terça-feira, novembro 25, 2008

30 Eleições

Quando pensamos em eleições no Internacional caímos de imediato em nomes para presidente. O que é normal, trata-se da grande expectativa entre os torcedores, contudo, concentramos erroneamente o pensamento na pessoa que ocupará o cargo máximo e esquecemos de outro fator determinante no controle, debate e fiscalização de qualquer gestão, seja qual for o presidente.

Para legitimar, questionar ou reprovar ações do clube existe o Conselho Deliberativo.

Deliberar
(lat deliberare) 1 Decidir ou resolver (algo) após discussão e exame. 2 Determinar-se, resolver-se consideradamente. 3 Tomar decisão consultando consigo ou com alguém.

Ou seja, o conselho não propõe, mas vota as ações em pauta, enquanto as funções administrativas ficam sob responsabilidade do presidente e seus vices. Normalmente o conselho é solicitado para decidir questões de longo prazo, além de contas e orçamento. Os conselheiros não decidem a compra de um jogador, por exemplo, mas foi por meio do conselho que se optou por destinar a verba da venda dos Eucaliptos à reforma do Beira Rio e não à caixa comum do clube.

Então o conselho decide o que lhes for levado em pauta? Sim, mas não fica só nisso. Estão a cargo do conselho também as Comissões para Assuntos Especiais, como a de Obras. Cada comissão é formada por cinco conselheiros, escolhidos pelo presidente do conselho. Existe ainda o Conselho Fiscal, também com essa formação e que se renova de dois em dois anos.

Até aí se entende que o Conselho Deliberativo é uma interface entre a presidência e o torcedor, especialmente o sócio. Seria impossível levar à votação geral todas as questões, pra isso existe um número de pessoas que devem representar o consenso no Sport Club Internacional.

Mas o que acontece quando o conselho se compõe de maioria que segue um ou dois grupos? Pode resultar em presidente do conselho que escolha comissões formadas por sua turma, ou no presidente do clube ser aclamado e o sócio nem votar. É notório que atingimos um novo patamar de time e torcida por méritos de uma gestão promissora, mas e se os próximos anos forem de insucessos, quem pode contestar diante de um conselho dominado pelos que aí estão? Enquanto isso, na oposição de hoje vigoram nomes desgastados de um lado e inexpressivos de outro.

O Inter mudou graças aos méritos já mencionados e com isso mudou também o perfil do torcedor. É preciso entender que o atual conselho está formado em minoria por torcedores do concreto que, antes de mais nada, vivem o reflexo das decisões do clube. Não se vê conselheiro torcendo abaixo de chuva fria no inverno gaúcho às margens do Guaíba, ao mesmo tempo, são mínimos os torcedores que entram no conselho. O que existe são forças políticas consolidadas e que um dia foram os que hoje anseiam por espaço. O torcedor precisa, merece e quer espaço. Um lugar no conselho é a oportunidade pra isso.

A eleição para presidente significa apoiar ou rejeitar uma gestão. A escolha do conselho representa a renovação de um ciclo fundamental para a saúde do clube. É importante germinar agora sementes que um dia se tornarão forças políticas, do contrário cairemos numa alternância de poder entre poucos. Só chegamos onde estamos porque um dia um grupo de apaixonados pelo Inter dedicou-se a fazer parte do Conselho Deliberativo. É vital que se dê continuidade ao processo de revigoramento que freia o crescimento dos vícios de poder e que injeta novas vozes. Não se pode atrelar o destino de um Clube das dimensões do Inter a um único nome. É preciso incentivar o surgimento de novas caras entre as quais este mesmo nome fez escola, com exemplo de dedicação e competência, aliando ao aprendizado o espírito de torcedor consciente e participativo. O presidente é pra hoje, o conselho, pra amanhã.

30 Comentários:

Gonçalves disse...

É isso ae Diana, alguns de nós até já tem uma certa experiência nessa parte política da coisa, mas para muitos como eu por exemplo estou conseguindo aprender um pouco mais a cada dia.

Na realidade isso é um fato meio novo para muitos, pois a possibilidade de o voto para a escolha do Presidente é diferente da escolha do Conselho e agora ela ainda se torna mais imprevisível devido ao grande número de sócios que podem exercer esse poder de dar a voz a ideias e conduta de caráter, acho que agora é a nossa hora e nossa vez.

http://internetbv.com.br

Almilano disse...

Perfeito Diana, precisamos oxigenar o CD do Inter!

Caio de Santi disse...

Tenho restrições à gestão do Píffero. Acho que algumas coisas poderiam ser melhor planejadas.
É por isso, que concordo que o CD seja oxigenado, e não fique formado apenas por uma roda de amigos.

