quarta-feira, abril 30, 2008

31 Internacional: A origem do nome e dos Poppe.

Após quase dois meses sem acesso à Internet, voltei ao universo virtual e descobri que, nesse meio tempo importantes descobertas sobre nossos fundadores mais conhecidos foram feitas, principalmente por Pedro Luiz, um colorado que tem pesquisado em arquivos paulistas, e Tiago Vaz e Guilherme Mallet, ambos do blog Supremacia Colorada.

Pedro Luiz localizou, em um jornal de 1906, uma escalação do Internacional Foot-Ball Club, que enfrentaria o Sport Club União, em uma partida pela Segunda Liga. Nesta escalação aparece um José atuando de ponteiro-direito, no 1º time do Internacional, e um Henrique jogando de lateral-direito e um Luiz de ponta-de-lança, no 2º quadro. Seriam os Poppe?

Tiago Vaz, ao entrevistar um descendente dos Poppe, teve acesso à edição do jornal A Rua, de Porto Alegre, do dia 19 de agosto de 1916, com um extenso necrológio sobre o recém-falecido Henrique Poppe. E nesta matéria, a surpresa: Henrique Poppe era fluminense, natural de Niterói!

Mas seriam os Poppe naturais do estado do Rio de Janeiro? E porque eram considerados paulistas, aqui no Rio Grande do Sul? E outras dúvidas pertinentes foram levantadas por estes dois colorados: se os Poppe eram de Niterói, seria o Sport Club Internacional, de São Paulo, o homenageado na fundação do Colorado gaúcho? Afinal, no Rio de Janeiro também havia uma equipe com este nome.

As respostas a estas questões podem começar a serem encontradas no próprio necrológio: “Tendo partido ainda muito creança para o estado dos Bandeirantes, creou-se tornando-se um defensor accerrimo desse Estado da Federação Brazileira”.[1]

Ou seja, o mais velho dos Poppe mudou-se para São Paulo ainda muito pequeno, e considerava-se um paulista, por adoção. Os demais Poppe, mais jovens, provavelmente nasceram em terras bandeirantes, mesmo.

Quanto ao Internacional carioca, existiram três, pelo menos dois tem uma origem confusa: Associação Atlética Internacional (foi fundado em 1904, disputou o campeonato carioca de 1907, extinguindo-se logo depois) e Internacional Foot-Ball Club (fundado em 1904, disputou o campeonato carioca de 1912, e era alvi-negro). Em 1913 foi fundado outro Internacional Foot-Ball Club, que atuou sempre em ligas menores. De qualquer forma, nesta época os Poppe já estavam estabelecidos em São Paulo há bastante tempo.

Desfeita a possibilidade dos Poppe terem uma origem futebolística carioca (apesar de Henrique ter nascido em Niterói), outro problema nos assalta: Que clube é este Internacional Foot-Ball Club? Poderia ser apenas um erro na denominação do Sport Club Internacional, algo muito comum na imprensa da época. Porém, há referências de que a liga paulista decidiu criar, em 1906, dois campeonatos: a Primeira e Segunda Liga (provavelmente primeira e segunda divisão)[2]. O Sport Club Internacional disputava o campeonato da 1ª divisão, no qual não havia a participação de nenhuma equipe chamada União. Portanto, podemos trabalhar com três hipóteses: 1º) este Internacional era outro clube, que não o SC Internacional; 2º) assim como na Argentina, talvez em São Paulo os clubes da 1ª divisão disputassem a 2ª divisão com equipes menores, e este é sim o SC Internacional; 3º) apesar da coincidência, José, Luiz e Henrique da escalação de 1906 não são os Poppe.

Analisando as hipóteses:
A 1ª hipótese apresenta um problema: apesar de ser reconhecida a existência de um campeonato de 2ª divisão em São Paulo, em 1906 (teria sido a primeira do gênero), somente a partir de 1916 a competição tem seus campeões conhecidos, e somente a partir de 1918 são conhecidos todos seus participantes. E nenhum Internacional Foot-Ball Club está entre os participantes. O seu adversário, o União, provavelmente é o União da Lapa, equipe de tradição na várzea paulistana dos primeiros anos, e que foi o primeiro adversário da história do Corinthians.

