terça-feira, agosto 05, 2008

44 Os ídolos

Reproduzo o post abaixo, que eu já tinha escrito para quando da confirmação da venda do Guinazu. Segue…

Os clubes brasileiros, como um todo, são loucos por venderem jogadores. A palavra da moda é dinheiro, bufunfa, grana, money, verdinhas.

“São 3 milhões de euros”... E daí? Há quanto tempo o Inter não tinha um jogador como o “Perro Loco”, que fizesse o torcedor comprar uma camisa com orgulho, assinar um pay-per-view, comprar um ingresso (cada vez mais caro) de arquibancada?

Há quanto tempo não fazia que o torcedor fosse capaz de ver materializado em campo com as cores do colorado um jogador com tamanha garra, empenho, dedicação, obstinação e perseverança, brigando por cada bola como se fosse um esfomeado lutando por um prato de comida?

Quanto vale um ídolo?

Os clubes brasileiros não conseguem enxergar nada além de um maço de dinheiro. Não conseguem enxergar que vendendo jogadores identificados e de qualidade cometem suicídio a longo prazo.

Estão destruindo nosso futebol, transformando paixão em balcão de negócios. Ninguém consegue fazer uma conta a longo prazo, de que segurar e valorizar craques é a única maneira de se manter verdadeiramente grande, de fazer “crescer a marca” Internacional.

“Guinazu veio quase de graça, como vou recusar 3 milhões de euros por ele?”, pergunta o cartola, comandante do clube. Quem pensa assim está no cargo errado. Deveria ser gerente de banco. Clube de futebol não é banco. Ninguém, além dos acionistas, torce pelo Itaú, o Bradesco, o Unibanco.

Eu lhe peço, Guinazu, que antes de ir embora você dê mais uma contribuição ao futebol brasileiro. Diga que o clube prefere vendê-lo. E de fato, se o clube não quer, consente! Por que quando o clube não se opõe, liberando apenas pela multa rescisória, não há negócio.

Guina, por favor, jogue um pouco de luz nesta discussão. Mostre que o papo, em tom de lamento, de que “não conseguimos competir com o futebol europeu” é uma grande desculpa. Nossa cartolagem quer vender. É mais fácil que trabalhar em busca de outras receitas. Resolve as dívidas na hora.

Cegos...

Guina, portanto, diga que o clube quer vendê-lo. Sentirei sua falta por aqui. Eu e todos colorados, que se temos uma certeza, é que você, acima de tudo encarna a bravura e a valentia farrapa. Voce não é digno de vestir o manto colorado, você o faz ainda mais digno.

Os colorados perdem talvez seu mais importante jogador. Ficamos um pouco mais pobres sem o seu futebol, querido El Cholo. Mas é vida que segue.

O próximo, por favor.

-------------------------------

Louvada seja a direção (e aqui cabe meu elogio, ao segurar o Guina), que se não é brilhante (eu pessoalmente tenho inúmeras ressalvas) ultimamente vêm qualificando a equipe e segurando os principais jogadores.

Vejam bem que jamais serei defensor de más administrações e descalabros financeiros.

Clube tem que ser administrado de maneira profissional sim senhor. E para isto, é inevitável vender um ou dois bons jogadores por ano. Mas quando vender, buscar peças de reposição a altura. Estar preparado para eventuais saídas. Isso se chama planejamento.

O que não pode acontecer é o clube virar balcão de negócios. O futebol é o CARRO CHEFE de qualquer clube e assim sempre será. Sem time forte, não há centenário nem quaisquer planos de grandeza futuros que se concretizem.

No momento em que se especula a saída de Nilmar, Alex e outros jogadores, torço para que a direção mantenha a filosofia e não desfigure a equipe. E que continue a trazer e a viabilizar a chegada de Daniéis Carvalhos e D´Alessandros da vida.

Afinal, quanto vale um ídolo?

44 Comentários:

Julio.Colorado em Sampa disse...

Perfeito Davi, principalmente quando você afirma que é muito mais fácil vender do que criar outras fontes de receita.

Estamos criando um quadro social magnífico e acabamos de deixar de vender dois jogadores.

Será que o Inter está mudando esse quadro?

Marco disse...

E sobre este negócio de "saiu no jornal da Espanha".

