quarta-feira, novembro 12, 2008

28 Vergonha do... Brasil

Um dos colegas e frequentadores de BV, a qual peço desculpas mas não lembro o nome, postou um dia desses referência a um ótimo texto escrito nas páginas da globoesporte.com. O texto encontra-se no blog do torcedor do Vitória e é de autoria de Fábio Monteiro.

Para quem não sabe, cada time tem um blogger (ou bloguista) que é responsável por escrever sobre seu time do coração. A página do nosso ilustre colorado até ano passado era escrito pelo nosso prezado colega Malafa, e atualmente o posto é ocupado pelo Mateus Reck, que pode ser acessado aqui.

Apenas para contextualizar, no jogo entre Vitória e Flamengo, no Barradão, algumas semanas atrás, uma grande parte das arquibancadas foram tomadas pela torcida rubro-negra, que como é de conhecimento de todos, tem muitos seguidores no Norte e Nordeste do país. Como vocês podem verificar na foto abaixo, uma faixa foi estendida ao lado da parte tomada pelos flamenguistas, o que causou revolta e mereceu repúdio pela imprensa carioca. Uma forte crítica foi feita no blog do torcedor do Flamengo gerando grande repercussão na rede.



Reproduzo aqui, na íntegra e sem formatação a réplica elaborada pelo Fábio, texto que eu me referi no início do post. A leitura é bastante extensa, mas coerente e digna de elogios. Repasso também o link para o texto original.

Segue:

"Ao contrário da forma agressiva do blog do Flamengo. Venho por meio desta, rebater, sob o ponto de vista do Marketing, Comércio, Mídia e Políticas Públicas, às críticas e os posicionamentos equivocados da torcida flamenguista naquele espaço como a todo time que tem grande torcida na região nordestina e que viraram uma “arara” com a faixa “Vergonha do Nordeste” exposta no jogo Vitória x Flamengo, na última quarta-feira.

Para o Flamengo e Corinthians, especificamente, será muito ruim que os nordestinos parem de torcer para estes respectivos clubes. Pois perderão receitas com venda de produtos oficiais, expansão de assinaturas de TVs no meio cibernético específicas como a FlaTV e a similar corintiana; perderão força nos estádios nordestinos, já que não haverá tanto torcedores em seu favor e por fim a mídia que os propagam perderão audiência em detrimento dos times locais.

Se no discurso deles reinam a defesa da democracia, do livre arbítrio de torcer para quem quer que seja e que não há manipulação da mídia em escolher o time que o povo tem que torcer. Eu queria saber por que Grêmio e Internacional, ambos campeões mundiais, brasileiros, de Libertadores não possuem uma grande torcida no resto do Brasil?

Por que a maioria das transmissões enfatiza apenas o rubro-negro carioca e o alvinegro paulista? Só existem estes dois clubes no país? Só eles merecem ser “incentivados” a aumentarem o número de torcedor-consumidor? Por que o São Paulo Futebol Clube, o maior time brasileiro da atualidade (em títulos, gestão administrativa e financeira), não tem tanto espaço e valorização na mídia como os outros dois têm?

Por que a transmissão regionalizada encontra tanta resistência nos bastidores das principais emissoras do nosso país? Porque sabem que regionalizando as transmissões futebolísticas aumentará o interesse dos nordestinos em agarrar seus times locais e isso gera receitas, crescem os sócio-torcedores e conquistas de melhores patrocínios aos times daqui em detrimento dos times do eixo RJ-SP. Pois, a empresa que percebe que tal time de tal região tem um grande potencial de consumo e lucro, com certeza irá se interessar em patrocinar e elevar tal time, de tal região.

O interior da Bahia, mesmo em pleno século XXI, só possui transmissão do RJ, ou seja, com todo apoio das emissoras abertas e fechadas de TVs, que optam em incentivar a torcer pelos times cariocas e paulistas, principalmente ao Flamengo e Corinthians. É bastante comum encontrar nordestinos que torcem pelos dois clubes ao mesmo tempo.

A torcida do Flamengo é a maior torcida do Brasil apenas por isso, não por terem boa estrutura, ou ser um Clube competente, afinal, é o que mais deve no Brasil, frutos de seguidas administrações ridículas e amadoras.

A faixa colocada foi neste sentido. De chamar à atenção dos torcedores do Nordeste em abraçar seus times, pois ao valorizarmos nossos times iremos contribuir para o crescimento do mesmo em médio e longo prazo. Pois passaremos a comprar produtos do time e ser consumidor do mesmo – Gerando renda, que gera lucro, que gera investimentos na formação do elenco e infra-estrutura.

