sexta-feira, abril 17, 2009

78 Hillsborough, 20 anos depois

Dia 15 de Abril uma das maiores tragédias da história do futebol completou 20 anos. Embora ainda hoje ninguém tenha sido responsabilizado, a tragédia de Hillsboroug foi um marco na modernização do futebol inglês.
A morte de 96 torcedores do Liverpool por esmagamento serviu de base para a criação do Relatório Taylor. Esse documento defendeu a humanização dos torcedores de futebol, que deixaram de ser bandidos até prova em contrário, enquanto que os estádios deixaram de ser presídios para virarem casas de espetáculo.
Antes, quanto mais grades melhor, depois da tragédia as invasões de campo passaram a ser punidas com multas. Antes, os estádios eram com policiais sem treinamento específico, presentes para prender desordeiros e resolver qualquer dificuldade na base da porrada. Depois, foi maximizado a utilização dos seguranças privados, os "stewards" treinados para orientar, atender e proteger os torcedores.
Houve uma mudança cultural de cima para baixo. Os clubes e federações foram indutores da mudança, enquanto que aqui no Brasil, ainda vivem com aquela mentalidade da Inglaterra dos anos 80 (pré-Hillsborough): tudo é culpa dos torcedores. Os problemas são resolvidos pela força, não pela inteligência. Exagera-se na atenção às minorias organizadas e ignora-se o atendimento de quem paga a conta: o torcedor de bem.
Humanizar os estádios é a melhor homenagem que se pode fazer aos 96 "reds" do Liverpool
------------------
Mais sobre o "Taylor Report", (aqui).
------------------
- Confirmando nosso 39º título gaúcho no próximo domingo, infelizmente não teremos belas imagens como aquelas da festa do título de Yokohama (que circulam pelo país, ilustram produtos licenciados, painéis, posteres, etc.).
- Ocorre que haverá invasão de campo, tradicional no Beira-Rio. Centenas de aspones, "vips" e um número exagerado de repórteres, um atrapalhando o trabalho do outro, principalmente dos fotógrafos (os únicos que deveriam ficar).
- Até os gandulas dão volta olímpica...
- Tenho assistido a "Champions Leage", não há repórter de campo e não se perde nada sem as elucubrações intelectuais dos jogadores. Entrevista tem hora e local. Em frente ao "backdrop" com os patrocinadores, de preferência.
- Acabar com os repórteres de campo é impossível. Quem vai mexer nesse vespeiro? Mas os profissionais poderiam ter bom senso, respeitando pelo menos a volta olímpica que é para o torcedor que está na arquibancada.
- Se vencermos(humildade nunca é demais), Guiña levantando a taça. Que momento!


78 Comentários:

m.rodrigo.oliveira disse...

O trabalho feito na Inglaterra contou com outro elemento decisivo. A aplicação de punições de verdade a baderneiros.

Alguém sabe se pelo menos um dos incendiários de banheiros químicos daquele Grenal foi condenado? Eu respondo: nenhum.

Sabem porquê? Porque o juiz disse que não havia provas suficientes para condenar os criminosos.

Como não havia provas? E os vídeos?

Acontece que a acusação apresentou fotos retiradas dos vídeos. Não os vídeos. Então o juiz concluiu que pelas fotos não dava pra tirar conclusões sobre que iniciativa cada indivíduo estava tomando.

Ou seja, a acusação fingiu que acusou e o Estado fingiu que julgou.

Diante disso, não há alteração dentro de estádio que resolva.

Os últimos jogos têm sido tranqüilos no quesito baderna. Mas a hora que uma turminha resolver aprontar de verdade novamente, já sabe que não será condenada.

Marimas disse...

"lucubrações intelectuais dos jogadores".

hahaha... boa essa.

Pô, mas vamos deixar os gandulas darem volta olímpica, frequentemente eles decidem algum jogo. O gandula do Xavante, por exemplo, que esconde as bolas dentro das placas de publicidade quando a coisa tá feia, deveria ser alçado à presidente.

GILSON - PR disse...

Outro jogador criado nas categorias de base colorada que acabou indo ainda muito jovem para a Europa que não recebeu uma chance entre os titulares, Rodrigo Possebon, joga no Manchester United, está sendo naturalizado cidadão italiano para jogar na seleção sub-20 da esquadra azzurra.
Foi o Cleiton Xavier, Roger e Possebon e o clube quase nada arrecadou. somente uns trocados com o jogador italiano.

Fabiano- POA-Germany disse...

Falei aqui no blog uma vez. Podem pegar as 10 maiores desgracas nos estádios de futebol. O Brasil nao está entre nenhuma delas. Entao só nao arrumamos a barca de vez aqui se nao quisermos.

Marimas disse...

Perdigão assinou com o São Caetano... que perigo.

E essa foto do guri mordendo uma tela enquanto é encoxado pelo Criador é emblemática.

Guilherme Barcelos disse...

Tragédia lamentável mesmo... Eu era adolescente na época e lembro bem da repercussão.

