quarta-feira, julho 22, 2009

16 Tudo é relativo!

Fim de tarde, um ginecologista aguarda sua última paciente que não chega.

Depois de 45 minutos, ele supõe que ela não virá mais e resolve tomar um gin tônica para relaxar, antes de voltar para casa.

Ele se instala confortavelmente numa poltrona e começa a ler o jornal quando toca a campainha. É a tal paciente, que chega toda sem graça e pede mil desculpas pelo atraso.

- Não tem importância, imagine! - responde o médico – Olhe, eu estava tomando um gin tônica enquanto a esperava. Quer um também para relaxar?

- Aceito com prazer – responde a paciente aliviada.

Ele lhe serve um copo, senta-se na sua frente e começam a bater papo.

De repente ouve-se um barulho de chave na porta do consultório.

O médico tem um sobressalto, levanta-se bruscamente e diz:

- É minha mulher! Rápido, tire a roupa, deite na cama e abra as pernas, senão ela pode pensar bobagem!

----------------------------------

Um título estadual invicto, uma final de competição nacional, uma ótima colocação no brasileiro, sempre lutando na ponta de cima. Tudo é relativo.

Os números não mentem! Mentem?!?!

Quem olha os números e analisa apenas os resultados não entende o contexto e as tendências. As perspectivas não são animadoras.

Sim, estamos em crise! Estamos em vertiginosa e assustadora queda.

O esquema tático se mostra ineficaz, jogadores fundamentais atravessam crise técnica, a confiança está abalada.

Tudo aponta para um retumbante fracasso para aqueles que enxergavam um horizonte com nada menos que grandes conquistas. Até mesmo uma vaga para Libertadores não parece mais uma realidade, ou ao menos as tendências não apontam nessa direção.

Difunde-se entre a psicologia que uma pessoa, ao defrontar-se com a morte ou com alguma perda, passa por 5 fases/estágios distintos: negação, raiva, barganha, preocupação e aceitação.

Numa analogia a grosso modo, me parece óbvio que ao nos defrontarmos com a perda de títulos importantes ainda não conseguimos superar a primeira fase.

Em um campeonato de pontos corridos, há pouca margem ou quase nada para recuperação. Cada jogo vale a mesma pontuação e cada ponto perdido ou ganho pode fazer toda a diferença no final.

Os resultados já não condizem mais com o futebol apresentado, e só superando a fase da negação e reagindo à letargia e ao conformismo é que podemos ainda almejar algo neste segundo semestre.

Ainda dá tempo. Pode começar hoje. Jogo difícil e encardido. Mais uma decisão.

Não podemos nos esconder atrás de justificativas, explicações e sobretudo circunstâncias. Afinal, como a piada ginecológica nos demonstra, tudo é relativo.

Encarar e aceitar a crise de frente é a única saída. E claro, muito trabalho.

16 Comentários:

Daniel Chiodelli disse...

Perfeito! Excelentes analogias!

bernardo disse...

O Inter tem elenco para ganhar esse Brasileirão com os pés nas costas, no entanto existe a relatividade daquela velha maxima no futebol: "treinador não ganha jogo, mas ganha ou perde campeonato".

Esse é o meu medo, estarmos com o cara errado na hora certa, que pode dar uma zica e nos classificarmos para sulamericana... ou muito pior... ficar na zona da marola!

Uma queda vertiginosa como essa é preocupante, perdemos 3 fora de casa e precisamos estancar essa sangria do mês de junho hoje a noite.

Qual o caminho para o rumo ao tetra??? Porque a direção não se reune e planeja esse brasileirão???

Brainstorming:
- Taison começa no banco e entra no decorrer do jogo
- Nilmar, Sorondo, Sandro e Guinazu sempre: esse é o esqueleto do time.
- A consolidação do 3.5.2 e não se fala mais em 4.4.2 enquanto não contratarmos um bom lateral.
- Contratação de laterais
- Indio no banco até o final do brasileiro
- Contratação de 1 meia habilidoso e agressivo.
- Direção trabalha quieta, treinador evita falar para que os esfeitos não surtem sobre o time
- Torcida sempre presente ao estadio.

-

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Grande Davi! Essas analogias me matam...rsrsrs

Eu já passei por todas as fases, me neguei a acreditar no que estava acontecendo no jogo contra o Flamengo, passei raiva com a atuação e a falta de vontade no primeiro jogo contra a LDU, em casa, aceitei que era melhor ficar na ponta do brasileirão do que ganhar da LDU a Recopa (barganha), me preocupei quando perdemos a liderança do Brasileirão e agora aceitei que a coisa tá feia e o time não terá grandes atuações, se ganhar, vai depender de sorte, erro do adversário ou a genialidade individual de alguém.

