terça-feira, janeiro 05, 2010

25 Seu Jorge

Foram muito boas as primeiras impressões do treinador colorado contratado para 2010. Não se trata de uma pseudocelebridade do mundo da bola. De um tempo pra cá, técnicos de futebol ganharam um status meio exagerado a meu juízo, sem contar nos salários. Mas não parece ser o caso de Jorge Fossati, ao menos a primeira vista. Mesmo assim, apresenta um bom currículo recente, campeão da Recopa e da Sul-Americana com a LDU, venceu o próprio Inter e conhece muito bem o futebol latino-americano, sobretudo uruguaios e equatorianos.

Esse cartel me parece importante para qualquer profissional que se cogite para treinar o Inter. Qualquer vestiário de grande time brasileiro é, naturalmente, um moedor de carne. O colorado, especialmente depois de 2006, é um Master Plus. É o vestiário Campeão de Tudo, onde um jogador desconhecido já chega do México adjetivado pelo dirigente mais vencedor da história do clube como um reforço espetacular. Se isso poderá (e vai) lhe causar dificuldades decorrentes de uma imensa e intensa cobrança, também vai lhe dar um certo poder de barganha na hora das disputas internas. E Fossati vai ter que administrar isso. Isso e muito mais.

Em tese, Fossati parece qualificado para o desafio que se lhe apresenta. Ainda em dezembro, quando de sua apresentação oficial, surpreendeu por suas declarações iniciais, num português bastante claro, demonstrando bom conhecimento quanto ao grupo de jogadores colorados. Demonstrou humildade ao dizer que ainda precisa melhorar seu português (fala melhor que muito brasileiro), mas acertou ao dizer que linguagem da bola universal. Agradou ao falar em conjunto, salientando que o indivíduo jamais se deve colocar acima do coletivo, caso contrário, não terá lugar no seu time. Sua fala é pausada, mas firme e direta.

Nas entrevistas que concedeu posteriormente, não pipocou ao afirmar que de nada adianta chegar o Wilson Matias se sai o Sandro. Também falou que o trabalho, mesmo, aquele que faz a diferença e que ele estava ansioso para começar, é no campo de jogo. E afirmou que, embora ele e sua comissão técnica estivessem analisando o grupo de jogadores por DVDs, é no contato direito que se conhecem as pessoas. Óbvio, mas é justamente isso que vem me agradando em Fossati. Não me lembro quando foi a última vez em que vi um técnico de futebol fazer o óbvio.

Ontem, ao se apresentar perante o grupo de jogadores, falou em família. Mais uma vez, gostei. Conviver em família não é fácil. É preciso administrar diferenças, dividir espaços, compartilhar objetos, etc. Há discussões, disputas, até mesmo brigas, mas tudo dentro de casa. Se alguém de fora mete o bedelho, todo mundo defende os seus, ninguém admite interferências alheias. E esse também deve ser, penso eu, o espírito reinante num grupo de futebol fechado, focado no mesmo objetivo.

Outra coisa que me agradou foram suas declarações a respeito do Inter B. Disse que quer esse grupo na pré-temporada, que quer fazer coletivos do time principal contra o B e aproveitar os jogadores que se destacarem. Interessante! Desde que surgiu o tal de Inter B, vi mais jogadores do principal serem escanteados para o grupo secundário que destaques daquele subirem para o principal.

Enfim, recém agora começa a preparação do time para 2010. O ano, pra valer, como quase tudo no Brasil, começa mesmo só depois do carnaval, daqui a cerca de 50 dias, em 23 de fevereiro, no Beira-Rio. Por enquanto, gostei bastante do que ouvi de Fossati, mas tudo é mera teoria. A prática, como ele mesmo disse, começa agora.

Vou dar meu voto irrestrito de confiança a Jorge Fossati. Acho que ele merece isso da torcida, da imprensa e do grupo de jogadores. Da Direção, bem, da Direção acho que ele merece mais. Acho que ele merece, no mínimo, um centroavante espetacular.

25 Comentários:

bernardo disse...

Ele precisa jogar as partidas do gauchão - ao menos os jogos dentro do Beira Rio.

Eu acho um risco tremendo entrar cru na Libertadores, enquanto que SP, Corinthias, Cruzeiro e Flamengo estarão treinando a finco nos estaduais.

Como fazer a diretoria entender isso???

Marco disse...

Chiodelli

Excelente texto, um dos seus melhores, julgando por conteúdo, lucidez e estrutura.

Vamos com o mesmo "timaço" de 2009, mais os acréscimos de dois laterais e do "espetacular" Wilson Mathias.

