sábado, maio 16, 2009

23 Medo

A maior crítica que se ouve ultimamente ao técnico do Inter é que ele tem medo de ganhar. Confesso que de certa forma, acabo concordando com esta afirmação. Aja visto que ele não tem culhão pra jogar no Maracanã como joga no Beira-rio. Ele não tem peito de enfrentar os reservas do Corinthians fora de casa como se estivesse jogando no Gigante. Isso não parece sinal de que ele tem medo de perder?

Porém não acredito que ele seja o único cagão da história. Inclusive, acho que esta é a maior característica de quem critica o técnico do Inter. Quem, até domingo passado, estava confiante no “Rolo Compressor” e agora está cheio de dúvidas é porque também tem medo de perder. É aquela história: não quer ficar eufórico, porque a decepção será maior depois. Na verdade, é medo da frustração.

Quantas pessoas deixaram de curtir as horas que antecederam a decisão contra o Barcelona, porque acharam que o Inter não ia ganhar? Quantos deixaram de ir ao Morumbi, porque não acreditaram que venceríamos o São Paulo? Quantos não estavam com medo de que perderíamos na Bombonera ano passado, como havia acontecido anteriormente? Estes que deixaram a confiança de lado, em uma semana, estão todos com medo de que o Inter não seja o time dos sonhos, até então imaginado.

Mais do que isto. Acho que o medo é o que caracteriza o trio corneta (e seus mais novos adeptos). Ficam dizendo que não vai dar certo, que tudo está errado, que assim não dá, e sei lá mais o que, porque, se não ganhar, vão poder dizer: “Eu sabia”.

Eu não estou com medo. Eu estou com a mesma confiança que estava na final do gauchão. Escrevi aqui no sábado antes do jogo contra o Caxias que, independente de como jogássemos, venceríamos o campeonato no dia seguinte. Alguns, os prudentes (ou medrosos), disseram que era melhor esperar pra ver o que ia acontecer. De novo, estou aqui para dizer que vamos passar pelo Flamengo, porque temos mais time, temos mais grupo, temos mais craques e, acima de tudo, porque vamos jogar no Gigante, onde não podemos ter medo de ninguém.

23 Comentários:

jo disse...

2X0 NELES NUM JOGO BEM ESTUDADO MAS NO QUAL A TORCIDA COLORADA VAI FAZER A DIFERENÇA

Marco disse...

Vamos passar pelo Fla e chegaremos à final com sobras.

Não é este o problema. O que me irrita é a forma covarde como TTK posta o time fora de casa, ganhe ou perca.

Sou adepto daquela máxima:

É MELHOR MORRER DE PÉ, QUE VIVER DE JOELHOS.

TTK pensa o contrário.

Guilherme L. disse...

Concordo... até pq muitas das vezes o discurso do corneteiro com medo de vencer é: "lembrem-se dos anos 90", ou, "só quem viveu os anos 90 sabe o que é isso!

Concordo com o que dizem, o Inter jogou pro gasto contra o Flamengo, assim como fez contra o Corinthians... e outro que nao lembram... contra o Nautico em casa. O Tite preferiu "poupar" os jogadores colocando eles pra jogar. Até pq é impossivel ganhar todos os jogos e jogar bem. Até o glorioso time de 79, jogou alguns abaixo de sua média.

O que eu acho que o Tite errou foi recuar demais o time para ficar no contra-ataque, o que ao inves de matar o jogo no começo, como contra o nautico, acaba desgastando mais ainda o time, pq ele fica na base do balao e sempre levando pressao perto da zaga (que por sinal, tao contestada, foi perfeita nos ultimos jogos, ja fazem quase 500min sem tomar gol)

Pela qualidade do elenco do Inter (que isso sim, posso afirmar que é o melhor do Brasil, pelas opçoes) nao pode adotar como pratica jogar pelo gasto todos os jogos, "com o regulamento embaixo do braço". Com esse time deve-se jogar para ganhar e fazer gols, que é o que vem fazendo de melhor e sempre foi a caracteristica do Inter, jogar um futebol bonito e vencedor ao mesmo tempo.

Pablo Faria disse...

