quarta-feira, agosto 27, 2008

7 Torneio Costa do Sol - 1983


Há 25 anos atrás o Internacional conquistava uma das tradicionais competições de verão européias, o Torneio Costa do Sol.

O Internacional estreou na competição em 26 de agosto de 1983, contra o Zaragoza, que contava com dois grandes atacantes sul-americanos: o paraguaio Amarilla e o argentino Valdano.

A partida, na 1ª etapa, teve amplo domínio do time espanhol. Aos 15', o lateral-direito Senor abriu o marcador, cobrando pênalti. Ainda no 1º tempo, Herrera ampliou: 2x0. Na 2ª etapa, a situação continuava difícil. Aos 27', pênalti para o Zaragoza. Valdano cobra, mas Benítez defende. A partir de então, a situação muda. Dois minutos depois, novo pênalti, mas a favor do Internacional. Edevaldo cobra e marca. O lateral colorado seria um dos nomes da partida (ao lado de Benítez), pois aos 35', cobrando falta, empatou o jogo.

O empate levou a decisão de quem seria o finalista para os pênaltis. Na 1ª série de cobranças, convertaram para o Internacional Edevaldo, André Luís e Rúben Paz. Dunga chutou para fora e Vitalier defendeu o chute de Ademir. Para o Zaragoza, Garcia Cortez, Morgado e Senor converteram, enquanto Benítez defendeu as cobranças de Barbas e Amarilla. O empate em 3x3 obrigou a realização de uma 2ª série, com 4 batedores. Mauro Galvão, Geraldão e Tarcísio marcaram para o Internacional, enquanto Bereta chutou para fora. Benítez defendeu as cobranças de Casuco e Herrera, enquanto Salva marcou o gol. Final: Internacional 6x4, com Edevaldo marcando três gols e Benítez defendendo cinco pênaltis.

Equipe colorada: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir, Renê (Dunga) e Rúben Paz; Sílvio, Geraldão e Silvinho (Tarcísio)

A final, no dia seguinte, seria contra o América do México, que havia eliminado o anfitrião Málaga. Um mês antes, o América havia goleado o Colorado, na Cidade do México, por 5x2. Os atletas rubros viam na partida uma possibilidade de revanche.

E o Internacional decide resolver a parada logo de cara. Pressionando o América desde o início, chegou ao gol aos 15' do 1º tempo, com Rúben Paz. Ainda no tempo inicial, Sílvio definiu o placar, aos 34'. Na 2ª etapa, o Internacional limitou-se a deixar o tempo passar, esperando a confirmação da vingança e do título. Quando o árbitro Garcia Carrion apitou o final de jogo, uma festa colorada tomou conta do gramado do estádio La Rosaleda.

Equipe colorada: Benítez; Edevaldo, Mauro Pastor, Mauro Galvão e André Luís; Ademir, Dunga (Renê) e Rúben Paz; Sílvio (Gérson), Geraldão e Silvinho

O técnico colorado nesta conquista foi Dino Sani. Este torneio fez parte de uma excursão do Internacional pela América do Norte e Europa. O Colorado disputou 11 partidas, vencendo 5, empatando e e perdendo 2. Marcou 18 gols e sofreu 13. Participando de 3 torneios, o Internacional foi campeão do Torneio Costa do Pacífico e Torneio Costa do Sol, e vice do Troféu Naranja.

7 Comentários:

Schroder-EUA disse...

Raul

Nao lembro desse tal de Tarcisio...nao deve ter jogado muito pois custumo lembrar de quase todos dessa epoca.

Cleber_Tapes/RS disse...

belo post Raul

Eber Prado disse...

Grande Post professor Raul.

Relembrar coisas boas é sempre muito bom.

geoband disse...

Massa Raul! Colorado INTERNACIONAL!!!!!!!

Uma pena que este e tantos outros torneios internacionais que o Colorado disputou seja relativamente desconhecido por parte da torcida.

Abçs aí velhinho!

geoband disse...

... por isso sua participação no BV é fundamental!!!!

Marcelo em Floripa/SC disse...

Parabéns Professor!
Belo Post... Tenho arquivado todos os teus posts (com os devidos crédito, rsrsrsrss)...
Mas como diz o Geoband... são tantos "Dubai Cup" pelo passado que muitos torcedores desconhecem, com a mídia de hoje, seríamos um sanpablo no mínimo!
Sds. Coloradas!

Raul Pons disse...

Tarcísio teve uma rápida passagem pelo clube em 1983. Só tenho referências dele nas partidas da excursão do meio do ano.

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]