quinta-feira, fevereiro 04, 2010

14 A Verdade 12 anos depois

São poucas as vezes que misterios do Futebol são resolvidos. O Exemplo abaixo é um que depois de 12 anos a verdade finalmente foi contada.

Em 1990 a Seleção Americana de Futebol voltou a Copa depois de 40 anos sem participar. Um time quase amador e muito jovem consegiu se classificar pra Copa e até não fez muito feio, por exemplo perdendo pra poderosa Italia por apenas 1 a 0. Mas foram eliminados como esperado na primeira fase.

Em 94 como sede entraram direto na Copa e já com um time mais experiente e organizado conseguiram chegar a Segunda fase inclusive ganhando de uma das favoritas, Colombia, por 2 a 1 na primeira fase. A Colombia foi eliminada e um de seus jogadores mortos ao retornar ao seu País. Contra a Suiça no primeiro jogo de uma Copa num estadio Coberto o atacante Eric Wynalda fez um golaço de falta. A partida terminaria 1 a 1. Os EUA então enfrentou o Brasil na Segunda Fase na frente de 100 Mil torcedores no Dia da Independencia Americana. O Brasil ganhou apertado com gol de Bebeto. Os EUA saiu de campo derrotado mais ao mesmo tempo satisfeito com o avanço do Futebol Americano em apenas 4 anos.

1998 prometia.

Primeiro eles tinham que provar que iriam se classificar novamente e fizeram isso sem muita dificuldade. Os EUA aos poucos se tornava a maior força futebolistica na Concacaf junto com o Mexico. Países como Honduras, Costa Rica começavam a ficar bem pra tras.

Durante essa decada um jogador em particular levou o futebol dos EUA a Europa. Era o meio campista John Harkes que jogou boa parte dos anos 90 na Inglaterra. Na Seleção Americana ele era o Capitão. Ele estava lá com o jovem time de 90 e novamente em 94.

1998 prometia ser o ano em que os EUA ia provar definitivamente que o Futebol havia chegado aos States pra valer. Em 1997 o tecnico da Seleção Steve Sampson em entrevista falou do Harkes "John Harkes é o capitão eterno desse time!" Querendo dizer que o Harkes seria Capitão do time até quando quisesse.

Mas 2 meses antes da Copa o tecnico Sampson inexplicavelmente não só tirou Harkes da posição de Capitão do time como cortou ele do elenco que iria pra Copa de 98. Lembro que na epoca eu não conseguia entender o porque disso? Como é que tu corta o Capitão, lider e mais experiente jogador do time com apenas 31 anos em perfeitas condições fisicas?

A explicação do Sampson era que o Harkes não estava querendo obedecer suas instruções de jogar um pouco mais defensivamente. Harkes por sinal já era um meio campista defensivo. O tecnico tambem falou que havia falta de liderança na parte do Harkes. Ninguem entendeu. Nem os jogadores, nem a midia, nem a torcida.

Os EUA chegou na França em 98 em crise e sem Harkes. Havia rumores de muitos problemas internos entre os jogadores e o tecnico, especialmente pelo corte do Harkes. De cara enfrentaram a Alemanha e tomaram 2 a 0. Na segunda partida um confronto complicado pelos aspectos politicos...Irã. Numa partida que esperavam vencer, perderam de 2 a 1. Já eliminados perderam a ultima pra Yugoslavia por 1 a 0. Os EUA terminou a Copa em 32 lugar. O pior time da Copa.

O tecnico foi demitido logo apos a Copa e Bruce Arena entrou no seu lugar. Em 2002 os EUA se recuperaram e não só passaram da 1 fase como eliminaram o Rival Mexico na 2 fase e na 3 fase contra a Alemanha foram praticamentes roubados e eliminados por 1 a 0 depois de dominar a Alemanha no 2 tempo e pior, um Zagueiro Alemão tirar a bola de dentro do gol com sua mão...e nada marcado. 2006 mais uma recaída e agora mais uma chance em 2010.

Mas essa semana a verdade sobre o porque do corte do Harkes na seleção de 98 finalmente ficou conhecido.

Harkes estava comendo a mulher do atacante e estrela do time o Eric Wynalda, seu companheiro de seleção desde o inicio da decada!

A verdade finalmente virou noticia porque algo parecido está acontecendo na Seleção Inglesa entre John Terry e a mulher de um dos companheiros de seleção dele. O ex-Tecnico da Seleção admitiu que essa era a razão principal pelo corte do Harkes.

Isso só mostra que nós torcedores, longe dos bastidores não sabemos de nada do que realmente acontece lá dentro. A gente ouvi rumores, mas realmente não sabemos o que acontece de verdade dentro do clube, vestiario ou fora de campo. Quantas vezes já ouvimos falar de brigas em vestiario e coisas assim....só podemos imaginar as coisas que realmente acontecem.

Agora, será que um dia realmente sai a verdade do que aconteceu com Ronaldo nessa mesma Copa?

Em 2003 Wynalda se separou de sua Mulher. Harkes lançou sua Auto-Biografia em 1999 entitulado com Ironia "Captain for Life & other Temporary assignments". No livro Harkes não revela esse "pequeno" detalhe. De que serve uma Biografia se você não vai ser honesto?

Harkes (E) e Wynalda (D) comemoram um Gol.
Hoje os dois trabalham como comentaristas. O Wynalda na Fox e Harkes na ESPN.