Agora, que tal o "elogio" do Pato ao Taison na entrevista que deu? Posso estar meio paranóico, mas creio que há interesse econômico por trás disso (e não quero dizer com isso que o garoto tenha um grande futuro).

Fernando Gonçalves disse...

OFF ainda sobre o centenário : depois de alguns problemas com o youtube consegui colocar lá 2 filmezinhos que gravei quando estávamos comemorando no Koxixo's na beira-mar de Floripa, depois da carreata.
Segue os links :

http://www.youtube.com/watch?v=xAck4kYQUuo

http://www.youtube.com/watch?v=9zn6gdee5Z4

Anônimo disse...

Guilherme Mallet, parabens pelo post!

para mim a festa do titulo mundial no beira-rio terminou na volta olimpica pq ao redor do time havia uns 150 loucos. nao dava para ver nada, nenhum dos jogadores, em alguns momentos nem se conseguia ver a taça. a exemplo dos demais torcedores, me retirei do estadio.

no domingo seria muito bom começarmos a mudar isso. que tal fazermos uma festa sem aquele velha putaria dos vips invadindo o campo? que tal deixarmos o pessoal que apoia da arquibancada ver os jogadores dando a volta olimpica?

Schroder-EUA disse...

Eu penso nesse jogo quase sempre que vejo o beira rio lotado mas nao consigo ver onde estão os acessos verticais na arquibancada.

Ontem tinha um jogo na inglaterra na tv e dave pra ver claramente onde as pessoa podem caminhar pra subir e descer ate suas cadeiras. Se tu tenta sentar ali alguem te tira dali....ja no Beira RIo alguem me diz o pessoal em jogo lotado repeita aquele espaço ou fica de pé ali?

Schroder-EUA disse...

PS:

E pelo amor de deus se guinazu levantar a taça USA A CAMISA DO INTER e não da uma de EDINHO!! TODOS OS JOGADORES DEVERIAM SER INSTRUIDOS FICAR COM O MANTO VESTIDO!!!!!!!! Chega de camiseta 100% Vila Bubalau!

Anelise disse...

Guilherme,

O empresário que recentemente está cuidando da carreira do Taison não é o mesmo que cuidou do Pato??

Qualidade do Taison à parte, também desconfio que haja interesse econômico sim...

Schroder-EUA disse...

Fabiano

Talvez não tenhamos tido as maiores incidencias no Brasil, mas acho que é muito mais POR SORTE que juizo! Como em todos os lugares (por exemplo Inglaterra)..tem que morrer 100 para mudarem algo.

Por exemplo. Teve que morrer 7 na Bahia para fecharem a Fonte Velha.

Se esperarmos pra ta na lista de maiores desastres ai ja é tarde.

cjr-sp disse...

Cabe ao INTER ao menos tentar com mais orientadores, impedir a invasao que se aproxima, o que é lamentável.

QUE USEM O SERVIÇO DE ALTO FALANTE E O NOVO PLACAR DO ESTÁDIO.

Que distribuam milhares de flyers antes do jogo para a torcida com as BOAS NORMAS DE EDUCAÇAO.

O problema seria que o Caxias pode achar um desrespeito antes do jogo, se educar o povo colorado para nao invadir como se o resultado já estivesse resolvido.

****************

ATENÇAO VEÍCULOS DA RBS:

A IMPRENSA GAUCHA, DE CAMPO, SAO UNS CAVALOS MESMO. FALAM SEM PARAR. CORREM QUE NEM UNS ANIMAIS E SÓ PERGUNTAM O ÓBVIO.

FIQUEM QUIETOS QUE EU QUERO ESCUTAR A TORCIDA PELA TV. QUERO VER A FESTA NA ENTRADA EM CAMPO. QUERO ESCUTAR A TORCIDA E NAO REPORTERS COM PERGUNTAS RIDICULAS.

SOU TOTALMENTE A FAVOR EM ACABAR COM O REPORTER DE CAMPO.

DEIXEM O AUDIO NA TORCIDA...
E TRATEM DE FICAR QUIETOS NA TRANSMISSAO NA HORA DA FESTA DA TORCIDA.

FALEM SÓ DURANTE O JOGO. E NUNCA SE ESQUEÇAM QUE QUEM PAGA O PPV SOU EU E MAIS UM MONTE DE TORCEDORES. ENTAO FIQUEM QUIETOS, E LIBEREM O AUDIO NA TORCIDA, NA FESTA.

SDS COLORADAS.

Marimas disse...

Orientação é uma boa idéia do CJR, para os jornalistas.

Mas, como sabemos, não apenas jornalistas invadem o campo atrás de flash e louros. Tem conselheiros, diretores, Aspones e famílias destas três classes. Então antes de orientação, semancol é bom tb.

Os jornalistas são o caso mais fácil de resolver, basta haver interesse POLÍTICO de peitar a imprensa.

cjr-sp disse...

Boa Marimon...

Se eu ver pela TV algum conselheiro conhecido invadindo...hehehe, vou dedar aqui mesmo. Se preparem...aehauhuhaha.

