terça-feira, setembro 16, 2008

8 Colorado em terras norte-americanas




Aproveitando uma pergunta que o Louis havia feito há muito tempo, na comunidade do Internacional no orkut, resolvi listar os jogos do Internacional nos Estados Unidos.

Embora sem muita tradição no futebol, principalmente em tratando-se de clubes, os Estados Unidos já viram o Internacional desfilar em seus gramados.

Contudo, apenas na estréia nos Estados Unidos o Internacional enfrentou uma equipe norte-americana. Iniciava-se o mês de agosto de 1983 e o Colorado disputaria o Torneio Internacional Costa Noroeste do Pacífico, promovido conjuntamente pelo norte-americano Seattle Sounders e pelo canadense Vancouver Whitecaps.

O primeiro adversário colorado seria o Seattle Sounders. O clube havia sido vice-campeão norte-americano poucos dias antes. Campeão da Divisão Oeste, o clube de Seattle enfrentou nas quartas-de-final o Toronto Blizzard. Na semifinal, o adversário foi o Fort Lauderdale Strikers. Finalmente, no esperado Soccer Bowl 1982, o Seattle Sounders foi derrotado pelo Cosmos, por 1x0.
No dia 2 de agosto de 1983, Internacional e Seattle Sounders entraram no gramado do Tacoma Dome para abrirem a competição. Quinze mil pessoas compareceram ao estádio da cidade de Tacoma, próxima a Seattle. Na 1ª etapa, a equipe norte-americana foi melhor, e abriu o marcador com Peter Ward. Porém, no 2º tempo, o Internacional reagiu, e Rúben Paz empatou aos 22' e Renê virou o jogo aos 25'.

Escalações:
INT: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir, Vílson Taddei (Renê) e Rúben Paz; Sílvio (Gérson), Geraldão e Silvinho
Técnico: Dino Sani

SSD: Korrigan; Evans, Kemp, Bridge (Bain) e Peterson; Powell, Peter Ward, Daley e Dargle; Bredford e Schwetzer (Bartro)
Técnico: Ron Calloway
Árbitro: Gary Sugarths

As duas partidas seguintes do Internacional neste torneio ocorreram no estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá. Em 4 de agosto o Internacional goleou o Vancouver Whitecaps por 4x1 e no dia 6 de agosto o Colorado confirmou o título ao bater a Seleção Chinesa por 2x0. O Vancouver Whitecaps, assim c0mo equipes canadenses de Montreal e Toronto, disputavam o campeonato norte-americano. O Whitecaps havia sido campeão em 1979, e em 1982 ficara em 3º lugar na Divisão Oeste, caindo nas quartas-de-final, diante do San Diego Sockers.
As outras três partidas do Internacional nos Estados Unidos foram contra equipes mexicanas. Em 30 de janeiro de 1990 o Internacional empatou em 0x0 com o Universidad Guadalajara, no Santana Bowl Stadium, em Los Angeles. Estava em disputa a Taça Condado de Santana, que o Colorado levou ao vencer nos pênaltis, por 4x3.

Em 1995, dois amistosos com o Chivas Guadalajara: em 7 de maio, derrota por 2x0, no Coliseu Memorial, em Los Angeles; dois dias depois, vitória pelo mesmo marcador, no Spartan, em San Jose.


8 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Beleza Raul!

Em 2002 eu tentei botar o Inter e o Metrostars juntos para um jogo aqui. Troquei emails com uns diretores dos 2 clubes mas o Metrostars achou caro demais o que o Inter tava pedindo...acho que era uns 50 Mil Dollars mais despesas. O FDP do Metrostars ainda me falou "se fosse o San Pablo que é bem conhecido ainda vai mas não o Inter"... ai ficou por ai....mas eu tentei...

Gonçalves disse...

Pô saldo positivo dessa excursão ae...é incrível que as taças desses torneios e outras de campeonatos mais antigos devem estar sucumbidas em algum canto do BR, espero que com o Museu possa se visualizar um pouco mais dessa história mais antiga...

Louis, nos filmes muitas vezes se vê o futebol como matéria tipo Educação Fisica daqui, sabes dizer desde quando mais ou menos isso apareceu ae pelas escolas e começou a ser difundido?

Cleber_Tapes/RS disse...

ótimo texto Raul

eu lembro quando tu contou isso aki Louis, mas acho que hoje eles pensariam diferente a respeito do Inter...

