quinta-feira, setembro 17, 2009

45 IDEIAS RADICAIS? OU BOAS IDEIAS?

- MISTURAR TORCIDA NO GRENAL
(Leia por completo antes de se enganar pelo sub-titulo e achar que to pedindo pra misturar o estadio inteiro)
Já em antecipação ao Grenal de Outubro, e pra não ser oportunista, vou falar no assunto agora, bem antes do classico. Uma sugestão a Direção Colorada. Tá na hora de um clube Brasileiro liderar o movimento para real paz nos estadios. Esse lance de jogador usar camiseta de Paz antes do jogo é bom mas efetivamente não significa nada. Com o passar dos anos a coisa só piora. A duas decadas as torcidas não se misturavam mas tambem não havia separação entra as torcidas com 30 metros de arquibancada vazia. Agora já existe. Precisamos ir alem de Camisetas...precisamos de EXEMPLOS DIRETOS DO QUE QUEREMOS ATINGIR.

Pra começar o Inter e Gremio poderia fazer algo bem simples pra dar exemplo. Usa um pequeno espaço nos estadio para misturar uns 50 torcedores PRE-SELECIONADOS de ambas as torcidas para assistirem o jogo JUNTOS. Isso mesmo JUNTOS. Mesmo que seja Gremistas e Colorados de uma ou duas familias, mas que apareça na TV colorado e Gremista assistindo o jogo na paz lado a lado sem ter que tocar bomba ou soco um no outro. Acho que dá pra achar 50 Colorados e Gremistas de Paz em Porto Alegre....ou não?

Isso seria um belo exemplo a todos. No dia dia muitos colorados e gremistas moram, travalham e estudam juntos sem apelar pra porrada, não há razão pra não tentar reverter isso nos estadios e esse seria um pequeno mas importante passo. Pode até se usar o espaço VAZIO que separa as torcidas para fazer isso. Essa mistura ali no meio das duas torcidas ainda serviria de exemplo direto as pessoas no estadio que vão ver que futebol não é guerra.

- PSICOLOGO(Motivador)
Muito se fala em sapato alto apos algumas vitorias, ou jogadores voltando da seleção se "achando" e coisas desse tipo. Não sei atualmente o que o Inter faz lá dentro para motivar e focar o grupo mas se eu mandasse lá dentro faria o seguinte.

Um Psicologo (com pouco de Motivador) ou dois (facilmente pagos com o salario do GIL) trabalhariam no Beira Rio 5 dias por semana. Cada jogador teria que visitar com o psicologo uma vez por semana ou a cada 10 dias. Os psicologos/motivadores observariam a performance dos jogadores e ou conversariam com o tecnico e depois com o jogador 1 a 1 para fazer com que o atleta fique focado, concentrado e motivado para atingir os objetivos do Clube e dele. Tudo com os pés no chão e sem salto.

Por exemplo o Sandro. Alguns dizem que voltou da Seleção com a cabeça em outro lugar. Mas tambem. O cara volta e 30 colegas mas 100 torcedores chegam a ele dizendo "Tu é o Cara!!" O guri tem 19 anos vai pensar o que? O que deveria acontecer é assim que ele voltasse da seleção é ir falar com o tal Psicologo/Motivador para que esse profissional pudesse refocar a cabeça do jogador no objetivo mais proximo...que nesse caso teria sido o jogo do Cruzeiro.

Com a grana que rola no Inter e que é gasto em coisas como salarios de jogadores que nunca jogam (gil, chiquinho, Clemer...) isso poderia ser feito sem problema algum.


- SERIE "A" SÓ PARA CLUBES ORGANIZADOS
Será que a Seria A realmente deveria ter a participação de clubes como Brasiliense, São Caetanos, Santo Andrés etc.... A Serie A não deveria ser só a elite do Futebol Brasileiro? Quem disse que o melhor para o futebol é ter rebaixamento e clube subindo da Quarta Divisão? O São Caetano cansou de ter publico de 800 pessoas em jogos da Serie A! Isso é ridiculo. Nós vimos as condições do Gramado do Santo André esse ano, não vimos?

Veja a NBA, a NFL e outras. Ligas Bilionarias de muito sucesso, extremamente organizadas mas FECHADOS só para os grandes. Pra entrar na liga voce tem que provar que sua cidade pode sustentar seu time. Voce tem que ter estadio em boas condiçoes. Você tem que ter uma organização Profissional. E não pensem que rebaixamento é exigencia da FIFA...a liga MLS que é filial da FIFA tambem é fechada e não existe rebaixamento. Por sinal rebaixamento não existe em esporte profissional algum nos EUA.

Não que eu seja a favor ou contra, na verdade realmente eu não sei qual eu prefiro, apenas escrevo sobre o assunto para ver suas opiniões. Eu gosto da organização das Ligas Americanas mas não gosto de outras coisas como clubes com Donos que podem mudar a cidade do time de um ano pra outro..isso é ridiculo. Mas pode se fazer uma boa mistura das melhores ideias.

