sábado, maio 01, 2010

29 Precisamos da Copa?

Segundo notícia publicada hoje (1º de Maio) no Jornal Folha de São Paulo, o Comitê Organizador da Copa de 2014 estaria preocupada com a capacidade de financiamento das obras no Beira-Rio. Segundo o Portal Terra, "A alegação principal é falta de confiança nos clubes. A entidade não acredita que terão recursos para as obras" (aqui).
Na verdade, isso não é fato novo. O primeiro prazo definido pela FIFA para o início das obras (1º de Março) já não foi cumprido, gerando inclusive advertência do Ministro Orlando Silva que falou em "sinal amarelo". E alertou: "A Copa acontece em oito cidades. Doze foi um apelo que nós fizemos para que o país inteiro pudesse participar (aqui)".
O que surpreende é que o Presidente do Inter, em entrevista concedida hoje esteja insistindo em erros primários, desdenhando de exigência BÁSICAS da FIFA, e jogando a responsabilidade para terceiros. Além de reafirmar o discurso desorientado de que "as reformas do Beira-Rio começaram em 2003". Segundo ele (declaração de ontem):
"Temos que botar mais bancos nas casamatas, o que se faz em uma semana. Tem que ser o número que a Fifa determina. O segundo vestiário tem que ser igual ao primeiro. Os dois têm que ser iguais. Pode haver uma adequação do primeiro para o segundo. Não preciso desmanchar todo o estádio para fazer um novo. É preciso ter uma área de 600 metros quadrados para zona mista. Já fizemos isso no jogo da seleção brasileira. A iluminação tem que ser cinco vezes maior do que a que temos hoje. E temos que colocar cadeiras na arquibancada inferior, como as que temos nas sociais" – afirmou Píffero.
Acreditar que o que foi feito de 2003 até hoje é útil para um estádio de Copa demonstra total falta de informação. As casamatas do Beira-Rio são mal localizadas. Além de distantes do meio-campo - como determina a FIFA - e com poucos lugares, elas também prejudicam a visibilidade do Campo, gerando "pontos cegos". As cadeiras das sociais qualquer um que já tenha visto ou freqüentado o setor sabe que são deficiêntes e instaladas de forma desleixada e grosseira, com corredores tortos, estreitos e sem degraus.
Cadeiras da social pioraram o conforto do setor
Casamatas. Esqueceram que atrás tem o torcedor.
O mais grave de tudo é o que os responsáveis pelo Projeto ainda não justificaram economica e financeiramente as tais reformas, nem para a torcida, nem para o Conselho Deliberativo, o que é uma obrigação estatutária.
Se não é para captar investimentos externos, qual a finalidade em colocar o Internacional nessa aventura?
No Pan do Rio, na Copa da Alemanha e na Copa da África o valor final extrapolou o inicial por causa dos prazos rígidos e públicos, que geram greves de trabalhadores, exigências de aditivos contratuais por parte dos fornecedores e acabam por elevar o custo das obras. Na África do Sul foi quase o dobro, na Alemanha também foi bem além do orçamento inicial, no Pan do Rio, de R$ 400 milhões acabou em R$ 4 bilhões (leia aqui).
Segunda, 3 de Maio é o novo prazo para início das reformas definido pela FIFA, mas nada de diferente será apresentado. Dia 14 de Maio, o Projeto Gigante Para Sempre completará 3 anos (aqui) e ainda parado na burocracia da Prefeitura enquanto o Clube assiste passivamente os investimentos públicos migrarem para o Humaitá. Isso que já havia um projeto anterior que dava certa sofisticação às reformas desorientadas que eram feitas "desde 2002".
Projeto Washington Fiúza, apresentado em 2003.
E não me sai da cabeça aquele outro projeto da Copa, não de 2014, mas de 1950.
Projeto de reforma do Eucaliptos para a Copa de 1950. Já vi esse filme.

Leia mais no Blog Beira-Rio 2014.


29 Comentários:

Ramon Dongo disse...

O Piffero trata da reforma do Beira-Rio como se fosse uma reforma no quintal de casa.

Pior é essa notícia no site oficial logo após o fiasco contra o Banfield: http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=11184

Texto oportunista pra desviar as críticas do time, sendo que não traz nenhuma novidade, nem mesmo quanto ao inicio (o real início e não aquela ladainha de que o Beira-Rio já se encontra em reforma desde não sei quando).

Schroder-EUA disse...

Pois é Mallet, gosto desses topicos, tava sentindo falta de um update. Que coisa ridicula esses corredores tortos. E essas cadeiras me parecem de pessima qualidade.