Pode funcionar assim: o setorista azulzinho bi-rebaixado do RBS (Rede dos Bundas Sujas) manda mail prum setorista da Espanha, identificando-se apenas como "fonte privilegiada" no Inter (afinal, o bunda-suja é de POA).

O outro lá, louco para dar o furo, bota no site, no jornal, nas galáxias... o diabo! Tremenda barriga, na verdade!

Aí o bunda-suja azulzinho bi-rebaixado fica dando F5 no site dos espanhóis, esperando pintar a "notícia" que plantou.

Quando sai, ele publica aqui e cita como fonte o site espanhol.

Viram com se fabrica uma "notícia" além-mar?

Klaus disse...

Marco !?!?

Não fala isso, pois vão te chamar de louco... de que tu está forçando, de que ninguém vai se prestar para isso...

A realidade está aí. Quem não quiser ver...

Também acho que temos que passsar por cima disso, mas que é bem mais difícil se trabalhar com o ambiente que se cria no Inter, isso é.

Exemplo: em 2005 e 2006, quando estávamos brigando pelo título, jogar contra time pequeno era obrigação de vitória. Agora, jogo contra o Ipatinga em casa é DUREZA.

QUANTA COERÊNCIA!!!

PS "1": falar que vão trazer o mundo, ajuda a tirar a pressão da direção e do grupo.
Porque mostra que a direção está "trabalhando", e que o time atual não será o titular, logo, existe paz para trabalhar.

PS "2": quanto ao Léo, que alguém falou que está sempre sendo vendido. Sei de fonte segura que o Azul quer vender ele a todo o custo, pois acreditam no seu reserva.
E que estão putos com o Dunga por não o ter convocado. Aliás, alguém percebeu a felicidade com que alguns falavam ontem, na pocibilidade do corte do Thiago???

Klaus disse...

PERDÃO: POSSSSSSSSSSSSSSSIBILIDADE!!!

Davi disse...

Julio, é isso que espero. Essa sangria desatada de todo ano vender uma penca de jogadores, uma hora tem que diminuir. Estamos avançando nesse sentido.

Abs

Klaus disse...

Outra:

Quando estava aqui, Eduardo Costa era o máximo.

Tinha matéria dizendo que nunca jogaria no Inter, que era torcedor zul fanático...

E tinha também, muita gente que queria ele na seleção, dizendo que era o melhor volante do país.

Pois bem.

Semana passada fui a um churrasco na casa da família dele (os que moram aqui).

Ele me disse que saiu brigado com a direção. Que ele queria ficar e que não quiseram ele.

Isso porque ele sempre era uma voz contrária a algumas atitudes do Odone (segundo soube, candidato a governador!?!?) e seus comandados.

PERGUNTA 1: Onde está a matéria repercutindo e indagando as causas da saída do Eduardo Costa?
Afinal, um jogador que queriam na seleção, não merecia ter um destaque em uma saída, no mínimo, estranha?

O que eu li, foi tudo muito superficial.

PERGUNTA 2: E se tivesse ocorrido no INTER, como seria a cobertura?

Aliás, não vi os mesmos defenderem a convocação de nenhum jogador do Inter multi-campeão enquanto estavam aqui.

Klaus disse...

pronto, agora voltemos a bola...

Cleber_Tapes/RS disse...

isso é bom klaus.....hehehe

quando esse papo de imprensa começa
caio fora porque pouco intereça

pelo menos pra mim, sei que tem gente que gosta

mas ai cada um com seu cada qual....

ja saiu o time pra quinta?

Dale joga?

Marco disse...

O time de quinta é uma penca de jogadores defensivos, com Nilmar e Adriano soltos na frente.

Vai depender da postura do meio-campo para isto dar certo, se for como no 2° tempo do jogo com o Flu, vamos tomar uma sova daquelas de errar o rumo de casa.

Mas, se marcarmos à frente, com Nilmar e Adriano pressionando a saída de bola deles, teremos boa chance de ganhar e bem.

O Espinoza, principalmente, é ruim de dói na saída de bola, contra o Grêmio quase entregou a rapadura umas três ou quatro vezes.

Há muito não ganhamos deles lá, mas tabú é feito para ser quebrado.

Fabiano- POA-Germany disse...

