quarta-feira, junho 18, 2008

46 Colorado: Clube do Povo, Clube de todos



Manhã de 09.07.1911. Sebastião da Silva sai de sua casa, situada na Rua Boa Vista, na Colônia Africana. Antes de começar sua caminhada até o centro da cidade, Sebastião passa rapidamente pela igreja da Nossa Senhora da Piedade, pedir graças para seu compromisso, logo à tarde. Mais adiante, pede à benção de Mãe Dada, e a proteção dos orixás.

Antes do seu compromisso, uma paradinha no boteco do Tavares, para limpar a garganta com um gole de canha. Depois, segue pelo Caminho do Meio até a avenida Bonfim, e dali para o centro, onde ia defender algum trocado, fazendo biscates.

No mesmo horário, em um dos palacetes da Barros Cassal, Manoel Fontoura dos Santos, o Nelito, acorda ainda sob efeito do sarau dançante da noite anterior. Depois de dançar foxtrote com a bela Aninha das Graças, o final de semana seria perfeito com um bom resultado no seu compromisso da tarde.

Já são 14 horas. Sebastião apressa o passo, não quer chegar atrasado ao compromisso. Nelito, já na rua, ainda decide se irá a pé ou de bonde. Como está um dia bonito, apesar do frio inverno gaúcho, decide caminhar um pouco.

Às 14:45 horas, Sebastião e Nelito, dois desconhecidos, chegam ao seu objetivo: o campo da Várzea. Ali, em instantes, o Internacional entraria em campo, para bater-se com o 7 de Setembro, pelo campeonato da cidade.Nelito torce pelo Internacional pq o clube aceitava, sem maiores problemas, sócios vindos do interior, como ele. Além disso, alguns amigos e colegas da Faculdade de Medicina, como Carlos Kluwe, jogam no time rubro. Sebastião aprendeu a gostar daquele time quando passava pelo campo da redenção e via os treinos. Aqueles rapazes não tinham a mesma arrogância dos atletas do Fussball e Grêmio, e ele nunca fora barrado quando aproximava-se do campo, diferente do que ocorrera nos grounds da Voluntários da Pátria e dos Moinhos de Ventos. Além disso, diferente dos germânicos gremistas, no clube colorado ele percebia dois jogadores que, apesar de serem de famílias de classe média alta, tinham nitidamente sangue africano nas veias.

Ambos ficam na área reservada aos torcedores que assistem o jogo em pé. Normalmente Nelito teria ficado no pavilhão de madeira, mas havia chegado tarde, e o mesmo já estava lotado. Apesar de próximos fisicamente, a diferença social ainda mantém um cordão de isolamento entre os dois colorados.

15:00 horas. Começa o jogo! O Internacional veio a campo com Ávila II; Felizardo e Ygartua; Volkman, Kluwe e Padilha; Simão, Túlio, Galvão, Luiz Poppe e Vinholes.

O Internacional domina o adversário, mas o time está tenso, devido ao fracasso da partida anterior. Os jogadores encontram dificuldade de transformar o predomínio em gols. Os dois torcedores tb demonstram o mesmo nervosismo dos atletas. Quando Túlio chuta para o gol, mas o goleiro adversário defende, um “ohhh” percorre a torcida. Sebastião não resiste e comenta: “Hj tá difícil”. Nelito responde: “Tem tempo, ainda, tem tempo, ainda!”.

Como que confirmando as palavras de Nelito, Galvão estufa as redes do 7 de Setembro, no final da 1ª etapa. Mas logo na saída de bola, Davi empata. A torcida fica insatisfeita. Alguns reclamam que o tempo já havia encerrado e que o cronometrista não havia avisado o árbitro. O próprio juiz, Henrique Sommer, sócio e atleta do Grêmio, não conta com a simpatia dos colorados. Enquanto ele afastava-se para descansar, Sebastião acerta uma bergamota na cabeça, provocando risos na torcida.