A 2ª hipótese resolveria todos nossos problemas, se fosse correta. Mas se na Primeira Liga já havia campeonatos de 1º e 2º quadros, que equipes eram estas que disputavam a Segunda Liga? 3º e 4º quadros? Impossível não é, pois no Rio Grande do Sul, no final da década de 1910, eram disputados campeonatos até 3º quadro. Mas faltam mais indícios para que possamos concluir que este Internacional Foot-Ball Club na realidade é o Sport Club Internacional. Um estudo mais aprofundado desta 2ª divisão paulista poderia trazer novas luzes sobre este caso.

A 3ª hipótese é algo provável, caso este Internacional em questão não seja o Sport Club. Mas seria uma grande coincidência os três jogadores com nomes idênticos aos Poppe.
As novas informações surgidas não contestam a versão “paulista” da origem do nome Internacional, apenas acrescentam mais dados interessantes à biografia de nosso fundador. E se voltarmos para fontes históricas importantes, que são os relatos de nossos fundadores, encontraremos referências explícitas ao Sport Club Internacional de São Paulo.

Na edição referente ao Internacional, na série Grandes Clubes Brasileiros, da Editora Rio Gráfica (início dos anos 1970), há uma entrevista com José Leopoldo Seferin, que ao ser perguntado sobre a origem do nome, responde sem pestanejar: “Os irmãos Poppe lançaram logo o nome de Sport Club Internacional, e a razão é muito simples: eles haviam jogado num quadro com o mesmo nome em São Paulo.”

E em uma obra de extrema importância sobre os primeiros anos do Colorado, “Na sombra dos Eucaliptos”, de Carlos Lopes dos Santos, que entrevistou vários fundadores colorados, está registrado que o nome Sport Club Internacional prevaleceu sobre as outras propostas “graças ao interesse e à habilidade do jovem paulista Henrique Poppe Leão e seus irmãos José e Luís Poppe, que haviam pertencido ao Sport Club Internacional de São Paulo.” Infelizmente, sem uma formação de historiador, o autor da obra não preocupou-se em desvendar mais detalhes das assembléias de fundação, nem registrou que outros nomes foram sugeridos.

Portanto, mesmo sem uma prova material concreta da “origem paulista”, os fortes indícios dos relatos de fundadores, e do “sentimento paulista” de Henrique Poppe, revelado pelo jornal “A Rua”, tudo leva a crer que realmente os três Poppe tiveram alguma ligação com o Sport Club Internacional de São Paulo, e nele se inspiraram para escolher o nome do nosso glorioso Colorado. Talvez não coincidentemente, o Internacional paulista surgiu aberto a vários grupos étnicos, em uma época que o futebol da capital bandeirante era dividido entre os ingleses do SPAC, os alemães do Germânia, e os alunos da elite paulistana alinhados no Paulistano e no Mackenzie. Assim como em Porto Alegre o Colorado gaúcho nascia para quebrar com o segregacionismo étnico dos germânicos Grêmio e Fussball.

Por fim, uma curiosidade: os Poppe atuaram como atletas até 1911 (Henrique, o mais velho, provavelmente jamais atuou pelo clube). E logo após parece ocorrer um afastamento dos fundadores, em relação ao clube. Não um rompimento, mas um afastamento sim. Em dezembro de 1915, Henrique Poppe Leão chegou a participar, ao lado de Tertuliano Gonçalves, outro fundador colorado, da fundação do Sport Club Municipal, clube que nos anos seguintes (após a morte de Henrique) se alinharia ao Grêmio, nas disputas políticas com o Internacional. Na edição de 16 de agosto de 1916, do jornal “A Federação”, a matéria sobre o enterro de Henrique Poppe Leão cita várias personalidades presentes, e as coroas de flores que foram depositadas em seu túmulo, mas não aparecem os dirigentes mais importantes do Internacional, e não há registro de coroa de flores do clube, embora seja citada a coroa do Municipal. Apenas no domingo seguinte, dirigentes do Internacional foram, oficialmente, ao túmulo do fundador, depositar flores em sua homenagem.