Schroder-EUA disse...

eu até acho que uma certa correria em campo pos titulo tem um certo apelo...por exemplo em Yokohama os guardinhas nem deixavam os jogadores chegarem perto da torcida ...alguns conseguiram mas a volta olimpica foi bem longe da torcida. O Eller e o FC foram os unicos 2 que chegaram ao lado da torcida pra comemorar.

Eu ate nem tenho problema com os gandulas dando volta olimpica...mas foda é ver a foto do Titulo mundial na hora da entrega da taça e la ta o filho do FC, Martin Carvalho, entre os jogadores levantando a taça. Foi um mal exemplo. A torcida vai perguntar..Ue se o filho do Presidnte pode porque não eu?

Marimas disse...

O "nosso" pessoal acho que nem é o problema, pelo menos eu nunca vi.

Mas fico pensando num diretor de sei lá o que, mandando uma cartilha de orientação pra imprensa e botando todo mundo no cercadinho.

Aí na hora da festa a imprensa, lá toda de dentro do cercadinho, fotografando o mesmo diretor que emitiu a cartilha dentro do gramado, com filho, esposa, cachorro e quetais...

Pega muito mal.

Aquele esquema, para os meus tudo, para os outras A LEI.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Concordo plenamente com o fim dos reporteres de campo ou ao menos com a limitação de sua movimentação.

Anônimo disse...

Louis,

nao se esqueça que o guina ja ergueu uma taça com a camisa do inter.

col disse...

Baita post, Mallet. Acho a reportagem dentro de campo completamente desnecessaria.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ta sendo noticiado que o sandro foi comprado por 30MIL. alguem aqui teria um palpite de quanto vai ser a percentagem do passe desse jogador que irá parar de graça na 'mao' dos empresarios? eu aposto que os saqueadores do inter irao repassar 50% do passe do sandro aos empresarios!

outra coisa:
"– O Gil está treinando desde o início do ano em separado no Beira-Rio. Está parado, aguardando alguma possibilidade. Até agora não chegou nada – explicou o diretor de futebol Newton Drummond, o Chumbinho."

ninguem queima $$ igual ao inter! temos que nos orgulhar disso tb! apesar de queimarmos dinheiros sempre somos campeoes (gauchao)!

cjr-sp disse...

É, o "nosso pessoal" como disse o Marimon vai o dar exemplo lá...

*************************

Se outros ASPONES quaisquers com suas respectivas moçoilas ou filhotes entrarem em campo para aparecer eu vou meter o pau aqui e em todos lugares que puder comentar e vou botar a culpa na organização do INTER.

ATENÇAO DIREÇAO COLORADA...

EU AJUDO A SUSTENTAR A LOCOMOTIVA COLORADA COM 400 PILAS MENSAIS SENDO DEBITADOS DA MINHA CONTA TODO MES A MUITO TEMPO. FORA O PPV E OUTROS...

PORTANTO NAO QUERO VER ASPONES E INVASOES DE CAMPO DE FILHOS E NEM DE NINGUEM, IGUAL FOI NA RECOPA.

TB NAO QUERO VER CAMISAS QUE NAO SEJAM AS DO INTER EM CIMA DO PALANQUE. LÁ É A HORA DO PATROCINADOR GANHAR DINHEIRO E DE TERMOS FOTOS DECENTES PARA A HISTÓRIA.

NA VOLTA OLIMPICA, AÍ SIM, TÁ LIBERADO JESUS, MAE, PAI E CACHORROS. ATÉ AMANTE E TRAVESTIS QUE TÁ MUITO NA MODA TB. AGORA NO PALANQUE, SÓ CAMISAS OFICIAIS DO INTER.

SENAO VOU METER O PAU NA ORGANIZAÇAO COLORAQDA. TÁ DITO.

POR HOJE É SÓ.
FUI.

Schroder-EUA disse...

Bah o Gil ta mamando do Inter ainda? PQP...imagina o que da para se fazer com 50-100 Mil por mes!

Bah nem um Juventude da vida quer ele?

cjr-sp disse...

Gil é 120 mil pila/mes.

Schroder-EUA disse...

Rodrigo

A justiça no caso dos Banheiros quimicos foi alem de ridiculo. Um dos casos mais ridiculos que eu já vi. Se tu consegue carregar um banheiro quimico DENTRO DO ESTADIO....toca-lo no Gramado...e tocar FOGO nele....com 100 cameras te filmando....e nada acontece pra ti....então o País é um PARAISO para os criminosos!!!

Anônimo disse...

os nobres conselheiros do BV poderiam solicitar junto a nossa direcao para que tenhamos um gramado sem baba-ovos? a arquibancada agradece!

lembro que na festa do mundial foi solicitado no microdone que o pessoal se retirasse de campo. por incrivel que possa parecer ninguem saiu! fiquei envergonhado com tamanha falta de respeito dos 'vip'.

Ricardo disse...

