quarta-feira, abril 29, 2009

15 É chegada a hora...

Comentar futebol pode ser uma tarefa muito ingrata. Ora o sujeito é taxado de bairrista, ora de retranqueiro, na maioria das vezes de imparcial ou algo do gênero “esse cara não entende p**** nenhuma”.

Exceções obviamente existem, sempre de acordo com o gosto pessoal de cada um. Um dos comentaristas que gosto particularmente de sua visão lúcida de futebol é o Lédio Carmona. Através de seu blog, um dos mais visitados nacionalmente no ramo esportivo, foi levantada a seguinte enquete: “Qual é o melhor time do Brasil?”

Já foram postados cerca de 1.400 comentários, e pelo que pude constatar o nosso glorioso time goza de bastante prestígio, aparentemente liderando a pesquisa. Sinal de que as goleadas e futebol vistoso repercutiram bastante país afora, apesar da imprensa pró-eixo Rio-São Paulo não dar ao Inter metade do destaque e visibilidade que dá aos times locais.

Eu simplesmente não me empolgo nem um pouco com esse resultado, bem pelo contrário. Apesar de incontestavelmente não podermos ser nada menos do que considerados postulantes ao título, sempre fico receoso com esse oba-oba afinal futebol se comprova em campo, e somente nele. Ainda mais considerando que esse filme já foi visto ano passado.

Ainda assim, uma coisa concordo com a grande maioria dos que se manifestaram: Inter, Cruzeiro, São Paulo e Corinthians: eis os meus favoritos aos principais títulos nacionais. Os três primeiro pelo seu elenco, e o último pelo seu treinador e regularidade de perder muito pouco.

Logo a seguir, um degrau abaixo, um grupo que irá lutar com reais condições pela classificação à Copa Libertadores; pela força de sua camisa podem surpreender e até mesmo brigar pelo título: Palmeiras, Grêmio e talvez o Fluminense.

Flamengo, Botafogo, Atlético-Mg, Sport e Atlético-Pr provavelmente irão lutar pela Sula, na melhor das hipóteses a última vaga para LA09.

Na Copa do Brasil coloco Internacional e Corinthians como favoritos, e em segundo plano Flamengo e Fluminense. Como esta é uma competição onde os “fracos” ocasionalmente têm vez, quem sabe Goiás e Coritiba podem chegar mais longe que o previsto.

Não compactuo em hipótese alguma com os argumentos de favoritismo exacerbado, muito menos de desmérito aos adversários, aquela batida frase: “O Inter só perde para ele mesmo”. Não há campeonato em lugar algum do mundo com tantas equipes com reais condições de vencer e que permite tantas surpresas como o Brasileirão e a Copa do Brasil. Nessas circunstâncias, os detalhes são decisivos. E as derrotas nem sempre passam por deméritos próprios: há de enxergar méritos nos adversários.

Em um ano em que a janela da metade do ano promete passar sem grandes estragos na maioria dos times, irá vencer aquele que for regular, e acima de tudo a equipe que entender que cada jogo é uma decisão.

Três pontos contra o Santo André valem os mesmos três pontos que contra qualquer equipe, e para isso, além de vitórias em casa precisamos aprender a jogar fora e não ressuscitarmos os “mortos”.

Final de Abril. Agora é a hora de “separar homens de ratos”.

Qualidade temos, mas a comprovação só vem em campo. Somente através dele.

Começa hoje, passa pela próxima quarta e oxalá haverá uma pequena confirmação dia 10. Confesso, estou ansioso.

15 Comentários:

tiago - colorado no canada disse...

eu tava prá escrever desde segunda:
eu tinha CERTEZA de que alguém ia "sentir dores" e ia desfalcar o time hoje.
Eu tinha ABSOLUTA CERTEZA.
Sabem por que? Porque isso tem acontecido em TODOS os jogos que a gente chega prá jogar com os 11 titulares.
SEMPRE.

Que saco........

Daniel Chiodelli disse...

Essa lesão do Sandro é realmente brochante. Logo ele! O ponto de equilíbrio do time. Quero só ver o técnico agora. O Intermômetro vai oscilar.

Davi, criaste um slogan genial para a Copa do Brasil: "Onde os fracos têm vez". Define bem a competição que pelo seu formato e pela sua bizarra posição no calendário, vira uma verdadeira briga de facão no escuro.

Marimas disse...

Bom, se pegarmos as 19 edições da CB, veremos que apenas Santo André e Paulista venceram como zebras.

O restante, até mesmo o Juventude de 99 ou o Criciúma (de Felipão) tinham um bom time e vivia um bom momento.

