sábado, setembro 26, 2009

18 Arbitragem por replay, nem pensar!

Muito se fala que a utilização de imagens para auxiliar a arbitragem seria uma das soluções para os sucessivos erros que prejudicam o futebol de alto rendimento, que acompanhamos no dia-a-dia. Mas passar a incumbência de mostrar determinados ângulos através do replay seria entregar de vez o ouro ao bandido.
Se sabemos que nosso futebol é dominado pelos interesses comerciais da poderosa TV Globo e tememos a influência dela e os dólares de outras figuras de bastidores nas arbitragens, deve ser considerado, no mínimo, curioso que grandes polêmicas do futebol sejam sempre solucionadas por câmeras da ESPN, amplamente minoritária, em relação à Globo que possui os direitos de transmissão do jogos.
Na última semana, acompanhei no rádio que nosso zagueiro Índio foi absolvido pelo STJD graças a uma imagem da ESPN que comprovou que não houve contato físico no carrinho que motivou sua expulsão contra o Avaí. Pensei na hora: "de novo"? É sempre a ESPN.
No link abaixo, o lance em que o Lauro levou um pisão do Kleber, o que foi ignorado pela TV Globo e SporTv durante a transmissão e, descaradamente, nos dias posteriores ao jogo. Quando a imagem já estava disponível na Internet.
Outro lance, muito mais absurdo foi a comoção nacional sobre o "erro" do árbitro Carlos Simon no jogo entre Cruzeiro e Flamengo em Novembro de 2008. Pediam o pescoço do árbitro, reciclagem, expulsão dos quadros da FIFA, arrogância e prepotência. E mesmo após a divulgação das imagens pela ESPN, muitos canalhas que ganham a vida palpitando sobre futebol, não tiveram a ombridade e a dignidade de se retratar.
Agora vejam a reação do José Roberto Wright, afirmando categoricamente pela marcação do penalti, sendo que em momento algum ele se dá o direito à dúvida. Ou a possibilidade de o árbitro, que estava bem posicionado, ter visto melhor o lance:
E, mais absurdo de tudo, o Sr. Márcio Rezende de Freitas, sim, ele mesmo, comentando e obviamente condenando Carlos Simon:
Por essas, que se entende o condicionamento da arbitragem do futebol em favor dos clubes do Eixo. Errar contra um time pequeno, é indiferente. Errar contra um time do Eixo, principalmente Corinthians e Flamengo, os preferidos da Globo, é ameaça de aposentadoria. E, nesse caso, mesmo acertando, a pressão foi enorme. Usar meios eletrônicos para auxiliar a arbitragem, por exemplo, um chip na bola e na gola da camisa dos jogadores, resolveria a questão do impedimento, é fácil, é só querer. O problema é que talvez seja interessante para os "donos da bola" um errinho aqui e um favorecimentozinho ali.
Para infelicidade do futebol, claro.

RESPEITO AO FUTEBOL
Sobre favorecimento e interesses comerciais da TV Globo, achei esse blog bastante interessante:

ARTE DIGITAL
Gosto muito de arte digital, acho que é a arte do futuro, com milhões de possibilidades ainda não exploradas. Assim como demorou da criação da tinta, até as grandes pinturas da Renacença. Entretanto no futebol, já temos produções muito legais.
O Marcelo Gorga talvez já seja conhecido de todos. Recentemente conheci o trabalho do Ricardo Regert, também muito legal. Mandei para ele uma foto que tirei do ZH, no Museu Hipólito da Costa e ele produziu a imagem abaixo.
Blog do Ricardo Regert: http://rikrdoregert.blogspot.com/
Blog do Marcelo Gorga: http://coloradopv.blogspot.com/

TRINTA ANOS DO TRI-INVICTO
Eu sei que pode ser frustrante lembrarmos que faz tanto tempo que ganhamos o último Brasileirão, mas isso não diminui a glória daquela conquista. Imbuídos desse espírito os jornalistas colorados, Luis Gomes e Felipe Prestes, estão produzindo um material para ser lançado em versão impressa no final do ano sobre a grande conquista de 1979.
Para acompanhar a produção, trocar idéias e colaborar, conheçam o Blog Tri-Invicto: http://invicto79.blogspot.com/
É importante valorizar nossas vitórias do passado, as vezes tenho impressão que a Copa Dubai é mais importante que os títulos brasileiros...

