terça-feira, fevereiro 16, 2010

25 Minimizem os Riscos

Eu não canso de me queixar do calendário do futebol brasileiro. Ano passado, como todos os anos em que o Inter disputa a famigerada Copa do Brasil, eu reclamava do risco extremo de se priorizar uma competição que poderia nos "tirar" o título do Campeonato Brasileiro. Vaga na Libertadores, parecia elementar que o Inter conseguiria, então tratava-se de questionar qual o título mais importante e, assim, priorizá-lo.

Eis que o tempo passa e de novo estamos diante de uma situação esdrúxula causada pelo atrapalhado calendário do futebol nacional. Contudo, se no ano passado eu me preocupava com a equivocada priorização de uma competição nacional em detrimento da outra, agora, em 2010, estamos diante de um conflito entre a tabela do Gauchão com a tabela da Libertadores e, nesse caso, não há dúvida quanto ao que se priorizar.

Pois bem, essa é a hora do dirigente. Na verdade, acho que já passou um pouco da hora do dirigente. Não posso acreditar que a tabela não fosse previamente conhecida ou, ao menos, previsível o risco de se ter que jogar quinta e domingo, antes da estreia da Libertadores, na terça. Menos mal que todos os jogos serão em casa. Menos mal que os adversários desta semana não devem oferecer grande resistência. Menos mal que não teremos clássico regional antes da final do turno. Contudo, essas circunstâncias não afastam o risco de que isso pudesse ter acontecido ou, pior que isso, que venha a acontecer no segundo turno do Estadual.

Mais uma vez (e como é chato ser repetitivo), parece que a prevenção não foi o nosso ponto forte. Eu estou reiteradamente afirmando que administrar futebol é minimizar riscos. É cuidar de tudo quanto é circunstância objetiva e subjetiva a fim de que não se exponha o time aos riscos inerentes ao jogo, que tornam o futebol um jogo imprevisíve,l no qual muitas veze,s o favorito é surpreendido.

É por isso que afirmo e reafirmo que ao Inter não basta tentar montar um grande time, não basta entrar nas competições como favorito. Não é demais lembrar que no ano passado éramos apontados pela imprensa nacional como candidatíssimos ao título brasileiro. Mas os riscos foram se potencializando (convocações, venda de jogadores, priorização da Copa do Brasil, drenagem ruim) e, assim, acabamos mais um ano sem vencer o principal título do futebol brasileiro.

No entanto, agora não há mais o que questionar quanto à prioridades. Libertadores é ouro, Gauchão é bijouteria. Então, uma vez definida a tabela do regional, devem nossos dirigentes agirem com convicção e firmeza. Não acredito que se chegou ao ponto de pagar o vale de pedir penico para o vizinho mas, se isso foi feito, que nunca mais se faça. Não é por aí.

Colocar titulares, time misto, reservas ou o time B não se trata de retaliação ou protesto, deve ser, isto sim, estratégia. Ninguém no planeta ousaria contestar essa prática. Mas como eu já disse aqui neste espaço, este ano, e seguirei dizendo sem me cansar, é que os acertos devem ser estudados para que se repitam, e os erros, para que não reincidam. E quando falo em erros e acertos, não me refiro apenas aos nossos, pois também devemos aprender com os exemplos daqueles que estão à nossa volta.

Ganhar Gauchão é divertido, bater o rival é muito bom. Mas Libertadores é o gande anseio. Não foi por outro motivo que se desejou tanto a Copa do Brasil no ano passado. Não é por outro motivo que se tenta contratar mais um centroavante e mais um goleiro. Não é para ganhar o regional, é porque se quer ganhar a América, mais uma vez. Então, que se siga à risca uma estratégia previamente definida, e que se minimizem os riscos.


25 Comentários:

Eduardo Colorado disse...

Devemos priorizar a LA e levar o gaucho de lambuja.
Este ano tem que ser vermelho e não posso aceitar senão o primeiro lugar nesta primeira fase que começa dia 23.
Se tiver que colocar reserva no gauchão, tudo bem, mas temos grupo prá ganharmos os dois. E tb o brasileiro
Vamo,Vamo, Inter

Guilherme Mallet disse...

Daniel,

Entra ano, sai ano e a história se repete.

