terça-feira, março 09, 2010

33 Reunião com Fernando Carvalho


Na noite de ontem tive o privilégio de participar de uma reunião com Fernando Carvalho, colorado que dispensa maiores apresentações. Foram duas horas na presença do dirigente mais vitorioso da história do clube, na qual, juntamente com meus amigos do Movimento INTERnet/BV, pude ouvir um breve relato da sua história política no clube e participar de uma intensa sessão de perguntas e respostas com o ilustre convidado.

Fernando Carvalho saudou o momento democrático vivido pelo clube. Salientou que quando começou a atuar no Inter, não haviam Movimentos Políticos organizados participando do Conselho Deliberativo, nos moldes que se tem hoje. Considera salutar a formação de um grupo jovem, representante de torcedores e sócios cada vez mais engajados com o clube, dispostos a debater as questões inerentes ao futebol e a levar novas idéias para o constante crescimento do Inter em todas as áreas.

Inevitavelmente, foi questionado sobre as relações de vestiário e o trabalho dos diversos técnicos de futebol. Carvalho foi direto ao responder que é muito diferente o trabalho de cada profissional contratado pelo clube. Trata-se de uma diversidade profunda, que se revela no trato diário com os jogadores nos treinos, concentração e vestiário. E conforme o perfil de cada treinador, deve ser a ingerência do dirigente de futebol. Há técnicos que detêm controle total do vestiário e não permitem qualquer interferência. Há outros cujo temperamento exige a constante presença do dirigente para dirimir conflitos internos naturais em quaisquer relações humanas.

Falou também sobre as dificuldades do trato com a imprensa, dos problemas decorrentes da legislação atual e das relações do clube com outros entes da sociedade civil, tanto no âmbito esportivo como no âmbito do Poder Público. Essa gama de relacionamentos que se impõe na defesa dos interesses de uma instituição da magnitude do Internacional, dão a medida das dificuldades que é administrar um clube de massa.

Quando se falou da política interna do clube, Fernando Carvalho reconheceu a existência de grandes colorados na Oposição, citando, inclusive, nomes de Conselheiros contra os quais já concorreu em eleições passadas. Salientou que se trata de uma oposição leal, com críticas pontuais. Disse, ainda, que mesmo nos grupos que hoje compõem a Situação, existe autocrítica que, em muitos casos, é bastante forte.

Mas de tantos assuntos e informações, chamou-me atenção especial uma declaração que soou como uma espécie de desabafo. Ao ser questionado se o Inter não poderia estar ousando mais na montagem do time para a Libertadores deste ano, Fernando Carvalho respondeu da seguinte forma: “Ousadia foi disputar o Mundial com aquele time!”

Nesse momento, Carvalho provocou fortes risos dos mais de quarenta presentes. Foi uma frase que, a meu ver, revelou toda a angústia passada pelo dirigente que, acima de tudo, é também um torcedor. No meu sentir, revelou o senso crítico de quem sabia que havia perdido valores técnicos do time após a Libertadores e não conseguira repor a altura. Mas, mesmo assim, com todo o empenho e trabalho desenvolvidos, foi possível superar o maior dos adversários na conquista do título inédito.

Hoje, deixo aqui este meu relato de torcedor também apaixonado. Agradeço e parabenizo meus amigos do INTERnet/BV pelo incessante trabalho que vêm desempenhando, em especial desde o ano passado, após o feito eleitoral de 2008. O engajamento num grupo dessa natureza tem me proporcionado um crescente conhecimento das coisas do Inter, além da oportunidade singularíssima de estar ao lado do Presidente mais vitorioso da história do clube. A noite de ontem ficará marcada como uma daquelas que a gente lembrará com carinho daqui a muitos anos.

Obrigado, Presidente Fernando Carvalho, pela disposição de conversar conosco e pela atenção e paciência com um grupo de colorados tão ávidos por informações e ansiosos por ajudarem o Inter a se tornar um clube cada vez mais Gigante. Continuemos nosso caminho rumo ao topo do mundo, mais uma vez. Boa Viagem ao Equador! Todos nós, colorados, estamos juntos nessa jornada!


33 Comentários:

Daniel Chiodelli disse...

Tenho algumas fotos da reunião, mas não estou me acertando com o editor do blog. Tentarei editar o post mais tarde. Baita abraço a todos!

Alexandre R. disse...

To vendo daniel - hahahahahaha

Obs. to copiando esse post pro blog dos conselheiros.

Abraços

Schroder-EUA disse...

