quinta-feira, janeiro 10, 2008

13 Os alquimistas estão chegando

Escrito por Diana Oliveira

Na década de 60 e 70 foi produzido quase tudo que eu gosto de música. Até 2006 eu costumava dizer que nasci na época errada, pois não vivi o que considero a melhor fase de criação musical, o auge dos artistas que aprecio, tampouco havia presenciado as maiores conquistas do meu Inter, o tri brasileiro. Pois o destino quis assim e apesar de ainda não ter tido o prazer de conhecer alguma canção que supere o contento máximo de meus ouvidos diante das raridades, pude acompanhar intensamente o que marcou tanto a minha particular, como toda história do Clube do Povo: América e topo do mundo.

Em 1974 Jorge Ben lançou o disco A Tábua de Esmeralda, uma obra prima da música brasileira. Talvez este seja o mais importante de seus trabalhos, legítimo clássico. O disco abre com uma música que considero providencial dedicar aos jogadores colorados, em virtude da postura em campo na final do Torneio de Dubai, Os Alquimistas. E na confusão de passado com presente, música com futebol, explico os porquês analisando a letra no decorrer das próximas linhas.

Eles são discretos e silenciosos, moram bem longe dos homens...
Quem chega aos torneios com flashes e papel picado encomendado são os “homens”. Realmente, os alquimistas moram bem longe, no fim da região sul do país tropical.

Escolhem com carinho a hora e o tempo do seu precioso trabalho, são pacientes, pacientes e perseverantes...
Abriram o placar logo de início com magia - um golaço. Contudo, providos de sabedoria, elaboraram com tranqüilidade a fórmula de transmutação do metal inferior (falta maldosa) em ouro (gol de bicicleta).

Executam segundo as regras herméticas desde a trituração, a fixação, a destilação e a coagulação...
Executaram mesmo e a regras herméticas estipulam que depois de abrilhantar a partida, os alquimistas tenham segurança para administrar o infortúnio do empate e finalizem com gol de placa. Pois é a verdade- sem mentira- certo- muito verdadeiro.

Trazem consigo cadinhos, vasos de vidro, potes de louça. Todos bem e iluminados...
Isto são seus instrumentos, no caso, o manto, fardamento iluminado.

Evitam qualquer relação com pessoas de temperamento sórdido...
Portanto, de nada adianta provocar corte em supercílio, entradas violentas em atacante ágil, pois os alquimistas respondem com educação, tocando a (e na) bola. Alquimia ignora status porque não se compra, nem com milhões de euros. Trata-se de uma filosofia ancestral, glorificada através do tempo pelos bem aventurados, tal como a instituição Sport Club Internacional e todos que por ela passam ou dela fazem seu bem mais valioso: amor incondicional a esta camisa que a Europa há de respeitar.

O que, alquimia é mito, lenda, folclore? Chama o Inter pra jogar...



*Com a fábula do mérito conquistado em terras árabes mostro a face poética do que o Dudu aponta com visão objetiva em seu texto logo abaixo: o espírito. Grupo vencedor tem espírito antes de mais nada. Torcemos para que assim seja o ano que acaba de começar.

13 Comentários:

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Muito bem lembrada a música Diana como também o post, assim como o post do Denilson abaixo, sobre o retorno do espírito, etc..., que na 2a. feira nos emocionou e fez lembrar 2006.

Temos um razoável time, um pouco melhor do que o do ano passado, mas o ALQUIMISTA MALUCO é o mesmo DO ANO PASSADO e começo a sentir cheiro de ´DEJA VÚ` = JÁ TE VI (em portugues):

As frases já vem em grande quantidade e uma M na qualidade, nada contribuem para o Inter.

NAS ESCALAÇÕES AINDA NÃO CONSEGUIU FAZER MUITA M...., MAS AS IDÉIAS SOBRE MEIO-CAMPO E ATAQUE AINDA SÃO AS MESMAS !


SABEM DAQUELAS PROMESSAS DE FINAL DE ANO ? A GENTE PROMETE ISSO , PROMETE AQUILO, MAS A NOSSA ESSÊNCIA SÓ PODERÁ SER MODIFICADA SE TIVER UM ACONTECIMENTO (POSITIVO OU NEGATIVO) MUITO INESPERADO !

10/01/2008 - 09:49:20 - por Fernando Soares / FINAL SPORTS

Iarley vira o 12º jogador de Abel Braga


Diante do Stuttgart e da Inter de Milão, Iarley entrou no segundo tempo no lugar de Nilmar. O técnico Abel Braga não confirma oficialmente, mas utilizará tanto o 3-5-2 quanto o 4-4-2 e em ambos os esquemas, o experiente atacante será uma espécie de CORINGA quando todos os jogadores estiverem a disposição do treinador. Isso porque, Iarley PODE atuar no MEIO-CAMPO, como segundo atacante ou até mesmo isolado na frente para segurar a bola, caso o time esteja vencendo. (Quem fala, escreve, aceita ou pensa isso, Cronista, Dirigente, Treinador ou Jogador NÃO ENTENDE ´LHUFAS` DE FUTEBOL.

Com a lesão de Guiñazu, o atacante deve atuar ao lado de Nilmar diante do Inter-SM, na estréia colorada no Gauchão, sendo que Fernandão pode ser deslocado para o meio-campo.

Ou seja, F9 e Alex no meio-campo, este meio-campo não ganha de ninguém, aposto TODAS !

