terça-feira, janeiro 12, 2010

29 O Andar da Carruagem

Clemer; Ceará, Bolívar, Eller e Rubens Cardoso; Edinho, Fabinho, Tinga (Jorge Wagner) e Michel (Gabiru); Iarley (Perdigão) e Fernandão.

Tem gente que estaria arrancando os cabelos dos dedinhos dos pés se esse fosse o time do Inter para a estréia da Libertadores. Pois foi justamente esse o time que começou empatando em 1 x 1 na Venezuela, em 2006, contra o Maracaibo.


Clemer; Ceará, Bolívar, Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão, Tinga (Gabiru) e Michel (Mossoró); Iarley (Jorge Wagner) e Fernandão.

Não mudou muito a formação inicial, só saiu o Edinho e entrou o Perdigão. Foi o time que fez 3 x 0 no Nacional, na segunda rodada.


Clemer, Ceará, Bolívar, Eller e Rubens Cardoso (Jorge Wagner); Edinho (Mossoró), Fabinho, Tinga e Michel (Rentería); Iarley e Fernandão.

O mesmo time titular da estréia, jogou contra o Pumas, no México, e venceu de virada, por 2 x 1. Justiça seja feita, o homem que mudou a história do jogo foi o Rentería. O Inter terminou o jogo praticamente no 4-2-4.


Clemer, Ceará, Bolívar, Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigão (Mossoró) Tinga e Michel (Gabiru); Iarley (Rentería) e Fernandão.

A grande virada contra o Pumas: 3 x 2 no Beira-Rio. Um jogo inesquecível no qual o melhor em campo foi a torcida.


Clemer, Ceará, Bolívar, Eller e Rubens Cardoso; Fabinho, Tinga, Michel (Mossoró) e Gabiru; Iarley (Jorge Wagner) e Rentería (Sóbis).

Tchê, na boa, quando vi a ficha desse jogo cheguei a duvidar que fosse esse, mesmo, o time. Mas foi, e empatou com o Nacional no Parque Central.


Clemer; Granja, Bolívar, Eller e Jorge Wagner; Edinho Perdigão, Tinga (Iarley) e Gabiru (Michel); Sóbis (Rentería) e Fernandão.

A melhor escalação, a meu ver, em toda a primeira fase, mas até os 32 do 2° tempo, estava apenas 1 x 0, contra o Maracaibo, no Beira-Rio. Lembram quem fez o primeiro gol do Inter naquele jogo? Gabiru!


Clemer; Granja, Bolívar, Eller e Jorge Wagner; Edinho, Fabinho, Gabiru (Michel) e Alex (Ediglê), Fernandão e Sóbis (Rentería).

Time ofensivo ou faceiro? Virou pra cima do Nacional, no Uruguai com um golaço de falta do JW no último segundo do 1° tempo e aquele gol de placa do Rentería. E isso que acabamos o jogo com 9 jogadores em campo. Rentería e Ediglê foram expulsos.


Clemer, Granja, Bolívar, Eller e Jorge Wagner; Edinho, Fabinho, Alex (Perdigão) e Gabiru (Michel); Mossoró (Iarley) e Fernandão.

Péssimo jogo, ótimo resultado! A única coisa que prestou, naquela partida, foi a classificação para as quartas de final.


Marcelo Boeck; Granja, Bolívar, Eller e Jorge Wagner; Edinho, Fabinho, Perdigão (Ceará) e Alex (Rubens Cardoso); Michel e Fernandão (Rentería).

A única derrota daquela campanha foi com esse time, na altitude, contra a LDU. Isso foi em 10 de maio.

Depois disso, tivemos que esperar por quase dois meses e meio. Somente em 19 de julho voltaríamos a campo com uma escalação bem próxima daquela que temos como a titular do time campeão da Libertadores de 2006:

Clemer; Granja, Bolívar, Eller e Jorge Wagner; Edinho Fabinho, Tinga (Gabiru) e Alex (Perdigão), Sóbis (Rentería) e Fernandão.