Na segunda etapa, o jogo começa mais tenso. A torcida colorada decide participar, vaiando os adversários. Nelito, já enturmado com os torcedores do “baixo clero”, pede uma bergamota a Sebastião e acerta um dos jogadores do 7. O jogo segue e Vinholes, o primeiro artilheiro colorado, marca: 2x1. Festa vermelha! Em seguida, pênalti para o Colorado. Sommer não consegue encontrar a marca penal, no campo mal sinalizado.

Sebastião, acostumado com a Várzea, pula a cerca que separava a torcida do campo e mostra ao juiz o local correto. Kluwe bate e... gooool: 3x1. A torcida vibra. Nelito grita para seu colega, que o reconhece e vai cumprimentá-lo, à beira do gramado. Nelito apresenta rapidamente Sebastião, que abraça, emocionado, seu ídolo.

O jogo já se encaminhava para o final quando Túlio completou o placar: 4x1. Felizes, os torcedores colorados abraçavam-se. Sebastião e Nelito até param para tomar uma cachacinha e comentar o jogo, em um quiosque próximo do campo. Depois... cada um para seu lado. A divisão social continuava existindo. Sebastião jamais freqüentaria os saraus de Nelito, e este jamais participaria dos folguedos de Sebastião. Provavelmente, Nelito sequer atenderia pessoas como Sebastião, após formado. E Sebastião jamais teria acesso a uma medicina decente, como a proporcionada por Nelito.

Mas no “ground” da Várzea, por alguns minutos, o nome Internacional destruiu as diferenças de classes, e médicos e biscateiros foram irmãos, sem temores, sem preconceitos. Como dizia aquele hino... “Bem unidos, façamos, nesta luta final, uma terra sem amos...”.

Um dia este sentimento de igualdade sairá do campo e se espalhará pela sociedade.

Os personagens são fictícios

Os acontecimentos são possíveis

O jogo é real

Nomes de ruas e bairros na época e hoje

Boa Vista (Cabral)

Caminho do Meio (Protásio Alves)

Bonfim (Osvaldo Aranha)

Colônia Africana (Rio Branco) - A foto é da Colônia Africana, e foi retirada do site do Museu da UFRGS.

46 Comentários:

Gabri Rodrigues disse...

Somente um sentimento tão forte como o amor pelo colorado faz com as diferenças de todos os tipos desapareçam!

Salve o clube do povo!
\o/

Fabiano- POA-Germany disse...

Po legal Raul!! Achei interessante ainda saber que imigracao alema já tava bombando em 1911, achava que tinha sido somente após a 1a guerra. E os nomes das ruas, que loucura, uma pena eles terem extinguido os bondes, hoje seria questao apenas de modernizá-los e teríamos um meio de transporte eficiente e barato. Imagina o pessoal indo para o Beira Rio de bonde que afude.
Saudacoes

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Agora Vai!!!!!!!

Michel Bastos vem aí, olê olê olê!!!!


Hoje eu tô feliz!!

Fabiano- POA-Germany disse...

Estevam, está ironizando?? Como joga este Michel Bastos, nao era um neguinho do juventude? É bom mesmo ou é ovelinha?

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Se Deus quiser o Michel Bastos vai vir em definitivo e não sai mais da Ala/Lateral esquerda do Inter!

Joga muita bola. Bate muito bem faltas de longe e de perto, chuta com muita força. Cruza bem também, apesar de que isso não vai resolver muito no Inter, que não tem um cabeceador na área...

Sem sobra de dúvidas é a melhor opção do mercado pra lateral/ala esquerda.

m.rodrigo.oliveira disse...

Aí cornetagem. Viram a última?

Clemer vai renovar e, caso o Renan saia no final do ano, será o velinho o nosso goleiro no Centenário!!!

Paixão Colorada disse...

Gente dêem uma força para nosso novo blog do inter!!
bjs

Fernando Gonçalves disse...

Parabéns Prof. Raul !

Realmente essa paixão chamada Internacional ( e futebol no geral) une a todos os tipos de pessoas de uma forma impressionante.

Eu sempre me recordo da final da CB de 92, quando toda aquela tensão do jogo explodiu em alegria no final. Eu gritei, abracei e pulei com várias pessoas que eu nunca tinha visto (e nunca mais vi) mas que eram iguais a mim, torcedores do colorado felizes naqueles momentos de euforia.