Será que Rebaixamento e Subir de serie não deveria ser prêmio ou multa por ORGANIZAÇÃO (ou falta de) em vez de resultado em campo? Qualquer Clubinho pode ter um bom ano com a grana de algum empresario bancando o clube temporariamente e subir pra primeira (e depois de vendido todos os jogadores já cairem no proximo ano), mesmo sem torcida e sem estadio decente! Eu acho que pra jogar na Serie A primeiro o Clube deveria TER ESTRUTURA...isso deveria ser mandatorio. ESTADIO MODERNIZADO, torcida, boas finanças, organização. Ao longo dos anos isso faria do Campeonato um espetaculo melhor e os clubes mais fortes. A motivação atual de muitos clubes é ter UM bom ano....em vez de serem GRANDES CLUBES. Esse é o problema.

Suas opiniões?

45 Comentários:

JoyDivision disse...

Por mim poderia acabar essa história de rebaixamento. Aí o inter nunca iria cair, até porque já escapamos de cada uma... e do jeito que gostam de perder pra morto, e levantar o moral dos times abatidos, já pensou o inter na segundona? Uma tragédia total.

Quanto a colorados e gremistas juntos no estádio, só se fosse assim: selecionando a dedo, e mesmo assim não duvido que acabasse dando briga. Nos dias de hoje, em que o pessoal acha legal gravar vídeos brigando, matando cachorros, pra colocar no youtube, não imagino o povo chegando a esse nível de sociabilidade. Cada vez as pessoas sabem lidar menos com as diferenças. Aquele que pensa diferente de mim, ou torce pra outro clube, é visto quase como um inimigo.
Ah, sem falar nos cantos das torcidas: "vou matar", "vou esfaquear", "vou me chapar e espancar", etc...
Enfim, essa separação de vários metros de uma torcida pra outra, ao meu ver reflete bem o nível de convivência que estamos, e sou totalmente a favor de torcida única nos clássicos.
Estamos falando só do estádio, mas quanta porcaria acontece antes/depois dos jogos?

Ramon Dongo disse...

Essa da torcida misturada é complicado, mas concordo que se deve tomar uma atitude quanto a isso. Antes de misturar, tem que ter uma reformulação geral na segurança nos estádios, pois como já cansamos de debater aqui no BV, a Brigada não é preparada pra trabalhar em estádios.

Acho essa questão fundamental, principalmente com a reforma do Beira-Rio e possivel construção da Arena deles, pois, se forem estádios no padrão Fifa, não poderá haver divisórias entre as torcidas. Será que estamos (culturalmente) prontos pra isso? Quero só ver no primeiro grenal. A torcida do nosso co-irmão, por exemplo, nos últimos anos: brigou com a Brigada, contra nós colorados e ano passado entre eles mesmos (naquele episódio que a geral se desmembrou e sei lá mais o que).

E sou favorável que haja uma liga de times como uma NBA ou NFL, só que daí muitos cartolas que aprender a colocar de lado tanto o interesse pessoal ($ - a gente sabe que eles ganham muito lá) e também de seus times do coração (ou seja, a prioridade é organizar bem o evento, e não ganhar a qualquer custo). Vamos ficar esperando sentados...

Ike disse...

Caro Louis

Acho perfeitamente possível colocar torcedores normais de Inter e Gremio lado a lado nas arquibancadas, isso acontece sempre nos jogos no interior e mesmo fora do POA (em Floripa apareceram na TV imagens de coloraos e avaianos lado a lado). O que é inviável é acomodar as "organizadas" juntas, porque ali, junto a torcedores de bem, é que se escondem os psicopatas, os marginais que criam 90% das cnfusões dentro e fora dos estádios.

Não concordo com a idéia do(s) psicólogos,porque essa tarefa cabe ao comandante do vestiário, que é o superior imediato dos jogadores. Se ele não é capaz de manter o seu grupo mobilizado, não é capaz de administrar as vaidades individuais, não consegue conduzir o amadurecimento de atletas jovens, então não pode ser treinador de time de ponta e receber salário de mais de 100mil por mês. A outra razão e que tenh enorme ressalvas quanto ao trabalho dos psicólogos de empresas aqui no brasil,

Rebaixaento pra mim é positivo. Mantem vivas equipes médias de centros urbanos importantes, que vislumbram a chance de disputar o torneio da elite do futebol e pune os clubes mais desorganizados, que acabam castigados com o descenso. Pra mim é meio uma "seleção natural", e funciona bem em campeonatos como o ingles, espanhol e italiano uqe são economicamente fortes.

cjr-sp disse...