Os fracos fazem das suas, mas na hora do vamô vê a rosca espana.

Só acho que não tem sentido algum disputarmos mais de 20 partidas pelo regional enquanto a CB e o BR correrem paralelamente. Enxuga-se esse regional então.

Tb não levo fé no que a mídia do eixão pensa. Tô bastante empolgado com o time, mas sabemos melhor que eles quais as limitações do time. Sou muito mais a nossa opinião, que acompanhamos o dia a dia do time, do que a deles, por amostragem.

O mesmo vale pro Gazeledo.

A meta do BR é regularidade... se metermos 5 dia 10 contra o MSI e perdermos as outras 3 partidas,de nada adiantará o simbolismo da partida, dia D e o escambau.

Ano passado fizemos mais pontos contra os 4 melhores (13) do que contra os 4 piores (10). E estamos jogando esta maldita CB, enquanto que os boitatás da vida desfilam pela Liber, e o greminho, essa merdinha de time que a gente conhece bem, tem a melhor campanha.

Schroder-EUA disse...

Eu sinceramente parei de pensar em favoritismo lá por 2006...especialmente em 2007 e 2008 onde eramos favoritos e nem vaguinha na libertadores a gente pegou.

Até hoje acho um absurdo não termos ficado entre os com vaga a libertadores ano passado ou em 2007. Com todos esses times nabas por ai a gente entregou jogo apos jogo, uma vergonha.

Por isso ainda tenho cautela com esse time mas HOJE é DIA 1 do resto do ano. Vamo ve de que esse time é feito hoje.

Unknown disse...

Parabéns, Davi, um belo post. Chega de Oba-Oba. Mais uma, o Inter criou essa fama de time "milionário". A imprensa, alguns setores dela, não cansam de falar isso. Como se o Grêmio, que paga mais de 100 mil mensais à Tcheco, Souza, Herrera, mais de 200 mil para Máxi Lopes e 250 que pagava ao Roth - mais do que o Tite ganha - é preciso sacudir essas mentiras para que elas se espalhem ao vento, sejam tragadas pela chuva e escorram para o esgoto.

Por enquanto, batemos apenas em bêbados, não dá para nos iludirmos. Que aquela derrota para o União Rondonópolis fique vivo na mente de todos, que o Tite - e tenho quase certeza disso - sempre lembre disso. Como alguns já tentaram fazer crer - e fracassaram, miseravelmente, "é jogo jogado, bla bla bla"

Que o Inter patrole os adversários, mas sempre respeitando os mesmos e sem cair no Oba-oba da imprensa, que contamina corações e mentes com essa visão distorcida.

cjr-sp disse...

Gostei do Post. Pés no chao.
É isso aí.

A partir de hoje começaremos a ver se temos o JOCKEI.

E vamos precisar que o homem seja homem mesmo e nao rato(palavras do DAVI). kkk.
Começa hoje a hora que separa o homem dos meninos.

Tenho a impressao que essa partida de hoje era para começar com o Alecsandro. E o glaydson no lugar do Sandro tenho duvidas...eu botaria o DANI.

Outro detalhe...tem que instruir os caras para nao serem expulsos. Senao o jogo pode virar uma epopéia.


************************

E o DERLEI...chamaria de volta assim que possível.

Iuri disse...

Eu sei de uma coisa: se a gente chegou em sexto no brasileiro do ano passado e não mais abaixo foi por causa de um HOMEM (e não rato) mesmo tendo jogado algumas partidas mal por conta dessas transações vai ou não vai: Guiñazu. Quem não se lembra, ele levou o time nas costas em várias partidas.

E o que tem de diferente esse ano?
Eu acho que temos mais homens no elenco e cito dois:
1) Sandro, que apesar de discreto, segura bem o piano para o Guina e o Magrão jogarem mais e ainda por cima sabe passar bola e não dar só balão como o Edinho fazia, é um enorme acréscimo. O problema é que temos que mover mundos para ele n]ão ir pras seleções sub-caça-talentos.
2) esse é o cara que não tem sangue de barata, e muitas vezes até se prejudica (e ao time) por isso, mas em compensação também leva a gente pra frente, não tem medo de ir pra cima, não tem medo de ser feliz, arrisca para ganhar: D'Alessandro.

Que me desculpem as viúvas do Edinho e Alex, mas com esses dois no time no lugar deles, a gente tinha ido bem melhor no brasileiro do ano passado.

Que não são uvas cantadas, todos sabemos, mas é aí que eu acho que o inter também melhorou: no espírito.