Só que se engana quem acha que encontramos esse time na intertemporada no Costão do Santinho e, daí pra frente, tudo foram rosas (vermelhas, é claro). Acontece que o Tinga se lesionou e não jogou as semifinais contra o Libertad e, em ambos os jogos contra os paraguaios, atuamos com três zagueiros. Isso mesmo, assim como no jogo de volta contra o São Paulo, jogamos no 3-5-2.

Contra o Libertad, de diferente do time que jogou contra a LDU no Beira-Rio, Ceará entrou no lugar do Granja e Índio, em razão da saída do Tinga.

Na primeira partida das finais, Tinga voltou, permanecendo Ceará na direita. Na volta, sem Fabinho, Índio retornou à zaga.

O que pretendo com todo esse apanhado é pedir duas coisas à torcida colorada.

Primeiro: calma com o Fossati! O homem recém chegou, tem direito de fazer seus testes e dele não se pode exigir muito mais daquilo que podem render os jogadores que ele tem em mãos. Vejam que em 2006 o time mudou muito ao longo da competição. Foi se achando, se ajeitando, como as abóboras com o andar da carruagem.

Segundo: fé! Tem cada escalação do Inter na Libertadores em 2006 que hoje, olhando friamente, não dá pra acreditar que vencemos. Mas vencemos! Então não precisamos nos desesperar. Pelo contrário. Temos o dever de recriar no Beira-Rio aquele clima de jogos como contra o Puma, em que após sofrer 2 x o em casa, a torcida se inflamou e não deixou o time esmorecer em campo. O resultado ninguém pode garantir, mas o certo é que nós, torcedores, teremos a convicção de termos feito a nossa parte!

Não vejo a hora!


29 Comentários:

Davi disse...

Sensato, muito sensato.

É até disco riscado mencionar que falta a cereja do bolo, mas parece que vamos com o que temos, então é torcer pra "dar liga". Mas confesso que não estou nem um pouco otimista. Esperar pra ver.

Otimo post Chiodelli.

Alexandre R. disse...

Nao se esqueçam do fut churras no sabado.
Contatos com o gonçalves no bvfutebolclube.blogspot.com

Abraços aí.

Obs. E compareçam, quanto mais gente for, mais cerveja liberada para o assador (no caso eu) - hahahahahahaha

João Gabriel disse...

Meu Deus.

O Granja jogou várias partidas. O Perdigão foi titular na altitude. O Jorge Wagner era resarva....

Meu Deus!

Acertamos na hora certa. Espero que esse ano se repita a história!

Ps.: Vou ver a programação da patrõa, se não incluir litoral vou no churras!

Marco disse...

Chiodelli

Excelente post, concordo em apoiarmos o Fossati, estou gostando das idéias dele.

Mas, não dá para comparar 2010 com 2006!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

EKCELENTE DANIEL !

Na minha condição de escrever de ´cabeça` sem pesquisar, afirmo com toda a certeza que já tinha antes agora referendada pela pesquisa do Daniel:

- Alex não jogou QUASE nada na LA, o que afirmam ao contrário só viram o Gauchão de 2009 !

Um gol FEZ da pipoca um craque perante a torcida...

Recado para a Diana....eheheh

Nem Edinho foi AQUILO tudo (jogou muito bem o MUNDIAL, e só ! )

Klaus disse...

A diferença básica, de todos esses times brilhantemente colocados aí, para o nosso atual, É QUE EM TODAS ELAS, HAVIAM PELO MENOS 3 LÍDERES NATOS EM CAMPO!

Hoje, não temos nem 2 NO GRUPO TODO!

E parece que a direção e boa parte da torcida não consegue ver isso!

FALTA LIDERANÇA DENTRO DE CAMPO, PARA MOBILIZAR E ORGANIZAR A EQUIPE, ALÉM DE ACALMAR AS COISAS NAS HORAS RUINS!

Marco disse...

Só acho que, no 3-6-1, esta posição invertida dos meias vai complicar a infiltração dos mesmos na área.

Um canhoto entra pela direita, vai ter que girar o corpo para chutar ou cruzar.

Parece, pela colocação em campo, que ele quer os meias chutando de fora da área.

