terça-feira, fevereiro 05, 2008

10 Internacional e Carnaval

Escrito por Raul Pons

Na semana de carnaval, é impossível não falar do tema, principalmente se formos falar de futebol. Carnaval e futebol, juntos, são as duas maiores manifestações populares do país, e ambos tiveram uma origem parecida, junto às classes mais abastadas, mas que logo foram apropriadas pelas camadas populares, que expandiram em muito o alcance destes eventos.

E o Sport Club Internacional, já na sua origem, fazia esta simbiose. Na reunião de fundação do clube, em 4 de abril de 1909, dois blocos carnavalescos fizeram-se presente em bom número: o Venezianos e o Esmeralda. A presença majoritária do Venezianos foi decisiva para que o clube tivesse as cores vermelho e branco, as mesmas da entidade carnavalesca.

O Esmeralda foi fundado em 1873 ou 1874 (ano em que desfilou pela primeira vez), e era o grande rival dos Venezianos. Existiu até por volta de 1940, fazendo corsos e bailes. Seu lema era "Carnaval fino, chic e educado", gozado pelas concorrentes como "Carnaval feio, grosso e mal-criado".

Já o Venezianos, fundado em 1873, foi uma das duas grandes sociedades que deram início às grandes disputas carnavalescas de Porto Alegre. Os Venezianos existiram até por volta de 1912 e sua sede era na rua Venezianos (hoje Joaquim Nabuco). Os Venezianos eram considerados a sociedade do povo, em contraposição à Esmeralda, que seria representante da elite. Em 1907 os Venezianos desfilaram com mais de 100 cavaleiros, e houve uma vez em que a sociedade contratou todas as viaturas da cidade (charretes, coches, etc), deixando a rival "na mão".

Em 1926, quando entidades definitivamente populares, como o Furão de Rua, Vampiros, Passa Fome e Anda Gordo, Quem Ri de Nós Tem Necessidade, Tesouras (de onde sairia o craque Tesourinha) e Atravessados decidiram fundar a primeira Associação Carnavalesca Porto-Alegrense, certamente a maioria dos sócios destas entidades torcia pelo Internacional, clube quase hegemônico entre as classes populares de Porto Alegre, na época.

Em 1939, quando foram fundadas Aí Vem a Marinha e Loucos de Alegria, duas escolas de samba já extintas, mas que foram tradicionais na cidade, também os colorados certamente eram maioria.

Vicente Rao, o mais famoso Rei Momo do carnaval porto-alegrense, cargo que exerceu de 1950 a 1972, foi um histórico torcedor colorado.

Em 1959, quando o Internacional comemorava seu cinqüentenário, surgia na mesma rua Joaquim Nabuco dos Venezianos, a Imperadores do Samba, nas cores vermelho e branco. Esta escola, uma das mais vitoriosas da cidade, tem uma ligação íntima com o Colorado. Entre suas alas, figura a "Camisa 12", pertencente à torcida organizada colorada. Em 1988, um dos anos em que a escola foi campeã do carnaval, seu enredo homenageava Paulo Roberto Falcão. Em 2009 a escola pretende homenagear o centenário do Internacional, naquele que promete ser o maior desfile que a cidade já viu.

10 Comentários:

col disse...

Excelente, Raul!

Desconhecia essa ligacao do Inter com as escolas carnavalescas, apesar de fazer todo o sentido.

PS: Pelo menos alguem trabalha nesse blog durante o feriado...hehe

Schroder-EUA disse...

Col

Na verdade o Raul ta no interior julgando o Carnalval e foi eu que postei pra ele! Hahaha...nem Raul ta aqui!

col disse...

Putz..cambada de vagais...brincadeira: eh pura inveja de quem nao pode estar aproveitando o feriado.

col disse...

Louis, jah ouviu falar do "google trends"? Serve para medir a popularidade...tentei fazer umas comparacoes com o BV mas nao deu certo...

Schroder-EUA disse...

Mas que tem feriado no Brasillah isso tem! Sera que tem mais feriados no Brasil que nos EUA?

Ferias com certeza sao maiores no Brasil (1 mes) onde aqui o cara tem sorte se pode sair do trabalho por 1 semana. Quando o pessoal volta ao trabalho depois do carnaval..quarta ou quinta? Feriado tao longo assim nao existe aqui.

col disse...

Boa pergunta...comparacao de feridos.

Eu sei que o Banco Central dos EUA terah 10 feriados (dias, nao incluindo finais de semana) em 2008. Isso seria uma estimativa muito boa do numero de feriados para o setor publico...

No Brasil...em 2008...10 dias de folga (nao conta sabado e domingo).
Fonte:http://www.timeanddate.com/calendar/index.html?year=2008&country=33

Nao eh uma comparacao perfeita...

blogdoguego disse...

Trocando de assunto: Peço que acessem o site abaixo. O pessoal do minhascamisas.com.br, bolou uma camisa do Inter bem legal:

http://www.minhascamisas.com.br/wordpress/wp-gallery2.php?g2_itemId=10607&g2_imageViewsIndex=1

Anônimo disse...

KING INTER

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Eu tiraria aquelas faixas brancas da camisa. No mais, ficou FODA! Eu compraria CERTO uma dessas camisas! E até o calção! ahuahua

Denilson M. (POA) disse...

Pior que a Imperadores não foi rebaixada por pouco esse ano hein... ia prejudicar toda homanagem ao Inter em 2009...

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]