sexta-feira, fevereiro 29, 2008

48 QIF - Inteligência para jogar Futebol

48 Comentários





Grito da Social
Escrito por NELSON BARON

Assistimos por aqui vários clubes que jogam por música, mesmo não tendo grandes jogadores, o que fica muito claro é a cultura tática do time, é o DNA do Clube, um desses exemplos mais típicos é o futebol apresentado pelo Boca Juniors, que apesar de não apresentar atualmente nenhum craque, exceção feita à Riquelme, sempre dá ´aula de jogar futebol` e ´deita e rola` há muitos anos aqui no futebol sul-americano.
É um time que joga o jogo de pé em pé, muita marcação e jogadas pelo lado e constante ida ao fundo do campo. Interessante é a incansável insistência neste jeito de jogar, buscada por todos seus jogadores. Mesmos os mais modestos jogadores, cultuam este padrão de jogar. É um futebol muito inteligente, de marcação, sem violência, futebol coletivo que nem é preciso dizer trás grandes conquistas ao clube mundialmente mais famoso do futebol sul-americano.
Fiquei pensando sobre nosso eterno assunto, o Inter, quais dos nossos jogadores tem esta inteligência superior para jogar esse futebol inteligente praticado pelo Boca ?


Time 2008 Renan-sim, Indio-não, Orozco-não, Marcão-sim, Edinho-não, Magrão-sim, Guinazu-sim, Iarley-um dia teve, Alex-sim, se jogasse contra os grandes o mesmo que joga no Beira-Rio contra os pequenos, F9-sim, Nilmar-sim, WM-não, Sidney-sim, Danny-sim, Maycon-não, Ramon-não, Clemer-não.

Time do Mundial e LA2006 Clemer-não, Granja-sim, Ceará-sim, Bolivar-sim, Eller-sim, JWagner-sim, Edinho-não, Fabinho-não, WM-não, Tinga-sim, F9-sim, Sóbis-sim, Vargas-sim (é do Boca e Bi-Mundial - como Iarley), Michel-não, Gabirú-não, Mossoró-não, Chiquinho-sim, Renteria-não, Pato-sim, Renan-sim, Alex-não jogou muito em 2006-adversários muito qualificados, Iarley-sim, mas praticamente não jogou a LA.

Vejam a gritante diferença de qualidade, o mais incrível é que os Não de 2006 (Edinho, WM, Alex e Iarley) foram as referências de 2007 e o são em 2008, que com exceção do Edinho jogam ´liberados em campo` , ficando o sacrifício pro Guinazu, Magrão, F9 e Nimar, que são os mais visados pelos adversários e coincidentemente os que mais sofreram lesões neste ano.

Talvez possamos explicar os fracassos de 2007 e as grandes dúvidas para 2008..., pois este atual DNA não é o do Inter.

6 E O OCTA COMEÇAVA

6 Comentários

Essa foto vem do meu arquivo pessoal. Conheço essa foto desde criancinha. É o meu Pai que muitos de vocês conhecem a direita, com a faixa de "Campeão 1969" em comemoração ao Titulo Gaúcho de 1969. Essa foto já tirada aqui nos EUA no nosso primeiro apartamento. Pela arvore de Natal da pra adivinhar em que epoca do ano eles estavam. Meu Pai já naquela epoca ligava seu Radio (ate hoje ele é viciado em radios) Ondas Curtas e colocava na Janela do Apartamento que era no oitavo andar e ai passava horas tentando escutar o jogo pela Radio Guaiba nas ondas curtas. Era um barulho de radio entrando e saindo de sintonia,outras emisorras de outros paises misturando com a Guaiba ou Gaucha. É uma das minhas memorias mais velhas. Eu nem entendia bem o que aquela gritaria toda. O Inter ganharia 8 titulos Gaúchos consecutivos, um recorde.

Um curiosidade. O Amigo dele na foto que é uma pessoa super bacana (mas que infelizmente não vejo a muitos anos) é Tio ou algo assim da Mulher do Alex (que joga na Turquia). Se não me engano a mulher do Alex é Gaúcha. Bem que o Alex poderia jogar no Inter, ele joga demais.

21 QUEM INVENTOU O AVIÃO?

21 Comentários

Faz essa pergunta no Brasil e a resposta é Santos Dumont.

Faz essa pergunta nos EUA e a resposta é The Wright Brothers.

Faz essa pergunta na Europa....bom não sei, talvez alguem que more na Europa possa fazer esse teste.

Agora quem escreveu o TEMA DA VITORIA que se ouve cantar nos estadios de futebol?

Pergunta a 99% do Brasil e vão te falar "A Torxxida do Flameengooo".

Pergunta a Colorados e eles vão dizer "A Popular".

Sim tem o cara que escreveu a musica original, aquela do Senna, mas eu to falando dos cantos que se ouve nos estadios de futebol. A globo hoje no Bom Dia Brasil teve uma reportagem especial do Eric Faria sobre a origem dessas musicas e vergonhosamente o cara que pegou emprestado a musica da popular do Inter agora ta tenatndo levar o credito totalmente pra si. Diz ele "Passei Dias, Dias...escrevendo isso"! Fala serio! Esse mesmo cara adimitiu ano passado que ele escutou a musica no jogo no Beira Rio que o Inter meteu 3 no Flamengo e depois no Aviao de volta ao Rio fez a versao do Flamengo.

Mas lamentavel é a Globo que sabe a verdade mas agora espalha para o Brasil todo que a musica é de origem do Flamengo. Ganha quem tem mais midia!



Voltamos ao Avião. Esse topico pra mim é brabo. Eu cresci aqui nos EUA aprendendo que os Wright Brother inventaram o aviao. Ai em 1979 quando fui morar no Brasil, me falaram no colegio que um tal Santos Dumont inventou o Avião...Ué??? Já estudei o caso varias vezes, inclusive esses dias vi um documentario Americano sobre o Santos Dumont, que fala muitissimo bem dele, mas evita a questao de quem inventou o aviao. O problema ocorre porque em 1906 quando o SD tomou voo no 14 Bis supostamente os Wright Brothers já haviam voada a 3 anos...mas em segredo. So depois que vazou a noticia. Em 1909 os WB finalmente voaram em paris e aí que começou a mudar a historia, literalmente.

Eu como cidadão dos 2 Países posso dar minha opinião sem Nacionalismo (pois tenho sentimentos por ambos os Paises). Eu acho que os Wright Brothers voaram mesmo em 1903, mas se tu vai fazer em segredo e depois vai esperar 3 ou 4 anos pra contar pro resto do mundo bom ai a culpa é sua! Voce não pode tirar o credito de alguem que fez tudo em praça publica, bateu os recordes e ainda ganhou os premios oferecidos na epoca para o primerio a voar.



Mas com o tempo, a fraca influencia Brasileira no Mundo e a forte influencia Americana praticamente apagou o Santos Dumont da historia Mundial. Em Paris em 1906 um jornalista Frances chegou a escrever: "quando esse seculo terminar uma pessoa com certeza continuará a ser famoso, Santos Dumont". Como o cara tava engando. Infelizmente o SD fora do Brasil é praticamente desconhecido.

A verdade mesmo é que não ouve UM inventor do avião, varias pessoas incluindo o SD e os WB tiveram grande influencia em aviação mas se é pra coroar uma pessoa acho que teriamos que coroar aquele que já havia sido coroado na epoca! Mas ao menos esse documentario da seria "NOVA" da rede Publica (PBS) de TV Americano fez jus a genialidade do Santos Dumont. Quem sabe um dia os cineastas Brasileiros param de fazer filmes de crimes em favelas pra quem sabe contar a historia do Santos Dumont (e não to falando de Mini Serie da Globo!).

Bom então é mais ou menos assim (guardada as devidas proporções) sobre o caso do TEMA DA VITORIA onde a Globo Rio/Flamengo com sua força distorce a verdade e hoje 99% do Brasil acredita que foi esse Flamenguista que levou o Tema Da Vitoria para os Estadios de futebol.

Veja as mentiras:



PS: Essa foto foi enviado pelo Fabio Ourique, o Fusca Colorado, e não tem nada a ver com o topico hehehe, mas queria colocar ela no ar. valeu.

136 MATA MATA #3

136 Comentários
OK o Bloguista # 3 ganhou do Bloguista #4 e vai para a proxima fase. #3 por Favor me manda seu proximo texto. Topico Livre. (Parabens aos 2 por terem escrito o topico com o numero recorde de comentarios: 209)

Lembrando para os Escritores não revelarem sua identidade e so faze-lo se quiser apos o termino da campetição. E mais um lembrete: não vale pedir para amigos e familiares votarem em seu favor. Apenas votos de leitores frequentes do Blog vão valer. E talvez a maioria não tem visto mas talvez queiram dar uma olhada no ultimo comentario no Topico da Diana de Segunda Feira.

Vamos então para o proximo Mata Mata. Leia e vote!

BLOGUISTA #5

A morada e o Ethos colorado...

O termo grego ethos, traduzido para a cultura ocidental por ética, designa originariamente morada, ou seja, o habitat, lugar onde o ser humano se sente acolhido e abrigado. Num segundo sentido, ethos significa também costume, modo ou estilo habitual de ser. A morada, vista assim, metaforicamente, indica justamente que, a partir do ethos de cada ser humano, o espaço do mundo torna-se habitável (ou não) para ele (NOGUEIRA, 1989).

Tudo isso em nada tem a ver com aula de ética. Apenas me faço valer do conceito de Ethos para traçar um paralelo com a morada sagrada de toda legião de colorados e coloradas – o Gigante da Beira-Rio. Como bem sabemos, o Beira-Rio não é habitat natural para qualquer tipo de pessoa, não é dado a qualquer tipo profissional. Muitos adentram e passam por nossa morada, mas para nela permanecer e fazer história é preciso ter o que costumo denominar como ETHOS COLORADO.

Mas quais seriam os atributos, as características ou o estilo habitual de ser que melhor identificariam um profissional possuidor do ETHOS colorado? O recente episódio envolvendo as supostas negociações com o jogador Diogo Rincón me fez refletir mais profundamente sobre esta relevante questão. Ouvindo a uma entrevista do atleta num programa esportivo, no qual propagava aos quatro ventos seu amor pelo clube que o projetou, sua identificação com a torcida colorada, tal e coisa, coisa e tal, surpreendeu-me sua resposta diante da simples e fatídica indagação lançada pelo repórter: “Você jogaria no Grêmio?” Eis que a resposta do boleiro foi mais ou menos a seguinte: “Olha, minha prioridade é o Inter, porque sou colorado, amo o Inter, a torcida colorada, mas sabe como é que é, um amor mal correspondido...”.

Foi aí que, na minha perspectiva bem peculiar, a maionese discursiva do cara desandou e seu barraco desabou para os meus padrões de exigência. Como diria o professor Raimundo: Tava indo tão bem...

