terça-feira, dezembro 09, 2008

27 Sobre Meninos e Lobos

O ano acabou dentro de campo e eu poderia, como tantos no seu cotidiano, em casa, na escola, no trabalho ou no boteco, fazer um balanço dos resultados de campo. Títulos conquistados, títulos perdidos, vagas conquistadas, vagas perdidas, enfim, a contabilidade do período. No entanto, acho que dificilmente eu poderia trazer algo de novo. Mesmo porque, quando se trata de futebol, essas coisas são muito relativas, afinal, aqui por estes pagos, tem gente que prefere ser primeiro da B, que segundo da A. Bueno, devem estar com inveja do Corinthians.

Contudo, hoje escolhi falar sobre o futuro, sobre aquilo que ainda vai ocorrer. Mas, mais que isso, quero falar sobre o futuro que será feito pelos sócios do Inter!

Sabado, mais de 20 mil colorados estarão aptos a escolher se Vitório Píffero ou Cláudio Bier será o Presidente do Inter no biênio 2009/2010. Mas, aqui, como diria o meu finado avô colorado, é páreo corrido. Píffero está longe de ser unanimidade entre a torcida, mas Bier, ao que tudo indica, será mero figurante nesse pleito.

Porém, será na eleição do Conselho, cujo voto é separado do voto para Presidente, onde creio que poderemos ter, sim, uma grande e grata surpresa. Estou falando da Chapa 3!

Enquanto nas outras Chapas, 1 e 2, vejo nomes de políticos conhecidos como Olívio Dutra e Onyx Lorenzoni, sem falar em Luiz Fernando Záchia, este concorrendo pelas duas listas citadas, na Chapa 3 vejo amigos colorados, colegas de blogue, torcedores como eu.

De um lado, lobos da política, que por mais bem intencionados que sejam, só entram em contato comigo em época de eleições, me mandando cartinhas pedindo meu voto para vereador, deputado, prefeito ou governador, como se o simples fato de serem colorados fosse suficiente para ganhar a minha preferência. Talvez até fosse, mas antes eu costumo me perguntar: o que esse sujeito já fez pelo Inter? Bem, com relação a um dos que citei eu sei o que ele fez, e não quero que faça de novo.

É interessante como das 3 chapas concorrentes ao Conselho, a da situação e a da oposição acabam se assemelhando mais entre si que aquela que aparece como a 3ª via, aquela que apresenta candidatos independentes, que pretendem chegar ao Conselho Deliberativo tão-somente para defender os interesses do clube, para participar, ouvir e, de fato, deliberar. Não estarão lá para investir na sua popularidade nem visando a cargos na direção do clube ou para satisfazer a seus caciques políticos. Esses meninos da arquibancada querem o melhor para o Inter, independentemente de interesses outros.

Pois bem, também é isso que eu quero e também é nisso que eu sempre penso, mesmo quando, numa terça-feira qualquer, escrevo aqui alguma coisa singela e pitoresca. Mesmo que seja no intuito de fazer um ou outro colorado refletir, é pensando no melhor para o meu clube que o faço.

Portanto, no próximo Sabado, 13 de dezembro, dois anos após a nossa estréia em Tóquio, quando ganhamos do Al Ahly (que neste ano eu acho que vai para a final da Copa do Mundo de Clubes), estaremos votando para Presidente e para a renovação de metade do Conselho Deliberativo do Inter.

Entre Píffero e Bier, fico com o primeiro. Não pela figura do candidato, mas pelas pessoas que o acompanharão na direção do clube. Mas para o Conselho, para ouvir, deliberar, contrapor e argumentar em favor de todos os colorados, não votarei em Záchia e, portanto, não voto nem na 1 e nem na 2.

Para o Conselho, não quero os velhos lobos da política, seja partidária, seja clubística. Para o Conselho, quero os meninos e meninas que não assistem aos jogos só pela TV, só nos camarotes e suítes, na tribuna de honra e nas cadeiras locadas. Quero conselheiros que têm dificuldades para estacionar seus carros, que enfrentam filas para entrar no estádio, que tomam sol e chuva nas arquibancadas. Quero gente como eu, que sabe as coisas que ainda precisam melhorar porque as constata por experiência própria.

