quarta-feira, junho 25, 2008

20 Dois zagueiros – um destino

Salomon havia sido eleito o craque do campeonato uruguaio, atuando pelo pequeno Defensor. Em março de 1978 o Internacional decidiu contratá-lo para preencher a vaga ainda aberta com a saída de Figueroa. Salomon estreou em 07.05.1978, no empate em 1x1 com o Coritiba, no Couto Pereira, pelo campeonato brasileiro. O zagueiro começou como titular, mas chegou a perder a titularidade durante algumas partidas, voltando ao time apenas nos últimos jogos.Salomon não adaptava-se ao futebol brasileiro. No Uruguai, ele era o zagueiro da sobra. No Internacional, ele tinha de sair para o combate, e sua lentidão o tornava um obstáculo fácil para atacantes rápidos. No Uruguai, seu nome continuava em alta, e Dino Sani, técnico do Peñarol, pediu sua contratação. O presidente do Peñarol ofereceu 120 mil dólares ao Colorado, que considerou a quantia baixa. Mesmo assim, o dirigente uruguaio prometeu conseguir mais dinheiro, e inscreveu Salomon no campeonato uruguaio, antes que se encerrasse o prazo. Estava tudo quase certo.

07.09.1978 - Gre-Nal pelo campeonato gaúcho, que não valia mais nada, os dois clubes já estavam classificados para as semifinais do turno e jogariam com reservas. A direção colorada, ainda indecisa sobre a qualidade de Salomon, pediu a Cláudio Duarte que escalasse o zagueiro. Se jogasse mal, seria vendido, caso contrário, ficaria no time. Logo aos 8’ de jogo, uma bola foi lançada na direção da área colorada. Salomon foi em sua direção, e o atacante gremista Everaldo também.Percebendo a dividida inevitável, Salomon preparou-se para chutar a bola com toda força. Mas Everaldo entrou na bola com o corpo de lado e o pé levantado, solando o lance. Salomon chutou com força, e o impacto do choque fez com que ele voasse por cima do gremista. Salomon caiu no chão berrado de dor, e os jogadores colorados correram para cima de Everaldo. Fechou o tempo no Gre-Nal. Salomon, caído no gramado, se retorcia de dor, com fratura exposta da tíbia e perônio. Salomon foi substituído por Larry. Saiu de campo não mais para voltar a Montevidéu, como era seu sonho, mas para ir para a mesa de cirurgia de um hospital porto-alegrense. O Internacional venceu por 1x0, e Salomon, que ficaria um longo tempo em recuperação, jamais jogaria pelo Colorado. Pelo Internacional, Salomon jogou 17 partidas (12 vitórias, 4 empates, 1 derrota), marcou 2 gols e foi substituído duas vezes.
Pinga estreou no Internacional em 1984. Foi campeão do Torneio Heleno Nunes e do campeonato gaúcho, naquele ano. Com a camisa da Seleção Brasileira, foi medalha de prata nas Olimpíadas. Presença constante nas convocações da Canarinho, formou com Taffarel, Luís Carlos Winck e Aloísio, uma defesa de grande qualidade, mas que não acumulou títulos porque o resto do time não estava à altura.

O drama de Pinga começou na partida que decidiu o campeonato gaúcho de 1987. Naquele ano, o campeonato foi decidido em um hexagonal com Fórmula Fraga. O Grêmio venceu o 1º turno. Mas no 2º turno o Colorado passou a bater em todo mundo - Juventude, Caxias, Brasil – e abriu 2 pontos de vantagem sobre o Grêmio. Mas na penúltima rodada o Internacional empatou em 0x0 com o Esportivo, no Beira-Rio, enquanto o Grêmio vencia o Brasil, em Pelotas, por 3x2. A vantagem caia para 1 ponto. O Gre-Nal de 19.07.1987, no Olímpico, passou a valer muito. Se o Colorado vencesse ou empatasse, ganharia o 2º turno e provocaria a realização de 2 Gre-Nais decisivos. Se o Grêmio vencesse, ganharia o título direto.

E a partida não começa bem. Logo a 1’ Lima faz 1x0 para o rival. A partida segue parelha, até que aos 16’ ocorre um lance de pura covardia. Pinga entra em uma bola dividida com o ponteiro gremista Fernando, que ergue a perna e acerta o joelho direito do colorado com a sola, rompendo todos os ligamentos do zagueiro. Pinga berra de dor e seus companheiros correm para acudi-lo, mas o juiz Carlos Martins não marca falta e manda o jogo seguir, sem que os colorados percebam. Enfrentando apenas a resistência do goleiro Taffarel, Lima amplia: 2x0.

Pinga sai de ambulância, direto para a mesa de operações. Todos percebem a gravidade da lesão (muito pior que uma fratura), e o time do Internacional fica aturdido. Aproveitando-se da situação, Jorge Veras faz 3x0 aos 18’. A torcida gremista já imaginava uma grande goleada, mas na saída de bola o Internacional lança-se ao ataque e só é parado com pênalti. Luís Carlos Winck cobra e desconta: 3x1. Os colorados querem vingança, e Norberto chuta Fernando com violência, junto à bandeirinha de escanteio. O gremista cai por cima do mastro e o quebra, mas Carlos Martins, sabendo que errou, não tem coragem de sequer advertir o volante colorado.

