quarta-feira, agosto 26, 2009

22 Razão e emoção em II Atos

Gororoba (ou porque não acreditar) – Ato I

Acompanhar o clube do coração, paixão (ou seria vício) que me remete desde os tempos que me conheço por gente (ou projeto de gente) é uma tarefa hercúlea se tratando daqueles que vivem no exterior.

Coloque na balança uma diferença de fuso horário considerável (4 horas a mais no meu caso) somado a uma parca exposição de nossos jogos ao vivo (na globo internacional 3 a 4 jogos por campeonato, e no PFC um jogo a cada 2 ou 3 rodadas) e tem-se configurado um cenário onde assistir um jogo do colorado em tempo real é um evento, quase um privilégio.

Pois bem, quarta-feira passada, data do embate contra o Corinthians, seria um desses dias privilegiados para este que vos escreve, pois a Globo Internacional transmitiria o jogo.

O “único” inconveniente seria o horário, 01:45 da madrugada. O horário, aliada a uma rotina de quem diariamente chega em casa do trabalho as 20:00 hs e acorda as 5:50 da madrugada (viva o trânsito de Luanda) apenas mostra o quão custoso seria a tarefa.

Custoso ou não, ao peso de me arrastar na quinta-feira, comprometendo minha produtividade laboral, praticamente dormindo em cima do teclado, já fiz este “sacrifício” inúmeras vezes (só para constar, acompanhei todos os jogos da CB após passarmos pelo Guarani).

O time vinha embalado, 4 vitórias seguintes e a retomada da liderança do campeonato nacional parecia próxima. Cenário perfeito para eliminarmos um dos concorrentes diretos ao título e para dar continuidade a boa fase. Seria uma longaaaa quinta-feira, pois este jogo eu não iria perder.

Tomado por um surto inexplicável de bom senso, não madruguei para fazer uma das coisas que mais gosto nessa vida: acompanhar o colorado. Simplesmente, não vale a pena. ESTE time ao menos não paga comprometer as minhas escassas 5 ou 6 horas de sono diárias. Sábia escolha.

Sábado, data do confronto com o Palmeiras, o horário seria mais acessível: 22:30 da noite. Se tratando do domingo o dia sagrado para “dormir até fazer bico”, este “jogo de 6 pontos” sem dúvida eu não iria perder.

Cerveja na mão, PFC sintonizado e sofá aprumado. Vamo vamo Inter!

E o que eu vejo? Uma gororoba. Sim, uma gororoba.






Sempre achei Tite um bom técnico, apesar do discurso enfadonho. Mas neste Internacional, seu trabalho é no mínimo aquém das expectativas.

O jogo que eu vi, taticamente falando, foi constrangedor.

O Inter é a equipe que menos finaliza a gol no campeonato brasileiro. Sabe porque? Porque Alecssandro não raras vezes está no campo de defesa ou no meio de campo, sabe-se lá fazendo o que.

Presença de área, nem pensar, e aqui absolvo nosso ataque, porque seria capaz de passar 30 minutos sem receber uma bola decente se não voltasse pra buscar jogo.

Taison cisca, cisca, mas não tem efetividade nem objetividade nenhuma. Isso quando não some do jogo por infindáveis minutos.

Andrézinho e Giuliano são bons jogadores, mas não são capazes de municiar o ataque. Não entram na área para concluir, e raramente são jogadores agudos, especialmente o primeiro.

D´Alessandro, jogador de exceção técnica, também já sofreu o desgaste de uma mecânica de jogo onde poucos realmente defendem, muitos recuam, quase ninguém arma e poucos produzem algo de efetivo.

Sandro e Guiñazu infindáveis vezes tem que se desdobrar pra compensar um meio de campo capenga e extremamente defensivo e mal posicionado.

Sobrecarregados, cometem faltas em demasia e têm seu rendimento prejudicado. São ótimos jogadores, mas quando a engrenagem não funciona, as peças definham.

Nas laterais, vejo excelente potencial em Kléber para ser um ala, quase um armador pelo lado esquerdo do campo, mas aí vem as chamadas linhas de quatro (literalmente “de quatro”) e o resultado é a nulidade pelos lados do campo que estamos acostumados.

Por fim, o time acuado e com uma retranca burra traz o adversário para seu campo, que de tanto insistir uma hora acaba recompensado.

É necessário placar adverso para a equipe deixar um pouco o ferrolho defensivista de lado e começar a jogar bola. Geralmente tarde demais, pois não me lembro de termos revertido um placar ainda neste campeonato.

Em tempo, ao sair o segundo gol palmeirense fiz algo que nunca faço: parei de assistir. Já sabia o resultado final do jogo.