Marco disse...

Estevam

não lembro do Michel Bastos, mas o cara é polêmico, pelo que li.

O pessoal de Floripa diz até que ele gosta das mesmas coisas que o Chiquinho.

Mas, se vc acerto com o Ângelo (que falta faz aqui no Galo Adap...), te dou este crédito.

Estou matutando neste lance de não termos atacante cabeceador, um cara alto e fixo ali na frente. Quem sabe não seja a hora do júnior Guto?

Montar algo assim:
Edinho, Magrão, Guiñazu, Cleber Santana e Alex;
Nilmar e Guto.


Para um atacante cabeceador, o Falcão Garcia (River Plate) me servia... ;)

Guilherme CB disse...

m. rodrigo:

O clemer ja é quase um centenario também!!

Marco disse...

Fernando (Floripa)

é real esta que li, por aí, do Michel Bastos?


E, sobre a final da CB 1992, tenho uma história hilária para contar.

Estava eu internado na ala de QT do Hospital de Clínicas de Curitiba, dezembro de 1992. Os tempos não eram bons, muitos pacientes estavam morrendo ao meu lado, naquela noite éramos dois apenas, em um quarto para quatro pacientes.

Consegui com um amigo uma TVzinha de 10", preto e branco, e estou assistindo ao jogo irritado, a CB estava indo pro beleléu.

Até que ao 42' do 2° o Maurício cava aquele penalti. Eu estava deitado na cama, não podia gritar nem pular, tinha uns 800 tubos de soro pendurado em mim, então me agitava na cama, batendo os pés, a bunda, as costas e a cabeça na cama.

Como o quarto já estava escuro, o outro paciente do quarto acho que eu estava estrebuchando, morrendo, e começou a gritar socorro.

Entra um monte de enfermeira no quarto, correndo em minha direção, agitadas e falando alto, apavoradas.

Aí, sem me dar conta do que estava acontecendo, viro prá elas e grito:

- Quietas que o Célio Silva vai bater o penalti!

Quase apanhei das enfermeiras e do colega de quarto, mas fomos campeões!

Almilano disse...

Grande prof. Raul, a veia poética do BV lhe contagiou né heheheheheh

Ser colorado é isso mesmo, viemos de todas as classes, somos de todas as cores, pertencemos a todas as tribos. É um orgulho ser colorado.

Sobre Michel Bastos e Clemer;

Michel Bastos é um fanfarrão ahuahauha mas é bom jogador. Já o nosso centenário Clemer vai pro Guiness eu acho, por isso vão renovar ahahahah.

Mas eu não gostei dessa declaração do Píffero, a qual ouvi, dizendo que está tudo bem encaminhado pro Clemer renovar.

Pô, ta na hora de pedir as conta e vazar néééooooooo Batista...

Almilano disse...

Hahahahahahah blea história Marco,

MAs quem SOFREU o penalti ( e não cavou nada hauhauhau) foi o Pinga hehehe

Anônimo disse...

adorei a estoria! parabens!
eu so nao entendi uma coisa. quem foi q o nelito apresentou para o bastiao?

Guilherme CB disse...

O Al-Jazira, dos Emirados Árabes, está de olho em Guiñazu, do Internacional, segundo informações da Rádio Guaíba. O time árabe foi quem tirou Abel Braga do Beira-Rio. O ex-comandante colorado teria indicado o argentino para seu novo clube. Mas é melhor esquecer. A diretoria colorada garante que não libera o gringo de jeito nenhum.



ERA O QUE FALTAVA PERDER O GUINA!!

Marco disse...

Alemão

não foi penalti nada. Li estes dias os caras falando que foi o zagueiro Pinga, mas ainda acho que foi o Maurício.

Vou fuçar na web, mas lembro bem do lance: o cara do Flu toca nele, e ele desaba no chão.