Mas seja qual for o motivo que levou a este afastamento, não deve ter significado uma ruptura de fato, nem Poppe deve ter deixado de ser colorado. Entre os dias 15 e 21 de agosto de 1916, todas as referências a Henrique Poppe Leão, no jornal “A Federação”, lembram sempre ter ele sido o fundador do Sport Club Internacional, e certamente, apesar da doença que o exterminou rapidamente, este grande colorado deve ter vibrado com a vitória de 6x1 sobre o Grêmio, no dia 30.07.1916, última partida do clube, antes de sua morte, e maior goleada colorada no clássico, até então.
Para encerrar, é necessário fazer um agradecimento a Antônio Marcos, colorado de Santa Maria, que fez uma compilação de trechos de várias obras sobre a origem do Internacional, e os postou em um tópico na comunidade “História do Internacional”, no orkut. Para que quiser acompanhar a discussão sobre o tema, na comunidade, aqui fica o link

[1] A Rua, 19 de agosto de 1916, capa.
[2] “A Liga Paulista de Foot-Ball, em assembléia extraordinária de 09 de abril de 1906, definiu em seus estatutos (...) organizar campeonatos de primeira e segunda classes (...)". FONTENELLE, André e STORTI, Valmir. A História do Campeonato Paulista. São Paulo, Publifolha, 1997, 2ª edição.

31 Comentários:

col disse...

Faz um tempo li o que o Mallet escreveu, e confesso que fiquei surpreso: "Como se vê, a origem do nome do Internacional é uma questão totalmente em aberto."

Provavelmente minhas limitacoes fazem com que eu nao compreenda o delicado assunto.

* Como a descoberta dessa escalacao contendo 3 nomes (e nao sobrenomes, e em dois quadros) e a declaracao do local de nascimento de Henrique Poppe podem jogar duvidas com relacao aos relatos dos fundadores??

Knight.SP disse...

Raul:

Realmente estava faltando a tua coluna periódica aqui. Sempre muito interessante.

Aliás, Tiago e Mallet, como ficou a história de trazer o herdeiro Poppe para uma partida no Beira-Rio? Mandei até um scrap no Orkut para o meu "parente", mas sem resposta.

[]s

Sandro Merg Vaz

Colorado de Esmeralda disse...

Bom retorno, Raul.Espero que as maravilhas tecnológicas não te preguem mais peças a ponto de te afastar das atividades blogueiras.Tua colaboração é vital neste espaço.Grande abraço.

Almilano disse...

Beleza Prof., belo texto, mas fiquei com uma dúvida nesse trecho:

“Na sombra dos Eucaliptos”, de Carlos Lopes dos Santos, que entrevistou vários fundadores colorados, está registrado que o nome Sport Club Internacional prevaleceu sobre as outras propostas “graças ao interesse e à habilidade do jovem paulista Henrique Poppe Leão e seus irmãos José e Luís Poppe..."

Até onde o Mallet e o Tiago Vaz falaram, os Poppe eram dois irmãos e um primo não?

Ou seja, desde sempre se fez essa confusão de que todos os três eram irmãos, o que mostra que a nossa história realmente é muito confusa e falta muita coisa a ser "desvendada".

Douglas - São Léo disse...

Por um lado, pra qm é historiador, é bom ficar atras da história do clube e tentar desvendar coisas ocultas do passado do colorado...mas é ruim não saber a "verdade verdadeira", o que realmente aconteceu...pena que na época não se fazia registro de muitas informações...mas vamo lá...

Celso disse...

