quarta-feira, março 25, 2009

27 Influência dos Blogs no Marketing?

No dia 17 de Dezembro de 2008 o Professor Mark de Cascavel que frequentemente colabora com o Blog com Topos comemorativos e que tambem fez o design dos Cards do BV "Memorias do Mundial" enviou umas sugestões ao Blog (acredito que baseados parcialmente na ideia do João W. leitor do Blog) sobre o que ele acharia que seria legal para o escudo do Centenario Colorado nesse POST e tambem nesse OUTRO POST. Hoje lançaram um Moeda comemorativa do Inter e não é que o design é bem parecido com aquela do Mark.

Moeda Comemorativa do Inter

Design do Mark postado no Blog em Dezembro.
1909 *2009 com a estrela no meio aparece em ambos no exato local.
Acho que a muito tempo esse Blog (e outros blogs e sites) tem contribuido com o Marketing do Inter mesmo que indiretamente, o que é bem legal pois esse é o objetivo, apresentar ideias que sejam usadas. Por exemplo em Março de 2007 lancei um livro de Fotos do Mundial, seis meses depois o Inter fez o mesmo. Num Post que fiz a dois anos fiz uma sugestão que o Inter deveria lançar um Box Set de DVDs de talvez 10 DVDs sobre a historia do Clube. Algum tempo depois o Inter anunciou que estaria fazendo isso mesmo para o Centenário.

Como falei acho isso bem legal. Se fosse ao contrario, a gente estaria aqui reclamando que eles não escutam a torcida e não fazem os produtos que a gente quer. Sem duvida é uma boa que o Marketing está atento ao mundo virtual e aproveitando as melhores ideias que aparecem. Se esse for realmente o caso (e como falei posso estar enganado pois pode ser mera coincidencias), acredito que tambem poderiam dar um pouco mais de credito aos lugares de onde surgem as ideais como por exemplo nesse caso o Professor Mark.

Antigamente o site do Inter tinha links para sites Colorados na Internet, mas não consigo achar isso mais. O Inter reconhece e tem um relacionamento com torcidas organizadas por exemplo (e com destaque no Site Oficial), mas infelizmente torcidas virtuais dos Blogs parecem não existir oficialmente para o Inter. Em varios anos de Site Oficial ou revista de socio, quantas vezes foi publicado algo sobre Sites Colorados na Internet (pergunto pois realmente não sei a resposta, alguem já viu algo)? Já que o Inter parece estar atento aos Blogs bem que eles poderiam avisar a outros colorados atraves de seu site que esses blogs existem. Mesmo sendo bem frequentado acredito que o Blog Vermelho por exemplo não seja conhecido por 95% ou mais de colorados pelo Mundo afora. Infelizmente o Inter não tem ajudado suas torcidas virtuais. Isso deveria mudar. Quem sabe o Marketing nos escuta nessa tambem?

PS:

O Eber comentarista do Blog Vermelho acaba de notar que agora o UOL tem um Hall da Fama que acabaram de criar (mais uma coincidencia?) onde colocam 3 jogadores candidatos a votos para entrar no "Rol" deles. So que eles colocam 3 atletas do colorado contra si, por exemplo Fernandao x Carlitos e so entra que ficar em primeiro. Ridiculo esse metodo porque é claro que jogadores de decadas atras vao ter mais dificuldade de ganhar contra alguem recente. Acho que vou trocar o nome do Blog para Usina de ideias!

27 Comentários:

Guilherme Bello disse...

ae Louis..

muito bacana essas "coincidências"..

agora.. qria responder tua pergunta final.. a única vez que vi um comentário na revista do Inter sobre sites colorados foi uma reportagem sobre aquele site do inglês que tem um blog do Inter.. ele apareceu por aqui um tempo atrás tb.. (detalhe, antes de sair na revista.. seria mais uma "coincidência"???)..