Quem é baiano e conhece a região do Barradão sabe como este bairro passou por diversas melhorias pela prefeitura da cidade ao longo dos anos, justamente pelo crescimento do Vitória. Escolas e creches foram construídas, melhorias no asfalto, transporte, saneamento, eletricidade e segurança melhoraram muito no bairro da Canabrava, que hoje se chama Nossa Senhora da Vitória.

Recriminamos sim a alienação que faz um cidadão pegar mais de 500 km de estrada para torcer contra o time de sua terra natal e que ainda hostiliza o recinto esportivo e a cidade-sede do clube baiano. Somos um povo maltratado. Historicamente, sofremos com desenvolvimento econômico pífio e necessidade crescente de buscar o eixo de maior desenvolvimento do nosso país como referência de sucesso, porém somos tratados como seres inferiores, dotados de deficiência mental e outros absurdos verdadeiramente xenófobos e preconceituosos.

A oportunidade que temos de fortalecer nosso povo e nossa região se apresenta em inúmeras esferas, entre elas o esporte. E é histórico a constante transmissão de jogos dos times cariocas e paulistas em todas as semanas; incentivando com comentários tendenciosos quando esses jogos incluem clubes nordestinos; dando praticamente 100% do tempo de seu telejornal esportivo nacional para os clubes do eixo. Isto tudo é o que se pode afirmar dentro da esfera da legalidade.
Não podemos afirmar nada em relação ao obscuro.

A vocês que se julgam defensores da democracia, que democracia é esta que não oferece ao cidadão do interior nordestino a oportunidade de conhecer os clubes de forma igual e decidir por quem quer torcer? Para quem você torceria, meu caro, se assistisse jogos do Palmeiras, por exemplo, todas as quartas e domingos desde sua infância?

A escolha dos nordestinos menos favorecidos pelo Flamengo não é democrática, posto que esta é imposta. É fácil defender a democracia quando se está no topo, não é? Ou você acha que Hitler não se julgava justo?

Aí você cita as “glórias” do Flamengo e de outros clubes do eixo, como argumentos para a escolha do time. Você analisou os títulos do clube antes de escolhê-lo? Se o fez, aconselho a procurar um psicólogo. A escolha do clube de coração está para além de derrotas e vitorias, está ligada a identidade, a elementos que te fazem sentir parte daquela agremiação, daquela forma de encontrar no futebol - características do seu Estado, do seu íntimo, do seu povo e pessoas do seu convívio.

Ser torcedor é muito mais que querer ganhar sempre, é se unir a elementos que o configuram como indivíduo socializado detentor e defensor de uma determinada cultura. Aqui existe torcida sim, e se não atingimos um grau de projeção nacional e internacional é porque existem pessoas que ficam assistindo o “time do coração” pela TV.

Tudo isso é uma colonização nefasta que assola muitas cidades (principalmente) do interior dos estados do norte e do nordeste. Por tudo isso, a torcida nordestina do flamengo e de outros times do eixo é sim, a vergonha do nordeste: não por eles em si, coitados alienados, mas por serem a prova física da manipulação antidemocrática da mídia nacional.

Graças a Deus, isso está mudando e atitudes como esta da torcida do Vitória mostram que em breve os nordestinos darão um basta a esta imposição midiática. Como é de costume, quando revoluções estão em curso, aparecem os reacionários como os de agora: os torcedores dos times, as emissoras de televisão e os presidentes dos referidos clubes.

Saudações Rubro-Negras Baianas!"

-----

Sinceramente fecho 100% com o texto acima reproduzido. Chega a ser frustrante ver o quão pequeno é o espaço destinado a nosso clube na mídia nacional (seja em programas esportivos, transmissão de jogos ao vivo, contratos publicitários). Falo isso porque residindo em Angola, vejo que a Globo Internacional prefere transmitir Vasco x Náutico do que Inter x São Paulo, isso pra ficar numa breve exemplificação de onde quero chegar.

Não foquem o texto no conceito de que um torcedor não pode torcer para o time que quiser; não é esse o ponto em questão; cada um torce para quem convém, para quem se identifica, não importa a distância. No entanto, com tanta imposição midiática, a escolha passa muito mais por uma coerção dos meios de comunicação do que propriamente uma identidade. E é esse ponto que quero tocar.

