sexta-feira, janeiro 08, 2010

16 Previnir ou Reagir contra a Violência?

No dia 05 de Janeiro, a torcida colorada de Bento Gonçalves fez uma bela festa para receber a delegação colorada que chegava na cidade. Eis que ao amanhecer, o ato de alguns problemáticos (pretensos "colorados") resultou em grave prejuízo ao Internacional que poderia ser amenizado por gesto bastante simples de seus dirigentes.
Ao perceber um primeiro sinal de vandalismo praticado por seus torcedores, a reação imediata e natural deveria ser uma declaração pública dos representantes do Clube afirmando que:
- Quem promove vandalismo, não é colorado;
- Que esporte não é espaço para violência;
- Que a rivalidade é esportiva e, fora de campo, Inter e Grêmio são parceiros em diversos negócios, vide, patrocínios e pontos de venda;
- Que o S.C. Internacional sente-se envergonhado pela situação e, por fim;
- Que (o mais importante) irá responsabilizar-se e pagar pela recolocação do "outdoor" gremista em respeito à Prefeitura da Cidade que acolhe os clubes todos os anos;
- Que o prejuízo causado pelos tais problemáticos equivale a mensalidade de X sócios;
Tal atitude seria uma contribuição positiva para a imagem do Internacional e repercutiria até em nível nacional, além de altamente educativa e inteligênte. Mas, não. A Diretoria do Inter omitiu-se e não previu o óbvio: agressão sempre gera reação. E foi o que aconteceu.
Lamentável que ANTES de acontecer a reação, além da falta de manifestação enérgica condenando a atitude dos problemáticos, não haja segurança em frente ao Hotel Dall'onder, onde está o Inter, o que deveria ser preocupação tanto da Dupla, como, principalmente, da Prefeitura da Cidade que ganha destaque nacional por receber esses visitantes ilustres todos os anos.
Se fossem inteligentes os representantes eleitos do município de Bento Gonçalves, deveriam bancar a hospedagem dos Clubes, quem sabe até construir um estádio para 10 mil pessoas, para os amistosos da Dupla, com contrato de 5 anos, renovável por mais 5, para garantir o investimento. Seria um baita negócio, para fazer da pré-temporada mais uma oportunidade de marketing e ainda superavitária para os Clubes, como fazem aqueles clubes da Europa que compram rindo os craques que perdemos chorando.
A solução sugerida por Fernando Carvalho é como dar ganho de causa para os guris baderneiros: "Infelizmente, vamos ter que procurar o Grêmio para não realizarmos mais a pré-temporada na mesma cidade" – disse ao Globoesporte.com. E o tal apoio da Prefeitura que a Dupla não consegue junta, os Clubes teriam que buscar sozinhos. É a antítese do bom negócio, aquele em que todos ganham, pois todos sairiam perdendo.
Mas para superar em falta de criatividade a sugestão do nosso VP de Futebol, o equivalente gremista, Luis Onofre Meira, saiu-se com essa pérola:
– Eu não tenho acompanhado muito, li pouco a respeito. Mas isso é uma coisa normal entre os torcedores.
Em comum, o catatonismo, a falta de criatividade, a submissão e a preocupação zero em usar a força da Dupla para ações de marketing positivas e afirmativas de uma cultura de paz e empreendedora de grandes negócios. De positivo, a leitura correta da situação por parte do novo assessor de Futebol, Roberto Siegmann: "É importante que se diga que, além de um evento esportivo, é um evento que movimenta economicamente o município. Esporte é alegria, congraçamento, essas manifestações vão em prejuízo das instituições. Temos uma relação cordial com nosso adversário. Futebol envolve famílias".
Potencial de violência existe em todo lugar, a gritante diferença é que nos países mais desenvolvidos previne-se contra a violência por saber como é negativa para a imagem do futebol, enquanto que aqui só há reação depois que o estrago já está feito e ainda acham "normal". É a mesma atitude da Brigada Militar que Gre-Nal após Gre-Nal negligencia a segurança nas áreas divisórias entre as torcidas, deixam a provocação rolar solta, e só aparecem para coibir a violência, com mais violência, depois de o estrago já estar feito.
Esses que pensam ser "normal" a violência associada ao esporte, devem ser os mesmos que acham "normal" os estádios vazios.
-----------------------------------------
Já escrevi aqui no Blog em Setembro de 2008 sobre um episódio parecido, em escala maior por ter ocorrido dentro do Beira-Rio, mas, como se vê, NADA mudou:


16 Comentários:

Eduardo Colorado disse...