1°. exceltente a pesquisa

2°. Será que o Inter está correndo atrás da verdade. Na época que saiu até a foto do Raul no correio do povo disseram que iam agilizar isso para o centenário. Agilizar isso significa contratar uma equipe... não estou puxndo sco do Raul mas tem que contrator alguem com formação e que, de preferencia, ja tenha algum conhecimento no assunto.

3°. Ao Raul e a todos os colorados. Segundo a coluna do Reche no correio do povo do ultimo domingo o Inter aceitou o primeiro negro em 1929. E o GFPA em 1949.

4°. Alguem sabe responder, ou alguem ja se perguntou, quando ganhamos o apelido "COLORADO" ? É uma palavra de origem castelhana .. digo isso apesar de toda a minha aversão aos castelhanos e às tendências castelhanas da Popular (a melhor e maior torcida que ja tivemos"

abraços,

CelsO LOCOLORADO

Daniel Chiodelli disse...

Bom retorno, Professor. Sou teu fã!
Sou fanático pela história do Inter, mas ainda sei muito pouco perto do que gostaria de saber. Já aporendi muito lendo teus textos e espero aprender ainda muito mais.

Baita abraço!

Celso disse...

antes que alguem me xingue sobre o que eu falei da popular .. é apenas uma opinião .. valorizo muito a camisa 12, fico e nação tambem, inclusive toço pela recuperação delas

Daniel Chiodelli disse...

Celso, uma coisa são os traços culturais semelhantes aos uruguaios e argentinos que temos em virtude da localização geográfica e de toda a história do Rio Grande do Sul.
Outra coisa completamente diferente, que surgiu pelo final dos anos 90, é a adoração ao futebol argentino implementada pela torcida rival.
Negar as influências culturais seria rasgar nossa bandeira. Somos gaúchos e brasileiros.
Triste seria, se quiséssemos negar essa cultura, adotando outra.

Baita abraço!

Celso disse...

daniel: fugindo do assunto historia:

sempre tivemos bsaterias de escola de samba nas organizadas. sempre e isso é a cara do BRasil

agora a popular nos doutrina do dia pra noite com bumbos platinos. são num ritmo mais devagar.. quem estava acostumado a aconpanhar os canticos batendo palma; agoa com a popular as vezes fica meio perdido

mas eu acho bala a ppopular, apesar do que referi

voltando a historia: ficaria muito feliz se alguem lesse as quesões q coloquei e me desse uma luz .. todos somos curiosos .. eu , estudante de historia, nem se fala, porem pelo trabalho e pelo estudo nao tenho tempo de ir pesquisar nos arquivos, vontade nao falta

abraços a todos,

Celso

Daniel Chiodelli disse...

Celso, de fato a Popular é meio adepta desse estrangeirismo castelhano. Mas também tem algumas batidas no estilo funk. A 12 e a Nação mantêm a batida mais no ritmo do samba.

Tenho um livro do LFV que diz que o Inter passou a ter negros em 1929, pois teria sido o primeiro ano em que se permitiu negros na Liga Municipal (não sei se era esse o nome). No grêmio, que eu sabia, o primeiro negro teria sido o Tesourinha, apenas em 1956. Não sei se procede.

Quanto ao apelido "colorado", não sei se tem um marco inicial, mas acho que deve ter surgido ao natural, tão logo passou-se a usar camisas totalmente vermelhas (as primeiras eram listradas). Digo isso porque na minha infância, no interior, eu me referia a tudo que era vermelho como sendo colorado, independentemente de qualquer vinculação com o futebol. Era uma questão meramente lingüística. Quando eu vinha para Porto Alegre, notava que aqui não se falava da mesma forma. Mas, talvez, no início do século passado, sim.

Guilherme Mallet disse...

Eu não acessava o Blog desde o último domingo.

Há um FATO ainda mais intrigante sobre o nome do Inter, não citado pelo Raul.

Em Maio de 1909, em reportagem do Correio do Povo há uma referência de que o Luiz Poppe é um excelênte "goalkepper", PORQUE já atuava nessa função em São Paulo...

