segunda-feira, março 31, 2008

12 Adeus amor

Escrito por Diana Oliveira

Já não te vejo mais. Teu semblante outrora carimbado em minha retina, hoje embaça entre pensamentos distantes. Sinto algo que mistura nostalgia e inconformidade. A resistência ao fim versus a inevitável passagem do tempo. Foste desaparecendo aos poucos até que me acostumei com tua ausência.
Parece fim de relacionamento, não? Mas é.

Renovação acontece (e deve mesmo) o tempo todo, em qualquer relação, âmbito, nível social, política ou religião. Nós, seres humanos (às vezes nem tanto) providos de sentimentos e capacidade mental, buscamos racionalmente novos ciclos na mesma medida em que tememos instintivamente o desconhecido.

Assim acontece com tudo e todos: amores que não têm chance por provocarem medo em seus amantes, relações estabelecidas pelo convívio – a famosa segurança, estabilidade. Como é doloroso perceber que uma história de amor chegou ao fim. Como é triste perceber que o tudo de ontem hoje não vale mais.

Aos poucos o elenco mais vitorioso da história do Internacional vai se dissolvendo. Percebi a dimensão desse aperto no peito quando, no jogo de domingo, a braçadeira saltou de três braços, de acordo com as substituições. Primeiro saiu do Fernandão para Iarley. Depois deste para Clemer, atual goleiro reserva. É o maior indício de que uma nova geração está se formando no Beira Rio. Não nego os novos amores, mas também não sou tão volúvel.

Entre baixas e novas caras, morro abraçada no Fernandão. Mas pra isso, devo me despedir de alguém tão estimado pra mim. Incondicionalmente: Edinho. A questão é que o rendimento do Fernandão suplica por maior qualidade no meio campo. É urgente que se tenha mais um jogador no meio que possa marcar e passar como o Magrão. Nesse caso, vejo o fim da era Edinho. E o início de dois promissores candidatos: Danny Moraes e Sandro. Seriam novas opções de volante. O primeiro sempre que atua corresponde, o segundo vi muito pouco, mas do pouco que vi, gostei.

Sinceramente, acho uma palhaçada as críticas ao Fernandão. Pulando num pé só ele pifa qualquer mané na cara do gol. Vejo uma gritante diferença entre esse jogador e qualquer meia-boca em excelente fase. Por mais que esteja aquém do esperado, tem o melhor passe do elenco. Só isso já o faz titular. Que seja substituído no decorrer da partida, que esteja sendo cobrado por, afinal de contas, ser o capitão do time; concordo e não condeno. Julgá-lo obsoleto, porém, considero imensurável burrice.

Vinha reclamando dos cruzamentos que começam a surgir com maior freqüência. Por isso mesmo, assim que o meio campo colorado andar com as próprias pernas Fernandão volta a marcar. E pra isso... Edinho, sorte e sucesso.

Não larguei de mão. Não perdi paciência. Não deixei de gostar. O Edinho inspira o uso da expressão deveras coloquial: o cara mais afudê! Continuo achando que falar mal deste sujeito, sob argumento de entendimentos futebolísticos, não passa de bixisse de pseudo-craque frustrado.

No entanto, quando tínhamos em 2006 volantes menos habilidosos (Edinho, Fabinho) podíamos contar com laterais mais eficazes - Granja, Wagner. Até o Ceará cruzava direitinho. Hoje é mais fácil encorpar o meio e deixar correr na lateral do campo qualquer um que saiba (um pouco) cruzar – No caso do Bustos seguir jogando mal, Jonas pode render.

O que não dá é um atacante jogando de volante.

Edinho foi a era do coração na ponta da chuteira. Saudades...
Que venha um novo ciclo.

* Não fui no futibas bv porque tava doente.
* Não tô agüentando a China atacando monge no Tibet e fingindo pro resto do mundo que não faz nada... Quer enganar quem? Olimpíadas do telhado de vidro essas de 2008... O pessoalzinho do olho puxado que se dê limites! Se por aí a internet é vigiada, por aqui nada passa despercebido.

12 Comentários:

Valter Aczel disse...

... Primeiro comentário...

É Diana,

Amores vão e vem, ao sabor do vento... Só não se esvai o nosso amor pelo Inter. Esse jamais esmorece, nem enfraquece.
Tudo que podemos fazer é agradecer pela contribuição dos que tornaram a história deste quase centenário clube maior do que já era e, desejar-lhes sucesso em suas novas empreitadas. Também desejar sorte e sucesso para os que chegam, recebê-los de braços abertos, e olhos atentos, pois não serão perdoados aqueles que macularem o nome e a grandiosidade do nosso Inter amado.

...

Também tenho acompanhado os acontecimentos ocorridos na sede das próximas olimpíadas e já tomei a decisão de boicotá-la. Eu que gosto muito de olimpíadas, tendo acompanhado com afinco desde Barcelona/92, farei o sacrifício de desdenhar esta edição em nome de um bem maior, que é mostrar o meu descontentamento com a afronta aos direitos humanos que vemos seguidamente na China. Não assistirei aos jogos e pretendo boicotar também os patrocinadores do evento. Farei a minha parte.

Saudações coloradas.

P.S. Mais uma vez um excelente texto, parabéns.

col disse...

Parabens pela reavaliacao de alguns dos teus conceitos. Com relacao ao Edinho, acho q eh por aih mesmo. A roda tem q girar.

Ainda acho q o F9 nao deve jogar longe da aerea. De q adiantam cruzamentos se ele estah longe da aerea??

