quinta-feira, março 05, 2009

71 Pensamento Lateral / Retilíneo / Circular, etc...


Edward de Bono (o cara acima) é considerado por muitos a principal autoridade no mundo em matéria de pensamento criativo e do ensino direto do pensamento como uma habilidade. Ele já escreveu 62 livros com traduções em 37 línguas e foi convidado para palestras em 54 países. Ele é o criador do pensamento lateral, que trata criatividade como o comportamento da informação em um sistema de auto-organização da informação - tais como as redes neurais no cérebro. A partir dessa consideração deliberada surgem os instrumentos formais de pensamento lateral, paralelos, etc...

Segue uma mensagem bem atual dele:

- Existe uma necessidade real para a concepção de um quadro de "positivas gangues". Jovens que aderem à essas gangues iriam receber o mesmo significado de satisfação e realização das habituais gangues negativas (crimes, etc...)

O efeito sobre a sociedade, porém, poderá ser positivo e não negativo.

Nos anos 40 / 50 (não sou bom em datas) NYC já tinha mega-prédios de 50/60/70 andares que ao ficarem muito tempo desocupados por efeito de crises, envelheceram... Um dos problemas mais recorrentes daaquelas crescentes ocupações dos prédios, foi a reclamação dos usuários que não estavam acostumados ainda com aquela modernidade que era a grande demora (03 minutos) dos elevadores em percorrer todos aqueles arranha-céus. Foram chamados diversos especialistas, tentaram colocar mais elevadores, aumentaram a velocidade dos motores, sugeriram aumentar o tamanho dos elevadores, mas como aumentar o ´buraco´ do poço dos elevadores? Tudo se tornou infrutífero.

Foi chamado o Dudu de Bono (Engenheiro) acima, que após longo estudo, deu a solução mais simples, barata e genial para o problema da irritação das pessoas nos elevadores. Daí em diante todos os elevadores do mundo começaram a colocar ´ESPELHOS` ! Os homens ajeitavam a gravata e olhavam as mulheres que por sua fez refaziam o baton, ajeitavam o cabelo e olhavam os homens...e hoje se faz muita coisa no elevador...eheheh !


Pensamento Retilíneo:

- Edinho não sai do time porque protege a zaga, dá cobertura para as laterais e libera o Guina e Magrão... (circulando 1...o Sandro não faz isto ?)

- Repetição, equilibrio, treinamento...(circulando 1 - tirar Sandro e colocar Andrézinho é repetição ?, circulando 2 - atacar com / escalar o Bolivar na LD é equilibrio?, circulando 3 - deixar o Kleber sózinho entre as linhas de fundo defensiva e ofensiva é treinamento? )

- Tirar o Kleber e coloca o Marcelo Cordeiro que ´corre` mais...

- O Nilmar jogou mal (circulando 1 - se tivesse jogado bem ontem seria um gênio, pois A BOLA NÃO CHEGOU, na vez que chegou ele botou no travessão - gol do Alecsandro)

- Taison na esquerda e Dale na direita, daí eles driblam prá dentro e chutam com o pé certo (circulando 1 - para contra ataque sem centro-avante é ótimo, contra time fechado é péssimo, afunila tudo, circulando 2 - ainda com o Nilmar - corpo de bailarino, fazendo ´paredeeee` ! circulando 3 - desde 1715 contra time retrancado é bola na linha de fundo e Centro-avante na área, pode ser até o Indio, se cruzar bem é só dar um toque na bola, mas nunca será só o Nilmar, pois sempre está cercado por cima e por baixo)

- Tira o Sandro, inventa um quadrado mágico e o time fica ofensivo ( circulando 1 - nosso meio-campo não existiu ontem no 1º tempo, tomamos diversos contra-ataques em que os ruindonópolis ficaram no mano-a-mano com Indio e Álvaro, era só passar pelo Guina, fosse onde ele estivesse e os ruindonópolis estavam na cara dos zagueiros, porque Bolivar e Andrézinho só cercam, latem, de longe, mas nao mordem (não sabem chegar no adversário, pressionar e tirar a bola, são ´esperadores` , se o adversário é bom, já eram... Giuliano, Sandro, Magrão, Guina, Dale, Taison, Nilmar, Danny, Alvaro, Indio, Kleber sabem fazer isto (tirar a bola do adversário), percebem a diferença ?


