terça-feira, maio 18, 2010

29 Chega logo, quinta!

Quinta-feira, saberemos sobre o futuro. Saberemos se Sandro fica até agosto ou já se vai agora. Saberemos se Tinga voltará a jogar pelo Inter na Libertadores ou terá sido reforço apenas para o Brasileirão. Saberemos se ainda teremos chance de voltar ao Oriente Médio, talvez para mais um confronto com o ilustre homônimo italiano.

Às vésperas de um jogo decisivo, como o desta semana, eu mudo bastante a minha postura em relação ao futebol. Já não procuro mais tanta informação ou, melhor dizendo, projeções sobre como o time jogará. Quando ouço esse tipo de coisa, desconsidero um pouco, não me detenho. Igualmente, sequer debato muito a respeito.

Não quero me contaminar com eventuais escalações ou esquemas táticos com os quais não concordo. Quando chega a esta altura da temporada, já tenho (da mesma maneira que outros milhões de torcedores) meu time ideal, meu esquema de jogo. Mas procuro abstrair um pouco as informações a respeito.

Não adianta, não me acalmará (bem pelo contrário) e, além disso, não sou eu o dirigente, não fui eu quem contratou os jogadores e nem mesmo o Fossati. Aliás, eu também não sou o Fossati nem estarei por perto dele para dizer o que penso. A ele foi delegado o poder de decidir sobre essas coisas e, a mim, só resta mesmo é torcer.

Quando eu sair do trabalho para assistir ao jogo no início da noite, já estarei ansioso, uma pilha de nervos! Pra quê aumentar o estresse? Bobagem. Nem mesmo ao ver os onze em campo me deterei em análises pormenorizadas. Deixarei para fazer isso após o jogo, de preferência, no dia seguinte e, muito provavelmente, somente depois de rever o jogo (faço isso sempre que posso), obviamente já sabendo de seu resultado.

Claro que ao assistir à partida, automaticamente já estarei analisando atuações individuais e coletivas. Mas em decisões como essa, cedo todo espaço possível para a emoção. A razão, eu deixarei para depois. , ainda que o Inter entre em campo com três zagueiros e Alecsandro. Não reclamarei, não me zangarei, nem sequer me preocuparei.

Nesta quinta, me deixarei levar completamente pela emoção do jogo. Quando a bola rolar, estarei com os olhos arregalados diante de uma tela qualquer, me colocando em espírito dentro do gramado de Quilmes. Vou concentrar toda minha vibração em cada lance, como se eu pudesse controlar os movimentos dos jogadores na TV, como se eu pudesse conduzir a bola para onde quero, pela simples força do desejo.

Em jogos assim, sinto como se meu coração começasse a se expandir, amoldando-se internamente ao formato do meu corpo. Dá pra sentir a pulsação na ponta dos dedos, nos globos oculares, à vezes até na raiz dos cabelos! Quando eu pular incessantemente, não serão minhas pernas impulsionando meu tronco, mas meu coração se expandindo até a planta dos meus pés.

Ora, não será um jogo qualquer. Será mais que um jogo de volta de quartas de final de Libertadores. Será um Estudiantes x Inter, na Argentina. O detentor do título contra aquele que, já nas oitavas, foi classificado pela imprensa castelhana como o mais difícil adversário dos times daquele país. Isso que jogávamos contra o campeão do Apertura, melhor campanha dos últimos 12 meses no país vizinho. Pois agora é contra o atual campeão continental e vice do recém findo Clausura.

Pois que role a pelota! Chega logo, quinta!


29 Comentários:

Anônimo disse...

Tenho o palpite de que será Estudiantes 0 x 0 Inter, por mais que os argentinos façam esforço. Na pior das hipóteses, para eles 1 – 0 gol de Valter!

Para quem não atura mais Guaíba, Gaúcha e Band, e quer outra opção para acompanhar o jogos do Inter no Beira Rio, aqui está:

http://www.radioabc900.com.br/site/ao_vivo.asp?canal=39&ed=284

Schroder-EUA disse...

Se passarmos do Estudiantes começaremos a ter fama de Matador de Argentino por lá...pois matamos o Boca e Estudiantes na SulAmericana em 08...e matariamos Banfield e Estudiantes em 2010. Isso é respeitavel.

Ivan disse...

O Vidarte disse no blog dele que, caso o Inter passe pelo estudiantes, deve vir um atacante de lotar aeroporto.

Quem seria?

Cristiano disse...

Que jogo este de quinta, que jogo!

Querido Inter peleando pela América, jogando fora, nos sempre temidos campos argentinos.

E o adversário, o mesmo que segurou o Barcelona de Messi até os últimos minutos, o atual campeão, o time do craque mundial Verón.

Como eu gosto destes jogos. São estes que ficarão na memória, que serão lembrados por muito tempo por qualquer colorado ou gremista. Sim, os co-irmãos irão secar como nunca, e reterão este jogo na memória por anos, para o bem ou para o mal.

E assim como o Daniel, me deixarei levar pela emoção. Pois este será um daqueles jogos que esperamos toda temporada, mas que só acontecem de tempos em tempos.