Caro blogueiro colorado:
QUANDO CERTAS PESSOAS VÃO SE DAR CONTA DE QUE NÃO EXISTE MAIS ESPAÇO PARA VIOLENCIA?
QUANDO SERÁ QUE AS PESSOAS VÃO CONSEGUIR VIVER EM PAZ, MESMO COM SUAS DIFERENÇAS?
UM ABSURDO O QUE ACONTECEU EM BENTO.
SOU FANATICO PELO INTER, MAS TE PERGUNTO. DÁ PRA LEVAR A FAMILIA PRA VER NOSSO INTER, COM TRANQUILIDADE?

Fabiano- POA-Germany disse...

Mallet. Concordo contigo, porém temos que ver o lado da direção. O que a diretoria gremista falou no caso dos banheiros químicos? Eles ressarciram o Inter do quebra-quebra e saque promovidos no bar e nos banheiros? Não, e além disso disseram que a culpa foi do SCI que provocou eles colocando banheiros químicos. Aí acho demais o Inter pagar por um outdoor sendo que nem nosso estádio foi ressarcido. E não foi apenas uma vez, colocaram fogo na nossa bandeira certa feita e não saiu uma palavra de desculpas sobre isso. Infelizmente acho que essa solução não ajudaria em nada a mudar a mentalidade de certos indivíduos, de ambos os lados.

Schroder-EUA disse...

eu acho loucura colocar Inter e Gremio na mesma cidadizinha pra pre temporada...é pedir para ter problemas. Ja que nem conseguem colocar as torcidas no mesmo estadio sem briga!! ERA OBVIO QUE IA DAR BRIGA! Tem que um ir pra uma cidade e o outro pra outra....seria aquele mesmo papo de dividir banrisul tramontina e tudo mais...sera que gremista vai deixar de morar em Bento se so o Inter for la...ridiculo né..é claro que nao!

Klaus disse...

É SÓ PUNIR!

São sempre os mesmos que fazem isso!

Mas é que tem filho de Deputado, de empresário de comunicação, de advogado renomado, de don de laboratório, de dono de marca de chinelo...

POR ISSO, NÃO ACONTECE NADA!

Pablo Faria disse...

Concordo com você, Mallet. DISCORDO do Fabiano e do Louis.

Primeiro, se cada lado for esperar o outro dar o primeiro passo em direção à civilidade, nunca chegaremos lá. Eu ficaria muito orgulhoso se o Inter fosse o primeiro a dar este passo. Rapidamente, isso se tornaria uma pressão sobre o Grêmio para agir da mesma maneira.

Segundo, Louis, você está apenas mantendo o problema, como o Guilherme mostrou. Adotar a separação, sem maiores reflexões, é apenas baixar a cabeça para essa vergonha que é a mentalidade de muitos torcedores e dirigentes de futebol. Rivalidade deveria ser algo sadio, alegre e bem-humorado.

abraços,

Klaus disse...

E quanto ao time B: FRACO!!!

A direção terá que ter muita convicção para não ter que alterar todo o planejamento.

DE ONDE SAIU ESTE TREINADOR? Alguém aí sabe?

Schroder-EUA disse...

Pablo

eu nao sou contra UNIR as coisas quero ate grenal com torcida MISTA com ja escrevi aqui antes...MAS tem que haver PLANEJAMENTO!! E nesse caso nao ha...

Saindo agora no Jeepao vermelho do Meu pai em POA....me procurem por ai :)

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Acrescente-se a isto um notório fanfarrão incendiário prestando (des) serviço na imprensa azul se vangloriando (no ar condicionado de sua sala) dos feitos violentos dos torcedores azuis...

Deveria ter sido demitido há horas !

m.rodrigo.oliveira disse...

Olha.

Eu devo ter perdido alguma coisa.

Mas a declaraçao do Piffero que eu vi sobre os incidentes era de que os torcedores do Inter que forem identificados nestas confusões serão proibidos de entrar no Beira-Rio. E se forem sócios, serão expulsos.

Concordo que deveriam agir antes. Mas pelo menos o posicionamento pós-eventos foi correto da parte da nossa direção.

Rossato disse...

Mallet, detonou nessa. O Inter tem que ser o primeiro a dar o exemplo, não por marketing, mas por acreditar mesmo que da pra mudar.