No início do 2º tempo até quase o gol o Inter (por obra ttiana) ocupou somente o lado direito e centro do ataque, o gramado do BR só foi utilizado na largura de 30 m., não fosse o Kleber poderia ter até sido tratado (molhado, cortado a grama, pintado com cal, etc...e parece que o tt tem olheiro (talvez tenha sido uma espécie de treino alemão com só meio gramado, não sei...


Para terminar, a MÁXIMA DO PENSAMENTO RETILÍNEO:

- E agora ? Nunca mais iremos fazer gols de bola parada, nosso UNICO HOMEM (Ice Man Falador) está geeelaaadooo - (circulando 1 - Nos 02 ultimos jogo 03 gols de bola parada, circulando 2 - o Dale ainda tem crédito para nos próximos 03 anos fazer gols de falta, ( já fez um na Sula contra o Chivas) já está acertando o poste, acho que não conseguirá colocar a bola na Popular, isto é para poucos !


Pensando com Equilibrío, Retilinea, Circular e Lateralmente....

Lauro (Michel Alves)

D Silva (Arilton), Indio (Danny / Bolivar) , Álvaro (Sorondo) e Kleber (M Cordeiro)

Sandro (Danny), Guina (Glaydson / Andrézinho), Magrão (Giuliano) e Dale (Giuliano / Taison)

Nilmar (Taison) e Alecsandro (Walter, Leandrão).


Andrézinho não é o coelho da Cartola de Mágico !


Os reservas são na ordem de colocação, o Andrézinho somente poderá substituir o Guina lá embaixo, e olhe lá. Eventualmente o Taison poderá substituir o Dale (função dele), mas pela direita sempre. Obviamente o Guina e Magrão podem substituir um ao outro, mas mantendo o lado de preferencia, o Dale na direita e Taison na esquerda NUNCA (principalmente contra times fechados, pois embolam no meio, facilitando a marcação e tornando o Odvan um grande jogador...), Nilmar e Taison juntos no ataque somente contra times grandes que jogam e deixam jogar (dão espaços) - Ficou claro que não funciona, vide Gauchão e Copa do Brasil . Taison pelo meio é heresia ainda mais tentando tabelar, tem que ficar no mano-a-mano pela direita (como este último Grenal), é driblar e ir ao fundo, cruzar e/ou chutar...


Quando simplificar a chance de complicar é menor !

Quando a coisa complica....simplifica, porra !

71 Comentários:

Anônimo disse...

"- Edinho não sai do time porque protege a zaga, dá cobertura para as laterais e libera o Guina e Magrão... (circulando 1...o Sandro não faz isto ?)"

essa foi genial! o tosco edinho, amado pela torcida, jamais teria ficado de fora ontem a noite. precisamos nos livrar de mais gente para as coisas funcionarem melhor no beira-rio! acho que o gremio ficaria com o tite e o pifeo e o lugi poderiam ser gerentes
de futebol no rio ou sao paulo.

Joceli disse...

A direção e comissão técnica colorada precisam ler este post.

Será que é tão difícil com o grupo que temos escalar os melhores, cada um na sua posição e treinar um esquema tático?

Até quando o Inter vai insistir em "acomodar" jogadores no time quer pelo nome, empresário, mídia, etc, etc, etc?

Exatamente o que aconteceu ontem o que o Nelson escreveu: "No início do 2º tempo até quase o gol o Inter (por obra ttiana) ocupou somente o lado direito e centro do ataque, o gramado do BR só foi utilizado na largura de 30 m., não fosse o Kleber poderia ter até sido tratado (molhado, cortado a grama, pintado com cal, etc...) e parece que o tt tem olheiro, talvez tenha sido uma espécie de treino alemão com só meio gramado, não sei..."

Agora li que o Sandro volta junto com o Rosinei para substituirem Guina e Magrão, ou seja Andrezinho continua no time afinal ontem no primeiro tempo o time jogou um bolão com este esquema.

Na minha opinião: 2009 = 2008 = 2007.

Não temos técnico.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

se botarem o rosinei pra jogar eh o fim da picada. como pode um ferida daquelas pegar camisa no beira-rio?

tudo errado, since 2007!


alô palmeiras! nos salvem do rosinei tb!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Com Dale e Andrézinho TAMBÉM É QUADRADO MÁGICO, dai o time não funciona e pro próximo jogo saem Sandro e Rosinei e continua a mesma gandaia com o Andrezinho no time, é a tal repetiação:

- O Andrézinho SEMPRE entra, te cuida Lauro !

col disse...