Afinal, se o Inter foi fundado por um grupo de jovens que queria jogar futebol, mas não conseguia acesso aos clubes porque não fazia parte da aristocracia local do início do século passado, creio que nada mais bonito que o resgate dessa história pelos integrantes da Chapa 3, no âmbito das eleições para o Conselho Deliberativo, às vésperas do centenário do Clube!

Parabéns, Chapa 3, por essa bravíssima iniciativa! Boa sorte, meninos!


27 Comentários:

Caio de Santi disse...

Muito elucidativo!
Parabéns!

É o Clube do Povo voltando as suas origens!

geoband disse...

Vida longa à Chapa 3!

Fernando Gonçalves disse...

Excelente texto, Daniel !

Vida longa à Chapa 3!(2)

Guilherme Mallet disse...

Obrigado pelo apoio de todos.

Pelearemos!

Abraços.

Cleber_Tapes/RS disse...

Show foi o Alex

Mesmo o Inter jogando mal o brasileiro, o craque Alex foi eleito o melhor do Brasil pela esquerda e ta na Seleção do campeonato.

É BOM ESSE ALEX.....hehehehehe

Sacuga disse...

É a chapa 3 , para a glória do desporto nacional.
Força pessoal.

Grande abraço.

m.rodrigo.oliveira disse...

Com relação à eleição para presidente do clube, um comentário sobre o Claudio Bier.

Acho um absurdo a postura dele como candidato. Fica prometendo alguns absurdos pra tentar reverter a tendência de vitória da atual direção.

A última dele é a seguinte: quem quer continuar com o Tite, vota no Vitório. E quem quer o Luxemburgo, vota do Cláudio Bier.

Por acaso ele já tem contrato assinado com esse técnico? E quem foi que disse que ele é o cara pra assumir? Alguém se lembra de algum time por onde ele passou que tenha ficado bem após a sua saída?

Milton Ribeiro disse...

Oi, Daniel.

Talvez lembres de mim, fui teu colega na Massolin.

Concordo inteiramente com tua tese: Píffero para presidente -- Claudio Bier é o fim do mundo -- e Chapa 3 para o Conselho.

Acho que o clube está em boas mãos, mas temos que OXIGENAR trazendo novos nomes e fazendo sumir de vez com algumas figuras.

Vou tratar de abrir meu voto em minha crônica semanal no blog Impedimento.

Grande abraço.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Tú é f...Daniel, grande texto !

Eu apesar de ser de já ser 03 vezes menino(3 x 18 anos), sou um cara da idade do meu filho (16 anos) quando torço, vibro como tal.

Certamente não aquela gás da ´juventude` mas um gás mais racional, mais contido, é este equilíbrio (momento Tite ON) que os meninos da chapa 3 querem levar para o Conselho, para influir positivamente no que interessa ao clube, sem qualquer prêmio individual, pois o que nos interessa e une é o bem comum para o Internacional.

Chapa 3 é Sangue puro, e não está à venda...

Daniel Chiodelli disse...

Bah, Milton, quanto tempo!!!

Legal saber que estás conosco nessa! Baita abraço!

Daniel Chiodelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valter Aczel disse...

[off]

Dêem uma olhada no Final Sports, no blog do grêmio "O Inter sonha ser o Grêmio", mas não percam tempo com o texto em si, mas com um comentário que eu li... de um gremista... segue abaixo:
"Nome: ESSA DOENÇA TEM QUE TER FIM!
Email:


Sou gremista e tenho um irmão de 15 anos, colorado, que foi violentamente agredido na saída do grenal dos banheiros em 2006..hoje, lendo esse texto escrito por esse jovem colunista, percebi um dos motivos que levam nossos jovens a se matarem nas partidas de futebol, são esses textos doentios escritos por jornalistas, ou pessoas que se acham jornalistas, incitando a violência descabida entre as torcidas..São esses textos inconsequentes que alimentam esse ódio entre jovens que não sabem medir suas ações..peço gentilmente a esse rapaz que escreveu esse texto que pense como um adulto antes de escrever..que tente amadurecer as idéias antes de sair disparando essa metralhadora que é este espaço na mídia, que deixe de lado suas frustrações e fracassos clubísticos em nome de um bem maior, a vida das pessoas que tornam nossos clubes tão grandes..como dizia minha avó: cresca e apareça!
Meu irmão foi ao jogo acompanhado de um primo, tinha 13 anos na época e foi brutalmente espancado por vestir uma camiseta do internacional, e o que mais me transtorna é saber que, para pessoas como o colunista, o simples fato de torcer para o internacional é motivo para agressão, intolerância e violência gratuita..e não venham me dizer que é apenas um texto que não faz mal a ninguém!pois é esse tipo de loucura que leva as pessoas a se matarem, esse ódio transportado para as palavras alimenta mentes mais frágeis a cometerem crimes hediondos..pense nisso meu jovem Felipe..pense nisso com carinho, pois o dia que um amigo ou familiar teu for quase morto por um rival enlouquecido tu vai perceber o erro que cometeu ao transformar palavras em armas."

Alexandre R. disse...

Legal Milton.

Entra em contato comigo que te envio um material sobre a chapa 3. meu email é alex@mgribeiro.com.br

Osb. Tu tem o mesmo nome do meu pai, Milton Ribeiro.
deve ser gente boa - hahahahah

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

SHOW O BANNER LOUIS !

Deixa ele até a vitória final...eheheh

Gonçalves disse...

Bah..na veia Chiodelli!!! na verdade o que temos visto por ae é muita desinformação, os caras acham que chegaremos lá revolucionando tudo ou derrubar o Piffero do poder na marra....não é bem assim temos um grupo bem diversificado em termo de profissões, alguns que realmente são meninos e outros nem tanto, mas não por causa disso tornariam-se marionetes políticos, tanto que a simples decisão de não se coligar a um e outro movimento foi o da situação ser um grupo fechado e o da oposição ter sido criado em cima de uma imposição sem diálogo...o que fugiria completamente dos nossos ideias e princípios, podemos surpreender ou até mesmo nos lascar, mas certamente seremos o inicio de um Inter que cresce cada vez mais e com isso proporciona esse maior interesse de todos seja somente pela parte futebolística ou pela parte política da coisa da qual estamos nos envolvendo...Parabéns pela clara esplanação do que realmente é a CHAPA 3.

cjr-sp disse...

Segue um comentário meu generalista e nao sobre o Internacional. E sim sobre o futebol em seu todo. E tal comentário se aplica em muitos países onde se pratica futebol profissional.


********************

As contas normais de alguns clubes no Brasil e no mundo sao auditadas. Essas sao mais que perfeitas.

O grande problema é o que nao entra na contabilização. O chamado por fora. PF...hhehehe

É aquele jogador que foi vendido por 19 milhoes de euros e divulgados 17 por exemplo. Aonde foram parar 2 milhoes? Ninguem vai saber, afinal é segredo. E outras situaçoes mais onde o PF pode acontecer...

Porque se a pessoa nao ganha salario e se dedica integralmente a causa, ainda por um período extenso, quase com certeza, na maioria dos casos presume-se recebe por fora. E tem uns ainda que nao tem aspiraçoes politicas. Esses sao os casos mais suspeitos em se tratando de dirigentes de futebol.

Afinal, sem aspiraçao política e nao ganhando salario e ainda por um longo tempo, fica dificil de acreditar na lisura das coisas.

POR ISSO EU SOU A FAVOR DE DIRIGENTES REMUNERADOS, SEM EXCESSÃO.

( Nao quer dizer que vai acabar com o PF mas pode melhorar bem).


Espero que a chapa 3 ao qual recomendo seja a favor da PROFISSIONALIZAÇAO TOTAL DOS DIRIGENTES DE UM CLUBE DE FUTEBOL. Ou seja quando tiver que votar no CD, matérias com esse teor, seja a favor da profissionalizaçao total.