Eber Prado disse...

Perfeito.

Temos que ter representantes lá que fiscalizem a Direção e apontem possiveis erros, caso aconteçam.

Se todos os integrantes, ou a grande maioria forem do grupo da direção como hoje acontece, não há essa cobrança, ou se tem ela se torna inócua.

Com novas pessoas e idéias teremos um clube mais forte para enfrentar os novos tempos.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Eu que sou um ´dinossauro` em se tratando de Inter, nunca fui chegado na política colorada, mas confesso, ser o único meio de fazer com que este clube seja verdadeiramente INTERNACIONAL, para isso é preciso que todos os colorados ´compareçam` às urnas para votar.

Tem uma frase que diz:
´Não importa se seu candidato não vença desta vez, um dia seu candidato irá vencer, o importante é votar.`

Parece que tem uma chapa nova por aí do pessoal da Internet...quem souber me informar....quero participar !

Anônimo disse...

o negocio eh o seguinte:

para presidente: pifeo
para o conselho: chapa 3

m.rodrigo.oliveira disse...

Alternância de poder sempre é positiva, em qualquer segmento.

Mas mudando de assunto. Alguém viu a declaração do Daniel Gordo Carvalho de que no Inter não joga mais?

A minha dúvida é se ele está falando de forma retroativa (pois até agora não jogou nada) ou se é daqui pra frente.

Fala sério!!!

O cara está aqui há quase meio ano e da pra contar nos dedos o número de piques que ele deu em campo. E aí fica magoadinho por não ser titular.

Por mim já poderia ter ido embora ontem, ou anteontem, ou.....

tiago - colorado no canada disse...

desculpa desvirtuar o post com um off diana, mas lá vai:

http://www.vwcofutebol.com.br/

Prá quem sempre reclamou q o Inter não tinha ônibus personalizado, ano que vem vai ter, e os torcedores podem votar no "layout"!
Opção 2 prá mim!

jo disse...

olha o onibus...

Julio.Colorado em Sampa disse...

HEHEHEHE!!! Também votei na opção 2 e ainda mandei uma frase. Só vou esperar para receber a camisa em casa.

Pra não ser totalmente off:

CHAPA 3 - OXIGÊNIO NO CD

Fernando Moraes disse...

Diana. Perfeito. Mas tenho restrições. Sou sócio com direito a voto e vou exercê-lo. Meu candidato a presidente está definido faz muito tempo, mas não sei em que chapa votar pro Conselho. Como sou um novo integrante do BV acho interessante votar em pessoas com quem troco idéias quase que diariamente.
Dito isso, gostaria de saber qual é a posição da Chapa Internet/BV quanto ao hoje, ou seja, quanto a eleição presidencial??? Podes me responder, por favor, qual a indicação da Chapa para a eleição "Majoritária"?

Fernando Moraes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
diana oliveira disse...

Fernando,
o nosso objetivo é o conselho, quanto a chapa, o q muda pra ti se eu te disser em quem vou votar?
pq nada do q eu disse restringe o voto à presidência...

queremos ter voz no conselho, só isso.

quer falar mais sobre?
me manda um email pra diana@adiarquitetura.com.br

abrç

Anônimo disse...

Fernando Moraes,

eu aconselho a ir de chapa 3 para o conselho.

a chapa 3 vai nos levar ao tricampeonato mundial.

col disse...

Pensei que a Diana havia sido demitida apos alguns acontecimentos....hehehe

O raciocio eh pomposo, mas nao estah claro, ao menos para mim, que precisamos de gente nova no Conselho. Parece que o texto faz uma critica `a composicao do conselho, mas nao sei que composicao eh essa.

Fala ae diana...

diana oliveira disse...

anderson,
és um cara inteligente, lê o texto de novo, especialmente qdo faço essa pergunta:
Mas o que acontece quando o conselho se compõe de maioria que segue um ou dois grupos?

badanha,
tbm não duvido da tua inteligência, talvez da tua intenção com esse comentário.
tu é sócio?
se for, saiba q o preço da tua mensalidade só não teve aumento maior pq no conselho teve gente q contestou, o projeto era pra subir de 35 pra 65 reais.

não se vota um plano diretor pro complexo beira rio, daí o presidente faz o q e onde quiser, como um centro de eventos grudado no estádio a nova cobertura provavelmente vai bater em cima...

seremos campeões do q tu quiser com um presidente como, por exemplo, fernando carvalho. e um clube melhor mais forte com envolvimento construtivo de todas as partes.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Diana,

Sou socio e não sabia deste aumento. Mas algum dia terão que aumentar pq está com o mesmo preço desde 2006.