Nelson, teus textos/ideias/exposicoes deram um salto enorme apos a saida do Alex. Podemos discutir agora pontos mais importantes de mecanica de jogo, posicionamento etc.

Esse posicionamento/lados do campo do DA e Taison eu ainda nao entendo. Com a donzela no time, ateh tinha uma explicacao(irracional), mas agora, nao consigo ver argumento algum. Serah que o argumento eh mesmo o "daí eles driblam prá dentro e chutam com o pé certo"?

col disse...

A solucao do elevador foi genial mesmo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

E o Alex era o cara do elevador, só eu bato falta !

alguém matou a pau, acho que foi tu mesmo, 04 gols de bola parada do Alexx em 2008 em jogos de gauchão...porra isto que foi o MELHOR ANO DELE !

tiago - colorado no canada disse...

Depois que o Magrôncio calou a boca do Wianey, esta MALA do jornalismo (?) gaúcho escolheu sua próxima vítima:

LAURO!!!!

Sério, o cara começou a falar mal do Lauro (vejam blog dele, post de ontem).
É brincadeira! O cara tá lá, fazendo o papel dele... bom goleiro, seguro, cometeu UM ERRO que foi deixar a bola bater no peito num jogo qq aí e já não serve mais prá goleiro do Inter.

É foda...

Anônimo disse...

o alex fez gol de falta no brasileiro e na sula. essa de 4 gols de 5 foram feitos no gauchao deve ser engano. ou ele nao marcou no brasileiro?

col disse...

Sim, na Sula fez, mas nao no Brasileiro.

Ou se fez, badanha, por favor me diga a partida.

Schroder-EUA disse...

Gols de bola parada do Alex
http://www.youtube.com/watch?v=BJLkSYORVXc

Tiago Vaz disse...

Belo post Nelson.

Eu li um livro sobre pensamento lateral, mas não era deste autor... não lembro do nome, mas não era Dudu Bono... ;-)

isso é bastante aplicado a programação de software.

Schroder-EUA disse...

Col

ta errado esses teus numeros..so nesse video tem 6 gols de falta do Alex no Gauchao mas o video foi feito antes do Brasileirao entao nao mostram do Brasileirao...acho que foi bem mais que 1 que tu diz ai.

col disse...

Pois eh Louis, 6 gols em 2008: 4 Gauchao, 1 CB, 1 Sula.

Vou escrever um post sobre as verdades e mentiras, usando numeros, na terca em um blog "concorrente".

col disse...

Posso estar errado quanto aos gols do Gauchao...vou olhar aqui....

col disse...

o Gol contra o Zequinha eu contei como bola rolando (a bola estava rolando), mas se tu quiser ficar mais feliz, com mais um gol de falta no BOVINAO, tudo bem, eu mudo a classificacao.

col disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
col disse...

Eh o nosso Nelinho.

col disse...

O do Zequinha eu por algum motivo coloquei com penalty, o resto estah correto.

Gols de falta =8. 75% no Gauchao. Que maravilha.

Joao disse...

Sugiro um post sobre Pensamentos Schroderianos ou Pensamentos Cleberíneos. Vai ficar ótimo e material não falta.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Col !

Obrigado pelo elogio (a gorjeta vem depois...) mas é mais um exemplo do custo Alex....ehehehe

Ficávamos discutindo quem iria jogar com ele, que junto com o Edinho eram INTIRÁVEIS do time, mas agora melhorou mesmo, NEM O DALE ou NILMAR são INTIRÁVEIS, já é uma evolução de ideias, talvez o pensamento esteja circulando, de NABAS INCONTESTÁVEIS para BONS JOGADORES / CRAQUES PRESSIONÁVEIS !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Col !

Que blog ´concorrente` é este ?

Aquele em que é PROIBIDO falar mal do ICE MAN ?

hauauauaua !

Almilano disse...

Porra tchê já encheu a paciência esse negódio de "blog concorrente" pra cá, "blog menos visitado" pra lá.

Vamos parar com isso que não tem concorrência nem porra nenhuma ok? Cehga dessa frescura e ladainha.

E o endereço do blog é http://arenavermelha.blogspot.com

Marco disse...

Permito-me reproduzir meu comentário no post jihad da Diana, abaixo:


Sobre o jogo ontem, não pude ver, fui a uma festa de aniversário.