A pergunta feita pelo repórter foi bem simples, porém muita coisa se explica a partir dela. E lamento dizer: Se o Rincón e sua família não gostaram do que falou o Abelão, então pra mim o jogo ficou 1 a 1 porque também não gostei do que disse o rapaz, ainda mais assim com “toques sutis de ameaça”. Ainda que viesse com aquela ladainha clichê do tipo “olha, eu sou profissional” tudo bem, ainda que entenda não ser esta a resposta mais característica daqueles que possuem o verdadeiro ETHOS colorado. Agora, dizer-se colorado numa frase e na sentença seguinte aceitar passivamente – ainda que remotamente – a possibilidade de vestir a mortalha zebrada azul, preta e branca equivaleria, a meu ver, fazer um golaço de bicicleta nos moldes daquele do Nilmar na final da Dubai Cup: só que contra a própria meta. Sem falar que a suposta negociação tratava-se de mais uma estratégia-especulatória idealizada pelo empresário, para valorizar o passe de seu pupilo. Lamentável…

Alguns poderão entender este meu posicionamento como radical, extremista, fruto de fanatismo cego e tentarão contra-argumentar: Ah, mas o Tinga já vestiu a mortalha zebrada? E daí, tem ou não tem o Ethos colorado? Pois respondo de bate-pronto: O “Nêgo Tinga” tem o mais legítimo Ethos colorado, e explico. Era um jovem humilde, morador do bairro Restinga quando – mesmo sendo colorado – teve a oportunidade de jogar e fazer carreira no arqui-rival. Assim o fez, inclusive com certo brilhantismo. No entanto, tendo atingido o sucesso futebolístico e financeiro não hesitou em escolher a nossa morada sagrada para habitar. Sim a escolheu em um momento de sua carreira em que poderia ter escolhido qualquer outra morada de grandes clubes do Brasil ou do Mundo. Então para mim, esta é uma das características que difere quem tem e quem não tem o Ethos colorado: jogador afirmado, que tem a possibilidade de escolher entre diversos clubes e cogita – ainda que remotamente, por especulação ou simples brincadeira jogar no rival esse não tem o ethos colorado. Claro que não é só isso. Reconhece-se um profissional com ETHOS colorado por sua atitude, garra aliada à técnica tão característica de nossos grandes craques do passado como Dom Elias Figueroa, Falcão, Dunga (tá bem, este mais garra do que técnica) e Gamarra. Este último, por sinal, chegou inclusive a rogar aos céus “em rede nacional” – e eu vi – que Deus o ajudasse a nunca passar por dificuldade financeira a ponto de ter que vestir a camisa do arqui-rival. Do passado mais recente temos o Sóbis (que recentemente mandou o banguela do Pelaipe catar butiá no asfalto quando ousou cogitar imaginá-lo vestindo a mortalha zebrada), Daniel Carvalho, o inesquecível Librelato (que Deus o tenha), sem falar dos craques do presente que ainda habitam nossa morada como o caso de Nilmar (nosso filho pródigo), Fernandão, Iarley, Índio (que literalmente deu seu sangue pelo Inter na grande batalha), o recém-chegado Guina, e tantos outros que são ótimos exemplos de profissionais para os quais eu tranquilamente emito o Selo Ethos Colorado de qualidade e confiabilidade.

Se você discorda desta “teoria”, faça-se a fatídica questão: Aceitaria – por alguma quantia ou circunstância – torcer pelo rival?

Obra citada: NOGUEIRA, J. C. Ética e Responsabilidade Pessoal. In MORAIS, R. de. Filosofia, Educação e Sociedade (Ensaios Filosóficos). Campinas, SP, Papirus, 1989.



BLOGUISTA # 6

A volta de Nilmar e as expectativas para o resto do ano.

A semana marca para hoje um jogo decisivo em termos de momento colorado. O Colorado mais querido do Brasil enfrenta o São Luiz e uma vitória deixa o grupo tranquilo pra pensar na estreia na Copa do Brasil na próxima quarta-feira. Mas, o que anda pela cabeça do torcedor colorado?

Nilmar logo logo vai estar disponível e que time mandar a campo, então? Hoje não joga Alex e na falta de um cara do meio, da maneira que pensa o Abel, o Fernandão seria recuado pro meio, ficando o ataque para o Iarley e o Nilmar. Particularmente, sou da velha escola que dizia, não se mexe em time que esta ganhando.

Nilmar, voltando de lesão, que vá entrando no decorrer dos jogos no lugar dos atuais atacantes Fernandão ou Iarley. O grupo é grande e tem que ser administrado, todo mundo quer jogar, e o trabalho principal do treinador é convencer cada jogador a esperar a oportunidade na posição em que ele, jogador, irá render melhor.

Outro problema dessa fase do ano é que esses jogos ditos mais fáceis, atrapalham nas conclusões sobre os jogadores e o time. Dou um exemplo, num ano o Mossoró fez ótimas partidas no gauchão para ir abaixo do razoável em jogos contra times mais fortes. Alex esta se destacando agora, mas tem que se fazer essa ressalva.

Esperemos que o Inter siga mantendo o embalo sem subir no “salto”. Eu como torcedor espero sempre ganhar tudo. Mas confesso que para mim o título mais saboroso do ano é o de Campeão Brasileiro. Para mim o campeonato mais difícil de ganhar de todo o mundo.

Um grande braço a todos.

E Vamo Vamo Inter !!!

quinta-feira, fevereiro 28, 2008

10 Blog Vermelho 2.0

10 Comentários
Estou fazendo uns ajustes na barra de navegação ali em cima. Alguem havia falado sobre a dificuldade em navegar e achar Topicos antigos, eu ja havia notado isso mas não tinha conseguido ajeitar. mas agora depois de passar um tempo procurando soluções no Google achei uma maneira de dar uma ajeitada.

Então agora se você clicar em ARQUIVO logo ali em cima, primeiro voce vai notar que a ordem agora é de semana mais recente pra mais antigo. Depois se voce clicar em uma das semanas, mais uma novidade, abre uma pagina com apenas o Titulo do texto e do Autor. Isso facilita achar textos em vez de ter que olhar por textos inteiros daquela semana . Agora é só escolher a semana e ali estará uma lista de todos os textos daquela semana. Uma nota para os Bloguistas: Para que isso funcione inclua um titulo no seus textos, se nao seu topico ficara perdido no arquivo (o Nelson e Malafa em especial tem a tendencia de não usar Titulo nos seus textos, talvez a partir de agora voces queiram usar por essa razão - podem testar no arquivo seus topicos antigos e vao ver que não tem como ve-los alem de seu nome - Se quiserem arrumar seus textos antigos é so editar e incluir um titulo. Eu tambem tinha feito isso algumas vezes).

Outra dica aos Bloguistas (coincidentemente novamente uma tendencia do Malafa e Nelson heheehhe jura não to pegando no pé de voces é so uma coincidencia) tentam escrever seus textos diretamente no editor do Blog. Eu tenho notado que escrevendo o Texto em outro programa e depois colando ele no Blogger da alguns erros de HTML o que tenho quase certeza que é a causa de algumas pessoas terem o problema do Blog so carregar pelo meio.

Não consegui achar uma maneira de incluir a data nessa pagina então não adianta pedir, pois não tinha como. Mas acho que agora é bem mais facil vasculhar pelo arquivos do Blog Vermelho.

Se eu ajustar mais algumas coisas eu coloco aqui depois.

PS: E lembrando que na coluna direita do Blog tem o BV Pesquisa onde você pode procurar topicos especificos no Blog.

68 Acabei!

68 Comentários
Escrito por Diana Oliveira

Desde segunda-feira minhas ocupações arquitetônicas têm sido um tanto exaustivas. Pra falar a verdade arquitetura quando não esgota, apenas cansa. Todo arquiteto sente uma leve e inexplicável atração por sofrimento, como o atleta pela dor. Completei nos últimos dias uma tarefa sacal, modificar o projeto pronto de um mini-complexo que abrigará um auditório com capacidade para 120 pessoas, uma sala de conferências e um ambiente para recepções. O cliente resolveu não gostar da escada. Alguém aí tem idéia do tempo que se leva pra detalhar uma escada? Também pediu que acrescentasse uma porta. As duas breves solicitações provocaram re-trabalho em nove arquivos: efeito dominó. Um saco.

Mas hoje eu finalizei. Acabei de acabar. Aliviada, refletindo sobre a vida, responsabilidades e tudo mais, volto à partida de ontem. Existe a máxima de que o jogo só acaba quando termina. Também sei que o pior erro numa disputa é subestimar o adversário. Mas é muito fraco o Nacional de Patos. Conforme vi na manchete do Wianey, imaginem um jogo entre o Nacional e o Jaciara... Cruzes.

Não falo isso por tentar desmerecer a vitória, tampouco seria uma tentativa de humilhar os frágeis adversários. É que percebi claramente no Inter a mesma disposição pra esse jogo que a minha para o trabalho dos últimos dias. Acho que se pudesse ler pensamentos encontraria em negrito, por trás da placa de titânio na testa do Fernandão, as palavras por mim pronunciadas em meu ofício da semana: Que saco!

Capitão perdeu um gol feito. Absolutamente todos em campo erraram passes. Welington Monteiro talvez tenha sido o mais displicente e não é de hoje a reivindicação dos torcedores: Bustos é da posição e muito mais jogador. Mas essa questão é tática, ou técnica, de acordo com as pretensões do treinador. Falo de postura, e individual, pois como grupo o resultado foi bastante satisfatório.

Fico num dilema, até que ponto o lamento em jogar essas partidas é condenável? Hoje à tarde estarei com o proprietário do futuro auditório e nem passa pela cabeça dele que eu acho um porre modificar um detalhamento completo, totalmente pronto. Ele é cliente, não posso me negar a fazê-lo, mas que é uma droga, isso é. De certa maneira me identifiquei com a função dos jogadores e até que saíram belos gols. Guiñazu marcou seu primeiro com a camisa colorada. Magrão fez um bonito gol também.

Penso que tudo são ossos do ofício. Não existe liberdade sem responsabilidade. Não há como vencer a Copa do Brasil sem passar pelo jogo sonolento de ontem. Não tem como seguir a execução do projeto sem efetuar as porcarias de modificações. Faz parte. Se tiver má vontade sou capaz de cometer algum deslize, que estoura na obra lá na frente. Se caírem no hábito desleixado de jogar, podem perder uma partida classificatória.

Um pouco de virtude e persistência a todos nós.

Segue o baile.

quarta-feira, fevereiro 27, 2008

60 INTER x Nacional de Patos: A,D e D

60 Comentários
O Caminho Rumo a Tokyo 2009 começa hoje. Vale lembra o provavel caminho do Inter nessa Copa.

- Primeio Adversario: Nacional da Paraiba.
- Chapecoense que ganhou do Guarani, como provavel segundo adversario.
- Terceiro adversario nas OITAVAS deve ser ou Vitoria da Bahia ou Paraná.
- Na QUARTAS de final nosso maior Rival deve ser o PALMEIRAS com ainda a possibilidade de Sport, Brasiliense ou Ulbra.
- Na SEMIFINAL o adversario mais conhecido do Inter pode ser o VASCO. Outros possiveis confrontos na SEMI FINAL seria, Juventude, Atletico Paranaense ou Bahia. Alem de varios outros Zé Nobody's.
- Já na Final, se o Inter chegar lá as maiores possibilidades são as seguintes: Grêmio, Corinthians (duvido!), Botafogo, Galo e Nautico. O resto são mais clubes mais fracos...tipo Portuguesa, Goias, Fortaleza etc...