A partir deste gol o Internacional volta a concentrar-se na partida. Tendo uma tarefa quase impossível, o Colorado lança-se em busca do empate. A pressão dá resultado quando o ponteiro-direito Paulinho Gaúcho diminui novamente, aos 18’ do 2º tempo. A torcida gremista, em todo estado, encolhe-se. A pressão continua. Paulinho quase marca, novamente. A seguir, outro gol perdido. No final, o empate salvador não vem.

Pinga voltaria aos gramados somente em 1991. Emprestado para clubes menores, voltou em 1992, para ser campeão gaúcho e ter participação decisiva no título da Copa do Brasil, quando sofreu o pênalti inteligentemente marcado pelo árbitro José Aparecido de Oliveira. Célio Silva cobrou e marcou o gol do título, aos 42’ do 2º tempo. Em 1993 saiu novamente do Beira-Rio, rodando por vários clubes até 1999.

20 Comentários:

Duda-NH disse...

o famoso do século!

m.rodrigo.oliveira disse...

O Pinga, depois do Inter, ainda teve algum sucesso no Corínthians. Me parece até que estava no grupo que foi campeão da Copa do Brasil em cima do Grêmio, em 1995.

Fabiano- POA-Germany disse...

Essas histórias eu conhecia por cima, sabes como foi a lesao do Benitez Raul??

Marco disse...

Lembro dos dois zagueiros, o Pinga era muito bom.

Sobre o greNAL de domingo, apesar do Índio, me agrada o time que Tite montou, no 4-4-2, mas fica a dúvida se Marcão vai conseguir fazer o combinado.

Ele deve abrir na lateral, para dar saída de bola, e quando atacados deve compor o 3° zagueiro, com Guiñazu dando o combate na LE.

É justamente isto que não está funcionando, porque o gringo às vezes está lá do outro lado, dando combate.

Aí o Marcão fica aqui atrás, como zagueiro, e aquele avenidão enoooorme ali à sua frente.

Do lado direito, Ricardo Lopes é fraco, mas é melhor que Bustos na marcação. Se Índio não cismar de atacar, até consegue fazer a cobertura, e é mais experiente que o afoito Sidnei (que, aliás, falhou pateticamente em um gol no greNAL de 2007).

Guilherme CB disse...

AHHH, que saudades de ver o time jogando com essa bravura que se fez presente no grenal.

Almilano disse...

Bela história prof. Raul, tomara que no grenal de domingo uns 3 nabas nossos se lesionem ahuahuahauhauh

tô brincando nééééoooooo

Sobre o Larry, zagueiro que entrou no lugar do Salomon, os filhos dele são meus amigos e vamos aos jogos juntos às vezes. O Larry é uma figuraça, continua em Porto Alegre trabalhando no pub/restaurante New York72.

Grandes histórias. Grenal é grenal, não adianta.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

O Pinga foi o melhor zagueiro que vi jogar, melhor do que Figueiroa, Aloíso, Mauro Galvão, etc...mas sua carreira sofreu este revés...

OFF:

Li agora na ZH duas perguntas sobre ídolos, 01 sobre o Gaymio e sobre o Inter, o guri do Inter (09 anos) disse ser o Alex pois ele bate penalti e faltas muito bem e tem um bom cruzamento......futura beata.
O interessante é que não disse que joga bem

romulo disse...

OLHEM QUE INGRATO DO KCT!!:

Lateral do Verdão colocas fim nas lesões e comemora mais a conquista do Estadual do que a vitória sobre o Barcelona, pelo Inter

Carlos Augusto Ferrari Do GLOBOESPORTE.COM, em São Paulo

Granja comemora nova fase na carreira

Conquistar um título mundial pode ser o ápice para um jogador de futebol. Mas, para o lateral-direito Élder Granja, levantar a taça do Campeonato Paulista, pelo Palmeiras, no primeiro semestre, valeu muito mais do que participar da campanha que levou o Internacional ao título do Mundial Interclubes, em 2006, diante do Barcelona.

- Para mim, foi mais importante pelo momento. Fui para o Japão, mas não estava totalmente recuperado, não vinha jogando e até não ficando no banco. Aqui no Palmeiras, fiquei fora de apenas um jogo no Paulistão. Esse ano está sendo maravilhoso - afirma.

Desde que chegou ao Palestra Itália, Élder Granja vestiu a camisa do Palmeiras em 33 jogos. Números muito superiores ao ano passado, quando atuou apenas quatro vezes pelo Colorado. Foram cinco lesões musculares que o impediram de jogar e até continuar sonhando com uma chance na seleção brasileira.

- Fico muito feliz por estar jogando, de poder fazer aquilo que eu gosto. Você acaba ficando muito mal quando está no departamento médico. Agora, meu objetivo é conquistar o Campeonato Brasileiro - completa.

tem mais é de ganhar só titulozinho estadual.. tem problema mental e vem culpar o preparamento físico

Eber Prado disse...