Outro problema: faltam finalizadores, só Alecsandron não dá. Giuliano chuta forte, mas faz tempo não o faz. D'Alessandro chuta fraco e mal, tem que treinar muito.

Nisto, quem pode ser dar bem é Edu, jogando no meio, ao lado de Giuliano.

Gosto desta idéia, mas se o D'Ale jogar o que sabe, o esquema tem tudo para dar certo.

Marco disse...

Klaus tem razão. Nenhum dos argentinos do time podem ser este cara.

Bolivar é um que está se candidatando, mas prefiro alguém do meio, também.

Sandro e Giuiano são muito jovens, D'ale e Guina não têm o perfil...

Sobra o Kleber, que tem rodagem, personalidade e bola para se impor, isto quando não some do jogo.


Realmente, faltam líderes, e a surra na final da Copa do Brasil foi sintomática.

Klaus disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol-inter,2775062,Imprensa-argentina-coloca-goleiro-do-River-no-Inter.html

1,79 para goleiro não!!!!

Guilherme Mallet disse...

Mas tens que ver que nós tínhamos o grande estrategista Abel Braga.

Abraço.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

VTNC Malett...............eheheh

O problema do Bolivar é que ele é muito ruim e sendo lider o que esperar dos liderados ?

Se ele ´ratear` como seguidamente faz, quem vai cobrar dele algo ?

É preocupante, falta cujones no time !

Renato Rolim disse...

Ótimo texto...

Se o Bolivar é o dono do vestiário... ele que devia ser o Xerife... Lembram quando davam a braçadeira para o Alex (Voz taquara rachada)... O cara se transformava...

Marco disse...

Líder não se elege, se reconhece.
Este time não tem líderes, e quando a nau começa a fazer água, os ratos sobem para o convés.

Foi assim na CdB-2009, apanhamos feito mulher de malandro, só tapa de mão aberta. E TTK fazendo cara de bosta, no banco.

Se tivéssemos líderes, quando tomávamos de 3 do Fla, na Maracanã, e TTK foi fofocar com Cuca, a hora que chegasse no vestiário teria sido carbonizado e cuspido.

Este time e grupo são a cara desta diretoria vendedora e, também, lamentavelmente, de TTK.

Não quero dizer que o ano está perdido, mas será difícil.

Tem Kleber e Eller, mas falta alguém no meio, onde a cuíca ronca.

Klaus disse...

Ouvi que a BAND fará um especial no Domingo sobre um título do CUrinthians.

Não está na hora das torcidas se mobilizarem contra essa parcialidade escancarada?

Já está tudo pronto para a festa da FIEL!

BOICOTE JÁ!!!

Felipe Z, disse...

Ótimo resgate!

Sou dos que acham que o time do inter é muito bom sim, e vai dar trabalho nessa libertadores. Todo reforço é bem vindo, mas quem impede que este time que temos hoje não possa ser campeão?

Abs,

GILSON - PR disse...

Inter vinha de um vice no brasileirão comprado pelo curintia, esse time vinha com tudo para ganhar a LA, favorito, Inter era uma grande zebra.

Quem era Bolívar, Ceará, Edinho, Fabinho, RC, Michel, Perdigão, Sóbis, Mossoró??

Nomes conhecidos eram os do Clemer, Tinga, Iarley e Fernandão. O grande diferencial era esse último, o restante eram medianos.

O técnico naquela época nem campeonato regional havia ganho, sua principal conquista era tirar a macaca da queda para a segunda divisão.

Estamos numa mesma situação, segundo lugar o brasileirão, arrumado para o framerda, e por culpa da direção ter mantido um treinador perdedor como o TTK.

Falta arrumar o goleiro, Renan seria mais motivador que o Lauro. Tenho mais confiança no Walter do que tinha no Sóbis naquele momento. Falta mesmo um grande líder que era o Fernandão.

O treinador é bem melhor que qualquer outro que passou pelo BR nos últimos anos, espero que a qualidade de retorno em títulos.

col disse...

Bah, Abelao! o 352 contra os bambis no BR foi uma tragedia, nao perdemos aquela final por sorte. A expulsao do Tinga foi apenas uma pequena parte da explicacao.

cjr-sp disse...