Ninguem filmou essa reunião? Po deveriam, documento historico...me diz que alguem filmou!

Schroder-EUA disse...

Po Daniel! E a pergunta mais importante tu fez?? Tu lê o BV FC? kkkk

Schroder-EUA disse...

Daniel coloquei uma foto que retirei do site da InternetBV..pode ser?

É o Nelson la na frente??? kkkk Ele corneteou?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Louis !

Não precisou cornetear, ele mesmo (FC) corneteou............rssssssssss

Foi bastante elucidativo, por detrás do mito um ser humano inteligente (=colorado) com milhares de acertos e alguns erros...mas sempre um gentleman !

Uma de suas frases:
Muitas vezes um Dirigente faz o que não quer fazer !

Alexandre R. disse...

Louis ,tem mais fotos aqui :

http://picasaweb.google.com.br/caio.internetbv/FernandoCarvalho#

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ele sabe (através de informantes) o que acontece no BV e até falou que tem um ´certo` corneteiro...

Mas ninguém o conhece ou sabe a quem se referiu...........eheheheh

Roberto disse...

“Ousadia foi disputar o Mundial com aquele time!”

Aqui ele assume o apelido de Fernando "Gabiru" Carvalho.

Aquilo não foi ousadia, mas uma tremenda burrice que acabou dando certo porque o grupo era fraco tecnicamente mas tinha uma união e "sangue nos olhos" como poucas vezes se viu. Além de ter sido subestimado pelo Barcelona.

Agora, com MUITO dinheiro no caixa, foi mais do que uma burrice começar a libertadores com o grupo e técnico que está atualmente... foi algo de uma estupidez sem tamanho.

Não é a toa que gabiru foi dispensado do Mixto, mesmo depois de ter feito um dos gols mais importantes do futebol brasileiro. Porque deu certo uma vez, num lance isolado, não quer dizer que vai dar de novo...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Quando afirmei várias vezes aqui que tivemos muuuita sorte (mais do que competencia) em 2006 quase fui apedrejado...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Barça sem Messi e Eto´o....prá começar

Daniel Chiodelli disse...

Louis, não filmamos! Desde o ano passado, chegamos à conclusão de que isso inibe o convidado e podemos acabar perdendo alguns depoimentos mais espontâneos! Aliás, houve vários!

Sobre se ele lê o BV, creio que sim e te explico porquê.

Perguntei a ele se ele acredita que seria possível, no Brasil, formarmos treinadores dentro de casa, ou ter algo parecido com o que são hoje, Guardiola no Barcelona e Leonardo no Milan. A resposta foi: "NÃO, e por culpa de vocês. Vocês que eu digo, são os torcedores, que são muito imapcientes!"

Não sei se ele lê o BV todo dia, mas com essa declaração, tenho certeza de que ele lê o Nelson, huahauhauhauhau...

Alex Montanga disse...

Muito legal este post. Parabéns à toda equipe do INTERnet/BV pelo bom trabalho.

Vim aqui para passar o link de um artigo que li agora há pouco sobre o esquema tático do INTER. http://www.rogerioperes.com/o-esqueleto

Que acham? Me parece interessante.
Abraços!

Ike disse...

E a LA? e os reforços pra segunda fase? não colocaram uma faca no pescoço dele e exigiram contratações? ou ele saiu pela tangente com a história da ousadia e "vaselinou" o assunto?

Almilano disse...

Carlos,

O intuito do evento jamais será esse, o de "colocar uma faca no pescoço" do convidado.

Estamos lá muito mais para ouvir do que para falar. Tem sido assim desde o início de 2009, quando iniciamos as nossas chamadas "palestras temáticas".

Acima de críticas e divergências, somos um Movimento político que trata os seus convidados de maneira a sempre preservar uma boa relação.

Até o Nelson, que é um "leão" aqui, na frente dos homi fica "mansinho, mansinho", ahuahauhauhauhauhauhauha

Parabéns pelo texto Daniel, excelente pra variar, feito com um nobre coração colorado.

Ike disse...

Almilano, o "colocar a faca no pescoço" não quis dizer ser indelicado com o FC, mas sim questionar se o grupo pra disputa da LA é esse mesmo, se não há o plano de repor os zagueiros perdidos no início da temporada por outros mais experientes, etc... enfim as coisas que oi povo quer saber mas não pode perguntar

Schroder-EUA disse...

Nelson, tu chamou ele de Fernando Gabiru lá? Kkkkkk

cjr-sp disse...

Muito bom.