Ta mas o Granja salientou o momento em si. nada de mais.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Daí Romulo !

É papel da imprensa ´dinamitar` manchetes para vender jornal.

É que ele jogou todos os jogos no Paulistão, no Inter foi claramente ´afastado` pelo Abel, pois na nossa única derrota na LA2006, contra a LDU, o Granja com razão, durante o jogo ´botou o dedo` no Michel que não marcava e os 02 tomaram amarelo. No final do jogo o Abel, ´protegeu` o Michelzinho, a partir daí o Granja ´largou de mão` o Inter e só esperou acabar o contrato prá se mandar, de graça... foi mais uma do fdp Abel contra os interesses do Inter...

Ninguém é santo nesta questão, mas que o Paizão não era de todos, não era mesmo...

romulo disse...

pois era o que eu ia comentar mesmo.. ele só pode estar p*** com o inter pra falar isso... e abel trairão quer levar guiña ainda.. pode ficar lá na arábia e não voltar mais

cjr-sp disse...

Pinga foi dos melhores que vi tb antes da lesao. Senao o melhor.

*********

Agora sobre o granja é isso aí que o NELSON falou...

GRANJA botou o dedo na cara do bruxinho do fanfarrao que era um baita pipoqueiro e nao marcava nem a propria sombra e foi afastado do grupo pelo GRANDE FANFARRAO, afinal o fanfarrao tomou partido publicamente praticamente...e aí Granja ficou no come e bebe até acabar o contrato.

Mais uma GRANDE MERDA feita pelo fanfarrao nesse periodo que foi o PAIZAO de uns e FDP para outros.

OFF. A traffic já tá querendo colocar o granja na seleçao...e com o futebolzinho que os laterais da seleçao jogam....logo logo os colorados vao ver o granja com a camisa da seleçao ainda...

Alexandre R. disse...

Pinga e Aloisio. Era uma baita dupla de zaga. E eu estava naquele grenal. Só me lembro de outro grenal que sai com tanta raiva do campo, aquele do gol do jorge veras no Tafa.

Fabiano- POA-Germany disse...

Bah Nélson, o granja é a pior merdsa que jávi. Um cagao que quando precisa jogar se esconde ou faz cagada, vide jogos contra o Boca e contra o coritiba (penalti ridículo minando o Inter no início do jogo). Viúva do Granja é demais!!!

col disse...

Me lembro muito bem do drama do Pinga. Nasci no final de 76. Quando a estoria comecou, pela idade que tinha, entendia quase nada de futebol. Mas me lembro dos colorados da familia entristecidos pelo primeira lesao e pelo que aconteceu depois. A lembranca que fica para mim eh que ele de fato foi um dos maiores zagueiros que o Inter jah teve, talvez o maior mesmo, como os mais experientes jah apontaram aqui.

col disse...

Ainda sobre zagueiros.

No topico passado alguns escreveram que temos um numero bom de zagueiros, que o problema nao eh o numero de zagueiros etc.

Galera, o que vc's andam tomando???

Minha visao sobre a coisa...

Zagueiros decentes: Sorondo(sempre bixado, jah veio bixado???), Sidnei(venda futura) e Danny.

Meia-boca, falta de experiencia: Titi.

Muito ruins-velhos-lentos:Orozco, Indio e Marcao.

Eu acho a situacao de zagueiros UMA CALAMIDADE.

Raul Pons disse...

Fabiano:

O goleiro Benítez teve uma séria lesão na coluna cervical, ao sofrer um impacto no pescoço, em uma bola dividida com o atacante Celeni, do Alegrete.

O lance ocorreu em um amistoso de final de ano, disputado em 04.12.1983.

Benítez escapou de morrer e de ficar paraplégico, mas teve de abandonar a carreira, aos 31 anos.

jo disse...

não entendo quem defende o granja:entregou o jogo lá em curitiba em 2005 no penalti mais ridículo que eu já vi e ,graças ao abelão,caiu fora para entrar o lendário ceará que fechou nosso lado direito na libertadores e marcou nada mais nada menos que o ronaldinho gaucho no auge(imagina a saranda de bola que o granja que esses caras defendem,tomaria do dentuço).ABELÃO TIVESTES OS TEUS ERROS MAS OS ACERTOS ,COMO ESTE DE MANDAR O GRANJA PASTAR ,SÃO ETERNOS E DECISIVOS PARA QUE NOS TORNASSEMOS O MAIOR CLUBE DO SUL DO PAÍS!!

Raul Pons disse...

Nós já éramos o maior clube do sul do país muito antes do Abel Braga.

Pelo menos desde o Rolo Compressor de Tesourinha esta posição é nossa.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Não estou defendendo o Granja, mas ele não foi o grande fdp que pintam, o Paizão por bruxismo ao Michel se encarregou de enterrar ele no Inter, daí foi cuidar dos seus interesses..., ou seja, se não me querem vou deixar o tempo passar e sair de graça !

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]