terça-feira, novembro 24, 2009

17 A Arte de Viver da Fé

Eu sempre acreditei ser agnóstico, até o dia em que me peguei adorando símbolos e ídolos, entoando cânticos e reverenciando um templo sagrado. O que posso fazer se as letras S, C e I, entrelaçadas em branco sobre um círculo vermelho, formam a única imagem capaz de me fazer acreditar em forças do além?

Eu sei que sempre vai ter alguma explicação concreta para explicar o gol do Dunga contra o Palmeiras, ou o gol do Gabiru contra o Barcelona. Dois extremos! Um gol salvador de um ídolo numa hora ruim e um gol redentor de um odiado num momento de glória! Sim, eu sei, sempre haverá uma explicação. Mas, pra mim, tem um toque sobrenatural também.

Pois é justamente em momentos como o que estou vivendo nesta semana da minha vida colorada que esse ocultismo se revela com ainda mais intensidade. Porquê? Porque apesar de todos os erros somados ao longo do campeonato, ainda temos chances de ser campeões. Porque mesmo com 11 derrotas em 36 jogos, podemos ser campeões com 65 pontos! Mas também porque, conseqüentemente e, acima de tudo, não dependemos apenas de nós para conquistar título brasileiro. Daí, só se agarrando na fé.

Ninguém em sã consciência preveria um campeão brasileiro com menos de 70 pontos. Possível sempre foi, mas extremamente improvável. Pois, neste ano, o campeão terá, no máximo, 68. Isso se São Fernandão e Santo Iarley não atenderem às minhas preces (as minhas e as de outros tantos milhões de fieis). Claro, dependeremos de outras entidades também, inclusive de alguns espíritos de pouca luz. Fazer o quê? Chegamos a duas rodadas do final do campeonato assim, acendendo uma vela para Deus e outra para o Diabo!

Aqui se faz, aqui se paga! Essa frase tem uma conotação religiosa carregada pra burro! Mas tem certas coisas que não são assim tão esotéricas. Jogar com Nilmar e jogar sem Nilmar não tem nada de outro mundo. Negociá-lo com mais dois anos de contrato em vigor pela frente, também não! O mesmo vale para a insistência com o Tite. Ele até pode ter sido vítima, em algumas circunstâncias, mas quando a relação de vestiário não é boa, quem paga os pecados mesmo é a torcida. Ah, isso não tem nada de abstrato!

Daí talvez se encontrem explicações concretas para não termos vencido o São Paulo no Beira-Rio. Esse resultado e, somente esse, já nos daria a liderança hoje. O mesmo vale para a derrota para o Botafogo, já sob o comando do Mário Sérgio. Mas não se culpe o vesgo. O cara tava em casa de chinelos e justamente por isso que veio. Nenhum outro viria agora, não por empreitada, como ele veio.

Mas a essa altura do campeonato, dessa vida ou encarnação, pouco importa se estamos vivenciando o campeonato no qual o campeão terá o maior número de pontos perdidos da história dos pontos corridos. Já não faz diferença se nenhum dos postulantes ao título fez campanha nem jogou futebol à altura de ganhar o título. Dentre tanta incompetência, a taça vai cair na mãos de alguém e, no final das contas, o que interessa é que o Inter tem chances. Ainda estamos vivos e talvez a decisão acabe ficando mesmo por conta do sobrenatural. Já não sei mais, acredito em tudo e não duvido de nada!

É como diria Herbert Vianna: “a arte de viver da fé, só não se sabe fé em quê!”


17 Comentários:

col disse...

Daniel, tem que ter muita feh, pois nossas chances de titulo sao simplesmente zero.


Curintia entrega pro Fla pra nao correr o risco de dar um titulo para o Sao Paulo ou Palmeiras(se Inter perder). Ultimo jogo do Fla: Gremio no Rio e outra entregada.

Na proxima semana seria bom a direcao fazer uma reuniao seria e repensar os INUMEROS erros de 2009, projetando um grupo para disputar a LA.

Flávio - em Brasília disse...

Fé!

É isso mesmo que me faz acreditar.