Vamo lá!

_______________

Grande Vitoria 4x0. Alex de novo fazendo Gol. O Alex já tem 21 pontos e nem um outro jogador do Inter chegou a 10 ainda. Quem diria até agora Alex é o jogador de 2008.

PRODUÇAO OFENSIVA 2008

Hoje:
Gols - Alex, Guinazu (Alex), Fernandão, Magrão (Guinazu)

JOGADOR GOLS - ASSISTENCIAS - PONTOS

Alex 7 - 7 - 21
Iarley 4 - 0 - 8
Fernandão 3 - 2 - 8
Marcão 3 - 1 - 7
Magrão 1 - 3 - 5
WM 1 - 3 - 5
Guinazu 1 - 1 - 3
Nilmar 1 - 1 - 3
Indio 1 - 0 - 2
Danny 1 - 0 - 2
Guto 1 - 0 - 2
Bustos 1 - 0 - 2
Ramon 1 - 0 - 2
Andrezinho 0 - 2 - 2
Gil 0 - 1 - 1



62 Torre De Babel

62 Comentários
Postado por Malafa

Pois ontem o Luis postou mais um mata-mata entre os novos blogueiros/bloguistas (vamos fazer um concurso pra achar um termo melhor?) e a galera supostamente deveria votar em qual dos dois textos tinha gostado mais.

Como quase sempre, depois de um tempo o assunto toma outro rumo e acaba se discutindo escalação, treinador, direção e o escambau. Porém, nesta terça o troço foi mais ‘violento’ do que o normal, batendo os recordes de comentários do BV.

Do caralho, fico contente pelo sucesso do blog e de fazer parte desse time de loucos e apaixonados pelo clube. Mas (and there’s always a but, right Louis?), a grande maioria dos comentários não era acerca do post!

Tá certo meu pessoal, aqui é o espaço mesmo pra gente discutir e conversar, mas precisa ser tanto assim? Hehe. Toda vez que a gente tenta racionalizar uma paixão, acaba falando bobagem – quem nunca foi apaixonado bobo que jogue a primeira pedra.

Então pasmem, mas eu decidi controlar um pouco a minha paixão pelo Inter. Porque o clube não paga o meu salário, porque o Abel ou qualquer outro técnico vai e vem e porque jogador é profissional e se acabar a relação de trabalho hoje, amanhã ele procura outra coisa e vai beijar outro distintivo.

Vou contar uma historinha: Seu Malafa Pai, meu progenitor, comprou cadeira e ajudou a erguer o Beira. Trabalhava viajando pelo interior do estado, e sempre que vinha a Porto Alegre ia até às margens do Guaíba ver como estava a obra e ficava sonhando onde seria a cadeira dele. Meses se passam, o Beira estréia e meu véio está lá, curtindo os jogos. Final de 75, lá estava o cidadão pra acompanhar a partida. Porém, incauto ou metido a macho, havia comido uma feijoada ao meio-dia. Em Porto Alegre. Em dezembro. E jogo do Inter. Obviamente passou mal, teve que sair às pressas do jogo e o médico o aconselhou a vender a cadeira. Desde então nunca mais pisou no estádio e eu me criei indo ao Gigante na companhia de vizinhos e do zelador do meu prédio.

E eu não acho que ele estivesse errado nem por um minuto! Não vale a pena se estressar tanto por um jogo, que assim como a grande maioria dos esportes, foi inventado como forma de diversão. Torça, berre, grite, chore, ria, partilhe com os velhos amigos – ou com os novos cada vez que você abraça o cara ao lado que nunca viu quando sai um gol rubro. E acima de tudo, divirta-se, a vida é muito mais que contas a pagar, Abel e Píffero. Groovy, baby!

++++++++++

Ah, não falei nada do jogo de hoje né? Acredito que muita gente esperava um post sobre nossa estréia na Copa do Brasil. Perdão, acordei de bom humor hoje e não tava a fim de discutir se joga esse ou aquele. Programa pra hoje? Reunir os amigos colorados, churrasquinho se a carteira permitir, e uma humilde cervejinha gelada pra festejar bons momentos. Porque não se espera nada menos que uma vitória tranqüila à noite. Ou alguém leva medo desse jogo? =o)

Foto da minha formatura, com a galera que ia aos jogos junta.

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

209 MATA MATA #2

209 Comentários
No Mata Mata #1 o Bloguista #2 ganhou do #1 por 19 votos a 4. Bloguista 2 entra para a proxima fase. Bloguista 2 por favor me envia seu novo texto para a proxima fase (semi finais) com topico livre.

Agora Vamos para o Mata Mata #2. Leia e deixe seu voto para aquele que você achar melhor.

BLOGUISTA 3

Abel. Um Gênio incompreendido?


Exercitando uma das singulares características do animal humano, pensar sobre o futuro, o que por sinal é a origem de vários males e doenças, imaginei como daqui a vinte anos lembraríamos desses anos de conquistas Coloradas e nesse tempo, então, como trataríamos o nosso treinador Abel. Tenho certeza que será lembrado como grande treinador, um dos maiores da história, por alguns, um gênio incompreendido. Sim, o tempo é benevolente com essas questões de competência, bondade, honestidade entre outros adjetivos menos cotados. Na ausência do seu tempo, da sua secularidade, as deficiências se esvaem e as qualidades se inflam. Quem depois de vestir o paletó de madeira é lembrado pelos seus fracassos, vilanias e desvios de caráter? Todo jogador ancestral, hoje, e torna "Craque", excelente. Mas retornando ao Abel, a questão é: Voltando ao presente o que significa na realidade colorada a presença dele? Algumas características suas afirmo e para mim a principal é que Abel não é covarde, ele nunca joga para empatar. Abel perde a voz. Abel xinga. Abel dá ponta-pés. Abel esmurra. Abel é paizão. Abel é padrasto. Mais que isso não posso dizer. Tática, estratégia? Tenho dúvidas se Abel é a cabeça pensante do Inter e que tenha essas habilidades como diferencial. Por vezes, Abel parece um míope a beira do campo ou com preguiça de pensar adotando sempre soluções pré-concebidas. Mas em algumas ocasiões Abel é gênio na montagem, na mecânica da equipe. Como explicar esse viés de loucura e inconstância? Talvez a sorte bafeje o nosso treinador e ele esteja no local certo, na época certa com os jogadores certos e com o presidente certo. Talvez seja mesmo um gênio, esporádico, regido pelas leis da probabilidade ou melhor das necessidades.

No futuro, Abel será reverenciado pela mídia e pelas novas gerações. Ganhará qualidades que nem ele, o próprio Abel, na sua mais soberba loucura pensou possuir. E nós que presenciamos os fatos ficaremos em dúvida, com a mente embaralhada, perdida entre o passado e o presente, sem saber como tudo realmente se deu.


BLOGUISTA #4

Alguém sabe a resposta?

Há muitos mistérios não resolvidos ou satisfatoriamente explicados na humanidade. Como surgiu o Universo? Já sabemos que o Big-Bang não foi o início de tudo. Novas teorias surgiram e ainda vão surgir com a evolução humana. Jesus existiu mesmo? Talvez sim. Mas onde estão as provas concretas? Eu não confio na Igreja Católica, instituição falida, a meu ver. E Adolf Hitler? Se matou mesmo ou ainda vive, morando em algum canto? Talvez viva espiritualmente dentro de cada um daqueles que só pensam no poder de manipulação das massas e na superioridade em relação às outras pessoas.

Eu não sou cientista, não tenho pacto com o Diabo, nem sou historiador pra ficar tentando resolver essas questões. Sou uma pessoa simples, incapaz de solucioná-las, que espera que algum especialista chegue a alguma conclusão. Mesmo assim, tem UM mistério que, como torcedor e sócio colorado, ou mesmo como simples fanático por futebol, gostaria de resolver: porque alguns técnicos gostam tanto de cultuar o BRUXISMO? E olha que temos muitos MESTRES por aí nessa nova “ciência”. Eles criam as mais mirabolantes e inventivas fórmulas para que a magia aconteça, custe o que custar, doa a quem doer.

Mas será que não há uma outra intenção por trás disso tudo? Será que a magia não está, na verdade, focada na análise crítica pós-jogo? Será que o que falamos não é exatamente o que eles queriam que nós falássemos? Será que não somos simples marionetes sendo manipuladas pelos gênios da casamata? E se pensarmos bem, isso não seria nenhum absurdo. Vários imperadores romanos manipularam e iludiram seus seguidores durante anos. E num local que nós sabemos que era uma espécie de estádio da época, o Coliseu.

Pois é, senhoras e senhores. Tal qual um verdadeiro César com seus louros, nós estamos diante de imperadores que jogam seus fiéis gladiadores aos leões ou em lutas sangrentas entre si, para que eles “se virem” pra conseguir o sinal de positivo do público fanático. Enquanto isso, a figura deles fica praticamente intacta, pois a atenção está toda voltada a esses lutadores que sempre levam a culpa na arena, em casos de insucesso (e até mesmo em alguns sucessos!). Todas as suas invencionices, desmandos, mediocridade, ficam maquiadas, ainda mais quando isso tudo dá certo e ganha aprovação da torcida.

É por isso que eu digo: ABELHÃO, PARE DE INVENTAR FÓRMULAS E SE PROTEGER ATRÁS DOS TEUS BRUXOS!! Seja o líder da colméia que se espera que você seja e coloque seus melhores gladiadores em suas respectivas posições.

46 Vou contar uma coisa

46 Comentários
Escrito por Diana Oliveira

Com o novo concurso para bloguista BV, acabei recordando a minha participação na primeira edição. Escrever publicamente, pra mim, teve importância como algo inusitado, novo. E tudo que fazemos pela primeira vez desperta atenciosamente os sentidos, motivação, frio na barriga. Isso é intransferível e delicioso. Quando aparecia meu texto junto de outro concorrente eu sentia uma combinação estranha de ansiedade, queria ler de uma vez e também não queria. Loucurinha muito louca.

Mas aconteceu uma sucessão de fatos hilários no decorrer do percurso que hoje venho lhes contar. Eu conheci o Blog Vermelho através de uns amigos colorados, durante a Libertadores 2006, mas passei a acessar com freqüência depois da final, por causa de um desses amigos que, bêbado e nervoso ficava repetindo as palavras do Jorge Ramos na arquibancada, antes do jogo: “Renteria la queria, Renteria la tenia, Renteria la metia e Fernandon la empurrava... Inter, dos a uno...” Eu acabava de conhecê-lo e desde então assisto a todos os jogos junto dele e dos demais que estavam conosco, abrindo exceção apenas para o pessoal do blog - freqüentadores da ala do amendoim.

