terça-feira, abril 06, 2010

27 Assessor de Futebol

Em 2006, todo mundo sabe, Fernando Carvalho era Presidente e Vitório Píffero Vice de Futebol. Ainda no final daquele ano, com o time no Japão, Píffero foi aclamado no Conselho Deliberativo como o Presidente para o biênio 2007/2008, enquanto Giovanni Luigi, anterior Vice de Administração assumiria o Futebol. E Fernando Carvalho (oficialmente) deixou o Inter.

As coisas não andaram bem. Abel saiu (oficialmente), veio Gallo. Foi-se o Gallo, voltou Abel. Então Abel saiu de novo. Mais ou menos na mesma época, também se foram Iarley e Fernandão. À deriva, sem saber que comandaria o vestiário colorado, um cargo no Inter passou a ganhar mais destaque que de costume na mídia esportiva: o Assessor de Futebol. Isso porque foi naquele momento que Fernando Carvalho retornou ao clube, justamente na condição de Assessor de Futebol.

Eis que ao final de 2008, às vésperas da Eleição Presidencial, Fernando Carvalho é anunciado como o “novo” Vice Presidente de Futebol, na chapa de Vitório Píffero, passando Giovanni Luigi ao cargo de Assessor de Futebol.

O ano do centenário passou sem alterações nesse organograma, mas já no início de 2010, um novo (esse novo mesmo) Assessor de Futebol aparece no Inter: Roberto Teixeira Siegmann, Vice Presidente de Serviços Especializados. Se você for no site do clube e clicar em Diretoria, vai ver esse nome lá, mas não dá pra saber exatamente que área de atuação é essa. Enfim...

Mas o que quero salientar é a dificuldade de se encontrar uma definição clara de quais sejam as atribuições desses Assessores de Futebol, em especial esses que logo que são anunciados na imprensa, passam a dar entrevistas no final das partidas. No site do clube, arrolados nessa função, também constam Silvio Silveira e de José Cláudio Oliveira de Lima, mas esses são nomes de bem menor visibilidade, ao menos na mídia esportiva.

Fernando Carvalho, quando retornou ao clube como Assessor, obviamente não veio como subordinado de ninguém. Giovanni Luigi, quando passou de Vice de Futebol em 2008, para Assessor em 2009, deixou a impressão de ter feito uma retirada estratégica eleitoral, tanto para a reeleição de Píffero quanto para uma possível futura candidatura sua. Mas e agora, Siegmann, por que veio? Por que o Vice Presidente de Serviços Especializados, Desembargador da Justiça do Trabalho, foi nomeado Assessor de Futebol?

Seu maior destaque sempre foi o de bater de frente com a imprensa, em especial com o grupo RBS, em artigos publicados no site do Inter. Isso faz com que ele tenha uma grande visibilidade junto à torcida. Basta ver seu texto rebatendo os deboches do ex-Presidente Gremista, Cacalo, que, no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, disse que o Inter estava usando calções de treino na cor azul.

De qualquer modo, continuo sem saber quais as efetivas atribuições desses Assessores de Futebol. Ao menos do senhor Roberto Siegmann, eu posso saber o que pensa. Algumas pistas a gente consegue ao ler seu mais recente artigo, publicado no site do clube, do qual transcrevo alguns trechos:

“É a magia da bola, como em “O Mistério de Kaspar Hauser” de Werner Herzog. Nos primeiros contatos com o mundo, Kaspar se surpreende com a queda de uma fruta redonda, que rola sobre o terreno em declive. Quem esquece o sorriso maroto de uma criança que tenta dominar a bola?

Claro, talvez esteja aí o segredo de tudo! Domínio, dominar, determinar, etc.

Nós, animais racionais, temos a pretensão de dominar tudo. Lembro do professor de Ciências Naturais que afirmava, em discutível e sintética definição, que o homem, por racional, se diferenciava dos demais seres vivos por dominar a natureza.

Com tanta onipotência, dominar a bola e atingir o resultado querido parece tarefa irrisória. Surgem as teorias, aos milhares, futebol-arte, futebol-resultado, futebol- espetáculo, futebol-força, etc. Esquemas táticos, para todos os gostos, levando o propósito de Miller quase a um tabuleiro de xadrez.

