quinta-feira, fevereiro 12, 2009

73 ODIADO: D`Alessandro - REPETINDO


Me acusam, com Razão, de repetir muitas vezes a mesma coisa, é coisa de chato mesmo, chato convicto, então segue um post antigo , REPETIDO



==========================================================

Após longa novela o Dale aqui chegou, menosprezou a imprensa, e já declarou:
- Só falo uma vez por semana.

Pronto, logo vieram os primeiros adjetivos, mascarado, arrogante, ´argentino`, irritado, complicador, nervosinho, provocador e outros foram incorporados ao DALE, por parte da imprensa azul (aqui do RS), bem como a empresa Global quando se tratava de jogos contra o meeengo e similares (antes o Guina fora também acusado de violento). A imprensa gosta de ter assunto, não ter assunto é desemprego, então a ´persona` Dale só rende assunto em campo, que é o correto ! F9 disse uma frase logo que aqui chegou:
- As mãos que te aplaudem são as mesmas que te atiram pedras !
Então faça o trabalho correto e fecha a boca !

Esperto, rodado e maduro que é, esperou primeiro conhecer o ambiente, mostrar seu trabalho para aos poucos soltar-se em campo e fora dele, hoje sendo um dos maiores ídolos (e o melhor jogador colorado), insubstituível, pois meia-armador de qualidade é artigo raríssimo no futebol mundial (a Seleção Brasileira não tem...), exceto Thiago Neves (agora no Flu) os times brasileiros também não tem, os bons jogadores de meio-campo do Brasil são volantes, assim como nos melhores times da Europa. (Ex: Anderson no MUnited virou 2º volante - não é fácil ser meia...)

Ele praticamente faz todas as funções de um meio-campo com um excelente nível, arma, cria, chuta, dribla e marca (gols e o adversário), isto apesar de não gozar das benesses (folgas) estratégicas com que outro jogador colorado é contemplado.

O mais incrível é que todos os adversários odeiam o Dale, a imprensa azul odeia o Dale, os juízes odeiam o Dale, porque ele em campo é incansável, joga o tempo todo, não se conforma em não participar de todos os eventos do jogo, reclama sempre que leva ´bordoada` (e como leva !), por isto tem a ´pecha` de invocado e complicador, isto acaba por jogar o juiz contra a torcida (principalmente a adversária). Dois exemplos recentes : expulsão por ter sido seguro e derrubado contra o Zequinha e amarelo por ter levado 08 faltas violentas e só ter reclamado na última delas no Grenal.

Lembro que a imprensa daqui também pegava no pé do Lúcio hoje capitão da Seleção Brasileira, mesmos adjetivos, nervosinho, irritadiço, etc...nada disso, este tipo de jogador é sanguíneo, é inconformado, é o cara que chora quando perde, mas que se precisa joga 180 minutos em 90 !

São jogadores assim é quem fazem a diferença nos seus times, porque time de bonzinho, pipoqueiro, rico, acomodado e pacato não vence (Lembro da Seleção do Parreira na entrada do túnel contra a França, era beijinho pra cá, beijinho pra lá no Zidane & Cia, deu no que deu...)

Então, o Inter leva ´bordoada` de todo o lado e ´os outros` é quem reclamam da arbitragem, outros que por sinal não gostam de ser taxados de time mais violento do Brasil, e são mesmo. Sempre eles batem, com times piores ou melhores do que o nosso, lembro dos anjos Dinho, Sandro Goiano, Goiano, Adilson Batista, Rivarola, Cocitos e outros...lá os adjetivos são a tal alma castelhana (paraguaia, diga-se de passagem), mas no lado azul são copeiros, nosso lado é maloqueiro...

Dale, assim como Nilmar, Índio, Magrão, Taison, Álvaro, Guina, Edinho, Clemer, Tinga, Sóbis, F9, Eller, JW, Ceará, Iarley são jogadores que ganham a maioria dos jogos e títulos, outros são complementos...F9 em Caxias entregou o jogo pro JU, assumiu o êrro, deu a cara prá bater e garantiu os 8 x 1, mas isto é para que tem cujones e o acima nominados os têm de sobra...

Já ia me esquecendo...a imprensa em geral, gaúcha e brasileira e principalmente os azuis, todos admiram o Alex, mas quando falam do Dale ! Vide primeiro parágrafo... .
Façam o seguinte teste, pergunte para um amigo azul o que ele acha do Alex, não diga nada apenas ouça, depois perguntem o que ele acha do Dale, é tipo brinquedo de criança, é fácil e qualquer um se diverte...

Finalmente uma enquete:
- Em sua opinião, qual foi o jogador TITULAR menos importante na Campanha de 2006 (aquela em que ganhamos projeção mundial ?

73 Comentários:

Unknown disse...

belo texto.

mas duas perguntas nao querem calar e nao sao comentadas pela imprensa gremistalha:

- souza nao deveria ser denunciado no TJD?

- se nao foi roth, quem foi que mandou bater no taison?

para a tua pergunta a minha resposta eh edinho. me perdoe, mas nao posso dizer que foi o alex so pra te agradar.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Valeu, Onofre:

O Edinho e WM jogaram bem toda a LA, depois disso só no nome...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Em tempo:

Edinho e WM foram muuuito bem no Mundial

cjr-sp disse...

Bom o menos importante foi o ALEX que foi substituído em TODAS as partidas da competiçao(LA06), incluindo o Mundial tb. Era como o proprio NELSON já disse varias vezes; carregado nas costas pelo JW e ELLER que secretariavam a BUNECA.