A parte de misturar as torcidas até é possível. Entretanto acho visualmente feio e tem o problema dos canticos tb como já citado aí acima. Na verdade eu prefiro classicos só com uma torcida ou na proporçao 70/30. Na proporcao 90/10 ou 80/20, fica feio, só vai os corajosos, pois nao dá uma quantidade boa para os visitantes. Essse numero minimo só se dá com 30% minimo de torcedores adversarios. Cabe aos responsaveis providenciarem a segurança, que idealmente nao seria função da BRIGADA. Mas nao havendo segurança como é o caso atual, sou a favor totalmente de uma torcida só.

--------------------------

Quanto ao rebaixamento sou totalmente a favor do mesmo, mas sou contra a clubes sem uma estrutura minima na série A.

Cada clube teria que ter um estadio escolhido para mandar os seus jogos, sem poder vendero mando no meio do campeonato, e seja seu ou não, o mesmo teria que oferecer requisitos minimos que seriam satisfatorios para o bom futebol e seus clientes alem dos que trabalham no evento.


No blog do Wianey, tem uma reportagem com o que a FIFA pretende com o futebol já para 2010 no mundo inteiro. Algumas coisas sao bem interessantes e vem de encontro a essa padronizaçao minima para os clubes.

cjr-sp disse...

E já que estamos em tópicos alheios a vontade do INTER, como no caso do rebaixamento, aproveito para enumerar que sou a favor por motivos culturais dentre outros motivos, os seguintes tópicos de discussao.

1) Sou a favor do Brasileirao com os 4 primeiros colocados ao termino do segundo turno fazerem mata-mata para decidir o campeonato. Detesto campeonato sem final e sem taça.

2) Sou a favor do calendario começando e acabando dentro do mesmo ano por motivos culturais principalmente. Ou seja sou totalmente contra o calendario europeu no Brasil.

E sou a favor tb das seguintes situaçoes por motivos lógicos.

3) Sou a favor de um regional jogado em 2 meses no maximo. Gauchao seria 2 grupos de 4 com 6 jogos iniciais e mais 2 jogos da final e fim de papo. Isso valorizaria o regional. Do jeito que é hoje é enfadonho, longo, nao testa os grandes de verdade e tem hora que nao dá mais para aguentar.

4) O Inter deveria planejar a sua pre-temporada com jogadores do time B começando os dois primeiros jogos do gauchao e o principal começando depois já com no minimo 31 dias de pre temporada. CHEGA DE EU TER QUE ESCUTAR DO SR. MASERIDJIAN OU OUTRO QUE SEJA, QUE A PRE-TEMPORADA FOI PEQUENA DEMAIS E AÍ FALTAM PERNAS NA HORA QUE MAIS PRECISAMOS. Entao o logico é atrasar uma semana a mais o inicio do time A no gauchao.

------------------

Sds coloradas.

cjr-sp disse...

cooreçao,

No item 4 acima, onde se le 31 dias é 21 dias o que eu quiz dizer.(3 semanas de pré temporada)

Pepessito disse...

Louis,
fiquei indignado com essa reportagem do GEsporte:
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL1309147-9869,00-INTER+OFERECE+CERCA+DE+R+MILHOES+AOS+JOGADORES+PELO+TITULO+BRASILEIRO.html

Agora, só o salárdio NÃO basta ! Então a diretoria ( leia-se: nós, os sócios) paga salário pros caras entrarem em campo ou irem ao estádio treinar, mas isso não significa que seja para ganhar um jogo ou um campeonato. Ahh, vcs querem ganhar o campeonato ??? Então tem q rolar uma grana por fora !

Ahhh, santa paciência hein ?!?!?!

PQP

Luciano Klein disse...

Louis, sobre a "elite", acho q a FIFA já entendeu,

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=1&local=1&template=3948.dwt&section=Blogs&post=227551&blog=217&coldir=1&topo=4238.dwt

Roberto disse...

Torcidas: O problema não são torcidas de times diferentes. Mas sim o fato de serem torcidas de times diferentes no RIO GRANDE DO SUL. A coisa aqui no sul é muito mais pesada na rivalidade. Difícil entender, mas é o que ocorre.

O ideal seria começar a identificação e correta punicação dos transgressores. Removê-los dos estádios por meses, anos até. E aí, um dia, poderiamos juntar as torcidas. Claro que não colocar lado-a-lado a Popular e a Geral, mas fazer algo do gênero seria possível (tenho um amigo que foi assistir um fla-flu no rio com a camisa do Fluminense, junto com um amigo dele com a camisa do Flamengo. E sentaram JUNTOS no estádio. Enfim, é possível. Mas simplesmente reunir 50 colorados e gremistas "para que sirvam de exemplo" não vai adiantar nada. Exemplos já tiveram muitos. Precisamos é deixar apenas os "sociáveis" juntos.

Sobre a idéia do rebaixamento, na teoria é interessante. Na prática é como mudar o calendário (que acabaria com os regionais). Deixaria MILHARES de pessoas e desempregadas e acabaria com DEZENAS de clubes.

Lembre-se que estamos no Brasil, aqui é quase um socialismo e todos tem que ter direito a uma fatia do bolo.

Anônimo disse...