(...)

Sou daqueles que prefere não as teorias enigmáticas sobre o futebol, mas o texto solto do Nelson Rodrigues e as já saudosas definições do Armando Nogueira. Gosto da poesia sem regras, das habilidades surpreendendo as equações, da camiseta suada, do exaurimento físico e das arquibancadas em alvoroço pelo gol marcado.

(...)

Fosse um jogo de xadrez, prevalecesse o pragmatismo do velho, poderíamos estar diante do novel futebol-acéptico.

Que prevaleçam as paixões e os rituais sobre todos os amaldiçoados esquemas. (...)

Afinal, nem o homem domina a natureza, nem a bola possui lados e nem todo o espaço é reservado apenas à razão.”


São profundas as reflexões do nosso Assessor de Futebol! Até difíceis de compreender. Claro, é preciso ler todo o texto, não só os trechos que pincei aqui. Menos mal (?) que nesse artigo, o autor se dirige ao torcedor. Claro, porque, se pra nós já ficou meio prolixo, imaginem pro Walter!


27 Comentários:

Anônimo disse...

Como diz o GÊNIO; UMA COISA É UMA COISA OUTRA COISA É OUTRA COISA.

Sobre os dirigentes; nem todos são craques como o FC [ou como ele foi].

E os poemas do Armando tinham uma particularidade especial; ver a beleza onde nem todos viam.

abraço

Pepessito disse...

o pobre do Walter nem assinar o nome sabe... ele marca com um xizinho parece :-)

Roberto disse...

O que todo mundo sabe (ou deveria saber) é que Fernando "Gabiru" Carvalho apenas retornou ao inter para poder garantir as "costas quentes" de Pifero, de modo que o mesmo conseguisse ganhar o ultimo bienio. Caso contrário, esse acéfalo jamais ganharia sequer para sindico de condominio, apos afundar o inter em seguida a um título mundial, chegando ao ponto de passarmos o ridículo de ser eliminado na primeira fase da LA, no ano seguinte a ser campeão, algo inédito na competição.

O mesmo está ocorrendo agora, em ano de libertadores, quando os mesmos retardados estão comemorando os cofres cheios mas não estão contratando ninguém.
Escrevam o que estou dizendo, se o inter não ganhar a LA e for mal no Brasileiro, Carvalho vai tentar a presidência (ou vice, endossando a tartaruga Luigi), pois sabe que só assim para manter essa corja no poder. E o pior? As pessoas vão votar neles. Os sócios vão mantê-los, e os mesmos erros de planejamento dos últimos anos se seguirão, ano após ano. No futebol, não é muito diferente da política. O povo tem memória curta e reelege os mesmos bandidos, ano após ano.

Sobre Roberto Siegmann... esse é outro acéfalo, que escreveu um texto ridículo metendo pau até no Guerrinha, que muito apoiou o time quando esse retardado nem sabia o que era fazer parte do clube.

O problema do inter está muito acima de jogadores e treinadores. O problema do inter está na raiz, nessa corja que hoje lidera o time e o transforma em um mero balcão de negociações.

Roberto disse...

Enfim, assessor de futebol, assessor do assessor de futebol... nada disso importa. É tudo um jogo político para endossar um ou apoiar uma futura candidatura de outro. É um mero jogo político. Quem não é desse "partido" ou do outro, se ferra.

O que diria Mano Menezes que, pelo que soube, foi expulso da base do inter por Carvalho, por ser "cria do Miranda".

Anônimo disse...

E digo mais Roberto : Mano Menezes foi corrido do Inter pelo Carvalho por ser cria do Miranda e porque era melhor que muito tecnico que o FC contratou.

Ja o texto do Daniel de hj sobre o Siegmann, nao gostei. Siegmann nao merece destaque em lugar nenhum, ele é apenas o cão de guarda do Carvalho, aquele que faz o trabalho nos bastidores. E tem como cunhado o famoso Chumbinho(que para mim é o simbolo de tudo que esta errado no BR) Será que isso é referencia para ser assessor de futebol?

cjr-sp disse...