A chapa 1 conta com o apoio da popular se nao estou enganado. Eu vou de chapa 3.

Caco e Su...... disse...

MUITO BEM.. novamente discutindo chapa 1 chapa 2 ou 3... mas o que elas propoe???? será que ficaremos sempre nestas discussões inócuas sobre quem é mais lindo sem ao menos dizer o que se propõe? vamos votar em outra chapa que não a 1 para oxigenar... LEGAL mas e aí ????? quem são??? etc etc etc

diana oliveira disse...

beleza badanha! concordo que tenha q aumentar mesmo, eu saliento o debate em conselho, pq o aumento tem q ser pelo menos de acordo com a inflação, e não de quase 100%. mas o importante é isso mesmo, a participação do conselho.

ricardo,
projetos tu deve cobrar dos candidatos à presidência.
o conselho tem função deliberativa, fiscalizadora, tu tens que saber é do perfil dos candidatos ao conselho, não propostas. precisas observar se quem quer entrar no conselho é, ou não, uma pessoa que te representaria com confiança na hora de votar orçamento, contas, etc...

diana oliveira disse...

mais uma coisa ricardo, nesse texto q postei não se fal, em qualquer linha, de nome desta ou aquela chapa, fala da importância do conselho e de ele ser renovado.
calma cocada
hehe

col disse...

Diana,

Minha pergunta se refere mais ao que o Ricardo colocou: quem sao esses caras?

Mas se tu nao quer falar sobre isso tudo bem...

diana oliveira disse...

calma honey, em seguida eu te apresento.

Caco e Su...... disse...

Diana, desculpe, mas no momento que as pessoas participam do conselho deliberativo elas tem ter uma linha política ter uma visão de futuro para o clube, o que obrigatoriamente implica em ter propostas. As pessoas são parte da chapa.. e daí sim vamos avaliar quem as mesmas são. Uma coisa não está dissociada da outra. está umbilicalmente ligada a outra.
É como dizer que uma coisa é um candidato e outra é o partido (apesar de que isso fazemos muito bem no Brasil).
Eu olho os dois juntos. OUtra coisa.. as pessoas do CD agem em linha com as propostas da CHAPA, ou não??? é um samba do crioulo doido e cada um por si e deus por todos? acho que não

Desculpe-me mas estás te defendendo em relação ao nome das chapas porém eu não citei que disseste isso. EU e mais um monte de comentáristas, AS CITARAM. mas acho que nem precisas te posicionar muito, porque tua preferencia está muito bem definida no nome do teu comentário.. o movimento Internet/BV. Agora se ele está na chapa 1 / 2 ou 3 é outro problema.

Minha opinião sobre o CD é que todas as linhas politicas do clube devem ser representados no CD. Agora não estão, porque as chapas da oposição se omitiram na ultima eleição.

Outra coisa. não estou defendendo nenhum dos conselheiros do inter.. mas não podes dizer que os mesmos não sao torcedores do clube. Acho complicado dizer os torcedores do concreto e os não torcedores. Se eles estão lá a muito tempo, se eles somente estão lá pelo status de serem do conselho..isso é outra coisa.. mas menos torcedores???? desculpe mas não dá. Sò porque o Movimento internet está lançando as bases para a candidatura de conselheiros,não quer dizer que sejam mais ou menos torcedores do que os que lá se encontram.
Não acho que o EBER, o Mallet, o Alexandre mais ou menos torcedores que quem está no CD.

AHHH JÁ ESTÁ NA HORA DO MOVIMENTO SE POSICIONAR.. SAIR DE CIMA DO MURO.. PARECE QUE NÃO QUEREM DIZER EM QUEM VÃO VOTAR SÓ PARA NÃO SE DESGASTAR CASO O SEU CANDIDATO NÃO GANHE.

diana oliveira disse...

ricardo,

1. quem te disse q ter uma visão de futuro para o clube é ter posição política definida? então quer dizer q alguém q não esteja com situação ou oposição é nada? tem q gostar do píffero ou do bier, se não a pessoa não existe? aí é tu q me desculpe, mas faz horas q existe no brasil abertura política...

2. nada tem a ver a relação que fizeste entre candidato e partido, a menos q tu acredite q se um deputado vota contra uma proposta do seu partido deve ser punido. temos aí, então, uma segunda e grande divergência. eu acredito em liberdade total de expressão, pois ao longo de uma gestão, é impossível estar de acordo com teu partido sempre, mesmo q tenhas raízes identificadas pela mesma causa. mas tu olhas como quiseres, fica a vontade.

