quinta-feira, janeiro 28, 2010

35 47 ANOS DE ESTÁDIO LOTADO


As vezes a gente se acha o maximo quando colocamos 40 Mil no estádio. O Flamengo por exemplo coloca 80 Mil uma vez ao ano e declaram eles a maior e melhor torcida do Mundo.

Pois lhe apresento a Torcida da Universidade de Nebraska, o popular Cornhuskers. A pouco tempo comemoraram a Lotação total de seu estadio pela 300 vez seguida! Totalizando 47 anos seguidos onde cada jogo em casa os Ingressos foram esgotados! FUEDA!

Em 1962 quando a sequencia começou para esse time de Vermelho o estadio tinha capacidade para 31 Mil, hoje o estadio lota com 81 Mil. Isso é incrivel. Imagina, 300 jogos seguidos onde Todos os Ingressos foram vendidos! Uma geração! A Universidade de Notre Dame tem o segundo melhor recorde com uma sequencia de 210 que é 90 menos, mas sem uma sombra de duvida incrível tambem.

E isso é uma Universidade. Nem é esporte Profissional. Na Liga Profissional não é muito differente, os Washington Redskins de 1967-2007 tiveram lotação total em 312 partidas seguidas em casa.

Em Baseball onde se jogo 81 partidas em casa por ano o Boston Redsox já chegou a 500 Partidas em Casa seguidas com Lotação total (estadio pra 36 Mil)! Entao não é so no esporte onde so se joga 8 vezes em casa por ano como na Liga Universitaria.

No Basquete os numeros são maiores ainda! Portland Trailblazers 814 jogos seguidos , Boston Celtics 662, Chicago Bulls 567. Chega a ser um absurdo.

Acho que qualquer um de nós ficariamos feliz com 3 ou 5 lotações consecutivas no Beira Rio, quem diria 100, 200, 300. Mas não conseguimos isso nem na Libertadores de 2006 quando varias partidas mostravam espaços vazios especialmente no Gol do Gigantinho. Porque?

Seria a economia? Bom mas a economia nos EUA tá um lixo e os estadios continuam lotando. Seria a qualidade do espetaculo? Seria Marketing? Seria infraestrutura? No jogo contra o Ypiranga estacionei diretamente em cima de agua e barro. Duvido que isso aconteça nesses estadios.

Falta ainda muito pra chegar lá. A copa de 2014 vem aí e falta MUITO trabalho no Beira Rio. Pior, a Copa das Confederações é em 2013 e se o Beira Rio quiser ser parte disso tambem (e espero que queira) é menos tempo ainda pra começar as reformas do estádio.

Mas vamos ver nessa Libertadores. Será que teremos lotação total na estreia? E se não porque não? Enquanto ingressos pode ser considerados caros, a Porto Alegre que eu vi esse mês tá bem agitado. Restaurantes e bares lotados e muita gente gastando dinheiro em Shoppings. Fiquei de boca aberta quando vi os preços nas lojas dos shoppings. Bermudas 200 Reais...Bonés 200 reais, camisas R$250...loucura! Quem tá pagando esses preços absurdos? (Acabei indo no Renner no mesmo shopping e comprei uma Bermuda por 40 Reias). Será que futebol é tão caro assim que não tem 50 Mil Colorados para ao menos lotar na Libertadores?

Nos EUA não so na Universidades como no Profissional cada cadeira no Estádio é um objeto de desejo. As vezes quando morre alguem na familia eles te passam as cadeiras para tal time. É a lei da demanda. Aqui nos EUA eles sabem fazer cada espaço ser desejado. No Brasil ainda não.

PS:

Se num mundo paralelo, TODOS os jogos do Inter lotassem (50 Mil) no Brasileirão (enquanto os outros clubes continuassem com 15, 20 mil) será que isso faria do titulo algo mais facil de atingir? Ou seja podemos culpar a falta de torcida na maioria dos jogos tanto quanto a falta de bola dos jogadores em muitos jogos?

35 Comentários:

Alma disse...

Não tem desculpa pra não lotar o estádio na libertadores, com essa gama de sócios.
Ainda acho que tem muita gente com aquela filosofia de só ir nos jogos da reta final, quando começarem as oitavas de final, por exemplo. Sei lá...

Eduardo Colorado disse...

Bom, tinha que ser vermelha esta torcida.
Muitos colorados só vão ao gigante nas horas de decisões, o que é um erro.
brasileiro e libertadores tem que estar sempre lotado o BR

Schroder-EUA disse...