O Inter vai se quebrar por causa de 2 no maximo 3 jogos de copa no BR. Sou a favor da refora do Beira Rio mas nao necessariamente Copa e sim pro clube mesmo se é que me entende.

Semana passada fui no Red Bull Areana aqui em NJ e vi o que se pode fazer com um estadio...fiqyei ate surppreendido que a Superio No RBA tem piso de aluminio...acho que a estrutura da superior toda é assim...e nao concreto.

Falta DEZENAS de coisa no Beira Rio...Estacionamento, Cadeiras, corredores, banheiros, acabamento etc etc etc...

Eu ate torço que as gazelas fazem uma Arena pois sempre foi a rivalidade que fez o outro crescer..se eles fizerem uma arena nova, tu acha que o Inter vai deixa o estadio nos cacos por muito tempo? Eu noto as difernças em estadio talvez por frequentar estadios nos EUA...é noite e dia.

nando lb disse...

Pior , se o Inter não assumir mesmo, Porto Alegre vai ter de investir em outra alterntiva, pois os estadios atuais nas copas do mundo são muito, mas muito superiores ao que o PIFERO CHAMA DE EXIGENCIA DA FIFA. Estadio sem cobertura é injustificavel, em dias de chuva, garoa, é um convite a passar mal. Se querem sócios, tem de investir no conforto, senão em pouco tempo retornaremos ao patamar dos anos 90.

Guilherme Mallet disse...

Basso,

Cumprir as exigências da FIFA, de fato, não é tão difícil. Mas é apenas o básico, do básico que um estádio deve ter. O arroz com feijão.

A FIFA não está nem aí se o teu estádio for deficitário depois da Copa, não é problema dela. Mas é nosso.

Vários futuristas estádios da Copa de 2002 viraram elefantes brancos. Lembram aquele em que jogamos a Copa Suruga? Lembram o badalado "Ninho de Pássaro" de Pequim? Tudo deficitário.

Mas... se até para cumprir essas exigências básicas da FIFA está sendo um parto, imaginem transformar o Beira-Rio em fonte de gordas receitas! E dizem que o Píffero quer continuar no controle dessas obras no ano que vem... Só falta mostrar porquê.

----------------------

Ramon,

Sem comentários aquela reportagem no site. É um requentado sem tempero.

Abraços.

Cristian disse...

Acho que perdeu-se na administração do Inter o foco. Querem matar 95 coelhos ao mesmo tempo. Contratar, contratar, contratar... e só cabeçudos que não montaram um time ainda. Uma reforma gigante no beira-rio, e outras frivolidades... assim vamos ter de ter 100 milhões de sócios.

Penso que o dinheiro dos sócios deveria ser investido, primeiro, em coisas que trariam benefícios de longo prazo: reforma do estádio e aprimoramento da infra-estrutura para enriquecer a experiência do espetáculo. Pagar as Nabas ou os nem-tão-nabas-assim deveria ser por conta dos patrocinadores e parte dessa remuneração deveria vir dos prêmios, seria melhor: ou ganha, $enão não ganha. Além disso, aproveitar também demais verbas variáveis, como variável é o desempenho da galera, assim como outras tantas profissões, como o dos vendedores. Aposto que ia melhorar a conduta dos esbornianos. Mas assim teriamos de enxugar o orçamento, né tio Pífero?

No Brasil nos acostumamos muito a achar bom o que a globo diz que é o máximo. Mas qual a importância real de uma copa do mundo aqui no Brasil?

É um evento bacana, atrai atenção e muito dinheiro, mas traz consigo muitas responsabilidades, como diria o tio do homem-aranha.

Tio Ben não viveu para acompanhar os exemplos citados. Mas certamente veria muito gasto e pouco retorno efetivo para a população, sendo esse notado quase apenas nos bolsos das emissoras de TV.

Por isso ouvimos toda hora: e viva a copa no Brasil!!!

é.. agora a gente precisa trazer uma conta de gastos astronômicos pra poder "usufruir" de investimento do Governo federal, sendo o investimento que realmente vai nos trazer benefícios o efeito colateral de tudo, afinal o maior investidor desse brinquedo não vai deixar de armar o circo.

Panis et circus, desde 70 d.c. fazendo a alegria da galera.

Cristian disse...

E mais...

Se a empresa do Pífero for a vencedora da "concorrência" vou achar no mínimo estranho.

Peito de torcedor não é teta pra mamar, é onde mora o amor pelo time.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Copio aqui o que escrevi no post anterior...