Não dá para esperar muito, mas talvez seja melhor assim.

Comecei 2007 e 2008 com a ansiedade lá em cima. De 2009, não esperava muito, embora tivesse alguma expectativa.

Para 2010, o que vier está bom. Até Gauchão...

João Gabriel disse...

O Inter, até onde eu sei, vai jogar os jogos no Beira Rio com titulares.

Faz bem. o Corinthians vai colocar reservas no estadual.

Quanto ao grupo, acho que poderíamos contratar um goleiro bom (e bom é melhor que médio e médio é o Lauro) e um atacante ótimo. O cara não basta fazer gols, tem que fazer jogar!

m.rodrigo.oliveira disse...

Pois é João Gabriel.

Concordo contigo.

Mas quem seria esse atacante aí?

Acho que não seria o Sóbis. O Fred, depois que a Unimed renovou com o Flu, ficou impossível. Talvez o Ricardo Oliveira.

Fora esses, quem?

cjr-sp disse...

Eu gostaria de ver o que o INTER vai fazer com esse monte de idosos na zaga, todos eles com muita bagagem e todos jogando muito pouco.

E ainda ventilam o POLGA, outro idoso...

Precisamos se desfazer de pelo menos dois zagueiros dos velhos. Esses 4 aí significa vestiário minado. QQ inocente vê isso...

O certo seria dois velhos mais o danilo silva e mais um SIDNEI da vida. Aí teríamos equilibrio.

*******************

Quanto ao ataque...só existe um jogador no BR capaz de botar a bola para dentro sem pestanejar. O NOME DELE É LÉO.


Atençao FOSSATI...O NOME DO CENTROAVANTE CHAMA-SE "LÉO".


O resto todo nao vale nada. NADA VEZES NADA. Me refiro as NABAS Alec, taison, tales cunha(pelo amor de deus), Walter e EDU.


******************

Desconfio que o time B, com leo, italo, wagner libano, e mais alguns passa a regua facil facil no time principal na serra. Veremos....kkk.


*******************

LAURO E MURIEL...SAO NABAS CLASSICAS...O AGENOR É MELHOR QUE ELES...MAS TB É MEIO RUIM.

*******************

SEM UM ZAGUEIRO JOVEM, UM GOLEIRO FIRST CLASS, UM LAT. DIREITO AFIRMADO, E UM MATADOR NAO TEM COMO IR ADIANTE.

*****************

A grande pergunta do ano é quem vai entrar quando o DALE cansar ??? coxa colada OU O BEM MELHOR, TIAGO HUMBERTO??


*****************

Tá mal a coisa...

Mas torceremos igual..fazer o que né...

cjr-sp disse...

Seguinte pessoal...

Acho que o Curintia leva essa LA. A presao é grande, o time deles vai estar bem armado. Tudo indica que os bastidores estao ajeitados na comenbol.

Ao Inter restaria montar um esquadrao...como nao é o caso, muito pelo contrario...ficaremos pelo caminho.

***********************

Só espero que os movimentos de oposiçao se articulem e formem uma chapa forte, profissional para o fim do ano.

Sds Coloradas.

Marco disse...

Fossati tem meu apoio, até prova em contrário. O discurso é bem parecido com o do Mário Sérgio, se seguir o que fala pode ser relativamente bem sucedido...

... mas, para ganhar a Libertadores com este grupo, terá que fazer mágica!

Aí, vem beata e torce o nariz: "Ihhhh, os cornetas já começaram a gorar o time...".

É difícil explicar que não estamos gorando, mas cobrando forte para que 2010 não seja uma repetição enfadonha de 2009, 2008 e 2007...

Vem um e chama o Wilson Mathias de "espetacular", e eu tenho que crer nisto?

Estou vendo não apenas a vaca, mas o rebanho todo rumando para o brejo, e não se faz nada para mudar!

---

Ô CJR

Você acredita que Léo vai dar conta de Libertadores? É guri, sem experiência profissional, quanto mais em um torneio internacional, importante como este.

No primeiro lance, toma uma botinada por trás e pede prá sair.

Libertadores é prá gente grande...

Marco disse...

Eis a lista dos 30 jogadores que estiveram presentes na reapresentação.

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/default,2767073,Inter-comeca-temporada-2010-com-30-jogadores.html


Wilson "Espetacular" Mathias ausentou-se porque ainda não está regularizado.

Dos atacantes que ficam, estiveram lá: Alecsandro, Edu, Marquinhos, Taison e Talles Cunha. Adriano e Leandrão devem vazar.