Acho que o mkt do Inter poderia abrir o jogo mesmo e dar crédito aos torcedores "virtuais".. isso seria uma demonstração de grandeza do clube na valorização dos torcedores..

cjr-sp disse...

off:

Louis, hoje tem jogo viu. 21:50

É que é numa terça e talvez vc tenha esquecido...


***************

É...lembro que antigamente tinha os links para os blogs no site do Inter...

Mas com certeza muito do que se escreve na blogosfera colorada é lida nao só pelo clube como até pela imprensa.

A imprensa copia tb...

Me lembro que uma vez tempos atras estavamos no chat aqui, bombando e acho que apareceu uma daquelas mulheres do clube do bolinha, teclou legal no chat,...e logo em seguida, elas criaram o chat para o blog delas na rbs.

****

Louis...teve o lance dos bonecos tb falado pelo pessoal aqui e lançaram o Guina...

Acho que o Inter talvez seja um dos unicos clubes a contar com um pessoal fiel em toda a blogosfera colorada, sempre dando sugestoes.

O BV em particular tem sido durante esses anos aí, uma usina de idéias das mais variadas possíveis.

Schroder-EUA disse...

Ai CJR, não esqueci o Chat abre logo mais.

---

Sobre o assunto, tambem nunca uma menção no site do Inter sobre o SLPTA ou SLPTM. Tudo bem não são os filmes oficiais e tal mas até Pedro Ernesto falou do SLPTA ...é como se fossemos o "primo maldito" que eles não querem que ninguem saiba quem somos.

Para voces que gostaram dos filmes, deve ter uns 5 Milhões de Colorados que nunca viram porque não sabem da existencia.

Guilherme Bello disse...

É verdade Louis! O blog já saiu mais na Zero Hora do que nos serviços de comunicação do Intet..

Louis, está planejada uma votação do "Melhor Jogador da História Colorada" entre os votados p/ o Hall da Fama?? Acho que seria bacana..

-- Nilmar sentiu o "cutuco" do Alecsandro.. QUE BELEZAA! 3 gols e 2 assistencias, espetacular! (mesmo sendo contra o esportivo) hehe

Marimas disse...

Tô dando tanto bola pro gauchão que esqueci completamente que tinha jogo hj..

Falando em blogs... picuinhas infantis à parte... esses dias fui jogar uma bola no camisa 10, em frente ao beira, com um pessoal do impedimento.org... tava naquela trova fiada pós jogo e fiquei surpreso como realmente o pessoal não conhece o BV... nem AV, Supremacia e demais.

Às vezes a gente tá tão metido nesse mundinho que acha que todo mundo deve conhecer... ledo engano megalomaniáco.

Na real que, se parar pra contar, dá umas 50, 60 cabeças no máximo que efetivamente "participam" da função.

Legal a medalha, se não for um preço absurdo vou comprar pra guardar.

Se bem que depois do valor da janta eu fiquei com os 3 pés atrás com o valor de qlq coisa.

Schroder-EUA disse...

É o que sempre falo, podem antes de um jogo do Inter perguntar a 100 colorados entrando no Estadio se eles conhecem o BV, diria que talvez 10 a 15 conhecam dependendo em que parte do estadio voces perguntam. Agora pergunta nas ruas da cidade e com alguma sorte 5 em 100 colorados conhecem.

Tem um enorme publico colorado lá fora que infelizmente não conhecem bem a blogsfera e o Inter não tá ajudando em nada nesse aspecto.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marimas disse...

E ponto para o badanha...

Vamos rir, 6x2.

Almilano disse...

Ih Marimon, nem responde pra FAKE...

Cara que tem MEDO de colocar seu nome aqui, ou seja, que é um CAGALHÃO, não tem credibilidade nenhuma...

Schroder-EUA disse...

Tens Razão Guilherme...a suposta Gremista RBS ja escreveu na ZH algumas vezes sobre alguma coisa relacionada ao Blog Vermelho, já no site do Inter...nada.

Marimas disse...

A explicação que recebi, de sobre o porque o Inter retirou do site aquela lista de blogs, o que aconteceu há uns 2 anos... foi de que o clube não pode e não quer ser responsabilizado por qlq ato de um blog particular... verdade ou não, essa é a informação que eu tenho.

