sexta-feira, janeiro 30, 2009

13 O Campeonato que ninguém vê

O jogo entre Inter e São Luiz na última quarta (28/01/09) em um estádio sem a menor infra-estrutura para receber uma equipe de primeira linha é uma amostra da triste decadência do Campeonato Gaúcho. Promovido por uma Federação feudal que criou um calendário "Frankstein" para forçar os gre-Nais e esconder o notório desinteresse dos torcedores revelado pela pífia média de público. Enfim, a quem interessa o Gauchão como ele é?
Desde que me conheço por gente, a FGF é controlada por Emídio Perondi (1991 à 2004) e seu sucessor indicado Francisco Noveletto (De 2004 até...). E o Campeonato sempre foi igual, ou seja, diferente a cada ano, desorganizado e inchado. Ou se vê o jogo num Beira-Rio, de regra, vazio, ou se vê o jogo pela televisão, naqueles estádios sem luz e sem visibilidade da linha lateral, isso quando o gramado não é um atoleiro.
A primeira divisão do Campeonato Brasileiro, de um país de 190 milhões de habitantes, tem 20 times, já a divisão de elite do Gauchão tem 16 times, em um território de 11 milhões de pessoas, ou seja, o número de times “percapta” no Gauchão é 13,8 vezes maior que do Brasileirão. Isso causa o prolongamento do Campeonato e o desequilíbrio entre os competidores.
A média de público da segunda rodada do Gauchão foi de ridículos 2,9 mil pagantes por jogo. Essa ausência de público é resolvida pela Federação através de um campeonato "Frankstein", como bem definiu nosso amigo Daniel Chiodelli. Melhorar as instalações, exigir um mínimo de infra-estrutura nos estádios da série A? Filtrar melhor, diminuindo o número de participantes? Nada disso. O que se faz é explorar ao máximo a Dupla Grenal. Cria-se vários jogos "decisivos", Taça FC, Taça FK e Taça de Campeão. Um monte de premiozinhos para enganar a "massa", vender jornal e ganhar audiência. Fórmula essa copiada do "exemplar" futebol carioca.
As alternativas para o Gauchão são infinitas, pode-se regionalizar o campeonato, pode-se extingui-lo, torná-lo mais enxuto, recriar a Copa Sul/Minas (alguém sabe por que não deu certo?). O que não se pode aceitar é ver jogadores de alto valor, que fazem parte de um projeto ainda mais valioso, em estádios onde não há a menor infra-estrutura para um jogo de primeira linha. Quem quer disputar um campeonato com times da Série A, que apresente infra-estrutura para isso. Só não se pode deixar a Federação, responsável pelo Campeonato, como está: devendo organização e RESULTADOS.
--------------------------
Recomendo a leitura do texto “Quem ama (ainda) os estaduais?”, no Blog Olhar Crônico Esportivo. (aqui)


13 Comentários:

Wagner H disse...

Gauchão é várzea. Por mim poderiam retirar todos os grandes times dos estaduais, deixando-os para serem disputados por times menores como meio de acesso à campeonatos de nível nacional (Copa do Brasil, Série D, etc).

Por aqui, se ainda querem tanto o gauchão, acho que o Inter só deveria entrar nas 4as de final, jogando no máximo 6 partidas. Mesmo a dupla Ca-Ju deveria entrar numa 2a fase. O gauchão "por extenso" deveria ficar só pros times pequenos mesmo, com direito à taça e ao enfrentamento com os grandes mais adiante.

Schroder-EUA disse...

O Triste é que a DECIMA divisão de Baseball nos EUA tem times com estadios melhores que quase qualquer estadio no Brasil..talvez melhor de todos...so que de capacidade menor.

So para terem uma ideia o estadio do Newark Bears um time de uma Liga Independente de Baseball com jogadores que não conseguem chegar ao Liga principal. Gramado perfeito, cadeiras confortaveis, cabines de primeira ACESSO VERTICAL nas arquibancadas...etc...

http://www.minorleagueballparks.com/newark01.jpg

http://blog.nj.com/newark_allisonstadtmueller/2008/07/large_00990560.JPG

Ronaldo Klein Posada disse...

Concordo plenamente. O Gauchão é uma vergonha e se pensarmos, atrapalha o calendário do futebol brasileiro. Todos regionais na verdade, atrapalham, por serem longos de mais pela qualidade técnica.
Pra não acabar de vez com os regionais, seria interessante que ao invéz de Taça FC, Taça FK e Taça Gaudérião, existisse como forma seletiva, um campeonato do interior. Pronto !!!
Coloca os timécos pra pelear em 2 grupos e os 3 melhores colocados de cada grupo, junto com a dupla, fariam um octogonal de pontos corridos ou quartas de final em diante, com jogos de ida e volta.
Os 3 melhores de cada grupo, no campeonato do interior disputariam o título do interior, antes do enfrentamento com a dupla.
Desta forma os clubes do interior teriam mais chances de levantar um caneco e mobilizar as pessoas a torcerem pelos seus times locais.
A dupla entraria na disputa em fevereiro até metade de março (45 dias para disputar, no máximo, 6 partidas.
Teríamos o Campeão do Interior e o Campeão Gaúcho.
Assim, o Brasileiro poderia começar no final de março e ser disputado SOMENTE nos finais de semana, até o início de dezembro. As Copas (Libertadores, do Brasil e Sul-Americana) em dias de semana, à noite.
Com certeza, seria melhor assim.
Quanto aos estádios e gramados do interior...vixxx Maria, já foi dito tudo !!!
Abraço,
Ronaldo Klein Posada

GILSON - PR disse...