********************************

Agora falando sobre a essencia do POST...DALE, CRAQUE DE BOLA, MEIA CLASSICO COMO POUCOS NO MUNDO E MELHOR JOGADOR EM ATIVIDADE NAS AMERICAS, POUCO ATRAS DO RIQUELME NA MINHA OPINIAO.

Na verdade, O INTER deu uma dentro, contratou o GIULANO...esse joga muito. É sanguíneo, radical, vai para dentro, NAO TEM MEDO e junto com o DALE no meio campo temos tudo para fazer história....MENOS UM TECNICO CAPACITADO.


**************************
Como eu disse abaixo no outro post, precisamos de mais desses jogadores em campo, pois já o temos no grupo, o que falta é eles jogarem todos juntos.

GUINA, DALE, GIULANO, TAISON...ESSES SAO PURO-SANGUES LEGITÍMOS...


Mais uma vez eu digo...temos tudo, menos tecnico. O time é LENTO com o NABA do andrezinho em campo. Sem agressividade. EU NAO AGUENTO MAIS O ANDREZINHO EM CAMPO...O CARA PARECE QUE JOGA PARA TRAS...e o CARVALHO renovou o contrato dessa NABA...PQP.

O que passa na cabela do titika dando conco minutos para o jogador jogar como ele fez ontem com o Giulano e o Danilo. BAITA TECNICO BURRO. Qual a intençao de botar dois guris faltando cinco minutos???
PQP TITIKA...EU NAO TE AGUENTO MAIS.

Marco disse...

Nelson

Olha a coincidência, no post abaixo, na nossa discussão, dei nome aos bois, de "craques" que só gostam de jogos fáceis, e dos caras que, quando o jogo está "ruim", chamam para si.

Só uma coisa: para mim, Jorge Wagner é pipoqueiro.

E D'Alessandro o melhor jogador das Américas, muito à frente de Riquelme.

Por quê?
Faço minhas as duas palavras:
"Ele praticamente faz todas as funções de um meio-campo com um excelente nível, arma, cria, chuta, dribla e marca (gols e o adversário)".

E isto Riquelme não faz. Ou não faz tudo, embora igualmente genial.

Fico imaginando D'Alessandro jogando com Falcão e Fernandão de 2005/2006.

Marco disse...

Já Thiago Neves, para mim, é um Alex sem grife e sem potência no chute.

E o menos importante foi Perdigão.

Marco disse...

Este foi o comentário do post anterior, que "psicografei" do Nelson:


Para mim, ele é jogador de jogos fáceis, não gosta de jogo ruim. Já vi muito cara virar craque em cima de cachorro morto.

Vai lá, de cabeça: Djalminha, Rivaldo, Zico, Bebeto, Sávio, Ronaldinho Pipoca, e por aí vai.

Destes, não gosto. Ou, por outra: no meu time, só jogariam jogos fáceis, como contra o melhor time de Erechim, líder do grupo gazelístico, mas uma mangaba daquelas.

Gosto de caras que chamam para si quando o jogo tá ruim. Neto (Guarani, Curíntia), D'Alessandro, Nilmar, Falcão, Marcelinho Carioca, Fernandão, Sóbis, entre outros.

Estes, no meu time, jogariam sempre. Gripados, cansados, com uma perna só, de ressaca...

Aliás, não gosto de jogador bonzinho. Gosto daqueles que, antigamente, eram conhecidos como "malditos".

Já disse: não quero o cara para genro! Por mim, se varar a noite na esbórnia e só aparecer na hora do jogo, desde que faça o adversário chorar em campo, está muito bom.

m.rodrigo.oliveira disse...

Bah CJR, já cansou essa historinha de querer justificar o teu ódio ao Alex pelas substituições dele nos jogos da L.A. em 2006. Ele saía porque passou 2006 inteiro com uma tal hérnia inguinal, que só foi corrigida com cirurgia.

Não vou dizer com isso que ele foi bem no Mundial, como não foi. Aliás, bem mesmo no Mundial foram Clemer, Índio, Eller, Edinho, Monteiro, Ceará, Iarley e Vargas. Os outros foram razoáveis pra baixo (inclusive o Fernandão, mas aí a culpa era do esquema, né?).

Sobre o D´Ale, sinceramente ainda não vi ele ser criticado pelas poucas entrevistas que concede. Vejo sim críticas aos momentos em que ele passa do ponto no confrontamento com adversários e arbitragens. Todos nós sabemos que no Brasil isso é problema.

Vamos olhar pra frente, que é o que interessa. Com o que jogou ontem, o Alex mostrou evolução em relação a este ano, mas ainda está longe de justificar o Taison no banco.

Se o Tite conseguir armonizar o time com D´Ale e Alex no meio, beleza. Se não, é Alex no banco, pois o D´Ale é muito mais jogador. Simples.

Valter Aczel disse...

Não concordo que o Perdigas foi o mais importante. Ele foi muito importante, no banco, como motivador, hehehe.
Eu concordo que o Alex em 2006 era o mais dispensável daquele time. Mas 2006 já passou, o que interessa é 2009.
Que o D'Ale é craque todo mundo sabe e que por isso causa muito ciuminho por aí. Que o Alex NÃO é craque também, muitos sabem, mas também não é um naba como alguns por aqui querem classificá-lo. O Alex é um bom jogador, que tem qualidades e defeitos, como muitos jogadores por aí. Se tivessem que escolher entre o Alex e o Tcheco, por exemplo? Fico com o primeiro, sempre. Agora porque ninguém execra o Maycon? Falam, falam, que o Alex é isso, o Grilo Falante é aquilo, mas e a naba mor do Inter? Porque ainda insistem em colocar em campo essa ferida braba? Isso sim é jogador pereba, não sabe passar, não tem arranque, não sabe marcar, chega sempre atrasado no lance e cometendo falta. Falavam do Edinho mas o Maycon é muito pior. Podiam mandar ele junto com o Nery, como uma espécie de brinde. Pague uma naba e leve outra de graça.