QUE CAGACO; cheguei agora do aeroporto e fui ler o post, achei que tinham vendido o Guina de tarde, chegou a me dar uma tristeza. Ótimo post, mas meio surreal na minha opiniao, acho que na hora que o diheiro aparece acabam-se as paixoes. O próprio Guina ficou balancado, como disse nas entrevistas. Os árabes descobriram o caminho da mina, é só falar diretamente com os jogadores e balancá-los com propostas de fortunas na mao, e salários astronomicos, aí o próprio jogador se reponsabiliza por sair do clube. Infelizmente, é assim que acho que funciona.
Um abracao

Fabiano- POA-Germany disse...

Ah Klaus, eu vi a matéria sobre a saída do eduardo costa, inclusive, dizia na matéria que ele saiu brigado. Ele falava na entrevista"mas irei continuar torcendo pelo gremio, mesmo com a direcao nao demonstrando interesse pelo meu futebol. O mesmo espaco que a saída do gabirú do Inter.

Cleber_Tapes/RS disse...

mas eu não culpo o Guina por ficar balançado Fabiano

até porque ele ja ta com 30 anos

a carreira é curta

e 3 milhões no bolso e mais um salário pra la de ótimo por sei la quantos anos

poxa

o cara tem família

é uma aposentadoria de luxo

qualquer um ficaria balançado

Fabiano- POA-Germany disse...

Eu nao culpei o Guina. Mas acho inocencia confiarmos em coloradismo de jogadores e ou em paixoes pelo clube. Olha, o Christian era muito colorado, acabou dando no que deu...

Klaus disse...

Jogador não tem clube! Não acreditem nisso.

No máximo, evitam de jogar no rival, para não se queimarem.



Fabiano, a matéria dizia o porquê da briga com a direção??? Eu sei, e tenho certeza que eles também sabem... mas quem vai contar?

Eles tentaram fabricar um baita jogador, em nível de seleção. E só uma notinha em sua saída?

Klaus disse...

e quanto ao greNAL, já tão amarelando !?

Klaus disse...

Time com 4 volantes!!!

ou saímos de lá com uma goleada nas costas, ou com uma vitória, numa estocada do Nilmar.

Marco disse...

Klaus

acho perigoso este esquema de 4 volantes, também.

Se eles ficarem prostrados na frente da nossa área, estamos fodidos.

Mas se marcarem lá na frente, temos boa chance. O Cruzeiro não é tudo isto e às vezes é como o nosso Taison, corre demais e produz pouco.

Mas se deixar eles gostarem do jogo, vai ficar feio.

Ainda mais que o árbitro é o Paulo Cesar de Oliveira, que adora inventar umas expulsões nada a ver.

Se ficar só defendendo e fazendo falta, terminamos o jogo com dois a menos e uns tantos no lombo.

Tem que ir prá cima, agredir, trocar golpes, jogar para ganhar.

geoband disse...

Legal o Post.
Guina e Nilmar são os melhores do Inter no momento.

Louis
Dia 28 te mando um e-mail. Vou querer o SLPM e o SLPAR.

Marimas disse...

Klaus, fui eu quem falou do Léo.

Numa pesquisadinha rápida achei notícias tipo essa aqui na Globo, que, segundo o pessoal especializado na cromatização da mídia, é abastecida pela RBS.
___________

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Gremio/0,,MUL362619-4411,00-HOFFENHEIM+DE+OLHO+EM+LEO.html

25/03/2008.
_________

Ele saiu já?!

Não né... mas, se faz bem para vc´s, divirtam-se. Não sendo cutucado, eu prometo que não falo mais nada. Enchi o saco.

Marimas disse...

David, muito bom cara... tá virando rotina, hehe

Eu não queria que o castelhano saísse e fiquei animado com a notícia da permanência dele.

Mas, dessa vez, eu compreenderia a saída, pois, como bem disse o Ricardo aqui de SP, ela agradaria o investidor, que gostemos ou não, injeta dinheiro no clube, e não é pouco.

Só não gostaria de ver o jogador com o papo da "independência financeira".

Quem garante independência financeira é o servente de pedreiro que tem saláriod e R$ 450,00 por mês e num golpe de sorte ganha R$ 10mi na mega sena... esse sim pode-se considerar um independente.