A pergunta que faço, e repasso a você, leitor do BV, é como o Inter pode mudar esse quadro? Como o Inter pode projetar sua marca, aumentar sua visibilidade na mídia, seu número de torcedores e sua popularidade? Com a palavra, você, torcedor.

28 Comentários:

Fabiano- POA-Germany disse...

Ducaralho o texto do cara, e o teu também Davi. Acho um absurdo isso tudo, por isso me emociona ver pessoas que se tornaram coloradas mesmo contra isso tudo.
Grande abraço
Dá-lhe INTER!!!

geoband disse...

Trilegal o post!

Acho que se mantivéssemos uma regularidade positiva (diria 5 anos no mínimo), teríamos mais munição p/ auxiliar uma possível mudança no quadro.

Abçs ae.

col disse...

Assisti a final do Mundial numa padaria em Sao Paulo, pois estava chegando de um voo internacional(parece estupido mas eu tinha compromissos impossiveis de serem cancelados).

Lah estavam uns 15 nordestinos. Todos vibraram com a conquista como se fossem colorados (varios cornetearam a apagada atuacao do alex....kkkk...brincadeira). Meu ponto eh que, talvez a unica forma de expandir a torcida que nao mora no RS seja a conquista de titulos relevantes.

Nosso time eh situado numa belissima provincia, mas simplesmente uma provincia. Isso nunca vai mudar. Nunca teremos a mesma cobertura que outros times do centro do pais.

Se queremos respeito, admiracao e uma cobertura minima da midia nacional, isso soh serah alcancado com titulos outros que o Gauchao-Copa Brasil e outros torneios.

Obviamente outras medidas podem contribuir para a conquista desses objetivos, mas elas provavelmente terao efeitos apenas marginais.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Grande Davi,

Esses dias vi uma reportagem sobre Gana e lá mostravam várias pessoas falando que gostavam do futebol do Brasil e tal. E daí começaram a perguntar e saiu ums três flamenguistas. A imprensa se encheu toda, como de costume com o cara falando que acompanhava jogos do flamengo na TV.

Mas é claro que vão torcer pro Flamengo, no passado só passavam jogos dos cariocas para fora do país. Durante muito tempo, os campeonatos estaduais menores não tinham transmissão e só se passava no pais todo jogos do Paulisão ou do Camp. Carioca.

Aqui no Paraná, salvo engano, não faz nem 3 ou 4 anos que passam o Paranaense. Antes, só passava o Campeonato Paulista.

É óbvio que as pessoas daqui torcem pra times de fora. Só na capital é que o Atlético-PR, o Coritiba e o Paraná são fortes. Fora disso, pode fazer uma pesquisa, é raro achar um torcedor desses times fora da capital.

Infelizmente, esse sempre foi o retrato da nossa imprensa. As capitais é o Rio de Janeiro e São Paulo, o resto é periferia.

E pra mudar isso, vai tempo... muito tempo no topo e muitos títulos...

Abraço

geoband disse...

O Col, ao menos tu vestias o Manto Sagrado? Huhauhau

Mas cara, concordo 133% contigo ae.

Davi disse...

Não acredito que apenas com títulos iremos obter uma projeção maior, apesar de o efeito imediato de um time estar sempre no topo é conquistar os "corações indecisos".

O grande problema é que aqui não é a europa, onde a briga por títulos se restringe a poucos clubes economicamente mais abastados, e consequentemente é impossivel ficar tanto tempo no topo.

Como o colega do vitória falou, futebol tem que ser uma questao de identidade. E não uma questão de imposição midiática. O que fazemos para postular igualdade na cobertura de jogos e programas esportivos?

É como o Estevam falou, parece que Sao Paulo e Rio são centro, e o resto periferia. Unidos, nao temos poder para mudar isos? O que fazem os clubes de fora do eixo para mudar isso?

Abraços

geoband disse...

"Não acredito que apenas com títulos iremos obter uma projeção maior,..."

Concordo Davi.

Mas os títulos ou até mesmo a disputa por títulos formam a base do processo de mudança.

Prof.Maurício disse...

Concordo que titulos não aumentariam muito a nossa torcida além fronteiras.
A mídia massiva pró eixo Rio-SP no resto do pais, é por demais acachapante para permitir o livre arbítrio (em tudo).
Nós apenas não temos um mundaréu de corinthianos e flamenguistas no RS porque sempre fomos fechados ao "centro". Mérito também dos pioneiros da imprensa do RS. Se a globo se instalasse no nosso estado como fez com o nordeste o quadro poderia ser outro.
Também devemos nosso orgulho GRE-NAL porque desde 100 anos atrás houve competência para vencermos nacional e internacionalmente.
Saudações coloradas,

col disse...

deixo claro agora que nao existe modo de aumentar massivamente a torcida alem do mampituba.

