quinta-feira, abril 03, 2008

59 A véspera

Escrito por Diana Oliveira

Acordei com sensação de último dia. Guardo memórias que ora abrilhantam, ora agonizam minhas reflexões. Por momentos consigo esboçar um leve sorriso na expressão hipnotizada, em seguida recordo angústias com olhar distante. Cogito procurar todo mundo que me conhece e perguntar o que de mim provoca maior lembrança. Depois me calo, a inquietude da contagem regressiva me toma a voz.

Inevitável reprise no filme que passa por aqui. Quantas vezes poderia eu ter traçado outro destino. Quantos erros paguei com lágrimas e quantas virtudes me trouxeram nos olhos outras lágrimas. Quantos gritos, quanto sufoco, quantas reviravoltas meu incansável coração valente buscou. Quantos em mim acreditaram, de mim duvidaram, por mim se aventuraram. Quantos amigos eu tenho e amizades que fiz nascer, crescer e fortalecer. As brigas que causei. Quantos amores nasceram ou morreram através de mim. Quantas vidas entrelaçadas a minha e quantas outras apenas por minha causa.

Não nasci ontem. Não morrerei amanhã. Há mais vida em mim que no céu azul. Só não há mais velinhas no meu bolo que no de Oscar Niemeyer, já centenário. Eu sou eu, tu, nós... Eles não são. Vibrante, intenso, vermelho, colorado. Sou o gigante que mora na beira do rio, onde o sol se curva. Estou aqui e em todas as partes. Eu sou o Saci, o Fanático, o Corneta, o Gringo, a Prenda, o Gaudério, o Fernando, a Glória do Desporto Nacional. Completo noventa e nove anos amanhã e não vim ao mundo a passeio.
Eu, essa nação:
Sport Club Internacional.

59 Comentários:

Lidio H. F. Jr. disse...

poético, belo, emocionante...

meus parabéns a autora

e ao nosso querido colorado...

Klaus disse...

Belo texto... e que tenhamos um ótimo ano!!!

Unknown disse...

Já perdi a conta de quantas amizades ele me proporcionou. Mas ainda há mais, muito mais por vir.

Legal, Diana.

Daniel Loureiro Mendez disse...

Lindo texto.

Parabéns Diana e dá-lhe Colorado!

Gonçalves disse...

Caramba é realmente incrível...as vezes no caminho pro BR a gente vê aquela enormidade de um mar vermelho ao estádio e o sentimento é algo indescritivel expressar o que leva toda aquele povo numa só direção...tanta gente que deixa de fazer outras coisas, compromissos as vezes desmarcados, desentendimentos até superficiais, mas fazer o que é o S.C. Internacional...o Clube do Povo...por intermédio dele alem das alegrias que o próprio clube nos dá, nos proprorciona esse oportunidade da amizade como o colorado 1976 falou...eu particularmente me orgulho de dizer de que todos que tive portunidade de conhecer pessoalmente aqui do blog, não vi ninguém que pudesse me trazer um desprazer de ter conhecido...tudo isso por um clube que completa 99 anos...Louis e demais temos de nos puxar em fazer algo comemorativo pra amanhã hehehe!!!

Caio - Mov. INTERnet/BV disse...

Parabéns a Diana e depois ao colorado!

Fabiano- POA-Germany disse...

Todos na Lima e Silva vestindo o manto, e desculpe Iuri, tomando uma cervejinha!!!!!
Parabéns Di, parabéns colorados e, principalmente, parabéns INTER!!!

col disse...

Legal, Diana.

Sobre o q o Gonca colocou, aqui vai a minha sugestao:

Cada frequentador(assiduo?) poderia bater uma foto de si mesmo amanha com alguma camisa/bandeira do clube e mandar para o Louis...ele poderia publicar aqui....

Malafa disse...

parabens pra voce, pra mim, pra nós.

salve salve nação rubra!

Gonçalves disse...

Boa idéia Col...da pra colocar naqueles slide.com...pode mandar pra mim que eu coloco e crio uma artezinha

goncabarun@yahoo.com.br

vamos ver se enviem as fotos até meio dia (Brasil) pra que eu possa montar e ja colocar amanhã a tarde.

vou avisar o Louis pelo orkut

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

Nossa...que incrível...Col, eu tava lendo os comentários e pensei exatamente isso, e na sequência li o que escreveu...hehe.... amanhã venho trabalhar com um dos mantos, e mando a foto pro Gonça...

