domingo, novembro 09, 2008

26 Brasileirão e eleições...

Hoje temos Inter x Ipatinga. Falar o que desse jogo?? Absolutamente nada importa nessa partida para a vida do colorado e muito pouco para o Ipatinga, que já praticamente garantiu a sua classificação para a segunda divisão de 2009. O que nos resta é colocar os guris da base para ver se algum deles poderá ser aproveitado no grupo principal ou se deve ser dispensado. Tentar ganhar mais alguns pontinhos para sairmos com um pouco de dignidade desse campeonato também vem bem.

Mais importante que essa rodada do brasileirão e o dia de amanhã, quando o conselho irá se reunir para o primeiro turno das eleições presidenciais do Inter.

Nos últimos meses temos convivido quase que diariamente com eleições, primeiro a de prefeitos e vereadores no Brasil e depois a eleição do Obama nos EUA. Essas eleições foram exemplos de democracia para todo o mundo, onde o povo foi escolher quem deveria ser seus representantes juntos aos governos.

Estou escrevendo isso porque, como colorado, espero que o Conselho conceda votos suficientes para que a oposição ultrapasse os 25% da cláusula de barreira e a eleição possa chegar as urnas para que quem realmente é dono do clube - o associado - possa tomar a decisão de qual chapa será melhor para comandar o clube no ano do centenário.

Veja bem, não estou querendo aqui fazer propaganda para nenhuma chapa, quero apenas que o pleito vá até o povo. Se o conselho aclamar Vitório Piffero será uma derrota para o associado, que não podera eleger quem quiser e terá que conviver com alguém que provavelmente não vai chegar la por méritos próprios mas talvez por alguma manobra política que excluirá o torcedor de votar.

Espero que o conselho se lembre que o Inter é o clube do povo do Rio Grande do Sul e não o clube do conselho deliberativo.


Guilherme - Campo Bom

26 Comentários:

jo disse...

pro ipatinga chegar vivo contra o tricolino:VAMU VAMU IPATINGAAAAA...

Unknown disse...

O MAIS IMPORTANTE PARA NÓS COLORADOS É QUE A NOSSA DEMOCRACIA NOS PERMITA VOTAR PARA O PRÓXIMO PRESIDENTE.
VAMU, VAMU INTER...

Rafael Severo disse...

Legal, Guilherme!

Também penso como tu. Independente de nomes, de candidatura A ou B, é fundamental que os sócios possam participar do pleito. Isso faz bem à saúde do clube.

Grande abraço,cara!

Adir disse...

Legal Guilherme que você levantou este assunto.

Me parece que o sócio está meio desmotivado e não está dando a devida importância para o pleito e à participação dele na vida política do Clube. Escrevi sobre isso também no blog http://conselheiroscolorados.blogspot.com

É a democracia colorada em jogo, no Conselhjo Deliberativo. Legal botar este assunto em pauta. Parabéns.

col disse...

Penso o mesmo tambem.

Guilherme L. disse...

concordo contigo

mesmo que eu nao queira que o tal do Claudio Bier venha a ser presidente, o importante é essa eleição poder chegar aos socios.

É o que eu digo, a oposição pode ser ruim, mas é muito pior ela nem existir.

Julio.Colorado em Sampa disse...

Perfeito Guilherme! Queremos votar.

Marcelo Tiarajú disse...

Se a eleição passar para o segundo turno, quando os sócios podem votar, seria o fatao de TODOS anularem os votos.

Não sei se o estatuto do Inter prevê essa possibilidade, mas em eleições "convencionais", caso a maioria (50% + 1), anular o voto, nova eleição é convocada, forçosamente com novos candidatos.

Acho que esta ainda seria a melhor hipótese.

Seria a melhor forma de nos livrarmos do Piffio e do pai do Mano Changes numa tacada só!!!

huahauhuahauhuahahuahuahauhauhauahu

Alexandre R. disse...

Hehehehe. Boa marcelo.

Nao rola uma campanha 'SOU SOCIO, QUERO VOTAR' pro pessoal do conselho passar o tal de bier hj de noite?