3. novamente estás bastante equivocado, eu não estou me defendendo em falar de chapa 1 ou 2. estou abrindo espaço par q se apresente uma terceira via. aliás, pra quem acima me cobrou posicionamento político, estás carente de interpretação de texto.

4. não chamei conselheiro de não torcedor, me mostra onde leste isso? apenas disse q a maioria dos atuais conselheiros não vivem o concreto como a maioria. e dessa forma, é inevitável q fiquem distantes das conseqüências diretas de suas decisões, como por exemplo, as cadeiras na inferior. pergunta qual deles sentou ali?
pergunta onde estacionam seu carro, se pisam em barro?
e me prova onde eu disse q estes torcem menos ou mais pelo inter.

3. ao menos em alguma coisa concordamos, q falta representatividades distintas no cd...

4. ao mesmo tempo estás me cobrando q apoie um ou outro candidato, enquanto eu declino para uma outra alternativa. quer saber qual? espera meu post da próxima seg, toma chá de camomila, larga as facas, lê direito e não ponha palavras na minha boca.

ninguém tem medo de dizer o q pensa ricardo, acho q é tu q não pensa antes de falar.

abrç

Caco e Su...... disse...

Diana:

1. Eu não disse nada sobre posição politica com apoiar A ou B eu disse que tem de ter uma linha política.

2 eu não disse nada sobre ferir a liberdade de expressão, disse que não podemos dissociar a imagem dos candidatos às linhas do partido. Já que se foram eleitos por uma CHAPA ou partido, no mínimo tem de seguir as premissas desta chapa ou partido.

3. o que tem haver posicionamento politico com interpretação de texto.. por favor né..

4. Sobre torcedores de concreto e não torcedores .. realmente entendi errado o teu texto.

eu não estou com facas na mão só estou cansado deste bla bla bla sobre eleição sem nada concreto... VAMOS ABRIR UMA NOVA VIA.. VAMOS.. mas o que é isso?? é a CHAPA 3 internet BV? o que voces querem?? qual é posição de voces sobre tudo que envolve o clube?

As vezes parecem o proprio bier que disse que queria ser eleito porque sonhava em ser presidente do Inter...Daí surge a pergunta.. E EU COM o sonho dele.. Quero saber as propostas..

A mesma coisa serve pra voces, dizer que tem de oxigenar o conselho, criar bases para os conselheiros do futuro.. pra mim e muito lindo.. mas de prático nada.

Sobre cha de camomila, o meu sem açucar , por favor. rssssss


"ninguém tem medo de dizer o q pensa ricardo, acho q é tu q não pensa antes de falar." tsc tsc tsc.. não é porque escreves bem que tens a verdade nas tuas palavras, então se queres que eu respeite a tua opinião, sem partir para estas agressoezinhas infantis.. por favor também não as faça.

diana oliveira disse...

pois então, se não te referes a apoiar um ou outro, pq não entendes a defesa da participação do sócio comum no conselho como uma posição política, a de maior integração?
só aí já se entende uma via de trabalho, ou postura.

não entendo como podes estar cansado de uma coisa q nem foi apresentada ainda...

já te disse q na seqüência a linha de pensamento concreta será divulgada.
tu mistura aquilo q já sabes com o q ainda não foi dito aqui.
outra coisa, o movimento internetbv tem uma página, q já foi divulgada por aqui, te deste o trabalho de entrar lá e ler como nos apresentamos?
www.internetbv.com.br

esse texto, repito, fala do conselho, não do movimento, não sei pq tu insiste em distorcer. me pede o segundo parágrafo enquanto ponho em debate a introdução.

ok, meu chá tbm não leva açúcar.

quem começou foi tu, eu só respondi.

paro por aqui essa discussão contigo, não tem sentido dar continuidade, vou acabar me repetindo.

abrçs

Caco e Su...... disse...

Já li sim o site do movimento internetbv. Já participei do grupo de discussão. E na época que participava minha posição era a mesma.. POSICIONAMENTO. não precisa ser de candidato mas de ações e proposta.

Ficamos por aqui.. pois se não responderás mais nada.. só me resta esperar a linha de posicionamento concreta do movimento ser exteriorizada, para daí termos bases para entendimentos/discussões.

diana oliveira disse...

feito! concordo.
e agora chega dessa peleia q é vamo-le-q-vamo colorado!

pra cima deles!!!

Knight disse...

Diana:

Seria bom que os conselheiros do movimento fizessem um documento com tudo o que fizeram, seus votos, opiniões, etc., enfim, relatassem toda a sua atividade no cargo.

Que tal?

[]s e paz na terra aos homens de boa vontade :)

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]