Marimas disse...

Muito bom Nélson.

Jogador tem que ser maloqueiro. uiahaiuhia.

Como diz o Marco, "não quero ele pra genro".

Bom moço é bom pra dar entrevista.

Davi disse...

Falando em estatisticas, o número de vezes que o Alex foi substituido é igual ao nro de posts que o Nelson fez escrevendo sobre o Alex: quase 100%

Hahaha

Pra mim os jogadores de menor importância na LA, dos titulares foram o Clemer e o Edinho.

Abs Nelson, bom post.

Ps: Não vi o jogo, como foram Arilson e Walter ontem?

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

MA !

O Perdigão não foi titular em 2006.nem LA nem jogou o Mundial.

A pergunta é :

- Qual dos titulares foi o menos importante em 2006 ?

O Riquelme nem seria uma meia clássico, ele é mais um 3º atacante, o Boca gira em torno do riquelm, já o Dale faz o Inter girar, é ele quem dá o ritmo...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Respondendo ao Davi:

Sem dúvida, com o Arilton e D. silva estamos muito melhor servido do que 2007 / 2008, mas tem o Bolívar prá acomodar, qualquer um dos 02 primeiros jogam muito mais do que o Bolívar, esperem...

Lado esquerdo também Kleber e M Cordeiro (jogador de esquema e bastante movimentação, não é craque nem é bobo, vai somar..

O Walter foi bem, mas o esquema de ontem foi o ´vai Walter` o cumpanheiro de ataque dele ficou estático e quem mais apareceu por ali foi o M Cordeiro.

Ricardo disse...

Nelson,

discordo, acho que o Riquelme um meia clássico. Aliás, acho que ele e o D'Ale ocupam a(s) mesma(s) zona(s) e possuem características quase idênticas.

O Brasil possui, sim, um meia clássico. Se chama Kaká. Ele não está atuando como meia. Este sim está jogando como um quase 3º atacante. Porém, pode e sabe fazer perfeitamente a função de meia clássico.

Marco Aurélio, discordo quanto a Zico e Rivaldo. Ambos, no auge de suas carreiras, jogaram muita bola. Não acho q fizeram nome em cima de cachorro morto.

Sobre a eterna discussão Alex: sou obrigado a concordar que COM O GRUPO ATUAL ele não pega nem banco no meio campo. Que vá disputar vaga no ataque.

Meu time para 2009 (pra ser testado o mais breve possível)

Lauro

Bolivar (quase como um terceiro zagueiro)
Indio ou Danny (aceito qqr um)
Alvaro
Kleber

Sandro
Guina ou Magrão
Giuliano
D'Alessandro

Nilmar
Alecsandro

Notas: Optei por Alecsandro acreditando que ele vai dar qualidade na bola aérea. Se temos um ótimo lateral esquerdo, temos q ter um bom cabeceador. Se o Giuliano não der conta do recado, usa-se o meio campo com SANDRO, MAGRÃO, GUINA e D'Ale.

Ricardo.

m.rodrigo.oliveira disse...

Preferências por jogadores a parte, o que eu acho importante ressaltar é o fato de o Inter estar privilegiando a repetição de um mesmo esquema a cada jogo.

Com exceção do primeiro tempo do Grenal, em todos os jogos o desenho de time trabalha com:

- Quatro defensores, com variação na lateral esquerda entre um jogador mais posicionado (Marcão) e um melhor no apoio (Kleber, M. Cordeiro).

- Meio de campo com pelo menos três jogadores fortes na marcação mais um meia de ligação.

- Dupla de ataque hora com mais velocidade (Taison e Nilmar), hora com mais posse de bola (Alex e Nilmar). E ainda há a possibilidade de um atacante mais posicionado (Aleqsandro ou Walter).

É isso que estou vendo de positivo. Sem salada tática. Sem mudar esquema a cada jogo. É assim que se consegue dar padrão de jogo. Aí se consegue alterar nomes sem grandes traumas. O que será fundamental no Campeonato Brasileiro.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não concordo MANO Rodrigo:

A salada ontem foi Maycon na ponta direita, M Cordeiro no meio-campo, só um atacante (1º atacante)

Mesmo que o esquema esteja razoável, INVENTAR JOGADORES E POSIÇÕES dá na mesma m...

Não esqueça o melhor ataque de PLACAR 2008, foi um dos piores ataques do Brasileirão, e é por isso que nosso grande e próximo jogo é contra o União de Rondonópolis !

Veja, M Rodrigo, ontem jogo praticamente amistoso, o Ypiranga ´mortinho` em campo, CUSTAVA O TT colocar 02 atacantes com o Alex na meia ?

Lembro que isto também não aconteceu contra o Figueira aqui no BR, empate de 1 x 1, já escrevi, o TITE ODEIA ATACANTES !

PRÁ ELE TODO O MUNDO TEM QUE VIR DE TRÁS, por isto ele inventa no meio-campo os G Nery´s da vida !

Até no tricolor ele inventou (e deu certo) o M Paraíba de atacante mais avançado com o L. Mário vindo de trás, mas um 4.4.2 à la italiana (com 02 atacantes definidos) não é a do TT

Unknown disse...

o inter precisa acertar as laterais;
o lentao precisa sair para o alex jogar no meio;

o meio campo seria:

sandro - guina

dale - alex

nilmar - alecsandro

col disse...