O Escurinho vai ter uma perna amputada em virtude de problemas decorrentes da diabetes. Acabo de ouvir no rádio que o jogador passo por necessidades e precisaria ajuda material (ouvi no comentário do Wianey ao meio dia). Será que teríamos como mobilizar alguma coisa para ajudá-lo? Me lembro que uma vez o Gonçalves fez uma campanha de doação (para algumas escolas, se lembro bem).

O problema seria doar o q? Envolver grana viva nunca dá certo nestes casos.

Ricardo.

cjr-sp disse...

Louis, nesse caso a interpretaçao da Lei nao é bem assim.

No Brasil, nem sempre os atos individuais podem ser responsabilizados quando no meio de uma coletividade que está incitando. Entao nesse caso, a culpa seria da coletividade que incitou um numero considerado de pessoas a botar fogo nos banheiros quimicos. Nao foi uma só. Portanto, tería-se que punir todos, incluindo aqueles que incitaram tambem, mas nem todos seriam culpados dentro da coletividade gremista naquele jogo. Mais ou menos por aí. Nao sou advogado, mas é por aí...no final a culpa foi da torcida e nao de individuos. Pq a justiça achou que foram incitados.

Entao nao se pode generalizar. A lei é a lei. A lei agiu certo se formos pensar bem nao se pode pegar um garoto juvenil e coloca-lo atras das grades pq num dia ele foi incitado por uma massa a chutar banheiros e queima-los. Tem que haver razoabilidade. Lógico que dentro da lei, abrigados por ela, tinha alguns marginais, que sairam ilesos, mas a lei é para proteger os cidadaos. No entanto, nesse guarda chuva ocorrem as chamadas brechas da lei.

Enfim, nao sou advogado...mas acreditoser por aí a questao...

Schroder-EUA disse...

CJR

Tu ta dizendo que ta certo então que ninguem foi responsabilizado por aquilo?

Então agora é so dizer que foi MOB MENTALITY que ta tudo bem? Se essa for a lei...pior ainda!!!!

E nao foi gurizinho que tocou fogo nos banheiros quimicos,...teve marmanjo lá.

So sei que aqulio passar em branco foi uma vergonha e nao falo por serem Gremista...poderia ter sido colorados mas os Culpados deveriam ter sido responsabilizados de uma maneira ou outra.

Aqui nos EUA e acredito que na Europa onde tu ta um mero pulinho do Gramdado se tu inventar de correr no Gramado tu passa o dia na cadeia e paga boas multas...agora carregar Banheiro Quimico e tocar fogo me parace até com uma comedia de Monty Python de tao ridicilo a imagem! Quem nao sabe do incidente mal acredita que algo assim seria possivel de tão absurdo que foi!

João Luiz disse...

Por enquanto, em outros países o maior jogador de futebol mata a mulher, foge da polícia, é preso, julgado e absolvido.

cjr-sp disse...

Louis,

Nao passou em branco, foi para a justiça o caso...só que a justiça achou que ficaria dificil responsabilizar todos pelos atos de alguns. Ou alguns pela incitaçao de quase todos.

Isso com certeza tá sendo reavaliado com novas atuaçoes da justiça, a criaçao dos juizados dentros dos estadios, e tb com certeza um melhor senso crítico dos clubes. QQ um sabia que ia dar problema aquilo. Foi desrespeitoso com a torcida adversaria colocarem banheiros quimicos. Entao se tem um culpado maior, ao meu ver é a direçao colorada. É um caso sui generis e por isso nao se julga casos sem uma jurisprudencia definida, com similares anteriores, sem o benefício da duvida para o suposto réu. Assim é o direito no Brasil, e nesse tipo de coisa fica dificil comparar com outros países e com realidades economicas e educacionais diferentes.
To saindo agora...mas podemos voltar outra hora ao tema.

sds.

Schroder-EUA disse...

João

Primeiramente, OJ Simpson que tu se refere, foi preso e julgado. Se os jurados acharam ele inocente bom ai é outra coisa. E não há videos do OJ matando a mulher dele.

Pior se fosse no Brasil e OJ tivesse sido achado culpado em 1994 lá por 1997 ele já tava solto na rua! Aqui nos EUA se ele tivesse sido achado culpado estaria até hoje na cadeia.

Nao dá pra querer achar um caso isolado e tentar comparar.

João Luiz disse...

Concordo que várias coisas precisam ser melhoradas nos estádios brasileiros, que as autoridades deveriam tomar vergonha na cara e tomar atitudes, fazer o nosso "Relatório Taylor" antes que uma tragédia ainda maior que a Fonte Nova aconteça, que torcidas organizadas por "bandidos" continuem fazendo baderna nos arredores e dentro dos estádios. Como os "americanos" não gostam que falem mal deles, também não me sinto confortável vendo falarem mal do Brasil.

Schroder-EUA disse...

Eu falo mal (e bem) dos EUA todos os dias dependendo do assunto e me sinto em direito de falar mal (ou bem) de coisas do Brasil tambem se for necessario e dependendo do assunto.

Como sou cidadão de ambos os paises acredito que tenho esse direito e ninguem precisa ficar magoado se eu falo uma coising sobre o Brasil. Ou alguem acha que as leias Brasileiras são as melhores do mundo?