Diana, como sempre, ótimo texto...

m.rodrigo.oliveira disse...

Pô Diana. Te empolgou hoje hein.

Tem que avisar quando vai postar esse tipo de coisa pra eu não ler no meio do trabalho. Tudo bem que agora eu sou chefe, mas não dá pra ficar chorando na frente dos outros...

Grande idéia do Col. Hoje à noite vou produzir a foto da Família Oliveira. Até a patroa, que é Gremista, vai ter que tirar a foto junto.

Cleber_Tapes/RS disse...

Parabéns pra todos nós colorados

e ótima ideia a das fotos

vo mandar a do povo aki hoje mesmo

Knight.SP disse...

Como sempre a filha da Dona Dalva nos emociona com este lindo texto. Muito obrigado!

Vou ver se acho a minha foto de Benitez aos 8 anos, digitalizar e mandar pro Gonça.

[]s

SMV

Marcelo em Floripa/SC disse...

VOu ser repetitivo, mas não tem como não ser, e em caps... BELO TEXTO DIANA!
Tô mandando a foto aí Gonça!
Sds. Coloradas!

col disse...

Po Louis, esse novo "distintivo" do BV eh o melhor q eu jah vi...parabens!

Eu ateh compraria uma camiseta com esse imagem...huh???

Marcelo em Floripa/SC disse...

Off... Alguém viu o blog do wianey a pouco? http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=§ion=Blogs&blog=217&tipo=1&coldir=1&topo=3994.dwt
Será que o Deepthroat sabe de algo sobre esse possível presente de aniversário?
Sds. Coloradas!

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Parábens Diana ! Prá nós todos !

Tem razão o Col_US o logo está SHOW ! Eu também compraria uma camiseta !

Ridícula está a coroa em cima do símbolo do Inter, nos venderam que iria ser pouco temporária, mas parece que o Rei Vitório quer botar sua ´carinha` no lugar do símbolo...

col disse...

Marcelo,

Esse papo corre por aih...jah foi levantado aqui algumas poucas vezes. Nao sei se podemos revelar o nome...eh negro, baixo e joga muita bola!

col disse...

Vamos torcer para q ele venha!!!!

Marcelo em Floripa/SC disse...

hehehe... e digo mais, o cara é gaúcho, e o Edinho tá indo pro Palmeiras... huahuauauhahua
Vamos ver...
Sds. Coloradas!

Marimas disse...

Considerações...

A patroa já está convocada para a foto.. excelente idéia COL...

Quando ao Wianey... o nome desse cara de seleção por acaso começa com T e termina com inga!?!!

Bah... fechava todas...

Parabéns pelo logo, ficou bom bagarai.. porque nós não fazemos uma camiseta por conta própria?!! Se o problema for alguém para agilizar a função eu me prontifico de boa...

Se juntarmos umas 20 cabeças ou até menos a tela sai baratinho...

Que tal?! Quem se habilita?!! A gente define o layout em cinjunto, alguém que manje me passa a arte que me eu faço orçamentos aqui em SP, deve se mais barato...

Fabiano- POA-Germany disse...

Camisa preta escrita em vermelho?? To dentro!!!

col disse...

To dentro Marimon.

Sobre o cara, pelo pouco q eu sei nao comeca com T.

Gonçalves disse...

Eu tinha bolados umas ...mais ou menos assim, mas confesso que esse logo ae de cima estampado na camiseta e o endereço do email bem colocado mataria a pau...

http://item.slide.com/r/1/200/i/rh9TZ4MN1D9GeJcOzK3vflYQC-CON8-h/

vou tentar fazer com esse logo de hoje e ja coloco o link

Gonçalves disse...

A outra...só que ae acho que tem de ver com o cara que faz as camisetas o que precisa dos desenhos em definição ae devemos recorrer ao Prof. Mark as dimensões necessárias pros caras desenvolverem o que precisa...

http://item.slide.com/r/1/146/i/NzxzDrfg5z8N_Bx0V89Y42gPuD6iljdd/

col disse...