Um grande jogo, contra um grande time, valendo pelo maior torneio das Américas.

Avante Inter!

Schroder-EUA disse...

Esse Vidarte pelo historico so erra. Nao foi ele que lançou os 23 do Dunga com Neymar e Ganso...

Rossato disse...

Vidarte não é reporter, é palpiteiro!

Se eu ligar pra ele e falar que Nilmar volta pras semis, ele publica.

Credibilidade 0 (zero), ou como diria uma guria num chat: Cero! (e dá-lhe aulas de português)

hehehehehehehhe

morro e não vejo tudo!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Boa Daniel !

Também ajo SEMPRE assim, pois se pensasse diferente nem iria aos jogos para ver as equipes titianas, fossáteis e outras...

Razão é em casa na hora de analisar, se bem que quando vejo asneiras (e não são poucas) acabo por chutar o balde...

Em LA o negócio é emoção, torcer antes, analisar depois...

Estes dias vi uma frase ótima...
Os olhos dos jatobás são os radinhos de pilha...

Schroder-EUA disse...

é feriado no Brasil? To achando movimento fraco hoje por aqui. Será que o pessoal da ancioso demais.

GC-Inter Sempre disse...

Estou muito confiante para o jogo quinta-feira, pois o Inter cresceu na hora certa desde aquele jogo contra o Banfield que vencemos... nossa defesa melhorou muito pricipalmete com a saída do indio, pois o técnico ficava trocando os zagueiros td hora... e agora precisamos melhorar é o ataque. e dá-lhe Inter!!!

Ike disse...

Louis tá calmo porque o pessoal ta mais nervoso que gato em dia de faxina!

Daniel está certo, acima da formação tática, acima dos esquemas e dos nomes, jogos como esse se ganham no preparo mental, Os 11 que vão pra campo tem que jogar com o já famoso "sangue nos olhos".

Lembram do Sóbis no Morumbi? pra mim aquela é a mais perfeita representação de determinação em campo que eu já vi na vida, se o INTER entrar assim em quilmes saimos classificados, independente da escalação.

Marco disse...

Já que ninguém quer ler análise, lá vai: não podemos ficar atrás, tentando contra-ataque.

Depois não digam que não avisei!

Mas, se jogarmos como nos últimos jogos da LA, tocando a bola, ameaçando o gol adversário, com Alecone e tudo, sairemos classificados.

Estou nervoso, não tenho mais unhas e comecei a roer os dedos, na altura das articulações centrais. Até quinta-feira a noite, deve estar tudo em carne viva.

Pior: meu sócio, sãopaulino, marcou a festa de aniversáros dos filhos no horário do jogo.

Ainda não descobri como vou fazer para vazar.

Alexandre R. disse...

1 x 1. Gol do walter no inicio do jogo.

Tb to nervoso pro jogo.

Klaus disse...

Inter deve jogar com duas linhas de 4, marcação avançada, surpreendendo os casteJanos.

E não me venham com somente o Alecsandro no ataque. Se fizerem isso, Fossati e a direção não podem desembarcar no aeroporto.

Klaus disse...

E o foi o preparador colocar tudo no ventilador, para os caras correrem como nunca!

Klaus disse...

Convercei com amigos castelhanos e disseram que jogar nesse estádio e pior do que jogar na Bombonera.

Disseram que no vestiário, se a torcida canta, não dá para ouvir nada.

E afirmaram que lá todo mundo dá como certa a vaga para o Estudiantes.

Principalmente depois da indicação do árbitro que acreditam ser caseiro... ABRE O OLHO DIREÇÃO!!! ESTÁDIO PEQUENO E ÁRBITRO CASEIRO...

Espero que ninguém trema... E QUE O INTER MOSTRE MAIS UMA VEZ A SUA CARA!

Marco disse...

Klaus

Melhor que eles dêm como fatura vencida, se abrirmos o placar bate o desespero. Os Colorados já passamos por isto, da soberba ao desespero.

alepauperio disse...

Belo texto, Daniel!
Para nós todos, fanáticos de plantão, é difícil se concentrar nesses dias pré-jogo. Leio todas as notícias, mas o mais importante só ocorrerá na quinta à noite. Muita coisa está em jogo. Estamos esperando por isso desde 2006. Cometemos muitos erros nos últimos anos e sempre quisemos estar nessa condição de novo. Não consigo aceitar que o Alecone seja a melhor opção, mas até aceito. Isso não modifica meu poder de torcer.
Hoje já começa o clima, com a definição do primeiro semi-finalista. Esse time do Chivas é muito leve, técnico, jovem e deve passar. Se o flamengo ficar no Universitário, essa semi será bem mais acessível que qualquer combinação do nosso lado da chave: Cru, SaoP, Estu (Xô!). COLORADO! Será outro jogo de xadrez. Isso é para gente grande. O clube do povo não tem medo. Vamos atacar e usar a inteligência. Mas será duríssimo. Vencemos por 1x0 com gol do Dale.

bernardo disse...