Seguinte pessoal...

O circo tá armado...as cartas já tao na mesa...é curintia na cabeça...

É disparado o melhor time com o melhor tecnico.

A pressao no pacaembu é infernal...

O grupo do curintia já foi arranjadinho para eles...nao eram para ser cabeças de chave....

Saiu na FOLHA-SP, a estrategia do MANO é ganhar todas as partidas da primeira fase para decidir tudo num pacaembu superlotado a la bombonera.

E vao ganhar mesmo...pois nenhum time do grupo do curintia é um time sequer.

*********************

Ou seja...para o INTER passar pelo curintia temos que fazer chegar RENAN, SÓBIS, e no minimo trocarmos o esquema para duas linhas de 4. SENAO NECA PAU.


SDS COLORADAS.

cjr-sp disse...

Segue um time viável para enfrentarmos o curintia: É o que eu faria ao menos...

4-4-2

RENAN,
NEI, DANILO, ELLER, KLEBER.
SANDRO, GUINA.
GIULANO, DALE,
SÓBIS, MARQUINHOS OU EDU.


A TESTAR O WALTER AINDA...

********************

O ARILTON DE REPENTE É MELHOR QUE O NEI TB. AFINAL NAO PRECISA MUITO PARA SER MELHOR QUE O NEI.

cjr-sp disse...

PARA VENCER O GORDO...TEM QUE SER UM ZAGUEIRO RAPIDO QUE USE A ANTECIPAÇAO...POIS SE DEIXAR O GORDO DOMINAR, ELE FUZILA PARA O GOL OU SOLTA PARA O JORGE HENRIQUE ENTRAR NA CARA DO GOLEIRO.

Daniel Chiodelli disse...

Klaus, concordo plenamente contigo. Não temos líderes dentro de campo. Bolívar é líder de vestiário, mas o capitão, como era Fernandão, tem que ser, de preferência, também referência técnica.


Col, também concordo! O jogo de volta contra o São Paulo, pra mim, foi o segundo pior do Inter, no Beira-Rio, naquela Libertadores. O pior foi o de volta das oitavas, contra o Nacional.

Fernando Moraes disse...

Eu gosto muito do blog, mas não suporto os comentários. Parece que eu não estou lendo coisas de colorados. É uma "cornetagem" sem tamanho. Fala sério: o Inter é, sem dúvida, um dos 3 ou 4 favoritos pra ganhar a libertadores, ou alguém não concorda??? Se vai ganhar, não tem como saber, mas que dá, dá!!!

sas disse...

tambem acho que esse time tem grandes chances na libertadores, mas o unico problema e o alecsandro que nao serve pro ataque. Tinha q ter um reforco diferenciado.

sas disse...

tambem acho que esse time tem grandes chances na libertadores, mas o unico problema e o alecsandro que nao serve pro ataque. Tinha q ter um reforco diferenciado.

Pablo Faria disse...

Nada com um pouco de história, para nos ajudar a compreender o presente e, talvez, prever parte do futuro. Em princípio, nada impede que esse time seja campeão, quando comparado ao de 2006. Então, temos sim que apoiar e ter fé!

Dá-lhe colorado!!!!

Renato Rolim disse...

Conmebol não é CBF....

Não tem nada arranjado para o Corinthians. O São Paulo tem mais poderio executivo do que os gambás.

Parem de achar que todos estão contra nós... esta parecendo as gazelas.

Digo e afirmo... Corinthias não passa das oitavas... A vaidade lá vai comer... Ou acham que Tcheco, Yarlei e Danilo vão gostar de ficar no banco?

Corinthinas é muito forte no pacaembu? Pelo amor de deus... Os caras perderam até para o Bragantino lá...

Sobre a escalação do corneta CRJ-SC... Tá brincando...

Danilo na zaga... Esqueceu a final da Copa do Brasil? A cagada dele?

OBS: falando no Corinthians, esse time vai quebrar novamente.. esperam e verão. Falam em R$ 40 milhões em patrocínio, mas esquecem de falar que 80 % é do gorducho.

Luiz Felipe disse...