João tu se sente mal quando teu vizinho, Tio etc fala mal sobre o Brasil (por que com certeza eles falam)....então não ha razão para se sentir desconfortavel se eu falo algo. Nasci no Brasil em 1968, tenho esse direito.

romulo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=-16P69sCVnM

da pra identificar pelo menos 15 dos baderneiros.
o problema é que não foram utilizados vídeos como prova.

como o cjr fala, in dubio pro reu. na dúvida o réu é beneficiado, já que foi considerado crime de multidão e não se pôde identificar pelas fotos a ação dos caras.

Schroder-EUA disse...

EDIT: Opa nasci em 1967!

João Luiz disse...

São opiniões Luiz. Tem coisas ridículas, tipos cenas de Monty Python que ocorrem aqui, como acho que tem aí. Mas antes de encerrar, gostaria de lhe parabenizar pelo blog, por ter criado este espaço e conseguido estrutura-lo para que discutissemos sobre a nossa paixão, que é o Inter.

Schroder-EUA disse...

João

Sem duvida! Ha varias cenas Monthy Pythiano nos EUA todos os dias! Coisas ridiculas acontecem aqui tambem. Posso passar dias escrevendo sobre defeitos e coisas ridiculoas que acontecem nos EUA. Mas o problema é que os assuntos desse blog sao direcionados ao Brasil e não os EUA então vira e mexe o assunto vai ser algo desagradavel sobre o Brasil.

Eu sou um "Equal opportunity" critico seja de que País, estado, cidade, time, vila, arquipelago, territorio etc que for.

Infelizmente muitos ficam PDC comigo se eu me atrevo a escrever algo negativo sobre o Brasil, acho ridiculo isso mas fazer o que?

Fabiano- POA-Germany disse...

Mas uma coisa é verdade. Não pode depois ficar mordido quando alguém falar mal dos EUA. Aqui no Brasil é assim, quem fala o que quer..

Fabiano- POA-Germany disse...

Luis, o que mai vejo é TU puto da cara quando qualquer um que seja escreva uma vírgula falando algo dos EUA...

João Luiz disse...

Eu também acho ridículo quando eu me atrevo a escrever algo negativo sobre os EUA, mas fazer o que?

romulo disse...

"Eu sou um 'Equal opportunity' critico seja de que País, estado, cidade, time, vila, arquipelago, territorio etc que for."


Ah, é assim que se fala CHATO em inglês?


HUAEUIEAHEAHHUEA
brincadeira :P

Anônimo disse...

o promotor que cuidou do caso dos banheiros atomicos eh gremistalha. ele mesmo revelou isso no sala de confusao.

e o que se pode esperar de um gremistalha? o pior, eh claro.

Fernando Gonçalves disse...

Sobre o assunto dos banheiros químicos eu ainda acho que mesmo que fossem presos somente alguns dos baderneiros, estes serviriam de exemplo para que na próxima baderna as pessoas pensassem duas vezes antes de serem "incitados" pela multidão.

Duvido que no início do cumprimento das novas leis TODOS os hooligans foram presos durante as badernas, mas com certeza os que foram serviram para mostrar que a justiça inglesa não admitiria mais aquelas atitudes.

Se o problema é a lei, que se mude a lei.

cjr-sp disse...

Louis,

Vou te dar o maior exemplo de crime de multidao, da era moderna, já visto na história da humanidade visto por mim e por ti, IN LOCO, sendo passado nas televisoes do mundo inteiro ao vivo e a cores.

LEMBRA DO EPISÓDIO DO RODNEY KING ?? OS RIOTS ??

Pois bem, eu morava em LA na época, em Koreatown que o foi primeiro bairro onde os negros saquearam e foram destruindo tudo o que viram pela frente depois de South Central. E foi tao grave que os policiais, brancos ou seja lá a raça do individuo nao faziam nada para deter os saques país afora. Teve algum preso decorrente dos saques, arromabamentos a todo e qq tipo de estabelecimento, etc??? NAO. NAO ME LEMBRO DE NADA.

E olha que a populaçao saia com Televisao nas costas, geladeira, e tudo mais que encontrasse pela frente...hehehe.

A polícia moralmente nao tinha condiçoes de fazer nada e estava numericamente inferiorizada perante a multidao saqueadora vindo de todos os lugares possíveis. E assim foi, nada fizeram. A populaçao saqueou tudo a vontade no episódio mais bizarro da era moderna. Tiveram que chamar a guarda nacional. Aí após muito tempo, as coisas se acalmaram.

Se fossem julgar todo mundo que saqueou,roubou, botou fogo, tinha por baixo, uns 10 milhoes de americanos presos país afora.

Esse episódio é talvez o pior da história da humanidade em termos de multidoes de pessoas em varios lugares do país saquearem tudo o que virem pela frente, destruirem, botarem fogo em muitas coisas e tudo ao mesmo tempo em varias cidades diferentes.

Aquilo foi feio hein Louis???...hehehe

Alias, nem sei como estou aqui para contar a estória...quase morri.