Hehehehe... O mais engraçado de ver vocês tão confiantes e satisfeitos, é que eu nem posso dizer "vocês ainda vão pagar a língua", pq afinal de contas eu quero que nosso Inter vença tbm! Não acredito que me encaixo neste estereótipo pintado pelo Fernando, mas vai saber, né, pode ser que sim. Porém, vamos ver se consigo explicar um pouco melhor.

Vejam bem, existe (grosso modo) dois tipos de pessoas, quanto ao modo de reagir às críticas: primeiro, a mais comum, aquelas que tomam a crítica como um julgamento definitivo de incapacidade ou incompetência, como se quem critica até as odiasse; esse é o tipo, digamos, "melindroso", que não consegue receber a crítica, refletir sobre ela, ver se não cabe ou se é parcial ou totalmente verdadeira, para aí, o mais importante, crescer com ela. Esse é o segundo tipo, mais raro, embora muito mais feliz (rs).

Infelizmente, ando vendo muitos melindrosos por aqui, que não aceitam críticas e que querem ver virtude onde não há: não tomar gol há 500min pode significar não apenas uma zaga boa, mas deficiências dos adversários e, por que não, sorte. Será que já enfrentamos ataques de verdade (MSI reserva? Obina?) ou que a sorte não nos salvou nos últimos jogos?

Bom, caberá a cada um pensar sobre isso, né. Sempre haverá divergência de opinião mesmo. Agora, concordo sim, que a situação está longe de ser ruim. Nós estamos aqui protestando, reclamando e tals, para que cheguemos a ser o MELHOR time e não pra não cair pra segundona, por exemplo. Portanto, amigos, vamos entender de vez, vocês que estão satisfeitos: nós, "os críticos", também amamos e estamos orgulhosos por nosso clube estar entre os melhores. Nós só temos um problema: somos vaidosos, queremos que o Inter seja o melhor. (rs)

Abraços a todos!

Fábio Mota disse...

O problema é que tem que saber diferenciar.
Os prudentes dos medrosos.
Existem os dois tipos, os que sempre se preocupam com os detalhes e que gostam de ter um pézinho atrás.
E existem os medrosos que todos conhecem.

Renan Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renan Santos disse...

É muita teoria "psicologicista" (e não psicológica) de torcida e pouco análise do FUTEBOL em si.


O Inter jogou MUITO POUCO nas duas últimas partidas e é isso o que importa.

Qualquer um que seja colorado fica com algum receio.


Mas é óbvio que todos queremos o melhor.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Nunca vi meia virgem, meia grávida ou meio veado. Ou é ou não é.
Dúvido que algum colorado de sã conciência tenha ficado feliz com as duas últimas atuações. Não pode ter meio termo, jogou mal e ponto. As desconfianças são inevitáveis.

bernardo disse...

Acho que esses desempenhos abaixo de esperado no Pacaembu e Maracanã causaram surtos de medo nos torcedores colorados.

Foi so o Inter voltar a Porto Alegre, inciar os trabalho médicos apos desgastantes partidas, cogitar um time misto contra o Palmeiras e os torcedores ja cairam de pau em cima.

2006 fomos campões com grupo e não titulares... segue texto do Ruy Carlos Osterman na zero hora... vou copiar aqui pra voces lerem de barbada, estou de pleno acordo:

"Estamos chegando a um acordo sobre o time do Inter. E como todo acordo sobre futebol, times, condutas, resultados, projeções, depende muito do próximo jogo. No caso, o Palmeiras do Wanderley Luxemburgo, amanhã, no Beira-Rio, às 16h. No último treino, ontem à tarde, possivelmente Tite estava se decidindo por um time misto. Tem jogo com o Flamengo na próxima quarta-feira (como fará o time de Cuca contra o Avaí no Maracanã?) e entre o Brasileirão e a Copa do Brasil, atalho para a Libertadores, não apenas o coração colorado balança como são mais do que nunca requeridas as medidas da medicina esportiva. É o setor que avançou tanto quanto a preparação física e a proposta tática em campo. Hoje se sabe até que um jogador corre o futuro risco de uma lesão. Essas antecipações são importantes, mas os times, na medida em que as informações aumentam, se submetem a muitos cuidados. Como poupar jogadores, inverter a ordem dos treinos, piscina de água gelada, medicação antiestresse, etc.