Sinto que concordo em 70% com o Roberto ai acima.

A estrategia ta delineada pela situaçao.

É tudo um grande projeto para se manter no poder durante muitos anos. É O QUE JÁ CHAMEI AQUI DE CHAVISMO COLORADO.

E pior...concordo com o ROBERTO que a massa com memoria curta, ainda vai acabar elegendo os mesmos que estao aí.

ENTRETANTO, ESPERO QUE APAREÇA UMA OPOSIÇAO QUALIFICADA AFIM DE FREAR O CHAVISMO COLORADO.

Outra coisa...espero dos proximos um projeto de reforma politica onde um grupo politico só pode governar o clube no maximo 4 anos.

Julio.Colorado em Sampa disse...

O Inter não tem diretoria, tem uma confraria.

Julio.Colorado em Sampa disse...

É impressão minha, ilusão de ótica ou sei lá o que? O letreiro do Museu do Inter é Azul? (foto no GloboEsporte)

Ramon Dongo disse...

Num mundo ideal deveria haver alternancia de poder na diretoria/presidencia colorada, e eu cogitei votar na chapa da oposição na última eleição. Mas foi só escutar o tal do Bier que mudei de ideia na hora. Também acho que a situação, especialmente o FC, precisa de um descanso, dar uma arejada pra poder retornar. Ou seja: "se só tem tu, vai tu mesmo."

Sem querer ser chato, mas quando o Mano estava no Beira Rio ele ainda não era "o cara". Além do mais, duvido que alguém, em condições normais, apostasse (sim, naquela época seria uma aposta) nele em uma Libertadores. Querer exigir bola de cristal é demais.

Quanto ao assessor Siegmann, me parece que ele é a caricatura do populismo. Tem um espaço no site colorado pra escrever o que ele acha que a torcida pensa e mostrar que é colorado de verdade. Algo totalmente desnecessário - ao menos a nós, torcedores.

Não acho o FC nem anjo e nem demônio, mas ele tem 2 equivocos: o primeiro é na questão de como ele avalia futebol - e isso fica bem ilustrado na questão Nilmar, que segundo ele, não faria falta no Brasileirão 2010 (aliás, o próprio FC admitiu que arriscamos demais, ainda em 2006 ao vender meio time antes do Mundial). O segundo é na questão vestiário, porque me parece que cedem demais nas exigências dos jogadores. É só ver o caso Walter, cuja punição foi um aumento de salário.

Ivan disse...

Oposição, oposição... tudo bem que é salutar, só vamos lembrar que perseguimos o mundial por décadas e mais décadas... FC & Cia conseguiram isso pra nós.

Este fato não vai se apagar tão cedo.

Não vou nem entrar no mérito de melhor ou pior, o que tem que ser visto é que a memória do mundial é muito recente para a situação ser substituída sem algum fato concreto.

Ike disse...

Vamos com calma nas análises, principalmente as mais fervorosas, pessoal!

Alguma dúvida que Fc e seu grupo são colorados? nenhuma.

Alguem acredita que estejam deliberadamente errando e prejudicando o desempenho do Inter? com certeza não.

Aproveitando o post anterior (magnificamente bem escrito pela Diana), acho que o problema é que a diretoria "errou a mão" na composição do elenco: tem jogadores que não deram a resposta esperada, tem privilégios a jogadores e empresários, tem falta de profissionalismo, falta de apoio aos jovens que sobem, faltam lideranças...a histórico nós já sabemos.

O resultado disso é um grupo desgatado, relações estremecidas, falta de confiança, sentimentos de injustiça, de inconformidade que escapam volta e meia pra imprensa, são os sintomas que tornam as coisas meio "estranhas" no beira rio. Estamos em crise de relacionamento.

Todo o futebol do Inter (inclua-se do presidente ao gandula) precisa ir pro divã fazer análise, terapia de grupo (ou de casal), e aparar as arestas, se for preciso, fazer alguns divórcios (amigáveis ou não) pro bem da relação.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Desde 2007 vem errando a mão...e não reconhecem !