Fabiano- POA-Germany disse...

É o mesmo episódio que discutem no filme "American History X" né!!?? Foi Punk mesmo!! Sabe o que achei o cúmulo, os caras roubando as roupas e tênis doados para as vítimasde SC, o próprio exército. Legal era que tinha gente recriminando os ladrões e eles nem...

cjr-sp disse...

Nao sei bem a história do filme, FABIANO, mas nao é o mesmo caso.

Os RIOTS como assim ficou conhecido o caso Rodney King, foi quando cameras flagaram policiais brancos em uma viatura abordaram negros e simplesmente desceram o pau sem mais nem menos. Simplesmente desceram o cacete a rodo, aparentemente por nada, só uma simples blitz. bateram sem perguntar.

Aí alguem filmou e vazou e daí em diante nao teve como segurar quase toda a populaçao negra do país foram para as ruas e o epicentro da coisa foi em Los Angeles, em South Central onde cenas que foram ao ar para o mundo inteiro...é só puxar pela memoria...e lembrar um camioneiro branco sendo puxado da cabine e chutado até a morte por negros americanos...e ali começou tudo...e carros virados, brancos sendos espancados, assaltados e um grande saque nacional foi perpretado...aí já nao só por negros mas por varios tipos de raças e pessoas que entraram na onda...foi uma catastrofe nacional.

UM DIA PARA A AMÉRICA ESQUECER...

Depois isso foi longe ainda com o julgamento dos policiais mas já bem depois...

Marimas disse...

Vi um documentário na VH1 tempos atrás sobre esse episódio que o CJR narrou.

Foi punk, mas o documentário é afudê.

m.rodrigo.oliveira disse...

No caso dos banheiros químicos, segundo o que foi noticiado, não houve condenação porque a acusação resolveu não apresentar imagens de vídeo como prova. Apresentou fotos das imagens de vídeo.

Mas eu tenho convicção de que se os acusados fossem negros, moradores de favela, ao invés de jovens de classe média/alta, o vídeo teria sido utilizado no julgamento e todos os que tivessem sido identificados seriam condenados.

Marimas disse...

Eu tb Fabiano,

mas, provavelmente, nós que temos problemas de interpretação de textos. O problema são sempre OS OUTROS, não aprendeu ainda guri?

João Luiz disse...

Tragédias e Badernas a parte, o que precisa é pressionar as autoridades do clube e do estado a tomarem atitudes para que jogos de futebol se tormem um espetáculo para se levar a familia, e que os profissionais possam fazer o seu trabalho, dentro de normas que não prejudiquem o espetáculo. Estamos com 81.000 sócios, já temos representação dentro do conselho do clube, precisamos de pressão para mudar o que esta errado. Mandar sugestões pra ouvidoria. Pode demorar um pouco, mas acho que funciona.

Fabiano- POA-Germany disse...

CJR: Não é a história do filme. Apenas o cara cita este episódio no filme. Aconselho a ver, um baita filme, com Edward Norton e o Edward Furlong, é pesado bagarai, mas é bom.
Marimas: hahaha!! Não esquece do futi dia 25.

João Luiz disse...

Colocar normas dentro do Beira Rio para os repórteres trabalhar seria mais uma grande iniciativa do Inter, que com certeza iria ser elogiada e copiada.

cjr-sp disse...

Foi muito punk mesmo. Nao to contando 1/20 do que eu passei aqui e do que vi pessoalmente.

Isso foi pelos anos de 1990,1991 senao me falha a memoria.

Fabiano- POA-Germany disse...

Tá pessoal, será que é só eu ou mais alguém acha que jogos com problema são apenas os grenais??? Po, vejo criança no estádio direto, inclusive nestes jogos tardes pra caramba. Vejo velhos, vejo novos e vejo uma grande maioria de gurizada, que pode ser muito bem doutrinada já a usar o estádio de uma maneira civilizada. Fui no Zequinha Stadium assistir o jogo e algum abobado jogou gelo no gramado. Foi prontamente identificado fortemente reprendido. Se lá, acho que o maior problema se resolverá quando colocarem lugares fixos.
Uma coisa interessante que foi feita no estádio do Werder Bremen (Fifa) foi que na área atrás da goleira, eles colocaram arquibancadas móveis, onde o pessoal em jogos da Bundesliga pode ficar de pé e tocar seus instrumentos e canticos. Muito legal, mas fui em um jogo da Champions League e eram todos sentadinhos(não se pode ficr de pé nestes jogos), pois a arquibancada descia. Achei uma ótima idéia. Outra coisa legal era a área dos bares e bebidas, nego podia tomar ceva lá, mas não entrar coma ceva nas arquibancadas. inha maluco que ficava só lá bebendo e olhando na TV, eu achei muito caro a ceva lá, então esperei um pouco pra beber na rua. Ah, era jogo contra o Barça, vi o Etó se machucar e disse pro meu amigo alemão: Esse não enfrenta o Inter!!! KKKK!!! Nunca ia imaginar!!!

cjr-sp disse...

