quarta-feira, abril 21, 2010

12 Torneio 25 Anos do Beira-Rio


Esta semana comemora-se os 16 anos da conquista do Torneio Internacional 25 Anos do Beira-Rio.

Em 1994, o Colorado queria comemorar em grande estilo o aniversário do estádio, e do próprio clube. Para tanto, organizou um torneio, convidando o Peñarol, a Seleção da Nigéria, muito bem cotada para a Copa do Mundo, e o velho rival, Grêmio.

A competição foi disputada junto ao feriado de Páscoa de 1994. A primeira rodada, em 21 de abril, marcava na preliminar Grêmio x Nigéria, e no jogo de fundo Internacional x Peñarol.

Havia muita expectativa em torno de um Gre-Nal na final, enquanto os gremistas esperavam vingar-se do torneio que marcou a inauguração do Olímpico, 40 anos antes. Mas quando a bola rolou, os tricolores perderam suas esperanças. Após um empate sem gols, o Grêmio foi eliminado na cobrança de pênaltis.

No jogo principal, o Internacional enfrentava o Peñarol. O Colorado foi a campo com: Sérgio; Daniel Frasson, Argel, Alex Bach e Silvan; Ânderson, Élson e Mazinho Oliveira; Caíco, Fábio e Alexandre. E logo no primeiro minuto de jogo Élson abriu o placar: 1x0. Na 2ª etapa Antônio Lopes colocou Mazinho Loyola e Ricardo, na equipe. E foi Mazinho Loyola quem fechou a conta, aos 47' do 2º tempo: Internacional 2x0.

A rodada final, em 23 de abril, marcava na preliminar a decisão do 3º e 4º lugar, entre Grêmio e Peñarol, e na partida de fundo a grande decisão, entre Internacional e Seleção Nigeriana. Na primeira partida, mais uma vez o rival decepcionou. após empatar em 2x2 com o Peñarol, o Grêmio voltou a ser derrotado nos pênaltis, e ficou em último lugar.

Na decisão, o Internacional foi a campo com apenas uma modificação: Mazinho Loyola começou a partida, no lugar de Fábio. E foi este atleta, que, aos 35' do 1º tempo, abriu o marcador. Seu xará, Mazinho Oliveira, marcou mais um, sete minutos depois. Na 2ª etapa, enquanto Ricardo, Leandro Machado e Éverton Luiz entravam no time, Mazinho Oliveira (22') e Alexandre (32'), fechavam o placar: Internacional 4x0!

Classificação Final:

1º Internacional
2º Seleção da Nigéria
3º Peñarol
4º Grêmio

12 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Beleza Raul!

Não sabia desse torneio...os anos 90 nao acompanhei o Inter...é um buraco negro no meu conhecimento colorado.

Mas Raul tu tem que descobrir e a gente ja conversou sobre isso...o jogo da ZH seleçao gaucha contra selecao brasileira...so que votados pelos leitores...o jogo foi no Beira Rio entre 81 e 84 nao sei exatamente e a seleçao brasileira teve que usar camisa generica pois nao foi aprovado pela CBF usou amarela sem escudo...o Beira Rio tava lotado acho que mnais de 80 mil...e a seleçao brasil goleou os gauchos de no minimo 3 a 0...

a ZH com certeza deve saber pois foi eles que organizaram..talvez era aniversario deles...

m.rodrigo.oliveira disse...

É bom lembrar a história do nosso time.

Mas chega a assustar a mediocridade que apresentava aquele elenco.

Mazinho Loyola, Alex Bach, Silvan, Daniel Frasson.

Credo.

Louis, ainda bem que não conseguiste acompanhar o Inter nos anos 90. Essa década, com exceção da Copa do Brasil de 92, poderia ser apagada da nossa história.

Michel disse...

Eu me lembro deste torneio. Estive no Beira-Rio na primeira rodada. Foi lindo ver a torcida gremista, ocupando uns 40% do estádio (como eram nos grenais da época), apesar de seu time eliminado, ficar no estádio para secar o Colorado e, após o 1x0 rápido, começar a ir embora devagarinho, com a torcida colorada Às gargalhadas....
Na rodada final, eu não estava em POA, mas uma emissora (Manchete, TVE ou Guaíba, não lembro) transmitiu os jogos para o interior do estado. Mais uma eliminação do greminho e um passeio do Internacional (ninguém segurava o Loyola, hehe)
Só uma correção: a seleção da Nigéria que disputou o torneio era SUB-20!!

Eduardo Colorado disse...

Schroder
Eu fui num jogo entre seleção gaucha x brasileira no Beira Rio. A seleção Brasileira tinha Rivelino, entre outros, não lembro bem pois era muito jovem.O placar foi 3 x 3.
Lembro que tinhamos Falcão, portanto não deve ser o mesmo jogo.
Estou confuso, mas acho que esse jogo foi em 1972.

Schroder-EUA disse...

O jogo da qual falo com certeza nao foi nos anos 70 pois eu nao tava no Brasil....foi nos anos 80 quando morei ai, pois fui no jogo. Esse outro que tu fala é mais conhecido. Mas eu me refiro a outro jogo disputado nos anos 80.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Falei com um amigo meu que é torcedor do Fluminense agorinha. A imprensa do Rio diz que o zagueiro Dalton estaria acertado com o Inter. Como não saiu nada aqui, eu apelei para o google.

Seguem os links abaixo:

http://www.sidneyrezende.com/noticia/82210+dalton+nao+aceita+proposta+do+fluminense+e+impasse+continua

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Fluminense/0,,MUL1574966-9866,00.html

Seria uma excelente contratação. É jovem e muito bom zagueiro.

Guilherme Mallet disse...

Bah, Raul!!! Eu entrei em campo nesse torneio. Eu era da Escola Rubra. Lembro do time do Penarol perfilado e do Paulinho Maclarem que estava no banco, de calça jeans, porque estava machucado.

Abraço!

Klaus disse...

hehehe!!!

Eu estava lá, na final.
Foi a TVE que transmitiu.

Raul Pons disse...

Neste mesmo período eu estava ajudando a organizar o I Seminário de História da África.

O Centro Acadêmico de História da UFRGS conseguiu realizar um seminário nacional, trazendo centenas de pessoas do país inteiro para Porto Alegre.

Alguns dos visitantes mataram um dia de curso para ver a final, mas nós, da capital, tivemos que trabalhar. Entretanto, toda hora achava algum funcionário da Assembleia Legislativa (o curso era lá) com um radinho, para pedir informações do jogo. :D

E a final do torneio tinha muito a ver com o seminário... Nigéria, África... bem que poderíamos ter negociado com o clube um ingresso mais barato para os participantes do seminários assistirem à final :D

m.rodrigo.oliveira disse...

Aí pessoal.

Agora os cruzamentos estão ficando mais fáceis de prever.

Depois dos resultados desta quarta-feira, a situaçao está ficando a seguinte:

- Se ganharmos por um gol de diferença, pegamos o Alianza Lima.
- Ganhando por 2 gols de diferença, o adversário será o Cruzeiro.
- Com 3 gols de diferença, o cruzamento seria com o Banfield.

E aí? Quem prefere o que?

Hehehe

Unknown disse...

Esse torneio foi acordado que o Inter seria campeão. Meu vizinho apitou o torneio e foi combinado que o Grêmio seria o último mas apenas perdendo nos penaltis e o Inter deveria ganhar do Peñarol (rival do Grêmio) e seleção da Nigéria sem os jogadores conhecidos.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]