sábado, janeiro 10, 2009

12 Quer jogar futebol?

Nao e preciso lembrar que o mundo da bola e tentador, todos sabemos as cifras o status e o reconhecimento que o bola pode proporcionar. Sabemos tambem que pode emriquecer atletas como em um passe de magica. Podem eles ser ate melhor pagos do que deveriam pelas funcoes que se esperam desempenhadas dentro de campo mas e importante lembrar que jogadores nao sao pecas e sim seres humanos.
Sua carreira pode ser meteorica rumo ao campo ou ao espaco, mas eles como nos encaram o dia dia e tambem vao ao trabalho e sobrevivem da profissao que se propuseram a desempenhar.
Operarios ou mestres de obras querem sorrir, ter dias de folga para gastarem com suas familias e nao e pelo fato de normalmente ganharem salarios muito acima da media que nao tenham problemas , nao acordem de mau humor ou tenham dias ou ate semanas ruins.
Se voce quer ser um jogador profissional deve comecar cedo, provavelmente voce nao vai querer ser so mais um e deve participar de peneiras e fazer testes com no maximo 12,13 anos. Se for bem sucedido um clube como o nosso pode querer o levar para morar na concentracao ja e desde o primeiro dia voce sera cobrado.
Tera que ser pontual, esforcado e provar para todas aquelas pessoas que e esforcado e que tem condicoes de pelo menos ser relacionado para os jogos.
Voce sera respeitado fora de campo pois o clube providenciara todas as condicoes para que sua alimentacao seja correta, para que voce va a escola e durma em alojamentos com ar condicionado em camas confortaveis.
Mas nem tudo pode ser perfeito e voce estara a quilometros de distancia de seus pais.menos mal que voce dividira o quarto,assim podera fazer amigos que podem ser seus irmaos no jogo da vida.
No seu caso que nao e excecao o salario que ganha por menos que seja sera de muita importancia na mesa de sua casa distante.
Voce poderia nunca ter subido para os profissionais , poderia ter gastado 5 ou 6 anos em um projeto para o futuro infrutifero. Poderia ter assistido todas as aulas, lido todas as apostilas e acompanhado atentamente todas as orientacoes, digo mais , voce ate poderia ter sido o melhor e o mais empenhado entre seus colegas e mesmo assim ser dispensado do clube sem direito a colacao de grau.
Isso seria degradante para voce pois voce e o orgulho ate dos parentes que nem conhece, voce e responsavel pelo peito estufado de seu pai e pelo orgulho de sua mae.
Mas voce foi muito determinado e hoje treina com a elite. Infelizmente assim como a ascencao crescem tambem as expectativas e o assedio das pessoas que o tratam como mercadoria so pelo fato de falarem um portugues mais refinado que voce.
Mas cuidado, seu caminho ainda e longo, se receber oportunidades nao falhe. Voce pode ate te-las recebido na hora errada mas o destino sera cruel e no futebol nao ha espaco para erros.
Nunca discuta com seu chefe, ele esta sempre certo e se por alguma razao nem que seja porque voce nao joga uma partida oficial a 2 anos o Brasil inteiro sabera que voce e indisciplinado e muitas portas poderao ser fechadas.
Eu sei que voce e solteiro e tem 21 anos, mas mantenha severa distancia de bebibas alcolicas doces e nunca saia a noite pois voce sera descoberto.Se queres te relacionar com alguem faca-o pela internet assim estara sempre 100 % nos treinos.
Se voce treinar a semana inteira e nunca for relacionado nao se abale, assista seus companheiros pela televisao e continue treinando nas suas horas de folga mas nunca peca para sair, a torcida ja acha que voce nao merece oque ganha, se agir assim podem dizer que voce esta faltando o respeito com o clube.
Nao pense nunca que a imprensa nao gosta de voce ou que sua presenca os incomode eles tambem tem que fazer seu trabalho e se o criticam e porque voce merece. Tambem nao desanime se existem 5 opcoes para seu setor e o vice continua procurando alguem que venha para ser titular.
Outra coisa importante e nao se abalar com as vaias, lembre-se que as pessoas so estao preocupadas com o sucesso do seu time, na arquibancada se transformam em seres irracionais e nao e nada pessoal.
Infelizmente se voce nao e um Pato, com a ajuda dos cartolas tera que defender de 10 a 15 times diferentes ate os 25 anos, muito provavelmente nao sera idolo em nenhum deles, nunca se identificara com nenhuma cor e seu prazer de jogar bola ficara restrito as peladas com seus amigos do bairro onde nasceu.
Da minha parte posso lhe desejar sorte. A unica coisa que nao fara de voce o piloto do aviao que nunca decolou ou o engenheiro que vendeu uma so planta e a sorte.

12 Comentários:

Polaco na Serra disse...

Muito bacana Jones...

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito bom Jones !