Se num mundo paralelo, TODOS os jogos do Inter lotassem (50 Mil) no Brasileirão (enquanto os outros clubes continuassem com 15, 20 mil) será que isso faria do titulo algo mais facil de atingir? Ou seja podemos culpar a falta de torcida na maioria dos jogos tanto quanto a falta de bola dos jogadores em muitos jogos?

nando lb disse...

fato principal, infraestrutura. Maior saco do mundo o estacionar. Segundo fato, nossa cultura de olhar para o adversario, não ao time. Deveria lotar até se jogasse contra a varzea, pois o torcedor vai ver seu time , não o adversario. Terceiro. horarios malucos em prol do payperview.

Davi disse...

Louis

Um dos fatores que influenciam o fato de até mesmo em jogos decisivos o estádio não lotar é também a inexistencia (agora solucionada) de uma alternativa que permitisse disponbilizar os ingressos dos sócios da modalidade antiga.

Cito como exemplo eu mesmo, que contribuo religiosamente desde 2005 com o clube, e meu ultimo jogo no Beira-Rio foi em 2006.

Na copa do Brasil e em vários outros jogos de grande apelo, o clube acabava por comercializar um número sempre inferior a real capacidade de ingressos justamente por causa do direito de livre acesso dos mais de 40 mil sócios dessa modalidade.

Creio que pelo menos pros jogos de maior apelo não devemos mais ter aqueles espaços em branco no estadio.

De qualquer forma, ainda estamos anos luz de manter uma média considerável de presença de público, independente de jogo/competição.

Outro fator que contribuiria, e muito, seria marcar a maioria dos jogos em horários mais acessíveis (jogo no meio da semana em horário de boate é pra matar) e também dar preferência pelos fins de semana.

Abs

Felipe Conti disse...

"o Boston Redsox já chegou a 500 Partidas em Casa seguidas com Lotação total"

E tu ainda esqueceu de dizer QUANTOS ANOS eles ficaram sem ganhar a World Series! Inacreditável, realmente!

Abraço

m.rodrigo.oliveira disse...

O Felipe tocou num ponto importante.

Esse pessoal vai porque gosta do jogo. Se der título algum dia, beleza.

Se olhar para a NBA, o Boston Celtics ficou pelo menos 20 anos sem disputar títulos. Só aparecia como coadjuvante nas temporadas. E houve temporadas em que acabou em último lugar na liga.

Mas a média de público, nesse tempo todo, sempre esteve lá em cima.

É sim questão de estrutura. Mas também tem a ver com a mentalidade dominante.

Pra nós, só tem graça assistir jogo se temos chance de ganhar algo ali na frente. Pra eles, só assistir o jogo já vale a pena.

Jhonny_região do ABC disse...

Sei que muitos não irão concordar, mas na minha opinião deveriam acabar com os campeonatos regionais, Gaúchão, Paulista, Carioca...etc. Não existe campeonatos regionais de futebol em outros países, só aqui no Brasil, isso deixa o calendário enxuto, outro fator que deveria ser mudado, seria de diminuir os participantes do campeonato Brasileiro, ao invés de 20, mudaria para 16.
Com isso, já resolveria dois problemas, com a inexistência dos campeonatos regionais, o CBrasileirão poderia começar no mês de Fevereiro, sobrariam mais datas de fins de semana, diminuindo os jogos feitos na semana.

O que vocês acham dessa idéia?

Jhonny_região do ABC disse...

e com 16 clubes, deixaria o campeonato mais disputado e chamaria mais o torcedor aos Estádios, porque aqui no Brasil o torcedor só vai aos jogos, quando o time está na berlinda ou quando briga por uma vaga na LA.

Guilherme CB disse...

Temos muitos problemas de estrutura:

As rua para chegar no estádio são abarrotadas,
O estacionamento é caotico,
O cara é tratado como lixo pela policia dentro do estádio,
O bar só vende cachorro quente ruim,
As cadeiras são apertadas
....


Mas além disso tudo existe uma diferença cultural muito grande entre os paises.
Não podemos compar culturas diferentes, aqui o torcedor é mais passional, só aparece quando o time está bem. Isso é uma realidade, não uma critica.

Iuri disse...

Quando o jogo se transformar não apenas no jogo, ams em um evento cercado por várias coisas - a foto mostra bem isso, pessoas no campo formando uma palavra, aqui nem as crianças podem entrar junto com o time- a coisa muda.
Quando as cadeiras forem bem espaçadas, tiver cheerleaders, comida decente, banheiros limpos, estacionamento... sim, o estádio vai lotar.