Quanto ao rancor existente entre os banheiros químicos, página virada. Não fazer nada porque não se espera nada do do outro lado é regressão.


Não restou comprovado que foram torcedores colorados que fizeram aquilo no cartaz (apesar de ser o mais óbvio). Poderia ter sido um cara do esportivo, entendeu?! Se o Inter assumisse a culpa por um ato que ninguém viu, daria margem à vandalos gremistas depredarem os outdoors deles (que foi a prefeitura quem pagou) para "botar" a culpa em colorados e fazer com que o clube arque com os danos (é o auge da loucura, mas possível). Agora, a baderna identificada na frente do Hotel deve ser punida exemplarmente. O mesmo vale se colorados fizerem tais atos.

Fabiano- POA-Germany disse...

Pablo, não me entendeste talvez. Falei que concordava com o que disse o Mallet, porém, entendia o lado da direção. Uma direção inflama e exalta os torcedores que vem no Gigante e quebram tudo, tocam fogo, dão tiro!!! E a nossa vai ficar pagando bannerzinho rasgado??!! Acho que tudo deveria ser feito em conjunto, uma reunião com ambos presidentes chegando a um acordo. Cada clube responderá pelos atos de vandalismo de seus torcedores, ou melhor. Cada ato de vandalismo é responsabilidade financeira dos dois clubes. Quebraram o olímpico, a dupla racha os prejuízos, quebraram o hotel, a dupla racha também. Acho que desta forma seria mais eficaz.

m.rodrigo.oliveira disse...

A questão financeira é a mais fácil de resolver nessas situações.

O problema é a atitude de dirigentes que classificam como "normais" ou "coisas de jovens" esse tipo de problema.

Dirigente que fala isso tem que pedir o boné e largar o clube que comanda.

Nessa parte, pelo menos, a direção do Inter está adotando o posicionamento correto.

Samuel Ramos disse...

Estive em Bento ontem, passei em frente aos dois hotéis (do Inter e das gazelas) e não vi segurança em nenhum deles.

Quanto ao que escreveu o Mallet, concordo plenamente.

É preciso deixar o provincianismo de lado e pensar em fortalecer a marca e ganhar dinheiro.

Ike disse...

O Inter deveria ter agido como tu sugeriste Mallet simplesmente porque é o CERTO, além do mais nos custaria uma merreca e daríamos um tapa de luva em certos "torcedores" e "dirigentes", o fato repercutiria positivamente em todo o país, era ponto pro colorado em todos os sentidos.

Mantendo a nossa tradicional postura grenal: a guerra de bugios (jogando merda uns nos outros) aparecemos nos jornais como sempre, associados a esses filinhos de papai e debeis mentais que se acham donos dos clubes e esvaziam cada vez mais os estádios.

São momentos como esse que permitem mostrar a verdadeira grandeza de uma instituição

Perdemos essa chance, quem sabe na próxima

Daniel Chiodelli disse...

Abordagem perfeita, Guilherme!

A reação posterior do Fernando Carvalho foi insuficiente. A do dirigente gremista, ressaltada no post, foi catastrófica, e também explica o porquê de, ao menos nos últimos anos, a violência de lá ser, via de regra, bem mais acentuada que no nosso lado.

Além das questões éticas e econômicas, o Inter vem perdendo a oportunidade de golear o grêmio em civilidade e, aqui, refirmo-me especificamente aos vândalos.

Cada ato de violência praticada pelo lado colorado é equiparado, pela imprensa, aos mais graves atos de violência praticados por gremistas.

Poderíamos estar goleando no grenal da civilidade, mas tem uma galera que insiste em fazer gol contra. É dose!

Guilherme Mallet disse...

Pessoal,

Acho muito legal ver que o assunto repercute bem. Sinal de que há interesse de todos no assunto.

Acabaria imediatamente os atos de vandalismo e violência com um simples acordo.

Vandalismo contra o Inter, o Grêmio paga e vandalismo contra o Grêmi, o Inter paga.

Assim. Com inteligência e inovação, ganhariam todos.

Além de tudo, gastar dinheiro com pré-temporada, hoje em dia é incompetência.

Dá outro ótimo texto sobre o assunto, os torneios que fazem na Europa, viagens para a Ásia e aos EUA, mercados emergentes do futebol.

E tudo que a macacada(eles devem gostar de ser chamado assim) do marketing do Inter faz é levar o macaco para a serra para tirar fotos...

Abraços.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]