Percebo no Inter, direção, técnico e grande parte da torcida, MUITA IMPACIÊNCIA com os jovens jogadores colorados, e ao INVERSO, muito carinho e compreensão aos Veteranos que chegam ao Clube e alguns medalhões que já deram o que tinham para dar...

GORDO disse...

sem noção o texto

GILSON - PR disse...

Esse é um sonho da maioria das nossas crianças e jovens, poder ter uma chance em um clube que de o mínimo de condições, tanto de alimentação, educação, preparo físico e muitos outros requesitos necessários para revelar um bom jogador.
Mas existe a parte triste, muitos picaretas, exploradores,malandros etc, buscam criar certas academias ou escolas de futebol, clubezinhos onde tentam se aproveitar do talento inato de alguns jovens. Fazem promessas às famílias dos guris, que acabam até pagando estadias em locais distantes, com péssima alimentação e alojamento, sem contar com a ausência de outras necessidades. 99,9% dessa juventude acabam não dando certo, são mandados embora sem dinheiro de passagens e alimentação.
Infelizmente o mercado da bola virou uma forma muito selvagem dentro deste mundo capitalista. A grande maioria desses atletas se frustram, mas se tivessem um acompanhamento legal poderiam ter tido um resultado melhor.

Jones UK disse...

Valeu Polaco, abraco Grande Nelson...valeu mais uma vez suas sabias palavras.
O enfoque era esse, quantos atletas formados no celeiro de ases e identificados com o clube tem chances no grupo principal?
Muitos deles nao tem nem a chance de disputarem 3 partidas sem ser crussificados, assim perdem-se valores e idolos caseiros.
Um exemplo classico e lateral direita ...alguem pode me dizer qual foi o ultimo prata da casa titular da posicao??.....Elder Granja??

col disse...

Eh Mr Jones, faz um belo tempo que nao damos as devidas chances aos guris. Excecao obviamente aos estrelares do tipo Pato e Sobis.

Danny e/ou Sandro, por exemplo, jah deveriam ser titulares. O caso Taison tambem engana, eh um pouco relacionado ao custo Alex.

Por falar no pseudo-craque, onde estariam sendo noticiadas as propostas pelo sujeito? Aqui no RS eu sei que nao existe noticia alguma sobre o assunto. Crise economica na Europa `a parte, craque tem que ir para Europa. Tambem nao venham com o exemplo do Hernanes, que deve permanecer no Brasil. Ele eh um centromedio com certa habilidade superior em comparacao aos colegas brucutus. Nao eh craque obviamente.

Lúcia Bastos disse...

Como diz nosso hino: ... "celeiro de ases "...

Pena que não aproveitam no clube os atletas que formam.
Preferem tê-los como moeda de troca.

m.rodrigo.oliveira disse...

Bom. Na final da Sul-Americana os jogadores formados no Beira-Rio que estiveram em campo foram:

Danny, Edinho, Sandro, Taison e Nilmar. Dos 14 que estiveram em campo (contando as substituições), 5 eram pratas da casa. O número poderia ser maior, mas não dá pra dizer que não há aproveitamento.

Sou capaz de apostar que com a provável saída do Alex, quem vai entrar no lugar dele no ataque é o Taison. Sendo assim, o time base para 2009 ficaria com:

Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Marcão; Sandro, Magrão, Guina e D´Ale; Taison e Nilmar.

Como dá pra ver, é um time muito parecido com o que terminou 2008. E num time formado é mais fácil ir lançando aos poucos os jovens, sem jogar neles a responsabilidade.

GILSON - PR disse...

m.rodrigo.oliveira, gostaria de saber se o Bolívar também é criação das bases do colorado? Seria um a mais no grupo que vc levantou.

col disse...

Nilmar e Edinho nao podem ser computados como pratas da casa.

No meu entendimento, pratas da casa = jovens subindo das categorias de base.

Os guris entram para tapar furo, desenvolvem bem a funcao e nao ganham continuidade. Tem tecnico que tem culhao para barrar os mais velhos quando esses nao desempenham bem. Tem tecnico que inclusive afasta medalhoes do grupo(melhor decisao nesse tipo de caso).

Lembram o que aconteceu quando TT colocou Edinho no banco? E quando o Gallo barrou algumas figurinhas conhecidas?

col disse...

Por falar em Edinho, eu nao entendo o que passa na cabeca iluminada do FC.

Espero que o caso Lecce seja apenas um desacerto salarial entre o clube italiano e o jogador. Ou o FC acha que o Edinho vale muito dinheiro?

Jones UK disse...

Acho que todos os comentarios tem fundamento e o Col escreve com propriedade quando diz que os atletas nao tem continuidade e ate lembrando o caso Dani, quantos zagueiros ja foram contratados depois que ele subiu para os profissionais e alias acredito que ele ja deva ter 23 ou 24 anos.
Para um zagueiro considerado grande revelacao no passado e ate cotado como futuro detentor da amarelinha ele esta ficando velho e vem amargando banco a anos.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]