Quanto a reforços, parece que o primeiro deverá ser anunciado hoje.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Times/Internacional/0,,MUL604644-9869,00-CLUBE+ANUNCIA+CONTRATACAO+ESTA+SEMANA.html

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Huaheua heuhaea que história Marco.. aheuah ueuaea não consigo ler esse tipo de coisa e não ficar imaginando a situação...rsrsrsrs

Quanto ao Michel Bastos: tá jogando na França desde 2006. Lá a história é outra, eles não aceitam pinguços e coisas do tipo. E ele tá jogando bem por lá, até me estranha o Inter estar com grandes chances de trazer ele. Jogador que passa pela Europa normalmente volta com a cabeça bem melhor pro Brasil. Eu tenho sim muita esperança nele.

Quanto ao cabeceador, não sei porque, mas acho que teremos novidades. Fiquei sabendo agora que vai ter dirigente do Inter fazendo escala no Rio de Janeiro na rota Porto Alegre-Salvador que o Inter vai fazer nesse fim de semana. E o Renan terá papel decisivo nessa contratação, se ela ocorrer. Ah, mas não é jogador da Seleção Olímpica não. Apesar dos 23 anos que ele tem.

Não sei se o Falcão Garcia seria um bom cabeceador... ele tem 1,77m e que eu vi, joga muito com a bola nos pés. E o problema dele é que ele ganha pouco no River, mas o River não libera ele e não tem multa rescisória na Argentina.

Marco disse...

Alemão

foi no Pinga mesmo:

ZH - Foi pênalti, Pinga?

Pinga - Foi forçado, né? O cara encostou em mim, mas não foi o suficiente para me derrubar. Eu senti o encostão, me atirei no chão e o juiz deu pênalti.

Mas não foi penalti, graças a Deus! Nesta época estava cansado de ver a juizada roubando pros cariocas, ganhar de um carioca, com gol de penalti roubado, aos 42' do 2°.... foi a GLÓRIA!!!

Fernando Gonçalves disse...

E aí Marco, beleza ?

Pelo que eu li, por enquanto é só boatos sobre o Michel Bastos.
Eu não tenho nenhum conhecimento sobre ele. Você sabe alguma coisa sobre este jogador ?

Realmente essa tua história foi hilária. Que situação, hein !!!

Mas dando uma de Severo (nosso tarado mestre) : por acaso não havia uma Jezebel ou uma Alícia entre essas enfermeiras ?

;)

Almilano disse...

Marco,

Foi o PINGA heheheh 100% garantido...

E como vossa excelência se considera colorado vide que escreveu que "não foi penalti nada."

Marco, CLARO QUE FOI, O ESTÁDIO INTEIRO VIU...

asdhsadhasiudhiasudhsiuahdu

Guilherme CB disse...

"...pede uma bergamota a Sebastião e acerta um dos jogadores do 7."

Q maravilha

Marco disse...

O Falcão Garcia é baixo, mas cabeceia bem... a torcida do Bota que o diga. Sempre assisto aos jogos do Apertura e Clausura, ele faz muitos gols de cabeça, é rápido e salta bem. Bom jogador, para mim é melhor que o Palermo.

O River tem um cara que joga pelo lado esquerdo, não sei o nome do cara, mas é bom de bola e rápido também. Às vezes está de ala, indo ao fundo, mas também entra pelo meio. Não é o carequinha dos sonhos do CJR, não.

Sei que o Inter está tentando um atacante que era do Bota, André alguma-coisa. Não lembro do cara, mas esperava alguém com mais nome para substituir o Fernandão.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Ow Alemão... que bom que tú tá aqui... achei que tinha sido fichado na operação Pampas da PF em Livramento...aheuh ahuehuaeuhauhea

Marco disse...

Alemão

é que você não viveu os anos 1970/80 para ver como os juízes roubavam, descaradamente, para os cariocas.

Época de Guilite Coutinho na CBF, o que aprontaram por aí os tais José Rouberto Wright, Arnaldo Cesar Coelho e outros, com aval e cobertura da Globo...

Não à toa estes são, hoje, assalariados da emissora. Tudo a ver.

Fernando Gonçalves disse...

