sexta-feira, abril 03, 2009

15 Por favor, não mude nada

E então aqui estamos nós. O último dia, do último ano, do 1º Centenário do Internacional. Um “reveillon” vermelho, nosso, diferente dos demais. Alguma coisa mudará em nossas vidas? Não. Domingo tem mais um Gre-Nal e começa tudo de novo. Se nós ganharmos será um jogo épico em contrapartida àqueles 10 a Zero. Se perdermos... será um recomeço igual e pode ser um sinal de que tudo nesse nosso novo século também será igual. E quem gostaria de mudar alguma coisa?
Imagine que você é Marty McFly e o Dr. Emmett Brown está te oferecendo um passeio na "De Lorean". Você, coloradaço(a), vê ali uma grande oportunidade de voltar ao passado e mudar momentos históricos do Inter. Quem sabe avisar o pessoal sobre os perigos do Olímpia, quem sabe avisar sobre as bolas aéreas do Nacional na Libertadores de 80, quem sabe, enfim fazer algo para que a gurizada do Inter esperasse mais um pouco e deixasse para o fim do ano aquele confronto com a alemoada isolada do Moinhos de Vento e, assim, nos poupar daqueles 10 gols?
Apesar da sedução da proposta, você percebe que nada deveria ser diferente. Você lembra do L. F. Veríssimo, "Certos acontecimentos transformam tudo que veio antes em preliminar". Então isso te desperta uma nostalgia de todos os fracassos do Internacional, porque passa a dar-se conta de como as derrotas são importantes para alimentar as grandes vitórias. Sabemos como o Olímpia, o Zveitão 2005 e o Gauchão 2006 estavam presentes no Beira-Rio naquele 16 de Agosto. Diferentemente de 2007, quando éramos "os tais" na Libertadores, esquecemos os fracassos e entramos em campo curtindo 2006. Deu no que deu.
Alguém pode dizer que eu gosto de perder, que é papo de perdedor ficar remoendo derrotas, feridas do passado. Nada disso. A grande lição que aprendi nesse século é que devemos reviver, lembrar e pensar nas nossas grandes decepções, as goleadas, as derrotas imprevisíveis. São elas que alimentam nossa paixão, nossa vontade de superar, de ultrapassar os limites que sempre alguém dirá inatingível para nós.
Por tudo isso, que peço no limiar desse novo século colorado que, se alguém inventar uma "De Lorean" de verdade, se no futuro algum colorado puder viajar no tempo, por favor, não mexa no passado do Inter. Nada. Não reverta nem uma lateral. O passado não lhe pertence. O autor desse texto, por exemplo, vive alimentado dos fracassos dos anos 90, assim como aqueles que viveram os anos 70 (do Tri e do Octa) levavam para o Beira-Rio, na construção e na plenitude, um único Gauchão (1961) em 14 anos(!) e os que viveram o Rolo Compressor buscaram a supremacia colorada em Grenais e em estaduais, que desde o início fora deles.
É provável que outros fracassos sejam necessários para conscientizar gerações futuras. Conscientizar de que nós sempre devemos ser humildes e lutar até o fim. Mas há uma boa alternativa: reviver os jogos perdidos! Colorados e coloradas do presente e do futuro, o passado não lhes pertence! Mas pode ser emprestado (com gosto). Nunca esqueçam as derrotas e levem elas consigo para o Beira-Rio ou ao Estádio que o Inter vier a construir nesses próximos 100 anos. Dia de decisão, lembrem de um tal Olímpia, lembrem do Bahia, lembrem do Nacional. Esqueçam o São Paulo, esqueçam o Barça, esqueçam o Cruzeiro, Corinthians e Vasco, esqueçam o Rolo Compressor. Já em dia de Gre-Nal esqueçam o último 4x1 de 2008, o 5x2 de 1997, o 7x0 de 1948. Em dia de Gre-Nal lembre dos 10 x 0 de 1909. Temos essa dívida com aquela gurizada, que nos deixou esse imenso legado. E, por favor, não digam que é impossível. Ou melhor, digam que é. Se puder, dê uma gargalhada.

Vida longa ao Sport Club Internacional!

-------------------------
Amanhã no Supremacia Colorada, o Tiago Vaz publicará as últimas informações de sua pesquisa sobre a Trajetória de Henrique Poppe Leão.
-------------------------
Fotos: Ricardo Furasté


15 Comentários:

Unknown disse...

Meu, preciso comentar sobre o chocolate que os gremistas receberam antecipadamente à Páscoa do Caxias!!!!

Nossa eh irritante como são fanáticos!!!!!

Estão colocando a culpa agora na FGF. Antes qdo perdiam era a culpa do juiz, do campo da tabela, e da mãe do badanha.


Pelo amor de Deus!!!! Que povinho!!!!