Bah Nelson, que show de post. Sem mais.

col disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alexandre R. disse...

Bom post Nelson.

O que me irrita no Alex é que esperneia e fala demais quando é substituido.

Meu time seria :

Lauro
Bolivar
Indio
Alvaro
Kleber
Sandro
Guina
Magrão
D'Ale
Taison
Nilmar

Cleber_Tapes/RS disse...

respondendo a pergunta...

Edinho

e o que me preocupa é essa frase tirada do teu texto Nelson

"... os juízes odeiam o Dale ..."

acho que isso vai prejudicar e muito o Inter no brasileirão.

Cleber_Tapes/RS disse...

...Marcelo Cordeiro manda recado: 'Vamos ver se tenho chance na minha posição'
Lateral mostra descontentamento por atuar mais uma vez no meio-campo...

e se ele continuar atuando no meio campo vai ser dispensado igual ao Gustavo Nery... porque não joga um ovo nessa posição

pelo menos o Cordeiro é inteligente e sabe o lugar dele.

Reserva do Kleber

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Cleber:

Sem qualquer ironia, o Edinho jogou bem quase toda a LA (exceto quando jogavam ele e Fabinho, brrrr) e foi bem no Mundial (jamais foi substituído)

Marco disse...

Riquelme é meia clássico, que arma o time a partir da intermediária. No meu entender, HOJE joga menos que D'Alessandro, mas já jogou mais.



Ricardo
falei que Zico e Rivaldo adoravam um jogo fácil e faziam o nome. E odiavam jogos difíceis, praticamente se escondiam destes jogos (Rivaldo um pouco menos, concordo).


Para os mais novos:
não acreditem neste Zico que a Globo e a cariocagem em geral tenta pintar. Zico era um tremendo pipoqueiro, jogadorzinho de Maracanã, só jogava bem neste estádio, fora dali o Galinho de Quintino virava franga. A expressão "canelinha de vidro" foi inventada para o Zico, especialmente para ele.
O que a cariocada fez com Cerezzo, por causa do jogo contra a Itália, na Copa de 1982, foi um crime. CRIME! Zico fugiu do pau o jogo, pipocou para o Gentile, que ficou marcando-o e sumiu do jogo. Júnior entregou o 1° e o 3° gols da Itália, mas para salvar os jogadores do Fla, colocaram toda a culpa no Cerezzo, por causa do 2° gol.

Aliás, só entendo o ódio da cornetagem pelo Alex porque devotei o mesmo ódio a este pipoqueiro do Zico. Perdemos duas Copas por causa dele: 1982, que pipocou, e 1978, que o Coutinho levou o Zico (que pipocou, claro!) e deixou o Falcão aqui. A vaga estava entre Zico pipoqueiro, e Falcão, que tinha sido eleito por três anos seguidos o melhor jogador do Brasileirão (enquete da revista Placar, feita com centenas de treinadores, jogadores e jornalistas).

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Concordo 1001 % Marco !

Agora mais uma do grilo falante ao Sport TV:

Quinta, 12 de fevereiro de 2009, 15h39
Alex alfineta Tite e diz que esquema do Inter o prejudicou.

Porra, que malaaaa !

Marco disse...

Não gosto do meio com Giuliano e D'Alessandro.

Prefiro Sandro, Magrão, Guiñazu e D'Alessandro.

Na frente, a casca é mais grossa.

Vou dizer o que acho: além de Nilmar, no meio do ano saem Magrão (que está na idade de buscar mais alguns lá fora e parar) e, talvez, Índio.

Para desespero da cornetagem, Alex não sai, pelo menos para onde quer ir: os grandes clubes europeus.

Mas creio que FC e TT vão empurrá-lo aos poucos para fora, como fizeram com outros Campeões Mundiais. Aí ele deve topar ir para a beirada do mundo futebolístico, entupindo-se de dinheiro.

Mas, se Alex insistir em só ir para os grandes europeus, vai micar no Inter, e pegar um banco brabo. E nem sei se vai perder a vaga para o Taison, que pegará o lugar do Nilmar, quando este sair.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O `auge` do alex foi 2008, e daí a crise também chegou no ´auge`, então Alex é coisa para as 1001 Noites, só Arábia.

Na Europa nem o Lecce quer ele

Cleber_Tapes/RS disse...

é como falaram no toque de bola Nelson

o auge do Alex foi em 2008....

jogo mais que qualquer um diga-se de passagem

só que parece que estamos no ano de 2014

porra meu

estamos em fevereiro de 2009

o ano praticamente nem começo....

calma....

muita calma nessa hora....

hehehehe

Cleber_Tapes/RS disse...

Concordo em 100% Marco em relação ao Zico

e outro que a mídia pinta de ouro
e eu olhando uns vídeos não vejo nada de mais é o Pelé

pra mim Romário e Ronaldo foram bem melhores que ele

Cleber_Tapes/RS disse...

Nelson

Pra mim o Edinho não comprometeu em 2006.... agora jogar bem é bem diferente....hehehe

e me digam uma coisa o Roger do Mirasol que jogo ontém contra o Corintias é o Roger problemático que tava no Inter?

Cleber_Tapes/RS disse...

e mais Nelson...

O Edinho é um mistério maior que as pirâmedes do Egito....

ele nunca foi substituido por nenhum técnico que passou pelo BR
e nenhum presidente também
em todos os interminaveis anos que ele esteve no BR

miiiissssstériooooooo

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Cleber pára de beber, daqui há pouco voce vai dizer que o Alex é melhor do que o Pelé:

Pelé........1250 gols aprox.