Mas não vamos esquecer que neste jogo houve um penâlti para o Inter que o juiz não deu (não me lembro do lance ...).
Talvez por isso o juiz tenha dado este outro pênalti que não foi tão claro quanto o primeiro.

Almilano disse...

Estevam,

asdhusidhsaidhauidhuisadh

Fica fly e não descabelay, tem que ter os contatos ahuahuahauhah

Pior que nem ultrapassei a cota acredita?

Minhas compras totais deram módicos U$ 298, 25, ali ali ahuahauh

Claro que não contabilizei as compras de uso pessoal, como perfume, roupa e etc, pois isso vem na mala "al natural" como diz o Marimon adhusadhasudhasudhsd

Masó, tá valendo a pena, e é barato heinooooo Batista!!!

Uma grande Loja de games aqui de Poa, B&B Games se ferrou, todo mundo sabia que eles eram do ramo, mas não sabia que eram tanto heheheh

Tá na ZH de hoje o nome das outras duas lojas daqui.

Contrabando é mato!!!!!

cjr-sp disse...

TÁ MUITO PARADÃO ESSE BLOG....HEHEHEHE. SEGUE VERDADES QUE TEM QUE SEREM DITAS PARA AS BEATAS XIITAS DE PLANTAO....


O FANFARRAO gosta tanto do INTER que queria levar o F9 só que nao deu tempo e agora quer levar mais uns 3 titulares entre eles o grande GUINA...

BAITA FANFARRAO...E DIZIA QUE AMAVA O INTER...E BLA BLA E BLA BLA BLA....SÓ QUE AGORA QUER LEVAR PARA O SEU TIME JOGADORES TITULARES NOSSOS.

ZERO DE ÉTICA DO FANFARRAO...
FAZER ISSO COM UMA TORCIDA QUE AMAVA ELE....DE PAIXAO.

ISSO SÓ MOSTRA PARA AS BEATAS CEGAS, XIITAS O QUANTO ESTAVAM ERRADAS EM RELAÇAO A ESSE GRAN FDP QUE É O ABELHAO REI.

AÍ, EU AMO ESSE CLUBE...AH EU VOU VOLTAR...AH EU SOU COLORADO...AH A MINHA PELE É VERMELHA....

E AGORA QUERENDO LEVAR OS NOSSOS JOGADORES....TITULARES AINDA...

PQ NAO LEVA O ALEXXXX, O MICHEL, O MAICON, O ANDREZINHO, FANFARRAO?????????

QUER O GUINA...QUERIA O F9...QUER O EDINHO.....BAITA COLORADO ESSE TREINERO DE ARAQUE HEIN?????????????

EU QUERIA VER ALGUMA BEATA DE PLANTAO VIR AQUI E DEFENDER O "coloradaço", ABELHAO-REI.

**********************

OLHEM O BLOG DO WIANEY SOBRE O ABELHAO...HOJE

"Foi veiculado numa rádio da Capital que amanhã (quarta-feira) chega à Porto Alegre um representante do time do 'COLORADÃO ABEL' para apresentar uma proposta milionária e irrecusável pelo 'GUINA' (como chamava o Abelão). Se era tão colorado o glorioso Abel, por que não levou com ele o JI PARANÁ, JONAS, OROSCO e MICHEL? Estamos no meio do ano e a herança deixada pelo Abel é o desmanche do time.


"Abel Braga é colorado enquanto está no Inter. Fora do clube, é profissional, simplesmente."

*********************************

Isso dito aí acima pelo WIANEY é o que o Nelson vem dizendo aqui a quase dois anos....pelo menos.

A gente fala...fala...se cansa até...e depois temos o desprazer de ver todas as nossas teses confirmadas uma a uma.

F9, esse ainda pode vir a ser um dirigente colorado. Agora o COLORADAÇO ABELAO QUE QUERIA O INTER CAMPEAO DE TUDO ESSE ANO NAO PASSA DE UM PALHAÇO......

Fernando Gonçalves disse...

