segunda-feira, julho 07, 2008

12 Calle La Madre que Parió a Fernando

Existe um movimento irreverente aqui na Espanha para nomearem uma rua com nome de Rua da Mãe que Pariu Casillas, goleiro da seleção. Tem até um site http://www.calledelamadrequeparioacasillas.com

Ele realmente foi um dos heróis da Eurocopa, defendeu pênalti, é capitão da equipe. O técnico Luis Aragonés desmanchou-se em elogios ao campeão Iker Casillas, dizendo que é um exemplo dentro e fora de campo, essas coisas todas.

Mas o peculiar está na homenagem à mãe, uma senhora muito simpática, diversas vezes entrevistada no decorrer da campanha. É a primeira vez que eu vejo dirigirem-se à figura materna de um personagem futebolístico de maneira carinhosa. Tá certo que Casillas não é juiz, mas vida de goleiro também não é fácil, sabe muito bem disso, com todo respeito, a mãe do Renan.

E a do Taffarel também. Na Copa de 90 tinha um comercial de caldo de galinha, esse de pôr na comida. Aparecia numa filmagem a senhora mãe do Taffarel e noutra a do Dunga, justamente os dois massacrados pela derrota contra a Argentina e eliminação daquele mundial. Quatro anos depois foram os protagonistas do tetra e posso apostar que ninguém saiu às ruas exclamando: filhos de santas!

Sem dúvida é um xingamento universal:
Brasil, filho da...
Espanha, hijo de una...
Estados Unidos, son of a...
Na Arábia, @#$^&%*...
Ou sei lá como se diz. Sei que até no Tibet deve existir o termo pra tal “afago”.

Agora, me diz, pra que falar assim das mamãezinhas?

Vida de mulher tem mais sacrifício que a de Cristo, perdoe-me senhor se cometo o pecado do exagero, mas até vossa progenitora passou pela dor do parto. E como fica se chamam uma virgem de ...? Pensando bem, vida de mulher já inicia dolorosa desde Maria! É a figura do sofrimento materno, das costas largas femininas, de que até um salvador tem na imagem de sua mãe o alento maior do que tudo. Até porque, pendurado na cruz, a quem ele perguntou “porque me abandonaste”? Ao pai!

Ponderando, há de se observar outro aspecto. O xingamento máximo que pode atingir na veia da fúria do ser humano é o direcionado à sua mãe. É como pisar na sua origem. É como um empurrão pelas costas. É um murro que impulsiona o revide. Tudo porque mãe é mãe. É sagrado. Assim sendo, concluo que quando a pessoa grita filho de uma... está fazendo de propósito e sabe muito bem no que pode acarretar.

Contudo, gritamos no estádio, no trânsito, em frente à TV, lendo jornal. Trata-se do mais comum impulso verbal da humanidade. Pobres mãezinhas. Há os que tentam salvá-las e na ironia soltam “tua mãe é uma santa, mas tu é um filho da puta”.

Então eu tava aqui do outro lado do Atlântico pensando, poderia haver ruas pelo complexo Beira Rio com nomes de, por exemplo, Rua da Santíssima Progenitora do Gabiru! Ou então uma Rua Bendita Sois Vós, Mãe de Sóbis. Que tal Blábláblá e Mãe do Alex?

Mas a principal, tipo avenida, como eixo urbanístico ou o que for, deve levar o nome de Rua da Mãe que Pariu Fernando. Mas eu não falo da mãe do Fernandão, também não a excluo, sinta-se à vontade para receber esta homenagem. Eu direciono especialmente à digníssima mulher e mãe que nos fez o favor de parir Fernando Chagas Carvalho Neto. Através dele adotamos a postura de fortalecimento das categorias de base, de onde saíram Nilmar, Rafael Sóbis, Daniel Carvalho, Alexandre Pato, Danny Moraes, Sidney e agora o garoto Taison. Isso foi o começo de todo um planejamento vencedor, agregado a outras ações importantes, enfim, as bases. Fernando é nosso pastor e nada nos faltará.

Rua da Mãe que Pariu Fernando.



12 Comentários:

col disse...

Interessante o teu post, nao sabia dessa estoria da rua. Deve ser dificil postar sem estar acompanhando as partidas.

Olha soh que curioso...entrevista do Taison:

"Questionado sobre de onde tirava tanta velocidade, ele voltou a surpreender.

- A responsável é minha mãe. Foi ela que me colocou no mundo... "

geoband disse...

Boa!

Marco disse...

Gostei!

E juro que fiquei pensado no primeiro nome do Abelhão-rei, sem me dar conta que é Abel.

Aliás, foi Caim quem matou Abel?
E suas mãe, onde estava então?

Ah, costela, costela...

Eduardo Colorado 85 disse...

Ótimo texto! hehehehe Bem explicativo!

Agora, uma notícia OFF TOPIC:

Hertha não vai renovar com Mineiro. Será que a profecia do Severo (foi o Severo que disse mesmo?) num tópico aqui do Blog que ele viria para o Inter e que até já estaria comprando ape e tudo.

Será???

Leo Garcia disse...

Só pra constar que Mahou é uma cerveja espanhola (se pronuncia "MAU") e isso tudo foi uma campanha publicitária muito criativa. Só que já que conseguiram as tais mais de 40 mil assinaturas, não duvido que a rua vire mude pra esse nome mesmo.

Claudio / movimento internet BV disse...

Imagino a diana sendo um homem o que seria shaushuahsausahuhsa

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Taison tb disse que só compra carro quando a mãe dele deixar! ashduhadsudhasuhdua

Ou é o "mimo da mamãe" ou é "porra-louca"!!! ashsdauhduashduauda

Tá quente aí na Espanha, Dianita?? Aqui estamos podendo andar sem camisa...dashduahudhauda

diana oliveira disse...

rodriguito,

aqui hace calor!!!!

ando de blusa e bermuda o dia todo, hehehehe

vbello disse...

Diana,

Concordo com a homenagem ao mestre Fernando Carvalho, mas não podemos esquecer q esse projeto vencedor começou a ser construído na Gestão de Fernando Miranda.

Na gestão dele foi implementado um trabalho mais forte de valorização e aperfeiçoamento das categorias de base... lembram do Medina? Acho q tbm merecem méritos.

VAMO VAMO INTER!!!

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Achei que calor meeeesmo fosse só no Mediterrâneo, mesmo no verão. hehehe

m.rodrigo.oliveira disse...

Hahahaha.

Boa a BláBláBlá e Rua da Mãe do Alex.

Cada vez melhores os teus textos maninha.

Saudades.

diana oliveira disse...

boa vbello, bem lembrado. ainda bem q o miranda tbm se chama fernando, hehehe, sua digníssima mãe pode igualmente ser homenageada.

abrçs

e bjs pro meu irmão! saudades tbm

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]