quarta-feira, janeiro 14, 2009

4 Internacional e Carnaval


O Internacional tem ligações históricas com o carnaval. Na sua fundação, estavam presentes em grande número membros das duas principais entidades carnavalescas da época: os blocos Venezianos e Esmeralda.

Em junho de 1922 a Sociedade Carnavalesca Filhos das Ondas organizou um concurso para saber qual o clube esportivo de maior simpatia na cidade. O público votaria em cupons localizados na sede da entidade e em uma loja do centro de Porto Alegre, até o dia 5 de julho. Em 24 de junho as sociedades mais votadas eram o Barroso (remo), Internacional (futebol), Ciclista Riograndense (ciclismo) e Concórdia (futebol).

Em maio de 1933 o Clube Carnavalesco Pandega realizou um festival em homenagem ao Internacional.


Um dos maiores craques colorados, Tesourinha, era assim apelidado por causa do bloco "Os Tesouras", que foi fundado por sua família.Vicente Rao, um dos mais célebres torcedores colorados, foi Rei Momo de Porto Alegre de 1950 a 1972.

Nas décadas de 1970 e 1980, um dos grandes acontecimentos do carnaval porto-alegrense era o "Baile do Vermelho e Branco", realizado no Gigantinho.

No carnaval de 2002 a escola de samba carioca Caprichosos de Pilares homenageou o Rio Grande do Sul, tendo entre as alas uma representando o Internacional e outra o Grêmio. Um mês antes do carnaval já haviam sido vendidas 160 fantasias coloradas contra apenas 43 gremistas. A previsão dos organizadores era de que a ala colorada fosse a maior de toda a escola.

A Torcida Organizada Camisa 12 possui uma ala na Imperadores do Samba, uma das escolas de samba mais tradicionais da cidade (e que é vermelha e branca).

O Centenário do Internacional serviu de inspiração para muitos carnavalescos, e o Colorado será alvo de homenagem em várias cidades.

A Imperadores do Samba, decidiu homenagear o Centenário colorado, e seu próprio cinqüentenário, com o tema “150 anos de história: vermelho e branco, uma só paixão”. A escola já havia vencido um carnaval com um tema relacionado ao futebol e ao Internacional, em 1988, quando homenageou Falcão.

Em Uruguaiana, a Bambas da Alegria tem como enredo “100 anos do Internacional.” Esta escola, com poucos anos de vida, teve como melhor desempenho um 3º lugar no carnaval da cidade.

Em Cruz Alta, a vermelho e branco Imperatriz da Zona Norte, preferiu homenagear os cem anos do clássico Gre-Nal, com o tema “Duas Paixões num só Coração”.

Na distante Aquidauana (MS), a escola de samba Igrejinha tem como tema-enredo “Dos Pampas ao Pantanal o Futebol é Motivo de Paixão”, homenageando ao Comercial (time local) e o nosso Internacional.

O carnaval de 2009 promete ser vermelho e branco em muitas cidades brasileiras!

Para quem quiser ouvir:

Samba-enredo da Bambas da Alegria
http://www.mp3tube.net/es/musics/Bambas-da-Alegria-Samba-Enredo-2009-Internacional-POA/234877/

Samba-enredo da Imperadores do Samba:http://www.mp3tube.net/musics/Imperadores-do-Samba-2009-Imperadores-do-Samba-2009/215282/

Fantasias da Imperadores do Samba:
http://www.internacional.com.br/pagina.php?modulo=2&setor=18&codigo=8095


4 Comentários:

Anônimo disse...

maneiro!

Fernando Gonçalves disse...

Sabe tudo esse Prof. Raul !

Fernando Gonçalves disse...

Mais uma pro Inter :

A equipe de redação do blog Faz Caber da Revista Época fez uma eleição interna e elegeu o escudo do Inter como o mais bonito da Série A.

É lindo mesmo.

Segue link :

http://colunas.epoca.globo.com/fazcaber/2009/01/05/os-dez-escudos-mais-bonitos-do-brasileirao-2009/

col disse...

Legal, Raul! Valeu pelos sambas-enredo, ainda nao conhecia.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]