Quando escrevi o primeiro texto pro concurso enviei antes a ele por msn e, eufórico, me respondeu com um milhão de palavras de estímulo. O entusiasmo desse meu amigo foi contagiante e eu realmente passei a acreditar que poderia escrever. Fui me sentido cada vez mais inspirada e ele, confiante. Até que chegou o mata-mata que eu perdi. Nesse dia meu amigo ficou inconformado com os votos que surgiam para o meu adversário e aí começou a comédia. Somente ele sabia que eu era o então bloguista #8 (número que integra meu nick até hoje, pois além de ser meu é do Edinho!). Minhas amigas próximas também sabiam, mas a elas pedi que não votassem, era regra do jogo e nenhuma delas acessava o blog, estavam na torcida por mim no camarote.

À medida que o dia foi passando eu fui murchando, pois tinha uma causa feminina aliada à competitividade. Mas, fazer o que... É a vida... Tem que aceitar... Aceitar? Nunca! Pelo menos para o meu amigo. De uma hora pra outra começaram a aparecer votos e mais votos pro tal bloguista #8-excelente-texto! Uma enxurrada de elogios que beiravam ao delírio coletivo, tamanha quantidade de militantes. Era fim de tarde quando vi os primeiros extraterrestres votando em mim e chamei o cara no msn, pedindo que parasse com a boca de urna ostensiva, pois aquilo ia acabar me prejudicando. Só que ele ignorava meu comprometimento ético e a cada cinco minutos aparecia um voto. Eu reclamava e ele ignorava. Fui achando aquilo engraçado, parecia mãe de miss. Ao mesmo tempo me sentia culpada e constrangida. Encerrei o expediente e a caminho de casa achei que aquela falcatrua não ia dar em nada, o outro candidato tinha muitos votos.

Durante a noite tentava dormir e era impossível. Primeiro pelo receio de ser julgada em virtude da manobra escusa elaborada por meu especial e fiel incentivador. Segundo porque o Grêmio ganhou do São Paulo no Olímpico pela Libertadores e na frente da minha casa era uma gritaria desagradável. No dia seguinte cheguei ao escritório cedinho, precisava receber umas plotagens e finalizar rapidamente um projeto. Quando abri o blog e vi o número de comentários no post do concurso me deu até dor de barriga. Tudo que eu queria durante os segundos intermináveis que precederam à tela exposta com os votos era não ter vencido. Como eu ia me explicar? Fiquei tão nervosa que nem li o post acima onde o Louis confirmava a vitória do meu oponente. Contei de novo os votos, tudo errado. Suava e não conseguia parar de rir. Imaginava as pessoas me julgando e lembrava meu amigo dizendo “Vai ganhar, não tem essa!”.

Eu devia ter sido mais correta, mais incisiva, mas não fui. Eu não devia ter aberto para um leitor do blog qual candidato eu era, mas contei. A essas alturas me tornara um resumo de culpa e medo, apesar de comovida com tanto apoio que recebi, justamente da pessoa que me apresentou o blog. E a risadeira veio com tudo. Ria sozinha e transtornada no escritório. Tocou a campainha. Eram as plotagens. Abri a porta e o moto-boy me aparece com uma escandalosa jaqueta do Grêmio. Eu, rindo descontrolada. Ele pensou que eu fosse gremista e disse:
- Feliz hein, os colorado é que tão de cara!!

Pra quem já havia sido conivente com a injusta votação, passar por gremista a essas alturas era um peido...

Fechei a porta e tive que sentar no chão de tanto que eu ria. Voltei até o micro prontíssima para me denunciar, me justificar, ou tentar... Sei lá! Mas antes enviei um email pro Louis contando tudo. E que coisa o destino. O Gringo aconselhou a me identificar no final, dizendo que as pessoas iam gostar de saber quem eu era entre os concorrentes e o episódio acabaria esquecido. Foi a minha sorte, porque meu algoz do famigerado mata-mata era o Luis Felipe dos Santos, que abandonou o concurso para escrever no Final Sports e se eu tivesse revelado minha identidade naquele momento, seria impossibilitada de continuar na briga.

Quando chegou a final fiz meu amigo me jurar que não buscaria votos pra mim, mesmo assim apareceram uns ali que... Sei não... De qualquer maneira também perdi. A gente logo percebe quando não vai ganhar. Então no dia seguinte nem tive pressa de acessar o blog e foi esse meu espertinho, porém especial amigo quem me disse: Abre lá e lê o que tá escrito.

Era o Louis me convidando pra escrever também. Fui Vice, me classifiquei pra Libertadores. E aqui estou.

Não trapaceiem candidatos, não é gratificante. É gol roubado. Contudo, o que ficou pra mim dessa história um tanto engraçada foi ter de uma pessoa o que o Colorado tem da Popular: apoio incondicional.
E pra ele vai essa homenagem,

Vamo, vamo, meu Inter. Eu te quero, te preciso! E não paro de cantar
Tu é meu melhor amigo!!

54 HALL DA FAMA - Candidato : Mauro Galvão

54 Comentários


Semana passada começamos a nomear candidatos para o Hall da Fama do Inter no Blog Vermelho. Eles terão uma pagina especial e dedicada so para eles. O Hall é um lugar para a nata, a elite de jogadores que já vestiram a camisa do Inter.

Semana Passada o primeiro candidato foi o Falcão e ele foi eleito com quase unanimidade. Ele recebeu 96.68% dos votos. Eram necessarios 75% para ser eleito.

Os candidatos são escolhidos por mim, e depois os leitores do Blog votam. Certas semanas serão candidatos certos em outras semanas candidatos que podem criar controversias.

O Candidato dessa semana é Mauro Geraldo Galvão.

Pontos a favor:

- É produto Colorado.
- É um dos 16 jogadores a aparecer no site oficial do Inter como "Craque Colorado".
- Com 18 anos de idade entrou no time titular e se sagrou Campeão Brasileiro Invicto.
- Foi Tetra Campeão Gaúcho pelo Inter de 81 a 84. E nos 7 anos jogando no Inter era o Capitão e estrela do time.
- Medalha de Prata nas Olimpiadas de 84 quando o Inter mandou quase todo o time.
- Tinha uma categoria e elegancia no campo inegualavel. Na minha opinião um dos melhores zagueiros se não o melhor a jogar no Beira Rio.
- Não foi a Copa de 82 ou 86 por puro Barrismo, mas foi titular na Copa de 90.
- Em 1998 com 37 anos de idade só não foi a Copa porque o Zagalo teimava em não levar jogador "velho" Galvão tava no Vasco e era disparado o melhor zagueiro do Brasil...isso ja 20 de carreira! Zagalo levou Junior Baiano...e perdemos a final com gols de cabeça do Zidane enquanto Junior Baiano não fazia nada para evitar o gol.
- Jogou até os 40 anos com a mesma classe de sempre. Foi um jogador exemplar em comportamento dentro e fora do gramado.

Ponto Contra:
- Apenas Um. Teve passagem pelo Grêmio depois que voltou da Europa.

Quem viu Galvão jogar sabe da qualidade dele. Ele com 18 anos ja mostrava segurança de veterano, desde o primeiro minuto em campo nunca deixou duvida que seria craque. Inesquecivel um gol de Bicicleta que ele fez num Grenal (alguem tem que consegui o video). Galvão na minha opinião é o melhor zagueiro que o Inter formou em casa e por essa razão ele merece ser eleito. Mas a decisão final é de vocês.

Vote e deixe sua opinião nos comentarios.



EDIT:

Lembrete...HDF NÃO É UMA ESCALAÇÃO de time de 1 a 11. Não importa se tem 10 Zagueiros do Hall. Não existe reserva ou titular e não é necessario votar SIM em so 1 cara de cada posição. Repito, posição não tem nada a ver com entrar no HDF, pode ter 10 goleiros se for o caso. Você da o voto de SIM ou NÃO independente de quem mais tem na posição.

domingo, fevereiro 24, 2008

60 BOTA PRA JOGÁ!!!

60 Comentários
Escrito por Gonçalves

Mais uma boa apresentação colorada, claro que aquele papo de que o Gauchão não serve de parâmetro para competições futuras é mais do que real, mas dá uma boa mostragem do que podemos esperar em termos de jogadores disponíveis no plantel e mostrar que com esse grupo podemos conquistar o campeonato deste ano...em papo descontraído no pré jogo à beira do muro no Beira Rio (Eu, Luciano, Nelson, Alemão e Denilson) era unanimidade que já tá na hora de começar a colocar as peças certas nos lugares certos, claro que isso no papo de torcedor um desejo nosso, pois vai saber o que se passa na cabeça do Abel e como eu falei até mesmo não o fazendo isso, somos ainda capaz de levar o título...

...mas já seria bom testar o Bustos já de inicio, Dani Moraes jogou muito ontem...também merece uma chance (logo pensei se fosse o Sidnei naquela bola que ele fez o gol...garanto mandava lá na arquibancada) tamanha frieza na execução do seu gol... talvez tentar alguém no lugar de um e de outro principalmente no meio campo e porque não em lugares daqueles dos quais somos tão dependentes...Magrão não tava 100%...Edinho acho que também não tá 100%, principalmente quando o time dá uma administrada no resultado como tem feito quando atinge o resultado e vai cadenciando o jogo no meu ver acertadamente também.

agora quarta é Copa do Brasil e ae começa nosso objetivo maior projetando já o ano do centenário, então à partir daí, não serão mais aceitos erros e a atenção à cada detalhe deve ser redobrada...Vâmo...vâmo meu Inter!!!

Bom pra encerrar, me permito brincar com uma certa aposta feita tempos atrás pelo Col_us...e digo que é algo dificil, mas não impossível...ao mesmo tempo que também me irrito com o Alex quando está apático, omisso e displiscente nos jogos...temos de exaltar que realmente esse ano tá jogando muito e fazendo realmente a diferença, pelo controle de aproveitamento feito pelo Louis já alcançou os numeros feito no ano passado todo...então Alex é seleção?...rsrsrs



P.S.: A torcida deu show mais uma vez no final...tanto que inspirou um de nossos integrantes aqui do BV de pular que nem criança...valeu Popular...valeu Denilson (pena que não saiu o som, mas não podia deixar passar batido, ok?)



sábado, fevereiro 23, 2008

23 INTER x São Luiz: Antes, Durante e Depois

23 Comentários
Espaço para comentarem o jogo de hoje. O time vem desfalcado com zaga reserva e com a volta do Alex. O que será que ele fará hoje?
____________________________________

RESPOSTA: Alex fez mais um gol e teve 2 assistencias e já tem 18 pontos ofensivos em 2008 praticamente igualando sua produção de 2006 e de 2007. E nem chegamos no terceiro mes do ano. Olha isso é simplesmente fenomenal. Será que ele continuará nesse ritmo? Alex tem feito o Gaúchão o campeonato interessante de se assistir.

Alex JÁ empatou com sua produção de 2006 com 18 pontos e está a 1 gol ou 2 assistencias de empatar com sua produção total de 12 meses em 2007 (quando teve 20 pontos).

Andrezinho entrou bem no jogo. No segundo tempo o Inter entrou em piloto automatico como deveria fazer mesmo pra poupar o time, mesmo assim Guinazu e outros correram como nunca.