Sobre a China, sem comentarios. Que desgraca. Acho q ainda vai rolar um boicote pesado. O problema eh que os US tem o rabo preso...

Melhoras pra ti.

Fabiano- POA-Germany disse...

Di, sabe porque eu queria os textos do Fernando e da Glória, para fazer o Capitao ler, óbvio que se tu aceitasse isso. Ele vai levar o meu afilhado de 1 ano na entrada do jogo, queria passar os textos para ele ler neste momento de pentelhacao na carreira dele. Mas juro para ti que to preocupado com essa fase. Acho que ele nao deu nenhum chute a gol no último jogo, e isso está errado, vamos precisar dele nos grenais...
Beijao

cjr-sp disse...

Muito bem Diana...que esse texto simbolize uma nova era de conquistas para o colorado com novos valores. Reoxigenaçao faz bem.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Excelente texto, Diana:

Por quem teu coração palpita agora ?
Futebolísticamente falando...

Melhoras, guria !

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Complementando:

A Diana percebeu que por mais que um time tenha atitude, pegada, etc...deve ter qualidade.

É por isso que clamamos por mais jogadores técnicos, principalmente no meio-campo/ ataque e menos brucutus / zagueiros.

Não vi o jogo ontem, mas a amostragem do Inter nesse ano é como um ´tropa` de cavalos selvagens, correndo muito, dando sangue, mas com pouca estratégia, contra as ´nabas` do Gauchão até vem dando certo, é só passar por cima, mas aí na frente, copa do Brasil, decisão do Gauchao precisa mais cérebro do que corpo...

Acho que como o Alex virou atacante (2o. atacante) a questão, mais dia, menos dia, será Alex ou F9, daí sou sempre F9 ! Aguardemos o desenrolar do ´carrossel` ...

Unknown disse...

"O Edinho inspira o uso da expressão deveras coloquial: o cara mais afudê! Continuo achando que falar mal deste sujeito, sob argumento de entendimentos futebolísticos, não passa de bixisse de pseudo-craque frustrado."

Eu dei uma baita gaitada quando li esse trecho aí. E concordo, só acho que, hoje, o Guiñazú tá mais afudê! Ah, também concordo com as observaões da Diana acerca do Fernandão.

Muito bom, Diana! Esses toques passionais nos teus textos eu acho muito afudê, também!

diana oliveira disse...

fabiano,
tô te mandando agora os textos. aceito sim, como não? hehe

nelson,
meu coração futebolístico atualmente palpita pelo magrão. esse é o verdadeiro completo: marca, passa e chega junto na frente com qualidade.
eu gosto de volantes! hehehe

colorado 1976,
o guiñazu é mais q afudê... ele é foda!!!

col,
olha só, fernandão de seg atacante ou primeiro homem do meio nos serve. ele não tá chegando na área no momento do cruzamento pq tá fazendo saída de bola pelo meio.
o magrão apoia o lado direito, o guiñazu (a princípio) o lado esquerdo. e o capitão fica na saída da peq área... não pode.
o jogo contra o inter/sm teve danny moraes e sandro, os dois muito bem, saindo e distribuindo o jogo. se o f9 tivesse nessa partida tinha marcado.
claro, há ressalvas, o coloradinho veio a poa com time reserva e fez jogo de amigo. por isso os dois garotos ainda devem mostrar serviço.

valter,
tbm vou boicotar essas olimpíadas. não agüento mais a china, conseguiu ter o pior das duas formas de governo: exploração do capitalismo com privações de liberdade do comunismo. vão se catá!

cjr,
q se realize a profecia e sigamos nossa senda de vitórias: novo ciclo.

eu já tô boa da gripe. passou!
bjs

Gonçalves disse...

Caramba muié...fizeste falta lá no BVFC, tu e a Anelise...ah tambem a Dabs, mas ela ja tinha avisado que se atrasaria e como depois teria aquela parte mais formal que seria a reunião acabei dizendo pra não ir heheh...

...bom o fato é que forçosamente o Edinho tá fora dos jogos pelo menos até o fim do Gauchão...agora é ver quem realmente dará conta do recado, pra melhor ou pra piór...fato que o reserva automatico também ta meio pesteado que seria o Maycon...espero que o Abel meio que se ilumine com a decisão e esquema que propicie o sucessor seja qual for, de realmente poder mostrar um bom trabalho...é isto...que bom que está bem novamente...sábado nos veremos no BR novamente.

diana oliveira disse...

FAAAAAAALA GONÇA QUERIDO!

q o senhor me perdoe, but thanks god q o maycon adoeceu.
pois tem as mesmas características do edinho e minha observação aponta q por critérios técnicos devemos ter um volante q saia jogando.
entre maycon e edinho, sou muito mais o original, até pq o clone se apavora, dá pra ver na cara dele q tá tremendo, é cagão. tudo q o edinho não é.

juro juro juro q vou no próximo futibas bv!

col disse...

Diana,
As ultimas amostras do Maycon me deram a sensacao q ele estah melhor q o Edinho...mas concordo contigo q deveriamos testar DMoraes ou Sandro.

Gonca,
Essa estoria de reuniao da Chapa depois do Churras dah certo?? O Alemao bebado nao fica falando besteria na reuniao?? kkkkk

Gonçalves disse...

Hehehe...o Alemão tava só no refri com sua acupuntura...o que dava pra ver era o refri saindo pelos furinho das agulhas hehehe...

Mas mesmo são não o impediu de ficar atrapalhando a reunião e falando bobagem heheh

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]