Enfim, não vejo mecânica de jogo. Não vejo um mínimo de orientação tática e não vejo a mão do treinador nesta equipe, que repete os mesmos erros e a mesma postura medrosa diante de adversários de maior envergadura.

Não se trata de nomes, pois se o grupo não é o melhor do Brasil, tem potencial e qualidade para estar apresentando um futebol muito melhor que o apresentado.

Pior ainda é ver que estamos praticamente em Setembro e o conceito de futebol não evolui, ao contrário. E ainda vem a ladainha dos reforços e bla-bla-bla. Haja saco.

Falta postura e gana de time vencedor, que faz pressão na saída de bola adversária e que busca o gol a todo o momento, com vários jogadores no campo de ataque.

Porra, falta gana!!!!! Este discurso conformista me deixa p**** da vida. Sempre há uma desculpa, um porém, uma justificativa.

Ah, e é claro, a gororoba.

Desculpe Tite, mas você está refém de suas concepções táticas equivocadas, incapaz de reagir e fazer correções de rotas.

É pedir demais um mínimo de organização, funções e papéis bem definidos e desempenhados, e acima de tudo, sem defensivismo excessivo?

Bons jogadores não fazem necessariamente um bom time. É necessário um bom comandante que extraia todo o potencial do grupo. Não adianta investir fortunas na maior folha salarial do país se o comandante se mostra inapto para a tarefa.

Talvez seja a hora de investir também em um treinador de ponta. Porque eu sinceramente estou cansado da mesma gororoba.




A Amnésia (ou porque acreditar) - Ato II

Porque este é um campeonato brasileiro que prima pelo equilíbrio; não há uma grande equipe ou um bicho papão.

Porque talvez os deuses do futebol intervenham e do nada o time se ajuste.

Porque os resultados vêm colaborando e não podemos abdicar de um campeonato que mal e mal atingiu sua metade.

Acima de tudo pela amnésia. Eu me repito milhares vezes que não vou mais acompanhar o time, que o ano está perdido, e que a repetição dos erros dos anos anteriores é inevitável. Isto nada mais é que a tendência e o bom senso.

Mas ai, inexplicavelmente, vem o coração, a emoção sobrepujando a razão e eu sofro de amnésia. Esqueço os problemas, a mediocridade, as tendências.

Simplesmente esqueço o ontem, e anseio por um hoje melhor. Não adianta, é mais forte que eu.

Sôfrego de esquecimento, hoje torço por uma improvável vitória contra o santos e uma retomada de bom futebol, nenhuma (ou quase nenhuma) gororoba e três pontos na tabela.



22 Comentários:

RodrigoB. disse...

é bem isso mesmo. também sofro dessa amnésia, sempre esperando 'um dia melhor'...a esperança é a última que morre, porém é a 'primeira a ficar doente'.
Como diz a letra do Humberto Gessinger: "...é preciso fé cega e pé atrás, olho vivo e faro fino..."

Rossato disse...

Palma, palma. Não priemos cânico!

O pé na porta do Carvalho funcionou. Três vitórias seguidas pelo Br'09 e três derrotas seguidas também. Podemos não ter mecânica de jogo, mas temos sim um equilíbrio.

AHUEhuahUHeuhuHAUHEuhuAHUEHuHAUHEuae

Pablo Faria disse...

É isso mesmo, Davi. Boa sorte pra nós...

Marcelo Tiarajú disse...

Hoje às 21:00 do horário de Brasilia, estaremos todos sofrendo dessa mesma amnésia, na frente da Tv ou com o ouvido colado no radinho...e infelizmente, acho que a mesma gororoba irá a campo sob o comando do pastor, e inevitavelmente a derrota nos aguarda.

Contudo nós aqui no Brasil, temos uma vantagem sobre o Davi, que é a chance de dormirmos umas horas a mais, isso é, se a cabeça inchada permitir.

Contudo, não percamos as esperanças:

Pai nosso que estais no céu;
Santificado seja o Vosso nome...

Fabio - Arena Vermelha disse...

Baita texto, davi...

concordo com quase tudo...

"Mas ai, inexplicavelmente, vem o coração, a emoção sobrepujando a razão e eu sofro de amnésia. Esqueço os problemas, a mediocridade, as tendências.

Simplesmente esqueço o ontem, e anseio por um hoje melhor. Não adianta, é mais forte que eu."

nao adianta, por pior que as coisas estejam, acreditamos numa possivel melhora a cada novo jogo...

um dia, a melhora aparece...

abs

Marco disse...

A única coisa de agudo que Andrézinho tem é o acento na letra "e".

---
Sobre a amnésia, os Colorados estamos como Drew Barrymore no filme "Como se fosse a primeira vez", que tem também Adam Sandler.