Fim de jogo hora de ver a sua opinião quanto ao time:




PRODUÇAO OFENSIVA 2008

Hoje:
Gols - Alex (Fernandão), Danny (Alex), Indio (Alex)

JOGADOR GOLS - ASSISTENCIAS - PONTOS

Alex 6 - 6 - 18
Iarley 4 - 0 - 8
Marcão 3 - 1 - 7
Fernandão 2 - 2 - 6
WM 1 - 3 - 5
Nilmar 1 - 1 - 3
Magrão 0 - 3 - 3
Indio 1 - 0 - 2
Danny 1 - 0 - 2
Guto 1 - 0 - 2
Bustos 1 - 0 - 2
Ramon 1 - 0 - 2
Andrezinho 0 - 2 - 2
Gil 0 - 1 - 1

E porque não duas fotos do meu Cachorro hoje aqui na neve, a primeira nevada grande do ano (veio bem tarde!)





5 DETALHES PRÁ BOI DORMIR (CADÊ A ESTRUTURA DE TIME ?)

5 Comentários


- Faltou atitude no primeiro tempo...
- O Alex não jogou .....harghhh.
- A marcação foi muito forte...
- Não sei o que houve...
- O time não foi bem...
- A arbitragem foi contra nós...
- Eles não entenderam...
- Não foi pênalti, só pegou no dedo mínimo do Marcão.
- O Renan se adiantou...

É preocupante irmos para o terceiro mês do ano (lembrem-se que o ano começou em Dubai) e não existe qualquer evolução na estrutura de time (montada ?) pelo Abel. Não se vislumbra melhoras na estrutura, pois só se fala no detalhes, fulano está lesionado, sem Guinazu o time não anda, o fulano não foi feliz, hoje não deu, vamos apgar este jogo, etc, etc....
Qual é o melhor esquema ? (3.5.2) em Gaúchão é inédito....
Qual a razão da titularidade do Orozco em detrimento do Indio ou Danny ? Será que Orozco é um dos ´novos amigos` ?

Três zagueiros mais Edinho, Monteiro, Magrão, Guinazu, são aí 06 jogadores de um time que preferencialmente jogam no máximo até a intermediária do campo ofensivo, não tem muita aptidão para fazerem gols, assistências ou entrarem na área. Sobram Iarley que não é homem de área que jogando no flanco não tem para quem cruzar (isso quando ele consegue cruzar, fato cada vez mais raro) e Fernandão que joga muito melhor vindo de trás (com essa ´montagem` ele tem que buscar a bola na intermediária do Inter, quase na zaga), daí ficam 02 no meio-campo, o ´bola parada` Alex e, parece que o Andrézinho, está se tornando titular.
Resumindo, é um time com 02 no meio-campo, que perde os rebotes defensivos e ofensivos, dá o lado do campo para o adversário jogar e joga pelo meio, embolando e facilitando a marcação, a bola só anda pelo alto via balão do Renan, enquanto isso os adversários atacam pelo lado do campo (gol do Guto foi assim) em cima dos pesados zagueiros.


Quem são os laterais ? Qual é o meio-campo ? Quem são os atacantes ?. Ninguém sabe, ninguém viu, enquanto isso o Abel continua adorando o Jonas e o Indio e não os coloca jamais no time, talvez o Bustos, diferentemente do Orozco que entrou no time no primeiro jogo que estava no banco e nunca mais saiu, mesmo que venha jogando uma bolinha ´colombiana`, entre no time até setembro / outubro, pois a preferência nítida e clara é pelo ´amigos para sempre`.

Incrivelmente, tudo isto acima acontecendo contra os empobrecidos times do interior, imaginem pegar um Curintia (parece que está muito bem no Paulistão – o Mano montou um time com 18 jogadores novos em pouquíssimo tempo), Palmeira, Botafogo, etc...


O Abel sempre dá a impressão de estar ainda testando esquema, time e jogadores, o que ele faz muito bem é se expressar, mesmo que a sua expressão nada tenha a ver com o jogo jogado, é um grande colorado (pelo salário e poder que detém, convenhamos fica muito mais fácil gostar deste clube). Só que para variar esamos perdendo um tempo precioso para montar o time (se é que o Abel saiba montar time).

Time bem montado é aquele que até o gamgá na esquina sabe a escalação decorada !

Grandes colorados somos nós, que dedicamos ao clube, gratuitamente ou até pagando nossas mensalidades, camisetas, etc..., muito de nosso tempo.

Mas lá vamos hoje no Beira Rio....ver o que acontecerá...

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

50 MATA MATA #1

50 Comentários
Começa hoje os Mata Matas pra decidir o novo Bloguista do Blog Vermelho. Leia e depois vote no seu favorito entre Bloguista #1 e #2. O vencedor passa pra proxima fase.

Vote apenas uma vez. Voce tambem pode dar sua opinião mas seu voto só sera contado se voce incluir seu nome. Candidatos por favor não revele seu nome até o fim do concurso e campanhas para amigos e familiares votarem é proibido. Qualquer controversia será decidido por mim e pelos Bloguitas atuais do BV.

O Tema do concurso é a Situação atual do Inter (lembrando que alguns textos foram enviados a 1 semana)

Boa Sorte a todos.

BLOGUISTA #1

Esperando pelos decisivos

Se você imaginar a vida de uma forma mais otimista, vai acabar vendo que ela não é assim tão complicada. Os problemas todos de todo um contexto podem estar resumidos em coisas de uma outra ordem, e tudo pode estar em jogo em uma simples partida de futebol, por exemplo.

Afinal, no campo de jogo há espaço para tudo, não é mesmo? Para vencer o invencível, para acabar o inacabável. Há espaço para rir, para chorar – e para esquecer de tudo.

É lá, na cancha, que a tristeza quase palpável de certas horas por vezes vai embora com um simples gol – e que não precisa nem ser um golaço, um gol de placa, uma pintura.

Basta que seja gol – e que seja gol do Inter.

Ou vai dizer que tudo não fica mais fácil quando é gol do Inter?

Contudo, essa mesma vida que pode se resolver na velocidade de um chute preciso tem lá suas definições, e contra elas nem toda a raça do Guina adiantaria. Contra elas, tem de se ter paciência, esperar a hora certa, e saber o que fazer nessa hora certa – ou não saber, quem pode saber?... mas a vida vai mesmo assim, definindo seus momentos entre os corriqueiros e os decisivos, e nós os vamos vivendo no ritmo em que eles se apresentam – um de cada vez, e um depois do outro – e os corriqueiros a todo instante.

A verdade é que passamos a vida entre os corriqueiros e á espera dos decisivos.

Atualmente, o Inter está vivendo entre momentos corriqueiros: uma partidinha do gaúcho aqui, um treino ali, outra partida pelo gaúcho lá. Mas não nos enganemos: o Colorado está á espera dos decisivos – assim como todos nós estamos, em nossas vidas e em nossas sendas, e assim também em relação ao Inter.

Todos nós queremos os momentos decisivos.

Porém, não há como viver os decisivos sem passarmos pelos corriqueiros, é da vida. E há de se ter muito cuidado nestas horas mais comuns para se conseguir passar por elas com integridade e chegar fortalecido nas horas decisivas.

Enquanto elas não chegam, vamos fazendo o que tem que ser feito.

E se recheamos nossos sonhos com grandes vitórias coloradas na chegada dos decisivos, os momentos corriqueiros tem mostrado um Inter ainda um tanto quanto instável, que parece claramente diferente do Inter dos últimos dois anos. Em 2006, o Inter sabia exatamente o que fazer, e em 2007 tínhamos até potencial, mas havia algo dando muito errado por trás de tudo aquilo – e é melhor que fique tudo assim mesmo: levamos a tríplice, enfim... mas o Inter versão 2008 parece não ter engrenado, ainda: joga muito quando tem como adversário alguém que quer jogar futebol (ou pelo menos tentar jogar), mas dorme em campo quando tem como adversário alguém que não está lá muito a fim de nada em campo. Aí, as coisas param, e quando o Inter acorda, 1 a 0 contra – e o tempo está terminando...

A questão que define as coisas como um acerto ou como um erro na vida, no entanto, é o que nós fazemos diante dos momentos, qual é a nossa atitude quando as horas são comuns, e como agimos diante das horas decisivas – as horas pelas quais por vezes esperamos uma vida inteira! – e não a natureza dos momentos em si.

Não importa qual é o momento – importa o que somos diante deles.

E eu me pergunto: o que vai ser o Inter quando os decisivos chegarem?

A grande maioria eu sei que vai brigar até o último minuto – e até depois, se precisar. Nós todos estaremos lá, é certo. Pulando, cantando, jogando junto.

Mas e os que apagam em campo, de vez em quando? Vão apagar na hora decisiva?

É uma das questões que ficam entre nossos pensamentos vermelhos enquanto vivemos estes dias corriqueiros esperando pelos dias decisivos, e sonhando com muita felicidade – até porque sonhar não custa nada, e felicidade é coisa que não precisa de muito para se tornar real.

Basta apenas um gol – e que nem precisa ser um golaço, de placa, pintura.

Basta que seja do Inter.
Ou vai dizer que tudo não fica mais fácil quando é gol do Inter?


BLOGUISTA # 2

Investindo na auto-estima

Se 2006 foi o ano da glória máxima da história colorada e 2007 o da ressaca, 2008 deverá ser o ano da afirmação. A vitória no torneio de Dubai evidenciou o potencial do time e do clube. Dentro de campo, com todos os jogadores à disposição e uma boa formação tática, podemos enfrentar qualquer equipe do mundo e até mesmo, como aconteceu nos Emirados Árabes, vencer. Fora de campo, o prestígio adquirido pelo título mundial e o planejamento iniciado há mais de meia década propiciam ao clube traçar projetos audaciosos.

Nas últimas duas décadas, não lembro de um ano que o Inter tenha começado com um time tão completo e estável quanto este. Jogadores consagrados, juntamente com nomes expressivos recém trazidos, todos com contratos de longo prazo e altas cláusulas rescisórias, fazem com que o torcedor sonhe com onze titulares confiáveis para toda a temporada. Paralelamente, o trabalho de base que revelou Nilmar, Sóbis e Pato, permite que o torcedor deposite grandes esperanças também nas jovens promessas Walter e Tales.

Na casamata, o eternamente contestado Abel Braga tem uma virtude que ninguém questiona: sua identificação com o clube. O destino caprichou em fazer com que o mesmo treinador do Gre-Nal do Século estivesse à beira do gramado nas conquistas da Libertadores e do Mundial. Algum jornalista do centro do país já chegou a afirmar que Abel está para o Inter assim como Alex Ferguson está para o Manchester United.

Fora de campo, hoje o Inter recebe visitas de empresários árabes, chineses e alemães, dentre outros, todos interessados em conhecer detalhes do projeto Gigante Para Sempre. Não se está falando apenas da cobertura do estádio, cujas obras devem se iniciar ainda este semestre, ou das novas suítes já em construção. Estamos diante de um projeto para a cidade, com a remodelação de toda a orla do Guaíba no entorno do Beira-Rio.