Concordo plenamente com o madruga!

O danilo foi o maior culpado naquele primeiro gol do timinho. Um cara que não jogava futebol há um ano passou lotado por ele... fala sério...

GILSON - PR disse...

crj, observando a história em 2006 o time do curintia era melhor que o atual, naquele momento os jogadores que estavam naquele time estavam em alta, estavam com três grandes jogadores argentinos, Nilmar, carlos alberto, Marcelo Matos, roger, ricardinho.

Agora estão com um time mais experiente, elenco caro, mas não sei se terão a mesma força que tiveram na CdoB, que para se classificarem para a final precisaram roubar o atlético paranaense e do vasco, pênaltis arranjados e tudo mais.
Vejam o elenco do curintia da Liebrtadores de 2006, a nossa libertadores;


Goleiros
1 - Marcelo
12 - Johnny Herrera
22 - Silvio Luiz
Defensores
2 - Betão
4 - Gustavo Nery
6 - Sebá
13 - Marinho
14 - Coelho
16 - Wescley
23 - Eduardo
24 - Marcus Vinícius
25 - Rubens Júnior
Meio-campistas
3 - Mascherano
5 - Marcelo Mattos
7 - Roger
8 - Rosinei
11 - Ricardinho
15 - Wendel
17 - Renato
19 - Carlos Alberto
20 - Xavier
21 - Bruno Octávio
Atacantes
9 - Nilmar
10 - Tevez
18 - Rafael Moura

Ramon Dongo disse...

Alguém aí comentou sobre o Corinthians fazer a melhor campanha no Pacaembu.

Claro que todos querem fazer a melhor campanha pra decidir tudo em casa, mas o pessoal fez um levantamento no Forum BV e, nas últimas edições da Libertadores, nenhum dos times que fez a melhor campanha levantou a taça. Quem se deu melhor foi o Fluminense, que fez a melhor campanha em 2008 e decidiu em casa. Mas não levou.

Outra curiosidade, ao menos desde 2007, o time de melhor campanha na primeira fase foi, no mínimo, até as semi-finais.

Óbvio que decidir em casa é um fator importante, mas não pode confundir melhor campanha na primeira fase com taça no armário. Seria um erro parecido a achar que ganhar o primeiro turno do Brasileiro serve pra alguma coisa.

Dos brasileiros, acho o Cruzeiro o time mais "pronto", não trouxe muitos jogadores mas também segurou os principais.

São Paulo e Flamengo tão reformulando a equipe, principalmente os cariocas. São fortes, mas não como antes...

Corinthians pra mim é uma incógnita, todo mundo achando o elenco velho. Acho que em competição estilo Copa isso não faz tanta diferença, e tampouco acho que a vaidade dos jogadores possa contaminar os paulistas. Acredito que a ânsia de ganhar uma Libertadores possa ser o fator que desequilibre o Corinthians.

Finalmente, quanto ao Inter, concordo totalmente com o texto. Apesar de não gostar de esquemas com 3 zagueiros (confesso que meu entendimento vai até o 3-5-2 e não tenho a mínima ideia de como deve se armar um time no 3-6-1), esquema bom é o que ganha jogo.

Pra quem aguentou o Tite mais de ano, acho ótimo o Fossati. Ao menos não vem com aquela conversa mole, aquela psicologia barata e nem com o tal de E-Q-U-I-L-I-B-R-I-O! O uruguaio tá treinando alternativas de esquema, coisa que eu não via antes no Inter.

Mas melhor assim, acho que finalmente começaremos o ano sem carregar o fardo de sermos os favoritos seja qual for a competição. Como torcedor é muito bom ser o favorito, mas parece que o elenco colorado não suportava carregar essa cruz. Talvez os jogadores do Inter não sejam aqueles que nós torcedores sonhamos, mas acho que podemos acreditar neles.

E vamos parar com essa história de camisa branca e heroísmo porque foi justamente isso que nos tirou a Copa do Brasil. Geralmente um ato de heroísmo é precedido de alguma "cagada". Que o Inter trabalhe para minimizar seus próprios erros e vez de ficar se preocupando com os adversários.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]