quarta-feira, abril 15, 2009

12 A primeira competição nacional

No momento em que se aproxima mais um campeonato brasileiro, vale a pena recordar a primeira competição nacional oficial disputada pelo Internacional.

Em 1962 o Internacional disputou a Taça Brasil, por ter vencido o campeonato gaúcho de 1961. Competição criada em 1959, para indicar o representante brasileiro na Taça Libertadores da América, a Taça Brasil era disputada pelos campeões estaduais, e a partir de 1960, pelo campeão do ano anterior.

O torneio de 1962, regionalizado, estava dividido em duas zonas, Norte e Sul. A Zona Norte, por sua vez, dividia-se em Grupo Nordeste e Grupo Norte. A Zona Sul dividia-se em Grupo Leste e Grupo Sul.

O Internacional estava no Grupo Sul, junto com os campeões paranaense (Comercial de Cornélio Procópio) e catarinense (Metropol de Criciúma). O Metropol eliminou a equipe paranaense e surgiu como primeiro adversário colorado.

No dia 20 de setembro de 1962, o Internacional entrou no gramado do estádio Euvaldo Lodi, em Criciúma, para fazer história. E, apesar do jogo difícil, o Colorado estreou com vitória em competições nacionais oficiais: 3x2. Os gols colorados foram marcados por Tite, Alfeu e Flávio. O Internacional jogou com Gainete; Osmar, Ari Ercílio, Cláudio e Ezequiel; Sérgio Lopes e Osvaldinho; Tite, Alfeu, Flávio e Bedeuzinho.

No dia 25 de setembro, novo confronto, desta vez no estádio Olímpico, em Porto Alegre. E nova vitória colorada por 3x2. Desta vez os gols foram marcados por Bedeuzinho, Alfeu e Flávio, e o Internacional foi a campo com Gainete; Osmar, Ari Ercílio, Cláudio e Ezequiel; Sérgio Lopes e Osvaldinho; Tite, Alfeu, Flávio e Bedeuzinho.

Campeão do Grupo Sul, o Internacional classificou-se para decidir a Zona Sul com o Cruzeiro de Minas, campeão do Grupo Leste.

Em 10 de outubro o Internacional estava no estádio Independência, em Belo Horizonte, para enfrentar o campeão mineiro. Foi uma partida disputada, que terminou com o placar de 1x1, marcando Alfeu o gol colorado. O Internacional jogou com Gainete; Osmar, Ari Ercílio, Cláudio e Soligo; Sérgio Lopes e Osvaldinho; Sapiranga, Alfeu, Flávio e Gilberto Andrade.

No dia 17 de outubro, novamente no estádio Olímpico, o Internacional bateria o Cruzeiro por 2x1, gols de Mauro e Alfeu. A equipe colorada formou com Gainete; Zangão, Osmar, Cláudio e Soligo; Sérgio Lopes e Osvaldinho; Bedeuzinho, Alfeu, Flávio e Gilberto Andrade. Mauro entrou no time durante a partida. Estávamos na semifinal!

A primeira partida da semifinal ocorreria apenas em 21 de novembro, contra o poderoso Botafogo de Manga, Nilton Santos, Garrincha, Amarildo e Zagallo. Logo no primeiro minuto de partida Amarildo fez 1x0, e o mesmo jogador ampliou aos 38’ do 1º tempo. Parecia que teríamos uma goleada, mas na 2ª etapa a partida ficou equilibrada, e para a surpresa dos cariocas, Alfeu descontou aos 30’ e Sapiranga empatou aos 35’. Agora, bastava uma vitória simples em Porto Alegre para chegarmos à final.

IN: Gainete; Zangão, Ari, Cláudio e Ezequiel; Kim e Osvaldinho; Sapiranga, Alfeu, Flávio e Gilberto Andrade
BO: Manga; Joel, Zé Maria, Nílton Santos e Rildo; Aírton (Édson) e Arlindo; Garrincha, Quarentinha, Amarildo e Zagallo

No dia 28 de novembro um grande público compareceu ao Olímpico, provocando uma renda recorde no Rio Grande do Sul: 10 milhões de cruzeiros. E novamente o Botafogo saiu na frente, fazendo 2x0 na 1ª etapa, com gols de Quarentinha e Ezequiel (contra). Mas novamente na 2ª etapa o Internacional empatou, com Osvaldinho e Bedeuzinho. A torcida colorada, na comemoração pelo empate, depredou o Olímpico, causando prejuízos no valor de Cr$ 1 milhão.

IN: Gainete; Zangão, Ari, Cláudio e Ezequiel; Kim e Osvaldinho; Sapiranga (Bedeuzinho), Alfeu, Flávio e Gilberto Andrade
BO: Manga; Joel, Jadir, Nílton Santos e Rildo; Aírton e Édson; Garrincha, Amarildo, Quarentinha e Zagallo

No dia 30 de novembro, ainda no estádio Olímpico, as duas equipes voltaram a se enfrentar, no jogo decisivo. E desta vez, com um show de Garrincha e Quarentinha, o Botafogo venceu por 2x0, classificando-se para a final. Quarentinha fez os dois gols botafoguenses. Na final, o Botafogo seria derrotado pelo Santos, de Pelé.