P.S. eu tava lendo uns comentários ali em baixo e vo comentar uma curiosidade aki.
Quando eu era pequeno e frequentava uma escolinha de futebol, um treinador sempre me falava:

Cleber tu tem que jogar no ataque e tu tem que procurar sair da marcação, foge da marcação, sai dela.
E eu até entendia o porque, se eu ficava parado era bem marcado

Ai lendo os comentários ali em baixo li que o amigo Nelson critica o Alex por se esconder da marcação, ai não sei o que entender Nelson, tu acha que seria melhor ele ficar marcado e cavar faltas? ou puxar a marcação pra fora da área, em que sentido tu falou?

abraço

Luciano Klein disse...

Tava lendo o blog de futebol alemão do IG, olha só:



"Outro brasileiro que brilhou foi Tinga, em mais um jogão da rodada. O volante entrou no segundo tempo da partida em que sua equipe, o Borussia Dortmund, perdia por 3 a 0 para o Schalke, em casa. E sua entrada foi um divisor de águas no duelo. Tinga foi o senhor do meio campo, deu mais mobilidade e criatividade, e o Dortmund conseguiu buscar o empate em 3 a 3, para delírio de sua fanática torcida. O juizão acabou o jogo em cima dos 45 minutos, por medo de alguma coisa. Se tivessem mais uns 4 minutos, o Borussia viraria a partida."


Bah! Meio campo com Magrão, NEGO TINGA, GUINAZU e Dalessandro!!


Imagineee!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Amigo Cleber:

O futebol hoje em dia é pura movimentação, troca de posição, bola dividida, quem ficar parado não joga !

Atacante que tiver medo de porrada, fica assistindo na TV.

O Alex ´escolhe` o lado que vai jogar onde a marcação é menos ´forte`, se nos jogos importantes, vide Sport no Recife o time adversário é pegador ele fica ´estático` no lado direito e não participa do jogo, quando o jogo é fácil, principalmente em jogos no BR e como no Gauchão, ele ASSUME, COMO A MARCAÇÃO É MAIS FOLGADA, O CAMPO É MAIOR, O ADVERSÁRIO É FRACO, ele deita e rola, pois é inteligente e sabe ´achar` o espaço, DESDE QUE NÃO LEVE PORRADA !

Neste jogo contra o Botafogo INCRIVELMENTE ELE DISPITOU E ATÉ GANHOU ALGUMAS BOLAS PELO ALTO (BALÃO DO CLEMER), pois ele só joga com a bola limpa e de frente pro marcador, se tiver que dividir ou virar o corpo para tentar o drible e depois chutar, já era...por isto ele ficar estático na direita é dificultar sua participação no jogo...

Exemplo ao contrário do Alex, o Nilmar que apesar de perder gols incríveis NUNCA ARREPIA E SEMPRE VAI NA BOLA COM TUDO ! NÃO PIPOCA NUNCA E NEM SE PRESERVA !

geoband disse...

Gonça levantou a lebre aí. Todos os torneios que o Colorado disputou são pouco valorizados. Creio que mereçam ser mais lembrados.

Qualquer trabalho que possibilite o torcedor relembrar dos fatos. Que passe a informação aos torcedores mais novos.

É taça no armário pô! O corintia foi campeão do torneio Viña del Mar? E se tivesse sido? Quando a LA passou a ter importância para os clubes brasileiros?

FAZER COM QUE O POVO SAIBA!

geoband disse...

Imaginem se o Fla tivesse ganho em Dubai...

Cleber_Tapes/RS disse...

Eu entendi o que tu falou Nelson

Mas é que talvez o estilo de jogo deles sejam diferentes. Talvez o Nilmar encare mais a marcação porque ele tem mais abilidade pra driblar e sem duvidas tem mais velocidade.
Ao meu ver o Alex tenta se desmarcar porque ele pensa mais a jogada, ao contrario de uns acho que ele sempre procura um passe mais qualificado, e outra caracteristica dele é o chute a longa distância e pra isso ele tem que estar desmarcado.
Acho que cada jogador tem um estilo, uns melhores outros piores com certeza, no caso do Montro Guinazu ele tem o estilo dele, onde o Nilmar nem chega perto,
o tão falodo time encaixado nada mais é que jogadores com estilos diferentes ou parecidos se entrozarem ai cada um sabe e conhece o estilo do outro e acaba funcionando a coisa.
No caso do Alex gosto do estilo dele porque gosto de jogador que chuta forte e de longa distância,
e se ele ainda tivesse a velocidade do Nilmar e os dribles do denilson pra encarar a marcação
hoje ele não estaria no Brasil e sim na Europa.
Sei que ele não é e nunca vai ser craque de bola, é sim um bom jogador.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]