Mas voltemos ao INTER...

Tomara que a direçao colorada tome iniciativas de tentar ao menos educar a naçao colorada, COLOCAR MAIS ORIENTADORES, já que nao podemos ter manchas no BR que possam vir a prejudicar a nossa indicaçao para a COPA.

E que na entrega da taça, nao tenhamos aquele monte de penetras atrapalhando a imagem de quem paga para ve-la cristalinamente.

E que se o Inter puder, como o Joao Luiz falou aí, que se limite a reportagem de campo e que se coordene esse povo todo.

Sds gerais.
Rumo ao titulo.

Marimas disse...

Falando em churrasco e CJR... eu tô confirmado Fabiano...

E CJR, quando vai dar o ar da graça e sair desse armário tchê? O Alemão ainda tem esperança...

iouahaiuhaiuhaia

m.rodrigo.oliveira disse...

É mesmo Marinon.

Ainda mais agora que o CJR perdeu o emprego no co-irmão.

Hehehehe

cjr-sp disse...

Fala para ele perder as esperanças pois só gosto de alemoas...hehehe

Qq hora que formos disputar algo grande mesmo...aí apareço por aí.

Fui gurizada.

Guilherme L. disse...

concordo......... sempre me irrito tmb com aquele bando de gente dentro do campo, que mal deixa a gente enxergar os jogadores.

Nao sei se tem como, mas deve ter. O Inter deveria começar a obrigar essas pessoas a ficarem nos seus lugares, ou no maximo, num lugar delimitado no campo. E os reportes, ah.. essa raça... é como tu disse, é mexer num vespeiro, mas o Inter deveria obrigar esses caras a ficarem nos seus lugares, dai faça com que os jogadores deem entrevista voluntariamente, alguns deles, e nao aquele bando apostando corrida pra ve quem chega antes no jogador que fez o gol do titulo

Guilherme Mallet disse...

É claro que a proibição tem que ser para todos. Imprensa, diretores, conselheiros, gandulas, e todos os parentes e amigos desses.

O exemplo tem que partir de cima. É simples. Basta querer. Organizar. Administrar.

Isso falta no Inter. A começar pela boa vontade.

Abraços.

Anônimo disse...

leonar cotovelada dando a entender que o inter ira falir em menos 10 anos. ou entendi errado?

http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM1005072-7824-LEONARDO+COMENTA+SOBRE+A+POSSIBILIDADE+DO+TORCEDOR+AJUDAR+O+FLAMENGO+COM+DOACOES,00.html

Fabiano- POA-Germany disse...

Acho que ele quer dizer que nosso modelo depende do futebol, temo que ganhar títulos senão os sócios se vão!!

romulo disse...

o que não dura 10 anos ele quer dizer, é a modalidade de sócio contribuinte.

no flamer** não daria certo pq a urubuzada não confia na administração. mas não é essa a questão. o que o inter faz é explorar a paixão do torcedor.

Schroder-EUA disse...

Fabiano

Depende do que escrevm sobre os EUA.
Se alguem escrever que os EUA fez merda em invadir o IRAQ, eu vou concordar. Se alguem dizer que os EUA não são santinho eu concordo. Mas o que eu não concordo é quando alguem escreve "Americano é tudo isso ou aquilo" quando provavelmente nunca conheceram um Americano, ai sim possp ficar PDC porque é pura ignorancia...tu nunca vai ver eu escrever "Brasileiro é tudo A ou B" ou Paraguaio é isso ou aquilo...

entende a diferença?

Schroder-EUA disse...

PS:

Fabiano e vale notar. Tentei a uns anos explicar isso no Orkut porque era a mesma merda lá. Um cara criou um topico "Americano é tudo Burro" com um video no Youtube como prova. Todos acharam engraçado e acreditaram que o video realmente era prova que Americano era tudo burro.

Ai para mostrar a hipocresia em tudo isso, achei um video parecido no Youtube so que com Brasileiro em vez de Americano e postei dizendo "Brasileiro é tudo Burro"....ai o pessoal nao achou tao engraçado.

É esse tipo de hipocresia que eu nao aturo. Se vai falar fazer piadinha dos outros quero ver se vao achar engraçado se a piadinha é sobre voce. Obvio que os Orkuteanos não entenderam a Ironia. Por isso e outras merdas larguei por quase completo aquela bosta.

Fabiano- POA-Germany disse...

Luis, simplesmente não concordo contigo cara. Não se pode falar nada dos Eua que tu diz que não vivemos aí para saber. Assim como tu não vives aqui no Brasil. tu nõ aceita que falem e isso é um fato. Já vi tu xingares pssoas no orkut por isso. Usando argumentos que tu é casado com uma americana. Não te tiro a razão, tu foste acolhido aí e se tornou um cidadão americano, mas se tu pode falar, os outros também podem. Já vi tu falar muita coisa errada sobre o Brasil. Mas faz parte. tu só tens que aceitar a recíproca.

Fabiano- POA-Germany disse...