Alguns vão me chamar de louco(no mínimo) mas nos aspectos financeiros procuro ser bastante prático.
Inter e Grêmio deveriam se juntar e construir um novo estádio para 60.000 pessoas, moderno, confortável e multi uso. O custo seria rateado e a administração do estádio 100% profissional através de uma empresa terceirizada.
Tanto o Beira Rio como o Olímpico seriam implodidos e suas áreas super valorizadas trariam recursos milionários para ambos os clubes. Talvez os recursos oriundos da exploração imobiliária na orla do Guíba e na azenha cobrissem os custos do novo estádio com sobras.
Inter e Grêmio nunca jogam no mesmo dia em Porto Alegre.
Temos exemplos dessa prática no mundo que comprovam o acerto da medida. Milano e München não me deixam mentir.

8:02 PM

Julio.Colorado em Sampa disse...

O projeto "Gigante para sempre" é uma fraude. Não passa de mais uma jogada de MKT para enganar os trouxas que pagam mensalidades.

Duvido, D-U-V-I-D-O, que algum dia saia das pranchetas, filmes e DVDs para obras concretas.

Das declarações do Exmo. Sr. Presidente a que mais me chamou a atenção foi sobre a exigência da FIFA de que os dois vestiários devem ser iguais. Disse ele: "Os dois tem que ser iguais. Pode haver uma adequação do primeiro para o segundo". Então ele quer fazer uma obra inversa, desqualifica o primeiro para ficar igual ao segundo. Que barbaridade tchê, está difícil continuar fazendo papel de palhaço.

PS: Fui no jogo contra o D. Quito e aproveitei para visitar o Museu. Confesso que as fotos publicadas em blogs, sites e na imprensa são muito superiores ao que vi de fato. É pouco mais que uma sala de troféus. Não sei se havia criado uma expectativa muito grande, só sei que acabei me decepcionando.

Schroder-EUA disse...

PERGUNTA

Depois das eleições se cair fora a turma do FC...qual o compromisso da nova diretoria com os planos da reforma?

Guilherme Mallet disse...

Julio,

Financeiramente é a atitude mais sensata, sem dúvida. Geraria frutos financeiros muito maiores para ambos os Clubes. Não influenciaria na gangorra Gre-Nal, mas ajudaria a ambos a enfrentar os desafios nacionais e internacionais.

Abraços.

Schroder-EUA disse...

e mais....um estadio dividido provavelmente diminuiria a destruição de estadio do outro pela torcida rival pois seriam dos dois.

Mas eu acho que o local do Beira Rio seria ideal...é bonito, aberto etc...colocar um estadio no meio de Porto Alegre não me parece tao agradavel.

O Inter e Gremio deveriam ser rivais mortais mas deveriam saber trabalhar junto para o bem dos dois, porque afinal sem um ou o outro nao seria a mesma coisa.

Guilherme Mallet disse...

Louis,

Nenhum.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Valeu Guilherme!
O pior de tudo são as atitues não sensatas que não conseguimos explicar. Como a de que na quinta estaremos lá no Beira Rio novamente.

Forte abraço

Guilherme Mallet disse...

Aliás, a falta de compromisso clubístico dos responsáveis por esse projeto com o Conselho, demonstra o plano de perpetuação no poder. Nem passa por suas humildes consciências a possibilidade de outra pessoa dar continuidade à questão.

Ike disse...

Caro julio, estaremos juntos na quinta porque somos colorados, nada a ver com Fc e cia, nem com esse bando de "profissionais" da bola que hoje habita o nosso vestiário

o INTER vale a pena

Guilherme Mallet disse...

Segundo a "Dupla Explosiva", o plano do Píffero é seguir no Inter em 2011 como Vice-Presidente de Patrimônio. Quer ser o responsável pelas obras...

Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/duplaexplosiva/2010/04/28/piffero-segue-no-inter-em-2011/?topo=2,1,1,,,2

Julio.Colorado em Sampa disse...

Eu sei Carlos, ja discuto isso a mais de vinte anos com varios parceiros que não entendem o nosso fanatismo. O Inter está acima de diretores, treinadores e boleiros que por lá passam.

Só pra descontrair...o problema é explicar para minha mulher, gremista por sinal, eu viajar 1100 Kms para assistir um jogo.

Marco disse...

Em dezembro de 2006 este grupo cumpriu seu objetivo inicial:

FAZER DO INTER O CAMPEÃO DO MUNDO

Atingiu aquilo que, talvez, até eles mesmos duvissassem.

Mas lograram êxito, então se perguntaram: "E agora, o que fazer?".

É como naquela comédia "O rato que ruge", onde um pequeno país, semi-medieval e em sérias dificuldades financeiras, tem um "grande plano": declarar guerra aos EUA, perderem e serem aneados.

