quinta-feira, abril 02, 2009

15 Coloradismo, doutrina de paixão

Uma das coisas mais legais de participar do INTERnet/BV está no reconhecimenhto da minha mediocridade com as letras, juntas - que formam palavras e que, mais unidas, tocam a alma do leitor. Digo que é legal porque fica muito fácil ver-se pequena diante do talento dos meus colegas que nasceram pra isso. Eu tô aqui de Wellington Monteiro, só enganando. E isso nem importa, afinal, somos todos teus seguidores.

Carta aberta a Henrique Poppe
por Emanuel Neves

Mestre,

Não sabemos onde te encontras agora, mas temos a convicção de que manténs lugar cativo no círculo destinado aos precursores das grandes coisas. Na certa, tua mente brilhante e ávida faz par com as de vultos nobilíssimos, orbitando em searas de alta ordem, empenhando-se em labores de inimaginável importância. Assim, de antemão, desculpe-nos por tomar teu tempo – se é que aí há tal medida.

Mas a verdade, mestre Henrique, é que aqui o quarto mês do ano já chegou e pôs-se a caminhar. Logo ali à frente, suplantará o seu terceiro dia, presenteando o peso de um século dos nossos à maior das tuas obras. Sabe-se lá em quais tarefas tens te embrenhado por ai desde que prematuramente partiste, em que projetos – decerto magníficos – dispensaste tuas atenções nesse período todo. Mas se tiveste a oportunidade de acompanhar o andamento do prodígio que ajudaste a nascer, percebeste o quanto crescemos desde a época da Rua Arlindo.

É provável que, na arrancada de nossa epopéia, tu não pudesses vislumbrar um horizonte tão maravilhoso quanto o que veio a se concretizar. Pois saibas, mestre, que tudo se deu à reboque do teu idealismo. Os preceitos que nortearam tua vida e teus atos estão impregnados naquilo que um dia tu chamaste de Sport Club Internacional. Escondida por trás das 13 letras do nome do clube que amamos, sustentando o brasão campeão de tudo neste planeta, existe toda a série de valores que moldaram tua conduta e tua forma de pensar.

Quando a pena rubricou teu aval na ata fundamental da instituição que agora torna-se secular, tu – talvez sem imaginares – preenchias o requisito positivista de perenizar-se pelo feito. E não paraste por ai.

Se puderes, corra a linha do tempo até um domingo qualquer e admire o estádio lotado. É um portento, grandioso demais até no nome. As multidões se vão até ele em carreira, acodem-se em verdadeiras e intermitentes procissões. Há na velha arena da Padre Cacique, por onde quer que se mire, toda a sorte de simbolismos coletivos e particulares. Cada pedaço do Gigante abriga em sua memória centenas de pequenos milagres e tragédias, de confissões, promessas e êxtases hieráticos – muitos vividos sobre joelhos quedados no cimento, sublimados em rostos traçados por lágrimas. Sentando-se em qualquer ponto, vê-se o chão cor de esmeralda e seus arcos brancos – e eles sugerem tudo de mais bendito que possa haver.

Não seria um templo, mestre Henrique?

Quem defende o clube que tu criaste possui uma maneira única de enxergar a vida: toda ela à mercê do Internacional, ao sabor dos seus desígnios. Há a verdadeira dependência pela camisa cor de sangue, armadura da alma, manto obrigatório em nossa liturgia – e vesti-lo constitui-se genuflexão bastante singular. Há a reverência eterna a Pirilos e Tesourinhas, Larrys e Bodinhos, Figueroas e Falcões, Tingas e Fernandões, figuras a quem encaramos em pleno torpor, marejando os olhos – e, misteriosamente, nos parecem carregar halos sobre a fronte. E o que seriam os cantos senão verdadeiras chaves místicas, conexão instantânea com nossa essência, preparando a atmosfera em átimos, impelindo-nos força indizível? O Celeiro de Ases em uníssono é praticamente um transe coletivo.

Não seria um culto, mestre Henrique?

O clube altruísta e igualitário que tu imaginaste, a instituição sem barreiras de qualquer tipo, que abriria a porta do esporte a todos, confirmou e extrapolou os seus propósitos. Democraticamente, aceitou simpatizantes de toda a espécie, instaurando novos paradigmas, exatamente como tu determinaste. Porém, não se poderia prever que, uma vez identificado ao Clube do Povo, o colorado não encontraria mais opções: pegaria-se controlado pela ditadura da paixão vermelha, envolvido a ponto de nada mais importar, preso e fiel ao solitário dogma de amar o Internacional sobre todas as coisas.

Graças a Deus.

Mestre Henrique, tu superaste Castilhos e Comtes, criaste tua própria doutrina. Hoje, somos mais de oito milhões de adeptos do Coloradismo de Poppe, na vertente única do amor irrestrito à Academia do Povo.

Na aurora do primeiro centenário do Sport Club Internacional, a nação alvirrubra agradece ao seu fundador por ter criado a nossa razão de viver.

Muito obrigado, mestre.
Em nome da centenária família colorada.


*esta é a mensagem do Mov. INTERnet/BV as coloradas e colorados
*veja a programação das comemorações aqui:


15 Comentários:

Marimas disse...

O Manu é mestre...

E como já te disse em off, tu é o Manu de saias...

Alexandre R. disse...

O manu escreve muito.

Schroder-EUA disse...

Diana

Depois do jogo o post "AO VIVO" desaparece novamente ok...

Gonçalves disse...

Além do cara escrever bem é de uma simplicidade singular, baita amigo e nobre Conselheiro que o mesmo Inter que o Henrique criou proporcionou da gente conhecer neste ano que passou.

Daniel Chiodelli disse...

Se a Diana é o WM, eu sou o Maycon, hahahaha!

Baita abraço deste seguidor da Doutrina de Paixão de Henrique Poppe, ou, simplesmente, colorado!

geoband disse...

PQP!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Eu sou o Edinho......Manu é Pato !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Frase da Noite:

A Festa do Centenário já começou, lá no Centenário (Caxias)

hauauauau

João Luiz disse...

"Cada pedaço do Gigante abriga em sua memória centenas de pequenos milagres e tragédias, de confissões, promessas e êxtases hieráticos – muitos vividos sobre joelhos quedados no cimento, sublimados em rostos traçados por lágrimas." (Emanuel Neves)

É!

Unknown disse...

amém!

Anônimo disse...

off topic: o greminho entregou o jogo para antecipar o grenal!

que vergonha greminho! irao pagar caro!

Vitório disse...

Cadê os elogios do Alcemar?

Fernando Gonçalves disse...

PERFEITO !

Parabéns ao Emanuel.

E aí Diana, grande colorada do ano de 1978 no especial da ZH.

Marco disse...

Grande!

Diana
nem tão pouco, vai. Digamos que você é o Alex das letras.
(INTERprete como quiser, hehehehhe).

Gerson Sicca disse...

Muito bom! Dá-lhe colorado!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]