Quem sabe só acertaram a mão em 2006 ?

Marco disse...

Alguma dúvida que Fc e seu grupo são colorados? nenhuma.

Alguem acredita que estejam deliberadamente errando e prejudicando o desempenho do Inter? COM CERTEZA NÃO SEI!


Ou melhor, sei, mas é melhor não falar. Onde rola muita grana, o amor desaparece rápido. Ou deixa de ser escutado.

É só isto, mas não é pouco.

Marco disse...

Sempre li e ouvi que a qualidade de um governo é diretamente proporcional à da oposição.

O Inter no período 2002-2006 foi muito bem administrado, saindo de uma situação complicada (financeira e futebolística), para o topo do Brasil, da América e do Mundo.

De 2007 para cá, a coisa degringolou de vez. E os nomes são os mesmos, mas as pessoas não. Mudaram, ou melhor, pioraram.

E é entendendo "em quê" mudaram que ajuda a entender o atual estado de coisas, no BR.

Soberba, empáfia e desprezo pelos rivais.

Relembrei, aqui no BV, o Fernando Carvalho que 2005 e o de 2009, em ambos casos enfrentando o podre do Andres Sanches (Cúrintia).

Em 2005, calou o cúrintiano diante de todos, com argumentos irrefutáveis.
Em 2090, ouviu uma simples bravata, e calou-se.

Marco disse...

Julio

O letreiro do museu, pelo menos na foto do GloboEsporte.com, é azul.

Saulo - Santa Maria/RS disse...

Carlos que perfeição essa tua análise! concordo contigo meu caro.
Não percamos mais tempo,que o primeiro da fila vá imediatamente para o divã, pq a fila é grande...

Saulo - Santa Maria/RS disse...

A propósito...alguém coloque uma mordaça no Giuliano...já esta falando demais!!!

Roberto disse...

Ramon,

quando estava no beira rio mano não era o cara, mas pelo que sei, já estava óbvio que ela era um grande técnico. Começou treinando os "fraldinhas" (ou algo que o valha) e quando FC assumiu o poder, era bem obvio que Mano em breve estaria treinando (ou muito próximo de) o time principal. Ele não foi "cortado", não disseram que ele não ia treinar ou algo do genero... ele foi CORRIDO do internacional só por ser "cria do Miranda". Só isso já me dá mais nojo ainda que já tenho do FC.
Acho que ele não merece todo o mérito, como se o título da LA e mundial fosse essencialmente dele. O tratam como um DEUS no inter. E ele não é nem de perto isso. É arrogante e comete erros infantis. Em 2006 teve a sorte de, depois de vender meio time, se deparar com um grupo que seria capaz de enfrentar os cães do inferno na final do mundial de clubes.

Roberto disse...

Mas em um detalhe eu insisto:
O próprio Piffero, outro de uma arrogância odiável, já subestimou a própria torcida. Disse que torcedor tem que torcer, treinador treinar e que o dirigente é que tem que dirigir.

Só esqueceu de incluir o sócio. Esse tem o poder, e não pode esquecer disso, de retirar essa corja do poder. Sócio não pode escalar jogador, não pode tirar técnico. Mas pode tirar essa diretoria Pífia (perdoem o trocadilho). Mas não podem ter memória curta. Não podem ouvir o discurso do carvalho, de novo, dizendo que voltará às grandes glórias, que ele será o flanelinha-do-assessor-do-vice-de-futebol-do-beira-rio ou algo que o valha.

Lembrem-se de retirar do poder quem vendeu nilmar, vendeu o brasileirão de 2010, manteve tite quando poderia ter demitido. Manteve Fossati quando deveria ter demitido. Não puniu jogadores como deveria, deixou outros serem donos do vestiário... e por aí vai. Não tenham memória curta e saibam pesar os prós e contras dessa administração. Aliás, DESSA administração. Não sejam como os da azenha, que vivem de glórias de um passado. Eu quero um inter cada vez maior, ganhando títulos.

Ike disse...