...Em um club chamado Sport Club Paulista.

Segura essa.

Não achei referências, na Internet, sobre esse SC Paulista. Mas Club Atlético Paulista e o Paulistano...

Guilherme Mallet disse...

AVISO aos Colorados:

Comprei, via Internet, duas edições do "Na Sombra dos Eucaliptos" de Carlos Lopes dos Santos (1975), citado pelo Raul.

E outro, do mesmo autor, porém mais completo chamado "O Gigante da Beira-Rio", que é de 1983.

Raul Pons disse...

Respondendo algumas questões:

Alemão Milano:
os relatos sobre os Poppe, ora os apontam como irmãos, ora como dois irmãos e um primo. Carlos Lopes dos Santos (de quem é a citação entre aspas) os considerou como três irmãos.

Celso:
O primeiro jogador RECONHECIDAMENTE negro a atuar no Internacional foi Dirceu Alves, que estreou em 02.09.1928, na vitória de 7x0 sobre o Concórdia. Mas antes disso, outros atletas nitidamente afro-descendentes já haviam atuado no Internacional. Basta olhar a famosa foto do time de 1912.
Já no Grêmio, o primeiro atleta negro foi Tesourinha, em 1952, e causou grande polêmica, com notas na imprensa contra a contratação. A data de 1949 se refere a Hermes, atleta mulato, mas que não se assumia negro (e nem era considerado como tal pela direção gremista).
A palavra Colorado serve para designar a cor vermelha tanto no português (embora seja um termo arcaico, nesta língua) e em espanhol. E que sempre foi utilizado na fronteira como sinônimo de vermelho. Os maragatos de 1893 usavam lenço colorado, não lenço vermelho, no falar popular. Assim, um time vermelho logo seria chamado de colorado.
Quanto aos ritmos das organizadas, tb não gosto do bumbo argentino. Prefiro mil vezes a brasileiríssima batucada do samba, que foi a trilha sonora do imbatível Exército Vermelho de 1975/1976.

Raul Pons disse...

Guilherme:

Em 1909 ainda não haviam jornalistas esportivos no RS. Os primeiros a escreverem sobre futebol muitas vezes nem conheciam as regras do esporte, pois ocorriam no máximo duas a três partidas por ano, em Porto Alegre.

Por isso, a confusão com o nome dos clubes é normal. Muitas vezes isso aconteceu, ao longo das décadas de 1910, 1920 e 1930. POrtanto, é provável que o autor tenha tentado fazer referência ao Clube Atlético Paulistano, ao falar em Sport Club Paulista. E tb acho provável que o clube que o Poppe jogou era o Sport Club Internacional, mas na hora de escrever a matéria, o jornalista tenha se confundido com o Paulistano, clube bem mais conhecido que o Internacional, e que tinha sido campeão de São Paulo em 1908 (muitos textos têm apontado o Internacional como campeão de 1908 e até de 1909, mas o clube foi campeão em 1907, e novamente em 1928).

A tese que vc levantou, em um texto no Supremacia Colorada, de que afirmarem terem jogado no Paulistano seria uma forma dos atletas colorados valorizarem seu grupo, para convencer o Grêmio a jogar com o 1º quadro, é lógica e até pode ser possível (embora o Grêmio tenha aceitado o convite logo na primeira reunião, apesar de inicialmente ter proposto jogar com o 2º quadro). Mas não explicaria o apego dos Poppe ao Internacional, para proporem o nome em homenagem ao clube. Por isso, até que surja uma prova concreta que desvincule os Poppe do Internacional paulista, estou convencido de que eles realmente tiveram uma ligação muito próxima com este clube.

Mas acredito que este nosso debate está colaborando para que algumas lacunas na história colorada sejam preenchidas.

Celso disse...

Graças a Deus ... alguem concordo comigo que as batucadas de escola de Samba são mais legais que o Bumbo castelhano da popular ... valeui pela atenção Raul .. valeu Daniel

abraços a todos,

LOCOLORADO

Guilherme Mallet disse...