Os e-mails, que são o modo mais dinâmico de aferir o pensamento do torcedor, indicam com insistência que todos gostariam que a resposta às inquietações sobre o rendimento do time de Tite no Pacaembu e no Maracanã fosse dada nesse domingo. Talvez possa ser dada, mas é mais razoável se pensar que um time misto, ou com desfalques consideráveis, tenha dificuldade de enfrentamento do Palmeiras. Marcelo Rospide estava fazendo uma consideração na Gaúcha bem interessante: ele entende que precisamos desenvolve a cultura de grupo e não apenas de time, ou seja, sempre cogitar de 16 jogadores e não somente de 11. Estava justificando a ausência de Alex Mineiro do time na medida em que o Grêmio tem muitos atacantes, o que é bom: Maxi, Jonas, Herrera, e Brasileirão com 38 jogos para cada time exige grupo, não apenas time.

(Aliás, o problema de Alex Mineiro, que não se firmou no time e está com uma pequena lesão confirmada pela ressonância magnética e por isso não viajou para Belo Horizonte, é uma pendência financeira com o Grêmio. Ontem se confirmou essa informação que haviam me passado, mas tratei de esperar pela confirmação. O clube deve as luvas acertadas com Alex e que deveriam ser pagas na sua chegada, que foi em fevereiro. Não é pouco, são R$ 400 mil. A edição de hoje deve dar mais detalhes, mas já se sabe que a direção gremistas se antecipou a um interesse do Atlético-PR pelo jogador: Alex Mineiro fica, não sai. O que também anuncia o acerto e a pacificação. Dinheiro sempre foi uma dificuldade no futebol, ou então a sua grande solução. O clube que paga a cada 30 dias, por exemplo.)"

cjr-sp disse...

Concordo plenamente com o Julio aí acima e acrescento a maxima do Marco Aurelio ao qual tb sou adepto.

"É MELHOR MORRER DE PÉ, QUE VIVER DE JOELHOS."

TTK pensa o contrário.

Renan Santos disse...

TIME MISTO O CARALHO!


É muita viadagem!

Os caras MAL CORRERAM contra o Flamengo e vem com essa de time misto?


Ah, pára, tem é que PATROLAR o Palmeiras, arrancar pra liderança do Brasileirão e depois PATROLAR o Flamengo e prosseguir pra semi-final. PONTO.

Com esse elenco estupendo, temos que entrar mordendo EM TUDO.

Colorado da Fronteira - FIFA - 100% de Primeira disse...

Não pode ter meio termo, jogou mal e ponto. As desconfianças são inevitáveis.
Júlio, perfeito.


Se algúem disser que não tem medo de nada, me avise que quero ficar bem longe, pois essa pessoa tá com forte tendência suicida.

Uma coisa é ir pra dentro delexxx, outra coisa é ter postura. Capacidade de indignação!!!

Esse papo de jogamos bem, bla bla bla, bla bla bla, mas infelizmente nos fu*****, muito escutei na rádio nos anos 90. Em 2007 teve esse discurso (pqp, eliminados na primeira fase da la), em 2008 também, agora chega.


Quem ninguém nos "leia", mas algumas considerações/comentários:

Tivemos sorte de campeão no jogo contra o flamer**, pois não tomamos gols e tals. Isso é uma coisa. Sorte de campeão.

Outra é termos sido pressionados os noventa, oitenta e cinco minutos e nada!!!

Contra o curintia, a mesma coisa.

Não quero espetaculo, mas também não quero que fiquemos q nem uns joão bobos.

Temos no frigir dos ovos, o melhor plantel do Brasil. Não dá pra ficar jogando com postura de time pequeno.

Nem pra dentro delexxxx, nem se fechando lá atrás.

Estamos tendo mais sorte do que juízo.

Estamos contentes, com o que o Inter já ganou este ano? SIM!

Está bom? SIM!

Podemos melhorar?? SIM!!!!!

Saudações coloradas.

Popular disse...

Achei lindo esse post...
Tem gente com medo do próprio inter, que desde 2005 não para de reclamar, que não gosta de jogadores como Iarley e do Técnico Abel, com que direito não gosta?

kla.jk disse...

Perfeito. Mas acredito que o Giuliano deveria substituir o Magrão assim como o Bolivar deveria ser zagueiro.
vamo vamo INTERRRRRR

Marimas disse...