Jogador de futebol que ganha 60, 80 ou 260 mil por ano (como era o caso do Roger Secco), ao falar em inpedência financeira, na minha opinião, duvida da inteligência dos torcedores.

Fábio Mota disse...

Não acredito muito quando dizem que o Inter vai ter 4 volantes. Pra mim o Rosinei vai ser adiantado, pra encostar nos atacantes, assim como disse que jogava na Espanha e como fez no jogo contra o Fluminense.

Ah, agora querem vender o Renan!!!
Acho que a idéia de fazer uma lista com os erros da imprensa com relaçãoao Inter não deve ser esquecida. "Eles" vão vender o nosso time todo. Qual será o próximo???

Marco disse...

Quero saber o seguinte:

- Quem de vocês acha que terminaremos o Brasileirão na frente das gazelas?

Dou de barato que nós vamos terminar na frente deles. E não falo isto como torcedor, não, mas pela fragilidade técnica deles.

Mesmo as (inegáveis) virtudes que eles apresentam, hoje, vai se desgastar no decorrer da competição.

E vocês? Que me dizem?

ps: não aceito "vai depender do jogo com o Cruzeiro", porque já está dependendo.

Guilherme CB disse...

Esse texto é bacana, mas algum tempo ja penso dnos idolos da mesma maneira que o RAFAEL SEVERO escreveu recentemente num post seu.

MEUS idolos não vestem capa de super heroi, meus idolos são pessoas que realmente me ensinam algo e estão perto de mim.

Gosto de ver Guina, f9... mas não são meus idolos.

Marimas disse...

Marco, tô nessa...

Gazelas no máximo em 6º, atrás do Inter.

romulo disse...

relatorio mãe dinah:
grêmio empata com ipatinga e começa a despencar.

- sexy hot nunca tinha sido ovacionado, e ganhava. foi saudado ultimo jogo e eles vão começar a perder. -

Guilherme CB disse...

Sim, o inter chega na frente no papel.. não aguento mais falar de nomes e nomes e escalações ficticias e blá blá blá. Quero ver esse time jogar porra. Não me adiante ter Dalesandro, nilmar, guina e cia e não se encontrarem em campo. Alias esse dalesandro que muito joga gosta de dar porrada em companheiro de time.

Cleber_Tapes/RS disse...

últimas notícias

Nilmar é dúvida pro jogo contra cruzeiro

não treinou hoje porque ta com o joelho inchado....

até ai nenhuma novidade....

a novidade é que o Luiz Carlos pode estrear......

oremos

outra novidade

é que no treino de hoje a tarde ouve treino de cobranças de faltas

3 se destacaram

Dalessandro
Nery
Luis Carlos

destaque pro Nery que acertou 86% das cobranças....

veremos

diana oliveira disse...

oi davi!
muito bom mesmo, essa filosofia de q somos pobres e blá blá blá... já era!

há de se ter prioridades.

eu escrevi um post nos primórdios da minha participação "bvística" contando um episódio do lutzemberger mais o collor e o presidente da áustria (não me lembro agora se é presidente ou rei ou primeiro ministro).
procura esse fato na net, explica um pouco dessa mentalidade pré-estabelecida do somos pobres, não podemos competir e tal..

* puxa, tô mais por fora q umbigo de vedete, nem sabia do nery no colorado.

hehe

saudações coloradas!

diana oliveira disse...

louis, tá por aí?

abre o shat! vamos fofocar! hehehe

diana oliveira disse...

e cleber,
o q é jamper???

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Grande post Davi, matou à pau !

OFF atrasado.......

1 - Louis no teu post anterior citou os craques DC, DALE, GUINA, NILMAR, BOLIVAR, SORONDO, MAGRÃO, ALEX, jogando juntos.