Raul,

O Arquimedes Fortini foi o primeiro sócio honorário do Inter. Ele trabalhava no Correio do Povo. Seria ele, quem acompanhou os primeiros treinos do Inter?

------------------

ESQUECI DE DIZER NO COMENTÁRIO ACIMA

Os livros do Carlos Lopes dos Santos, estarão na FECI para quem quiser ler. Só ficará disponível uma cópia Xerox, pois os livros são raros.

Abraço.

Raul Pons disse...

Guilherme:

Arquimedes Fortini foi fundador de um clube anterior ao nosso clube, chamado Grêmio Foot-Ball Internacional, de existência efêmera.

Era alguém que deveria conhecer um pouco do futebol. Mas tenho dúvidas sobre se já era jornalista do Correio do Povo, em 1909. Em anos posteriores, sim, foi jornalista e trabalhava na área de esportes, quando o jornal já dedicava um espaço maior as esta atividade.

Unknown disse...

Raul
Para chegar nessa notícia com os prenomes dos três jogadores no Internacional F C, fui no Arquivo Público do Estado de São Paulo, onde os jornais estão disponíveis em rolos de microfilmes. Como não sabíamos nenhuma data, para ir direto ao ponto, fui "folheando" todas as edições desde 1906. Fui mais de 8 vezes no Arquivo Público, com cerca de 3 a 4 horas cada vez, lendo os jornais Correio Metropolitano e Estado de São Paulo, de todos os dias, à partir de 1906, até o final de 1908.
Tava sempre procurando o nome Poppe nas escalações dos times. Olhava, não só nos Internacionais, mas nos outros times de clubes e colégios de menor expressão (ou de menor interesse).
As notícias sobre a Segunda Liga, não eram informativas, como da Primeira Liga. Eram como se fossem convocações para as pessoas citadas comparecerem nos matchs.
Na primeira Liga, do S C Internacional, aí sim eram as notícias dos jogos e treinos, como um início do que se tornou hoje. Em virtude das várias citações dos times e conclamação para os jogos, posso afirmar, sem margem nenhuma de erro. O Internacional Foot Ball Club era outro clube. Com certeza absoluta, nada tinha nada ver com o S C Internacional.
Em algumas edições, apareciam as convocações para reuniões dos membros, em outro local. Como se sabe a sede do S C Internacional era o local de reunião da Liga propriamente dita.
O S C Internacional disputava a Primeira Liga com dois times. O 1º team (como se fosse a 1ª divisão) e um 2º team, ou aspirantes (como se fosse a 2ª divisão).
O Internacional F. C., disputava a Segunda Liga Paulista (como se fosse uma outra liga ou federação) com outros dois times. Não sei se era uma liga pirata, ou dissidência da Primeira Liga.
Como não estava procurando saber a história do futebol paulista, não me preocupei em desvendar o porquê disso.
Mas conclusivamente afirmo com 100% de certeza. Eram dois times diferentes. Nada a ver um com o outro.
Abraço.

Guilherme Mallet disse...

Grande Pedro! Excelente trabalho. Mas, se só consta a convocação para os jogos, não haveria como resgatar o nome dos fundadores, cores, símbolo?

----------- Falando em Arquivo Público.

Eu tenho uma esperança relativamente idiota de localizar a ata de fundação do Inter.

Ainda quero procurar em dois lugares, um deles é o Arquivo Público.

Nosso primeiro vice-presidente Pantaleão Gonçalves tinha um irmão chamado Napoleão Gonçalves, que era, na época, Diretor do Arquivo Público de Porto Alegre... Quem sabe ele não guardou a ata.

Outra possibilidade seria no acervo do jornalista Arquimedes Fortini que está no Instituto Histório e Geográfico do Rio Grande do Sul (http://www.ihgrgs.org.br/).

Raul,

Tu acha que é inútil essa busca? Tu já tentou ou sabe de alguém que o tenha feito?