VALORIZAR O PASSADO É RENDA
Infelizmente algumas coisas são um verdadeiro parto no Beira-Rio. O dia dos ídolos, que há anos o Louis defende aqui, que seria uma forma de incrementar público e receita no estádio, é ignorado. Até a utilização do Centro de Eventos antes dos jogos, que já foi feito com sucesso, não é repetido. Homenagens ao Librelato, que poderia ser alçado à condição de mito para a torcida, seria pedir demais... Deve dar muito trabalho.


18 Comentários:

satel disse...

E o pior que o cara que arbitrou o ultimo jogo do parmei eh dos nossos.
Mais uma coisa que eh dificel de admitir, mas as gazelas vao se classificar pra LA2010 e nos, bom nos um clube 100 direcao, vamos continuar sendo um clube que virou supermercado onde somente a finalidade eh comprar e vender jogadores, conquistar o BRASILEIRAO nao eh prioridade.
PQP.
FORA fc e v.piffero.

Henrique Marks disse...

Eu concordo em quase tudo com você, que é uma das pessoas mais centradas que escreve nesse blog.

O único reparo que faria é que, no futuro, ou mesmo em pouquíssimo tempo, poderíamos ter sensores na bola e nas linhas do campo, para auxiliar em lances instantaneamente. Por exemplo, se a bola entrou ou saiu ou não no gol, se a bola saiu ou não pela linha de fundo, e até mesmo, se num lance há ou não impedimento. Este último é mais difícil, mas pode ser feito eletronicamente.

Ou seja, acho que a eletrônica pode ajudar, e não a camera da TV. Estas estarao la para mostrar o lance, mas não tem precisão para decidir sobre um lance.

Posso dar um exemplo bem legal, exemplo de aula de Física :-).

Sabe-se que cameras boas filmam com uma certa taxa de quadros por segundo, como se fossem fotografias por segundo. Vamos supor que sejam 50 quadros por segundo. Deste modo temos um quadro a cada 20 centésimos.

Um jogador de futebol, em alta velocidade, percorre alguns metros por segundo. Vamos admitir que seja 5 m/s. Cerca de 18km/h. 5 m/s é igual a 50 centímetros a cada décimo de segundo, ou 10 centímetros a cada 20 centésimos.

VEJAM BEM: 10 centímetros a cada vinte centésimos de segundo. A camera tira uma foto a cada 20 centésimos. LOGO, a precisão da camera é de 10 centímetros, NO MÁXIMO.

Vou colocar isto no meu blog, antes que eu esqueça :-)

Guilherme Mallet disse...

Mas Henrique, eu escrevi um pouco sobre isso. O chip na bola e na gola da camisa. Não tem erro, é eletrônico...

kla.jk disse...

E o parmeira do BURRICY, ou melhor, DO GRANDE MURICY já eh o VIRTUAL CAMPEAO BRASILEIRO de 2009 e o INTER, bom o NOSSO INTER um clube 100 direcao nem na LA vamos chegar e o pior que as GAZELAS irao se classificar.

Grande parmeira, um time com SORTE de campeao.

fora FC Piffero e cia
fora FC Piffero e cia
fora FC Piffero e cia

Já estou com o TERÇO na mão, invocando TODOS os SANTOS para que amanhã pelo menos consigamos UM EMPATE contra o Framerda no GIGANTE.
INTER um time que nao transmite confiança dentro de campo, motivo pelo qual vamos precisar de tudo e todos os SANTOS para nao perder dentro do GIGANTE.

fora FC Piffero e cia
fora FC Piffero e cia
fora FC Piffero e cia

satel disse...