Alex..........60 gols aprox. sendo,
55% de penalti
20% de bola parada
250% de bola andando

O Pelé jogava muuuito, tive a felicidade de ver ao vivo, poucas e inesquecíveis vezes !

Romário e Ronaldinho jogaram muito, mas estes sim são fenomenos da Rede Globo !

Posso citar uns quinze centro-avantes melhores do que eles, eles brilharam no futebol espanhol (que é uma barbada, a maioria dos melhores jogadores do Mundo em cada ano jogaram lá) e também na seleçã em que é muito mais fácil jogar !

Marco disse...

Cleber

O problema do Pelé é que a maioria dos jogos do Santos não foram televisados.

Mas assista ao filme "Isto é Pelé", você vai mudar de idéia. Se ficar difícil, assista aos jogos completos da Copa 1970, no México, não só os gols. É assombroso!

Entre Ronaldo e Romário, fico com o baixinho. Ronaldo levou muita vantagem pela força e velocidade.

Romário era genial. Cruiff, um dos maiores jogadores de todos os tempos, denominou-o "o gênio da grande área". Um dos problemas foi não saber a hora de parar, então hoje as pessoas têm uma visão distorcida do Romário.

Mas o maior problema de Romário foi ter sido banido da Seleção, por quase 10 anos, por uma bobagem que fez na Seleção Pré-olímpica.

Mesmo assim, Romário fez mais gols pela Seleção que Zico. Aliás, Zico nunca ganhou nada pela Seleção, só um torneio amistoso nos EUA.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Voces vão me matar de rir. Estão discutindo a qualidade do Zico, Rivaldo, Romário...Até o Pelé tá sendo questionado. Barbaridade, qcozadeloko!!!

Marco disse...

Nelson

Por favor, cite os 15 atacantes melhores que Romário. Agora, quem bebeu foi você.

Neste período de "exílio" da Seleção, Romário foi banido também dos programas esportivos da Globo.

Depois, pela imposição de seu futebol, e por ter levado o time do Parreira ao título mundial em 1994, a Globo se rendeu. E, pasmem!, em 1994 ele nem estava mais no seu auge!


Eu, que sempre detestei jogador carioca, acompanhei a carreira do Baixinho desde os juniores, e tive que dar o braço a torcer: o cara jogava muito!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

MA !

O Cruiff era diretor do Barça nesta época, mas ele Cruiff foi um dos maiores, acima de Ronaldo, Romário e outros.

Prá mim:
Pelé era o Rei
Maradona e Cruiff os príncipes
Van Basten, Gullit, Gerd Muller, George Best, Bob Charlton, Alex (brincadeira com o Cleber...ehehe), os Bispos
Depois vieram um monte de comuns
Romário, Ronaldo, Battistuta, etc...

Marco disse...

Pois é, Júlio!

Pelo jeito, bom é Roger, Chiquinho, os meninos da base, o Tonhêra, o Ziquita...

Se bobear, até o Beto Cervejão, da várzea de Maringá, entra na fita.

Fui!

Deuzolivre!

Cleber_Tapes/RS disse...

Tudo bem não tenho como discutir o Pelé porque não vi jogar....

apenas, como falei, vi uns jogos dele e não vi nada de rei, vi sim um ótimo jogador....

agora...

vi sim Romário.... esse sim.... é o cara ....hehehehe

ele foi goleador brasileiro aos 39 anos no futebol moderno que os zagueiros batem até na mãe

o Pelé nunca teve um zagueiro colado nele... e quando tinha claro que ele como bom que era quase sempre se dava bem....

1200 gols naquela época é o mesmo que 500 hoje em dia...

os jogos eram 10 a 0 .... 8 a 9

o meu pai fica loco... ele é fã do Pelé....

eu me divirto

Marco disse...

Prá mim:
Pelé, o Rei (aliás, tenho a crônica em que Pelé foi chamado de Rei pela primeira vez, é do Nelson Rodrigues)

Garrincha e Maradona, os príncipes

O resto, todo o resto, reles mortais. Alguns muito bons jogadores, como Romário, Ronaldo Nazário, Van Basten, Gullit, Gerd Muller, George Best, Bob Charlton, etc...

Batistuta?
Putz!
Eu quem vou beber agora!

Marco disse...

Cleber

para o seu governo, cada clube que tinha um marcador "especializado" em marcar (ou tentar) o Pelé.

E, antigamente, não havia cartão amarelo e vermelho. A negada batia a valer, e não raro os jogos acabavam em pancadaria.

Os caras saíam no braço, e ainda jogavam a próxima partida.

Tente asssistir "Isto é Pelé", ou assista a alguns jogos completos da Copa 1970.

Cleber_Tapes/RS disse...

saiu a pouco tempo na mídia

e isso nem é coisa da Globo porque a votação foi entre profissionais do futebol e torcida

qual foi o melhor jogador de todos os tempos do Barcelona ??????

ROMÁRIO na cabeça

tão lembrado?

Cleber_Tapes/RS disse...

olha marco

uma cena que passa bastante era o Garrincha... (Pelé se fez em cima dele) gingando uns 2 minutos na frente do marcador sem tocar na bola

hoje em dia na primeira gingada dele o zagueiro atropela o cara a bola e quem tiver pela frente....

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Cleber se voce nunca viu, não devia dar palpite......ehehehe ! Futebol não é pela TV nem pelas entrevistas, pois qualquer um que fala bem, se diz craque...

MA, prá jogar no Italiano tem que ser muito bom, o Batgol era (grosso mas mandava prá dentro), lá o Renato Gay, Roberto Dinamite e Zico não ficaram 06 meses !

Marimas disse...

