quinta-feira, abril 23, 2009

11 Mistura Jorge com Darwin

Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge, para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem.
Para que meus inimigos tenham mão e, não me toquem.

Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam.
E nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal...

O universo conspira e São Jorge baixou na beira do rio. O ano do centenário está rodeado de curiosidades, repleto de expectativas e de grande inspiração. Se a fé não te comove, saiba que neste ano se comemoram os duzentos anos do nascimento de Charles Darwin – pai da “Origem das Espécies” e entendedor da criação. Devotos ou não, crentes ou céticos, religiosos ou científicos, entendam que dá pra misturar um pouco de São Jorge com Darwin que sai o Inter de santo guerreiro, matando dragão e sustentando que só os mais fortes sobrevivem.

Bem ressalto que faltam batalhas contundentes pra justificarem mito e teoria. Até sinto ansiedade por estes confrontos, mesmo assim, enquanto não me recrutam até a arquibancada no momento forte e bravo, sigo divagando sobre a linda jogada no gol de Taison, ontem, que iniciou numa disputa belíssima de Alecsandro (ou Sandro?). No meio do campo, caído e restabelecido na mesma elegância, retoma a bola, manda pra D’Alessandro num passe longo, que manda pro Neguinho chutar forte no canto. É... Os mais fortes sobrevivem.

Em vinte e três de abril é dia de São Jorge e, tu vês, suas cores são vermelho e branco. Jorge é da Capadócia e também é colorado. Darwin proporia, hoje, a nova evolução: primeiro macaco, depois homem e por fim, D’Alessandro. Mas também complementaria, Guiñazu veio do cachorro louco, Taison e Nilmar, do papa-léguas e por aí vai. Os próximos meses hão de unir galho de arruda com física e química. Coincidências misturadas com lógica. A certeza de tudo, com a certeza de nada. Que possa eu estar presente, em cada um destes momentos.

Salve!

11 Comentários:

jo disse...

diana perfeita:realmente o time cujo símbolo é uma lenda brasileira com seu futebol gauchescamente brasileiro está maravilhando o país!!!

Marimas disse...

perfeito.

m.rodrigo.oliveira disse...

Gostei dessa teoria da evolução.

Pegando carona nessa divagação, o Álvaro seria a evolução de quem? Do Bicho Preguiça? Ou seria da Tartaruga?

Hehehe

cjr-sp disse...

Gostei tb desse teu texto aí DIANA...

E o DÉZINHO seria o que? A INVOLUÇAO DA ESPECIE...pois só joga para tras...hehehhee.

Fernando Gonçalves disse...

Mais um texto delicioso de ler Diana, parabéns !

- Álvaro seria a evolução da baleia ?

- Dézinho seria a evolução do pinguim ?

romulo disse...

Lindo Diana!! Parabéns!
e foi o Alecsandro o autor daqueles malabarismos antes de entregar a bola pro D'ale.

col disse...

Jamais penseu que tudo daria certo dentro de campo no inicio do centenario. E jamais penseu que Piffero poderia ganhar algo relevante justamente no ano do centenario.

MAs comeco a rever meus conceitos e preconceitos. Talvez seja obra parcial de Jorge mesmo.

Otimo, diana!

bernardo disse...

Ontem eu estava de bobeira em casa e graças a Deus confiei no Inter... cheguei em cima do laço pro jogo e foi aquele baile!!!
.
Depois da atuação de ontem não dá pra perder mais nenhum jogo, preparem-se sócios campeão do mundo (como EU :p), que ingressos ficarão cada vez mais escassos.
.
O que o Inter tinha que provar foi provado ontem.
.
Coisa linda ver aquele lançe do Alecsandro recuperando a bola no chão!! Eu ao lado da Popular não parave de cantar, fui hoje fazer vendas com a voz rouca e inspiradíssimo!!! Valeu meus amigos!! Espero estar presente no churras da sábado!!

Gonçalves disse...

Como dizia aquele cartazinho que volta e meia aparecia no seriado Arquivo X..."I want believe..."

Eu também acredito que esse será um ano diferente, não sei quanto a vocês, mas me permito até mesmo a acreditar de que somos ou temos capacidade de ganhar todos os campeonatos disputados, dá pra ver isso nos olhos dos jogadores e da torcida e segundo o FC este sim é um objetivo a ser alcançado.

João Luiz disse...

Agora que venha o Náutico que eliminou o Criciúma, diga-se de passagem, no sufoco. 3 a 2, de virada.

Alberto - Porto Xavier - RS disse...

Diana, teus artigos são variados e possuem uma característica invejável: nos levam a pensar.
Não é uma coisa certa, precisa, inatacável. Teus argumentos, metáforas, sempre apontam para vários caminhos e possibilidades. Não é um texto fácil. Quando leio alguém, faço um um jogo de tentar descobrir no que aquele(a) autor(a) acredita.
E eu não consegui descobrir se tu acredita em São Jorge, crendices e superstições ou se possui algum templo em tua casa com pequenas imagens de Einstein, Kepler, Newton e Darwin, cercados de velas e incensos.

Não sei se tu usaria uma camiseta "100% Fé" ou "100% Religião".

Por isso, teu artigo é convincente. Parabéns.

Agora, a crítica. Me perdoa, há um erro que não posso deixar passar (não é um erro apenas teu, é algo já perpetuado, a famosa figura onde aparece um chimpanzé, que vai evoluindo, evoluindo, até chegar no homem atual): O Homem não veio do Macaco.

Não existe isso de "primeiro macaco, depois homem". Isso é uma invenção criacionista. Erro básico, de quem não leu o livro do Darwin (100 em cada 100 que não acreditam na Evolução, 99 em cada 100 do que acreditam)

Sei, sei, é um artigo falando sobre Futebol, beleza, mas queria deixar isso bem claro para os leitores do Blog: O HOMEM NÃO VEIO DO MACACO. São, cada um, galhos secundários de um galho maior, chamado de PRIMATAS.

Lambrando, esse ano comemora-se também os 150 anos da publicação da primeira edição do Origem das Espécies.

Fechando, uma das frases ótimas do Darwin:

"Não há diferença fundamental entre o Homem e os animais nas suas faculdades mentais(...) Os animais, como o Homem, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento." (Charles Darwin)

Bom Sábado!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]