Quanto ao Clemer, eu concordo com a renovação. Acho que ele tem se comportado muito bem na reserva, inclusive auxiliou o Tite no jogo contra o Botafogo.
Acho que ele vai se aposentar ano que vem e seria interessante que isso ocorresse no Inter, afinal ele foi o goleiro dos últimos grandes títulos do Inter.

Acho que seria uma coisa inédita no Inter : um ídolo deixando o clube não para outro time e sim por encerramento de sua carreira.

Seria merecedor de uma bonita homenagem.

Almilano disse...

E O blablabla em relação ao Abel continua... o cara foi faz um mês mas as VIÚVAS DO ABEL AMAM tanto ele que falam nele aqui TODOS OS DIAS...

asdhsaudhasudsadhuadhusadh

Como diriam Zezé di Camargo e Luciano: "é o amooooorrrrrrrrrr..."

ahduiasdhsaiudhuisahdu

Polaco na Serra disse...

Muito bom Prof. Raul... literalmente O CLUBE DO POVO!!!

Polaco na Serra disse...

O Alemão virou "chibeiro"!!! hehehe

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Se o Michel Bastos vier mesmo, vai ser muito bom ver o Inter novamente com jogadas pelas Alas, com Angelo de um lado e o Michel Bastos do outro. E se vier um cabeceador, estamos feitos.

E o melhor: com esses jogadores o Tite pode definir o esquema que quiser para o time. No 442 faltaria mais um armador (que segundo ele, vai ser contratado) e no 352 fora os dois alas o Tite teria três jogadores para duas funções (porque o Meia Atacante é o Alex): Edinho, Magrão e Guinazú. Muito bom, visto que sempre vai ter um destes suspenso.

Marco disse...

CJR

De qualquer forma, os grandes culpados foram o Píffero e a tartaruga Luigi, por terceirizarem o futebol colorado para o Abelhão-rei e o triunvirato que virou um-virato (só restou o Clemer).

Para mim, isto ocorreu após a derrota no México, pela Recopa Sulamericana, único título relevante da Era Píffero.

Na época, saiu uma foto nos sites no café da manhã seguinte ao jogo, ainda no hotel no México. Lá estavam, sorridentes: Píffero, Luigi, F9, Iarley e Clemer. Ali tramou-se a queda do Gallo, o retorno do Abel e a consolidação do esquemão que estava levando o Inter e seu centenário à barafunda total.

Ali a diretoria capitulou. Amador, Luigi piscou na mesa e foi engolido.

O Inter vinha de derrotas inexplicáveis, como a última antes da ida ao México, sendo goleado pelos reserva do Flu.

Entregou o comando do futebol e ganhou a Recopa. E foi só, mas não tudo. O resto vinha sendo pago da forma que presenciamos em 2007 e 2008: o Inter abaixo de tudo, dos camaradismos aos bruxismos, passando por derrotas inexplicáveis e feitos heróicos de Pirro (só para entenderem, o Paraná é o mais sério candidato ao rebaixamento para a 3° divisão).

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Schroder-EUA disse...

Raul, otimo texto valeu!

Fernando bom ponto. Clemer seria o raro idolo a se aposentar no Inter e nao ir para outro clube.

Marco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cjr-sp disse...

EXATAMENTE MARCO....

Foi o episódio conhecido como a rendiçao de PACHUCA, onde o comando todo foi transferido DE VEZ, e o clube virou refem de uma corja que nem treinava mais...

O resto tudo, tu relataste aí com maestria...é o que vimos em 2007/08.

Isso é fundamental ser relembrado para que a torcida nunca mais deixe se levar por trouxas...e que fique vigilante sempre. Pois a qq momento isso tudo pode acontecer de novo. Nao se esqueçam que os dirigentes de certa forma ainda estão aí...

****************

Mas é isso aí MARCO...a gente já vinha alertando as beatas de plantao..., tu inclusive vinha batendo na tecla bastante até...e pensar MARCO que o presidente do movimento Internet/BV...É O FÃ NUMERO UM DO YARLGHEEEEEEEEEELI, a ponto de declarar que o yarghllei é melhor que o NILMAR.