Tirando Alecsandro, os demais são segundo-atacantes (Taison e Marquinhos) ou meia-atacantes (Edu e Talles Cunha).

Taison deveria voltar à base treinar fundamentos, ou jogar o Gauchão, fazer seus 177 gols e ser vendido o quanto antes.

Atacante tem que ser do tipo "alto e forte" ou "rápido e inteligente". Taison é rápido, mas se mudar a cor do pasto, morre de fome.

Tostão, Reinaldo e Romário foram grandes atacantes baixinhos, mas tinham inteligência e habilidade acima da média. Jogavam para si e para o time, e se precisassem jogavam para os outros 10.

Taison não consegue jogar nem com seu companheiro de ataque. Pior, individualista, puxa sempre a jogada para o pé esquerdo, que não lhe serve nem para subir em ônibus (ou no seu carrão novíssimo, tanto faz).

Mas o dono do Inter, Fernando Carvalho, já decretou que 2010 será o ano de Taison e Edu, não importando se não têm companheiro de ataque.

Alecsandro, quando recebe em condições e está na pressão, até sabe fazer gols. Fora disto, é sempre firulento e perde a bola ou o gol, porque sabe que não tem sombra no grupo.

Está na mesma situação do Lauro: mediano, é titular na falta de coisa melhor.

Klaus disse...

Cjr

O Valter vai fazer tu mudar de opinião, e o tempo vai mostrar isso.

O Edu, é um baita jogador, MAS É MEIA! No máximo segundo atacante! NUNCA CENTRO-AVANTE!

Com isso, não acho que devam ficar apenas com eles, DEVEM CONTRATAR UM TITULAR ABSOLUTO! Mas esses não são nabas e serão boas reposições.

Klaus disse...

UM off:

Fiquei sabendo que no meio do ano o Barcelona deve comprar o Carlos Eduardo por 40 milhões...

VALE ISSO?

Klaus disse...

Taison tem que ser emprestado para um time carioca e vendido no meio do ano!

Klaus disse...

Um bom reserva para o ataque... PORQUE PRECISAMOS DE GRUPO E PARA O ATAQUE SÓ TEMOS GURIS!!!

http://www.netvasco.com.br/news/noticias15/73014.shtml

Klaus disse...

ah e antes da corneta pela indicação do França, é que ouvi sobre a possibilidade estarmos tentando o Crespo!?

Nunca gostei dele. Agora, com o avanço da idade então...

MEU DEUS!!! TRAZ O BATISTUTA OU O CANNIGIA ENTÃO!!!

Diego Tardelli, não seria melhor que o Alecsandro? Tenta um negócio com o nosso atacante mais um R$ para o Galo.

Valdívia não seria uma boa para o meio? Manda o D´Ale que não quer ficar em troca!

Marco disse...

Klaus

França foi bom jogador, mas ele está há 7 anos fora... aos 33 anos, será que se recuperaria? Em quanto tempo?

Mas, pelas declarações de FC, não vai chegar nenhum grande atacante, vamos com o que temos, que é muito pouco.

geoband disse...

Triste 2010.

DIGA NÃO À MÁFIA!

m.rodrigo.oliveira disse...

Vou repetir o que já disse em outras ocasiões.

A única peça que vejo ainda estar faltando é um matador lá na frente.

Falam que a nossa zaga é velha, mas dizem que o Corinthians, com Willian e Chicão (um com mais de 30 e outro quase lá), está ajeitadinho.

Não é bem assim.

O Inter fez água no ano de 2009 pela inexistência de um lateral direito e pela irregularidade nas atuações de individualidades importantes (D'Ale principalmente).

Do time base que imagino venha a ser usado no início pelo Fossati, o ponto vulnerável é o ataque.

E tudo depende do treinador conseguir fazer o time dar liga.

No início do ano passado quem é que apostava que um time com Jorge Henrique e o Ronaldo gordo e vindo de lesão pudesse produzir o que o Corinthians produziu no primeiro semestre?

Eu levo fé no Bolívar jogando na dele, pela direita da zaga. Se o Sorondo resolver jogar o que o Fossati aposta que ele joga, então não teremos problemas no miolo da defesa. Como parece que finalmente teremos pelo menos um lateral direito, a defesa já está formada.

No meio eu não posso me preocupar. Pois Sandro, Guina e Giuliano terminaram 2009 muito bem. E como opção ao D'Ale temos Andrezinho, Thiago Humberto e até o Edu.

É no ataque que não temos hoje uma liderança afirmada, sem espaço para contestações.

Concentrem o foco no ataque. Nos outros setores, o grupo está bem encaminhado.

Klaus disse...

Também acho Marco...