Mas, agora que temos amigos nos bastidores, fica mais fácil de confirmar essa história.

Particularmente, apesar de "prejudicado" com essa decisão, acho um argumento bem plausível.

Schroder-EUA disse...

Marimon, deve ser o "custo Orkut"...lembra que a pouco tempo o Orkut andava levando porrada semanal da midia com historias de torcidas organizando baderna e tal.

Mas acho que poderiam facilmente diferenciar entre Orkuts e Blogs.

A midia em geral por exemplo faz bastante dano ao Inter, com "noticias" plantadas ou inventadas criando problemas no vestiario e tal...ate briga entre torcidas a Midia ja botou lenha...nossos blogs nunca, nunca fizeram isso.

Marimas disse...

Certamente deve ter reflexos dessa função do orkut... mas acho que a coisa vai além disso.

Se por exemplo eu resolvo vender camisetas do Inter que eu fiz no quintal de casa, sem licença do clube? É pirataria, achando eu ou não que o que estou fazendo é errado...

Creio eu que não é interessante pro clube demandar pessoal e tempo para fiscalizar um por um dos veículos que ele divulga.

Na impossibilidade e/ou falta de vontade de se revolver o problema proíbe-se todos. Isso é clássico no Brasil... tá aí a proibição das cervas, estatuto do desarmamento e nem vou falar de quotas e bolsas pra não mudar o rumo da discussão.

cjr-sp disse...

Perfeito Marimon...

Acho que deve ser isso mesmo. No país sempre tem-se a tendencia dos bons pagarem pelos ruins...entao proibe-se tudo...

É o caso do Inter agora que vai pagar com as carteirinhas de socios do ministro querendo aparecer. Fazem merda pelo país afora e o Inter que tá organizado vai ter que pagar o Pato.

Daqui a pouco o torcedor colorado vai ter que ir ao jogo com o RG, CARTEIRA DO INTER E CARTEIRA DE TORCEDOR...

é demais...

Marimas disse...

E outra... pra ficar na comparação da imprensa...

Se o finalsports, RBS, Uol, Terra, enfim, fizerem algo que o clube julgar prejudicial à instituição, eles sabem exatamente onde e de quem reclamar... a Lei de Imprensa tá aí pra isso.

Se o blog A ou B fizer o mesmo, o clube reclama pra quem, pro Papa?

Poderia haver um cadastro, com responsável pelo blog, com nome, RG, CPF e tal?

Sim, e nem seria difícil de fazer.

Mas é interessante pro clube?

Eles acham que não... e em parte eu concordo.

Schroder-EUA disse...

Acho que Clubes lutar contra Internet/Blogs é como musicos hoje em dia lutar contra MP3s. Musicos inteligentes sabem que MP3s hoje podem ajudar mais na divulgação da banda do que prejudica-lo....acho que é algo assim. Torcidas unificadas na Internet so coloca mais bundas nas cadeiras do Beira Rio....alem de criarem ideias que o proprio clube pode usar e usa.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Pessoal !

Foi através dos blog´s e das centenas de anonimos que nos levaram ao CD, nada mais justo, inteligente e razovel que ouçamos o povo da Internet para serem atendidos lá dentro do Clube do Povo, é assim que procedemos como representantes dos blogosferianos vermelhos !

Nós do Movimento InternetBV entre outras coisas estamos trabalhando bastante nestas questões ´blogosferianas`, pois entendemos que temos um Marte vermelho para conhecermos, saber suas preferencias, perfis, coletar ideias e tentar leva-lás ao Clube no sentido de sempre ajudar a MANTER / tornar o Inter um dos maiores do mundo em todos os quesitos...

Para tanto É FUNDAMENTAL A UNIÃO DE TODOS OS BLOGS COLORADOS, e utilizarmos esta ferramenta em beneficios dos torcedores colorados/ Clube.