Eles podiam variar de discurso e um pouco mais criativos como o Maradona colocar a culpa na altitude!!!!

Para um péssimo amante até o pentelho atrapalha!!!!

Vamos ver qual a próxima desculpa dessa gente ai da azenha!!!!

Marimas disse...

Adoro ver o xororô gazélico, melhor que isso só ganhar deles...

Muito massa Mallet.

Sem a devida permissão, toquei no teu nome na coluna de hj no finalsports...

http://www.finalsports.com.br/colunas_dupla/inter.php

Flw!

m.rodrigo.oliveira disse...

PQP!!!!

Era só o que faltava me fazerem chorar dentro no meu ambiente de trabalho!!!

Hehehe

Mas não dava pra mudar nem aquele penalti ridículo que o Nilson cobrou no tempo normal contra o Olímpia?

romulo disse...

Perfeito, Mallet!
eu também não mudaria nada.
Pois foi perdendo antes que aprendi a ganhar com mais orgulho. E ser humilde, acima de tudo.

Legal também, Marimon!
Esse greNAL vai fechar com chave de ouro o centenário. (tomara hahah)

emocionei-me ontem quando vi a propaganda do centenário na tv. incrível nosso fanatismo. essa chamada para sócios está passando no brasil todo?

abraços!

Schroder-EUA disse...

Muito bom Mallet

Como tambem temos que adimitir que sem o Rival da Azenha tambem provavelmente não seriamos a mesma coisa...provavelmente não.. com certeza não seriamos.

Eu vivi a tristeza de 80 quando fomo vice da Libertadores. Voces falam dos anos 90, mas horrivel tambem foi perder a Libertadores em 80 e ai ver o Gremio em 81 ser Campeao Brasileiro pela primeira vez e da Libertadpres em 83. Mas o gosto da Libertadores em 2006 nao seria o mesmo se tivessimos sido campeao em 80. Tanto que em 80 o clima do Beira Rio na final n~ao era 10% do clima de 2006. A gente quer mais o que a gente nao tem!

ivair disse...

Guilherme, parabéns pelo texto.
Realmente, acima de tudo, temos que exaltar aqueles guris de 1909, que não desistiram após a primeira tentativa e o primeiro revés. Sem eles, não estaríamos aqui, celebrando tanta coisa boa do nosso Colorado
Saudações e parabéns a todos nós!

Gonçalves disse...

Heheheh boa a proposta, mas quem sabe nesse Centenário as vitórias venham sempre em maior número e numa sequencia sempre razoável, parabéns pelo texto meu bruxo, como eu disse a moçada ta inspirada esse ano, dentro e fora dos gramados, amanhã é o grande dia de aproveitar cada segundo.

Marcelo em Floripa/SC disse...

SENSACIONAL Mallet!
Lembrando ainda o revés mais recente, que foi perder o gauchão de 2006 com aquele gol de nuca que vitaminou o time para a LA06 (claro, sem contar o dedo do Carvalho nas cag**** do Abel).
Alguém viu este vídeo? Muito bom... há, gostaria pegar a DeLorean e voltar àquele tempo (que por sinal eu não tava nem no saco do meu véio) e curtir este momento... Tá lá no clic: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/intercentenario/noticia/detalhe/Video-inedito-de-torcedor-mostra-imagens-da-inauguracao-do-Beira-Rio.html
Sds. Coloradas,

Guilherme CB disse...

Muito Bom Guilherme Mallet, essa semana ta foda, textos bom pra tudo quanto é lado.

Isso é Inter..

Parabéns a todos vermelhos do mundo.

To andando com a bandeira em cima do carro desde hj de manhã.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande texto, Mallet em seu momento ´Gabirú` ......rsssss

Schroder-EUA disse...

Marcelo programei esse video pra apArecer no bv as 14 horas. muito bom!

Daniel Chiodelli disse...

Eu já estou começando a cansar de dizer isso, mas sou obrigado, mais uma vez: um dos melhores depoimentos sobre o inter que já li.

Parabéns, Mallet! Me surpreendeste!

tiago - colorado no canada disse...

Esse video desse senhor que estava na inauguração do Gigante é fantastico!
A gente aqui agradece aos cinegrafistas colorados que tão sempre lá filmando os gols na arquibancada, e sempre pensa na grande sacada que eles tiveram de fazer isso né? Pois é, sem desmerecer o esforço deles, mas pioneiro mesmo foi esse senhor aí que fez isso em 1969!!!!! Do carai!!!!
Esse sim foi o primeiro Cinegrafista Colorado!!

Marco disse...

5 estrelas!

Sensacional!

Marco disse...

Melhor que isto, só meter outra fubecada nas gazelas e aguardar o chororô delas.

HAHAHAHAHA

Depois de Gramado, é na serra que se produz o melhor chocolate do RS.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]