Bem legal Gonca.
Jah mandei a minha foto...

Marimas disse...

Blz... amanhã final da tarde espero já ter números $$$ aí a gente combina melhor... e vê o layout...

Pra POA já arrumamos frete grátis...

Marimas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marimas disse...

fiquei curioso... minha imaginação está fraca... quem seria o cara?!

negro, gaúcho, baixinho, com passagem pela seleção, joga muita bola e não é o Tinga?!

col disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
col disse...

MMMMMMMMMMMMMMM

Marimas disse...

cada vez que vejo uma notícia dessas dou risada sozinho, me lembro do Luxa jogando o celular no chão...

"Pelos reservas, Nilmar marca dois gols no coletivo do Inter"

http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?tab=00003&newsID=a1815981.htm&subTab=00067&uf=1&local=1&l=&template=§ion=noticias

Marimas disse...

demorou mas caiu a ficha...

gaúcho comedor de pão de queijo... uahiaua...

Me agrada tb...
mas pode vir o Tinga ainda que eu tô aceitando!!

Julio.Colorado em Sampa disse...

Marimon's, sobre o encontro dos "paulistuchos" tratado nos coments do post anterior quero dizer que faço questão de participar. A minha parte ninguém precisa beber por mim não, eu mesmo dou conta.
Meu e.mail é jlinden@terra.com.br,
é só combinar.

Schroder-EUA disse...

Diana baita texto!

E COL já que voce sugeriu...da uma olhada aqui, acabo de fazer isso:

http://www.cafepress.com/blogvermelho

Julio.Colorado em Sampa disse...

Camisa com o logo, também participo... Vou mandar foto também... hehehe, hoje to entrando em tudo. Tem rifa pra vender?

col disse...

Caracas...Louis!!!!

Muito legal!

Tu sabe se a qualidade desses caras eh boa?? Parece q sim...

As com o novo logo ficaram demais. Gostei muito tambem da "Golf Shirt" tambem. E a camiseta marrom eh show de bola.

PS:pro pessoal q mora no Brasil tu nao acha meio salgado o custo total(+ correio) de uma camiseta?? Eu se fosse vc estudaria alguma opcao alternativa.

Schroder-EUA disse...

Col a uns 2 anos eu fiz umas camisetas pra mim. Aquela vermelha de Baseball eu tenho ate hoje e o Blusao tambem...a qualidade é muito boa....bom voce sabe né, em geral roupa vendida nos States é de boa qualidade.

Schroder-EUA disse...

Col é sobre o preço eu ja nao fiz algo assim a muito tempo porque é salgado mesmo, é uma pena esse problema de distancia...fiz mais agora pra ti conferir ja que tu ta aqui na America....não acredito que alguem no Brasil iria comprar.

Valter Aczel disse...

Não canso de me impressionar com este time. A Diana se puxando nos textos, o Gonça, com a camiseta (a última ficou duca), só fazendo uma crítica construtiva - na camiseta com a faixa horizontal, o distintivo poderia ser limpo, sem coroa, ramo, etc. Todos comandados pelo Louis... Um time de primeira.
Parabéns para todos nós pelos 99 anos do nosso Sport Club Internacional e pela existência do BV.
Vida longa ao Blog Vermelho e ao Colorado dos Pampas!!!

-----

Ahhh! Se o Nego Tinga Popular viesse... Imaginem um time com Renan e Sorondo atrás, Tinga e Guiña no meio e o Nilmar e o Fernandão na frente??? Não ia ter pra ningúem...

Dalhe Colorado!!!

col disse...

Legal Louis, vou adquirir. Valeu mesmo!

Bom, provavelmente o Tiago-Canada vai gostar tambem.

Outra alternativa eh o teu pai pedir pra fazer lah em Poa...o pessoal acima estava organizando isso jah, mas acho q eles pagariam uns pilas a mais soh pra contribuir com a causa, nao? A comunidade do BV no orkut tem 1170 caras...uns pila de lucro em cada camiseta tu jah viu o estrago...heheh

Ricardo disse...

Col,

aih entra o problema de licenciamento. Fazer camisa com o simbolo do clube para vender sem licença eh, segundo a legislaçao, pirataria.