----------

Onde foi enterrado o Henrique Poppe? Poderíamos ter um mausoléo no Complexo.

Raul Pons disse...

Pedro:
Eu já suspeitava que notícias sobre a Segunda Liga deveriam ser bastante resumidas (comparando com competições similares aqui no sul), tornando teu trabalho de pesquisa bastante árduo.

Com a sua confirmação de que eram dois clubes distintos, surgem duas dúvidas: eram os três atletas (Luiz, Henrique e José) os Poppe?

Caso fossem os Poppe, em algum momento se vincularam ao Sport Club Internacional?

E em não sendo os Poppe, pq não foi possível encontrar referências aos Poppe nas escalações do SC Internacional?

São dúvidas que, espero, possamos solucionar um dia.

As competições de 2º quadro eram quase um campeonato de juniores, os times contavam com atletas mais novos e com reservas do time principal.

A Segunda Liga Paulista o livro A História do Campeonato Paulista, e o site RSSSF, era uma 2ª divisão da própria Liga Paulista de Foot-Ball, que passou a denominar a 1ª divisão de Primeira Liga.

Em 1906 foi disputada pela primeira vez a 2ª divisão paulista, mas o torneio parece não ter tido continuidade, só havendo referências a uma outra 2ª divisão em 1913.

Sobre a Segunda Liga: vc teria os nomes dos outros clubes que a disputaram?

Raul Pons disse...

Guilherme:

A busca no Arquivo Público e no Acervo do Arquimedes Fortini não seriam inúteis, embora talvez o Cláudio Dienstman a tenha feito, quando andou pesquisando a história do clube.

Mas mesmo assim, acho que vale a pena.

No Arquivo Público vai ser como procurar agulha no palheiro. Se Napoleão Gonçalves levou para lá, onde teria arquivado? Se o arquivamento obedeceu alguma lógica, este documento estaria em algum maço de que englobe estatutos de entidades civis. Mas se o estatuto se perdeu no meio da documentação, aí a coisa ficou feia. São alguns milhões de documentos, nem todos bem organizados.

Na pesquisa que fiz esta semana até era citado o cemitério onde foi enterrado o Henrique Poppe Leão, mas não anotei, nem recordo.

Seria interessante que alguém que tenha uma boa máquina digital olhasse este jornal (A Federação, jul/ago/set 1916) que se encontra no Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa. O jornal está bastante deteriorado, e temo que ele seja enviado para restauro e fique meses indisponível. Há notícias sobre a morte do Henrique Poppe nas edições de 15 e 16 de agosto. Cita listas de presentes no enterro, quem enviou coroas de flores, etc.

Tiago Vaz disse...

Raul, mais uma vez parabens!!!!
Excelente o Post!

Um colorado estudante da PUC, entrou em contato comigo e ele esta investigando o acervo do Arquimedes. Por enquanto nada... e jah se passaram mais de 12 horas de trabalho. Eu estou em contato com a familia do Dr. Ildo. Semana que vem vou fazer uma visita pessoal... vamos ver no que vai dar...
O Carlos Bandeira Poppe ainda deve ter mais material em casa.... coisas que talvez na minha primeira visita ele nao tenha encontrado de bate-pronto para me mostrar... Uma das coisas que ele tem e nao consegui registrar sao os certificados de alistamento e obito do Jose Poppe. E.... Jose Poppe era apaixonado pelo RJ ... nao por SP ... tanto que optou viver lah, casado com outra gaucha... essa historia deles terem vindo de SP ainda nao esta clara na minha opiniao. Entretanto, o proprio Carlos confirmou que parte da familia Poppe reside em SP ateh hoje... e que eles poderiam ter detalhes da origem Italiana dos Poppes...

Soh para deixar um gostinho de quero mais... encontrei um texto escrito pelo Leao Poppe... e acho que vem mais coisa por ae!

PS: Chego em POA na Sexta-Feira para ser CAMPEAO GAUCHO!

Sds Coloradas!!!!
Tiago Vaz
www.SupremaciaColorada.com

Tiago Vaz disse...