Da parte do Inter, o calendário dos campeonatos foram divulgados há alguns meses. E só agora acordaram para a situação. É evidente que o Inter não estuda seus calendários, apenas organiza os próximos jogos e quando vê, já está em cima da hora.

Da parte da FGF é a vergonha de sempre. Ao invés de valorizar e apoior seus dois grandes carros chefes (Inter e Grêmio), parace que a FGF tem ciúmes de seus Clubes. TODOS os anos, cria problemas para eles na Libertadores.

Eis que sempre me pergunto, À quem interessa esse Gauchão com 16 times, excesso de jogos, Beira-Rio e Olímpico com 5 mil pessoas???

Ninguém, meia dúzia de negociantes (donos da Federação).

Schroder-EUA disse...

Pois é Daniel, e eu que venho de uma cultura esportiva totalmente diferente tambem tenho dificuldade em entender isso.

Aqui os times profissionais jogam 1 Campeonato por ano. Na NBA é assim. Na NFL, na MLB e no NHL. No futebol aqui ja é um pouco diferente eles jogam 2 ou 3 campeaonatos por ano. Deve ser problema do Futebol mesmo.

Mas porra tem que mandar o time reserva pra esses jogos do gauchao...isso deveria ser automatico. Ja perdemos Dalessandro, Eller e Indio pra esses joguinhos. Bota o time Reserva (nao o B) e fim de papo.

Everton Rocha disse...

Concordo, o calendário brasileiro é uma verdadeira varzea, vai ano, passa ano e os caras não param para se organizar, fico indignado com isso, pois é tão fácil e os mesmos fazem questão de não resolver este VELHO problema.

O Internacional tem que colocar TIME B nas partidas do interior para que a federação tome vergonha na cara e organize direito estas datas...

INTER B no gauchão... JÁ

col disse...

De fato, erros de organizacao de todos os lados (Inter e FGF).

Pablo Faria disse...

É elementar demais, como você bem disse Daniel. Porém, parece que nossa direção continua sofrendo para compreender até o elementar...

Marimas disse...

Não sei se é fácil a direção peitar interesses $ de TV, competições, publicidades. Na real vc´s com certeza sabem disso mais do que eu.

Mas priorizar competições e escalar o fraldinha que SEJE, é básico.

Na pior das hipóteses, uma forma de protesto.

Jardel Marchiori disse...

Mesma ladainha do ano passado. Meu, coloca o INter B n gauchao e prioriza a Libertadores. Essa direção se queima por merda. Deixa o gremixo ganhar se for o caso, e dai??? Escala o time reserva, ou misto, e pronto. Parece que eles ficam ais preocupados em nao deixar o gremio ganahr alguma coisa do que opróprio inter conquistar. só no RS mesmo.

Jhonny_região do ABC disse...

Coloca os juniores se for o caso, não que desdenho o Gaúchão, mas nesse ano temos uma prioridade maior, então não tem o que pensar , é colocar o time B!

Mas culpo maior a CBF, que deveria parar só de encher os cofres da seleção e se preocupar com os clubes brasileiros, poderia fazer outras divisões do campeonato brasileiro, capital é que não falta para investir, o que falta é vontade de colocar a mão na massa, assim faria girar o dinheiro nos times interioranos do Brasil todo, acabaria com os regionais e esse calendário brasileiro anual tosco. Faz estilo a 3º Divisão, onde clubes jogam entre si nas
sua respectiva região e, conforme for passando de fase, vai integrando-se as regiões do Brasil (por exemplo um time do Amazonas enfrentar um time do RS, só aconteceria nas finais, isso diminuiria muito os gastos com despesas de viajens longas) e
ajudaria muito os times pequenos, podendo fazer um campeonato que durasse o ano todo (pois muitos clubes após acabar o Gaúchão fecham as portas e só abrem no próximo ano)e girasse o capital desses clubes não só por meio ano.

Deixo a idéia, o que vocês acham, seria viável?

Abraço

Unknown disse...

Sr. Daniel boa tarde, é muito bom saber que temos conselheiros Colorados como o sr. Muito bom texto. Qual a sua profissão ?

Daniel Chiodelli disse...