Sei que o assunto ja foi abordado aqui no BV e que muita gente acha q nao eh. Porem, posso assegurar q, legalmente, fazer camiseta, moletom, e qqr outro artigo com o simbolo do clube sem autorizaçao eh pirataria.

Abraços e parabes INTERNACIONAL, feliz aniversario.

Ricardo -

col disse...

Hum..Ricardo,

Recomendo q o Louis apague o comentario dele com o link.

E se nao tiver o simbolo e sim a palavra "Inter". Isso nao eh pirataria, certo??

Schroder-EUA disse...

Ai Ricardo

É eu nao tenho intenção de vender Camisas...so fiz porque o Col pediu e ele ta aqui nos States...mas tambem vale notar que o que nao falta é pessoas online fazendo camisas com o simbolo do Inter pra vender. La no Orkut tem um cara que faz camisas retro adidas fake de 1979 e ta vendendo um monte. Nao sei como funciona isso mas tambem sei que os Tambores fizeram coisas e sites como No Segunda...acho que o Inter nao ta nem ai pra isso. Mas como falei nao tenho intençao de vender pra ninguem mais que o Col...

Polaco na Serra disse...

Esse teu texto me fez arrepiar guria...

Que sentimento indescritível é essse que dispara o coração com um simples letras?!?!?!

Obrigado Inter por todos estes anos, na alegria e na tristesa, sempre ao teu lado, de cabeça erguida... e obrigado a meu pai pro me apresentar ainda no berço a camisa ecarnada, manto sagrado, minha segunda pele...

PARABÉNS MEU INTER!!!!

Eber Prado disse...

Inter.

Me fez passar alguns dos momentos mais felizes de minha vida.

E tenho certeza que mais momentos destes ainda estão por vir.

PARABENS SPORT CLUB INTERMNACIONAL
POR SEUS 99 ANOS DE VIDA.

E pensar que essa imensa nação começou em uma reunião com + ou - 40 pessoas lá no longinquo asno de 1909.

Hoje tenho certeza que eram todos visionários, pois enxergavam além de seu tempo.

Eber Prado

Eber Prado disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eber Prado disse...

HA já ia me esquecendo:

Parabéns a autora. Grande texto Di, como diz nosso amigo Fabiano ex-alemanha.

Eber

Ricardo disse...

Louis e Col,

eu sei que tua intençao nao eh vender e sei que muita gente por aih vende produto nao licenciado, ou seja, pirata. Tb concordo que o Inter eh negligente quanto ao controle de pirataria.

Na verdade acho que o material que rola no BV eh de altissima qualidade, desde os videos, os cards, assim como essas roupas que tu criaste.

A unica coisa que quis mencionar eh que, assim como somos todos fanaticos pelo Inter e queremos sempre o melhor para nosso clube, acho que poderiamos nos informar como licenciar alguns produtos para uma eventual venda, mesmo que o objetivo nao seja ganhar grana com isso. Ocorre que os produtos sao tao bons que a venda e o interesse dos demais acaba sendo inevitavel.

Pelo que sei o licenciamento nao eh uma coisa dificil de conseguir e consiste num pagamento de um percentual das vendas. Tipo, pra cada peça vendida um x% deve ser revertido para o clube.

Louis, se quiseres posso me informar, mas como tu ja tens um bom relacionamento com o pessoal do marketing, acho que eles iam te responder na boa e ate agilizar um eventual licenciamento.

Pensa que legal seria colocar esses baitas produtos a venda e, ainda, de quebra, saber que uma grana esta sendo direcionada para o clube.

Por fim, quanto a tua pergunta, se tu nao colocares o simbolo do Inter e somente a palavra Inter, ou Internacional, nao teria problema nenhum.

Abraços,

Ricardo.

Estevam - arenavermelha.blogspot.com disse...

O Ricardo falou tudo... inclusive, corre o boato que o orkut tirou a comunidade oficial do Inter do ar naquela oportunidade exatamente por motivo de alguns usuários estarem usando a comunidade para vender produtos piratas...

Isso é realmente um problema, o Inter não disponibiliza produtos variados com qualidade e beleza para os torcedores e as opções "caseiras" acabam caindo no rótulo de piratas...