Pela primeira vez, concordo 100% com o CJR quanto as questões levantadas!!!

Klaus disse...

Bom texto.

Mas, quanto a estrutura mínima, se considerarmos estádio próprio, CUrinthians, Flamengo, Cruzeiro, Atlético Mg... não jogariam!

Se fosse por estádio com estrutura mínima então... Não sobrariam 5 times.

Klaus disse...

http://www.clicrbs.com.br/esportes/rs/noticias/futebol,2656575,Nilmar-garante-vitoria-do-Villarreal-na-Liga-Europa.html


E a "dor" de saber que estava aqui até ontem?

Unknown disse...

Misturar torcida sou a favor. Acabar rebaixamento sou contra. Futebol é futebol, MLS é MLS.

Ike disse...

Eller deu com a língua nos dentes, fundamento treinado no treino secreto do Inter ontem: posse de bola

o pastor é simplesmente obcecado com isso, não ia treinar a defesa?

o pior é que depois perdemos os jogos e o "professor" sai se dizendo satisfeito com o "desempenho" da equipe porque ficou 60-70% do tempo com a bola

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Posse de bola é FUNDAMENTAL no ´bobinho`....

Chute à gol, nem pensar...
Tabelas pelo lado com os laterais, atacantes chegando pelo lado e cruzando rasteiro (a la MM) nem pensar...

O que não conseguimos perceber são movimentos combinados de 03 jogadores...um recebe outros 02 se deslocam PARA FRENTE em condições de receber a bola....NA POSSE DE BOLA TITIANA É UMA BARBADA...O CARA PASSA A BOLA FICA NO LUGAR (DE PREFERENCIA ATRÁS), daí se mantem a posse de bola INFRUTÍFERA, SEM CONTUNDENCIA, sendo o melhor EXEMPLO DESTE FUTEBOL INSOSSO, MORNO, CAGÃO o OVELHA-MOR, 10ZINHO...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Na roubada de bola TAMBÉM não existe jogada combinada, tipo ARRASTÃO, o Guina tenta MORDER 05 VEZES SEGUIDAS...E NINGUÉM ESTÁ POR PERTO PARA AJUDAR !

É um BANDO DE BONS JOGADORES, PORÉM SEM QUALQUER NOÇÃO DE EQUIPE...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

É f....levam o Maycon e deixam o Bolaños (fez 03 gols e foi castigado) que não é o bixo, mas chuta melhor do que o Taison, podiam levar o Léo ao invés do Maycon !
========================================
Confira a lista de jogadores:
Goleiros: Lauro e Michel Alves
Laterais: Danilo Silva, Kleber e Marcelo Cordeiro
Zagueiros: Índio, Fabiano Eller, Sorondo e Danny Morais
Volantes: Sandro, Guiñazu, Glaydson e Maycon
Meias: D'Alessandro, Andrezinho e Wágner Libano
Atacantes: Alecsandro, Taison, Edu e Marquinhos
====================================

Tem ainda o Glaydson de 1° volante e D. Morais também joga por ali, mas Maycon......pqp, leva um mais um fisioterapeuta então...

Caio - INTERnet/BV - Conselheiro disse...

Misturar as torcidas é fundamental! Mas claro que não em todo o estádio.
É SÓ VENDER UM SETOR DAS CADEIRAS COMO SETOR MISTO. Neste local e somente nele, poderiam ir torcedores dos dois clubes, e seria uma escolha do torcedor ir alí.
Ainda podia cadastrar quem comprasse o ingresso ali, assim tendo algum problema, todos estariam identificados.

E sobre SERIE A, os clubes deveriam ter uma estrutura mínima, histórico de público dos últimos anos e número mínimo de sócios. Com estes pré-requisitos, pode subir a serie A, se não tiver, mesmo que tenha ganho a serie B, continua por lá.

Jonatammm disse...

A tabela dos próximos jogos está muito boa pra nós. Mesmo se empatarmos com o Vitória, acho que chegaremos no final disputando título. Podemos até disparar nas proximas 7 rodadas.

Algumas coisas que ajudariam na caminhada ao título:

1 - Mais garra. Tá faltando, infelizmente.

2 - O Taison jogar um pouco melhor. Já melhorou, embora eu ache que ele não tenha merecido as críticas pesadas que sofreu, não passou por ele a queda do time em Julho. Tem que fazer mais gols.

3 - O Guina guarda mais posição e permitir mais avanços do Kleber.

4 - O Sandro pensar menos em ser Falcão e mais em ser Edinho e Caçapava.

5 - Magrão e Andrezinho jogando bem na posição do Giuliano até que este volte. Magrão foi bem no primeiro tempo contra o Cru ali.

6 - Marcação pressão na saída de bola. Taison, Alecsandro e Dalessandro precisam suar um pouco mais.

7 - A torcida tem que acreditar mais. Vamos deixar a corneta pro fim do ano. A partir de agora somos todos beatas.