E pq eu digo isso?
Olhem o público dos eventos americanos: classe média e alta.
Olhem o nosso público de futebol: classe baixa e baixa-média.

Ou seja: que se dane quem vem com história de "ah, mas é a elitização". É sim porra, é a elitização do brasil inteiro que tá deixando de ser pobre e virando classe média!!

Temos que deixar o espírito tupiniquim e assumir o capitalismo, ainda que com responsabilidade social, e saber que nego tem que pagar um bom preço para ir no jog e ter ali um negócio decente, pra levar a família com segurança, ir no banheiro sem fedor, comer sem ter uma diarréia depois (eu já tive com o cachorro oficial do inter), não atolar na lama... enfim, querem que encha, vão ter que fazer por onde.

Marco disse...

1) O jogo deveria ser divulgado e tratado como um espetáculo, e não parte de uma competição.

2) Se há dificuldades para o torcedor chegar e estacionar, deveriam criar uma estrutura que levasse ou incentivasse e ir mais cedo ao estádio e arredores. Com isto, ele passaria o dia e, somente no final deste, assistiria o espetáculo. Mais conforto para o torcedor e mais renda para o clube.

3) Campeonato Brasileiro só com 16 clubes permitiria os jogos só aos finais de semana. As datas de meio de semana seriam para Copa do Brasil e Libertadores, no 1° semestre, e estaduais no 2° semestre. Já foi tentado, não lembro porque não vingou, acho que as federações de estados menores vetaram.

4) CBF, Globo e patrocinadores oficiais deveriam se mexer para bancar estrelas da seleção nos times da 1° Divisão. Algo meio planejado, tipo, 1 por clube, algo como se faz na NBA com jovens ingressantes. Com a crise financeira internacional e o aumento do poder de fogo dos clubes brasileiros, isto pode tornar-se possível breve.

Marco disse...

Tem muito mais, inclusive campanha midiática para valorizar o campeonato brasileiros e nossos clubes.

Eu cresci ouvindo um narrador repeindo "O melhor futebol do muuuuuuuuuundo!", e acreditava nisto!

E até hoje acredito, e nunca deixei de acreditar, mesmo tendo passado 24 anos sem ver a Seleção ganhar um título mundial.

Tem muito mais, o buraco é mais embaixo.

Mas esta valorização é importante, fundamental, o passo n° 01.

Ajuda tem tudo, até em mudar a cabecinha dos jovens, que só pensam em "jogar na Europa".

Aline disse...

Acho que falta muita estrutura, mas acho também que o torcedor brasileiro é muito mais comodista que o americano.
Aqui, dá uma chuvinha e já pensamos 10 vezes se vamos no jogo ou não... (veja bem que não estou culpando ninguém, pois eu mesmo me enquadro, de vez em quando, neste estereótipo).
Putz, vemos esses jogos da NFL na TV, um frio do cão, neve, e o estádio lotado. Esses são de fé...
Acho mesmo que é questão de cultura... precisaria de muito tempo prá mudar!

Klaus disse...

Já que o Boca quer o Sorondo, por que o Inter não troca pelo Battaglia?

Baita volante que cairia muito bem como reposição ao Sandro

Klaus disse...

esqueçam...

http://www.futebolportenho.com.br/2010/01/29/prediger-chega-a-argentina-para-assinar-com-o-boca/

Klaus disse...

Peguei em um blog, as idades dos titulares do Inter:

Lauro (29);

Índio (35), Bolívar (29) e Eller (32);

Nei (24), Sandro (21), Guiñazu (31), Giuliano (20), D`Alessandro (29) e Kléber (30);

Alecsandro (29)

Média: 28,09 anos.


Colocando o Kléber Pereira (34) no lugar do Alecsandro, a média sobe para 28,55.


Agora, tirem o Giuliano, que por hora é reserva e o Sandro, que sai no meio do ano, a média de idade vai par 30 (e uns quebrados) anos.


É DE PREOCUPAR!

m.rodrigo.oliveira disse...

Num país com o tamanho do nosso, com a população que temos, Campeonato Brasileiro com apenas 16 times???!!!

E sobre os estaduais: levam o futebol dos grandes ao interior e ajudam a preparar as equipes (fisicamente, na pior das hipóteses) para as competições mais importantes.

O que esgota os times é Libertadores ou Copa do Brasil espremidos em um semestre apenas.

Na Europa todas as copas acontecem ao longo da temporada.

Aqui é Libertadores ou CB no primeiro semestre e Sul-Americana no segundo.