Errado Nélson.

Pra jogar Italiano tem que ser bonito. Brasileiro na Itália é tudo L-I-N-D-O.

Olha só:

http://3.bp.blogspot.com/_PH_JP03hWSY/SQX5Y0YsZEI/AAAAAAAAAIM/2WT8bilwFoU/s320/ronaldinho+gaucho+1.JPG

cjr-sp disse...

Porra...tenho que concordar com o JULIO...

Até o PELE os caras botam defeito nesse blog...

Tao discutindo o MAIOR DE TODOS...

Pele, o atleta do seculo, já parou guerras, é mais conhecido que Jesus Cristo e o CLEBER DE TAPES vem me dizer isso...

Te larguei Cleber...

***********************************

Segue alguns genios da bola para mim que nao foram citados, curiosamente, todos da alemanha:

Paul Breitner(um verdadeiro genio),
Rummenigue...
Beckenbauer...

Schroder-EUA disse...

ZICO era CRAQUE. Sem mais. O fato de não ganhar uma copa não tem nada a ver.

Batistuta não sonha em ter jogado como o Zico.

Pelé eu vi jogar muitas vezes durante seus 3 anos nos EUA. Se bem que eu era muito pequeno 8-10 anos, e o nivel de bola nos EUA não era o mesmo que no Brasil...mesmo assim deu pra ve que o cara era demais.

Falando nisso o EUA bateu o Mexico denovo , 2-0 ontem nas eliminatorias...Mexico é filinho dos EUA no futebol de seleção.

Marco disse...

CJR

mas, tirando o Breitner, os outros eram (geniais) líberos.

Estamos falando de atacantes ou meia-atacantes. Dos que foram esquecidos, o francês Platini e o polonês Bonieck. Entre os holandeses, antes do Van Basten vem Rud Gullit, disparado. Rene Van der Kerkof e Resembrinck também.

Dos que vi jogar, Maradona foi o maior. Pena que nem ele respeite o gênio que encarnou nos campos.

---

Garrincha e Pelé não tem nada a ver. Pelé jogou bem em 1958 e 1970, nas copas entre estas duas ele estava contundido. Garrincha detonou em 1958 e 1962.

Mas Pelé fez muita fama, mundo afora, jogando pelo Santos. Naquela época, os clubes brasileiros escursionavam durante os campeonatos para gerar $$$$.

Começavam pela América do Sul, Central e depois iam para a Europa. Muito da fama de Pelé vem do que fez em 1958 (com 17 anos!) e em 1970. Mas, a maior parte do respeito que ganhou na Europa foi jogando pelo Santos.

Marco disse...

Saiu no GloboEsporte.com:

"Alex afirma que ficaria no Colorado pelo resto da carreira".

Não falei, Nelson?
Para quem não acompanhou à tarde, leia os comments acima.

Falei que Nilmar e talvez Magrão e Índio saiam na janela do meio do ano, e que Alex ficaria.

Agora, ele já está ameaçando (este é o termo correto) ficar.

Nelson, Col, CJR: liguem pessoalmente para o Abelhão-rei e tenham uma conversinha com ele! Digam que pagam até a passagem (só de ida) do Alex.

huauauauauuauaua

Cleber_Tapes/RS disse...

Pelé é o rei da mídia...

a principal jogada dele foi ter pego a xuxa.....hahahaha

cjr-sp disse...

MARCO,

O melhor polones foi o LATO e para mim ZIDANE foi melhor que Platini pela França...

Tem muita gente boa...

Mas PELÉ e em segundo Maradona, isso é claro para mim. Cruiff seria um terceiro para mim. Aí vem o resto...e antes de rivaldo, zico, romario, e outros menos votados, vem RIVELINO dentre outros da antiga tb.

E outra Marco, o RUMMENIGUE era atacante da Alemanha. O BREITNER era um genio, um meio campista adiantado,...uma especie de DALE 20VEZES MELHOR....quem viu viu...

Hoje até o Grilo Falante é chamado de craque...é brabo.

m.rodrigo.oliveira disse...

Bah.

Agora já falaram que o Pelé era pipoqueiro e que não jogava?

Aí me caíram os butiás do bolso.

- Um cara que foi artilheiro do Campeonato Paulista (numa época em que todos os times eram nivelados) por 11 ou 12 anos.

- Um cara que jogou final de Libertadores na Bombonera (na época em que pontapé no pescoço era arranhão) e destruiu com os argentinos.

- Um cara que com 17 anos de idade reinventou o futebol no Mundo.

- Um cara que marcou mais de 1.200 gols sendo pelo menos 800 GOLAÇOS.

Esse cara não era grande coisa????!!!!

O Nelson. Me ajuda aí!!!! Tu deve ter visto o cara jogar. Não vei me dizer que também achas que o Negrão era fraco!!!!!

Perguntem pro Figeroa, quem foi o cara mais difícil de marcar que ele enfrentou em toda a carreira.

Cleber_Tapes/RS disse...

olhem esse védeo

http://www.truveo.com/Rom%C3%A1rio-no-Barcelona/id/518194250

e babem

m.rodrigo.oliveira disse...

Com relação ao Zico, concordo em parte. O ano dele teria sido 1986, não fosse aquele crime que fizeram com o joelho dele. Mas quando ele foi pra Itália, sumiu.

E, pelo que eu sei, o Falcão não foi pra Copa de 1978, porque o técnico escolheu um cabeça de bagre qualquer pra jogar no meio de campo, não o Zico.

Schroder-EUA disse...