TAMBÉM PROMETI DEIXAR A CORNETA MAIS LIGHT ESTE ANO DE 2008, MAS COM TANTA BESTEIRA É DIFICIL

tela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tela disse...

Diana, me deixou numa ponta de sinuca agora pq já não qual é o melhor de todos os posts publicados por você: se é este sobre "Os Alquimistas" ou o texto do "F9 e a Gloria". Os dois com sentidos diferentes, mas ótimos em seu conteúdo. Show de bola.
Beijos querida.

Fabiano- POA-Germany disse...

Nao entendo Nélson, o cara ganhou um campeonato agora, contra um time completo da Inter, que jogou na porrada mesmo. O Inter foi BEM MELHOR no jogo, dominou, jogou super bem e mesmo assim tu consegue reclamar e reclamar. Nao entendo mesmo, esse teu lance é pessoal, a maioria da torcida colorada nao pensa como tu. Eu enxergo o lado positivo, o time mesmo sem treinar e incompleto.
Um abraco

Anônimo disse...

os pontos negativos ma minha opiniao.

morto monteiro no time. mas ainda bem que chega bustos.

marcao nao foi tao bem atras, entregou algumas bolas. precisamos de alguem que possa jogar na lateral esquerda.

f9 nunca tem pernas no 2o tempo. no 3-6-1 ou no 4-5-1 ele pode ficar no meio como se fosse um atacante recuado.

alex errou bastante mas foi, junto com marcao, importante no 2o gol. deve-se lembrar que ele foi o 1o a calçar o salto alto em 2007.


de resto gostei muito do que vi e o abelao finalmente botou o indio e o iarley no banco.

diana oliveira disse...

herbario
tbm observei nossos velhos problemas. no entanto, fica evidente q o grupo prevalece sobre as questões pontuais, justamente o q nos faltou em 2007 e sobrou em 2006.
não gosto do monteiro na lat direita, na verdade eu nem gosto desse jogador, mas qdo se tem um grupo fechadinho, com o famoso espírito, mesmo com fulano ou ciclano menos produtivos, pode-se ganhar com autoridade, independente do adversário.

pra te ser bem sincera nem achei um jogão de bola, achei sim uma apresentação impecável do inter, com postura de time q joga o jogo, domina o campo. e vence.
passei 2007 inteiro esperando por isso.

nelson querido... toma um "baínho" de mar... refresca a cuca meu bem.
tá mto nervoso.

Nelson - CONVERGÊNCIA COLORADA disse...

Diana, tô bem calmo.

Vivi nesta época, mesmo sem entender porra nenhuma o que estava acontecendo, mas a expressão cultural, musical era show. Parece que emburrecemos nos dias de hoje.

Mas na vida como no futebol prefiro viver prá frente...

Mas ´guriazinha` como o Abelão fala merda (full time), vixe maria !

Abraços

Jonatammm disse...

O Abel realmente fala bobagens, mas é um ótimo técnico, isso é inegável. Obviamente erra, como todo bom técnico.

Eu prefiro o Abel falando merda que um Tite da vida que fala bonito para cacete e como técnico é uma porcaria.

Roberto disse...

Bom texto Diana parabéns.
Parece que rolou conhecimentos ocultos, assim como no mundial. Abel mesmo disse, ganhou-se por uma mentalidade diferente, pois não estavam lá muito preparados.

Como fã do Jorge tenho que te corrigir, o trecho é "são pacientes, assíduos e perseverantes", uma qualidade a mais. :)
Este disco não tem igual mesmo. Todo brasileiro deveria ouvir. Tenho um blog sobre este gênio se quiser conhecer, tá no meu perfil. Abrass

col disse...

Gostei muito da analogia dos alquimistas.

Acho que falta dar uma das droguinhas básicas da década de 70 para o Abelão esquecer dos "bruxos" dele. Precisa botar a garotada pra jogar e esquecer das perebas Alex, WM, Indio e Iarley.

Aí, com uma dose de bom senso no esquema tático e alguns reforços pontuais podemos pensar grande. Essa que o Nelson apontou, do 12 jogador, é dose pra leão.

Rodrigo - Internet/BV - Conselheiro disse...

Eu mencionei muito essa música durante a última eleição. Ganha um prêmio quem entender porque...ahauahuahauha

Só espero que esses alquimistas sejam do bem, pq se forem do mal, logo ali adiante o feitiço pode virar contra...hehehe

Guilherme Mallet disse...

À quem interessar:

Download do DISCO:

http://rapidshare.com/files/49430023/Jorge_Ben_Jor_-_1974_-_A_T_bua_de_Esmeraldas_-_By_Brasilmidia.rar

Fonte: www.newbrasilmidia.blogspot.com

Tem a discografias completas, inclusive do Jorge Ben.

Abraço.

Claudio / movimento internet BV disse...

Alquimia é o tantrismo ,subir a kundaline sem derramar o cálice sagrado se a sacerdotisa ajudar também , né? rsrsrs;-)

Postar um comentário

Para deixar seu comentário você primeiro precisa registrar no www.Blogger.com ou usar seu Gmail para fazer o Login. Ou ainda criar um perfil no Google (veja link abaixo). Qualquer um desses serve.
________________________________________________

Para colocar LINK faça assim

Se Tu quer criar um Link, use o formato abaixo, só troque os "[" e "]" com < and >:

[a href="http://www.URLdolinkto.com"]Texto para aparecer[/a]