Alexandra,

sou sócio do Inter e associado do Movimento Político INTERnet/BV, mas não sou Conselheiro do Inter.
Mas o que importa é que podemos debater essas ideias e levá-las, de algum modo, ao clube.

Ah, e por favor, não me chame de senhor, heheh!

Baita abraço!

Marco disse...

Excelente texto, como sempre!

Joga com o time reserva, se não ganhar deste Juventude aí, um dos piores que vi nos últimos anos, dispensa tudo...

Claro que é exagero, mas não devem entrar titular algum, nos reservas e no B temos jogadores para bater fácil, inclusive o que vier no domingo.

Polaco na Serra disse...

Saio da toca para afirnmar: 100% de apoio...

Polaco na Serra disse...

Porém, discordo de quem afirma em time reserva em todos os jogos do regional, tem que aproveitar SIM o regional para treinar e entrosar o grupo, sempre com a coerência de datas. Sobre as lesões, infelizmente irão acontecer de uma forma ou outra, no regional, na LA, em treino ou seja lá o que for... não adianta deixar os bonecos guardados em caixinha de vidro para não sujar...

Marco disse...

Polaco

Você tem razão, não adianta guardar as bonecas em caixinha de vidro.

Mas o time reserva tem que dar conta do Juve.

E, para escalar um titular, tem que ver como está o ânimo dele para encarar um jogo do Gauchão.

Se o cara entrar em campo, para tirar perna de dividida, melhor deixar de fora.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Dr_Inter, no Plantão L.A./2010

HAY ARQUEIRO CAMPEON EM PORTO ALEGRE
Apos Kleber Pereira, Pato Abondanzieri chega encima da hora... pontualmente!!!

Claro que a ordem será poupar... Até para que a FGF/RBS aprendam a respeitar a hierarquia de uma LA.
No mais temos plantel sobrando em qualidade e agora bem completinho em quantidade. E no mais sigo acreditando que a continuidade de jogo é que traz o resultado na competição.

Time para hj já sem VARIOS TITULARES e 'QUASE TITULARES', todos poupados: Bruno, Indio, Sorondo, Andrezinho, D'Ale, Giuliano, Thiago Humberto (e agora o PATO...).
Acho que até Kleber podia ceder posição hj para a estreia do Eltinho, afinal temos que testar esse rapaz com vistas a inscrição na LA. Edu e Taison deverão (minha opinião) ser reservas na LA tambem...
O proprio Alecsandro (GABIRU 2010) já deve ter sido suficientemente avaliado pelo Uruguaio e vai pegar banco do bem mais consistente Kleber Pereira... Ou seja, mais 1 potencial reserva no time hj...
Só o Guina e o Sandro tão no risco... Se bem que o Fossati pode surpreender tanto com o Gleydson hj, quanto com o Matias (seja poupando o Guina como assumindo a titularidade do Sandro...)

Domingo. Misto do B+reservas do A (tipo: Muriel, Arilton (Daniel), Vagner Silva (Danilo Silva), e Eltinho (Juan); (Paulinho), Gleydson, Wagner Libano e Tales Cunha; Walter(Marquinhos) e Damião(João Paulo)...
Minimizando Riscos aos TiTULARES:

Pato; Bruno; Bolivar-Sorondo-Indio(prefiro o Matias, num 4-4-2) ; Kleber; Guina-Sandro; Giuliano-D'Ale;Thiago Humberto-Kleber Pereira

Marco disse...

Hoje vão todos titulares a campo.
Pelo menos, é o que diz o site da Rede Bunda Suja.

Marco disse...

Ontem, assisti o Cúrintia e o árbitro derrotarem o glorioso Mogi Mirim.

Vou dizer uma coisa: o Mano vai ter muito trabalho para ajeitar o time, por causa do Roberto Carlos.

Acontece que o cara só quer jogar do meio para a frente, e às suas costas fica uma free-way 8 pistas, quase uma autobhan.

Como já tem 3 meias ofensivos (Tchoco, Jorge e Morais) e mais um poste (Gornaldo ou Souza) lá na frente, o time se defende com 5, no máximo.

Pior: depois de alguns minutos, o RC se coloca na faixa central, e nem defende ou ataca. No começo, tentou ir ao fundo como antigamente, mas cansou rápido e parou.