Sim CHICÃO do Galo ou da Ponte foi para a copa de 78 em vez do Falcao...na minha opiniao o mais absurdo de todas as nao convocaçoes para uma seleçao. Po em 78 Falcão era Bi Campeao Brasileiro e so tinha mais um ano e pouco no Inter e o cara nao leva ele nem na reserva...fala serio...

Schroder-EUA disse...

Nelson

Sua enquete...acho que Fernandão em 2006..disparado.

cjr-sp disse...

olhem esses dez gols aqui nesse video...tem dois do maradona e o primeiro é um tirombaço do BREITNER(que craque, que genio), que faz o ALEXXX babar de inveja...hehehee.

http://www.youtube.com/watch?v=SvfFWhVPAm0

**************

Procurem tb o primeiro gol da alemanha de BREITNER pela final de 74...de penalti e aprendam o que é um penalti bem batido numa final de copa do mundo...alias esse foi um dos maiores jogos jamais vistos pelo ser humano. Olhem a velocidade que os times jogavam e a inteligencia superior dos 22 jogadores em campo...

SDS.

cjr-sp disse...

os da final da copa da alemanha em 74 aqui contra a holanda:

http://www.youtube.com/watch?v=DsnK_4IWBWc&feature=related

Olhem as jogadas que originaram os penaltis e o primeiro da alemanha batido pelo BREITNER...era bom o alexxx dá uma olhadinha tb....hehe.

Julio.Colorado em Sampa disse...

1-Pelé
2-Maradona
3-.......
4-.......
5........
6-Cruiff, Beckembauer,Falcão, Platini, Zidane
11-Van Basten, etc, etc, etc....

Cleber, com todo o respeito, o teu entendimento de futebol independe de idade. E mais, como te considero um amigo virtual e como costumo mandar os amigos TNC, então, VTNC.

hehehehehehe forte abraço (por trás)

Leonardo Oliveira disse...

Por uma questão de justiça, Zico jogou 2 anos no Udinese (56 gols em79 jogos). Não no Juventus, Milan, Internazionale.... UDINESE!
Pô vamos com calma aí.... Pessoal tá exagerando um bocado.

Jonatammm disse...

Entao Romario é meia-boca e o Breitman é super-craque. E o Alex nao sabe bater penalti nem falta. O Zico jogava tanto quanto o Andrezinho, e Pelé não é craque. Enquanto isso o Magrão meia-fase fica no time e o Alex é contestado...

Cleber_Tapes/RS disse...

hahahaha

sem problema Julio.... como falei discuto isso com meu pai até hoje...

e também como falei, como só vi o pelé por vídeo em alguns jogos não vi nada de mais, por isso pra mim não era nada de mais .... isso pra mim.... uma opinião pessoal....

mas como vi romário jogar tanto pela TV como ao vivo esse sim é o cara

como falo pro meu velho....

cada um na sua época....

uma coisa é bem clara pra mim

o futebol a 50 anos atraz não tem nada a ver com o de hoje

hoje é outro sport.

abraço

m.rodrigo.oliveira disse...

Cleber.

No futebol de 50 anos atrás não havia preparação física, nem as técnicas de formação de jogadores que temos hoje.

E mesmo assim, apareceu no Santos um jogador que não perdia o fôlego mesmo jogando a cada dois dias, derrubava zagueiro que tentava ganhar dele no tranco e mostrava habilidade incomparável com a bola tanto no pé direito, quanto no pé esquerdo. Aliás, alguém sabe se o Pelé era canhoto ou destro? Ele não escolhia lado ou posição pra chutar.

Diante disso tudo, se o cara tivesse aparecido no futebol de hoje em dia, tu não achas que ele teria sido o melhor de todos mesmo assim?

Imagina o Pelé passando por uma equipe de preparação física, fisiologia e uma comissão técnica especializada em formar jogadores. Ele teria sido ainda melhor. Nem argentino discutiria mais a questão.

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Só um pitaco nessa discussão toda.
A primeira coisa a ser considerada na comparação entre atletas (entre tantas outras) são os PARADIGMAS a serem adotados nesse comparativos. Nesse sentido, sem querer nos aprofundar na metodologia, vamos utilizar um termo bem chulo, atualmente em voga: CADA UM NO SEU QUADRADO!
Em outras palavras, fica difícil comparar um atleta que jogou a 40 anos atrás com um que joga o futebol atual.

Gerson Sicca disse...

d´alessandro tem personalidade e não é arrogante, como alguns queriam tentar mostrar. arrogante é o souza, q sempre quer dar uma de engraçadinho, mas Deus não lhe deu o dom de ser irônico e boa gente ao mesmo tempo, como outros nomes do futebol(dario, túlio, p.ex.)

Marco disse...

Pingos nos is!

Chicão pegou a vaga do Batista: 1° volante.
Zico pegou a vaga do Falcão, na meia-direita. O reserva, que acabou virando meio-titular era Jorge Mendonça (Palmeiras).

Para este eu tiro o chapéu, é dos meus: cracaço, habilidoso, bom na cabeça e nas cobranças de falta, além de driblar e, principalmente NÃO PIPOCAR.

Querem saber quem foi Jorge Mendonça? Assistam Inter x Palmeiras, semifinal do Brasileirão 1979, onde ele e Falcão duelam em alto estilo. Claro que vencemos, mesmo sendo em SP, com um golaaaaaaaaaço do Falcão.

Mas, o Zico...

Na verdade, Zico e Falcão eram armadores, mas ainda tinha o cadáver insepulto do Rivelino na Seleção, só porque estava no Fluminense.

O ataque, se não me engano, era Gil, Reinaldo (Roberto Dinamite) e Dirceu (ferida braba).