A escola de samba SALGUEIRO do RJ tem um grito de guerra...

COLORADOOOOOOOO!!!!!!!
COLORADOOOOOOOO!!!!!!!
tum tum tum
COLORADOOOOOOOO!!!!!!!
COLORADOOOOOOOO!!!!!!!
tum tum tum

... e tb prefiro a batucada do samba que os ritmos castelhanos...

Tiago Vaz disse...

Sandro Vaz!

Desculpas por nao responder tua msg... nao sou adepto do
Orkut.

Quando quiserem trocar uma ideia, manda um mail: tiagoandresvaz@gmail.com

De que parte do estado vem a tua familia???... se isso aqui fosse uma novela... poderiamos descobrir que somos filhos do mesmo pai ... hehehehhe ...

Abs!
Tiago Vaz
www.SupremaciaColorada.com

Raul Pons disse...

Pois é, Tiago, ainda tem muita coisa para descobrirmos, sobre a origem do Poppe, mas acho que vc encontrou o fio de Ariadne (para usar uma expressão antiga, he, he, he).

Estes documentos do José Poppe são importantes, pois devem trazer data e local de nascimento. Assim, será possível saber se a família Poppe já estava em SP, ou se ainda encontrava-se no RJ.

Pelo texto do jornal A Rua, fica a impressão que Henrique mudou-se para SP muito criança.

Mesmo que os Poppe tenham mantido algum contato com parentes do RJ, me parece descartada a possibilidade de uma "herança futebolística" carioca, pois certamente nos momentos que os três clubes cariocas denominados Internacional estavam sendo fundados, os Poppe certamente já estavam em SP (no caso de um deles, já estavam no RS, e o Colorado gaúcho já existia).

Textos escritos pelos próprios Poppe são muito interessantes. Pode ser que contenham indicações concretas de seu passado futebolístico.

Outra possível fonte de informações sobre o passado remoto do clube certamente são as demais famílias de fundadores, ou de dirigentes históricos, que podem ter guardado documentos que pertenceram a estes personagens da nossa história.

Uma dica, Tiago: Júlio Petersen, ex-goleiro do Internacional e do Grêmio, nos anos 1930 e 1940, mais tarde passou a reunir informações sobre o futebol, em especial de Porto Alegre, reunindo um imenso acervo, que quem conheceu diz ser impressionante. Quando ele faleceu, há alguns anos, o acervo ficou de ser doado a um Museu do Esportes, que seria criado pela Prefeitura de Porto Alegre, mas que nunca saiu do papel. Desconheço o atual paradeiro deste acervo, mas a filha do ex-goleiro, Sílvia Petersen, é professora do departamento de história da UFRGS. Ela não deve ter deixado este acervo perder-se.

Celso disse...

A Silvia Petersem sabe das nosssa intensões ? Posso conseguir o e-mail dela.. responde ae que eu sigo aocmnpanhando esse topico

Raul Pons disse...

Celso:

Acho que ela não sabe, mas, por outro lado, como historiadora, acho que veria com bons olhos a iniciativa (até pq, se não me engano, ela é colorada, he, he, he)

Tiago Vaz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiago Vaz disse...

Raul,

sabes alguma coisa sobre a familia Ortiz??? O pai estava na reunião da fundação, e a filha casou com o H. Poppe Leão no final de 1909. Acho que se descobrirmos quem eh esta familia... podemos achar informacao preciosa sobre os Poppes.... O Carlos Bandeira Poppe fala em um dos videos que postei no Supremacia sobre esta famila...e eles sao citados em todas as materias sobre o obito do H. Poppe Leão...

Tiago Vaz disse...

"3º) apesar da coincidência, José, Luiz e Henrique da escalação de 1906 não são os Poppe."


Novas descobertas provam que H.Poppe chegou em POA em 1901, então, esta possibilidade está mesmo descartada.

Sds,
Tiago Vaz
SupremaciaColorada.com

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]