Na Inglaterra eles jogam (inclusive quem está nas copas europeias) Campeonato Inglês, Copa da Liga Inglesa e Copa da Inglaterra.

O nosso problema é a distribuição das competições ao longo do ano.

No ano passado o Corinthians ganhou a CB e já desistiu do Brasileiro ali por meados de setembro.

Se a Copa do Brasil se estendesse até outubro, por exemplo, isso não aconteceria.

Schroder-EUA disse...

VEJA SO

A famosa NFL...liga Bilionaria de Futebol Americano é disputada APENAS entre Setembro e Dezembro com os Playoffs e Final em Janeiro...de Fevereiro a Agosto nao ha partidas oficiais. Se fosse em outro lugar já inventariam uma "Copa da NFL". Mas é caracteristica das Grandes ligas nos EUA...SO UM CAMPEONATO POR ANO. Seja na NFL, na MLB, na NBA ou na NHL.

Ja na MLS o futebol tem um campeonato mas existem outras competicoes da Concacaf e ate uma Copa da America.

Entao como alguns dizem, o Gauchao realmente não deveria existir. Deveria ser Brasileirao, CDB e Libertadores.

Unknown disse...

Louis, não lotaram o estádio nem no show da Ivete, QUE FOI DE GRAÇA!!! O estacionamento deve melhorar, isso é fato. Agora o outro quer cachorro-quente isso, cadeira aquilo, cheearleader. Tudo isso custa caro. Eu só quero ver meu time ganhar!!

Iuri disse...

Pois então Fabiano, é essa mentalidade que esvazia o estádio.
Se o time perde uma sequência de 2 partidas, na terceira vai só uns 6 mil gatos-pingados no estádio.

E sim, tem qu epagar. Esse é o meu ponto, jogo de futebol, para encher, ou o time ganha um monte e empolga, ou tem que virar show para classe média e alta.

Luiz Felipe disse...

Gringo, se não me engano, o Pittsburgh Steelers tem lotação completa há algumas décadas também.

Embora isso seja admirável, a temporada só dura seis meses e, para quem não se classifica, acabam sendo poucos jogos no ano.

Imagina se só tivéssemos 12 jogos no Gigante por ano??? Seria lotação sempre na certa também!!!

Ah... por falar em Steelers, o Troy Polamalu é o Guiñazu do Futebol Americano!!!!

Schroder-EUA disse...

Sim Luiz mas como escrevi...explica entao o Red Sox e outros times de Baseball...eles jogam 81 partidas em casa todos os anos....e em 6 meses...ou seja tem semanas que eles jogam 5 partidas em casa....Ja pensou lotar estadio na Segunda, terça, quarta, quinta e sexta da mesma semama...pra ver um jogo entre 81 que vale pouco na classificaçao final!

Guilherme Mallet disse...

Excelente o texto, Louis.

Mas tu ilustrou muito bem UM dos problemas. O cara que chega no Estádio e mete o pé no barro, no próximo jogo ele já pensa duas vezes antes de ir.

O cara compra ingresso em local com cadeiras, mas não consegue sentar-se, pq um segurança/orientador de R$60 é muito caro para manter os corredores livres para circulação.

Há espaços no Beira-Rio que não têm corredores de circulação.

No último jogo contra o Juventude, resolveram economizar energia deixando o estádio as escuras logo após o apito final e com milhares de pessoas em seus corredores e arredores. Na penúmbra.

Estamos longe de conseguir lotar o Beira-Rio mais de uma vez por mês. Sobram desculpas ridículas e esfarrapadas e sobra incompetência e má vontade.

Abração.

Schroder-EUA disse...

Valeu Guilherme. Pois é, venho falando isso a muito tempo sobre os corredores na arquibancada...não existem. Alem de ser inconveniente...em dias de estadio lotado é um perigo.

Antigamente quando se espremia 80 Mil no Beira Rio...ir ao Banheiro era impossivel por causa da superlotação...e a solução era o OLHA O MIJO. Ao menos há avanço desde então. Mas é como chamo a "lei dos 20 anos" onde certos avanços so chega no Brasil 20 anos depois de já ser comum em outros lugares. Na Inglaterra era assim a 20 anos mas hoje é um espetaculo. Nos EUA eles aprenderam cedo e conforto no estadio ja existe a 50 anos ou mais.

Kamikaze disse...