Uma coisa NINGUÉM NOS TIRA, os diversos blogs BV, AV, VVI, Supremacia, BR2014 e outros são de TORCEDORES QUE EXERCEM (EXERCEMOS) DIARIAMENTE NOSSA PAIXÃO PELO CLUBE, então jamais os Blog Institucionais irão nos esmagar, para isso é PRECISO UNIÃO !

Alex e outras discussões ficam pra questão particular de cada um, divertem alguns, irritam outras, mas vamo indo... o clube está acima disto !

Se o cavalo soubesse da força que tem, nenhum ser humano montaria nele !

Marimas disse...

Concordo com os comentários de vc´s... só o que quis dizer é que o clube tem motivos justificados para retirar a lista de blogs, concordemos nós com estes motivos ou não.

Não foi uma coisa de "ah... tira isso daí porque eu não quero mais e ponto".

Acho que o cerne da questão é, como em quase todas as atividades do mundo atual, $$.

É interessante financeiramente demandar verba pra fiscalizar? O retorno cobre os custos? Em tempos em que só o que se fala é clube-empresa, onde uma janta custa 200 mirréis, não se faz mais nada na amor.

Marimas disse...

E por essas e por outras, de não se fazer mais nada no amor, que eu valorizo quando um cara (que eu nem conheço direito na real) tipo o Tiago do Supremacia, demanda o tempo dele para ir atrás das origens do clube, faz pesquisa, procura os Poppe, sem receber $ em troca...

E isso muitas vezes tem bem menos repercussão que as nossas discussões sobre a morte da bezerra.

Anônimo disse...

Ae Louis, valeu pela lembrança... Eu nem me lembrava mais desses meus comentários sobre os logos do Inter pro centenário!

Realmente eu ficaria muito surpreso e feliz se soubesse que pude contribuir de alguma forma para o Inter, mesmo que seja quase de forma anônima através de um blog.

Anônimo disse...

Ah, eu tinha mudado meu nickname para "JWill", mas devido ao fato de ter sido lembrado por comentários antigos, onde eu usava o nick "Joao W." voltei as origens!!!

hehehehe

Anônimo disse...

Alemao,

Apenas tentei fazer uma brincadeira, me desculpa por ela ter sido de mau gosto. Te dou meus parabens pelo Arena Vermelha, que é um blog que eu gosto tb, onde leio e comento.

Eber Prado disse...

É isso ai Nelson.
A muito que se trabalhar pelo povo dos blog's e Internet dentro do CD.

Pelo que sei o clube esta formatando um dispositivo para o clube seja resguardado e se possa recolocar os sites, Blogs e Links a respeito do Club.

Cada Blog teria um responsavel, cadastrado no clube, pelo que fosse dito, falado, divulgado a respeito do Inter.

Mas isto esta sendo tratado com certeza. Vamos ver se a proposta vai ser acolhida pelos responsáveis.

Eber Prado

ivair disse...

Sobre o UOL, eles têm uma página sobre o Inter em que constam alguns ídolos (http://esporte.uol.com.br/futebol/clubes/clube.jhtm?time=internacional&evt=idolos). Eles pretendem ampliar a lista e elaborar perfis mais completos e atualizados. A idéia é aprimorar os que já constam da lista e acrescentar outros de acordo com os votos dos internautas. Dos 3 "concorrentes" atuais, os 2 que não forem indicados voltarão a fazer parte de enquete. Estão fazendo isso para os 20 principais clubes do Brasil.

Guilherme Bello disse...

Louis falou tudo com a comparação com a MP3.. é isso ai mesmo.. o clube tem que se UNIR aos blogs e sites e não ir contra eles...

abs!

col disse...

A moeda é cópia descarada do símbolo bola pelo Pro. Mark. Vão ser cara de pau assim na pqp.

Volmir disse...

ótima manifestação a respeito dos blogs...
aqui fica o registro do meu blog, mais um na corrente dos colorados atentos e fiéis seguidores.

http://nada-vai-nos-separar.blogspot.com

saudações vermelhas!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]