Fabio - Arena Vermelha disse...

Fala Davi..

"Encarar e aceitar a crise de frente é a única saída. E claro, muito trabalho."

e vontade...

parece q falta vontade, as vezes, para alguns...

belo texto..

abs

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Oh Fábio !

Foi o que fez o gineco da historinha do Davi !

Encarou acrise de frente................

hauauauauaasssauauaa

Fabiano- POA-Germany disse...

Tem que encarar a crise de frente mesmo. Eu aceitei já, mas passei por todas essas fases aí!!! Hehehhe!! A que mais durou foi a da raiva!! Que acho que nem vai passar.
Vamos ver...

bernardo disse...

Tô indo pro jogo contra o San Pablo hoy... y ustedes???

Nelson: quando vão botar o Bolanos pra chuta uma bola a gol pelo amor de deus???

bernardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bernardo disse...

Pensando bem acho que o Nilmar tem que ser vendido logo, se não o Bolanos vai mofar naquela panelinha do Adenor e FC...

bernardo disse...

Futebol
Sandro: “Não tem outro jeito. Temos que ganhar esse jogo”
22/07/2009 - 17:37:59 - por Fernando Soares / Final Sports

O volante Sandro resumiu o ambiente do clube colorado, depois do time perder o clássico Gre-Nal do último domingo. O jogador acredita que apenas uma vitória diante do São Paulo será capaz de apagar a situação com que a equipe passa, porém adiante que entre o elenco e a comissão técnica está tudo certo e que todos estão focados em uma recuperação do Internacional no Campeonato Brasileiro.

“Não adianta ficar pensando no Gre-Nal. Tem que ficar triste, mas já pensar no São Paulo, que é um jogo importante. Se ganharmos do São Paulo, que é campeão faz tempo, a gente retoma a auto-estima e dá continuidade ao trabalho. O clima ficou um pouco chato, mas já voltamos a conversar tudo certinho. O Tite disse para levantarmos a cabeça, porque só assim reverteremos a situação (...) Não tem outro jeito. Temos que ganhar esse jogo”, declarou Sandro.

Isso é desespero ou é impressão minha?????????? OREMOS!!!

Unknown disse...

Inter deve ser o único time da história que esta em 3o lugar no campeonato e em crise a meses hahaha

Jonatammm disse...

Rafael, o Inter tá em crise não é pela posição na tabela, e sim pelo aproveitamento nos ultimos 12 ou 13 jogos, que é de míseros 30%.

E antes destes 12 ou 13 jogos já dava sinais, fazendo bons resultados mas apresentando futebol sofrível, como por exemplo nos confrontos com Fla, Coritiba e na partida contra o time todo reserva do Corinthians, que jogamos mal uma barbaridade.

Esta posição no Brasileirão se deve mais ao time reserva que ao titular.

Afora isso, nosso treinador tem mostrado falta de capacidade de reação, não sabe criar alternativas de jogo, não tem jogadas pelas laterais desde que chegou no Inter (há mais de 1 ano!), tem subsituido o time ridiculamente (Leandrão, Danilo Silva, etc.), já declarou que o objetivo é a vaga na Libertadores (e não o título), se meteu em fofoquinha com o Cuca a respeito do Muricy com o time tomando uma sacola do Fla, tá queimando o Taison tirando e botando no time a toda hora, mas não tem coragem de tirar os badboys que se arrastam em campo desde o começo do ano, etc. etc.

E isso no clube mais bem estruturado e com o melhor elenco do Brasil, junto com o São Paulo, que diferentemente de nós, ganhou 3 brasileirões depois de ter sido campeão da America e do Mundo.

Se tu acha que tá tudo bem, beleza, continua te iludindo.

Schroder-EUA disse...

E a midia que havia vendido com CERTEZA O NILMAR para o Wolksburg demorou 1 dia apenas pra agora confirmar o Villareal como destino do Nilmar...sao muito filha da puta esses caras...jornalismo lixo.

satel disse...

Schoreder não culpo a midia, mas sim a desorganização e falta de planejamento por parte da direção que não esta a altura do nosso INTER.
Como já relatei aqui, o campeao brasileiro virtualmente será o Palmeiras, cabe ao TTK e ao fc com toda aquela arrogancia nos provar o contrário. Nao cancelei a minha associação, para se juntar a oposição e fazer cobrança mais fortes em relação a administração do Clube, que agora eh CENTENÁRIO, e merece MUITO MAIS CONSIDERECAO por parte de dirigentes que se auto-proclamam como proprietários do INTER.
ESTAREMOS DE OLHO...

bernardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bernardo disse...

O Renteria fechou com o Galo... e o CAM vai comendo pelas beiradas, como bom mineiro...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]