Sim, a piada é sobre americanos mas feita pra brasileiro ler. Tu acha que gosto por exemplo quando um gringo (americano, alemão, inglês, etc) me pergunta se não tenho medo de morrer por algum animal peçonhento ou servir de rango para algum jacaré? Isso é ignorância, não é maldade.

Schroder-EUA disse...

Fabiano , aí é que discordamos...se fosse piada pra Brasileiro so ler na privacidade de uma conversa numa casa, escola etc.. tudo bem, mas que eles não postassem no Orkut na comunidade do Inter onde pessoas que moram pelo mundo afora vão visitar. Muitos desses colorados tem amigos e familiares de varias naçoes então se vão postar isso num forum publico que sejam homens o suficiente para lerem algo parecido.

PS:

Eu to nos EUA desde 1968 e nunca um Americano me perguntou se eu nao tinha medo de ser rango de um Jacaré kkkk e nem nada parecido.

Schroder-EUA disse...

Mas pelo jeito a gente nunca vai concordar no assunto então bola pra frente.

Fabiano- POA-Germany disse...

Tranquilo, nem precisamos concordar. Quanto a nunca te perguntarem isso deve ser porque tu moras aí desde crianca. Tenho um amigo Alemao que para ele perguntavam se havia geladeira Bosch na Alemanha (isso ele visitando os EUA). Ele dava risada!!
E dá-lhe INTER!!!

Julio.Colorado em Sampa disse...

Tanto na Europa como nos Estados Unidos já me perguntaram por que não cuidamos melhor da Amazonia, o pulmão do mundo. Eu sempre respondi com outra pergunta. Por que voces não cuidaram melhor das suas florestas enquanto estavam se desenvolvendo e hoje querem respirar com a nossa? Sempre fazem cara feia e não respondem nada.
Enfim, cada um defende mais o seu. Os brasileiros não admitem pidas ou ironias sobre brasileiros e o mesmo se aplica sobre os americanos, a não ser quando o assunto é tratado internamente.
A propaganda das Havaianas com o Lázaro Ramos e o argentino exemplifica bem oque estou escrevendo.

João Luiz disse...

Quanto a entrevista do Leonardo, quando ele falou do modelo de gestão do Inter, deu pra entender que ele esta totalmente por fora do que o Inter esta fazendo. É um perfeito ignorante no assunto. Um imbecil. Dar a entender que daqui a dez anos o Inter pode estar em dificuldades é muuuuuuuuuuuita inveja.

Schroder-EUA disse...

Ja que o assunto é desastres. Vale lembrar isso. O Video é chocante.

Esse video é chocante, mas serve de lição caso um dia você se encontra num bar/clube/boate e o local pegue fogo.

Em 2003 a Banda Great White foi tocar num clube chamado The Station em Rhode Island nos EUA. Naquela noite uma emisorra de TV foi ao show para fazer ironicamente uma reportagem sobre SEGURANÇA em clubes e fez esse video de 13 minutos de tudo que occorreu.

Do inicio com a galera chegando, tomando cerveja ate a banda começar a tocar e de repente o palco começa a pegar fogo por causa dos sinalizadores usados DENTRO do clube (uma baita mancada). O fogo espalhou rapidamente, se tu não tava fora do clube em 1 minuto já era tarde.

Com o panico, a maioria das pessoas tentaram sair pela porta da frente e isso so dificultou a saída, 100 pessoas morreram boa parte bem na porta de saida onde o aperto não os deixavam escapar. 4 Funcionarios do clube morreram, o guitarrista da banda tambem morreu.

O dono do clube ta na cadeia e o manager da banda que ascendeu os sinalizadores tambem passou uns anos na cadeia.

Moral da historia. Quando voce for num clube lotado, antes da festa veja onde são as saidas de emergencia. Se o local estiver super lotado onde mal da pra caminhar, nem fica porque se da um panico tu já eras.

O video ta em 2 partes e não é editado.

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=1PHH_h6-3fA

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=dQcvFKHsz6Q

Guilherme Mallet disse...

Trágico, hein, Louis.

Mais lamentável ainda é saber que aqui, no Cidade Baixa, existem dezenas de bares-bomba-relógio. Na verdade são casas, com uma única saída para a rua, nas quais se abarrotam pessoas.

Em caso de emergência é genocídio na certa.

E o pior, tudo com a complacência da Prefeitura que não é capaz de mandar um fiscalzinho e interditar esses lugares até que se adaptem.

Por isso que temo. Enquanto não houver uma tragédia, tudo continuará igual. E viva a IRRESPONSABILIDADE!

Abraços

Schroder-EUA disse...

É Mallet a gente so aprende depois! E mesmo com exemplos em outros lugares se nao for no nosso jardin é como se não acontecese.

nesse video acima, vi agora no Youtube em outro link de melhor qualidade tem um cara (ou mulher) que sai correndo do predio completamente tomado por fogo. Que loucura...pior ainda é as pessoas empilhadas na porta não conseguindo sair. Lamentavel.

Edcanto disse...

Parabéns pela tua coluna, Guilherme!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]