Jonatammm disse...

Bolanos chuta melhor que o Taison? Menos Nelson. Bolanos fez 3 gols naquele jogo e MAIS NADA. Deve ter jogado umas 6 partidas, e nem um peido mais deu.

Jonatammm disse...

Sobre o tópico, concordo somente com as torcidas misturadas, mas principalmente em um acordo em que se permita maior espaço para a torrcida adversária no Grenal, no mínimo 5 mil. Como já não tivemos esse espaço no Grenal do chiqueiro, que fique para o próximo ano. Mas a zona mista, pode ser para o proximo mesmo.

Rebaixamento tem que ter. Dá mais emoção ao campeonato, e até mais justiça na briga pelo titulo, pois diminui a chance de um dos candidatos ao titulo jogar com um time já desinteressado nas rodadas finais, o que poderia até ocasionar venda de resultados.

E psicologo já tem no Inter, uma mulher. E o Evandro Motta é o motivador. A psicóloga é mais para ajudar quando um jogador tem problemas, e menos para manter os caras na linha, ou motivados. E o Evandro é mais um palestrante. Eu acho que o Evandro já gastou os cartuchos que tinha com o grupo do Inter. Não imagino que ele tenha poder de motivar mais os caras. Precisa de uma cara nova lá dentro.

Paulinho Dixon - Dr_Inter disse...

Dr_Inter, reforça (CNTR...) remedinho para:

1-A 'COMISSÃO PASTORAL DO TETRA'

Eles PRIORIZAM a 'RÉGUA DEFENSIVA', como alguns amigos Colorados convencionamos, que trata-se da zaga presa a partir da direita. Então que o Kleber seja realmente 'A' jogada de desafogo ou em contra-ataques ou em composição da meia-cancha... porem a PASTORAL não tem siquer alguma convicção, que seria então a orientação para ele liberar-se. A vantagem que teríamos é imensa dada sua qualidade ofensiva. Mas... tambem seria necessária a fixação de alguem vigoroso na frente da zaga e cobrindo a esquerda e no caso o melhor para isso é obviamente o Guinazu. Alinhando Magrão e Sandro, e o Kleber solto quando atacamos, alem do Dezinho (Bolanhos), D'Ale e Taison (Edu) armando o jogo, bem aproximados e chegando na area adversária. Esses 2 últimos soltando-se e juntado-se ao Alecsandro o tempo todo... É um 4-1-4-1, que facilmente vira 3-1-4-2.

2- SANDRO

Sandro vem fracassando como 'centromédio' há muito tempo. Definitivamente um furo no sistema defensivo do time. Vide: a sequência de gols iguais sofridos, em junho-julho (aqueles gols famosos da linha de fundo recuadas pro meio da área...), os 3 do Botafogo no Rio, vários rebotes do Lauro na área que ele não chega (Gaymio, Corinthias, Cruzeiro), as bolas perdidas pro Diego Souza na intermediária (Gols), as bolas altas de área que ele tambem não auxilia (Pôrra! O Edinho espanava essa M... toda) e contra o Cruzeiro tambem numa sequência de lances tanto no 1o(origem do lance do penalti do Guina, p. ex.) e 2o tempo, que os caras chegavam na cara do Lauro direto (fora a ausência de desarmes e faltas no jogo...). Esse é um ponto fraco do time (Sandro na proteção) que ainda não foi devidamente detectado, entre outros, pela 'Pastoral do Tetra' e pelo TIME DA CORNETA do BV.

3-CORNETAGEM

Aliás, esses não identificaram exatamente o porquê, mesmo tendo razão ao dizer que 'CONTRA OS GRANDES A GENTE NÃO GANHA'... O time hoje não se protege mais como CLASSICAMENTE É A MARCA DO INTER, contra esses fortes adversários. Ou seja, na verdade os cornetas são viuvas do Edinho e não sabem...! Mas deixa assim...
Já os bons técnicos (os melhores times tem os melhores tecnicos..) esses manjaram rapidinho e vem botando pressão nesse furo recorrente...

4- Para quem largou...

Hoje o Inter é o melhor ataque e por isso tem o mais complicado resolvido... Depende da nossa solidez histórica ser readquirida se rearranjar para CONFIRMAR O TÍTULO... e não dar MANDRAQUE ofensivo nem 'a Pastoral do Tetra' aprontar mais. Tendência: 0 e 3 PONTOS SEGUE SENDO O MAIS PROVAVEL nos 7 jogos fora restantes 3-4 V E/OU D... (5V, 1E, 6D até agora)... e 3 pontos no B.R. em 5 dos 7 jogos... Chegaremos aos 2 últimos jogos (Sport fora, possivelmente rebaixado e Santo André em casa por 2 vitórias)... 2 vitórias nesses jogos = a Faixa!!!!

Schroder-EUA disse...