Mas, pelos comentários, todas as previsões que fizemos se concretirazaram.

Ok. Ok mesmo?

Fico pensando: naba é naba. Não vamos esperar nada de um Maycon, um Rosinei...

Mas quando Magrão, Nilmar, D'Alessandro e Guiñazu começam a jogar mal, e todos ao mesmo tempo, só posso concluir que a culpa não é dos jogadores.

É do esquema tático e das funções que têm que cumprir em campo. Ou seja, do treinador.

TTK tem tido mais sorte que juízo, e nem comecei a bater o bumbo ainda.

Marco disse...

Que tal seria este pensamento circular no BR:

- Nabas, circulando! Ruinsinei, circulando! Maycon, circulando! Nery, circulando!

Esqueci alguém?

col disse...

Sim Nelson, eu quis implicitamente referir ao custo Alex.

Ah para Alemao, nao sabe brincar....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Col:

- É que às vezes meu pensamento é meio retilíneo, defeito de engenheiro, não consigo ser implícito...

kkkkkk

Marimas disse...

"É proibido proibir" já dizia o Caetano antes do acidente...

Mas, convenhamos, até para mim, que a mim, que não sou chegado no rei do microfone, esse papo enche o saco... nem pelo assunto, mas pela repetição infinita.

Quanto ao "concorrente", o dia que o blog pagar meu salário eu assumo essa alcunha.

col disse...

Essa da repeticao eu perdi, Marimon.
Nao sabia mesmo. Foi mau.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tinha um cara na social puto da vida, pois qdo foi substituído o Bolivar, estava no lado da geral e teve que fazer toda a volta por fora do campo.

Onde eu estava, na ponta esquerda do ataque colorado, tinha outro putos da vida com a pequenas vaias ao time, e diziam em alto som:
- Porra, vamos aplaudi, será que tem gremistas aquiiii !

Este primeiro cara que estava ao meu lado disse baixinho, após ouvir timidos aplausos (e nenhuma vaia ) ao Bolivar que vinha passando:

- Tem que vaiar esta MULA sim, para ele saber (se ainda não sabe), que está fudendo o time, sendo obediente ao treinador, tem que ter culhão e dizer, ali não jogo mais, pois não sei jogar e estou me prejudicando e ao time !

Mas como aplaudem qualquer absurdo, segue a aprovação popular, onde mais acontece isto, hein ?

Marimas disse...

Nada Col...

É que é assunto diário, com letras garrafais e teorias mirabolantes, às vezes o cara acorda com o sutiã apertado e fica sem saco de ler sempre as mesmas coisas...

Mas tô curioso para ver o dossiê.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Acabei de aumentar a média do Nilmar no Blog Score KKKKKKKKKKKKK

Marco disse...

Julio

boa idéia, fiz o mesmo.

10 pro Nilmar
0 pro TTK

Julio.Colorado em Sampa disse...

Bah Marco! fui mais modesto; 9 pro Nilmar e 4 pro Tite.

Hoje a noite lá em casa eu faço mais um ajuste, vou seguir a sua orientação.

Marco disse...

Nelson

uma dúvida: você coloca Taison como eventual substituto do Dale, embora não saiba tocar, cadenciar nem lançar.

E, pior, você mesmo sentencia: "Taison pelo meio é heresia ainda mais tentando tabelar".

Cumé que fica?

Anônimo disse...

no blog rival nao há cornetas. eu é que nao vou mais lá! kkkkk

Caio de Santi disse...

A bola não chega no Nilmar pq ele foge dela!

Vou levar uma câmera só para filmar a movimentação dele.

E Nelson, tem que encurtar estes tratados. Tão meeeeiooooooo loooooonnngggggoooooooooooosssssssssss.

Schroder-EUA disse...

alguem por favor faz um video dos gols perdidos do nilmar so em 2009!!! vai ser longa metragem!

col disse...

O Nilmar tah errando muito gol mesmo, alguem preicsa botar o guri para treinar fundamentos todo santo dia, apos o treino regular.

Marimas disse...

O guri não tá jogando o fino da bola, isso é fato.

Mas ele ainda resolve... e 90% dos gols perdidos são jogadas criadas por ele mesmo...

Pior seria se contássemos com uma nabas... aí sim, estávamos fu.

Enquanto contamos com dale, Nilmar, Taison, a gente tem a certeza, que mesmo em um jogo apagado, a qlq momento os caras podem ter um lampejo e resolverem a parada...

col disse...

