sábado, novembro 21, 2009

4 A Confirmação Como Sede da Copa

O Beira-Rio não está confirmado. Há dois anos eu tenho feito essa afirmação, com minhas limitadas forças, de que a confirmação do Beira-Rio como estádio da Copa do Mundo só ocorrerá quando nosso Estádio estiver pronto e adequado às normas e exigências de conforto e segurança da FIFA.
Enquanto isso, a diretoria divulgava falsas vitórias de supostas confirmações. Na primeira delas, dias antes de o Brasil ser confirmado como sede, o site do Inter já divulgava a confirmação do Beira-Rio.
Aqui para ler "Beira-Rio Confirmado por Relatório da FIFA como Estádio da Copa", no site oficial do Internacional. Nesse episódio um post chamado "A Versão Oficial da Reforma" no Blog Beira-Rio, questionando a tal confirmação e o desdém com as exigências da FIFA.
Depois disso, quando da confirmação de Porto Alegre como cidade-sede, mais uma vez divulgaram e fizeram camisetas "A Copa do Mundo é Nossa", para comemorar (de novo?) a suposta confirmação.
Recentemente publicaram no site do Clube uma carta do Comitê Organizador (ligado à CBF) que confirma o óbvio: que a indicação é feita pela cidade-sede e que depende do cumprimento dos contratos e acordos, entre eles, normas de conforto e segurança. Vejam:
"...informamos que o direito de sediar partidas válidas pela Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 é concedido pela FIFA às Cidades-Sede. Assim, esclarecemos que a cidade de Porto Alegre, (...) indicou o Estádio Beira-Rio como local adequado para a realização de partidas em seu território..."
"Cabe apenas lembrar que circunstâncias supervenientes podem afetar a realização de partidas em qualquer dos estádios ou cidades previamente indicados, conforme os Host City Agreements, Stadium Agreements e demais contratos e termos assinados pelas autoridades e particulares".
O lamentável é que, mais uma vez, nossa diretoria divulga a informação como mais uma "confirmação" com o título "Comitê organizador da Copa reafirma Beira-Rio sede em 2014" (aqui).
Portanto, não há nada confirmado e as "confirmações" divulgadas no site do Inter não merecem credibilidade. O Projeto Gigante Para Sempre, que é de qualidade e tem sido elogiado em vários aspectos, vai muito além da Cobertura. E quem pensa que essa cobertura modernizará o Beira-Rio está muito enganado. É apenas a casca de um recheio de 40 anos, o qual ou receberá alterações radicais, verdadeiramente modernizadoras, ou teremos sérios problemas num futuro próximo por ter um estádio defasado.

Semana que vem escrevo mais sobre o assunto. Ou leia no Blog Beira-Rio.


4 Comentários:

Schroder-EUA disse...

É sinceramente acho que o INTER tá dando VALOR DEMAIS pra esse negocio de ser sede de Copa.

O INTER JA FOI SEDE DE COPA! Em 1950...e qual foi a grande vantagem? Mesmo na era moderna não fara diferença alguma EXETO ser coisa pra encher o saco de gremista.

Legal é...sem duvida, mas não vai fazer o Inter Mundialmente famoso...coisas como WORLD CHAMPION que ta pintado na coreia do Beira Rio aquilo vai ter que ser tirado...a FIFA vai querer algo limpo.

Sinceramente se o Gremio contruir um estadio novinho em folha, duvido que os jogos nao acabem lá. Como tu falou so a cobertura nao faz nada o estadio é velho...vao ter que gastar muita grana pra ficar 50% do que é um estadio moderno de hoje.

Julio.Colorado em Sampa disse...

É evidente que o projeto de reformas não pode se esgotar na cobertura. Também não posso imaginar que algum torcedor e/ou a diroria tenham esse pensamento. É muito difícil enganar os velhinhos da FIFA que de bobos não tem nada.

O ponto positivo em ser sede da Copa é justamente a obrigatoriedade do cumprimento dos encargos da FIFA. Cumprido tudo que é exigido quem ganhará somos nós, os torcedores, que teremos um estadio moderno, confortável e de lambuja ainda coberto.

jz1978 disse...

[OFF] Durma-se com uma dessas:
http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1163254-7824-EM+MARIO+SERGIO+EXPLICA+POR+QUE+ATIROU+COM+SEU+REVOLVER+EM+TORCEDORES+DO+SAO+JOSE,00.html

Marco disse...

Valeu, Mallet!

Além do que o Julio falou, também a urbanização do entorno do estádio é um ganho enorme para o clube.

Faz do local todo um ponto turístico, atraindo mais gente para conhecer o Gigante.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]