Pois é Klaus...por isso mesmo...times como Corinthians , Flamengo etc nao terem estadio ou estrutura so prova o ponto que falta motivação para esses clubes fazerem essas coisas. Se a Liga tivesse essas exigencias garanto que ja teriam estadio desde 1971...mas do jeito que é não há necessidade...motivacão..so alguns clubes que se prezam é que ao longo dos anos acharam importante fazer isso como o Inter, SP até o Gremio...

m.rodrigo.oliveira disse...

Essa idéia de franquias, como são os casos das ligas dos EUA (NBA, NFL, etc) está consolidada por lá.

Aqui no Brasil acho que até daria certo com basquete e volei. Aliás o último Campeonato Brasileiro de Baquete já aconteceu seguindo este tipo de conceito. As equipes que participaram do NBB (Novo Basquete Brasil) são todas franqueadas desta liga. E há uma taxa para entra nesse grupo.

Já no futebol, a estrutura com várias divisões está consolidada. E tem a questão política. E por mais que sejam apenas 10 ou 12 clubes com número expressivo de torcedores, há um número muito grande de clubes querendo buscar o seu espaço.

Enfim.

Eu não acho a ideia ruim. Apenas não vejo ela dando certo no futebol.

Com relação à ideia do espaço comum em um Grenal, eu apoio 100%.

Seria legal eu poder ir a um clássico com a minha esposa e cada um poder tocer para o seu time.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Já falamos aqui, Dr. Paulinho em colocar Guina na LE (de mentirinha) para cobrir as boas avançadas do Kleber...também já falamos na falta do Dale ou Giuliando colocar o Glaydson (o mais anteriormente o D Morais) de 1º volante, avançando o Sandro para a 2ª ou 3ª volancia, ficando:

Glaydson, Guina, Sandro e Dale (Giuliano), liberando bastante quem sabe apoiar pelo lado Kleber e D Silva - muito melhor que a naba Bolivariana)

A 1ª volancia não é problema, o problema é a estratégia ttiana onde meio-campo é meio-campo, ou seja, exagerando um pouco, Maycon = Dale

Tt tem um baita elenco nas mãos, mas não sabe disso !

Felipe Conti disse...

Grande idéia essa de misturar, umas 20 pessoas que sejam, de umas 4 famílias, no estádio. Só pra mostrar que existe GENTE dentre os fanáticos.

------------------------

Já o lance do rebaixamento não concordo com tua idéia pelo motivo que tu falou no caso da NBA: não existe rebaixamento, mas as franquias menores trocam de cidade ou somem (caso de Charlotte Hornets e depois Charlotte Bobcats, e depois New Orleans Hornets... ou Washington Bullets virando Washinton Wizards... Uma bagunça!).

Como no Brasil existem vários clubes gigantescos (no sentido de terem verdadeiras nações como torcidas) a alternância de poder é uma coisa benéfica. Sem rebaixamento e com os pontos corridos correríamos o risco de só ter paulistas campeões nos próximos 20 anos.

Assim como na NBA apenas franquias com muito CASH chegam ao título.

Abraço!

Marco disse...

Mais uma vez os EUA são um exemplo de tudo para o mundo!

Pena que ainda não aprenderam a chutar uma bola do jeito que ela merece.

Juntas 50 pessoas de times diferentes, para quê? Só para aparecer na TV? A coisa não vai ficar mais amigável porque pegaram 50 pessoas e colocaram juntas para assistir um greNAL.

Para piorar, a maioria dos clubes banca algumas organizadas, justamente as mais violentes. São quadrilhas de delinqüentes pagas com dinheiro dos clubes.

Palmeiras, SP, Cúrintia, greminho portoalegrense... todos estes têm organizadas bancadas pelo clube. No Inter, não sei, parece que não.

E imagine o fiasco, se no meio dos 50 beatos o pau comesse...

Fico com o MP de São Paulo: clássico da cidade é com uma torcida só.

Se não sabem se comportar como gente, têm que ser tratados como animais selvagens, não pode misturar senão se matam.

Schroder-EUA disse...

Felipe

Discordo em 1 coisa contigo. Rebaixamento AJUDA os Paulistas e não ao contrario.

Veja, numa LIGA so de grandes teriamos 4 Paulistas...SP, Cor, Sant, Pal....mas em 2010 corremos o risco de ter 9...repito 9 Paulistas na Seria A...ai sim ninguem tira o titulo mais de São Paulo.

Ike disse...

Já postei outras vezes: pra mim Sandro é segundo volante.

Sabe porque o INTER é o melhor ataque, mas não é a melhor defesa do brasileiro? no ataque as jogadas saem pela qualidade individual dos atletas, no improviso, na defesa, por melhores que sejam os jogadores, sozinhos, sem cobertura nem posicionamento a casa cai.

Sabe a história do cachorro correndo atrás do carro? O guaipeca fica correndo o tempo todo atrás do pneu, aí o carro para e ele não tem a menor idéia do que fazer com aquilo. Assim estamos nós, queremos ficar com a bola o tempo todo, mas quando conseguimos...