Se perder o Elias, que corre por uns três, a casa cai, porque o tal Ralf é um Maycon piorado (se isto pode existir).

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Dr_Inter receita

Nelsão, não via atrás da RBS, rapá...
A linha Editorial deles é manipulativa com relação ao futebol Gaúcho. Eles sempre mexem artificialmente na dita gangorra por 'N' razões (principalmente mercadológicas, mas tambem ideológica/clubistica) Alem de uma empreza jornalistica (que poder ser formadora de opinião esperakse ser isenta) tem varios produtos no mercado (Planetas, Gauchoes, etc) e fazer o MKT subliminarmente/mentirosamente para vender seus produtos.
O time de hj tem 3 titulares. Isso é o que observei nesses 45 dias de trabalho em 2010. Estou vendo com os meus olhos, atraves da mente do Fossati. Esquece a noticia da RBS.
Tamo poupando. Administrando. Não sou porta-voz de ninguem, apenas dando minha percepção

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Dr_Inter receita

Nelsão, não via atrás da RBS, rapá...
A linha Editorial deles é manipulativa com relação ao futebol Gaúcho. Eles sempre mexem artificialmente na dita gangorra por 'N' razões (principalmente mercadológicas, mas tambem ideológica/clubistica) Alem de uma empreza jornalistica (que poder ser formadora de opinião esperakse ser isenta) tem varios produtos no mercado (Planetas, Gauchoes, etc) e fazer o MKT subliminarmente/mentirosamente para vender seus produtos.
O time de hj tem 3 titulares. Isso é o que observei nesses 45 dias de trabalho em 2010. Estou vendo com os meus olhos, atraves da mente do Fossati. Esquece a noticia da RBS.
Tamo poupando. Administrando. Não sou porta-voz de ninguem, apenas dando minha percepção

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Dr_Inter INTERpreta

Só 3 titulares (talvez venham a ser só 2 a curto prazo) Bolivar, Guina, Sandro.

1 Bolivar só joga pq é o lider do grupo e não tem NENHUM outro zagueiro 'Master disponivel'. Perceberam que não tem outro zagueiro siquer no BANCO... Acho errada esta estratégia pq ele é nosso principal zagueiro. Mas isso a RBS não noticia.
2 Guina joga pq é o capitão, não jogou em Bento e é 'Perro Louco'...
3 Sandro pode até deixar o time a médio prazo pq, mesmo mais tecnico como volamte que sai pro jogo, o Matias marca muito melhor que ele. Se a defesa vasar e precisar de amparo (como no ano passado) é aqui que precisa corrigir.
4 Giuliano só vai pro banco pq é nosso 'diferente' hj em dia... Se engrossar é ele que vai precisar resolver.
5 Indio dodói...? Poupado. Será titular ou banco 3a-f...
6 Andrezinho com conjuntivite por 10 dias...? Poupado pra 3a-f...
7 'Bruno nem foi relacionado' (distorção da RBS)... Foi POUPADO PQ É TITULAR.
8 Afirmo que Wilson Matias, Thiago Humberto e Kleber Pereira tão muito mais perto do time que se imagina
9 D'Ale vai JOGAR (em maiúsculas); é titular...
10 A espinha dorsal agora tem base e ponta. PATO-BOLIVAR-GUINA-GIULIANO-KP.
Tô bem satisfeito.
11. Não se surpreendam se mais 2 FORTES tiverem ALINHAVADOS para 4as, Semi e/ou Final: TIPO TINGA E PALERMO... (A menos que o Damião seja um novo Dadá e o Gleidson se garanta).

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

D_Inter segue a 'psicografando' Fossati

No 3-4-2-1 (Esquema preferencial do Fossati) prevejo alguns problemas.

Na Zaga: na definição da marcação bem atras e na mecânica de coberturas pois nossos 3 zagueiros principais (Bolivar + 2 entre Indio, Sorondo e Eller) pecam no quesito velocidade. O Danilo Silva, apesar da altura, é o mais rápido; ainda assim é pouco tecnico e mais estabanado que impositivo...
Solução: usar um centromédio (esquema 4-1-2-2-1) centralizado rápido, brigador (ao contrário do Sandro), preciso e limpo no bote (ao contrário da Guina) que fecha bem nossa intermediária: Wilson Matias.
Ele pode tambem 'grudar' no principal atacante de seu setor deixando o do outro lado ao Bolivar e ficando Sorondo pra sobra.
PS. Prefiro o Sorondo pq com uma defesa organizada e um chefe Uruguaio, ele poderá deixar de ser uma incógnita e virar a segurança (com Bolivar e Matias) da bola alta.