Almilano disse...

Prezado Marcelo Tiaraju, só para lhe avisar que nem o estatuto do Inter nem a Constituição Federal contemplam tal disposivito, ou seja, se nas eleições "convencionais" 60% do eleitorado anular seu voto, os 40% que não o fizerem legitimarão o prefeito, governador, presidente, etc.. eleito, pois o que os elege são os chamados votos válidos.

Gilberto Colorado do Brasil disse...

Penso da mesma forma Guilherme. Entendo que o fundamental, e para isso eu realmente torço, seria que houvesse a possibilidade do sócio colorado ir às urnas e escolher o seu candidato democraticamente, e não termos que "engolir" um presidente escolhido através de um "Colégio Eleitoral" que muitas vezes não retrata a vontade do associado.

Marcelo Tiarajú disse...

Caro Alemão Milano,

Conforme o Art. 224. do código eleitoral:

Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições presidenciais , do Estado nas eleições federais e estaduais ou do Município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.

Atente para o fato de que em nenhum momento eu afirmei que o estatuto do Inter privilegiava este dispositivo. Apenas, seria um bom recurso se o fizesse.

E continuo crendo que anular o voto caso haja 2° turno, pelo menos é uma boa forma de protesto, já que NENHUM dos candidatos ao meu ver possuem a qualidade necessária para ser presidente do Sport Club Internacional.

CSDS:

Marcelo Tiarajú Gedoz.

Almilano disse...

Prezado Marcelo Tiarajú,

Nota-se que faltou um pouco de estudo nesse corpo, pois uma coisa é o que está escrito, outra é a discussão em torno do que stá posto.

O art. 77, par. segundo, da Constituição Federal (CF), diz que

"será considerado eleito presidente o candidato que, registrado por partido político, obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

Conforme sabes, a CF está acima de leis ordinárias, valendo portanto as regras nela contidas.

O que se discute é nulidade do voto e não voto nulo, ou seja, nulidade do voto é quando o voto é conseguido mediante fraude por exemplo. Voto nulo pe eu ir lá e votar em um candidato cujo número não existe.

E o art. 224 diz "se a nulidade atingir..."

Portanto meu caro, não existe essa de nova eleição caso tenhamos mais de 50% dos votos anulados pelos cidadãos. Terá nova eleição quando mais de 50% dos votos forem "fraudados".

Conseguirás achar algo a respeito "a rodo" na internet, mas deixo dois links para vossa apreciação:

http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=8195

http://pt.wikipedia.org/wiki/Voto_nulo

Ah, pra finalizar, se isso fosse possível´no caso do Inter, coisa que não é (conforme afirmei anteriormente), não há nada que impeça ambos os candidatos a concorrerem novamente.

Abraço,

Alemão Milano

Marcelo Tiarajú disse...

Caro Alemão Milano,

Muito esclarecedora a tua explanação. De fato, admito que sempre interpretei a lei de forma equivocada.
Contudo, fica ainda a dúvida: Por que o exercício do voto é obrigatório, se com qualquer quorum o eleito é legitimado? Não te parece estranho?
Bem, mas não vem ao caso...

Volto a afirmar que continuo crendo que anular o voto caso haja 2° turno, pelo menos é UMA BOA FORMA DE PROTESTO, já que NENHUM dos candidatos ao meu ver, possuem as qualidades necessárias para ser presidente do Sport Club Internacional. Pelo menos os eleitos saberão que não contam com o apoio do associado.

csds:

Marcelo Tiarajú Gedoz

Alexandre R. disse...

Boa Marcelo. Caso hj tenhamos uma surpresa e o C. Bier passe pelo conselho, entre piffero e ele eu votaria NULO e/ou Branco. Será minha forma de protestar....

Marcelo Tiarajú disse...

Como se diz..."a ninguém é dado o direito de desconhecer as lei"...

Mas se de fato todos as conhecessem, que seria dos nossos amigos advogados?