Há pouco mais de um ano do seu centenário, o Inter não entregou seu futebol ou seu patrimônio a um único e “milagreiro” parceiro, como já se viu outros clubes fazerem por aí. São vários os investidores no futebol e nos empreendimentos de infra-estrutura do clube, de modo que se uma ou outra não vinga, não se compromete toda a estrutura da instituição.
Não dá pra assegurar que seguiremos conquistando outros títulos já em 2008. Também não me arrisco ainda a dizer que o Beira-Rio receberá jogos da Copa do Mundo de 2014. Provavelmente isso não dependerá só do Inter. Mas o que se pode afirmar, sem medo de errar, é que o planejamento que vem sendo implementado desde longa data, permite que tenhamos essas esperanças e esse é o melhor investimento que um clube pode fazer. O trabalho sério e competente dá esperanças ao torcedor e aumenta a sua auto-estima, colocando em alta, como nunca, o orgulho de ser colorado!

quarta-feira, fevereiro 20, 2008

70 SÃO LUIZ x INTER: Antes, Durante e depois

70 Comentários
Chat abert ate uma ou duas horas apos o jogo.

- Por incrivel que pareça pela primeira vez eu fico triste que o Alex não vai jogar. Queria ver se ele iria conseguir continuar o somatorio de pontos que ele anda fazendo esse ano.

Obrigado ao Gonçalves pela transmissão aqui do jogo.

Um empate que confirma que não jogamos bem como franco favoritos, vindo de duas boas vitorias. O Segundo tempo foi um pouco melhor, perdemos alguns gols mas o São Luiz tambem teve suas chances. Isso mostra que a Copa do Brasil não será tão facil assim. Insisto que o time precisa de alguem para preparar a cabeça dos jogadores em partidas onde existe a possibilidade de salto alto.

E outro problema é que quando falta um titular (hoje faltou Alex e Nilmar) o time tem dificuldades. Sonho em ver o dia em que jogamos completo...ao menos 1 vez!

Vamos ver como a torcida se sente quanto ao time nesse momento, comparado com as 2 ultimas partidas:



2008
Dubai, Gauchao, somados. Lembrando 2 Pontos para Gol , 1 para assistencia.

Hoje:
Gol - Guto (assistencia)

JOGADOR GOLS - ASSISTENCIAS - PONTOS

Alex 5 - 4 - 14
Iarley 4 - 0 - 8
Marcão 3 - 1 - 7
Fernandão 2 - 1 - 5
WM 1 - 3 - 5
Nilmar 1 - 1 - 3
Magrão 0 - 3 - 3
Guto 1 - 0 - 2
Bustos 1 - 0 - 2
Ramon 1 - 0 - 2
Andrezinho 0 - 2 - 2
Gil 0 - 1 - 1

6 Pra Confirmar

6 Comentários
Postado por Malafa

Tá certo, o Gauchão não é assim uma competição que sirva de parâmetro para saber se o Colorado tem time pra ganhar as demais que se seguem ao longo desse ano, mas serve ao menos pra dar uma idéia do que a torcida pode esperar.

Ontem vi a entrevista do Roth ao meio-dia e lá pelas tantas perguntaram se ele não se incomodava com a alcunha de bombeiro, por normalmente pegar equipes em meio de temporada. Ele respondeu que não, mas que agora como um treinador com mais experiência, valoriza muito os campeonatos regionais, pois são o momento de acertar o time.

Claro que a gente gosta de ganhar Campeonato Gaúcho, mas também se não ganhar pra mim não muda nada. Contato que se tirem lições e se veja o que dá certo e o que não dá pra ganhar o que realmente nos interessa, que é a Copa do Brasil no 1º semestre e o Brasileiro no 2º, que são os caminhos pra estar na Libertadores no nosso centenário.

E é nesse leve embalo de vitórias no regional que mora o meu medo. Porque o Abel teima em se entusiasmar e achar que tem que jogar o time pra cima do adversário sempre que ganha 2, 3 partidas.

Já repararam que nossas grandes vitórias dos últimos anos foram todas com humildade, respeitando o adversário e jogando nosso futebol? E que as maiores derrotas foram provocadas pela soberba? O Colorado é o maior time bom do mundo. Mas não é um time sensacional. Aliás, não é uma equipe sensacional, é um elenco bom que bem treinado e focado pode virar um grande time – como foi com o melhor deles nos últimos anos, o campeão da Libertadores.

Então a dúvida maior é: será que o Abel entendeu o recado depois da derrota vergonhosa pra baba do Polentude e não vai cair na sua própria armadilha narcisística de achar que o Inter vai pra cima e ganha na marra porque no papel tem um dos melhores elencos do país?

Por isso o jogo pra mim hoje contra o São Luiz representa mais do que apenas os três pontos e uma possível liderança do grupo. Representa uma boa amostra do que podemos esperar pra 2008, se o time que perdeu o Gauchão de 2006, entendeu o que estava errado e conquistou a América e o Mundo, ou o de 2007, que ganhou a Recopa e ficou arrotando o resto do ano que era o único clube brasileiro a ter conquistado um título internacional na temporada.

++++++++++

E o tal Andrezinho? Longe de me convencer, mas ok, a gente dá o braço a torcer quando é justo. Bela partida e parabéns. Vestindo o manto rubro e jogando com garra, a massa vermelha vai torcer a favor sempre.

(foto: Alexandre Lops)



24 O ESTADIO DE US$1.3 BILHÕES DE DOLLARS

24 Comentários
O Velho Yankee Stadium que será demolido em 2009

Imagina o Beira Rio totalmente Lotado a cada 2 dias, por 81 jogos seguidos. Imaginou?

Mal posso acreditar mas o estadio mais famoso dos EUA, o Yankee Stadium tem apenas mais 1 ano de vida. Em 2009 ele dará lugar para o novo Yankee Stadium no Bronx em NYC. Vou ser honesto, em termos de tradição, o Yankee Stadium já tinha muito mas muito mesmo quando o Beira Rio foi construido em 69. O Yankee Stadium foi inaugurado em 1923 (com uma reforma em 1973) e a historia do Yankees é incomparavel no EUA, de Babe Ruth, Joe Dimaggio (o mesmo referido na musica Mrs. Robinson), Mickey Mantle, Lou Gherig e muitos outros as historias sobre o Estadio, clube e jogadores são infinitas. Alem disso os Americanos são fisurados na Historia e tradição de seus clubes, mas mesmo assim chegou a hora do velho Yankee Stadium dar lugar ao Novo estadio....de 1 ponto 3 Bilhões de Dollars. Meu Deus.

Foto do inicio da construçao do novo estadio ao fundo


Eu até acho exagero e não aprovo do gasto gigantesco (que depois o torcedor tem que pagar com ingressos caros) O Velho Yankee Stadium no Brasil provavelmente seria o melhor estadio do País, mas eles queriam mais conforto e mais camarotes. Esse estadio terá até um restaurante com vista panoramica do gramado. O interesante é que o design do estadio segue a tradição e linhas do antigo, são quase identicos.

Lembro disso por causa dos debates sobre um novo Beira Rio onde uma grande parte da torcida acha que seria um crime construir um novo estadio por causa da tradição. Olha eu gosto do BR mas os Eucaliptos tambem tinham MUITA tradição mas chegou a hora de sair e saímos. É o clube que faz a tradição e não o estadio. Mas o Inter decidiu reformar o BR em vez de construir um novo o que é até normal considerando a diferença de custo. Então isso nem está mas em debate, mas vamos falar na real...se o Webley Stadium de Londres e o Yankee Stadium de New York podem ser demolidos e reconstruidos não seria por sentimentalismo que deixariamos de fazer um novo Beira Rio.


O novo Yankee Stadium de 1.3 Bilhoes de Dollars

O Interesante é que no inicio dos anos 90 quando eu ia frequentemente ao jogos do Yankees o time era uma droga e tava muito mal e a media de publico beirava 15 mil. Hoje (e nos ultimos 10 anos) a media de publico no Yankee Stadium é de 52 Mil por jogo.....e eles jogam 81 partidas por ano em casa. Imagina isso...81 Beira Rios lotados em 1 ano! Isso da um Beira Rio LOTADO a cada 4 dias! Mas baseball so se joga de Abril a Outubro!! Então seria um Beira Rio Lotado a cada 2 dias!! Publico total dos Yankees em casa em 2007 = 4.2 MILHÕES em 6 meses e 81 jogos.

E olha que Yankee Stadium fica num Bairro pobre e até meio perigoso (O Bronx) e o estacionamento é pessimo e pra chegar no estadio de carro é uma grande dor de cabeça. Mesmo assim eles levam 4 Milhoes por ano. Qual o segredo? O Dono do time em 1996 começou a contruir um time bom, contratando os craques e ganhando titulos. E depois segurou os craques e contratou mais craques! É a formula e é por isso que sempre falo isso e falei isso em 2006 quando ganhamos a Libertadores. Deviamos sempre construir e não destruir porque o "payday" acaba vindo. Esporte é show. Torcida quer ver show, espetaculo. O Yankees foi campeão recentemente em 96, 98,99 e 2000 e ja faz 7 anos sem um titulo (são 26 titulos no total) mas mesmo assim lota o estadio porque tem as estrelas.


terça-feira, fevereiro 19, 2008

18 FALCÃO ENTRA NO HALL DA FAMA DO BV

18 Comentários
O Falcão é o primeiro a entrar no Hall Da Fama do Blog Vermelho. Um lugar reservado para os melhores jogadores do Inter de todos os tempos. Ele precisava 75% dos Votos dos Leitores do Blog Vermelho e entrou facilmente com o incrivel 97% dos 301 votos. Só 10 pessoas votaram Não.

São raras as votações onde um candidato recebe tantos votos. Isso mostra que Falcão realmente é um grande idolo Colorado. O proximo candidato ao Hall da Fama do Inter no Blog Vermelho será apresentado daqui uns dias.

Colocaremos o perfil do Falcão num topico especifico para o Hall.

Falcão

Eleito: 1 Tentativa

301 Votos

291 - SIM 96.68%
10 - NÃO 3.32%

12 A maior goleada da história

12 Comentários



Escrito por Raul Pons




A data de 11 de agosto de 1912 marcava mais uma partida válida pelo campeonato de Porto Alegre. Os clubes que entrariam em campo viviam situações opostas. O Internacional lutava com todas suas forças para ganhar seu primeiro título (que não viria ainda naquele ano), enquanto o Nacional amargava a lanterna, já tendo levado humilhantes goleadas (6x0 do 7 de Setembro, 7x0 do Internacional e 8x0 do Grêmio).

Uma novidade do campeonato de 1912 é que pela primeira vez ele teria dois turnos, e Internacional x Nacional marcava a abertura do returno. Como conhecemos bem o Colorado, vamos saber mais do rival. O Nacional havia sido fundado em 7 de agosto de 1909, e era um dos fundadores da Liga de Foot-Ball Porto-Alegrense. O clube era alvi-negro, e seu escudo era formado por uma chuteira tendo por cima uma bola e as iniciais SCN na extremidade. Seu campo ficava no arrabalde do Partenon, e por ser considerado muito distante, não era usado no campeonato. Por isso, a partida seria realizada na Baixada gremista.