Marco disse...

Davi

Bastante pertinente o assunto, e vou completar o que meu "vizinho" Estevam escreveu.

O pessoal do interior do Paraná não só raramente torce por algum da capital, como freqüentemente tem alta rejeição a estes.

Mas, desde a década de 1970, era muito raro passar jogos do São Paulo em Maringá. Comum, mesmo, eram jogos do Corinthians, Palmeiras e Santos (que ainda tinha grande torcida).

Na década de 1980, a Globo deu uma virada de mesa e só passava jogos dos cariocas, até campeonato carioca tivemos que agüentar... foi duro. Mas outras redes, como Band, Record e SBT passavam o Paulista, e sempre ignoravam o São Paulo.

Mas, com o tempo, os bambis foram acumulando títulos de expressão, crescendo de preferência entre os jovens, e hoje despontam como umas das maiores torcidas do Brasil (hoje, estima-se que seja a terceira).

Resultado: um dos times que mais passam jogos, aqui, é do São Paulo. Este ano, sem o Curíntia, SP e Palmeiras reinaram na programação das TVs daqui, teve dia que jogava Inter x Atlético, e passaram os bambis, segundo eles por determinação dos patrocinadores locais.

Em compensação, esqueceram do Santos, que vê sua torcida diminuir dia após dia.

Portanto, manter a competência em amealhar títulos importantes é fundamental, mas também demora. O SP levou 15 a 20 anos para conquistar este espaço, mesmo sendo do "eixo".

Porém, sem conquistar nada relevante, não dá nem para convocar reunião para discutir o assunto, pois sentará sozinho à mesa.

Uma coisa que Inter e Grêmio podem fazer é negociar à parte com TVs das regiões onde há grande influência gaúcha: SC, oeste do PR, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

Marco disse...

Agora, vocês têm que parar com esta loucura de "imprensa do eixo RJ-SP".

Isto não existe!

Existe a mídia paulista, que puxa a brasa para a sardinha de lá. A carioca, idem. A mídia mineira faz o mesmo e a gaucha, também.

O que acontece é que a Globo é do RJ, mas a grana rola em SP, os maiores patrocinadores e o maior mercado consumidor está lá.

Óbvio que as TVs vão passar o que o patrocinador determinar. Óbvio que vão atrás das maiores torcidas.

Por isto era tão importante ter mantido o Inter no topo, e por isto o fracasso da Era Píffio foi tão potencialmente danoso para o futuro do Inter.

Vou dar um exemplo: dias destes fui atrás de uma camisa do Inter para um certo Col. O vendedor da loja disse que não tinha, que no começo do ano passado (2007) teve bastante procura, principalmente da molecada. Mas com o tempo o interesse foi definhando, definhando, algumas camisas demoraram para sair, e o dono nunca mais fez pedidos.

E disse, laconicamente, que hoje é muito raro aparecer alguém atrás de material do Inter. Completou, dizendo, que este ano, que ele se lembre, eu fui a primeira pessoa que procurou por este time.

Davi disse...

Humildemente discordo Col. Certamente é pensando assim que não aumentaremos a torcida.

Abs

geoband disse...

ô Marco

Dá p/ encomendar a camisa pelo link da loja no AV...

auhauha

roquenrou ae velhinho!

Almilano disse...

Davi, muito bom o post cara, concordo 99%.

O post tem um erro GRAVE:

"Eu queria saber por que Grêmio e Internacional, ambos campeões mundiais, brasileiros, de Libertadores não possuem uma grande torcida no resto do Brasil?"

O Grêmio não é campeão mundial, é intercontinental.

auhauhahuahuahuahuahu

É Marco, compra pelo link do ARENA, boa dica Geo ahuahuhauha

Davi disse...

Alemão, foi o Fabio que escreveu isso :-)

Eu jamais cometeria esse erro... Haahaha

Abs

Fabiano- POA-Germany disse...

Olha, quanto aos títulos, não adianta sermos campeões mundiais se eles dão a mesma matéria quando o Flamerda é campeão carioca (campeonato mais lixo do Brasil). Portanto, concordo que títulos não vão aumentar muito a nossa torcida fora do RS!!!