Marco, FC pode estar fazendo "concessões", digamos assim, aos empresários que investem no Inter, mas é suficientemente esclarecido pra saber que se o time afundar tanto os "investimentos" qunto a continuidade do seu grupo no poder estão ameaçados. Portanto eu acredito que, pelas razões certas ou não, as vitórias em campo ainda sejam prioridade no beira rio.

Ramon Dongo disse...

Roberto

Hoje em dia é fácil dizer que o Mano é um bom treinador, mas meu argumento é que não dá pra considerar que foi um erro mandar ele embora. Se foi corrido do Beira-Rio é outra história, mas será que ele próprio aceitaria continuar nos fraldinhas até chegar a oportunidade dele no principal?

Se a oposição apresentar um projeto interessante pro Inter, eu voto neles, mas se ficar de bravata como da última vez, não vai dar. Acho que não adianta fazer uma "administração rancorosa" só pra ser contra a situação. Esse tipo de discurso não funciona.

Sobre o Museu: não sei se olhei a mesma foto que tão comentando aí, mas não achei azul não.

Jonatammm disse...

O letreiro do museu nao é neon, é um letreiro cromado, ou espelhado. Prateado, se preferirem.

Os paineis cinza da fachada estao bem azulados na foto. Ou a camera é muito ruim ou o fotógrafo é gremista.

O Carlos disse tudo no cometário acima. Qualquer que seja o motivo, seja por coloradismo, seja pelo business, seja pela politica, FC ou qualquer presidente sempre irá almejar os titulos.

Tem que se ter competencia para chegar lá. Ser da oposição é muito facil, quero ver chegar lá e deixar a corneta de lado.

O pensamento tipico dos corneteiros é o mesmo que faz um time trocar de treinador a cada 2 meses. O resultado todos sabemos quais sao.

Para quem comemorou tempos atras a demissao do Muricy e ainda festejou que o Palmeiras tinha melhorado... ganhou 2 partidas e depois afundou ainda mais.

A campanha do AC é ainda pior, ou seja, a culpa nao era do grande Muricy.

Ramon Dongo disse...

Escurinho (o macaco-mascote) já apareceu na TVInter da inauguração do Museu Inter. Estou esperando o Saci.

Roberto disse...

Jonatammm, se FC almejasse títulos acima de tudo, não teria vendido Nilmar. Com as contas em dia, grandes promessas surgindo para serem vendidas... Ali ele vendeu um campeonato inteiro. Vendeu o Brasileirão, o centenário colorado.

Aliás, vou mais longe: Se FC almejasse títulos, não teria vendido Tinga, Sóbis e Jorge Wagner antes do mundial. Fomos enfraquecidos para um jogo porque ele decidiu que era muito mais importante fazer caixa do que se preparar para um jogo importante.

E ele segue fazendo o mesmo. Ano passado foi Nilmar E Alex. Esse ano... bom... esse ano não tem mais nenhum CRAQUE mesmo para vender... só restou Sandro (já foi), Giuliano (mixou o futebol, então talvez fique mais um tempo), e a gurizada da base, que ainda não teve chance, então deve demorar um pouco mais a ser vendida (embora esse "acordo" com o Tottenham sirva provavelmente para esse fim...)

Roberto disse...

Ramon, pelo que sei Mano foi afastado do inter sem explicações. Não é porque ele era ruim ou bom. Simplesmente afastaram ele. Política pura.

Adriano disse...

Pra mim esses caciques tão batendo cabeça desde 2007, não estão sabendo avaliar o GRUPO e mto menos conduzi-lo, só sabem vender os bons e trazer feridas tipo EDU. marqueteiros de primeira q vão ficar a vida inteira se vangloriando de 2006, e o tpo passando e nada de canéco q preste. ja imaginaram o beira lotado apoiando um time de qualidade nessa liber? bha! mas é o walter a solução!!! q fez 2 gols no profissional!!! pqp!!! só uma torcida apaixonada como a nossa pra aguentar!!!

JV disse...

EM BREVE HAVERÁ UMA VERADEIRA FAXINA NO BEIRA RIO E TALVEZ A COISA ANDA.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]