Que torna pra mim inimagináveis e impossíveis quaisquer outros resultados que não a derrota do São Paulo pro Goiás, a não-vitória do Flamengo pro Corínthians e a derrota do Sport pro INTER!

FÉ!

INTEEEEEER!!!

Marco disse...

Chiodelli crash'n'burn!
Muito bom!

Tem outra que escuto o dia todo, desde domingo:

"Andar com fé eu vou, que a fé não costuma falhar..." (Gilberto Gil)

Falando em sobrenatural e talecoisa, quiçá o saci apronta outra daquelas, domingão...

João Gabriel disse...

Depois do texto da Diana eu tô com outra música na cabeça.

Da Gudes: Dr. Destino.

A música é pesada. O refrão diz assim:

"O Dr. destino é foda
Sem camisinha
Se jogou, dentro do copo. É na resina
Êxtase e alívio, vida sem doutrina Pedra na cabeça e viajem na neblina."

Me apego à primeira frase: O Dr. Destino é foda!

Ah...

e Crack? Nem pensar! (O Taisson ia ser o garoto-propaganda perfeito! ...Nem pensar!)

Marco disse...

Título, Colorados?

FÉ!

Cristiano disse...

Depois que 5 de 5 resultados a favor aconteceram na última rodada, pra que duvidar?

Torcer, secar, comer, cagar... são as leis da natureza e ninguém vai poder mudar!

diana oliveira disse...

dani,
brigada por me deixar invadir teu espaço, por conta de ser uma atrasaaaaaaaaaaaaaaada!

na minha casa tem uma vela pro santo, outra pro diabo e mais uma pro juiz!
hehehe

bj

m.rodrigo.oliveira disse...

Col.

Exatamente por ser tão difícil de acontecer, que eu estou confiando.

Nesse ano o nosso time conseguiu entregar a rapadura quando parecia impossível isso acontecer.

Porque não acontecer o contrário agora?

Hehehe

Mas é como eu venho falando desde a semana passada.

Precisamos gastar todas as rezas e e promessas a que temos direito. E quem ainda está devendo promessas antigas, tem que quitar a dívida logo, pra poder fazer uma nova.

Eu só sei que na última rodada eu vou dar um jeito de estar no estádio. Já tentei reservar ingresso, mas ainda não tem disponível no site.

Schroder-EUA disse...

Daniel

O interesante é que FC disse esses dias que se nao tivesse vendido Nilmar eles saia de graça em "6 meses".....mas como assim se o contrato dele vai até 2011?

Alguem esclarece..ate quando era o contrato do Nilmar...2010...ou 2011?

m.rodrigo.oliveira disse...

Louis.

O contrato do Nilmar era válido até a metade de 2011.

O que acontece é que o FC e a diretoria do Inter tinham medo de a partir de 2010 o Nilmar se recusar a aceitar a transferência para outros times até o final do ano.

E quando entrasse em 2011, ele já poderia assinar um pré-contrato com outro time e ficar com 100% da negociação.

Foi mais ou menos isso que o Ronaldinho fez com o Grêmio.

Mas eu acho que o risco disso acontecer era menor do que eles imaginavam. Afinal, se esperasse até o final do contrato, a idade do Nilmar já não seria tão atrativa assim pros Europeus.

Daniel Chiodelli disse...

"17/09/2007

Depois de conseguir a liberação do seu vínculo com o Corinthians, Nilmar assinou contrato de quatro anos com o Internacional. O atacante não escondeu a felicidade por retornar ao clube que o revelou em 2003. "Comecei com 18 anos aqui no Beira-Rio. Agora estou de volta, mais maduro e consciente de que é preciso dar ao máximo cada dia. Estou me sentindo em casa. O Inter é um clube que oferece uma estrutura fantástica e total visibilidade", elogiou."

http://internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=5635



"14/09/2007

Piffero mostrou impaciência diante das perguntas sobre uma possível saída de Nilmar em janeiro para algum time da Europa. "Pô, o jogador está chegando e não saindo. Não tem cláusula nenhuma. Não compramos o Nilmar para vender", afirmou."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/esporte/ult92u328613.shtml


"1º/09/2008

Nilmar fica no Inter

A semana começa com uma boa notícia para a torcida colorada. O Internacional adquiriu mais 40% dos direitos federativos de Nilmar e agora detém 70% do passe do jogador. Dessa maneira, o atacante segue no clube colorado, com o qual tem contrato até 2011.