Tb acho FC um gentleman e uma pessoa articulada acima de tudo. É sempre bom ouvir as suas entrevistas mesmo que as vezes eu discorde dele.

Eu critico-o bastante, mas na verdade tb nutro admiraçao por termos um dirigente que sabe nos representar em qq situaçao e nao um Andre Sanchez da vida que é profundamente baixo nivel.



**************************
Mas agora que vcs tao intimo dele...na proxima vez perguntem como ele pretende ganhar a LA com esse esquema?....hehehe.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ele se confessou um retranqueiro, mas também não gosta de 03 zagueiros...

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

"Schroder disse: Nelson, tu chamou ele de Fernando Gabiru lá? Kkkkkk"


Essa eu queria ver!!!!! shusahsuhashaushashuashsahsau


Muito legal isso do movimento...essas palestras tematicas são muito boas para q os "futuros" dirigentes do S.C.I. possam ir se ambientalizando com o dia-a-dia do clube!!!


Parabéns!!!!!!

Paulo disse...

Muito boa a redação do texto, parabéns! Gostaria de ter acompanhado.Fico mais curioso para saber das perguntas e respostas do FC, deve ter sido revelador mesmo. Vocês não gravaram o papo né? abraço e força aí!

Cleber_Tapes/RS disse...

O Inter ganhou do Barça por várias razões

Sorte foi uma delas

A inteligência do Iarley foi outra delas, tanto no passa pro gol como depois fazendo o zagueiros do Barça de bobinhos por uns 7 minutos

As defezas do Clemer também

E também pelo Barça subestimar o Inter

e etc. e etc...

Sobre o FC

Não tem nada de reforços e diferente de 2006 eu não tenho esperanças de título nenhum em 2010

poderemos até ganhar algum título mas será na pura sorte
porque esse time não tem gana, não tem raça
apenas alguns bons jogadores

mas como colorado vo botar minha ceva a gelar e torcer muito

Schroder-EUA disse...

DIFICIL MESMO...sera ganhar Mundial novamente. Libertadores ate da facil...mas nao sei se teremos a mesma "sorte" de 2006 no Mundial...imagina que saco perder no Mundial!!??

Almilano disse...

Carlos,

Perguntaram a ele se ele não deveria "ter ousado um pouco mais" na montagem do time da LA 2010.

Ele respondeu dizendo que "definir o termo ousado" é complicado, que na visão dele o time é sim competitivo e talicoisa... e finalizou:

"Ousadia é ter jogado o mundial com aquele time!"

Gargalhada geral na sala :)

O homem é bom de retórica heheheheheheh

Almilano disse...

Ah, o Chiodelli até colocou isso no texto dele aí hehehehehehehe agora que me "alembrei"

Almilano disse...

E pelo jeito o Daniel NÃO SE ACHOU com o tal de BLOGGER pra postar mais fotos ahsudhasudhasudh

Leonardo Oliveira disse...

Tá mas se ele admitiu que tb não gosta de 3 zagueiros... não sabia antes de contratar que o Fossati adora os 3 zagueiros?
Acho que o vice de futebol deveria procurar um treinador que tenha afinidades com o seu pensamento tático, não?

Guilherme Barcelos disse...

Se o FC é GABIRU...

O que sobra para os demais dirigentes que não ganharam nenhum título internacional expressivo???

Algumas sugestões:

---------------------
---------------------
Eraldo "Ediglê" Herrmann (presidente em 1975)
---------------------
---------------------
Frederico "Michel" Ballvé (presidente em 1976)
---------------------
---------------------
Marcelo "Hidalgo" Feijó (presidente em 1979)
---------------------
---------------------

Fazendo assim, poderemos desrespeitar todos os nossos dirigentes vencedores! Excelente, não?

O que acham?

Almilano disse...

Guilherme,

Faltou ainda o José "W. Monteiro" Asmuz (presidente em 1992)

ahahahahahahahahahahaha

geoband disse...

Muito bom.

GILSON - PR disse...

Gostei do texto e da ação dos conselheiros do BV. Parabéns!!!!


Louis, você observou os últimos comentários do Wianey, o cara está buscando encontrar de todas as formas atacar o colorado. Se implica até quando serão os jogos do BR.

O cara está ficando declaradamente anti-inter.

Schroder-EUA disse...

A Ultima do Wianey

"Derrotar o Inter pra espantar a crise"

O cara ta PROVOCANDO MESMO!!

Anônimo disse...

Wianey é um completo doente. Quer ser o milton neves dos pampas às custas do Inter.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]