Mas alguém me explica aí: SEM ATAQUE, COM JOGADORES DE MEIO-CAMPO QUE NÃO CHUTAM DE LONGE E COM APENAS UM ZAGUEIRO QUE FAZ GOLS DE CABEÇA, COMO VENCEREMOS OS JOGOS?

O ÍNDIO VIROU NOSSA MAIOR ESPERANÇA?



Ai ai ai...

Klaus disse...

2010 vai ser f#oda. PREPAREM-SE!

Primeiro a direção que não contrata!

Depois,a imprensa criando uma crise atrás da outra!

A história do Guina (que pelas informações que colhi, é um fato normal no meio);

As constantes saídas do Índio, Bolivar, agora Sandro e em breve Giuliano.


DO OUTRO LADO, OS CARAS ABANDONAM A BARCA POR TELEGRAMA E NÃO TEM NEM A METADE DA REPERCUSSÃO QUE TEM OS NOSSOS "FATOS".



ESCREVAM AÍ E ME COBREM: TEREMOS UMA CRISE OU VENDA POR MÊS NO GIGANTE!



COMEÇOU 2010!

Le_Colorado (Casca/RS) disse...

Belo texto Chiodelli!!

Um voto de confiança no treinador não faz mal a ninguém!!!!!

Quanto ao INTER acho q falta O CARA lá na frete q faça gol e q faça o time jogar!!!!!!

No meio ainda gostaria de alguém pra substituir o D'Ale quando cansar! Não acho q Thiago 1berto seja o jogador ideal..........MUITO menos o 10zinho!!!!!

Quanto aos laterais contratados.........agora temos 2 na direita e 1 só na esquerda!!!! Falta um reserva q faça sombra ao Kleber!!!!!

Na zaga acho q Bolívar dará conta do recado....jogando na dele ele é bom......... falta um companheiro pra ele....q pode até ser o Sorondo...mas esse tera q provar q merece ainda vestir a camisa do INTER!!!!!!!!!!


Mas algo me deixa mais preocupado..........e essa preocupação é a mesma do Klaus........a IMPRESA azul q consome o RS.........

Na azenha os caras vão lá...depositam o valor e recebem como "comprovante de pagamento" um fax dizendo: NÃO JOGO MAIS AE!!!!! E a imprensa o q faz????? Abafa o caso..........

Enquanto no INTER.........bem no INTER ... tudo é motivo para crise....teremos no mínimo umas 4 crises "implantadas" pela imprensa azul ao longo do ano de 2010........esperer pra ver!!!!!


Saudações Coloradas!!!!

cjr-sp disse...

Marco...

Quem era dentinho até chegar na copa do brasil?

Quem era PATO e luis adriano no mundial?

Quem era o Sandro até outro dia?

Quem era o Giulano até outro dia?

Ou seja...se é bom se estabelece...toma umas porradas mas vai...

lÓGICO QUE EU PREFERERIA UMA CONTRATAÇAO ESPETACULAR...mas como sabemos que nao vem nada mesmo...o negócio é aproveitar o que se tem de melhor em casa. E dentro do BR...ninguem sabe fazer mais gols que o LÉO.

Eu formaria o ataque com Marquinhos e LÉO. Com Edu na reserva do Marquinhos...


Klaus...

Sobre o Walter eu nao posso falar aqui o que eu realmente penso...entretanto tomara que eu esteja errado e tu certo e que o guri consiga jogar bola e bem. Mas para mim os problemas do jogador sao outros...fora da bola...

******************

Agora no INTER B tem gente boa...tem um zagueiro muito bom...tem o Wagner libano na meia que bate na bola com propriedade, tem o leandro damiao, o Italo, e mais alguns...

O léo é aquele tipo de atacante que nao firula..ele simplifica tudo e marca gols de tudo quanto é jeito. Boa tecnica, bom cabeceio, chute certeiro, boa estatura, boa velocidade, movediço mas centralizado na hora H...ou seja posicionamento perfeito.

Eu vi varios jogos dele na copa SP do ano passado e percebi nele o faro de gol e a sua capacidade de botar para dentro.

***************

E aposto que o INTER B ganha do time A na pre-temporada...

Unknown disse...

Treinador nao ganha jogo, velho.

Aonde está a contratação espetacular do presidente "eterno" ?

Mais uma vez, outro ano de decepção colorada.

Maria Fernanda Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pablo Faria disse...

Bom texto, Daniel. Galera, que venha 2010! Deixa o homem (Fossati) trabalhar e vamos curtir, principalmente os primeiros meses! ;-)

inté,

Maria Fernanda Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Fernanda Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]