sábado, junho 13, 2009

7 O gol fora não é o mais importante

A falácia de que o gol fora de casa, numa disputa de mata-mata, é o mais importante tem me incomodado já há algum tempo. A verdade é que o gol qualificado só é valido como desempate de saldo de gols, ou seja, o mais importante é fazer mais pontos que o adversário. Esta é a verdade ignorada por muitos.

Quando enfrentamos o Flamengo no Rio e empatamos em 0 a 0, cheguei a ouvir o absurdo que seria melhor ter perdido por 2 a 1, porque teríamos marcado um gol fora. Isto não é uma afirmação inteligente, pois fizemos um ponto e qualquer vitória no Beira-Rio nos daria a classificação por pontos e não por saldo de gols e nem por gol qualificado. Aliás, se tivéssemos perdido por 2 a 1 a decisão seria nos pênaltis, o que acaba com a polêmica burra de perder marcando gol fora é melhor do que empatar sem fazer gols.

Aliás, nas quartas e na semi-final, o Inter se classificou tomando gol em casa e não fazendo gol fora, o que prova que o mais importante não é o gol fora. O mais importante sempre será vencer e depois empatar. Se não conseguir um destes dois resultados, aí sim, perder marcando gol fora é melhor do que perder sem marcar gol, isto se a diferença de saldo for igual. É melhor perder por 1 a 0 do que de 3 a 1. Isto é muito lógico, mas tem gente que discorda. Não é mesmo?

7 Comentários:

Unknown disse...

Não tinha visto ninguém falando que teria sido melhor perder de 2x1 do que empatar por 0x0, até porque tem que ser muito burro pra achar que derrota é melhor que empate...o que foi um consenso é que seria melhor ter empatado com gols, o que teria mandando pros pênaltis aquele possível 1x1 no beira-rio.

Guilherme Barcelos disse...

Concordo, Fernando. É neura demasiada em relação ao saldo qualificado.

Eu vi muita gente dizendo que era melhor ter ganho do Coxa de 1 x 0 do que de 3 x 1, o que é uma grande imbecilidade.

Saudações.

Marimas disse...

1x1 fora é melhor que 0x0.

Assim como perder por 2x1 é melhor que por 1x0.

Nesse sentido o gol fora tem um grande valor.

Agora, trocar um empate fora, por derrota, é loucura.

col disse...

O SR. Alemao Milmano disse (eu ouvi) que contra o Flamengo era melhor ter perdido de 2x1...

Ele vai dizer que nao e tal, mas eu ouvi...

col disse...

SR. Alemao Milano

diegomrosa disse...

Realmente, a confusão causada por esse esdrúxulo critério de desempate é impressionante. Ainda mais depois que alguém cunhou o termo "gol fora de casa vale dois". Uma vez chegaram a colocar essa frase no regulamento do Gauchão... lamentável.

Pablo Faria disse...

Contra o MSI, vale mais ganhas as duas por 1x0, com penalte roubado, gol impedido e tudo mais.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]