Assim, todos os problemas estariam resolvidos, pois se tornariam norte-americanos!

Só que eles chegam, invadem a Casa Branca e... o Presidente se rende. Em tese, vencem a "guerra".

Daí, se perguntam: "E agora, o que fazer?".

Não tinham um plano para caso vencessem os EUA.

O que se segue são trapalhadas e mais trapalhadas, como as que assistimos desde 2007 no BR.

Marco disse...

Estou bem pouco confiante que seremos campeões, hoje.

Não porque seja no Olímpico ou porque o Grêmio tenha um time perto de razoável.

É porque o nosso time é ruim na defesa e inoperante no ataque.

Não vejo como possamos enfiar 2 ou 3 sem levar gols, é uma mágica que não consigo conceber.

Estarei torcendo muito, como sempre, mas de sangue doce.

Só espero não haver vexame... se isto acontecer, tem que cair tudo, de FG para baixo.

Iuri disse...

Bah, que ótima notícia essa reportagem no site do Terra. Porque, se é para fica renrolando, enrolando, eu prefiro que o Inter vá aos microfones e desista da Copa de uma vez.

Eu apoiei o Inter se candidatar para estádio da Copa por uma razão: com isso conseguiria as reformas que NÓS torcedores queremos, como melhores arquibancadas, acessos decentes (sair do BR após o jogo em dia de chuva é uma aventura) e cobertura, e aind amais barato, sem impostos e com um financiamento bom.
Já abriram mão do financiamento, não querem começar porque estão esperando a isenção que não tem data nem para passar nas comissões do congresso...

Se a direção está planejando fazer o que os gremistas falam, um remendão, prefiro que peçam o chapéu agora mesmo e deixem as reformas apra a próxima diretoria, já que duvido que vão continuar mandando no Inter após as eleições se não mudarem radicalmente essa postura.

Jonatammm disse...

O pior é que a distancia entre um assento e outro na inferior/social é ridicula. Tenho quase certeza que esta fora do padrao da Fifa.

E o que falar dos banheiros. Mictorios individuais já!

Bill Correia - Floripa disse...

ótimo post

Guilherme Mallet disse...

Jonatammm,

A FIFA recomenda que o degrau tenha 80cm. Mas é "recomendação", não "exigência".

Ocorre que quando a arquibancada é menor que esses 80cm, como a nossa que tem 64cm, deve-se usar um modelo de cadeiras retrátil.

Mas é exigir demais de quem não tem capacidade nem de fazer um corredor em linha reta.

Abraços.

Anônimo disse...

O Inter precisando ter time e o atual estamento mandante no clube quer sediar jogos de Copa do Mundo sem nem ter estrutura para isso... não tem como não torcer para que o Inter termine o Brasileiro na 17ª colocação e o próximo presidente eleito comece as mudanças necessárias realmente.
Ainda sobre a Copa, a FIFA já tem um plano B, a Inglaterra, pois eles se deram conta de que no Brasil nada ficará pronto...

Adriano disse...

só quem vai ganhar com essa cópa serão as construtoras e os gatos gordos do governo. essa refórma do br tá mto mal explicada, essa história de camarótes custearem as obras eu não engulo, falaram isso pra desviar o foco, camarótes milhonarios e o povão tomando agua na cabeça. gostaria de saber como é formado o conselho,o voto dos torcedores pode realmente mudar o rumo do inter? sou sócio campeão do mundo a 2 anos, tenho direito a voto ja? ou terei algum dia?

Anônimo disse...

Adriano, se tu te associou até 31/dez/2008 tu pode votar.

Schroder-EUA disse...

é os cara olham esses estadios e devem achar ridiculos...so deram a copa pq é o brasil ...como deram a ads porque precisavam fazer um la

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Futebol/0,,MUL1585682-17852,00-FIFA+MOSTRA+PREOCUPACAO+COM+E+INCRIVEL+COMO+O+BRASIL

ps e lemram a copa de 86 era pra ser na colombia mas cairam fora pouco tempo antes...se bailar acontece a mesma coisa ha varios paises HOJE com possibilidades de sediar copa.

Guilherme Mallet disse...

Adriano,

Os "rumos do time" são definidos pela Diretoria. Os "rumos do CLUBE" PODEM ser definidos pelo Conselho, se houver equilíbrio entre as forças, o que não existe hoje.

Abraço.

Schroder-EUA disse...

ah e a melhor coisa para a sede ser no Beira Rio é poder jogar em Video Game dentro do Beira Rio...os estadios do jogo Fifa WC 2010 estao lindos no PS3...imagina daqui 4 anos...ver o BR em game sera legal!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]