Fábio Ourique - S.A.C.I. disse...

Ei Davi, se tu estás te referindo a mim, esquece.

Eu escrevo muita asneira, mas essa dos pijamas , nem pensar !!!!

Prof.Maurício disse...

Existe sim a imprensa rio-SP. São eles que dão a pauta para o noticiário nacional. O bombardeio diário de noticias fla-curintias e etc. é determinante na projeção de imagem destes clubes. A imprensa gaúcha e mineira ditam a pauta local e ponto. pouco é veículado nacionalmente. Exemplo: a vitória sobre o Boca teve apenas uma nota de 3 linhas na Folha de São Paulo. e no mesmo dia o Curinthians teve duas paginas discutindo assuntos como se o Mano recebeu ou não uma ligação do Santos.
É compreensivel, concordo. Mas achar que o espaço que temos fora do RS permite uma difusão da "marca" Internacional é piada.
Abraços,
Maurício (SMemSP)

Almilano disse...

Davi, claro meu véio, tanto que eu disse que "o post tem um erro GRAVE", e não o teu texto huehueheuhehu

Mas realmente, isso é complicado cara, só passa jogo desses times pra lá, é dose!!!!

E se tu escrevesse tal insanidade, o suicídio era um dever huahuahauha

Abrasssssss e muito bom teu post pra variar cara.

col disse...

verdade....

muito bom teu post pra variar cara. [2]

tiago - colorado no canada disse...

só prá contribuir com a discussão:

Fato A)

Falta 1 ou 2 horas pro começo do jogo do inter.

Fato B)

hoje foi noticiado que o vencedor da Sul Americana (ou da Recopa) pode disputar uma vaga a Libertadores do ano que vem, e o Inter tem chance de ser este clube, justamente no ano de seu centenário.

Dois fatos jornalísticos de relevância....

E....


Na capa do globoesporte.com, não há NADA sobre nenhum dos dois fatos.

tiago - colorado no canada disse...

Em compensasão, mostra no destaque o Massa batendo bola com o Ceni, o Luxemburgo dando entrevista sobre o Marcos e o Mano falando que tem que ganhar do Juventude na SÉRIE B.

tiago - colorado no canada disse...

Concluindo, a solução é:


SEPARATISMO JÁ.

tiago - colorado no canada disse...

beleza, no que eu escrevo aqui, o globoesporte (tão lendo os comentários também!!!) coloca no destaque as duas notícias...

MAS...

lógico que inventaram que o FLUMINENSE pode ganhar a vaga também.........

Tinha né...

Daqui a pouco até o Olaria tá na disputa.

grito colorado disse...

espero q vcs apoiem a nossa causa...criamos esse blog para um trabalho da faculdade, que vissa ajudar a diretoria de marketing do inter,no projeto 100 anos 100 mil socios,o blog e o video no youtube que tiver mais acessos sera usado como campanha,ajudem a gnt a espalhar esse GRITO COLORADO EM BUSCA DE SOCIOS...VLWWW

http://www.youtube.com/watch?v=vvmrJQUjjWQ
http://www.gritocolorado.blogspot.com/

João Manoel disse...

Mas cara, como é que tu não lembras meu nome? Tá de sacanagem?! hAUSHaushUASH
Mesmo assim, eu faço parte dessa legião de pessoas que torcem para times de fora, torço para o Inter e moro no sul do estado de Santa Catarina, porderia torcer para o Tigre (Criciúma), que fica logo ali, mas é família que influencia, certo?!
Não TV!

Abraços orgulhosos da utilidade de meu cometário.

Davi disse...

FAbio Ourique, me refiro ao Fabio Monteiro, bloguista do vitória, autor do texto que reproduzi.

Joao Manoel, show de bola, desculpe o esquecimento, não foi proposital.

O Fabiano e o Tiago foram perfeitos: por isso que não acredito em títulos aumentando a torcida: nossos feitos tem muito menos relevancia na mídia. Vide manchestes dos veiculos de comunicacao.

Abraços a todos

Davi

Unknown disse...

Olá, Davi.

Sempre olho o BV. Cheguei ao teu texto por intermédio do WordPress, que mostra quando se é linkado.

Muito bom teu texto e tua reflexão.

Muito interessante também o retruco do Fabinho, em questão aqui. Realmente tive que elogiá-lo por tamanha habilidade com as palavras naquele momento.

Um forte abraço aqui do Sul.

Mateus Reck
Blog do Torcedor do Internacional
Globo Esporte

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]