Ah, e o bonachão Abel deu lugar ao Tite, que tem vários defeitos, mas tá se mordendo para conquistar mais um grande título esse ano e provar que é um treinador de primeira. Se ele leva o brasileiro, recopa e mais alguma coisa, como a própria copa do brasil, pode pedir as contas no fim do ano e ganhar uma bolada por aí pq o novo dele vai estar de vez na história do inter.

Marco disse...

Taí: assino embaixo do Davi (belíssimo post!), CJR (milagre!) e Iuri.

O que mais dizer, que não soe repetitivo?

Ah, sim, que muito do que Davi postou, hoje, já tinha comentado posts atrás.

Ah, outra: a grande diferença de 2009 para os 207/2008 é a presença de FERNANDO CARVALHO no Departamento de Futebol.

Giovani Luigi era a desmobilização de grupo em pessoa; agora, como vice-treco do sub-troço, está a fazer o que mais sabe: nada! E fica muito bom assim!

Meu intermômetro estacionou no 3, só sai de lá em 10/05, para o bem ou para o mal.

Marco disse...

Mais uma:

como a CBF permite uma competição nacional ser disputada neste chiqueiro chamado Aflitos?

O perigo de alguém lesionar-se gravemente é sério, devido à irregularidade do gramado.

Renan Santos disse...

QUE MERDA essa lesão do Sandro.

OREMOS pra que o Tite não invente de colocar Glaydson ali... o cara nem primeiro volante é!

Tem que pôr o Danny, porra!

Rafael Severo disse...

Grande Davi.

Post bem lúcido. Acho que é bem por aí.

Grande abraço.

João Luiz disse...

Excelente postagem Davi.

O Inter precisa ter "pé no chão". Na Copa do Brasil, de agora em diante, todo jogo é um tempo de uma final, e como final precisa ser encarado.
EH, VAMO, VAMO INTER.

Fabiano- POA-Germany disse...

Pior Iuri!!
Eu digo que ficamos de fora da libertadores ano passado pela lesao do Guinazu. Juro, pois estávamos em franca ascensao quando o cara arrebentou o cotovelo em um jogo xoxo da Sulamericana com os reservas. E só foi voltar aos jogos contra o SP com um mistao que já nao tinha esperanca de vaga na LA.

Rossato disse...

O Tite vai colocar o Glaydson. Danny ele vai guarda pra zaga. Vai que da alguma m... com algum dos zagueiros. Ele não correria esse risco, acho.

Nas evoluções do time que o Iuri colocou e ainda adiciono o Taison. Não porque ele ta na modinha, mas pq ele mostrou um evolução impressionante do final do ano pra cá.

Kleber e Cordeiro, que são melhores que o Marcão. Talvez não tanto na marcação, mas que importa. Eu quero é ver Gol.

E outra, os que ficam no BANCO do Inter. que diferença, hein.

É só tira essa urucubaca do diabo dos jogos fora de casa e senta a lenha, gurizada. Pegada e marcação adiantada o time já esta fazendo. Assim, o adversário erra mais e pimba!

Vamoooo INTER.

Ah! Alguém já notou a maratona de jogos de maio e junho? é jogo todo o Domingo e quarta até 1º de julho. Isso contando que vamos até a final da CdB.

Mais, dos times de frente, diga-se São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro, Flamengo, Corinthians etc, a gente pega eles ja no inicio da patota Brasileirão - CdB. E, visto isso, é jogo de 6 pontos. Vai ser pedreira essa maratona. Na verdade só o SPFC não ta nessa lista.

abraço

Valter Aczel disse...

Corroboro o mesmo sentimento. Agora é que são elas. Ainda não será o grande teste, mas com certeza será uma boa prévia, principalmente pelo detalhe do gramado. Concordo com o CJR com relação ao Alecsandro, mas é bem possível que ele seja opção para o segundo tempo. Com relação ao Glaydson, acho que ele pode fazer bem esta função. Já mostrou que pra naba ele não serve. O Timbu não é um bicho papão que requeira uma grande atenção defensiva. Podemos até sofrer gol, desde que também deixemos pelo menos um tento dentro da goleira pernambucana.
Mas estou otimista que teremos mais uma grande exibição do Colorado, com gramado ruim e tudo mais.

É bom as gazelas irem se iludindo que tudo vai as mil maravilhas. O Souza joga bem quando deixam ele solto. Se pegarem o Defensor, quero ver ele jogar com um uruguaio fungando no cangote dele. Vai pipocar certo.

Dalhe Inter!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]