terça-feira, outubro 21, 2008

22 DIVISOR DE ERAS: Você está Aqui


Eu nunca tinha visto esta foto até poucos minutos atras quando achei ela na Internet. Nesse momento o Inter estava a menos de 1 segundo do fim dos anos de Ouro que nos levou até o Octa Gaucho, Tri-Nacional Invicto e a um passo de vencer a Libertadores de 1980. Era o Gol da Vitoria do Nacional na Final da Libertadores de 1980. Mauro Galvão se não por meros centimetros evitava o gol. Falcão assistia o fim de uma era.

Começava nesse instante um periodo escuro na historia do Inter que duraria 26 anos. A escuridão não foi imediata, foi gradual. Passava um ano, dois anos e só ganhavamos Gaúchões e olha que tinhamos até um bom time nos anos 80. Na Epoca, até 1980, pra quem nem vivo era ainda, saiba que eramos o "Boca" do Brasil. Tinhamos mais titulos Nacionais que todos os outros inclusive um de forma invicta e titulos Internacionais era uma questão de tempo. Se tivessimos mantido METADE do ritimo dos anos 70 hoje já seríamos Octa Campeão Brasileiro!

Nem o Boca era o Boca ainda. No momento desse gol do Nacional, o Boca tinha 2 Libertadores e uma Copa Intercontinental, longe ainda de ser o bicho papão das Americas que veio a ser a partir especialmente do ano 2000. Uma vitoria naquela final e hoje quem sabe poderia ser o Inter o time mais famoso das Americas. Mas a realidade é que estamos longe disso. Longe mas nem tão longe assim que em poucos anos não possamos mudar isso. 2006 finalmente nos apresentou ao resto da America e ao Mundo mas agora precisamos ganhar mais e mais. Não adianta ter um bom ano e depois desaparecer por 30. Em menos de uma decada o Boca ganhou 4 Libertadores, 2 Copa Toyotas, 2 SulAmericanas e 3 Recopas. Veja como a SulAmericana que é geralmente desprezado AJUDA a elevar o Status do Boca como Rei das Americas. Titulo Internacional é Titulo Internacional.

Vou ser honesto, não gosto da babação de ovo em relação ao Boca. Muitos tratam eles como intocaveies, seu estadio como "O TEMPLO" de futebol na America do Sul, sua historia como unica e bla bla bla. Tudo bem, merecem respeito pois dominaram até agora essa decada, mas sinceramente quero ver esse mito todo cair e cair o mais rapido possivel. Duas vezes nos ultimos anos vi o Inter enfrentar o Boca e cair diante deles como um clube comum, lutando em casa e tomando um vareio na Argentina. Mas temos mais uma chance para mudar essa historia!

Dessa vez por mais irregular que o Inter tem sido acredito que temos um time capaz de enfrentar o Boca (meia Boca ou não) de igual para igual lá na Argentina e de ganhar no Beira Rio. No papel o Inter continua com um timaço; D'Alessandro, Alex no auge, Guinazu o Monstro, Nilmar fazendo muitos gols, Indio e Bolivar e otima fase e varios outros jogadores que contribuem. Passar pelo Boca agora é obrigação e não só no Beira Rio. Especialmente lá na Argentina temos que jogar futebol como Machos e não se entregar no primeiro ataque deles e depois abrir as pernas como fizemos lá no passado. Sinto que dessa vez vais ser differente.

Já ganhamos uma Libertadores em 2006. Um Mundial da Fifa e uma Recopa. 2 Titulos Internacionais em 2006 e um em 2007. Não faz nem 2 anos ainda e analizando de longe estamos historicamente vivendo nessa era ainda. Pelas dificuldades recentes e por viver no imediatismo pode até parecer 2 mundos distintos mas daqui a 30 anos 2008 será visto ainda como o inicio da era que começou em 2006. Então essa SulAmericana, esse confronto contra o Boca faz parte da Era Internacional do Inter, estamos vivendo isso nesse momento! E temos que ganhar. Temos que continuar emplilhando Taças Internacionais, ao menos 1 por ano. Porenquanto estamos mantendo a sequencia! Temos que começar a tirar as taças do Boca e leva-las ao Beira Rio. Já fizemos algo em 2006 que o Boca não consegiu em 2007 (ganhar o Mundial) e agora tá na hora de declarar no fim a era do BOCA.

22 Comentários:

geoband disse...

Baita foto!

Felipe Conti disse...

Parabéns pelo texto véio, muito bom mesmo!
E temos que nos agigantar contra os gigantes, é isso aí mesmo!
O Boca só é "O Boca" de hoje porque joga tanto em casa quanto fora, ou tanto contra o Inter quanto contra o Dep. Cali, do MESMO JEITO! Não se assustam, não se apavoram, sabem que tem qualidade e seguem tocando bola, acelerando ou freando o jogo a hora que querem... Respeitar tudo bem, temer jamais!!
Pra cima deles INTER!!
Um abraço,
Saitou.

col disse...

Eh Louis, eh complicado.

Tres anos seguidos sem LA. Isso nao eh coisa de time grande. E a comparacao com o primo pobre da Azenha eh inevitavel tambem.

Enquanto isso presidente e torcida arrotam frases de cofres cheios, 80 mil socios etc. E o futebol, presidente? 5 times brasileiros( vejam bem: 5 times) se classificam para a LA....

Daniel Chiodelli disse...

Baita foto! Trágica, mas muito boa!

O Col tem 100% de razão no comentário acima.