As beatas fas incondicionais do yarghleiii e do abelao sumiram todas....hehehhe. Só ficou o Milanes, Alemao....pq esse nao tem jeito mesmo...nao tem cura...é uma BEATA ASSUMIDASSA.....AEHUAHUHAUAHUHEAUHUEAHAEUHA.

Almilano disse...

Ô CJR,

Faz um favor. Diz aí o teu conceito de "beata" por favor...

Marco disse...

É um momento de muita especulação.

Li agora que o Cléo, empresário do Michel Bastos, descartou sua vinda para o Inter.

André Lima está proibido de conceder entrevistas, o que é uma pista de que pode acertar com o Inter.

Ramon, para mim, está para Tite como Andrezinho para Abel. Tomara que me engane.

Dos reforços "de peso" prometidos pela diretoria ao Tite, talvez e muito talvezmente, só André Lima.

O resto precisará engordar muito para ser "de peso". Para quem esperava Tinga, Daniel Carvalho ou Cleber Santana, Ramon é uma brochada e tanto (e olhe que nem é sexta-Severo-feira).


CJR:
ainda estou caçando a foto na internet, tem gente que não viu. Daí coloco no meu "blog" e informo aqui.

cjr-sp disse...

Beata...é aquele fã xiita, incondicional, as vezes meio frescoroso, alegreeee, que AMAAAA de PAIXAOOOOOOO os seus idolos que dizem ser colorados mas no entanto sao profissionais atras da grana preta, isso sim.

AHEAUHEUAHUHUAHAAA........

sds.
FUI GALERA...VOLTO MAIS A TARDE PARA DAR UMAS RISADAS...

*****************
Sobre os reforços....concordo com o MARCO...vao ter que engordar muito para serem de PESOS....hehehe.

Almilano disse...

Ah bom CJR, que bom que tu me explicou, por um momento eu achei que fazia parte desse grupo... ufa, agora eu vou dormir tranquilo ahauiahiahiuahihaiuha

Guilherme CB disse...

O fernandão vai vir para POA dar uma coletiva para se despedir e chorar na televisão e bla bla...

Querem saber o que acho... FERNANDÃO É UMA FERIDA!! A unica coisa que atrapalhava o inter era este ser que se acja superior aos seus colegas.

Não morro de amores pelo tite, pq sem F9 E Iarley no time qq um pode treinar o inter.

Ngm podia ganhar mais do que ele, ngm podia ter mais prestigio que ele, ngm podia dar entrevistas como ele.

QUANDO FOI A ULTIMA VEZ QUE ELE JOGOU??
Com certeza foi em 2006.

Tite vai dar certo no inter pq acabou a panela, pq acabou a sacanagem, pq vai vir 1 ou 2 reforços mais o menos nada mais do que isso.

Guilherme Mallet disse...

Raul,

Belíssimo o texto. Emocionante.

Uni-vos!

Abraço.

Marcelo em Floripa/SC disse...

SEN-SA-CIO-NAL Prof. Raul!
É só o que tenho a dizer...
De todas as vezes que leio teu post, esta foi a vez que me reportou àquela época, imaginando cada passo da "estória"...
Muito bom...

Aliás, falando em muito bom, gostei do blog http://damasdevermelho.blogspot.com/ da primeira colorada que postou o comentário.... espetáculo! rsrsrs

Sds. Coloradas!

Raul Pons disse...

Herbário:

Foi o Carlos Kluwe, principal jogador colorado da época. Naquele período, apenas uma pequena cerca de madeira separava os torcedores do campo, e era possível um contato entre atletas e torcida.

A descrição de um torcedor invadindo o campo para apontar ao juiz a marca do pênalti realmente aconteceu nesta partida.

Celso disse...

Como sempre eu chego atrasado nos post do Raul

Raul,

emocionante o teu post, mas ach oque tu deve concordar comigo... o Inter já não fz mais questão de ser clube do povo... é a maior tristeza que sinto é essa .. e eles não dão a minima para os torcedores mais pobres... especialmente os negros... negros rechados no beira rio hoje em dia acabam torcendo para o gaymio

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]