Na sua estréia em competições nacionais oficiais, o Internacional ficaria em 3º lugar, atrás apenas do Botafogo de Garrincha e do Santos de Pelé.

Classificação final da competição:
1º Santos (SP)
2º Botafogo (RJ)
3º Internacional (RS)
4º Sport (PE)
5º Campinense (PB)
6º Cruzeiro (MG)
7º Paysandu (PA)
8º Ceará (CE)
9º Rio Branco (RJ)
10º Metropol (SC)
11º Bahia (BA)
12º CRB (AL)
13º Sergipe (SE)
14º Sampaio Correa (MA)
15º Comercial (PR)
Santo Antônio (ES)
17º River (PI)
18º ABC (RN)

OBS: Na época, a cidade do Rio de Janeiro formava o estado da Guanabara, e o restante do atual estado do Rio de Janeiro formava o estado de mesmo nome, com capital em Niterói.

12 Comentários:

Julio.Colorado em Sampa disse...

Show de bola Raul. Pior, eu vi o taipe de um dos jogos junto com meu pai, tinha 6 anos.
Salvo engano, o Botafogo temeroso do frio do sul do Brasil, veio jogar em novembro em Porto Alegre e só trouxe camisas de mangas compridas.

Outra curiosidade que notei na narração do Professor, foram as presenças de Ari Ercílio e Sérgio Lopes no time do Inter. O Sérgio Lopes eu tenho certeza que jogou no grêmio depois, formando dupla no meio campo deles com o Cléo. Já o Ari Ercílio eu gostaria de ter a confirmação se é o mesmo que depois jogou na azenha.

Para os que não notaram, com a devida licença do professor, informo a todos que o Flavio que aparece aí em 1962 é o mesmo Flavio Bicudo que em 1975 ajudou o Inter a conquistar o primeiro Campeonato Brasileiro de um time gaúcho.

abç.

Raul Pons disse...

Júlio:

Sim, o Sérgio Lopes é o mesmo que jogou no Grêmio. Emprestado pelo São Paulo,não quis continuar no Internacional, no final do contrato, pois já estaria acertado com o Grêmio.

O Ari Ercílio é o mesmo que jogou no Grêmio, e depois foi para o Fluminense, morrendo em um trágico acidente quando pescava, na época de jogador do tricolor carioca.

E o Flávio é o famoso Flávio Bicudo, Flávio Minuano, etc, etc...

Era uma geração de novos talentos, revelados no título estadual de 1961.

geoband disse...

Baita post!


Geo-abraço Professor.

Fabiano- POA-Germany disse...

Muito massa mesmo!!! Como eu queria ter assistido estes jogos!!!

Marcelo Tiarajú disse...

Vou chover no molhado: Baita texto professor!

Só uma pergunta: Por que os jogos em Porto Alegre não foram nos Eucaliptos? Se puderes, sane esta minha dúvida?

Marcelo Tiarajú disse...

Opa, o último ponto era pra ser de exclamação!

romulo disse...

Ótimo Raul, teus posts sempre são úteis!
É sempre bom saber um pouco mais da história de meu clube, mesmo não tendo vivido tais épocas.

OFF:
http://www.finalsports.com.br/03/comando/headline.php?n_id=100312

Léo Moura no Inter?
Seria a contratação do ano.

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Pode ser Rômulo...

Só que depois da contratação do Kleber pelo Inter, qualquer nova aquisição a gente já fica até desconfiado.

Já estou até mudando o ditado: - "De cabeça de juiz, pata de cavalo e contratação de jogador... NUNCA SE SABE NO QUE VAI DAR..."

Abçs e até domingo no BR!

Celso disse...

Professor Raul responda todas as nossas duvidas... hehehe

faço a mesma pergunta do chapolim ai em cima:

porque o inter não jogou nos eucaliptos ?

a tua fonte mostra fotos da depredação?

Quem jogou primeiro essa liga nacional? o inter ou o gfpa?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pelo que eu deduzi...apenas os campeões de cada estado participaram deste 1º Brasileirão, logo mais uma vez fomos pioneiros no RS

Raul Pons disse...

Marcelo:

O Olímpico era maior que o Eucaliptos, proporcionando melhores rendas. No Robertão, em 1967 e 1968, também jogamos no Olímpico.

Celso:

A informação da depredação eu peguei de uma fonte secundária, mas é provável que os jornais da época tenham fotos. Mesmo assim, não foi nada comparado com o que já aconteceu em tempos mais recentes, no Beira-Rio, em atitudes lamentáveis da torcida gremista.

Quanto ao pioneiro na Taça Brasil, foi o Grêmio. A competição foi disputada exatamente no nosso período de maior jejum de títulos. O Colorado disputou apenas a edição de 1962. De 1959 a 1961 e 1963 a 1968 o Grêmio representou o RS. Fosse na época do Rolo Compressor, ou mesmo do Rolinho, e possívelmente teríamos mais algum título nacionmal.

Celso disse...

que locura em Raul ... quanod analisa-se as decadas sempre um toma conta .. que pena que a decada de 60 não tenha sido nossa ... mas a de 70 foi .. e sempre um corendo atras do outro

abraço

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]