Vidarte é palpitero mesmo, é daqueles que numa entrevista chama Dinho de meu capitão e Fernando Carvalho de meu "presidenti".

Mas se vier alguém mesmo, espero que não seja Palermo.

Nada contra este atacante mas o Inter vai se virar num time castelhano.

Gostos dos jogadores platinos, mas não demasiado e nem como atacantes... pro brasileirão vamos precisar de atacantes mais velozes e habilidosos.

Rafael Sobis me serviria.

J. disse...

Acho sinceramente q muito do sucesso do sóbis no Inter se deveu ao f9. Lembram como o futebol dele começou precário, e subiu de produção depois q o f9 passou a "investir" no guri?

Alguém tem notícias de como ele tá? tá jogando bem? é ídolo no clube? e como voltou após a lesão? confesso q to por fora...

Marco disse...

Alepauperio

Olha, vi este LaU chileno jogar algumas vezes, é time para ser campeão, hein.

Só não golearam o Fla, em pleno Maracanã, porque o maluco cabeludinho deu um jeito de ser expulso no 1° tempo.

Só que, parece, estará desfalcado porque metade do time vai para a Copa...

Marcam forte, o time é alto e bom no jogo aéreo (defensivo e ofensivo) e, principalmente, saem muito rápido para o contra-ataque, sempre com 3 ou 4 jogadores.

Repito: time para ser campeão, e demos muita sorte de não cruzar com eles agora.

O SP também mostrou-se muito forte, com uma boa zaga e muita inteligência no meio e no ataque.

Dos times, apesar de sermos fregueses no Mineirão, talvez o Cruzeiro seja o menos complicado.

Agora, passando pelo Estudiantes, rogo aos Céus que a direção contrate um bom zagueiro e um atacante excepcional.

Aí, com o acréscimo de Tinga, dá para falar em ser campeão.

nando lb disse...

Se o INTER INSISTIR EM JOGAR para cozinhar o resultado , esperando vai perder e cair fora.
ANO PASSADO NA COPA DO BRASIL CONTRA O CORITIBA foi um vergonha o segundo jogo, mesmo com 3x1 no primeiro jogo, foi um PAVOR SÓ, tomamos o GOL no final e por pouco muito pouco não dançamos. ENTÃO VEJAM QUE BASTA SOMENTE 1 gol para o ESTUDIENTES, e se ficar na espera e dar os enormes espaços para o adversario vir tabelando até a nossa intermediaria, podem encomendar o caixão
MELHOR DEFESA SERÁ ATACAR

bernardo disse...

O Inter pegou a LDU com 8 jogadores de seleção ecuatoriana em 2006, depois da Copa do Mundo, e o resultado agente ja conhece.

Este ano existem muitas similaridades com 2006, desde a perda do Gauchão até os numeros da competição.

Como o Cone ja fez questão de se pronunciar aos microfones, tatou de discordar e dar sua opinião bonitinha.

Toda vez que chega atrasado na bola, vai fazendo pose e botando a mão na cintura.

Marco disse...

Repare nos sites esportivos, só tem entrevista do Cone e do Kleber. O Cone, quanto menos gols faz, mais fala.

Agora, se for traçar paralelo com outros anos, tem muita coisa parecida por aí, também.

O importante é o time jogar para frente, sem se descuidar. Tocar a bola, irritar o adversário, e tentar na bola parada matar o jogo.

Se ficar com 3 zagueiros e só o Cone na frente, ainda assim vou torcer muito, mas já sabendo o final da obra (escatologicamente falando).

Pior é entrar com 3 zagueiros e só o Cone, e terminar o jogo com 3 atacantes e só um meia.

Renato Rolim disse...

Schroder

Vidarte pegou a lista dos 23 jogadores pelo palpite do BEJAMIN, colunista do LANCENET.

Nem dele era a lista.

Sobre o atacante de lotar aeroporto. Apesar dele ser palpiteiro, tomara que esteja certo, pois aguentar Alecsandro o ano inteiro será tortura.

Renato Rolim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
alepauperio disse...

Marco,
Esse negócio de só o Alecnaba ser o porta-voz do time é preocupante. Todo jogo é isso, no começo, no meio e no fim. Será que a direção orienta isso? Será que é jabá pago pelo empresário? certamente não é pela voz, pela articulação da fala ou pela dicção...
Além de não jogar nada, ainda temos que aguentar o papo furado.
Mesmo assim, torceremos muito.
Mesmo assim, dá para classificar.
Vidarte é o tipo sensacionalista, joga para a torcida.
Tomara que o Inter contrate um grande atacante. O time precisa de um centroavante de alto nível.

Christian disse...

Segundo o Vidarte, o Tinga viria para o Fluminense e o Sóbis para o SEGUNDINO!

Jonatammm disse...

"Se eu ligar pra ele e falar que Nilmar volta pras semis, ele publica." HAHAHAHAHA!

Unknown disse...

Copiando o titulo do meu tópico no nação Chio??? heheheheh ou será que tu coloco esse aqui antes??

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]