O Internacional teve sua escalação anunciada na imprensa com o time completo. Atuariam estrelas como o goleiro Silla, o centromédio Carlos Kluwe (o grande herói colorado da época), e um ataque de respeito: Túlio Araújo, Vítor Galvão, Álvaro Ribas, Antenor Lemos e Francisco Vares. Destes, três merecem destaque. Ribas foi um dos principais jogadores colorados até ser esfaqueado em um Gre-Nal, em 1918. Antenor Lemos foi o maior dirigente colorado até o surgimento de Ildo Meneghetti. E Vares é o recordista de gols em um único Gre-Nal (6 gols). Mas, enfim, o time colorado anunciado: Silla; Ávila e Radagazio; Flores, Kluwe e Pedro Chaves; Túlio, Galvão, Ribas, Lemos e Vares (um dos zagueiros não jogou, porque estreou o uruguaio Tomás Scabillon).

O Nacional, apesar do nome, demonstrava em sua escalação forte influência alemã e italiana: Cabrera; Burgard e Frölich; Vieroski, Adolfo e Pedro; Dami, Vinhas, Júlio Grunewald, Alcides e Bagetta.

Uma vitória colorada fácil já era esperada pela assistência, mas os números superariam as expectativas. Ao final da 1ª etapa o Internacional já vencia por 7x0. A sucessão de gols manteve-se com ímpeto maior no 2º tempo, e as redes de Cabrera balançaram mais nove vezes. O Nacional havia sofrido 16 gols, e pela primeira vez o Internacional chegava a um placar de dois dígitos. Os goleadores colorados, naquela tarde inspirada, foram: Vares (4), Galvão (4), Pedro Chaves (3), Túlio (3), Kluwe e Scabillon. O Internacional estabelecia ali, em sua 23ª partida, um recorde que persiste até hoje.

O Nacional, a partir deste resultado, entraria em uma crise sem volta. Duas semanas depois, levaria 23x0 do Grêmio (também a maior goleada da história do rival). No final da temporada, o clube fecharia suas portas para sempre.

Uma curiosidade trágica sobre um dos atletas colorados desta partida. Em 29 de outubro de 1913, Scabillon, não mais jogador do Internacional, foi assassinado em Bagé por Satyro Bittencourt, jogador do Guarany local (Sátiro jogaria no Internacional em 1915).


segunda-feira, fevereiro 18, 2008

35 10 PERGUNTAS PARA O FERNANDÃO

35 Comentários

É meus amigos "REDS" a quarta edição do "10 PERGUNTAS PARA O..." do Blog Vermelho contará com a participação de nada menos do que o grande Capitão colorado FERNANDÃO ! Está tudo certo e agora é só formular as perguntas. Tenho a chance de fazer 10 perguntas ao Capitão e abro esse espaço aqui para que você de sua dica de pergunta. As melhores perguntas serão incluidas nas 10. Então vamo lá deixe aí sua opinião...

domingo, fevereiro 17, 2008

86 Hall Da Fama do BV

86 Comentários
HALL DA FAMA DO INTER NO BLOG VERMELHO
Um Lugar exclusivamente para os maiores Herois do Sport Club Internacional

A votação no BV coloca jogadores/personalidades no Hall que tiveram GRANDE participação no Inter e preferencialmente ganharam titulos e fizeram história em campo. Não só jogador/dirigente/tecnico Bom, mas sim os Melhores. 75% dos votos (SIM) é necessario para entrar no Hall do BV. Apenas Atletas e personagens aposentadas do futebol podem ser candidatos. Não é qualquer um que entra! Qualquer candidato que receber menos de 25% dos votos não poderá mais ser candidato. Candidatos que não entraram mas que ficaram acima dos 25% podem tentar novamente apos 1 ano.

OS HOMENAGEADOS


Paulo Roberto Falcão


Eleito: Na Primeira Tentativa (Fevereiro 2008)
Votos: 96.68% dos Votos (291 a favor, 10 contra)

Posição: Meio Campo
Numero: 5


Falcão foi criado no Inter e jogou de 1972 até 1980 quando saiu para o Roma. Ele foi Tri-Campeão Brasileiro Invicto, Multi Campeão Gaúcho e Vice da Libertadores de 1980. Com ele o Inter foi Tri Campeao do Brasil antes de qualquer outro time. Em 78 por injustiça não foi a Copa mas foi uma das estrelas na Copa de 82. Falcão está em muitas listas de um dos melhores jogadores Brasileiros de todos os Tempos. Considerados por muitos como o Melhor jogador a vestir a camisa do Inter.

DUNGA


Eleito: Na Primeira Tentativa (Março 2008)
Votos: 92.36% dos Votos (254 a favor , 21 contra)

Posição: Meio Campo Defensivo

Dunga se criou no Inter. Na primeira metade dos anos 80 foi campeao gaucho pelo Inter e ganhou a Medalha de Prata nas olimpiadas de Los Angeles com a seleção que era quase por todo o Time titular do Inter. So faltava Rubem Paz que era Uruguaio. Depois de sair do Inter ele foi para o Corinthians e logo depois a Europa. Foi Campeao do Mundo pela seleção (e Capitão) e depois voltou ao Inter em 1999 e praticamente salvou o Inter da Segundona com um gol decisivo contra o Palmeiras no Beira Rio. Se aposentou do futebol em 2000. Hoje ele é o Tecnico da Seleção Brasileira.

VALDOMIRO



Eleito: Na Primeira Tentativa (Março 11, 2008)
Votos: 99.57% dos Votos (230 a favor, 1 Contra)

Posição: Ponteiro Direito
Numero: 7

Valdomiro talvez seja o jogador mais vitorioso na historia do Inter. Ele não só fez parte do times dos anos 70 como ele foi o UNICO a participar do Inicio (69) ao fim (79) de todos os titulos daquela decada. Ele jogou em todos o gauchoes do Octa Campeonato e tambem do Tri Brasileiro. Hoje ele talvez nem seja apreciado como merece ser pois alem de ser um grande vencedor tambem era um grande jogador. Jogou na Copa de 74 até fazendo Gols. Na historia das Copas foram muito mas muito poucos os jogadores que foram enquanto ainda jogando no Inter. Em 76 no Bi Brasileiro fez um dos gols do Titulo. Na minha opinião Valdomiro é um dos mais merecedores a entrar no Hall. E olha que no inicio de sua carreira no Inter a torcida pegava no seu pé.

- Octa Campeão Gaucho, o unico jogador a participar de todas as campanhas.
- Tri Brasileiro Invicto, com gol na Final de 76 e varios gols na outras campanhas.
- Um dos grandes goleadores na Historia do Inter
- O Jogador mais vitorioso na Historia do Inter
- Titular da Copa de 74, fazendo gols
- No Brasil jogou praticamente só no Inter
- Continua mostrando sua Paixão ao Inter
- Um dos melhores Ponteiros que o Brasil já viu
- Otimo cobrador de falta e com um chute muito forte
- Depois de sua saida em 1980 para a Colombia (Millionarios) ainda retornou ao Inter para encerrar sua carreira.

Vamos lá então:

FIGUEROA:
Eleito: Na Primeira Tentativa (Março 15, 2009)
Votos: 99.48% dos Votos (192 a favor, 1 Contra)
Posição: Zagueiro
Numero : 3

Chileno, Multi-Campeão pelo Inter, considerado um dos maiores zagueiros do Futebol Mundial, jogador de Copa do Mundo e autor do Gol do primeiro Campeonato Nacional em 75. E ainda, por enquanto o Zagueiro mais artilheiro na historia do Inter (Indio tá perto).

TAFFAREL:

Eleito: Na Primeira Tentativa (Março 15, 2009)
Votos: 89.01% dos Votos (162 a favor, 19 contra)

Goleiro Tetra Campeão Mundial na seleção que até hoje tem seguidores colorados. Mas no Inter ele nunca ganhou um titulo de peso. Mas até hoje é identificado como Colorado.

DARIO

Dario "Dada Maravilha"

Eleito: Na Primeira Tentativa (Março 23, 2009)
Votos: 78.71% dos Votos (159 a favor, 43 contra)
Posição: Centroavante #9

Dario passou por muitos clubes mas se destacou especialmente no Inter e no Galo. No Inter foi Bi-Campeão Brasileiro de 76 fazendo o primeiro gol na final de 2-0 contra o Corinthians. No mesmo Brasileirão ele foi o Lider em gols com 16. Foi reserva na Copa de 1970 e até hoje é uma personagem folclorica do futebol Brasileiro.



ÊNIO ANDRADE
Tecnico do Tri-Invicto


Ênio Andrade começou como zagueiro no São José em 1949, transferindo-se para o Internacional no ano seguinte. Em 1951, transferiu-se para o Renner, clube que defendeu até 1957.

Foi no Renner que Ênio Andrade foi deslocado para o meio-campo, através do técnico Selviro Rodrigues. Em 1956, sagrou-se campeão dos Jogos Pan-americanos do México. Ainda defendeu Palmeiras, Náutico e novamente o São José.

Após encerrar a carreira de jogador, em 1961, Ênio Andrade tornou-se treinador de futebol. Em sua nova carreira, conseguiu importantes conquistas, tal como as da época de jogador. Era considerado um treinador bastante estrategista. Conquistou três campeonatos brasileiros: em 1979, com o Internacional (sendo de forma invicta, o único a conseguir tal feito até hoje); em 1981, com o Grêmio (em pleno Estádio do Morumbi); e em 1985, com o Coritiba (em pleno Maracanã, após disputa de pênaltis).

Ênio Andrade ainda teve conquistas internacionais em seu currículo. Pelo Cruzeiro, foi duas vezes campeão da Supercopa Libertadores, além de uma Copa Ouro e um Copa Master Supercopa.

Ênio Andrade faleceu em 1997, aos 68 anos de idade.


PRO: Campeão Brasileiro Invicto. reconhecido como grande estrategista.
CONTRA: Foi Tecnico do Grêmio e Campeão Brasileiro com eles. Isso foi problema para outros Colorados. Seria tambem para ele?



Larry Pinto de Faria
Atacante dos anos 50


Começou a carreira no Fluminense aonde jogou de 1951 à 1954, sendo campeão do Campeonato Carioca e da Copa Rio (Internacional). Em 1954 ele transferiu-se para o Internacional onde jogou até 1961, quando encerrou a sua carreira.

Era um centroavante elegante e técnico, que nem sequer trombava com os zagueiros. Conquistou a torcida colorada no primeiro Gre-Nal que disputou, quando marcou quatro gols na goleada de 6 a 2. Foi campeão Pan-Americano em 1956, quando a seleção gaúcha representou o Brasil.

Mas o Cerebral Larry, como era chamado pela torcida colorada, não é tão lembrado pela capacidade de fazer gols quanto pelo estilo clássico, refinado, raro entre os centroavantes da época e de qualquer tempo. Com outro centroavante, o pernambucano Bodinho, Larry formou uma dupla infernal, capaz de tabelinhas só comparáveis às dos santistas Pelé e Coutinho. No Campeonato Gaúcho de 1955, Larry marcou 23 gols em apenas dezoito partidas. Só não foi o artilheiro porque Bodinho chegou aos 25. Larry tinha tanta moral com a torcida colorada que, mesmo perdendo os dois pênaltis contra o Renner que tiraram o Inter da disputa do título gaúcho de 1958, saiu de campo aplaudido. Anos depois, quando abandonou o futebol, foi eleito deputado estadual.