Só que por coincidência o Alex foi o único que ninguém quis ou quer, nunca saiu do Inter, foi o único que só jogou bem um Gauchão na vida, LA e Mundial já vimos, no resto é o Alex que está sendo no Brasileirão, um naba metido à craque, ou no máximo foi um humilde coadjuvante esforçado que se arrebenta quando corre demais (Tinga e JW corriam por ele - no Gauchão o Guina e Magrão corriam por ele - na CB não adiantou o Guina e Magrão correrem por ele, se arrebentaram), o mesmo vale pro Andrézinho. Parados não jogam nada, correndo se arrebentam, não tem bola nem característica / temperamento para serem ´craques` de time da 1ª. Vejam a atuação do Conca contra o Inter, jogou e desmontou sózinho o meio-campo do Inter, aquilo é meia-esquerda que assume o jogo, não foge do pau, etc...o Conca é mil vezes melhor do que o Alex e o D´Alessandro é mil vezes melhor do que o Conca.

Louis se tiveres vagas lembranças do Rubem Paz pode começar a vibrar com o DALE...

Não entendo esta tua fixação à favor do Alexx, eu tenho uma fixação contra ele, Louis confia aqui no tio....ehehehe

Alguém disse que foi o F9 estando na área para cabecear quem fez o Chiquinho, ou foi o Chiquinho quem fez o F9 ?
Coincidência após os vários Grenais do Chiquinho (Fred, o chiquinho tem gol em Grenal - mais do que o Alex )o F9 nunca mais fez gols de cabeça naquela frequência...Gol 1000 / 1001 / 1002 , etc...

Aliás o futebol do F9 começou a murchar depois da LA, quando saiu o Tinga e ele recuou pro meio-campo e ficou de secretário do Alex, nunca mais foi o mesmo...exceto quando o Vargas arrumou o time no Mundial (lembram daquele jogo Palmera 1 x 4 Inter, o time encaixou, maxxx o Fanfarrão fez que não viu...)

diana oliveira disse...

oooooi neeeelson!

louis!!!! abre o shat!!!!!!!!

Arena Vermelha disse...

beleza Davi...a única dúvida que saberemos logo logo no quesito contratações é de que se na pratica ainda que em meio ao campeonato teremos alguma coisa palpável para comemorar ainda esse ano ou preparo de terreno para o Centenário.

Cleber_Tapes/RS disse...

diana

é Jumper.... segundo um colega ai, eu não lembrava

mas é sobre um filme

Jumper é uma pessoa que pode viajar pra qualquer lugar do mundo com apenas um pensamento

tipo tele-transporte

o cara pegava um sol em cima da esfinge, morava nos USA

tipo isso

João Gabriel disse...

ÍDOLO é o Fernandão! Esses que tão aí tem que conquistar canecos para virar ídolos!

Ps.: Informação! Nilmar estaria vendido por 18 milhões de Euros para o Zaragoza.. dito por um conhecido meu que conhece um diregente colorado. Eu? Repasso a informação, mas só acredito vendo! O Guina já tinha feito 15 despedidas!

Julio.Colorado em Sampa disse...

18 milhões de euros?!?!?! Mais que o Pato??? Daí não tem como segurar.

Mesmo assim, só acredito com contrato assinado.

Cleber_Tapes/RS disse...

por 18 paus pode vender e trazer o Sobis

Fabiano- POA-Germany disse...

Eu nao acredito. Assim como nao acredito no que o Nelson disse do Chiquinho e F9, até porque quem cruzou para o gol 1000 foi o Granja...

Jonatammm disse...

Puxa vida, deveriamos trazer o Chiquinho de volta, para ele fazer o Guto virar o novo Fernandão.

Fabiano- POA-Germany disse...

Nao desmerecendo o contato do Joao, mas é que só acredito vendo mesmo, hehehe!!!

Jonatammm disse...

Outra coisa, essa proposta do Zaragoza pode ser esquema do empresario para o Inter pagar um 20% gordo e ele botar a mão na comissa.

João Gabriel disse...

Eu também só acredito vendo. Mas repassei a informação por ser interessante.

Não acho que o Nilmar deva sair. Tô loco pra ver o time cheio de craques em campo! Temos obrigação de vencer todas em casa e 70% das partidas fora. No mínimo.

HEHEHEHE

Julio.Colorado em Sampa disse...

Concordo com o Jonatammm,também acho que é esquema do empresário FDP pra tentar faturar uma grana.

Cleber_Tapes/RS disse...

parece que o zaragoza aumentou pra 14 milhões de euros

mas o Inter quer que chegue a 18 milhões

PS

o Inter lucro bem com o Welinton

cerca de 2 milhões de euros

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]