Huahuahuahuahuahuahuaahuahuaahuahua

Se me perguntassem então quem eu acharia competente para ser presidente do Inter eu responderia:

Não sei. Só tem 3 pessoas que certamente não são.

1° O atual presidente;

2° O atual candidato da oposição;

3° O Sr. Marcelo Tiarajú Gedoz ( no caso eu).

Abraço a todos!

Marcelo Tiarajú disse...

"As lei" foi forte...

Lia-se "as leis"

Almilano disse...

Marcelo Tiarajú,

Bela pergunta, tanto que a lei fala de votos válidos, que é a exclusão dos brancos e nulos.

É que na real eu acho que se o voto fosse facultativo, niunguém votaria, pois nossos políticos são de chorar heheheheheh

Eu li um artigo sobre esse negócio de "voto de protesto", fazendo cum contraponto muito bom. Dizia a matéria que na verdade não existe o "voto de protesto", se achar onde li posto aqui.

Eu, particularmente, não voto em branco/nulo nunca, pois acho que essa é a chance que temos para mudar algo. E já que temos essa "chance", tento fazer da melhor forma possívl. Por isso, mesmo nas eleições do Inter, acho que os conselheiros devem sim optar por um deles.

E se for a segundo turno (o que eu realmente espero), eu ouvirei muito ambos os candidatos para ver em quem votar, só sei que até agora não gostei nada do que ouvi de ambos.

É que eu acho que se votamos em branco/nulo em qualquer situação, depois não teremos essa tal "legitimidade" para reclamar e cobrar, afinal, não fizemos nenhuma escolha.

Abraço

Almilano disse...

Ah, Tiarajú, antes que eu me squeça e cause algum mal-entendido em relação ao que eu escrevi:

Quando eu escrevi "Nota-se que faltou um pouco de estudo nesse corpo", foi claro apenas uma brincadeira, é que já deu tanto rolo por aqui, as pessoas levaram tantas coisas para o lado pessoal, que resolvi deixar bem claro para não haver mais esses problemas.

Abraço.

Marcelo Tiarajú disse...

Nem esquenta Alemão.

Onde tu escreveste "faltou estudo nesse corpo", eu entendi "faltou estudo nesse assunto". Com o que tenho que concordar.

Até porque estudo, em outros campos, nunca me faltou.

Uma vez que sou graduado em Engenharia Civil e pós graduado em Segurança do Trabalho.

..."cada um no seu quadrado"...

Abraço!

Almilano disse...

Marcelo Tiarajú, é o que eu disse antes, claro que falei em tom de brincadeira, não tô aqui pra me julgar pior ou melhor do que ninguém, apenas fiz uma brincadeira que falo seguido para meus amigos quando discutimos algum assunto.

E eu sou um rélis estudante de direito. Pós graduação, mestrado e etc. ainda farão parte dos meus estudos, mas cada um ao seu tempo.

Abraço.

Unknown disse...

Também concordo, quanto as eleições e o Brasileirão.
Um grande erro foi ter perdido a copa do Brasil para o Sport. Perdemos pro Sport...

É... Alguém aqui do Blog, foi lá na Bombonera?

Unknown disse...

Discordo de você, Guilherme. Os conselheiros foram eleitos pelos sócios, caso a eleição seja resolvida no Conselho, azar da Oposição que não soube conquistar os votos necessários na última eleição para o Conselho do Clube.

Unknown disse...

Discordo de você, Guilherme. Os conselheiros foram eleitos pelos sócios, caso a eleição seja resolvida no Conselho, azar da Oposição que não soube conquistar os votos necessários na última eleição para o Conselho do Clube.

Jones UK disse...

Falou com propriedade ... os socios eh que devem tomar a decisao independente de quem sejam os candidatos...a democracia eh boa e os colorados agradecem...
abraco

Guilherme CB disse...

Acabou de sair o resultado das eleições:

chapa 1 Vitório Piffero 209 votos

chapa 2 Cláudio Bier 88 votos]

Haverá segundo turno.
Uma vitória para o associado!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]