Marco disse...

Dr. Paulinho

Edinho Guerreiro tinha apenas um problema: a bola era redonda demais para ele.

Era até digno de pena o esforço que ele fazia para dar um passe "longo", de 1 ou 2 metros.

Mas era muito engraçado, esforçado, obediente e tal, daí que foi o mais titular de todos, nestes últimos tempos, mesmo tendo passado por 3 ou 4 técnicos.

Não tinha trancinhas sacolejantes, mas sabia dar uma desossada como poucos, disto eu gostava nele.


ANOTE AÍ (copyright by CJR Corporation):

Sandro tem tudo para ser um grande 1° volante, só precisa aprender a marcar e dar umas desossadas de vez em quando.

Alguém aí diria: "Ah, mas volante que não sabe marcar não serve para volante".

Verdade, amigo, bem verdade. Mas é muito mais fácil ensinar o Sandro a marcar, do que ensinar qualquer destes brucutús a jogar o que Sandro joga.

Felipe Conti disse...

Entendo o que tu diz cara...

O lance é que existem clubes GIGANTES espalhados pelo Brail totalmente falidos, mal administrados, em séries periféricas, etc... Será que é justo com estas torcidas simplesmente negar o direito deles um dia voltarem a figurar entre os maiores?

Assim como não gosto de ver clubes bancados por prefeituras ou com dinheiro de senadores e empresários disputando a Série A, não gosto da idéia de clubes tradicionais e seculares do nosso futebol simplesmente desaparecerem por completo (mais desaparecidos do que já estão).

Entendo que tu deu uma sugestão (parecida aliás com o que a UEFA fará a partir de 2010 na Champions League, catalogando a rentabilidade dos clubes), e só assim pra gente descobrir maneiras novas de encarar o futebol.

Abraço!

Schroder-EUA disse...

Marco

Eu não disse que os EUA é exemplo pra todo mundo...MAS....como eu moro nos EUA tu queria que eu desse o Esporte na Bulgaria como exemplo? Eu vou escrever sobre aquilo que eu sou familiar!

E mais .. vamos ser realistas, olha ao seu redor cara. O Teu mundo, o mundo que voce vive diariamente é repleto de "exemplos dos EUA"...do carro que voce dirige, da roupa que tu usa, da eletricidade na sua casa, dos remedios que tu toma, dos Shoppings que tu faz compras, das musicas que tu escuta, das tecnologias que tu usa e milhares de outras coisas que foram criadas por completo ou em partes nesse "horrivel País". Tu ta reclamando de eu dar um exemplo de como coisas sao feitas nos EUA no esporte enquanto boa parte das coisas na sua vida ja tem influencia Americana a mais de um seculo!! Até as coisas mais banais como uma mera Placa na rua que diz PARE e que ta em toda esquina no Brasil foi dessenhada nos EUA!

Se fizermos uma lista ela vai conter milhares de exmplos assim....e ai voce vem e me larga "
Mais uma vez os EUA são um exemplo de tudo para o mundo!".....pelo jeito SIM. Essa é a realidade queira ou não.

Ike disse...

Acho que um time equilibrado precisa do "volantão" na frente da zaga. Se o cara souber sair bem pro jogo, fazer lançamentos melhor ainda, mas primeiro tem que botar respeito na frente da area, e dar as desossadas necessárias, sem "frescuragem" eheheheheh.

Schroder-EUA disse...

Magrão dia 2 de Setembro de 2009

"Fiquei no Inter pra fazer Historia"

A palavra não vale nada hoje em dia.

Marco disse...

Devemos usar coisas que são aplicáveis aqui, e rejeitar o que não serve.

Não disse que os EUA sejam um horrível país, não coloque palavras em minha boca.

Mas estão longe, bem longe, de ser o único lugar do mundo onde são criadas coisas boas.

Inclusive desta lista aí, que você citou como tipicamente norte-americanas. Talvez até você não saiba disto, mas é verdade.

Este negócio da Liga já foi tentado, o Clube dos 13 nasceu daí.

A verdade é que os pontos corridos premiam os mais organizados, e o rebaixamente pune os desorganizados.

Usando seus paradigmas, os EUA são um bom exemplo de meritocracia.

Acabar com o rebaixamento, ou transformar o Brasleirão em um clube de confrades, seria um golpe mortal em um dos poucos avanços que Ricardo Teixeira perpertrou em seu reinado.

Cleber_Tapes/RS disse...

Agora vamos tentar ser campeão com o Glaydson...... PQP

Marco disse...

Depois querem que eu tenha paciência com este ENERGÚMENO:

– Índio está confirmado, não tem 3-5-2 – disse Tite. – Não é momento ruim do Sorondo, é o Índio que está bem. Com ele temos mais velocidade, ele é bom na bola aérea.

Comentário meu: Sorondo deve ser uma bosta na bola aérea, apesar de ter uns 1,90m de altura. Índio está mesmo muito bem, na final da CdB nós vimos como.