Precisodevcakis2 disse...

Existe a possibilidade de eles mandarem as roupas pro Brasil? Eu posso comprar, mandar entregar em um amigo meu aí nos States e ele trazer pra mim??
Obrigado!

Almilano disse...

Diana, excelente texto, parabéns!!!!!

E parabéns ao nosso glorioso SCI, 99 anos!!!!

Que venha o centenário e o bi mundial-fifa

Fabiano- POA-Germany disse...

Bah Ricardo, neste caso acho que nao é por aí. Pois nada está sendo feito para vender, é mesma coisa que querer que o Louis pague para poder distribuir o Soy Louco por ti America, ele nao fez para vender, foi para distribuir, só nao vai arcar com os custos de producao!! É isso que penso pelo menos...

Ricardo disse...

Fabiano,

As marcas e simbolos sao propriedade intelectual do clube e integram o seu patrimonio.

O cara que faz o desenho da camiseta nao licenciada pode nao estar lucrando, mas a empresa que confecciona o material estaria infringindo a legislaçao de propriedade intelectual, por reproduzir a marca sem autorizaçao.

Sabias que a empresa que vende serviço de fotocopia de um livro tb comete violaçao a propriedade intelectual? Ou seja, nao estah errado apenas quem mandou fazer o "xerox", mas tb a empresa prestadora de serviço de fotocopia.

Tu ateh pode nao concordar com a sistematica da lei, mas eh assim que funciona.

Abraços,

Ricardo.

O QUE É LICENCIAMENTO?

O licenciamento é uma autorização concedida pelo(s) titular(es) da patente a uma ou mais
empresas para fabricação e comercialização do produto coberto pela patente. Esse processo
é efetuado através de contrato entre as partes interessadas que estipula prazos de fabricação,
royalties a serem pagos, multas, etc. Tipicamente são acordados percentuais de 1 a 5 % do
faturamento líquido relativo as vendas do produto.

Schroder-EUA disse...

Pessoal da uma conferida nesse link, isso me veio atraves do comentario do Col. Para os Advogados de licenciamento de plantão...nenhum desses produtos contem o nome ou marca do Inter so do Blog Vermelho e outras coisas genericas.

http://www.cafepress.com/blogvermelho

Fabiano- POA-Germany disse...

Richard!!
OK, entendi teu ponto, mas minha questao é, o cara está fazendo uma camisa
nos USA, como o clube vai aplicar a lei brasileira lá? E porque o Sport Club Ivoti usa o mesmo símbolo do Inter, será que neste caso nao dá problema??
Obrigado pela explicacao!!
Dá-lhe INTER!!!

Ricardo disse...

Fabiano,

existem tratados internacionais sobre a propriedade intelectual, o de maior relevancia eh O TRIPS. Esses tratados estabelecem um regime de proteçao internacional das marcas.

Sobre o Sport Club Ivoti, creio que a questao se resume em dois pontos:

1) o Inter nunca deve ter questionado judicialmente ou extrajudicialmente o uso de simbolo similiar ou igual. Enquanto nao ha provocaçao, o Judiciario nao se manifesta. Enquanto o interessado nao levar a questao a juizo, nada pode ser feito.

2) O fato de ter marca igual ou similar nao significa necessariamente a violaçao. Cada caso eh analisado dentro de suas peculiaridades. Queres um exemplo de marcas iguais e dentro da lei? O supermercado Zaffari do esquilinho e o Comercial Zaffari, supermercado que tem um gaucho como simbolo e tem sede em Passo Fundo. Em juizo a questao foi decidida em favor do Comercial Zaffari, pois se trata de sobrenome de familia e os simbolos e cores - esquilo e gaucho - eram suficientes a nao provocar confusao entre os consumidores.

Tche, propriedade intelectual da muito pano pra manga.

Abraços,

Ricardo.

Fabiano- POA-Germany disse...

Pois é, escutei uma história que o Comercial Zaffari surgiu com a briga da família Zaffarri, pois dizem que realmente o supermercado comecou em PF. Entao a saída foi dividir em dois grupos. Nao sei até onde é verdade, mas que é complicado é.
Saudacoes

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]