Isso tambem eh verdade, Marimon.

Das jogadas de gol que saem, a maioria vem do peh dele.

Uma solucao facil eh colocar o Alecsandro de aipinzao, o que o Nilmar errar ele estah lah para colocar para dentro, como aconteceu ontem.

E faz tempo que eu nao vejo uma jogadinha de pivo, com o centroavante segurando a bola para a passagem do lateral...

Cleber_Tapes/RS disse...

É como falei

Dale e Nilmar não jogam nada e é culpa exclusiva do treinador

Alex jogava mal e é culpa dele.

Ai eu pergunto...

O que o Nilmar pensa?

tipo

Eu sou o Nilmar to jogando mal, a bola não ta chegando em mim, então vo ficar aqui atraz do Odivan porque quem vai levar a culpa é o trinador....

Ou será que ele poderia mudar o lado e procurar mais o jogo?

E será que o Taison e o Dale, quando não tiverem rendendo, não podem inverter por conta própria a posição?

É muita boa vontade com os guris

e tem mais

O problema do time era o Alex?

Agora aguentem o Rosinei e Andrezinho..... hahahahahahaha

Cleber_Tapes/RS disse...

com todos os problemas acho que o time ideal é esse

Alvaro

Arilton - Danny - Sorondo - Kleber

Sandro - Magrão - Guina - Dale

Nilmar - Alexsandro

claro que esse time nunca vai jogar

col disse...

Cleber,

O Alvaro no gol seria bom mesmo, gordinho do jeito que ele estah, vai tapar tudo no tiro à queima roupa.

cjr-sp disse...

TAO SACANEANDO O BLOG SCORE...

TEM NILMARIETE ASSUMIDAS AÍ QUE TAO VOTANDO VARIAS VEZES PARA ELEVAR A MEDIA...AÍ É PRÁTICA DESONESTA.

DE AGORA EM DIANTE SUGIRO POR SENHA PQ OS CARAS VOTAM NO TRABALHO EM VARIAS MAQUINAS, EM CASA...ATÉ EM LAN HOUSE...KKKKK.

POR ISSO AS NOTAS NO ALEXXX ERAM ALTAS (O CLEBER DEVE SER DONO DE ALGUMA LAN HOUSE EM TAPES E FICAVA O DIA INTEIRO VOTANDO), E AGORA AS NILMARIETES DO BLOG TAO SACANEANDO O BLOG SCORE...

...DAO SEMPRE 10 PARA O CARA QUANDO O MESMO MERECE 6. É FODA...

PRONTO TÁ DITO...KKK.

***********************

ATÉ O NOBRE CONSELHEIRO CAIO JÁ NOTOU QUE TEM UM CAMISA NOVE FUGINDO DA BOLA....

************************

LOUIS,
SE FIZERMOS UM FILME DELE DESDE 2008 DÁ 30 HORAS DE GOLS PERDIDOS.
SÓ CONTRA O IPATINGA DÁ UMA HORA QUE EU LEMBRO...KKKK.

****************************

AS NILMARIETES NAO CONTRIBUEM...POIS NÓS ESTAMOS FALANDO AQUI PARA O RAPAZ SER HUMILDE E TREINAR ATÉ A MEIA NOITE TODO DIA, POTENCIA E CONCLUSOES MAS AS NILMARIETES JOGAM CONFETE AÍ O CARA QUE JÁ TÁ NA BUENA, PENSANDO NA EUROPA...NAO VAI DAR BOLA PARA TREINOS EXTRAS NÉ...É FODA...

Cleber_Tapes/RS disse...

Não sei porque Col eu sempre troco o nome do Lauro pelo Alvaro.....hehehehe
mas valeu

então fica

Lauro

Arilton - Danny - Sorondo - Kleber

Sandro - Magrão - Guina - Dale

Nilmar - Alexsandro

e CJR eu não tenho Lan House...hehehe, mas se tivesse eu votaria sim....hehehehe

cheguei agora em casa e o grêmio ta empatando em 1 a 1 e a torcida ta pedindo a cabeça do Roth....hahahahaha

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Dai Marco Aurelio:

Pô ! Escrevi um looongo post e tú me pegou na ´aparente` contradição...heheh

Sério Marco, eu sempre leio teus comentários, longos ou curtos, porque invariavelmente saem muitos bons argumentos e percepções demonstrando que és sem dúvida um dos maiores ´intendidos´ de futebol aqui no BV, admirável ainda mais, por não ser gaucho e ter fisicamente falando uma grande distancia do nosso colorado !