A "babação" sobre o Boca, Louis, a meu ver não é tão babação assim. No meu ponto de vista, os caras fizeram por merecer. E cá entre nós, não é só deles que eu quero tomar esse estigma. O São Paulo tá criando (também com méritos) um estigma muito forte, mais no âmbito nacional, mas também no internacional. A peleia é desparelha, pois somos da província contra SP e BA. Mas em campo é tudo 11 x 11.

Baita abraço!

Schroder-EUA disse...

Com certeza Daniel a babação é ate merecida mas tá na hora de algum time acabar com isso. Humilhados eles ja foram em Yokohama...agora tem que ser humilhado na America do Sul... :)

Lúcia Bastos disse...

Este ano eles já foram derrotados pelo Flu, e por muitos outros times argentinos...

No mesmo dia que derrotamos o timeco, eles foram derrotados, pelo mesmo placar, no Apertura, pelo Godoy Cruz.

Não é nenhum bixo papão !
Basta jogarmos com seriedade, garra e, determinação.
Amanhã no BR e dia 06/11 na Argentina.

Sacuga disse...

dependendo de como se posiciona a luz uma cabeça de alfinete pode ter uma sombra enorme.
como falou a Pimentinha, acho que o bicho papão já não assusta tanto assim.
Sinto uma sensação diferente em relação time do inter de 2006 e o de hoje.
Em 2006 quando aquele time entrava em campo tinha a sensação que era pra ganhar não era só um time era uma equipe sabem.
Já fazem dois anos que não posso contar vantagem sem medo de morder a lingua.
Vai colorado me emociona denovo , me dá outro extase como o que senti no 4 X 1 contra a filial Brasileira do boca juniors mas agora com os boqueños de verdade.

Vamo,Vamo,inter!!!!!!!!!!!!!!

Sacuga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
diana oliveira disse...

impressionante a foto e mais ainda a tua análise.
sensacional
internacional

e vamo-le-q-vamo!

signori http://blogsignori.blogspot.com disse...

Baita texto! Show de bola.

Vamo vamo Inter!!

Anônimo disse...

Uau, uma foto do Mauro Galvao

Leandro Luz disse...

Concordo plenamente com vc... a Sul-Americana tem de ser valorizada. É mais um caneco internacional e temos que lutar por ele. Nao venham me dizer que tem q valorizar o Brasileiro e deixar a Sul-Americana de lado. Pela grana q ganham e a bolinha q jogam (falo da irregularidade dos caras em campo) tem q jogar com força máxima, lutando, suando sangue em todas as competições.

Cleber_Tapes/RS disse...

ótimo texto Louis e baita foto essa

eu ja escrevi que preferia o boca completo
mas tudo bem, nós vamos com o misto também
porque sem o guina, o inter é misto mesmo

pra mim o boca não passa de um time de azul
e como tal tem que ser eliminado

abraço

Marcelo em Floripa/SC disse...

hehehe... acho que conheço esse anônimo...rsrsrs

No más... Baita texto Louis!
Uma baita reflexão norteando o momento que começou a era obscura do BR!
Agora, sobre a sudamericana, os times brasileiros dizem não dar importância hoje, pode ser que seja como a LA antigamente onde os times, inclusive o Inter, privilegiavam campeonatos estaduais a jogar a LA. Então os argentinos, uruguaios, começaram a empilhar títulos, hoje são os maiores ganhadores. Os brasileiros só começaram a valorizar a LA depois que o flaménnhhgo ganhou.
Então vamos lá! Vamos ganhar essa copa! Que seja com Boca agora, River depois e Palmeiras-Luxa!
Sds. Coloradas!

Schroder-EUA disse...

É a verdade é que a gente so da valor a algo depois que o Rival o tem.

A Libertadores em 80 foi assim. O inter queria ganhar mas a torcida tava meio apatica, tanto que na final contra o Nacional acho que o Beira Rio nem lotou...alguem tem os dados? Depois quando outro times Brasileiros começaram a ganhar especialmente o Gremio é que virou prioridade.

A SulAmericana nenhum Brasileiro ganhou ainda....que sabe começamos uma nova moda no Brasil?

Cleber_Tapes/RS disse...

eu penso assim

so no fato de eliminar o gremio

poder eliminar o boca e river

ja ta valento

se torna muito importante

nem que foçe no par ou impar

Anônimo disse...

Louis,

temos a garantia que não haverao frangos na bombonera. já eh um começo!

romulo disse...

sempre apoiei e sempre vou apoiar o inter na conquista de títulos, sejam quais forem.
demonstra que a equipe tem humildade de respeitar a competição, por mais infíma que seja sua premiação
HUMILDADE acima de tudo


e como segue o ritual, de 2005, 2006 e 2007 aos nossos visitantes:

http://www.youtube.com/watch?v=Z58NH8d6qx4

ACORDA BOSTERO!!

geoband disse...

Hauhauauahuahuah NINGUÉM DORMEEEEE!!!!!!!!!!

geoband disse...

E p/ essa noite eu espero isso:

http://www.youtube.com/watch?v=ReJpgYLH1sc


Impressionante!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Louis:

Eu tava lá em 80, contra o Nacional, o BR lotou sim, mas ainda não se tinha idéia da repercussão de uma LA, não era o ´pote de ouro` que é hoje, vínhamos de 03 ´enfadonhos` Campeonatos Brasileiros....ehehe e par aquele jogo perdemos TODOS OS CENTRO-AVANTES, o Falcão JOGOU ALI, o Nacional colocou todo o time atrás (característica uruguaia da época).

No jogo de volta lá, jogamos muito mais e perdemos naquele gol à la Dalessandro (malandragem no Grenal - gol do Alex), ficamos tristes mas não muito....

Só bem depois a LA começou a ser valorizada pelo Eixo RJ-SP

geoband disse...

Abre o chat ae!!!!!!

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]