

Descendo o nível para a CBF...

Se a mesma compra juizes, deputados, senadores, ministros, nao irá definir um campeao por acaso? Que custa pagar um Marcio Resende de Freitas ou um ladrao tipico que nem o Heber Roberto Lopes.

Outra coisa...pq vcs acham que a sede da Comenbol é no Paraguai ?

Por isso digo a muito tempo...para o Inter ganhar algo de relevancia tem que montar times bem superiores que consigam passar pela arbitragem.

Alias já nao eramos para estar no caminho do SP na LA, pois quem viu os jogos sabem que tivemos que parir uma bigorna contra o banfield e seus jogadores dopados(nada aconteceu) e o estudiantes e sua pancadaria onde tivemos lauro e walter alijados da competiçao. Quem lembra sabe que os juizes dos 4 jogos foram tendenciosos ao extremo em favor dos argentinos.

Mas agora tudo mudou...afinal a eleiçao do clube dos 13 fudeu o SP e desconfio que o titulo da LA vai vir para o nosso colo.

Quem manda no cone sul em termos de futebol chama-se Ricardo Teixeira. Ele decide o que fazer...

E nós otarios fazemos parte desse circo...hehehehe.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Só para esclarecer, Inter e São Paulo apoiaram o mesmo nome para o Clube dos Treze.
A birra da CBF com o São Paulo vem de muito antes.

Também não acho que a mudança da janela seja uma virada de mesa, tanto que qualquer clube poderá se aproveitar dela, inclusive o São Paulo.

cjr-sp disse...

Apoiaram o mesmo nome, mas o preposto do Inter, Noveleto tá na AFRICA DO SUL, fazendo variados lobyys para o Inter. O que inclusive acho certo por parte do Inter. Futebol é lobby mesmo.

Sobre a janela, reza o próprio regulamento da Fifa que a mudança em qq janela deve ser feita um ano antes de aplicada na pratica. Mas como o Teixeira tb manda, vai sempre fazer o que quizer.

Celso disse...

Publiquei esse comentario ha um ano mais ou menos. Sou obrigado a escrever de novo:

Entrevista e Protogenes Queiros à Revista Caros Amigos

Mylton Severiano: Mas porque, em geral, o furo sempre é da Globo?

Protogenes: O furo só reconheço se for bom para a sociedade. A Thays Oyama, da Veja, teve um furo que furou meus olhos. Foi a máfia do apito. Ela destruiu um trabalho. E o que mais doeu foi que me disse ‘sua investigação vai ser matéria de capa e vender 150 mil revistas”. “Thays, descobrimos corrupção, tem jogadores envolvidos, árbitro, dirigente. Tenho consolidada a fraude na arbitragem, não tenho fraude nos atletas e nos dirigentes.” “Não interessa! Já está fechado.” Quando é na sexta já está na internet. Os bandidos fugiram. Não se pode fazer isso.


Protogenes é (era, foi afastado) delegado da policia federal e prendeu Maluf, Pitta, Daniel Dantas, Naji Nahas, o contrabandista Law Kim Chong e outros bandidos do colarinho branco.

Alguém duvida que exista relação com esse texto? Não se esqueçam do Kia (russo mafioso) no corintians.

Falo galera

Marco disse...

Julio

É verdade, mas o Inter está se associando a corja do Teixeira para conseguir reforçar o time. Se o SP tem muito pouco a ganhar, nós temos muito a ganhar com isto.

E concordo contigo que a birra do Teixeira não é por causa da eleição do Clube dos 13, você falou tudo.

Para mim, tem mais a ver com os milhões que o SP não deixou o Teixeira ganhar com a reforma do Morumbi.

O troco veio na mesma moeda: "Não ganho com o Morumbi, beleza, mas o estádio está fora da Copa".

E, como troco, ainda tentam fodê-lo na Libertadores.

Tudo o que Teixeira não quer é ouvir o JJ e o MA Cunha comemorarem o título continental.

Por isto, não se surpreendam se o Inter tiver alguma ajudazinha dos árbitros no embate com o SP.

Marco disse...

Protogenes só não prendeu o Zé Dirceu e os 40 ladrões, nem o chefe da quadrilha.

nando lb disse...

ta bom

COM ESTA CONSPIRAÇÃO PRO INTER , larguei de mão a libertadores

vou torcer para o SÃO PAULO o anjinho, aquele que em 2008 foi campeão em Brasilia devido a uma punição pra la de suspeita ao GOIAS E com um gol pra la de impedido

João Gabriel disse...

A disciplina da FIFA sobre a janela não é taxativa e não obriga as confederações nacionais.

É uma recomendação.

Quem disciplina são as confederações em seus países. Não é virada de mesa antecipar a janela. E a Conmebol não tem nada a ver com isso.

A última virada de mesa foi na João Havelange de 2000 (O Fluminense e o São Caetano subiram de gaiato). Em 2005 a virada de mesa foi via Justiça Desportiva, com a anulação de jogos.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Escrevi lá, "só para esclarecer".

Só para esclarecer mais um pouco: A FIFA não regulamenta as janelas. Quem regulamenta as janelas são as entidades nacionais. A FIFA apenas aconselha a marcação das janelas com um ano de antecedência.

Marco disse...

Se não entenderam, vou colar o que escrevi acima:

"Sobre a virada de mesa, acho constrangedor o Inter se aliar a esta corja para se beneficiar".

Estou falando do Sanchez (laranja dos mafiosos russos e iranianos) e o Teixeira, que dispensa apresentações.

Diz um ditado mineiro: "Andorinha que voa com morcego, acorda de cabeça prá baixo".

Marco disse...

Ah, gostaria de registrar o recebimento hoje, 30 de JUNHO, da Revista do Inter do mês de MAIO.

Pablo Faria disse...

Obrigado por compartilhar este texto aqui, Daniel. Muito revelador e mexeu comigo.

Ainda voltarei a escrever sobre isso, no meu blog, e aviso vocês.

Abraço!

Schroder-EUA disse...

Bom post Daniel, tinha visto no Blog do Juca.

São essas coisas que me da vontade de largar futebol e esportes em geral. Larguei o Baseball porque os jogadores ficavam entrando em greve...em 94 e 98...em 94 custou o Yankees o titulo Nacional...em 98 ameaçaram mas nao fizeram...tudo isso enquanto o salario medio era de 3 milhoes de dollars por ano....e eu troxa pagando $10 dollar por uma cerveja no estadio....larguei de mao e nunca mais assisti uma partida inteira de Baseball.

É foda saber que nos torcemos por paixao e tem cara ai que vai fazer MILHOES com a Copa no Brasil...esses FDP vao roubar do povo Brasileir pra comprar mansão na praia...em Miami e sei la aonde.

Agora como eu gostaria de saber se alguem rouba DO INTER...ai sim era de se ficar puto da cara..especialmente ja que somos socios pagantes...seria foda saber que nossa grana tava indo pra pagar churrasco ou AC ou telhado na casa de um dirigente...ou pior..putas.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]