Demonstra pra minha alegria que leu com LUPA meu loooongo post.

Seguinte:

Numa eventual falta do DALE, pode ter uma configuração assim:
- Sandro, Magrão, Taison e Guina, com o Guina mais recuado e o Taison um pouco mais adiantado, caindo pela direita (o que o Dale tentou fazer ontem...)

Faltou perguntar na excelente palestra que tivemos com o Luigi qual a percepção que fizeram o Inter trazer o Guina, pois lembro do Guina no Libertad de 4º homem de meio campo pela esquerda à semelhança do Carlos Eduardo (ex-Gaymio, atual Hoffenheim da Alemanha), com essa formação certamente o Inter iria sufocar a equipe adversária pois a marcação iria ser em cima dos zagueiros, na saida de bola deles...

Se eu tivesse que explicar lá no post ele viraria um compendio e iria tomar porrada dos que prefrem o seguinte comentário retilineo:

Bah, ganhamos do 2 x 0, classificamos, ducaaaaa, vamo Inter !

Eu prefiro pensar um pouco mais profundo !

Valeu Marco, e quando aparece por aqui ?

Julio.Colorado em Sampa disse...

Boa CJR, estava até esquecendo, pode olhar lá daqui um pouco, a média vai aumentar.
Bem lembrado também, havia esquecido de usar os PCs dos funcionários após o expediente....hehehehehehehe, e por favor, não tente abortar a idéia (idéias abortadas não ferem nenhum dogma né?)

m.rodrigo.oliveira disse...

Demorou a aparecer, mas finalmente temos a nova vítima da cornetagem.

E agora, com um aliado conquistado nas últimas semanas.

Pobre do Nilmar.

Isso até parece coisa de partidos políticos adversários que se unem pra atingir um objetivo específico, pra logo depois se separarem novamente.

A Luta Continua Companheiro!!!

Hehehe

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Oooooh Conselheiro Caio:

Se o Nilmar for buscar a bola, vai precisar ir lá na defesa e jogar com o Bolivar !

É por isso que o DALE leva MUITO PAU, ninguém joga com ele ali na frente, o Dézinho, cisca...cisca...o Taison baixa a cabeça e corre, às vezes dá certo...tabela com o Nilmar, nem pensar...só que o Nilmar NÃO TEM CORPO PRÁ FAZER PAREDE, então tem que receber a bola na corrida, CONTRA TIME FECHADO, neste esquema ttiano, NO WAY !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Se fizerem um DVD da carreira do Alex com bola andando, vai ter 02 minutos, 01 gol contra o Libertad, 02 gols contra o Boca Juniors B e uma janelinha na Bombonera, idem!

Bola dividida = 0
Bola roubada = 0
Pipocadas = Não aparece na tela...
Expulsões por reclamação: 05

Jonatammm disse...

O Sandro ainda nao mostrou METADE do poder de marcacao e de desarme do Edinho. Ainda tem que comer muito feijão. De fato o Sandro tem o passe melhor, mais tecnica, e todos estes blablablas que os entendidos de futebol gostam. Quero ver ele fazer a patrulha e se impor como fazia o Edinho! EDINHO GUERREIRO!!!

Jonatammm disse...

PS - Que surpresa! O Nelson frequenta a SOCIAL!!! Podia jurar que ele ia na Popular. HIHAIAHIAIA!

cjr-sp disse...

Agora sem sacanagem...ou seria com sacanagem ????...KKKK.

O cara que mais faz falta aqui no BV é o SEVERO.

Por onde andas meu guri????
AMANHA É TEU DIA AQUI...

PQP ATÉ RIMOU...

Marco disse...

Nelson

Sempre leio todos os posts, longos ou curtos, instigantes ou chatos, diretos ou circulares (hehehehe).

Na real, o Guiñazu está na melhor posição pelas suas características. Para jogar mais à frente, teria que ter a faísca mais rápida, para antever o lance e tocar de primeira, como faz o D'Alessandro.

O fato é que não temos substituto para o Dale, talvez Giuliano e Andrezinho possam entrar eventualmente.