********************

sds coloradas.
E boas eleiçoes para o COLORADO e em especial para a CHAPA 3 no Conselho Deliberativo.

********************

Aparte final...
Vou de PÍFIO para presidencia, mas mais por falta de oposiçao concreta do que pelo pífio em si. Outra, TITE nao dá. É muito ruim.

Marco disse...

Parabéns aos participantes da Chapa 3! Para mim, a Era Píferro foi frustrante, mas há coisa pior por aí. Que fiquem, mas defenestrem a tartaruga Luigi.


Agora, é olhar para a frente e renovar o título do Brasileirão.

Vou soltar uma boa tese: títulos têm data de validade, expiram. Isto leva, em média, 20 anos, uma geração.

Veja: adianta um Colorado com menos de 40 anos falar que é tri-campeão brasileiro invicto? Ele não viu este time jogar, e, se viu, não se lembra.

O mesmo vale para a Copa Toyota gremista. Hoje, está mais para ficção e "historinhas do vovô" do que para lembrança do torcedor.


Duvida? Vamos lá!

- Qual o grande jogo do Inter na conquista do tri?
- Qual jogada está cravada, até hoje, na memória do torcedor gremista na conquista da Libertadores que os levou a Tóquio?
- Qual o lance mais polêmico destas conquistas, contra ou a favor?

Sim, títulos têm prazo de validade. Continuam lá, as taças estão lá, podemos nos gabar por eles, mas perderam a "validade", precisamos renová-los.

E o que seria a tal... "validade"?

Digamos que um título só é válido se ainda é capaz de emocionar o torcedor. Se boa parte da torcida lembra-se dele. Se sabe a escalação, ou poderia discutir os jogos, jogadas, jogadores... E, principalmente, responder às questões acima.

Por isto, digo sem medo: nossos títulos nacionais estão vencidos. Os três brasileirões já foram e a Copa do Brasil só resiste e mais quatro anos.

Precisamos renová-los.
É urgente.
Continuam nossos, mas, tal qual os remédios, excederam seus prazos de validade.

Urge reconquistá-los, todos!

Lúcia Bastos disse...

Oh "Abelão" !!!
DIA DA ELEIÇÃO 13/12, É SÁBADO !!!

col disse...

Esse menino Daniel tem futuro, hein!

Cjr, e aquelas denuncias??

hehehe

Fernando Moraes disse...

Simplesmente fantástico Daniel.

Milton Ribeiro disse...

Daniel, vamos ver se nos encontramos por aí, né?

Uma correção: a eleição é dia 13, SÁBADO, não domingo.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Sábado (13/12) comparecerei ao Gigantinho munido de minha caretira de sócio e documento de identidade com foto, pra fazer valer meu direito!!!
Irei de Pífero por falta de coisa melhor na Oposição e de Chapa 3 pro CD. Vai ser muito bom saber que teremos alguns amigos lá dentro do BR lutando pelos nossos direitos e buscando o melhor pro nosso INTER!

cjr-sp disse...

Eu escutei a DIANA e o MALLET na rede Bandeirantes ontem a noite falando sobre a chapa 3.


DIANA, meus parabens, falaste muito bem e esclarecedidamente sobre a chapa 3 e as eleiçoes em geral.

Sds Coloradas.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Ao pessoal que for votar no Gigantinho...

É IMPORTANTE E ´ESTRATÉGICO` VOTAR BEM CEDO !

Rodrigo disse...

recebi uma ligação hoje do instituto ethos ou ecos sei lá, fazendo uma pesquisa sobre as eleições do Inter. Abri o voto no píffero e chapa 3. Quem recebeu a ligação também?

abraço

Rodrigo

Anônimo disse...

Nelson,

Pq é importante e estratégico votar mais cedo????

Pedro Palaoro disse...

Eu estava na duvida, mas nesse texto ganho um voto, eu concorde plenamente;

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]