Eu acho que se o time não mostra empenho em campo, a torcida não vai mostrar empenho nas arquibancadas, se o time joga mal, a torcida vaia, qualquer jogador, então, se eles querem apoio, tem que demonstrar empenho.
Agora, se não gostam do técnico(cena do ano passado) não ganhamos títulos por que os bonito não gostam do técnico e jogam mal pra ele sair, e por que não fazer um comunicado pra diretoria pedindo a saída do tecnico ou então mandem embora esses jogadores folgados que não querem jogar. Este ano estou torcendo para que o técnico não seja rejeitado pelo seu grupo de jogadores.

Ps:Visitem meu blog :D, abordarei temas diversos para discutirmos, Grato.
http://kamikaze792.blogspot.com/2010/01/falar-de-boxe-rocky-marciano-e-resposta.html

Polaco na Serra disse...

hahahaha
E pensar que quando o Kurintia contratou essa naba (Diego Rincon) tinha gente arrancando os cabelos por aqui... heheh Olha onde ele está hj... aí eu chorrrrrrooooo!!!!!

http://esportes.terra.com.br/futebol/europeu/2009/noticias/0,,OI4235540-EI14093,00-Apos+tentar+Fla+Denilson+acerta+com+clube+da+Grecia.html

"-AÊ DENÍLSON! SÓ CRAQUE NO TIME!!! PRA CIMA DELES!!!"

Jonatammm disse...

Os banheiros continuam praticamente o mesmo lixo, só botaram uns vermelejos e um pinturinha. Mas ainda é aquela vala lotada de gente mijando na parede.

O Bar continua uma porcaria, pior ainda que não vende cerveja. Comida, só o mesmo cachorro-quente de 1978, com uma fila gigante.

Só querem a grana dos sócios, mas a contrapartida é uma revistinha bimestral e uns convenios que nunca usei.

E, sim, a riqueza dos americanos ainda é absurdamente maior que a dos brasileiros. Me espanta o Louis, que sabe o quanto se consome lá e cá para achar que uma crise como a atual poderia, de alguma forma, nivelar as coisas.

Eduardo Colorado disse...

Um dos maiores problemas que vejo além da estrutura é os preços dos ingressos.
O cara que não pode se assossiar por não ter condições financeiras, não consegue pagar 20, 30, 40 reais para assistir a um jogo. Imaginem 2 ou 3 no mesmo mes.
Façam as contas:
1 pai e 2 filhos
40 + 20 + 20 = 80 reais (ingressos)
20 de gasolina
10 estacionamento
= 110 reais
fora o lanche dos guris.
Se forem socios o ingresso cai pela metade, mas ai tem as mensalidades 66 reais.
Não dá para comparar os americanos com nós brasileiros, estamos em outro nivel.

Schroder-EUA disse...

Eduardo

Mas é tudo relativo. Um dia no estadio Aqui custa 5 vezes mais que ai no Brasil.

Por exemplo...Ingresso...US$80 no minimo.....estacionamento US$15....cachorro quente US$6....Cerveja US$10..... multimpica isso por familia de 4...é uma porrada! O cara pode gastar US$400 pra levar familia de 4 para um jogo da NFL ou MLB...

Eduardo Colorado disse...

Schroder, por isso mesmo que disse isso, o poder aquisitivo nos eua é bem maior que aqui.
o salario minimo no brasil é de $ 515 imagina gastar $ 100 num jogo.

Guilherme Mallet disse...

Eduardo,

Tu mesmo citaste as filas.

Claro que há diferença no LUCRO que se obtém em um estádio norte-americano e um brasileiro, mas não se pode usar isso para prestar ou aceitar um serviço de má qualidade.

Abraço.

Eduardo Colorado disse...

Concordo guilherme.
Outro dia estive em POA e fui ao gigante e achei o estadio muito mal conservado, estacionamento pessimo e funcionários mal educados.
Pelo numero de socios, nosso gigante teria que obrigatoriamente estar melhor cuidado. E o gigantinho tá caindo aos pedaços.
uma grande abraço

cjr-sp disse...

Esse post é muito bom.

Sugiro trazer a tona mais vezes o assunto.

João Gabriel disse...

O Inter é o time mais próximo de conseguir estas médias de público (não digo lotação do estádio, mas altas médias.

Este ano, está sendo vendido pacotes para a Libertadores.

3 jogos da LA + 3 jogos do Gauchão (de graça) = 75 reais para o sócio.

Diz que tá vendendo muito bem. Imagina agora, depois do Grenal e do início do ano.

Mais os sócios que não pagam...

Vamos ter casa cheia na LA!

Quanto ao brasileiro? Precisa divulgar um pouco mais....

Ano passado, quando o Inter foi entrar no campeonato, vendemos Nilmar, brigamos com Fernandão, escanteamos o D'Ale.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]