É um crime colocar jogadores, muitos de alto nível, da dupla grenal jogando contra, na maioria, brucutus, quebradeiros, violentos,que não sabem jogar.

O inter corre o risco de perder um bom atleta por um grande período por causa de contusão ou expulsões como aconteceu com Alex e o Dale que poderão ficar afastados do futebol por vários meses pr causa das provocações de jogadores de baixo nível.

Cleber_Tapes/RS disse...

eu acho que o gauchão serve pra preparar o time pro resto do ano

com esses jogos murrinhas do gauchão da pra ver quem serve e quem não serve pro time

e também ajuda muito da condição fisica

e ainda se der um grenal na final e ganharmos é um aperitivo a mais

m.rodrigo.oliveira disse...

Pessoal.

Precisamos olhar a evolução do quadro e colocar esses números dentro de um parâmetro.

Primeiro, média de 2,9mil espectadores, sem haver jogo em POA, quer dizer mais de 50% de ocupação nos estádios. Isto não é público ruim no interior.

Segundo, a FGF conseguiu aumentar o valor pago pela TV e os clubes neste ano estão recebendo somas que lhes permitem pagar suas folhas só com esta verba.

Terceiro, a FGF colocou a disposição dos clubes profissionais para coordenarem a reforma dos gramados no interior. O Santa Cruz e mais uns três ou quatro clubes utilizaram este auxílio e estão colocando a disposição dos profissionais verdadeiros tapetes.

E quarto, o campeonato deste ano está diferente pra dar um pouco mais de emoção. Mas os três ou quatro anos anteriores tiveram a mesma fórmula. E o do ano que vem, no mínimo, continuará com a fórmula atual. Está no Estatuto do Torcedor, não pode mudar todo ano.

Ou seja, pra quem vê o quadro de hoje e compara com outros países, é óbvio que vê os inúmeros problemas que de fato existem. Mas temos que analisar também como era e como está. E neste ponto, vejo muita evolução nos últimos anos.

m.rodrigo.oliveira disse...

E tem outra.

Essa história de que time grande não deveria participar de Estadual, é coisa de quem mora em Capital.

O Estadual aproxima os grandes times de suas torcidas no interior. Ajuda a reforçar o vínculo. A Dupla virá a Santa Cruz do Sul duas vezes este ano (Avenida x Inter e Santa Cruz x Grêmio). A cidade vai parar nestes dias.

Duvido que isto não seja positivo para os clubes.

Guilherme Mallet disse...

Rodrigo,

Claro que sempre haverá um argumento ou outro para dizer que MELHOROU. Mas só um pouquinho, a FGF tem os mesmos gestores há anos!

Uma das alternativas possíveis ao campeonato seria ter jogos apenas em cidades-núcleo de cada região, por exemplo, Santa Maria. Tendo o respaldo da dupla e um calendário decente e firme, a Prefeitura poderia construir um estádio legal. Todos os jogos da região seriam lá.

Não acho que o problema seja a falta de qualidade dos jogadores. Eles incomodam, são profissionais e que treinam sem infra-estrutura. Mas para receber um jogo com um time de ponta é necessário ter estádio apto para isso.

Quer a Dupla na sua cidade? Pede pro Prefeito construir um estádio, razoável. Olha o Estádio do Vale do Nóia. Simples e eficiente. Arena da Floresta no Acre, pequena e eficiente.

Vale a pena. É investimento.

Abraço.

Lucas Stephanou disse...

Pessoal, entrem no site da fifa

http://www.fifa.com/index.html?language=en

votem na enquete de qual o melhor time campeao da libertadores dos ultimos 5 anos.

geoband disse...

OFF

Acabou agora o 1º tempo do Sulamericano sub 20, Brasil x Uruguai...

Bueno, temos um baita centroavante dentro do BR e parece que apenas o responsável pela escalação do time principal não sabe...aliás, deve saber sim ($$$$$$!!!!!!).

P/ mim, Walter formaria nossa dupla de ataque com Nilmar. Bota o cara p/ jogar enquanto o recente contratado adquira condições físicas p/ jogar.

Walter é de ofício. PQP!
É matador!

col disse...

Mallet,

De fato o Bovinao eh uma vergonha.

Roberto disse...

Eu vejo, eu gosto, eu quero. Acho o campeonato mal administrado, mal organizado, mal planejado, mal feito. Creio que se fosse bem tratado, poderia ser melhor para todo mundo: dupla Gre-Nal e clubes do interior. Acho que o Gauchão pode ser um campeonato barato e lucrativo. Acho que pode ser equilibrado e emocionante. Acho possível mobilizar o torcedor do interior (e dos bairros de Porto Alegre) para que apóie os clubes locais, sem que isso traga prejuízos financeiros para os grandes da capital. Mas não vejo a FGF trabalhando para isso. Quando fizerem, até os estádios dos pequenos terá melhor estrutura.

Sou de Porto Alegre, fanático de chorar sentado no meio-fio de calçada quando o time perde, mas tenho um pouco do espírito anti-Gre-Nal em respeito ao futebol do interior.

Sou pelos Estaduais SEMPRE!

Um abraço.

Sandro MS Silva disse...

Gente, respeito todas as opiniões, mas eu sou a favor dos estaduais.1º)pela tradição; 2º)as vezes, essa competição "maldita" salva o ano de muito clube; que diga nosso eterno freguês, que quando ganha, seus alucinados torcedores o colocam no nível da Libertadores!; 3º) é sim uma preparação para competições mais importantes; vide 2006.É isso.E por favor, acessem o blog do Morcego Vermelho: http://redbatduck.blogspot.com.Fui!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]