Então não é verdade que Falcão perdeu a vaga para Chicão, foi para o Zico mesmo. Chicão foi titular de volante, e Batista seu reserva.

E Zico, claro, como todo jogadorzinho de Maracanão, pipocou igual uma franga, e perdeu a vaga no time.

O meio acabou ficando Chicão, Jorge Mendonça e Rivelino.

Poucos anos depois, o técnico Cláudio Coutinho foi fazer um mergulho sozinho e morreu afogado.

Não viveu o bastante para ver Falcão arrebentar na Copa 1982 e arrepender-se amargamente.

Marco disse...

Só para esclarecer, naquela época a Seleção e a maioria dos times jogava no 4-3-3.

Quem jogasse no 4-4-2 era considerado retranqueiro.

Schroder-EUA disse...

Marco

Batista foi a Copa de 78, ele não perdeu a vaga. Inclusive Batista foi titular na Copa de 78....Falcão que perdeu a vaga pro Chicão.

Schroder-EUA disse...

Sei não Marco...ai vai algumas fontes alem de ser o que sempre escutei na radio.

WIKI
"Falcão era preferido da imprensa e da torcida para jogar na Copa do Mundo de 1978, na Argentina,[carece de fontes?] mas à última hora o técnico Cláudio Coutinho preferiu levar Chicão, do São Paulo, pois queria contar com um jogador com mais raça para jogos mais tensos contra adversários que usassem a catimba."

Outro site em Ingles:
Most journalists claimed that the best player in Brazil in 1978 was Falcão, who had been the leader of the Internacional team which became bi-champion in 1975 and 1976. Falcão would be the best Brazilian player in the 1982 World Cup. Coutinho admitted he was in doubt between Falcão and Chicão, a player of little talent and plenty of force; Coutinho chose the latter.
http://www.v-brazil.com/culture/sports/world-cup/1978-Argentina.html

Esse site tem foto do time titular contra Italia com Batista no time.

Marco disse...

Louis

Sei de tudo isto, mas tanto Inter quanto a Seleção jogavam no 4-3-3.

No Inter, jogavam Batista, Falcão e Jair.

Na Seleção: Chicão (Batista), Jorge Mendonça (Zico) e Rivelino.

Ou seja, é claro que Falcão perdeu a vaga para Zico.

Na época, falaram que foi para o Chicão porque convocaram também o Batista, que era do Inter, somente para dizer: "olha, não tem cabimento dois jogadores do mesmo time, na mesma posição, na seleção".

Era muito casuísmo, bairrismo e carioquismo. Por isto e a partir daí, peguei ódio de jogador carioca.

Com o tempo, dissipou-se, mas não vejo jogadores de lá com bons olhos, salvo honrosas exceções.

E Romário foi uma delas. Ronaldo Nazário não conta, porque ele revelou-se ao Brasil e o mundo pelo Cruzeiro.

Marco disse...

No Inter, Falcão nunca jogou de 1° volante: atrás dele, teve Caçapava e, depois, Batista.

E em 1982, apesar de já ser no 4-4-2, Falcão também não jogou de 1° volante.

Era Cerezzo (Batista), Falcão, Sócrates e Zico.

Começou com Cerezzo, mas a marcação estava muito fraca, aí Telê testou Batista e aprovou.

Mas, nos 3x1 contra a Argentina, no finalzinho, Maradona deu uma solada no Batista e tirou-o do jogo contra a Itália. Voltamos com Cerezzo e o meio-campo faceiro, faceiro... o resto é história.

Então, vai por mim: esta versão que venderam, na época, é repetida por todo canto.

Mas Falcão nunca foi da mesma posição do Chicão, não teria como perder a vaga para ele.

E nem Zico da posição dele!

O meio-campo correto seria: Chicão (Batista), Falcão e Zico.

Mas, como tinha ainda o cadáver insepulto do Rivelino (então no Flu: lembre-se da força do carioquismo), incialmente armaram o meio com Chicão, Zico e Rivelino, e depois ficou Chicão (Batista), Jorge Mendonça e Rivelino.

Inventaram uma gripe para explicar porque o Zico perdeu a posição. E, lembrem-se, Zico ainda não era um jogador firmado nacionalmente.

Isto só ocorreu um ano depois.

Schroder-EUA disse...

é interesante como Falcão e Zico tem a mesma idade mas o Zico so mesmo estorou nos anos 80 onde o Falcão já era rei em 79. A partir de 80 quando o Flamengo começou a ganhar Brasilerios é que Zico realmente comecou a se destacar em ambito nacional.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Marco Aurélio:
Tu estas quase certo nas tuas afirmações, apenas algumas correções de quem vivenciou a história.
Falcão, apesar de sempre ter futebol para jogar em posições que não a de primeiro volante ou, centro médio, como se dizia na época, surgiu no Inter jogando nessa posição tomando o lugar do Carbone. Depois, evidentemente, por sua qualidade, Falcão passou a jogar no meio campo mais a frente.

Não existe um jogador específico que tirou o lugar do Falcão ma copa de 1978. O Falcão foi simplesmente barrado pelo falecido Coutinho. Em 1977 a seleção disputou um torneio amistoso e o Coutinho barrou o Falcão e deu lugar ao pernambucano Givanildo. Falcão não aceitou a reserva e bateu de frente com o Coutinho. Em represária, o Coutinho não chamou mais Falcão para a seleção e definitivamente puniu o Brasil deixando-o fora inclusive da copa.

geoband disse...

Coloradagem comentando sobre gênios do futebol, períodos clássicos, Falcão & seleção brasileira...

E tem xiru por aí que cita renato gaucho...

Coloradagem rock 'n' roll!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]