Senão todos os Colorados, pelo menos aqueles que têm calos nos joelhos, um sorriso incompreensível no rosto e um rosário nas mãos. Além daqueles que têm algum DNA vindo de Taubaté.

---

Quanto ao jogo de hoje, assistirei todinho, não torcerei conta, mas também não vou chorar se perder.

Marco disse...

Segundo o Pedro Ernesto hoje, Sandro foi vendido mas não será entregue, pois não tem documentação para jogar na Inglaterra. Assim, iria no final do ano.

Esta informação bate com que Piffio falou: "Sandro não será vendio AGORA".

E diz mais: Taison vai para o futebol espanhol no final do ano.

Das duas, uma: ou a direção mente ao dizer que só precisamos vender um jogador por ano, ou eles precisam nos explicar o que consideram "jogador".

Humberto Dallastra Parise disse...

Tb sofro dessa amnésia e fico muito angustiado com relação aos jogos... Porém achei o texto bem exagerado... Precisamos melhorar muito sim mas contra o CUrintia jogamos MUITO pelos lados e pecamos nas finalizações, e de novo na defesa que esta prejudicando muito o time, e de novo na mão grande com 2 gols impedidos e 1 penalti naum marcado... Contra o Palmeiras, tivemos, como anunciado aos 4 ventos, muito mais posse d bola mas a questão do Alecssandro ter que vir buscar a bola conprometeu e a defesa (DM fdp) comprometeu muito mais ainda... Praticamente todos os jogos no Brasileirão (excesão contra o Flamengo que estávamos péssimo) que nós perdemos, foi devido a falhas, geralmente, individuais, na defesa... A hora que pararmos de tomar esses gols toscos que estão comprometendo certamente subiremos de produção...

Cleber_Tapes/RS disse...

O Inter vai vender 50% do Sandro
6 milhões de euros

Até é um bom negócio porque o Sandro ainda vai crescer muito na europa
e o Inter ainda terá 50% do passe

agora falando no jogo

Eu parei de acompanhar, quanto muito escuto num radinho a pilha que tenho faz 10 anos...

Infelismente o resultado de hoje eu ja sei...

O Inter não é mais um clube do povo

hoje o Inter é um clube grande onde só frequentam maguinatas
só carrão importado (nada contra quem tem), e é um desfile de empresários milhonários...

O Inter viro um balcão de negócios e oportunidades....

Futebol fica pra segundo plano

e a paixão

fica pros torcedores (nem todos)

Renan Santos disse...

O Inter virou um SPFC fora de campo e um Ipatinga dentro dele.

Davi disse...

Humberto, ainda não vi um jogo decente, de boa postura tática contra uma equipe GRANDE do campeonato brasileiro no segundo semestre. Pameiras, Flamengo, Corinthians, São Paulo... Só vi gororoba em campo, uma bagunça tática lamentável. Não creio que o problema seja a defesa, e sim a mecânica de jogo retranqueira que chama o adversário para jogar no nosso campo, e em determinado momento a zaga vaza.

Talvez estamos vendo os jogos de maneira diferente, pois eu não tenho visto boas atuações da equipe.

Fico feliz pelo comentário e pelo contraponto.

Ma Maringa: o clube vende muito, mas também gasta muito. A folha salarial é a maior do país. Isto tem um custo. Com a venda do Nilmar, e talvez do Sandro, e sem nenhuma reposição a altura até o momento (mantra da direção), espero que o dinheiro seja utilizado com critério, e levando em conta NÃO DESFAZER o time na metade do semestre.

Saulo disse...

Que gororoba boa, heim. Me deu até fome.

Valeu e tô saindo agora pra comer uma dessa.

cjr-sp disse...

bah velho...

Esse timeco do tite aí nao vale esse teu sacrifício todo. És um herói.

Foda é que ainda tem as entrevistas do pós jogo, o desabafo nas derrotas, e até digerir e tirar o Inter do corpo demora mais um tempo.

Ainda bem que agora tem jogos as 21:00.

****************

Sobre o Sandro, para mim parece que ele tava vendido desde o jogo contra o curintia..cheguei a comentar aqui no chat do blog. Pois parecia com a cabeça noutro lugar.

Agora surge essa informaçao que venderam e vao entregar em janeiro. Tenho quase certeza que é isso mesmo.

Esperemos que ao menos tenham vendido pelos 16 milhoes de euros. Esse jogador vale muito para os ingleses ao meu ver. Acho que inclusive ludibriaram o Inter, ele nao vai ficar no toteham...ele vai é para outro grande lá da inglaterra logo depois.

Unknown disse...