Wynalda Faz Golaço na Copa de 94


14 Comentários:

Marco disse...

Luis

Os EUA perderam só de 1x0, mas o Brasil jogou boa parte com um a menos, porque Leonardo foi expulso no 1° tempo.

Sob o forte calor do verão, ainda assim nos impusemos aos ianques.

Ganhar dos EUA, com um a menos, na casa deles, no Independence Day...


NÃO TEM PREÇO!!!!

---

ps: 12 anos depois, bem que a verdade sobre o ocorrido com Ronaldo, na final da Copa 1998, poderia vir a tona. E o que ocorreu no vestiário, também.

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Marco, quer saber a verdade de 98?

Ronaldo fez noitada, chegou totalmente bebado na concentraçao e deu o maior rolo. Dunga brigou a socos com Leonardo pq Dunga nao queria o Ronaldo bebado no time. Acabou que a Nike e CBF escalaram o gordonaldo bebeum e deu no que deu.
Simples, rapido e sem teorias de conspiraçao.

Obs. Vao me perguntar como sei disso? ahhhhhhhhhhhhhhhh, sei de muitas coisas e aos poucos vou falar, principalmente em relaçao aos 'idolatrados' dirigentes colorados.

João Gabriel disse...

O corno foi em 1998 e ele se separou em 2003?????

Que horror!

Tinha é que ter levado o cara pra Copa, fazer os dois se entenderem na marra - trancando os dois sozinhos no vestiários com apenas um estilete.

Fora isso tinha que levar a vagabunda para a Tribuna de honra e escancarar a sua condição de cadela!

Ramon Dongo disse...

Bom, pelo jeito existem fatores extra campo que realmente derrubam um jogador. Aqui em Porto Alegre tivemos o célebre caso Danrley vs Palhinha e o goleiro da azenha simplesmente não foi mais o mesmo depois que a torcida colorada resolveu homenagear o fato com uma musiquinha pra ele.

O fato é que jogador de futebol é considerado um ser "superior" por nós, reles mortais. Só que deve ser difícil ser um "joão ninguém" num dia e, em outro ser "o cara". Em quem confiar? Não digo só nas marias-chuteiras, mas também nos amigos (da onça)... Olha o maradona, jogava o fino da bola e foi andar com os caras errados...

Mas, se eu tivesse que escolher entre um festeiro Romário e um crente Kaká, escolheria sempre o REi da pequena área hehehehe.

Almighty disse...

Rodrigo, tua versão fico muito simples!

Eu acho que o Ronaldo em 98 fez um festança com um monte de traveco regado a capirinha e KY, no final foi da um calote e apanho do viadedo.
Daí no dia seguinte foi joga depois de apanhar e ainda de ressaca e deu nisso.

mas claro a cbf não ia entregar o seu garoto propaganda hehehe

Schroder-EUA disse...

Otim pergunta Marco e bem lembrado...vou ate incluir no fim do texto.

cjr-sp disse...

O que aconteceu em 98 foi que a FRANÇA tinha um time muito bom e nao ia dar para o Brasil com ou sem Ronaldo, com ou sem brigas, com ou sem discussao no vestiário...etc,etc,...

ZIDANE tava no auge e o time deles era o melhor e mereceu ganhar a copa. Alias, torci para a FRANÇA na final.

J. disse...

crj: a cornetagem levada ao extremo. Bom título para um sessão da tarde.

Marco disse...

CJR

Não estou falando do que ocorreu em campo, do baile que a França deu.

Estou falando do que rolou no vestiário, e foi coisa feia.

Schroder-EUA disse...

apergunta q nao quer calar...quem que o chiquinho comeu?

J. disse...

essa eu t respondo Louis: "comeu" a gratidão, qdo ficou intermináveis meses no dep. médico sendo tratado do bom e do melhor pelo clube, ou ainda pode-se dizer: sendo tratado como ídolo - qdo não passava de mais umas das promessas q passaram pelo BR. E o q fez qdo saiu? Falou q não era valorizado... faz favor... rendeu em q outro clube como "craque"??

Anônimo disse...

Shoereder, a pergunta sobre o chiquinho ja foi respondida.

O pai do Chiquinho brigou com o todo poderoso Newton Drumont, o Chumbinho, que em 2002 nao estava bem de grana e agora parece que está nadando em dinheiro ** engraçado né?** que por acaso é cunhado do Sieggman, um dos nomes mais fortes do Inter Grande e tambem o cão de guarda do FC na politica do clube. Por causa disso Chiquinho foi limado de cima a baixo no Inter.

Um dia apareço com meus cabelos brancos num churrasco que vejo que sai de vez em quando nos blogs e conto de onde sei isso tudo.
Futebol fede. Nao esqueçam disso.

Chego a ter pena dos jovens conselheiros da chapa3 quando vejo o entusiasmo e dedicação deles pelo clube. Um dia a realidade vai chegar na cara deles e muitos irão desistir porque conviver com a lama e a podridão não são muitos que aguentam.

Marimas disse...

Tb torci para França.

Terminado o jogo fomos pra Av. Bento Gonçalves, em Pelotas, completamente bebuns, comemorar sei lá o que.

E concordo quanto ao jogo, Zidane gastando a bola. Daria França com ou sem tretas de vestiário.

Um vídeozinho do Zidane, dessa vez na Copa de 2006.

Joga pouco esse GURI:

http://www.youtube.com/watch?v=tvZwirDVouI&feature=related

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]