No meio com Guina-Sandro lado-a-lado a criação e ocupação do campo adversário tambem fica prejudicada. Alem disto, Giuliano + 1 (Andrezinho agora ou D'Ale depois) ficam sobrecatregados para armar-avançar-concluir.
Com Matias de legitimo 1o homem, avança Guina na esq de volante guardião (liberando Kleber) e Sandro na dir como armador técnico. Funciona, mas é bem cauteloso...
Solução pró-ativa: baixa um pouco o Giuliano como armador legítimo (como na Sel sub-20) plela dir (Bruno à ficar) e temos a vaga de ponta-de-lança aberta para Thiago Humberto. Qdo D'Ale voltar ele deve entrar nesta posição.

Ataque: AlecGabiru sozinho na frente não carece de análise (no 3-4-2-1 atual) pois a sua característca é auto-explicativa.
Solução: no 4-1-4-1 a vaga é de KP, que é de área vertical e EXERGA MUTO BEM A MOLDURA DAS TRAVES. A tem disto chata com as 3 (dir. esq e cabeça). Ponto.
Outra solução, ainda mais arrojada e pretenciosa (no bom sentido) seria o
4-2-2-2 (Pato; Bruno; Bolivar-Sorondo; Kleber; Matias-Guina; Giuliano-Edu(D'ALE);
Thiago Humberto (Edu)- KP
Essa parece, infelizmente, mais dificil do Fossati autorizar~se a utilizar. Porem tenho uma esperança e ela se baseia no fato de que ele, e sua 'anrourage' Charrua
Não se submeterem a uma provavel força-barra do FC... Esse vai perder com sua própria cabeça, de como uma TTK pau-mandada...

PS. No ataquele confio na mística: serão FUNDAMENTAIS Tai-MICHEL (2 GOLS NA LA)& AlecGABIRU (3 Gols na LA + O GOOOL) NOS MOMENTOS NECESSÁRIOS...

A VER... QUEM VIVER VERÁ...

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Dr_Inter INTERpreta

Só 3 titulares (talvez venham a ser só 2 a curto prazo) Bolivar, Guina, Sandro.

1 Bolivar só joga pq é o lider do grupo e não tem NENHUM outro zagueiro 'Master disponivel'. Perceberam que não tem outro zagueiro siquer no BANCO... Acho errada esta estratégia pq ele é nosso principal zagueiro. Mas isso a RBS não noticia.
2 Guina joga pq é o capitão, não jogou em Bento e é 'Perro Louco'...
3 Sandro pode até deixar o time a médio prazo pq, mesmo mais tecnico como volamte que sai pro jogo, o Matias marca muito melhor que ele. Se a defesa vasar e precisar de amparo (como no ano passado) é aqui que precisa corrigir.
4 Giuliano só vai pro banco pq é nosso 'diferente' hj em dia... Se engrossar é ele que vai precisar resolver.
5 Indio dodói...? Poupado. Será titular ou banco 3a-f...
6 Andrezinho com conjuntivite por 10 dias...? Poupado pra 3a-f...
7 'Bruno nem foi relacionado' (distorção da RBS)... Foi POUPADO PQ É TITULAR.
8 Afirmo que Wilson Matias, Thiago Humberto e Kleber Pereira tão muito mais perto do time que se imagina
9 D'Ale vai JOGAR (em maiúsculas); é titular...
10 A espinha dorsal agora tem base e ponta. PATO-BOLIVAR-GUINA-GIULIANO-KP.
Tô bem satisfeito.
11. Não se surpreendam se mais 2 FORTES tiverem ALINHAVADOS para 4as, Semi e/ou Final: TIPO TINGA E PALERMO... (A menos que o Damião seja um novo Dadá e o Gleidson se garanta).

Everton Rocha disse...

NÓÓÓSSAAAAAAAAA

Rossato disse...

e a Loira, Everton???


UHUUUUUUU \o/

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]