Sou apaixonado pelo Inter desde que me conheço por gente. Com 6 anos de idade assisti à grande final entre Inter e Cruzeiro no Beira Rio. Mas o Inter é um time tão ruim, mas tão ruim, que a razão prevaleceu e me afastei. E assim permaneci, por vários anos. Voltei a acompanhar o Inter com a conquista da Libertadores. Mas já me arrependi e estou, novamente, em processo de afastamento, deste Coritiba X Inter pela semi-final da CB. Acho que até o fim do ano conseguirei voltar ao estado anterior de afastamento. É uma briga diária entre razão e emoção.

cjr-sp disse...

BOA ESSA DO RENAN....


"O Inter virou um SPFC fora de campo e um Ipatinga dentro dele."

Davi disse...

Cjr, (in)felizmente essa parte dos comentários, pré e pós jogo, mais lamúrias e desculpas a parte, não tenho como acompanhar aqui. Atualmente, até agradeço.

Quanto ao Sandro num grande time inglês, pra mim ele ainda tem q comer mto arroz com feijao pra estar num Man. Utd, Chelsea, Liverpool ou Arsenal.

Cléber, acho que voce exagerou um pouco. Não questiono o amor dos nossos dirigentes, apenas sua competência. E por mais elitizado que o clube tem se tornado, ainda é a paixão do povo que move qualquer time de futebol. Quanto ao balcão de negócios, não adianta, todo clube tem que se manter operacional, o problema são os excessos: não questiono vendas, ainda mais de um volante, por 16 milhões de euros:o que questiono é o momento da venda, e o planejamento que faz com que cada segundo semestre seja a mesma história.

rubensborges (rbfn04) disse...

Me lembro de quando tinha NBA League Pass na DirecTV. Dois jogos por noite, todas as noites (até umas 3 ou 4 da matina) dps ainda passava jogos clássicos antigos. Cansei de ir pra facul sem dormir... Bons tempos...

Cleber_Tapes/RS disse...

Vo ti falar Davi

Eu até achei que o Inter iria se aproximar do São Paulo, mas me enganei,
saiu agora a lista dos clubes que mais faturam no site da globo,
também na lista está o que o time gasta e o que arrecada, e o Inter ta no vermelho (literalmente)
e o clube que mais gasta com folha é o São Paulo mas ainda arrecada mais do que gasta, e eles tem um time forte que chega todos os anos
só não foram bem em mata mata...

Acho que o São Paulo manda no futebol no Brasil e isso vai ser por décadas ainda....

O Inter até ameaço a chegar perto, mas a ganancia por dinheiro dos que estão no BR falo mais alto e na verdade
montamos um time de mercenários
que só tem nome, mas não tem raça nenhuma

o São Paulo também tem medalhões mas eles sabem dosar isso e o Inter não

infelismente

Cleber_Tapes/RS disse...

só tenho duas coisas a dizer

RONALDO BRILHA MUITO NO CORINTIAS

E

ADRIANO ...TA ME OUVINDO

J. disse...

Davi,
grade texto. Traduziu a relação de amor e odio que não só nós, mas varios torcedores de grandes clubes tem com seus times. Excelente mesmo, bem como teus comentarios sobre momentos oportunos de se negociar os os jogadores. As opinioes sao diversas, mas na minha, o gde pecado da atual direçao foi nao ter bancado o muricy NA NOITE em q o SP o demitiu. Saudaçoes coloradas, e vamos de amnesia hj a noite...

Marco disse...

Alguns não pegaram a parte mais importante do post.

Vou frisar:

"Este discurso conformista me deixa p**** da vida. Sempre há uma desculpa, um porém, uma justificativa".


Não aceito mais justificativas!

Querem vender até a mãe do Píffero (e, pior ainda: entregá-la!), vendam!

Querem sonhar com um futuro melhor, sonhem!

Querem encher o saco com discursos monótonos, repetitivos, enfadonhos e sem objetivos, encham o saco!

Querem varar a noite na esbórnia, que se refastelem com tudo que o dinheiro farto pode comprar!


Só que, para lá de tudo isto, quero um time vencedor, que bata inapelavelmente seus adversários, quais sejam e onde for!

Quero um time cuja simples presença em campo seja o bastante para intimidar os adversários.

Quero um TIME ORGANIZADO, com as peças sabendo exatamente qual o objetivo do grupo, e o que cada um deve fazer para chegar lá.

E quero HOMENS HONRANDO O MANTO SAGRADO, dando tudo de si em campo!

Se vão ganhar ou perder é do jogo. Se seremos campeões ou não, impossível dizer.

Mas teremos feito nosso melhor, e aí as justificativas são dispensáveis.

Totalmente dispensáveis.

Marco disse...

O pior é ler sobre o Brasileirão, nos sites esportivos, e experimentar uma sensação de deja vu.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]