Como jogador Larry conquistou o Campeonato Gaúcho de 1954 e o de 1961 pelo Internacional e o Pan-Americano de 1956 pela Seleção Brasileira, além dos títulos conquistados pelo Fluminense.



CLEMER (Goleiro)



Foram 387 votos (quase o suficiente pra ser eleito Presidente no Flamengo), desses 366 ou seja 95% votaram SIM para o Clemer no Hall da Fama do Inter no BV. Apenas 22 (5%) votaram não. (Eleito em Março de 2010)

Assim o Clemer é o primeiro jogador da era moderna e campeão do Mundo a entrar no Hall.

Clemer chegou no Inter em 2002. Epoca de vacas magras, novo Presidente (FC), time sendo reformulado e ainda no lugar do patetico Renato que não durou 3 partidas no Inter. Clemer vinha de já aparentemente uma carreira chegando ao fim depois de ficar muito tempo na reserva do Flamengo. O Inter lhe deu uma vida nova.

Aos pouco o time do Inter se ajeitou e Clemer se firmou como nosso camisa 1. Em 2004 o Inter já mostrava força e em 2005 só não foi Campeão Brasileiro por causa do roubo do Zveiter. Em 2006 Clemer se sagrou Campeão da America e do Mundo pelo Inter. Em 2007 ganhou a Recopa. Em 2008 Lauro entrou no gol e a longa quasi-aposentadoria começou. Finalmente no fim de 2009 Clemer largou o futebol.

_______________________________________________

OS REJEITADOS

Personagens Rejeitadas pelos leitores do Blog Vermelho. Eles podem ser candidatos novamente 1 ano depois de ser rejeitados (se receberam no minimo 25% dos votos sim):

- Mauro Galvão: 59.13% (123 x 85 - Fev. 25 2008)
- Batista: 41.42% (99 x 70 - março 15, 2009)
- Ruben Paz 67.68% (134 x 64 Março 23, 2009)
- Mahicon Librelato 63.21% (134 x 78 Março 23, 2009)
- José Azmuz 7.53% (14 a favor , 172 contra Março 31, 2009)
_________________

12 O Gaúchão é Pre-Temporada?

12 Comentários
Continuo cauteloso. Não vou ficar muito animado por causa de 2 vitorias seguidas. Acho que somos torcedores a tempo suficiente para saber que 1 jogo pode mudar "o clima" e por isso não vou me deixar levar por 2 vitorias no Gaúchão. É claro, foram 2 otimas vitorias, mas eu continuo cauteloso. Não é dever vencer times como o Guarany? Metade do futebol é 100% Pscicologico e jogadores tambem tem que saber controlar o animo pós-vitoria (o famoso salto). Torcedores ainda podem deixar se levar, mas jogadores tem que saber controlar isso (por exemplo a derrota para o Juventude por ter tido causa no salto apos a vitoria sobre o São José).

Mas o importante é que estamos ainda em Fevereiro com 3 importantes campeaonatos pela frente e estamos acertando o time aos poucos e começando o ano bem melhor do que 2007. Isso é um otimo sinal. Mas varios outros times no Brasil estão começando o ano bem (Palmeiras, Atletico-PR etc..) e nem um campeonato vai ser facil.

Afinal o Gaúchão é Pre-temporada na sua opinião?

E não deixe de participar da nova enquete



sábado, fevereiro 16, 2008

5 ESTATISTICAS OFENSIVAS 2008

5 Comentários
Alex Disparando na Liderança. Mais um gol hoje. Ele já soma 14 pontos em apenas 6 semanas de 2008. Em 2007 ele fez 20 pontos. O Lider de 2007, Pato fez 26 pontos. O Campeão de 2006 Fernandão fez 49 pontos naquele ano. Alex se continuar nesse ritimo bate com facilidade os 49 do F9 em 2006.

Hoje:

Inter 2 x 0 Guarani

Fernandão (Andrezinho)
Alex (Andrezinho)

2008
Dubai, Gauchao, somados. Lembrando 2 Pontos para Gol , 1 para assistencia.

JOGADOR GOLS - ASSISTENCIAS - PONTOS

Alex 5 - 4 - 14
Iarley 4 - 0 - 8
Marcão 3 - 1 - 7
Fernandão 2 - 1 - 5
WM 1 - 3 - 5
Nilmar 1 - 1 - 3
Magrão 0 - 3 - 3
Bustos 1 - 0 - 2
Ramon 1 - 0 - 2
Andrezinho 0 - 2 - 2

quinta-feira, fevereiro 14, 2008

29 NOVA VAGA NO BLOG VERMELHO

29 Comentários

Ano passado fizemos um concurso aqui no Blog vermelho para determinar quem seria o novo Bloguista no Blog Vermelho. Foi uma bela competição. Foram 16 participantes onde fizemos um mata mata até chegar ao finalistas.

No fim a final seria entre o Dudu e um outro competidor (que no momento não lembro o nome, desculpas!), mas esse acabou sendo oferecido um emprego no finalsportes e ele saiu da competiçao na vespera da final. Aí entrou no seu lugar a Diana.

A final entre a Diana e Dudu acabou dando Dudu mas eu achei que a Diana tinha feito por merecer uma vaga e convidei os dois a escrever no Blog. Logo vimos que o convite a Diana foi uma otima decisão. O Dudu acabou meio desaparecido com o tempo, o que eu entendo, pois ninguem aqui é pago pra escrever e cada um tem seu dia dia pra cuidar. Mas temos que dar chance para o pessoal que possa e queira participar ativamente do Blog. Por isso estou abrindo essa vaga para um novo Bloguista.

Gostaria de fazer um concurso parecido como do ano passado onde você decide que essa pessoa será. Dessa vez quero fazer o concurso entre apenas 8 pessoas no mesmo estilo mata mata.

Então quem quiser ser um dos 8 candidatos por favor me manda um texto novo sobre a situação atual do Inter. Esse texto disputará contra um outro texto uma vaga na semi final. Seu nome não será publicado durante o concurso para que não haja favoritismos. Mande o Texto para o email Blogvermelho@gmail.com

Boa Sorte!

45 Sinto saudade

45 Comentários
Escrito por Diana Oliveira

Na ocasião da derrota para o Juventude eu me pronunciei solidária ao grupo colorado. Entendi como um tropeço. Primeiro porque atuações individuais estiveram aquém do esperado, segundo porque o precário time da serra achou um gol e só. Como de costume tento ponderar, ou seja, sou em cima do muro. E daí? Antes considerar outros argumentos que morrer abraçada em teimosia. Admito, porém, que cultivo meus resmungos e amo o Edinho, fazer o que? Mas voltando ao fracasso, desconfortável mesmo é perder para o Juventude – “tôca” dos daqui, filial dos de lá... Pô Fernandão! Como se explica isso em casa?

Venho rebatendo as críticas do Louis de que não há grupo no Inter. Discordo. E vou repetir o que escrevi nos comentários há alguns dias: Acredito nisso pela postura semelhante ao início do ano de 2006, quando o Inter tomava um gol e rapidamente marcava outro. Até o jogo contra o Juventude o Inter reagiu com autoridade quando sofreu gol, da Inter/ml ao São José. Enquanto não chega a próxima rodada o último jogo foi pra mim um tropeço. E se desilusões acontecem, em 2006 eu tava no Beira Rio na final do Gauchão.

E veio a rodada seguinte com a goleada sobre o Brasil de Pelotas.

O alerta para jogadores que substituem titulares absolutos existe. É muito difícil reparar a ausência do Guiñazu, e se ainda não jogar o Magrão, piora bastante. Aliás, este último é pouco lembrado pela mídia e por isso ataquei a imprensa que exaltou precocemente o Ramon. O Magrão é taticamente disciplinado, resistente, bom marcador, tem bom passe e quando chega à frente incomoda a defesa adversária. É comparável ao baixista de uma banda, não aparece tanto quanto o guitarrista, mas sem ele a banda sai do compasso. Portanto, o time vai sentir escalações alternativas, mas não significa que não há grupo. A prova disso é o retrospecto de 2008, até aqui só perdemos um jogo e as demais vitórias foram por excelência. Outro indício de fortalecimento do grupo são as boas atuações de Alex e Welington Monteiro, jogadores que crescem quando o coletivo se estabelece.

Ah mas carece um jogador aqui e ali... Peraí pessoal, em 2005 era Ediglê na zaga e a campanha foi excelente. Eu adoraria ter no plantel o Juninho Pernambucano, mas se não veio ou não virá este ou qualquer nome que almejo passo nem perto do desespero. A vida é assim ora. Eu também adoraria ter cinco arquitetos trabalhando sob minhas ordens e nunca mais achatar a bunda em frente ao computador desenhando, mas tenho estagiários que me fazem perguntas estúpidas e aos quais repasso as tarefas tentando tirar deles o melhor que podem me dar. Meu negócio é um desastre? Não. Também não é o maior da paróquia, mas já ganhei concorrência de escritórios renomados. Tô na luta. Estamos na luta: os colorados.

O Inter não se compara a mim, certamente, a situação é que se equivale. O time que temos hoje apresenta fragilidades pontuais, nem por isso deixa de ser um grupo forte e candidato a títulos em 2008. Sei que o recente ano passado foi decepcionante e as inseguranças provêm daí, mas estou me baseando em fatos, até aqui o time correspondeu. Acho que com Bustos na lateral direita e Marcão na esquerda meu maior receio está sanado, que eram estas posições. Se o articulador vai ser mesmo o Alex, espero que mantenha o padrão desse início de temporada. Mas como a direção pode e deve seguir trabalhando, esta seria a posição para se ter outras opções. Ou contratamos ou criamos alguém na base, pois carência de articulador provoca postura em campo de atacante isolado ou Fernandão deveras recuado. E isso é realmente problemático.

Ah mas o Abel não sabe o time que tem na mão... É verdade. O Abel por vezes parece fazer questão de complicar o simples. É mais treinador que técnico. Porém, volto a repetir o que escrevi no mesmo comentário de alguns dias: Sabem o que eu ouvi de um amigo gremista? O cara é de Farroupilha e vem à POA assistir aos jogos do Grêmio. Estávamos falando cada um das mazelas do seu time e chegamos à comparação Mano & Abelão. Eu curto o Mano e aceito o Abel. E ele me disse o seguinte: "Diana, todos os técnicos têm seus bruxos e fazem suas cagadas. O Mano foi totalmente favorecido pelo sucesso da batalha dos aflitos, mas se ele fosse tão bom a gente não teria chegado na última rodada, em plena série B, naquele desespero... E se ele não tinha time, os outros técnicos também não".

Ontem fiquei assistindo matérias sobre a Libertadores e me lembrei de uma sensação. Aquele agosto frio, chuvoso, o gosto de comemoração, uma alegria que não cabia nos meus 1,75m de altura. Sinto saudade de mim, num momento em que fui tão feliz. Volta, por favor.