---

Vou continuar minha pergunta, talvez uma hora vocês entendam onde quero chegar:

- Nilmar perdeu 1001 gols em 2009, todos sabemos. Quantos gols perdeu Taison?

Se a pergunta estiver muito difícil, refazê-la dá o mesmo resultado:


- Nilmar perdeu 1001 gols NOS DOIS ÚLTIMOS JOGOS, todos sabemos. Quantos gols perdeu Taison?

Almilano disse...

Só queria perguntar aos entendidos de bola que afirmaram com todas as letras aqui que o esquema de 4a feira iria sacrificar Guina e Magrão, que eles nãi iriam render e blablabla.

Quem foi o melhor jogador em campo na 4a?

Ah tá, só pra saber... vocês não sabem NADA de futebol mesmo.

Rossato disse...

Belo texto, Nelson!!

Abraço

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Respondendo ao aprendiz A. Milano.....ehehehe

É ! O Guina foi o melhor do jogo, mas por causa do trabalho dobrado que teve, pois o Andrézinho não rouba nenhuma bola e cria muito pouco, não joga prá frente, só pros lados, e sobrou gente do ruindonópolis para marcar os 03 da frente .

O Guina é decisivo para não perdermos, mas dificilmente é decisivo (não decide jogos a nosso favor, quer em gols ou assistencias, estatítica dele é furada, assim como era do Tinga, assim do, do...deixa assim), a função dele (Guina) é roubar a bola e ´empurrar o time adversário` para seu próprio campo, liberando os que decidem Dale, Nilmar, Taison, etc...

O meio-campo na 4ª feira ficou um ´rombo` só, era só passar pelo Guina onde ele estivesse e oxx caraxxx estavam na frente da área, sorrrte que oxxx caraxxxeram muito ruinxxx !

Espero ter contribuído para teu aprendizado..........ehehehe

Almilano disse...

Ué, justificando o injustificável Nelson?

Vocês pregaram aos 4 ventos aqui que nesse posicionamento ele NÃO RENDIA quase nada, e tu quer justificar a tua tese ERRADA de novo.

Tá loco...

m.rodrigo.oliveira disse...

Alemão.

Tanto o esquema de quarta foi um desastre, que o Inter só conseguiu fazer pressão no adversário realmente no segundo tempo, quando a coisa se encaminhava pro "tudo ou nada".

No primeiro tempo, o União ficou durante vários momentos tocando bola no nosso campo, chegou a rondar a grande área.

Se a idéia era deixar o time mais ofensivo e jogar o adversário pro seu campo, isso não aconteceu.

O Guina foi muito bem. Ele é um monstro mesmo.

Mas e o Magrão, o Bolívar(que foi bem no Grenal), o Nilmar (a bola não chegou nele), o Andrezinho? Todos estes jogaram muito menos do que no Grenal. Metade do time rendeu muito menos. Isto é só problema dos atletas, ou o União é tão bom assim?

m.rodrigo.oliveira disse...

A alteração do Tite piorou o time.

O Andrezinho não foi nem de longe o jogador que se destacou no Grenal. Porque? Porque teve que jogar na do Magrão, coisa que ele não sabe.

O Bolívar não chegou nem perto do Bolívar do Grenal. Porque? Porque sem um cão de guarda lhe dando proteção teve que ficar muito mais na defesa do que ficou no Grenal.

O Magrão não chegou perto da área do adversário. Porque? Porque teve que fazer o que não sabe, ser o cão de guarda da defesa. Jogando na meia, pela direita, rouba, passa e chega na frente com a mesma intensidade.

O Nilmar não viu a bola durante o jogo. Porque? Porque o esquema ofensivo não conseguia atacar e com isso não abastecia o nosso atacante mais avançado.

E o D´Ale ficou sem parceria pra criar até o Giuliano entrar no jogo. Com esses dois em campo a coisa melhorou.

Ou seja, o esquema preparado para pressionar o adversário, nãp pressionou e ainda deu espaços pro adversário jogar.

Isso tudo foi comentado antes do jogo. E foi comentado que o Guina jogaria menos do que sabe.

Mas o Guina jogou bem. Então, vamos esquecer o resto. Não é mesmo?

Almilano disse...

Na na ni na na M. Rodrigo,

a pergunta foi simples: disseram aqui que o Guina não rendia em função do esquema. O fato mais uma vez não se confirmou, só isso.

O resto é o resto. Mas Guina, mesmo "sacrificado", rendeu.

m.rodrigo.oliveira disse...