Concordo com o(a) Kla... Na falta de magrão, giuliano no lugar e, se o bolívar for realmente ficar, era uma alternativa no lugar do álvaro, pq na lateral, sem chance. Ou o Danny, que eu prefiro na do Sandro.

Não gosto do Abel e acho que o Iarley quando saiu do Inter já tinha dado o que tinha pra dar com o direito que eu tenho de pensar o que eu bem entender.

Tô com medo do Flamengo em casa (empate com gols). Pura e simples síndrome de viralatas dos anos 90. Mas acho que dá pra passar.

E amanhã 2x1 (com direito a marcão de braço levantado pedindo impedimento de alguém).

Popular disse...

aí o Índio não vai jogar amanhã por estar gripado... De novo? Essa gripe ta foda...

Popular disse...

o D´ale não devia jogar amanhã... deixa o Andrezinho que jogou melhor quarta... e D´ale joga quarta

Popular disse...

vc teria total direito de não gostar do Roth, (anos 90), ou do próprio Autuori, ou Alexandre Galo... assim como tem direito de não gostar do Abel tbm, mas acho meio ingratidão, sinceramente.

Marimas disse...

Beleza.

Mas eu já acho ingratidão querer que ele se exploda, que nunca mais ganhe nada, que se dê mal na carreira, etc...

Sou grato a ele pelo título, acho que tem muito do dedo dele no jogo contra o Barça (o depoimento do Edinho dizendo que nunca havia estudado tanta tática na vida), muito mais do que na Libertadores (onde era o time e esquema do Muriçoca, imposto pelo FC depois do fracasso no gauchão do Pedro Júnior).

Eu só quero ele bem longe do Inter, ad eternum. Assim como o Rubens Cardoso, por exemplo, que tb ganhou o Mundial, por incrível que pareça.

cjr-sp disse...

CONCORDO 100% COM O COLORADO DA FRONTEIRA. ESSE ENTENDE QUE NAO NASCEMOS PARA SE ENCOLHER E SIM PARA PELEAR...

E QUE NINGUE NOS OUÇA....

Pois até o Avaí empatou com o Mengao, completo no maracana.


******************************

A boa notícia para amanha é que Danilo, Bolivar, Dani e Kleber aparentemente formarão a defesa, que é melhor do que a que vinha jogando com certeza.

Até pq amanha esse jogo é o jogo da globo, da band para o país inteiro e o adversario tem atacantes leves, rápidos e nao daria para Alvaro e cia segurarem a bronca...

Gostei da defesa para amanha. Alta, mais leve, e esperamos que TITE libere o Kleber amanha para passar do meio campo.

Sds Coloradas.

Renan Santos disse...

E O MENGO HEIN??

Empatou em CASA com o AVAÍ.

Mesmo 0 a 0 do pesadelo de quarta do INter.


SÓ PRA MOSTRAR COMO JOGAMOS MAL.

MAS O AVAÍ TÁ BEM, NÃO PRECISA DAR SHOW TODO JOGO! IMPORTANTE É RESISTIR AO SUPRA-SUMO DO FUTEBOL SUL-AMERICANO, O FLAMENGO!

PQP

alepauperio disse...

Será que é muito esperar ganhar o Brasileiro 2009 de forma incontestável?
Quero ganhar de qualquer jeito (exceto com a ajuda do STJD), mas ganhar mostrando bom futebol, convencendo a todos da superioridade é minha expectativa.
Os dois últimos jogos foram muito preocupantes, e não sou medroso. Simplesmente deixamos de jogar. Espero mais!
Essa Copa do Brasil está moleza para ganhar, basta querer de verdade.
Isso não pode prejudicar o Brasileiro, que também é possível, muito mais difícil, mas muito mais desejado por todos os colorados.

Guilherme L. disse...

Fábio Mota disse bem parecido com o que eu penso

"O problema é que tem que saber diferenciar.
Os prudentes dos medrosos.
Existem os dois tipos, os que sempre se preocupam com os detalhes e que gostam de ter um pézinho atrás.
E existem os medrosos que todos conhecem."

Existe diferença entre ser Corneteiro e Crítico e Jatobá (que para mim é um termo errado, ja que se encaixaria igual ou melhor aos corneteiros tmb, que sao cegos a muitas coisas).

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]