O INTER virou um time de mercenarios, jogadores, comissao tecnica e direcao, EM PRIMEIRO LUGAR vem a grana, depois, mas muito depois vem o futebol profissional, já os sócios e torcida não existem para os atuais dirigentes.

Vejam o parmeira, com marcao e cleinton chavier, hoje SAO titularissimos em um CLUBE ONDE EXISTE ORGANIZACAO NO FUTEBOL, no INTER com a atual direcao foram desprezados.

FORA Piffero, fc e cia
FORA Piffero, fc e cia
FORA Piffero, fc e cia
FORA Piffero, fc e cia

kla.jk disse...

E a entrevisata do Muricy apos mais uma vitoria, que aula de futebol, sem devaneio, sem rodeio, sem equilibrio, tudo direto ao ponto, e foco JOGO A JOGO, esta ai o treinador PENTA CAMPEAO BRASILEIRO, e o parmeira apos 15 anos levantará mais uma taça e nós COLORADOS, talvez na proxima geração e olha lá...
Eh dose...!!!

GILSON - PR disse...

Perdemos um título que poderíamos ter ganho tranquilamente (digo que perdemos porque do jeito que o time está jogando não existe nenhuma esperança mais).

Satel,

Parmerda vai ganhar um campeonato por jogadores regeitados pelo Inter, Marcão e xavier, obina do framerda, isso é brincadeira!!!
Se o marcão deu certo e é titular no porco, ven jogando bem e era considerado um jogador fraco no inter é simal que tem alguma coisa muito errada no BR.

Estou cada vez mais acreditando que o time não joga o que poderia jogar por causa do técnico e dos dirigentes burros que mantiveram esse cara incopetente, treinador de segunda linha.

GILSON - PR disse...

kla,
não é dose, é revoltante!!!

perdemos um campeonato pela incompetência da direção, montaram um grande time, mas sem um comando adequado. Se pelo menos tivessem contratado o Fernandão para comandar o time, teria sido uma possibilidade maior de ganhar. Pelo menos teríamos alguém comandando.

Mas o que o Fernandão falou é uma verdade, a direção não queria ficar campeã. Quem sofre por esse fracassos somos nós torcedores, que ainda veem o dinheiro sendo desperdiçado.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Gilson, Kla e Cia, assisti o jogo do Palmeiras e o Marcão continua sendo uma avenida. Não usem este exemplo porque ele não é válido. Tudo menos o Marcão.
Critiquem a direção pela manutenção do Tite, pela não contratação do Muricy, pela venda do Nilmar, pela não contratação do Cleber Santana, pela venda do Magrão, pela soberba e por se acharem donos do Inter mas não por terem dispensado a ferida do Marcão.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Perfeito Guilherme, 100% contigo.

GILSON - PR disse...

Julio, não estou criticando a dispensa do Marcão do Inter, nem a sua ausência. O cara não faz falta, nenhuma

Estou criticando a incompetência do comando do Inter que vai perder uma campeonato por um time de jogadores despresados e de uma qualidade inferior que existe no BR. Isso demonstra que não é o quadro de jogadores que é ruim é o comando que não exite.

Direção e técnico tem sido até agora de uma grande incompetência. Um técnico que não sabe o que está fazendo e uma direção que insistiu com o sujeito no seu comando. Teve a chance que ter contratado o Muricy e o despresaram, o cara estava doido para vir treinar o Inter. O Fernandão seriam melhor como técnico que o TTkk. Pelo menos o time teria comando e motivação.
Por que você acha que o inter foi tão longe em 2006?

Julio.Colorado em Sampa disse...

Tá certo Gilson, concordamos com quase tudo. Só precisava salientar que o Marcão não merece nem ser citado.

GILSON - PR disse...

Claro Julio, Marcão é ruim, temos jogadores de uma qualidade superior no Inter, mas a pergunta: Por que vamos perder um campeonato para um time inferior, que é o Parmeira?

Schroder-EUA disse...