Vou repetir Alemão.

O Guina jogou bem. Então vamos esquecer o resto.

Estás te apegando a um detalhe pra ver só aquilo que queres.

Vou tentar recordar o que foi defendido pela maioria antes do jogo.

Se o treinador quer deixar o time mais ofensivo, então que altere as peças do setor responsável por isso. Não é tirando a melhor solução que temos pra primeiro homem de meio de campo e improvisando quem não sabe jogar ali que deixaremos o time mais ofensivo.

O fato do Guina ter contrariado 1 dos 200 argumentos contra a alteração do time, não invalida o que eu e mais um monte de gente defendeu.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao jovem A Milano:

O Guina SEMPRE IRÁ ROUBAR BOLAS DO ADVERSÁRIO, POIS É PERDIGUEIRO MESMO E PEGA OS ADVERSÁRIOS NA SUPRESA, se o fizer mais perto do ataque, a chance dele passar pros que resolvem, Dale, Taison Nilmar é mais favorável do que ele roubar a bola na nossa zaga / intermediária e CARREGAR ATÉ O ATAQUE, o QUE NÃO SABE FAZER, pois segura demais a bola sem saber ENFIAR EM PROFUNDIDADE....JA DEU TEMPO DA ZAGA ADVERSÁRIA RESPIRAR E MARCAR OS QUE JOGAM.

Uma coisa é dar a bola pro Taison e Dale posicionados de frente para o ataque outra coisa é receber a bola de costas, ´intendi` ?

Se o tiver tem qualidade superior AMASSA o adversário em sua própria área DESDE O COMEÇO DO JOGO, mas tem que ter CENTRO-AVANTE E JOGADA PELO FUNDO DO CAMPO ! Prá que esperar que o adversário chegue no nosso gol e só começar a jogar ?

Contra time grande a coisa muda de figura, se o Guina for o melhor em campo contra time grande é porque jogamos muito bem e ganhamos o jogo, mas a preferencia do melhor em campo é sendo atacante, não é verdade ?

Almilano disse...

"SEMPRE IRÁ ROUBAR BOLAS DO ADVERSÁRIO, POIS É PERDIGUEIRO MESMO E PEGA OS ADVERSÁRIOS NA SUPRESA"

Não foi isso que tu e outros tantos pregaram aqui. Disseram SIM que a sua participação no jogo FICARIA prejudicada. E NÃO FICOU.

m.rodrigo.oliveira disse...

Alemão.

É claro que a atuação ficou prejudicada.

Fora alguns lances em que ele conseguiu fazer desarmes na frente, o Guina ficou preso em um setor mais recuado do campo.

Tanto ele como o Magrão não puderam fazer as jogadas de ultrapassagem e entrada na área que sabem.

O Guina jogou muito bem, em uma faixa de campo em que ele não foi decisivo. E em vários momentos do jogo não conseguiu fazer a cobertura dos avanços do Kleber.

O gol que quase tomamos no final do jogo foi um exemplo disso. O Guina chegou, como em outras vezes durante o jogo, atrazado no lance e derrubou o atacante deles no lado da área.

E ele chegou atrasado, porque estava fazendo função dupla, desde o início do jogo.

Isso pra mim é jogar menos do que pode por culpa do posicionamento dentro de campo.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Mesmo o jogador tendo jogado bem INDIVIDUALMENTE, não quer dizer que sua atuação não tenha sido prejudicada, ALEMÃO !

O Guina teve que correr MUITO MAIS ATRÁS e fez de meno na frente !

Por isso muitas vezes no passado, se comentou que um jogador não corria, não tocava na bola e fazia (decidia) um gol de penalti, e daí diziam que o cara era craque e blá...blá, blá... quem sofria penaltis ou faltas não ia pra estatística.

Fazer gol de penalti não quer dizer jogar bem assim como erra penalti não quer dizer jogar mal....

Quando dizemos SUA atuação, não quer dizer a DELE, mas a sua atuação para o TIME !

De que adiante o LAURO SER O MELHOR EM CAMPO e TOMARMOS 5 X 0, ficarias contente, ou o próprio Lauro ficaria, o VICTOR GAYMISTA FICOU CONTENTE ?

Futebol é ONZE não é O GUINA, O NILMAR, etc...

Sds

Almilano disse...

Tá bom, vocês me ganharam no cansaço. Cansei de brincar.

João Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Luiz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]