Mas, tem mais:

– Tem a possibilidade de, de forma equilibrada, deixar o André mais solto pelo lado direito, prendendo mais o lateral-direito e o Sandro.

Comentário meu: então teremos 4 jogadores (10zinho, Dale, Taison e Alecsandro) olhando o jogo rolar, e 6 se matando atrás da bola.

Danilo Silva e Sandro se matando para "deixar o André mais solto", balançando as trancinhas ao ritmo do axé na Bahia.

Schroder-EUA disse...

Marco

Sim desculpas voce realmente não escreveu "País horrivel". Exagero meu.

Quanto a Americanos aprenderem a jogar bola...olha ciudado com aquilo que voce pede. A 20 anos um time qualquer do teu bairro ganhava de uma seleção Americana. Hoje eles estão indo para sua sexta Copa consecutiva, já dominam o Mexico (que por alguma razão Brasileiros respeitam tanto). e ainda Bateram a poderosa Espanha na Copa Das Confederacoes e por muito pouco não ganha o titulo contra o Brasil perdendo 3 a 2.

Acho que eles ja aprenderam a jogar bola.

Marco disse...

A competitividade no futebol só aumenta, como se diz por aí, não tem mais ninguém bobo no mundo do futebol. Os EUA também cresceu, mas não é o único.

Isto não torna os EUA um favorito à Copa do Mundo 2010 e, talvez, nem em 2014.

Considero que as seleções africanas são as que mais evoluíram, principalmente na parte tática e defensiva.

Podem até vencer e desclassificar seleções favoritas, mas circunscrever o futebol de um país à seleção que o representa, é, no mínimo, forçar a barra.

No Brasil, tem muito neguinho que joga mais bola até que Cristiano Ronaldo, mas não quis, não deixaram, ou não conseguiu ser profissional.

Norte-americanos são, na média, muito ruins de bola.

Dos brasileiros não sei dizer se a média é boa, mas é melhor que a norte-americana.


Curiosidade: na Copa de 1994, naquele jogo EUA x Brasil, você torceu para quem?

Marco disse...

Quanto ao "País Horrível", não chego a tanto, mas confesso que os EUA é um dos últimos países que desejo conhecer.

Não é aversão, é falta de interesse mesmo.

Claro que, quando meu filho tiver uns 10 ou 12 anos, daqui a uma década, visitarei a Disney com minha família.

Mas, tenha certeza, antes ele conhecerá o nordeste brasileiro, o Beira-rio, Argentina e, se a munfa der conta, alguns países da Europa.

Repetindo, não é aversão, mas considero que há tantos lugares mais legais...

Marco disse...

Cleber

Pior que isto: com a saída de Magrão, as trancinhas falantes serão titulares indiscutíveis.

Nem a volta de Giuiano mudará isto.

Ou você acha que TTK tiraria a ovelhinha-mor?

Schroder-EUA disse...

Eu nao acho os EUA nem perto de favorito pra copa nem de 2010 nem de 2014....talvez...talvez a partir de 2018 possam ser candidatos...mas mesmo assim duvido.

O que falta no Futebol de Americano é a Malandragem ...mas isso ta tambem chegando por aqui. Até recentemente o time Americano é muito ingenuo e o oposto de que alguns criticos dizem...sao Fair Play jogo limpo demais. Mas isso ta mudando com os jogadores jogando na Europa.

Quanto a 1994, torci para o Brasil mas com o coração partido. Torci para os EUA toda aquela copa e ai naquele jogo achei que o Brasil tinha que ganhar porque fazia 24 anos sem copa e eu nao acreditava que os EUA poderia ir ate a final e ganhar entao era melhor mesmo o Brasil ganhar. Mas hoje não resta duvida torço contra a CBF.

Schroder-EUA disse...

Outra coisa diferente dos jogadores Americanos é que quase todos tem passagem por Universidades muitos com diplomas...e ai volto ao quesito ingenuidade deles pois a experiencia Universitaria tira um pouco dessa malandragem que se aprende jogando na rua.

Quanto a visitar os EUA, olha concordo tem muita coisa boa pelo mundo afora. A Europa é sensacional pela historia. Mas os EUA é um País grande em termos de Natureza são poucos os Países que oferencem a diversividade Natural dos EUA. De desertos, a montanhas , a praias, a florestas etc...tem muita coisa pra ver por aqui. Ainda quero ir ao Grand Canyon que deve ser um espetaculo. Fui a California uma vez la por Monterrey, Sao Francisco e é uma região linda.

Ike disse...

"!0zinho afirma que posse de bola é a melhor estratégia para conter o vitória"

...e se o senhor espirrar depois que eu for embora saúde, viu chefinho?

sefodemos

Klaus disse...

Magrão como primeiro tinha arrumado o time...

Saiu Giuliano, sai Magrão... E O CAMPEONATO?

É...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]