Mallet

Eu ainda acho que Replay pode ajudar, mas entenda...na hora de rever um lance via replay o Juiz no Campo ou o 4 Juiz vai assistir video SEM narração , SEM comentarios...vai ser um FEED exclusivo para o 4 Juiz. Ou seja na hore de rever o lance via replay digamos apos um penalti o Juiz nao vai assistir a Globo...ele vai assistir um Feed de Video generico SEM audio. ENtao nao vai ter o Galvao dando sua opiniao ao Juiz.

Ma so maior problema continua sendo o que digo aqui a anos....1 Juiz de 44 anos ou ate 34 tanto faz, nao tem como correr atras de 22 atletas com a visao bloqueada , de costas etc...e acertar todas. Tinha que ter um 4 arbitro no Gramado sem responsabilidade de apitar mas apenas ali para ser 2 olhos a mais para o juiz sempr correndo ao aposto do Juiz.

Com replay eu acho que a maioria dos Lances seriam salvos.

Mas um outro problema com o futebol é a encenação dos jogadores. Jogadores ja entram em campo com a INTENÇÃO de enganar o Juiz! Entao o Juiz nao so tem que correr atras de 22 atletas mas ainda tem esses 22 caindo com qualquer contato com a intenção de enganar o juiz. É muito complicdo. Ser Juiz é missão impossivel.

Na realidade tinha que ter uns 6 juiz em campo pra controlar tudo isso! 1 Cara...impossivel.

kla.jk disse...

Inter aguarda um investidor para contratar revelacao uruguaia para substituir sandro, mais um que já foi vendido...

Não sou eu quem esta dizendo esta na midia...PQP

INTER VERDADEIRO SUPERMERCADO onde os produtos são os jogadores...

Clube 100 DIRECAO da nisso, o objetivo desta direção é comercializar jogadores, DISPUTAR campeonato para ganhar, NAO EH o objetivo desses dirigentes que ai estao, somente porque ganharam do BARÇA em 2006, entendem que não precisam ganhar mais nada, agora o objetivo eh outro, muito diferente ...

FORA v.piffero, fc e cia bando de INCOMPETENTES.

POBRE INSTITUIÇÃO S.C.INTERNACIONAL no ANO DO 100 tenário estão PROVANDO para TODOS como que se DESMONTA um CLUBE DE FUTEBOL.

Como que um TIME vai conquistar ALGUMA coisa se todo DIA a imprensa fala em COMERCIALIZAÇÃO de JOGADORES DO INTER !!!

FORA V.PIFFERO, FORA FC e cia

Guilherme Mallet disse...

Louis,

Te entendo, mas QUEM SELECIONARÁ a imagem que o juiz estará assistindo? Um qualquer na ilha de edição, no caso, da GLOBO.

Assim como ignoraram a imagem da ESPN, poderiam também passar batido e não dar o replay por aquele ângulo, entende?

Pra mim, "replay" é resolver um problema, criando outro.

Melhor é o chip para o impedimento e um árbitro de área. Atrás do Gol.

Abraço.

Schroder-EUA disse...

Mallet

Entendo sua preocupação. Mas o mais preocupante de tudo é a falta de confiança que a CBF e juizes Brasileiros passam ao seus torcedores.

A questão que tu levanta é muito boa...quem escolhe os angulos etc...aqui na NFL onde usam isso a anos, nunca vi ninguem questionar isso. Ninguem pergunta porque nao usam esse ou aquele angulo...etc...

Será que teriam a cara de pau de roubarem até com replay? Acho que ficaria mais dificil.

A seleçao de imagens deveria ter um Standard. O juiz ja saberia que vai ver o lance de digamos 3 angulos sempre usados pela TV para esse fim. Assim nao teria como selecionar cameras dependendo do lance...cada lance é os mesmos angulos..

mgorga disse...

guilherme este blog é o antigo o meu novo é esse http://mgorga.blogspot.com/

des de ja valeu pela citação abraço Marcelo gorga

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]