Nilmar é o artilheiro do Inter no Brasileirão com 11 gols marcados. Na temporada 2008, já são 14. Somando suas duas passagens pelo clube, o atacante já defendeu o time colorado em 103 jogos e marcou 39 gols.

Na última sexta-feira (29/8), Nilmar foi convocado para a Seleção Brasileira que disputará as partidas contra Chile e Bolívia, nos dias 7 e 10 de setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2010."


http://internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=7358

Daniel Chiodelli disse...

Louis, acho que essas notícias "requentadas" respondem à tua pergunta.

O levantamento não foi feito por mim, recebi por e-mail há algum tempo.

É como dizem por aí, a internet NÃO tem memória curta.

Schroder-EUA disse...

mas daniel...entao a diretoria ta mentindo cara dura? o inter nao tinha como perder ele?

jz1978 disse...

O Nilmar deve ter aceitado ficar "na boa" no Inter até a metade deste ano. Na metade do ano passado, acredito eu, frente à forte pressão de clubes europeus/empresário, a diretoria deve ter dito pro "cara" aguentar até a metade deste ano, quando teoricamente teríamos a Copa do Brasil, e aí sim facilitariam a transferência. Na verdade o Nilmar já tava pronto prá sair ainda ano passado.. Lembrem que todo dia era a notícia de um clube fazendo ofertas, e vários questionamentos sobre se isso influenciaria no rendimento. Então, me digam, errou tanto assim a diretoria? Valeria a pena segurar um cara contrariado por mais algum tempo? Antes que atirem facas, também acho que com o Nilmar já estaríamos bebendo champagne na taça do BR´09, mas...

Pablo Faria disse...

Bom texto, Daniel! Valeu! O time do FC não merece, mas o clube, SPORT CLUB INTERNACIONAL e torcida, ah, esses merecem muito esse título! Foi a torcida que deu ao clube o status de 100mil sócios. Nós merecemos. Forças do além, ajudai-nos! rsrsrs

GILSON - PR disse...

É isso aí, Pabo!!!

A direção não merece ser campeã mas a torcida que sofre, contribui, merece!

Se domingo assumir a ponta será tetra, caso isso não ocorra, infelizmente, que seja vice. Irá direto para a Libertadores, sem aquela preliminar, que fica algo meio perigoso de não se classificar, principalmente no início de temporada.

O campeão do Brasil sairá no próximo final de semana, o time que acabar a rodada em primeiro será o novo campeão.

Os times que disputam não perderão na última rodada, os bambis não perdem em casa para o sport e o framerda ganha dos bananas de pijamas no maraca. Os azulinos só ganharam uma fora de casa durante a competição toda, quem sabe os reservar se saiam melhores que os titulares, milagre, milagre...

Por isso domingo é fundamental um empate do fra e uma vitória da turma do Fernandão e Yarlei.

Daniel Chiodelli disse...

jz1978

eu tenho dificuldade de acreditar que o Nilmar tenha forçado a barra para sair para o Villareal. A menos que ele achasse que jogar num time de segunda linha da Espanha fosse lhe dar mais cartaz que ser Campeão Brasileiro pelo Inter. Não sei, mas acho que foi por estar no Inter que ele voltou à seleção brasileira.

E se havia tantas ofertas de clubes europeus, me parece mais lógico que quando isso aconteceu, ele preferisse sair logo para a Europa do que ter mais percentual dos seus direitos econômicos comprados pelo Inter. Creio que lá é que ele teria ficado insatisfeito, tornando o negócio ruim para o Inter.

Isso pra mim é que não fecha. Quando havia várias propostas, o Inter bancou e ele ficou. Quando apareceu uma do Villareal, o Inter negociou e ele se foi. Pra mim, não faz sentido.

Baita abraço!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]